
3 minute read
NUTRIçãO
NUTRIçãO | PÂMELA SARKIS*
*Nutricionista e personal chef
Advertisement
MAIS CACAU E MENOS AçÚCAR NESTA PÁSCOA
Seu corpo e seus dentes agradecem. O chocolate é um delicioso alimento originário do México e tem na composição gorduras, carboidratos (açúcares), proteínas, antioxidantes, vitaminas e minerais, como potássio, zinco e magnésio. A base da receita do chocolate é o cacau, leite e açúcar. Dependendo da marca e do tipo, tem maior proporção de um ou de outro componente. O doce de algumas marcas ainda costumam vir recheados com castanhas, mel, biscoitos e etc.
O cacau é o componente funcional do chocolate, fonte de flavonóides, substâncias que tem o poder de auxiliar na prevenção de doenças cardiovasculares, com redução na pressão arterial e poder antioxidante. O leite por sua vez é rico em cálcio, e o açúcar, fonte de carboidratos, de rápida absorção pelo organismo. É o que nos causa aquela sensação de prazer imediato!
Os açúcares ingeridos são considerados os principais alimentos promotores de cáries, pois as bactérias naturalmente presentes na boca são responsáveis por produzir o ácido lático e acético a partir da fermentação desses carboidratos. Com isso, aumenta a pré-disposição para o acúmulo de placa que com o tempo pode se transformar nas cáries...
Com a ingestão de chocolates com maior teor de cacau, como 70 ou 80%, automaticamente a proporção de açúcares é reduzida, e o teor de antioxidantes aumenta, o faz esse alimento benéfico para a saúde. No início, o sabor é um pouco diferente, mas rapidinho as papilas gustativas da língua se acostumam com o sabor amargo. Dessa maneira, o chocolate é recomendado
Freepik
DICA DA NUTRICIONISTA
Nesta Páscoa, aproveite os benefícios do chocolate e fique com a consciência tranqüila... Escolha os ovos com chocolate meio amargo ou amargo (de 50 a 80% de cacau), pois possuem mais antioxidantes e menos açúcar. Pratique exercícios físicos com freqüência e sinta-se bem. Para não cair na tentação de ingerir muito chocolate de uma só vez, pique o excesso e coloque no congelador. Tire aos poucos de acordo com a necessidade.
Você ainda pode encontrar em lojas especializadas os chocolates funcionais, enriquecidos com fibras e colágeno.
e pode ser incluído no cardápio diário, em pequenas quantidades de acordo com os objetivos de cada pessoa (15 a 30g por dia).
Atualmente, várias empresas e marcas se beneficiaram dos poderes do cacau e desenvolveram chocolates a base de cacau e enriquecidos de proteínas e colágeno, transformando esse alimento em uma sobremesa funcional apta para ser ingerida no dia a dia sem culpa.



TRUFA DE ChOCOLATE PROTÉICA
Marcelo Fraga
INGREDIENTES 2 copos medidores de Puro whey sabor baunilha 2 colheres de sopa de leite em pó 100g de chocolate picado (a seu gosto) 2 colheres de sopa cheias de creme de amendoim 4 colheres de sopa de aveia em flocos finos ou farelo 1 colher de sopa de cacau em pó 3 colheres de sopa de creme de leite 1 colher de chá de manteiga sem sal
MODO DE PREPARO Derreta o chocolate picado no banho Maria e misture o creme de leite, manteiga e creme de amendoim.
Na sequência misture o farelo de aveia, whey, cacau e leite em pó. Se necessário use as mãos para deixar a mistura homogênea. Faça bolinhas do tamanho de trufas médias e passe no cacau 100%. Mantenha na geladeira. Essa trufa é Proteica, rica em fibras e tem baixo índice glicêmico. Para a versão sem açúcar, usar chocolate diet. Para versão vegana, usar proteína vegana de baunilha (base ervilha ou arroz), trocar o leite em pó pelo leite de coco em pó e trocar o creme de leite por leite de coco comum ou leite de castanhas (se necessário engrossar o leite com 1 colher de sopa de proteína de baunilha).
