
3 minute read
EXECUTIVOS
CEOS E A PANDEMIA: COMPORTAMENTO
Que a pandemia da Covid-19 exigiu a transformação de líderes em todos os níveis não é novidade. Uma pesquisa do PageGroup realizada em parceria com o Centro de Liderança da Fundação Dom Cabral, no entanto, traz um bom retrato dessa mudança entre os executivos C-Level, aqueles em cargos chief. O grupo é conhecido como o que possui o maior nível de responsabilidade dentro das organizações, como CEOs e CMOs, e isso refletiu em suas ações durante a pandemia. Dois em cada três executivos estão agilizando os processos de tomada de decisão, segundo a pesquisa. O levantamento também mostrou que 65% dos líderes apontaram estarem trabalhando em maior consonância no período. A maior parte do grupo, 77%, tem a percepção de que o ritmo de adoção de instrumentos tecnológicos acelerou nas organizações. Outro destaque é o aumento do foco desses executivos em habilidades estratégicas (29%) e soft skills (22%). Quatro perfis de líderes que se destacaram durante a pandemia também foram identificados: líder cético (busca praticidade e agilidade), líder orientando pessoas (preza por habilidades interpessoais), líder autocentrado (foco nas boas relações e reestruturação dos gastos) e líder confiante (tomam decisões de forma mais descentralizada e são mais receptivos às novas ideias). O levantamento ouviu 230 executivos C-Level de diversos cargos e teve seu resultado divulgado pela Forbes Brasil.
Advertisement
SAMA
O executivo Marcondes de Moraes assumiu a gerência de Comércio Exterior SAMA S.A Minerações. Ele, que é presidente do Instituto Brasileiro do Crisotila, tem carreira consolidada na área estratégica empresarial, com cursos pela FGV, Harvard Business School e Indiana State University.
PRODUTEC
Cleber Yoshinaga é o novo diretor de Negócios da Produtec, braço goiano do grupo Lavoro Agro. O executivo passa a atuar na matriz da empresa, em Cristalina (GO). O grupo é associado ao Pátria Investimentos e à holding Lavoro, a maior distribuidora de insumos agrícolas da América Latina.
ABELHA RAINHA
Empreendedora do ramo têxtil e marketeira experiente, Cejane Verdejo assumiu a gerência de Marketing da Abelha Rainha Cosméticos em março. A executiva tem em sua biografia passagens pelo Grupo Jaime Câmara, Algar Telecom, Tropical Imóveis e Biocap.
SANTA LÚCIA
Graduada em Psicologia e com uma carreira brilhante dedicada à gestão de pessoas, Carla Antunes foi promovida no final de 2020 à diretora de Pessoas do Hospital Santa Lúcia, em Brasília, onde atua desde 2012. Antes, foi gestora de Recursos Humanos em empresas como Embratel e TCO/Vivo.

VAREJO
O executivo Rondinely Leal aceitou um desafio novo: varejo. Dobrado: no interior. Assumiu o comando da rede de varejo na região Sudoeste do Estado, grupo que fatura R$ 150 milhões por ano, com cinco lojas e estuda expansão e profissionalizou sua gestão, com a contratação do executivo. Rondinely tem longa experiência com indústria (PepsiCo, Mabel, Cicopal e Duro PVC) e Serviços (Potência), entre outros negócios. Para Rondinely, a ida por interior é uma opção muito calculada. "A expansão no interior é duas vezes maior que na capital.” AMERICAS HEALTH
Loyani Moreira anunciada em fevereiro como a nova diretora de Serviços Compartilhados da Americas Health, empresa B2B que integra tecnologia e saúde e com forte atuação nas regiões Centro-Oeste e Norte. Desde 2018, Loyani atuava como gerente de Desenvolvimento de Pessoas na empresa.
NEW LINE
Wagner Barros Arantes assumiu a diretoria Geral da New Line Sistemas de Segurança. Antes, o executivo atuou em cargos de diretoria e gestão na Sebba, Leroy Merlin e Fast Shop.
THE NATURE CONSERVANCY
O goiano Leonardo Lacerda assume, em maio, a direção global para o clima da ONG The Nature Conservancy (TNC). Nascido na cidade de Goiás e atualmente residente na Suíça, o internacionalista já atuou na diretoria da WWF, no Brasil e na Suíça, e da OAK Foundation.