1 minute read

VILA DE GUIMARÃES RAMSSÉS

Silva

Com o desenvolvimento da Vila de Guimarães, algumas famílias tradicionais de Alcântara migraram pra lá e ajudaram a povoar o litoral ocidental. Muitos ocupavam postos militares. Entre essas famílias, podemos citar os Guterres e os Franco de Sá.

Advertisement

Em 1856 foi assinado o Inventário de D. Feliciana Maria Franco de Sá, esposa do inventariante, o capitão Luiz Manoel Ferreira Guterres. Eram proprietários, entre outras, de terras no lugar "Alegre" e da "Fazenda Guapiassú".

Alegre, hoje povoado, pertence ao município de Cedral-MA. Cheio de banhos e de belos sítios. Já a extinta Fazenda Guapiassú, que era composta de sede, engenho movido à roda d'água, cavalos e 23 escravos, hoje é parte do povoado Belo Horizonte ou, simplesmente, "Belo", pertencente ao município de Porto Rico do Maranhão-MA.

Asterras antes ocupadas pelos FrancodeSá-Guterres hojepertencem à famíliaCampos Coimbra,damatriarca D. Iraci edos seus filhos Liberata Campos ,Joaquim CoimbraeCarlosCoimbra, mais conhecido como "Chico Barbudo".

O lugar não tem mais ninguém escravizado. É sinônimo de paz e liberdade. Ah, e continua com a presença de cavalos e da cachaça artesanal produzida por Chico. Não coincidentemente, foi batizada de "Guapé-açu" e, segundo ele, "não dá ressaca e dá tesão!"

Texto: Ramssés Silva

Fonte: Arquivo Tjma

Celso, natural de Viana-MA, era tio de Antônio Lopes (fundador do IHGM) e, como este, também era parente do Marquês de Pombal.

Aureo Mendonça - Celso Magalhães, vianense nasceu na Fazenda Descanso no então povoado Penalva (hoje munícipio) foi promotor público da capital e sua atuação de maior destaque refere-se ao processo da Baronesa de Grajaú.