3 minute read

EASY NUMBERS

PARA PERDER O MEDO DOS NÚMEROS

Startup Easy Numbers oferece ecossistema de apoio na contabilidade e gestão de dados por preço acessível para micro e pequenos empreendedores que querem investir em inteligência de mercado

Advertisement

ROLDÃO BARROS

Já não é segredo a vida curta de novos empreendimentos no Brasil. Pesquisas feitas por inúmeras instituições alertam e problematizam a questão, como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com o seu relatório de Demografia das Empresas e Estatísticas de Empreendedorismo, divulgado em 2019, que apontou que seis a cada dez empresas fecham antes de completar cinco anos.

Quando dados em anos tão atípicos quanto 2020 e 2021 forem devidamente consolidados e divulgados, a realidade sobre a saúde dos negócios brasileiros pode ser ainda mais chocante. O que fazer, então, para que negócios, sobretudo os pequenos, consigam longevidade? Não existe resposta única, mas a startup goiana Easy Numbers tem ajudado pequenos negócios a conhecerem e planejarem melhor seus próximos passos, evitando erros. A partir da digitalização de documentos por meio de inteligência artificial e a gestão de dados – não somente financeiros – da empresa, a Easy Numbers consegue oferecer indicadores, gráficos e relatórios personalizados que podem ajudar os empreendedores a tomarem decisões mais assertivas e diminuir a chance de fechar o negócio por ter uma gestão baseada em ‘achismos’. Além disso, o software também faz toda a contabilidade do negócio.

“Ao contrário do que muitos pensam, vender mais nem sempre é a melhor solução para um negócio, se ele estiver desorganizado ou com precificação errada – algo muito comum – um empreendedor pode quebrar seu negócio mais rápido. E esse é só um dos inúmeros pontos que devem ser acompanhados em uma gestão profissional, mas muitas vezes ignorados”, explica Jônatas Usevicius, CEO Easy Numbers.

Easy Numbers pretende ocupar o nicho de micro e pequenas empresas com software on-line de soluções contábeis

Contabilidade e gestão, guiadas por dados

Em médias e grandes empresas, o suporte de profissionais como contadores, consultores e assessores é essencial para o desenvolvimento do negócio. Entre os micro e pequenos empreendedores, no entanto, isso é um luxo, algo muito distante da realidade de quem ainda fatura pouco mês a mês. É esse gargalo que a Easy Numbers pretende preencher. “O pequeno empreendedor geralmente sente o sintoma, mas, infelizmente, muitas vezes ele não consegue encontrar a causa. Fica no achismo. Quase sempre trata a causa errada e acaba por sepultar o negócio”, justifica Jônatas. No caso do software on-line que a Easy Numbers oferece ao pequeno empresário, a partir de uma mensalidade simbólica quando comparada ao tanto que oferece, ele tem em mãos dados cruciais para a saúde do seu negócio de forma organizada e visual, além de contar com a contabilidade integrada pela plataforma. Caso precise, o empreendedor que contratar o serviço também pode contar com consultoria para o melhor uso da ferramenta ou a indicação de prestadores de serviço parceiros.

“Desenvolvemos a nossa inteligência artificial para fazer essa tarefa repetitiva (de reunir e organizar os

"A ideia é tirar essa tarefa do empreendedor e dar tempo para essa pessoa pensar melhor nas estratégias do seu negócio."

JÔNATAS USEVICIUS, CEO da Easy Numbers (foto)

dados). A ideia é tirar essa tarefa do empreendedor e dar tempo para essa pessoa pensar melhor nas estratégias do seu negócio. Melhorar a qualidade das suas decisões”, explica.

Como ressalta o CEO da startup, a ideia é que a ferramenta ajude o micro e pequeno negócio a crescer para, então, contratar assessorias especializadas a partir desse patamar. “Nossa ferramenta ajuda o pequeno, que não tem condição de ter um consultor ou, muitas vezes, de pagar o honorário do contador para que ele cresça e aí sim pagar esses profissionais na etapa seguinte”. Nesse sentido, a Easy Numbers já estabelece parcerias com consultores e outros profissionais em diversas partes do País.

Para 2021, a expectativa é que a startup invista mais dois milhões de reais na plataforma, visando robustez, e siga com iniciativas de apoio aos micro e pequenos empreendedores durante o contexto pandêmico.

This article is from: