RELATOS DE UM TAMANDAREENSE. HISTÓRIA DO MUNICÍPIO DE ALMIRANTE TAMANDARÉ

Page 189

HISTÓRIA DO MUNICÍPIO DE ALMIRANTE TAMANDARÉ

Muito tempo se passou desde aquele dia, e no desempenhar da função de professor de história, descobri que a origem do nome Tamandaré, não se liga aos primitivos tinguis. Mesmo tendo uma variação em tupi que nasce da expressão “tamanda-ré” e também de outra versão “t’-amana-ri”166, mas que significa dentro de uma contemplação ampla: “que veio depois da chuva”. Ou em tupinambá “Tamendonaré”, que possui o mesmo significado e uma variante (que veio depois da chuva ou povoador da terra). Se não tem nada haver com a língua falada pelos primeiros habitantes da terra, então pensei: “por que não se manteve Pacotuva167 (Pacotuba), o qual carregava traços da cultura cristã portuguesa na Expressão Santana (Santa Ana) em união a expressão tingui “Pacotuva”, que provavelmente significava terra de banana ou bananeiras?” 168. Poderia ter mantido a denominação de Conceição do Cercado. A qual apesar de carrega na denominação Conceição um traço influenciado por um trocadilho verbal de palavra. Nos quais os primeiros aventureiros que aqui chegaram, se referiam as sesmarias que era uma concessão de terras feita pelo Rei de Portugal ou pelo Capitão Povoador ou por um donatário que resolveu doar uma parte de sua posse de terra a quem bem entendesse. Pelo fato de serem muito grandes os terrenos e ao mesmo tempo férteis. Esta concessão era expressa como “Conceição”, já que era um trocadilho ligado a ideia de benção, religiosidade vinculada à imagem que se fazia a mãe de Cristo. É por este motivo que existe o bairro da Conceição dos Freitas, dos Laras, 166 167

168

FERREIRA, João Carlos Vicente. O Paraná e seus municípios. Maringá: Editora Memória Brasileira, 1996, p. 138. MUNHOZ, Caetano Alberto. Relatório da Secretaria dos Negócios Interior, Justiça e Instrucção Publica/ Quadro demonstrativo das Freguesias, Cidades e Villas do Estado do Paraná. Curityba: Typ. e Lith. a vapor da Companhia Impressora Paranaense, 1894. Quadro de anexos, p. MFN 630 C. CLEROT, Leon Francisco Rodrigues. Glossário Etimológico Tupi/Guarani. Brasília DF: Edições do Senado Federal, Volume 143, 2010, p. 373.

193


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.