
1 minute read
Grupo Lusiaves associa-se ao programa 'Metamorfose' de boas práticas empresariais
from LusiNews nº 61
Na qualidade de membro da Associação Business Roundtable Portugal, o Grupo Lusiaves associa-se ao programa 'Metamorfose', um programa que visa acelerar o crescimento e a competitividade das PMEs portuguesas através da profissionalização da gestão e do fortalecimento do governo corporativo.
Composto por três ferramentas práticas e evolutivas - Guia Melhores Práticas, o Scoring e Bolsa de Conselheiros - o governance, desenvolvido pela Associação Business Roundtable Portugal (ABRP), com o apoio do Instituto Português de Corporate Governance (IPCG) e em parceria da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), identifica um conjunto de medidas e recomendações que devem ser adotadas pelas empresas portuguesas para uma melhor gestão.
Advertisement
As linhas do governance estão orientadas para questões estruturais das empresas, tais como a forma como o poder é exercido dentro da empresa, a regu- lação da atividade dos seus órgãos de gestão e de fiscalização, a relação entre o Conselho de Administração, a gestão executiva e os detentores do capital, o relacionamento da empresa com entidades externas como reguladores, auditores e outros stakeholders e a forma como se mitigam os múltiplos riscos da atividade empresarial.

Na sua globalidade, o programa integrado de governance disponibiliza também um instrumento de autodiagnóstico que permite às empresas avaliarem o grau de robustez das suas práticas de governance e apoiar, através de uma bolsa de conselheiros externos, no reforço a essas práticas de governação.
Para o Comendador Avelino Gaspar, fundador do Grupo Lusiaves, "o programa Metamorfose vem dar um contributo fundamental para a inversão do paradigma empresarial e o foco estar na produtividade e na escala. Só assim as pequenas e médias empresas portugue- sas podem crescer cada vez mais e tornarem-se grandes. Efetivamente, é com a utilização de novas ferramentas e com a implementação de boas práticas que se alcança uma melhor gestão empresarial e um controlo de todas as áreas de negócio, uma estratégia que o Grupo Lusiaves tem vindo a seguir e a ajustar ao longo dos anos, o que tem sido determinante para o seu sucesso".
Para acelerar a incorporação de boas práticas de governance nas Pequenas e Médias Empresas (PME) e ajudá-las a ganhar escala, a Associação Business Roundtable Portugal, criou o programa integrado de governance composto por três ferramentas que visam, também, aumentar o conhecimento sobre o governance e os mecanismos que podem ser implementados nas PME para melhorar a sua Gestão.
O programa está disponível, gratuitamente, para todas as PME nacionais no link www.metamorfose-governance.pt