Issuu on Google+

Governo do Estado de São Paulo | Secretaria da Cultura | Poiesis

Vl. Nova Cachoeirinha

NOVEMBRO 2013

Programação Gratuita


PROGRAMAÇÃO ESPECIAL

terça

Fundação Stickel – Exposição:

“Pintura por Desconstrução” Vera Martins

quarta

Até 31 de novembro

quinta sexta sábado domingo

2 3

Danças Populares, às 16h

Projeto Vem Jogar RPG, às 12h

5 6 7 8 9 10

Tenda de Histórias, às 15h Oficina de Slackline, às 19h

Oficina com Cheiros de Palavras, às 10h e às 14h Pontos MIS - Exibição dos Filmes , às 14h

Bibliocine, às 14h | Às Vezes Sim, Às Vezes Não, às 14h Oficina de Slackline, às 19h

Baralho de Histórias, às 10h Espetáculo: Viníciu(s): o embaixador da palavra, às 16h | Projeto Coisinha, às 15h

Danças Populares, às 16h Festival Talentos da Escola, às 15h

Projeto Vem Jogar RPG, às 12h Encontro de Reggae, às 16h


12 13 14 16 17

Semana Ticket - O Trenzinho Villa Lobos, 10h e 14h | Oficina de Literatura Afro-Brasileira, às 14h30 | Oficina de Slackline, às 19h Oficina Reconte o Conto, às 14h | Semana Ticket: Portinari Pé de Mulato, às 10h e 14h Bibliocine, às 14h Semana Ticket: Vinicius e Niboca, às 10h e 14h Oficina de Slackline, às 19h

Danças Populares, às 16h

Projeto Vem Jogar RPG, às 12h

19 20 21 22 23 24

Terra de Erê - Contos africanos, às 10h | Leitura ao Ar Livre, às 14h30 | Tenda de Histórias, às 15h | Oficina de Slackline, às 19h

26

Leitura ao Ar Livre, às 14h30 | Tenda de Histórias, às 15h | Oficina de Slackline, às 19h

Projeto Kizomba na Primavera, às 10h

Oficina de Máscaras Africanas, às 9h30 | Funk: criminalização criação e resistência, às 14h30 Oficina de Slackline, às 19h

Baralho de Histórias, às 10h

Danças Populares, às 16h Confeccionando Bichos do Mar, às 13h

28 29 30

A voz do autor, às 14h30 Oficina de Slackline, às 19h

Oficina Microconto, às 10h

Danças Populares, às 16h Fabrincando

Projeto Vem Jogar RPG, às 12h

NOVEMBRO 2013


As Fábricas de Cultura oferecem oportunidade de acesso democrático ao conhecimento e ao poder transformador da cultura por meio da realização de atividades nas mais diversas modalidades das artes . Valorizam a identidade individual e coletiva das manifestações criativas e da produção cultural na região em que atuam para desenvolver o potencial de cada indivíduo e da comunidade. Funcionamento Terça a Sexta das 09h às 17h. Sábado e Domingo: consulte nossa programação.


BIBLIOTECA

As bibliotecas das Fábricas de Cultura são preparadas para atender pessoas com baixa visão, deficiência visual e física. Dispõem de equipamentos de acessibilidade, como leitores autônomos, folheadores, ampliadores, impressoras braile, etc., e funcionários capacitados para orientação do público. Possibilitando assim, aos frequentadores com necessidades especiais, o acesso ao dispositivo cultural e serviço de informação.


Dias 5, 19 e 26 - Terças-Feiras – às 15h

Tenda de Histórias com Ana Caroline e Daniela Magalhães Dias 7, 14, 21 – Quintas-Feiras – às 14h

Bibliocine com Rodrigo Domenico Dias 08 e 22 – Sexta-Feira – às 10h

Baralho de Histórias com Alexsandra Egito Dia 13 - Quarta-Feira – às 14h

Oficina Reconte o Conto com Ana Caroline Dias 19 e 26 – Terças-Feiras – às 14h30

Leitura ao Ar Livre com Alexsandra Egito Dia 23 – Sábado – às 13h

Confeccionando Bichos do Mar com Daniela Magalhães


FÁBRICA ABERTA

Até 31 de novembro Terça à Sexta, das 9h às 17h Sábados, das 12h30 às 17h Fundação Stickel – Exposição:

“Pintura por Desconstrução” de Vera Martins A exposição apresenta registros realizados pela artista Vera Martins com crianças e jovens no Brasil e na Alemanha. O projeto é baseado nos trabalhos autorais que a artista desenvolve a partir da desconstrução da tela de pintura. Ao desfiar a tela, normalmente vista como suporte da pintura, os fios tornam-se “pincel”, que impõe suas marcas, formas e nós que geram linhas em uma ação enérgica, corporal e vital.


De 02 a 23 – Sábados – às 16h

Projeto Ensaio – Danças Populares Luiz Antônio Carneiro apresenta o projeto Dançarte, que trabalha com as necessidades pessoais e sociais inerentes ao desenvolvimento humano, em um cenário que a cada dia exige mais equilíbrio, flexibilidade e adaptabilidade diante dos acontecimentos. O projeto estimula a promoção da interação social dos indivíduos, por meio de atividades com caráter lúdico e dinâmico, respeitando as condições físicas e emocionais de cada um.


FÁBRICA ABERTA

De 03 a 24 – Domingos – às 12h

Projeto Vem Jogar RPG O projeto tem o objetivo de levar o RPG como forma de cultura e educação à comunidade local, estimulando a leitura, pesquisa, conhecimentos gerais e trabalho em equipe. Na Fábrica, o projeto ganha mais força após o primeiro encontro de RPG que ocorreu no mês de setembro, onde tornase cada dia maior a procura de jovens e aprendizes pelo jogo


De 05 a 28 – Terças e Quintas-Feiras – às 19h

Oficina de Slackline A oficina de Slackline procura trabalhar o equilíbrio, a concentração e a consciência corporal sobre uma fita de nylon estreita e flexível, praticada geralmente a uma altura de 30cm da superfície. Indicado para todas as idades e voltado para iniciantes, as aulas ajudam a manter uma postura correta e estimulam a concentração, auxiliando no combate à hiperatividade e fobia de altura, diminuindo o stress e auxiliando na manutenção de uma boa forma física.


BIBLIOTECA

Dia 06 – Quarta-Feira – às 10h e às 14h Oficina:

Com Cheiros de Palavras com Michel Yakini – 20 vagas Na trança entre as palavras e os elementos naturais (água, folhas, pedras, sons, etc.) visitaremos a imaginação, a criatividade e a memória. A leitura de alguns mitos africanos e poemas afro-brasileiros durante o encontro serão um convite à criação poética e a reflexão sobre o tema. Michel Yakini – escritor, poeta e arte-educador. Autor de Acorde um Verso (Poesia, 2012). Idealizador do Coletivo Sarau Elo da Corrente, do bairro de Pirituba em SP.


FÁBRICA ABERTA

Dia 06 – Quarta-Feira – às 14h

Pontos MIS – Exibição de filmes O projeto Pontos MIS chega às Fábricas de Cultura com exibições variadas de produções nacionais e internacionais. Este mês serão exibidos um curta-metragem e um longa nacional:

Leve-me Ao Seu Líder (2005, direção de Nereu Cerdeira, 10 min., classificação livre) A animação com marionetes mostra o conflito entre a galáxia tomate e o espaço batatas. Na reunião, Os tomates obtêm a rendição das batatas por meio de força tecnológica, iniciando uma peregrinação ao seu líder todo poderoso.

A Ilha do Terrível Rapaterra (2006, direção Ariane Porto, 80 min., classificação livre) O terrível vilão Rapaterra, ladrão de terras e poluidor dos mares resolveu roubar as estórias do litoral. Para isso, rapta D. Tude, uma misteriosa mulher que vive no coração da Mata Atlântica e que é a maior contadora de estórias do mundo, para tentar roubar tudo que ela tem na cabeça.


FÁBRICA ABERTA

Dia 07 – Quinta-Feira – às 14h

Às Vezes Sim, Às Vezes Não O espetáculo joga com a interação entre um adulto e uma criança, explorando as hierarquias, igualdades e potências criativas deste diálogo. O resultado procura compartilhar as fantasias, medos e sentimentos presentes nas delicadas relações entre pais e filhos.


Dia 08 – Sexta-Feira – às 16h Espetáculo:

Viníciu(s): O Embaixador da Palavra com Betto Marx, Carol Guimaris, Cássia Carvalho e Daniel Zanna Quatro artistas falando sobre um artista maior. Quatro visões sobre o mesmo mestre. É o conflito que surge no meio de um ensaio para a criação de um espetáculo que fala sobre Vinícius de Moraes. Poesias, músicas, amores, paixões e realidades chegam à cena e - juntos - vamos descobrir quem foi esse artista cheio de talentos. Precisamos de você para nos ajudar a escolher a melhor e maior face do “poetinha”. O que podemos oferecer? Música ao vivo, poesia ao pé do ouvido e arte. Muita arte!


Dia 08 – Sexta-Feira – às 15h

Projeto Coisinha Show infantil idealizado por China, que divide os vocais com Lula Lira, Felipe S. e os demais membros do Mombojó, revisitam o cancioneiro infantil, buscando nas suas próprias lembranças canções de Vinicius de Moraes, Toquinho, Trem da Alegria, Trio Esperança, Balão Mágico e músicas que fazem parte da cultura popular.

Foto: Vitor Salerno

FÁBRICA ABERTA


Dia 10 – Sábado – às 18h

Encontro de Reggae O Encontro do Reggae visa atrair para a Fábrica esse nicho tão importante e influente no meio cultural. Traz três bandas com características e ritmos diferentes dentro do conceito do Reggae fazem parte do evento: Alma Livre, Simple Reggae e Gil Sant’anna.


Dia 12 – Terça-Feira – às 10h e às 14h Semana Ticket

O Trenzinho Villa-Lobos Inspirado nas artes marotas e musicais do menino Tuhu, apelido de infância de Heitor VillaLobos, o espetáculo conta a trajetória de Heitor e o difícil relacionamento com seu pai, um homem bastante severo. Tratando da sensibilidade musical que existe em todos nós, a peça encena as aventuras de Tuhu, seu contato com o mundo da música e a descoberta de sua verdadeira vocação. O espetáculo é contado por bonecos.

Foto: www.articulare.com.br

FÁBRICA ABERTA


Dia 12 – Terça-Feira – às 14h30

Oficina de Literatura Afro-Brasileira com Kiusam de Oliveira Em busca do empoderamento das identidades de jovens para a temática étnicoracial. Possibilitar aos inscritos que ouçam histórias sobre sua ancestralidade, sobre personalidades negras fundamentais para a construção do país e do mundo, sobre fatos atuais e passados. Kiusam de Oliveira é Drª em Educação e Mestre em Psicologia/USP.

Foto: Roger Cipó

BIBLIOTECA


Dia 13 – Quarta-Feira – às 10h e às 14h Semana Ticket

Portinari Pé de Mulato Espetáculo inspirado na obra do pintor Cândido Portinari. Em um universo artístico, Denise e seu carneirinho caem de um quadro recém-pintado por seu avô Portinari. Denise segue atravessando as obras do pintor para tentar resgatar o carneiro, que fugiu sem deixar pistas, antes que suas tintas sequem e eles possam virar estátuas.

Foto: www.articulare.com.br

FÁBRICA ABERTA


Foto: www.articulare.com.br

Dia 14 – Quinta-Feira – às 10h e às 14h Semana Ticket

Vinícius e Niboca Vinicius foi um moleque agitado e teve um grande amigo de infância que foi o seu Tio Niboca, um menino singular e hiper arteiro da própria família, um tio mirim que era somente 6 meses mais velho que Vinicius. Os dois serelepes são interpretados por dois atores que formam uma dupla impossível nos jogos e nas brincadeiras, para o desespero da vizinhança e a alegria geral do bairro! O resultado é um espetáculo sensível e brincalhão, com vários níveis de animação, humor e muita música ao vivo.


BIBLIOTECA

Dia 19 – Terça-Feira – às 10h

Terra de Erê – Contos Africanos Com Lilian Marchetti e a musicista Marina Donatti Contos africanos vem com o intuito de transportar o espectador para o universo misterioso de uma aldeia africana, mostrando seus costumes, suas crenças e suas linguagens contadas pelos griots. Griot, pronuncia-segriô, poeta e músico, contador de histórias conserva e transmite a memória oral.


BIBLIOTECA

Dia 20 – Quarta-Feira – às 10h

Kizomba na Primavera Local: Praça João Azevedo Borges Rua Capitão José Machado com Inajar de Souza Para celebrar o Dia da Consciência Negra, o Projeto Cultura Brasileira – Devoção ao Samba leva para a comunidade da Vila Nova Cachoeirinha os grupos Espaço Ousadia, Bezerra Caxambu e Banda, Comunidade do Buraco do Sapo, Comunidade do Samba na Feira, Grupo NNT, Alex, Pan & Convidados e Grupo Na Palma da Mão, Banda Mr. Black e DJ Ninja. Além da Bateria da Escola de Samba Camisa Verde e Branco e do Bloco Carnavalesco Inajar de Souza. Por fim, a presença da atriz e cantora Zezé Motta.


BIBLIOTECA

Dia 21 – Quinta-Feira – às 9h30

Oficina: Máscaras Africanas com Alexandre Keto

20 vagas – a partir de 10 anos

Máscaras Africana é um projeto de iniciativa do artista plástico Alexandre Keto, que após morar no Senegal e trabalhar em diversos países africanos, propõe uma recreação cultural de mascaras de atadura gessada para crianças/jovens que possam conhecer sobre mascaras africanas, explicando o seus significados e suas importâncias.


Foto: Maria Buzanovsky

Dia 21 – Quinta-Feira – às 14h30

Funk: criminalização criação e resistência com Adriana Facina Por que o funk incomoda tanto? Qual a sua importância como cultura negra? Essas são algumas das questões que abordaremos na roda de conversa.


CURSOS E ATELIÊS

Dias 23 e 30 – Sábado – às 10h30 e dias 24 e 01 (dezembro) – Domingos – às 18h Multiuso

Caixa Preta Apresentação teatral desenvolvida, durante o ano de 2013, com os aprendizes do Projeto Espetáculo da Fábrica Cultura Vila Nova Cachoeirinha. Seis jovens, achando que a vida não tem graça, ficam deslumbrados com a perfeição do mundo das pessoas dos comerciais, das aventuras da galera da novela, da atitude dos astros de música e cinema, e assim, cada um resolve deixar sua rotina cotidiana para se mergulhar neste lugar limpo, luminoso e animado. Ao entrar nesse mundo, os jovens vivem uma fantasia onde todos estão sempre felizes, bonitos, carismáticos, bacanas, engraçados, cheirosos e estilosos.


BIBLIOTECA

Dia 28 – Quinta-Feira – às 14h30

A voz do autor com Paulo Lins O autor iniciou sua história na literatura fazendo poesia. Nos anos 1980, fez parte do grupo Cooperativa de Poetas e lançou o livro Sobre o Sol. Depois do sucesso de Cidade de Deus, impulsionado pelo lançamento do filmehomônimo dirigido por Fernando Meirelles, Paulo fez alguns trabalhos como roteirista para a TV (Cidade dos Homens) e para o cinema (Quase Dois Irmãos).


BIBLIOTECA

Dia 29 – Sexta-Feira – às 10h

Oficina Microconto com Marcelino Freire

25 vagas – a partir dos 14 anos

A oficina, ministrada pelo escritor pernambucano Marcelino Freire, trabalhará esse microgêneroliterário, estimulando a escrita rápida e divertida e ensinando os participantes o quanto a concisão é importante na hora de escrever.


CURSOS E ATELIÊS

Dias 30 de novembro e 1º de dezembro Sábado e Domingo

FABRICANDO Os aprendizes da Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha apresentarão à comunidade os processos artísticos vivenciados nos Ateliês de Criação e Trilhas de Produção ao longo do segundo semestre de 2013. Seja bem vindo a essa Festa. O espaço é seu!


Terminal Cachoeirinha

Av. Inajar de Souza

Av. Gen. Penha Brasil Av. Parada Pinto

Rua Franklin do Ama


Serviços de atendimento Fábrica de Cultura Recepção – De terça a domingo Biblioteca – De terça a domingo Cursos – De terça à sexta para jovens aprendizes matriculados ou atividades previamente divulgadas

Terminal Santana 1745 Vila Nova Cachoeirinha - Center Norte 1741 Vila Dionísia - Metrô Santana

Terminal Parada Inglesa 1722 Jd. Marina - Parada Inglesa Av. Parada Pinto

Terminal Lapa Rua Conselheiro Moreira de Barros

Ao lado do mercado da Lapa - Cohab Jardim Antártica - Lapa 148 L 118Y Lauzane Paulista - Lapa

Horário de funcionamento da Fábrica de Cultura

aral

Fábrica Vila Nova Cachoeirinha

Terça à Sexta, das 09h às 17h. Sábado e Domingo: consulte nossa programação.


Criação: Angela Kina Diagramação: André Zampieri

FÁBRICA DE CULTURA VILA NOVA CACHOEIRINHA Rua Franklin do Amaral, 1575 – Tel: 2233 9270 – www.fabricasdecultura.org.br C100M100J35N35 C0M100J100N0

Parceria semana ticket:

Realização:


Livreto - Fábrica Vila Nova Cachoeirinha - Novembro/2013