2 minute read

LEADERSHIP

O QUE AS EMPRESAS TRADICIONAIS PODEM

No momento em que escrevo esse ar- APRENDER tigo, o mundo vive uma crise sanitária e econômica, o que eu mais ouvi das micro e grandes empresas foi: não estávamos preparados, tivemos que adaptar tudo na COM AS última hora. Foram várias empresas alocando seus profissionais em home office, fazendo suas reuniões virtuais, melhoran- STARTUPS do ou criando um novo canal de vendas. Mas quais são as empresas que já vivenciam esse caos diariamente?

Advertisement

A resposta é: as startups! Primeiro, vamos entender o que é uma startup: uma startup é um grupo de pessoas à procura de um modelo de negócios repetível e escalável, trabalhando em con- "É fundamental visualizar sua dições de extrema incerteza. Startups, em sua grande maioria, são empresas de tecnologia. Guarde esses termos, modeempresa através dos cinco lo de negócio, incerteza, repetível, esca lável e tecnologia. - principais pilares: RH, Vendas, O objetivo desse artigo é que você possa logo em seguida, colocar as di- Tecnologia, Criatividade e Dados" cas em prática na sua empresa, seja ela pequena ou uma grande corporação. Todas as empresas, independente do segmento, são empresas de tecnologia.

DANILO BRITO

CEO DA QUANTICO

Um dos principais erros dos gestores é não perceber que a sua empresa, em primeiro lugar, é uma empresa de tecnologia, não priorizando a inovação tecnológica no seu segmento. Já percebeu quantos softwares, aplicativos, redes sociais sua empresa utiliza todos os dias? Aqui vai o primeiro desafio, tenha um alinhamento semanal com sua equipe apenas para falar sobre inovação, tendências e tecnologia.

TENHA UMA VISÃO DOS CINCO PILARES DA IC 5.0

É fundamental visualizar sua empresa através dos cinco principais pilares: RH, Vendas, Tecnologia, Criatividade e Dados. Aqui na Quantico, empresa que sou CEO, chamamos de Inovação Corporativa 5.0 ou IC 5.0. para cenários de extrema incerteza, como esses que estamos vivendo, precisamos de planejamentos ágeis e entregas que geram impacto para o cliente.

Com base no IC 5.0, meu desafio é: vamos repensar seu modelo de negócio, criando um serviço com base tecnológica que seja repetível e escalável? Independe do seu segmento atual. Dividimos em 3 fases a IC 5.0, Histórias, Sala Criativa e Impacto.

FASE HISTÓRIA

Em uma sala, reúna sua equipe para extrair o máximo de informações que puderam, por exemplo: dados de acessos ao website, últimas vendas, ticket médio, NPS, dados sobre as redes sociais, entrevistas com clientes, entre outras informações. Faça uma análise sincera dos dados, se precisar, ligue para os clientes mais satisfeitos e também para os mais insatisfeitos, tente extrair o máximo de informação relevante deles. Com as informações em mãos, vamos para próxima etapa.

FASE SALA CRIATIVA

O objetivo da sala criativa é a partir dos dados reunidos, extrair novos produtos, serviços, melhorias nos processos atuais. O ambiente precisa ser seguro para que todos tenham a liberdade de opinar sem julgamentos. Defina um líder para sala, tenha um time diverso composto por vários profissionais de diferentes áreas, pode ser que a equipe encontre várias soluções para novas ideias, não descarte nenhuma.

FASE IMPACTO

Com as ideias geradas na sala criativa, é hora de colocar na prática. A melhor forma é desenvolver um protótipo e testar em uma pequena escala, avaliando sempre os resultados com a equipe da sala criativa. Teste e faça uma análise do impacto antes de colocar em larga escala. Esse artigo é uma pequena amostra sobre como é possível inovar sem muitos recursos e de forma ágil e colaborativa. Até a próxima!

This article is from: