
2 minute read
Novo ano, novos desafios, empenho redobrado
from LusiNews nº 62
Oinício de um novo ano traz consigo novos empreendimentos, novos projetos e novos objectivos. E se em 2022 a resiliência de toda a família Lusiaves permitiu ultrapassar os obstáculos que foram surgindo pelo caminho, em 2023 só com um empenho redobrado conseguiremos lidar com os novos desafios que se avizinham.
A presente edição fala de alguns desses desafios, dando sobretudo enfoque às medidas proactivas que estamos a implementar e às formações em que o Grupo tem investido para ajudar a lidar com situações novas e imprevistas.
Advertisement
Se nos últimos três anos quadruplicámos o investimento na modernização das unidades e na aquisição dos equipamentos mais modernos, e com isso mais uma vez demonstrámos porque seguimos na vanguarda do nosso sector, tal aposta só nos pode levar a almejar a excelência operacional em todas as unidades do Grupo. Mas deve ficar claro que apenas conseguiremos atingi-la se todos cumprirem rigorosamente as normas implementadas e se as várias equipas conseguirem articular-se adequadamente umas com as outras. As capacidades individuais são importantes, mas apenas o trabalho em equipa pode elevar-nos ao tão desejado patamar da excelência.
Por outro lado, assistimos hoje à reconfiguração da missão das empresas: mais do que gerar lucros, qualquer organização empresarial deve ter como desiderato gerar valor. E, nesse quadro, há muito que a sustentabilidade por parte das empresas deixou de ser uma opção e passou a ser uma obrigatoriedade. O Certificado de Sustentabilidade obtido pelo Grupo pelos bons resultados ambientais em 2022, mais do que um reconhecimento, representa para nós a responsabilidade de fazer mais e melhor. E nesta edição são vários os exemplos do nosso compromisso para com um futuro melhor e dos quais muito nos orgulhamos.
Embora a carne de aves seja já a proteína que provoca menor impacto ambiental em toda a cadeia agroalimentar, como podemos comprovar por estudo apresentado nesta edição, tal facto não pode fazer abrandar a nossa ambição de contribuirmos para um futuro melhor. Se hoje oitenta e cinco por cento da água do processo produtivo do Grupo Lusiaves é já devolvido ao meio ambiente, começámos já a dar os primeiros passos para conseguirmos reutilizar cerca de oitenta por cento da água do processo produtivo, evitando ainda mais a utilização de um recurso que todos sabemos ser escasso.
Por último, não posso deixar de destacar o trabalho que tem sido feito em matéria de recursos humanos, quer ao nível da formação especializada ministrada para os nossos colaboradores, mas também ao nível dos estágios e protocolos estabelecidos com várias instituições de ensino. Ao possibilitarmos aos estudantes aplicar em ambiente de trabalho os conhecimentos teóricos obtidos nas salas de aula, estamos a contribuir para reforçar a ligação umbilical do Grupo com a escola, mas também a conseguir que as ofertas formativas correspondam às verdadeiras necessidades das nossas empresas.
Se 2023 traz novos desafios, a eles teremos que corresponder com empenho

J Avelino Gaspar Presidente do Conselho de Administração
redobrado. Uma máxima que vale não apenas para os colaboradores, mas também para toda a Administração, a quem cabe todos os dias estar particularmente atenta àqueles que se destacam acima da média, valorizando o seu desempenho, e também puxando por aqueles que necessitam da adequada integração e um acompanhamento mais próximo.