2 minute read

Sessenta anos e infinitos motivos para comemorar

Guabiruba comemora 60 anos de história neste 10 de junho, com uma trégua da pandemia de Covid-19 e uma extensa agenda de comemorações organizada pelo Poder Público. Entre shows locais e nacionais, desfiles, caminhada, distribuição de mudas nativas e o retorno da Festa da Integração após três anos, o que chama atenção é a união das pessoas e entidades, tanto para fazer os eventos acontecerem, quanto para participar e festejar.

Guabiruba tem infinitos motivos em todas as áreas para comemorar suas seis décadas, mas sem dúvida, as pessoas que aqui vivem é que fazem o município se destacar dos demais. O guabirubense, de nascimento ou coração, tem orgulho de suas raízes e tradições. O guabirubense tem vontade de escrever e reescrever sua história. Ele pensa no futuro, sem perder os ensinamentos do passado e vive o presente com dedicação e amor em tudo o que faz.

Advertisement

É por isso que o caderno comemorativo dos 60 anos do Guabiruba Zeitung tem as pessoas como foco. Traz a história da emancipação do município contada pelo olhar do neto de Carlos Boos, Juscelino Carlos Boos.

Conta sobre o primeiro prefeito da cidade Henrique Dirschnabel, após o ato de emancipação político-administrativa, pelas palavras do neto Roque Luis Dirschnabel.

Faz um relato sobre as manifestações culturais da cidade, em diversas áreas, sob a ótica do escritor, ator e dramaturgo Marcelo Carminati. Assim como fala da economia de Guabiruba, sob olhar da escritora e vice-presidente da Associação Visite Guabiruba (Avigua), Rosemari Glatz.

Nas próximas páginas, você também vai conhecer pessoas que não participaram diretamente das questões políticas da cidade, mas que ajudaram a construir sua história com suas famílias, seus trabalhos e suas tradições.

Você vai conhecer a história do professor aposentado Max Kohler e do casal de agricultores Cecília e Érico Pontaldi.

Vai saber um pouco mais sobre Maria Gertrudes

Zirke, a dona Trude, que é mãe do atual prefeito de Guabiruba e trabalhou com quase todos os demais chefes do Executivo, ao longo dos anos.

E assim como nós, vai se encantar com Claudia Fischer Carminatti, que não teve tempo de ver esta edição impressa, pois se despediu deste plano alguns dias depois de nossa entrevista. Temos certeza que de onde ela estiver está comemorando conosco os 60 anos da cidade, que ela ajudou a desenvolver.

Nesta edição, você vai conferir também a entrevista com o escritor Saulo Adami, que tem Guabiruba presente em diversos livros que escreveu ao longo da carreira.

Orgulho de fazer parte

O Jornal Guabiruba Zeitung também faz parte da história de Guabiruba, com a missão de contar e registrar diariamente no digital e semanalmente no impresso todas as conquistas da cidade e do seu povo!

Nossa gratidão a todos os guabirubenses que como fontes e leitores nos ajudam a escrever e contar sobre a cidade! Viva Guabiruba, viva todas as pessoas que nasceram ou escolheram esse lugar encantador para viver!

Que sempre tenhamos infinitos motivos para comemorar!