Livreto fabricas jsl novembro 2013 web

Page 1

Governo do Estado de São Paulo | Secretaria da Cultura | Poiesis

NOVEMBRO 2013

Jardim São Luís Programação Gratuita


terça quarta quinta sexta sábado domingo

1

Roda de Poesia, às 14h30

5 6 7 8 9 10

Pontos MIS - Exibição dos filmes às 14h | Oficina de Stencil, às 14h30

Oficina de Stencil, às 14h30 Semana Ticket - Zero, 10h e 16h

Semana Ticket - Zero, 10h e 16h | Curta a Tarde, às 14h30

Semana Ticket - Zero, 10h e 16h | Oficina Com cheiros de palavras, às 10h e às 14h

Cine Debate, às 13h30 | O Mundo Mágico de Ooohs, às 16h | Sarau Lítero Dramático e Musical, às 18h

Minha Máscara Animada, às 13h | Festival Talentos da Escola, às 15h


13 14 16 17

Núcleo Luz: Heurói, às 10h | Oficina Microconto, às 14h

Núcleo Luz: Heurói, às 10h | Viníciu(s): o embaixador da palavra, às 16h

Bibliomusica, às 13h30

Bibliomusica: especial cidade de São Paulo, às 14h30

19 20 21 23 24

Funk: criminalização criação e resistência, às 14h30 Hora do Conto, às 10h30 Terra de Erê – Contos Africanos, às 14h30 Fabricando Versos, às 15h30 Banda de Pífanos de Caruaru, às 17h | Caju e Castanha, às 18h30 Oficina de Literatura Afrobrasileira, às 14h30 | Zezé Motta, às 19h30

Conhecendo o Cordel, às 14h30 | Fabricaos

27 28 29 30

A Voz do Autor, às 14h30

Hora do DOC, às 14h30 Quintal do Samba, às 19h

Passeando pela História, às 14h30 | RAPensando, às 15h | Consciência Humana, às 20h

Criando Nossa História, 14h | Talentos Daqui, às 16h | Desova, às 19h

Fabricaos

NOVEMBRO 2013



As Fábricas de Cultura oferecem oportunidade de acesso democrático ao conhecimento e ao poder transformador da cultura por meio da realização de atividades nas mais diversas modalidades das artes . Valorizam a identidade individual e coletiva das manifestações criativas e da produção cultural na região em que atuam para desenvolver o potencial de cada indivíduo e da comunidade. Funcionamento Terça a sexta das 09h às 17h. Sábado e Domingo: consulte nossa programação.


As bibliotecas das Fábricas de Cultura são preparadas para atender pessoas com baixa visão, deficiência visual e física. Dispõem de equipamentos de acessibilidade, como leitores autônomos, folheadores, ampliadores, impressoras braile, etc., e funcionários capacitados para orientação do público. Possibilitando assim, aos frequentadores com necessidades especiais, o acesso ao dispositivo cultural e serviço de informação.



BIBLIOTECA

Dia 01 – Sexta-Feira – às 14h30 Roda de Poesia com Indy Naíse Dias 05 e 06 – Terça e Quarta-Feira às 14h30 Oficina de Stencil com Indy Naíse Dias 07 – Quinta-Feira – às 14h30 Curta a tarde com Indy Naíse Dia 09 – Sábado – às 13h30

Cine Debate com Indy Naíse Dia 10 – Domingo – às 13h

Minha Máscara Animada com Alice Sousa Dias 16 – Sábado – às 14h30 Bibliomusica com Indy Naíse


Dia 17 – Domingo– às 14h30

Bibliomusica: especial cidade de São Paulo com Indy Naíse e Renata Albuquerque Dia 19 – Terça-Feira – às 10h30

Hora do Conto com Lescia Jatobá e Renata Albuquerque Dia 23 – Sábado – às 14h30 Conhecendo o Cordel com Alice Sousa Dia 28 – Quinta-Feira – às 14h30 Hora do DOC com Indy Naíse Dia 29 – Sexta-Feira – às 14h30

Passeando pela História com Indy Naíse e Renata Albuquerque Dia 30 – Sábado – 14h

Criando Nossa História com Patricia Espinosa


FÁBRICA ABERTA

Dia 05 – Terça-Feira – às 14h

Pontos MIS – Exibição de filmes O projeto Pontos MIS chega às Fábricas de Cultura com exibições variadas de produções nacionais e internacionais. Este mês serão exibidos um curta-metragem e um longa nacional:

Nina (2012, direção de Rodrigo Zerbetto Chehda, 14 min., classificação livre)

A estória de um clown que não difere a vida e a arte quando encontra seus próprios pensamentos proketados em outros dois personagens: a bailarina de circo e outro clown.

Garoto Cósmico (2007, direção AlêAbreu, 76 min., classificação livre)

Cósmico, Luna e Marinho são crianças de um mundo futurista onde as vidas são totalmente programadas. Certa noite, buscando mais pontos para obterem um bônus na escola, os três perderam-se no espaço e descobrem um universo infinito esquecido num pequeno circo.


Dias 6, 7 e 8 – Quarta, Quinta e Sexta-feira às 10h e às 16h Semana Ticket

Espetáculo Zero

Foto: cia.mevitevendo

Livremente inspirado no conto ‘O Rouxinol e o Imperador’ de Hans Christian Andersen. O Espetáculo Zero mistura bonecos, máscaras e atores e coloca a história que, originalmente, se passava na China, em um lugar no futuro. Ali tudo “quase” existe e nada é verdadeiro. Seu morador mais ilustre, o ranzinza e mal humorado Senhor Z, para afastar o tédio, passa os dias lendo memórias alheias – há muito ele perdeu suas lembranças, e nem desconfia que um dia já foi criança.


BIBLIOTECA

Dia 08 – Sexta-Feira às 10h e às 14h Oficina:

Com Cheiros de Palavras com Michel Yakini – 20 vagas Na trança entre as palavras e os elementos naturais (água, folhas, pedras, sons, etc.) visitaremos a imaginação, a criatividade e a memória. A leitura de alguns mitos africanos e poemas afrobrasileiros durante o encontro serão um convite à criação poética e a reflexão sobre o tema. Michel Yakini – escritor, poeta e arte-educador. Autor de Acorde um Verso (Poesia, 2012). Idealizador do Coletivo Sarau Elo da Corrente, do bairro de Pirituba em SP.


FÁBRICA ABERTA

Dia 09 – Sábado – às 16h

O Mundo Mágico de Ooohs O espetáculo é uma tragicomédia musicada, interpretada pelo rapper Dexter, que canta ao vivo, toda a trilha sonora da peça, e que retrata o mundo criado por personagens representantes da nossa sociedade, mostrando sem nenhum pudor, como agem e como cada um vive a vida de acordo com seus desejos, sonhos e principalmente suas necessidades.


FÁBRICA ABERTA

Dia 09 – Sábado – às 18h – Multiuso

O Sarau da Fábrica O Sarau da Fábrica do Jardim São Luis acontece com a participação de artistas locais, aprendizes da Fábrica, atores, músicos, escritores, contadores e quem mais se interessar. Não é preciso ser um artista, basta ter vontade para alguma manifestação cultural ou simplesmente apreciar. O evento é direcionado para todas as idades e a entrada é franca! Venha desfrutar de momentos agradáveis em um ambiente descontraído.


Dia 10 – Domingo – às 15h

Festival Talentos da Escola Alunos de diversas escolas da região participam do festival escolar da Fábrica de Cultura. Eles terão sete minutos para se apresentar e mostrar seus talentos artísticos. No júri, o apresentador e músico Luiz Thunderbird., que também fará um pocket show no final da competição com a banda Devotos de Nossa Senhora Aparecida.


BIBLIOTECA

Dia 13 – Quarta-Feira – às 14h

Oficina Microconto com Marcelino Freire 25 Vagas – A partir dos 14 anos Ministrada pelo escritor pernambucano Marcelino Freire, a oficina trabalhará o microgêneroliterário, estimulando a escrita rápida e divertida e ensinando os participantes o quanto a concisão é importante na hora de escrever.


FÁBRICA ABERTA

Dias 13 e 14 – Quarta e Quinta-Feira – às 10h

Espetáculo Heurói – Núcleo Luz O espetáculo trata com humor e delicadeza das aventuras e desventuras que se apresentam no caminho do herói humano. Um herói falível, vulnerável, encantador que, na coragem de prosseguir, experimenta a grandeza de sua jornada. Criação e direção: Chris Belluomini


BIBLIOTECA

Dia 14 – Quinta-Feira – às 9h30

Oficina: Máscaras Africanas com Alexandre Keto

20 vagas – a partir de 10 anos

Máscaras Africana é um projeto de iniciativa do artista plástico Alexandre Keto, que após morar no Senegal e trabalhar em diversos países africanos, propõe uma recreação cultural de mascaras de atadura gessada para crianças/jovens que possam conhecer sobre mascaras africanas, explicando o seus significados e suas importâncias. Agregar conhecimento da cultura africana


Dia 14 – Quinta-Feira – às 16h Espetáculo:

Viníciu(s): O Embaixador da Palavra Betto Marx, Carol Guimaris, Cássia Carvalho e Daniel Zanna Quatro artistas falando sobre um artista maior. Quatro visões sobre o mesmo mestre. É o conflito que surge no meio de um ensaio para a criação de um espetáculo que fala sobre Vinícius de Moraes. Poesias, músicas, amores, paixões e realidades chegam à cena e - juntos vamos descobrir quem foi esse artista cheio de talentos. Precisamos de você para nos ajudar a escolher a melhor e maior face do “poetinha”. O que podemos oferecer? Música ao vivo, poesia ao pé do ouvido e arte. Muita arte!


BIBLIOTECA

Dia 19 – Terça-Feira – às 14h30

Funk: criminalização criação e resistência com Adriana Facina Foto: Maria Buzanovsky

Por que o funk incomoda tanto? Qual a sua importância como cultura negra? Essas são algumas das questões que abordaremos na roda de conversa.


Dia 20 – Quarta-Feira – às 14h30 às 15h30

Terra de Erê – Contos Africanos Com Lilian Marchetti Contos africanos vem com o intuito de transportar o espectador para o universo misterioso de uma aldeia africana, mostrando seus costumes, suas crenças e suas linguagens contadas pelos griots. Griot, pronuncia-segriô, poeta e músico, contador de histórias conserva e transmite a memória oral.


FÁBRICA ABERTA

Dia 20 – Quarta-Feira – às 15h30 – Teatro

Fabricando Versos Espetáculo de cultura popular onde o verso declamado e o improviso ao som da viola nordestina são a bola da vez. No palco, o poeta Moreira de Acopiara declama poemas autorais, se revezando com cantadores repentistas, que fazem versos de improviso, com temas sugeridos pela plateia e de acordo com a realidade do momento, sem esquecer o tradicional desafio.


Dia 20 – Quarta-Feira – às 17h

Banda Pífanos de Caruaru A banda de Pífanos de Caruaru é um dos grupos mais importantes da cultura popular brasileira. É vencedora do Grammy Latino e um dos pilares da cultura nordestina e sertaneja, sempre valorizando a música regional e dialogando com os mais diversos ritmos e propostas artísticas.


FÁBRICA ABERTA Dia 20 – Quarta-Feira – às 18h30

Caju e Castanha Os Reis da Embolada são do interior de Pernambuco e estão há 36 anos nas praças, nos palcos do Brasil e do mundo fazendo a autêntica cultura popular nordestina e brasileira. Ecléticos, contagiam qualquer tipo de público, seja nas praças do Recife, Rio, ou São Paulo. No palco do Rock in Rio, no São João de Caruaru ou nos Festivais de Montreux e Cannes, na França.“Embolam” com forró, cordel, coco e ciranda e também com a MPB, o rock e o popular brega, sem deixar de lado a música eletrônica e o hip hop. Alguns “rappers” costumam brincar que a embolada é o pai do rap.


Dia 21 – Quinta-Feira – às 14h30

Oficina de Literatura Afro-Brasileira com Kiusam de Oliveira Em busca do empoderamento das identidades de jovens para a temática étnicoracial. Possibilitar aos inscritos que ouçam histórias sobre sua ancestralidade, sobre personalidades negras fundamentais para a construção do país e do mundo, sobre fatos atuais e passados. Kiusam de Oliveira é Drª em Educação e Mestre em Psicologia/USP.

Foto: Roger Cipó

BIBLIOTECA


FÁBRICA ABERTA

Dia 21 – Quinta-Feira – às 19h30

Zezé Motta Zezé Motta traz para a Fábrica de Cultura Jardim São Luís o show Negra Melodia, composto por composições de Luiz Melodia. Zezé assume essa parceria com o compositor com leveza e força.


CURSOS E ATELIÊS

Dias 23 e 24 de novembro de 2013

FABRICAOS Os aprendizes da Fábrica de Cultura Jardim São Luís apresentarão à comunidade parte dos processos artísticos vivenciados nos Ateliês de Criação e Trilhas de Produção ao longo do segundo semestre de 2013. Seja bem vindo a essa Festa. O espaço é seu!


BIBLIOTECA

Dia 27 – Quarta-Feira – às 14h30

A voz do autor com Paulo Lins O autor iniciou sua história na literatura fazendo poesia. Nos anos 1980, fez parte do grupo Cooperativa de Poetas e lançou o livro Sobre o Sol. Depois do sucesso de Cidade de Deus, impulsionado pelo lançamento do filmehomônimo dirigido por Fernando Meirelles, Paulo fez alguns trabalhos como roteirista para a TV (Cidade dos Homens) e para o cinema (Quase Dois Irmãos).


FÁBRICA ABERTA

Dia 28 – Quinta-Feira – às 19h

Quintal do Samba Roda de Samba de Tradição, composta por vários músicos de vários grupos da região Sul comandado pelo grupo Frente e Verso que fará seu ultimo show no ano. O quintal tem se tornado referencia com as escolas do entorno da Fábrica, criando uma identidade didática. Em seguida o show do grupo Art Popular.


FÁBRICA ABERTA

Dia 29 – Sexta-Feira – às 15h – Teatro

RAPensando O projeto abre o espaço da Fábrica de Cultura para os novos MC’s,B Boys e Rappers da Zona Sul. Neste mês, além das atrações convidadas por B. valente e Cocão VP, microfone e palco estarão abertos para quem quiser expor o seu trabalho.


Dia 29 – Sexta-Feira – às 20h

Consciência Humana Grupo de rap formado em meados da década de 1990, no bairro de São Mateus, Zona Leste da capital paulista. Com músicas como ‘Lei da Periferia’, ‘Lembranças’, ‘Amigo de Infância’ e ‘Viagem’, entre outros que ecoaram pelo Brasil, atualmente, o grupo formado por WGI, Aplick e DJ Luiz DRR se prepara para lançar um novo disco.


FÁBRICA ABERTA

Dia 30 – Sábado – às 16h

Talentos Daqui Com foco na maior visibilidade das carreiras de grandes talentos do Jardim São Luís e proximidades é criado o projeto Talentos Daqui, que visa dar ênfasea trabalhos independentes já consolidados com ativismo cultural e musicalidade e agregar ao máximo o público que se identifica com essas figuras que são ferramentas para a transformação social da região. Participam CodnomeShil, PhBone, DJ Japa Nego e Juca Poeta de Rua.


CURSOS E ATELIÊS

Dia 30 – Sábado – às 19h e Dia 01/12 – Domingo – às 15h – Teatro

DESOVA a partir de 12 anos. Apresentação teatral desenvolvida, durante o ano de 2013, com os aprendizes do Projeto Espetáculo da Fábrica Cultura Jardim São Luís. A procura de si mesmo, seu nome perdido, um rapaz, retirado da vida, ruma por trilhas fantásticas, misteriosas e emblemáticas. Enfrenta seus medos, tentações e fraquezas em busca de sua singularidade. Cercado pela violência extrema que assola a existência de seu lugar e origem.


Terminal João Dias

Est. de Itapecirica

Rua Aristodemo Gazzotti

Rua Luciano Silva

Rua João Fernandes Camisa Nova Júnior


Serviços de atendimento Fábrica de Cultura Recepção – De terça a domingo Biblioteca – De terça a domingo Cursos – De terça à sexta para jovens aprendizes matriculados ou atividades previamente divulgadas

Terminal João Dias – 6803 Jardim Capelinha/ 31 Terminal Capelinha/ Capão Redondo-Via Cemitério são Luís Terminal Capelinha – 31 Terminal João Diaz-Fundação Julita Metro Lilás | Estação Capão Redondo – Desce na Estação Giovanni Gronchi dentro do Terminal João Dias Rua antônio Ramos Rosa

Horário de funcionamento da Fábrica de Cultura Fábrica de Cultura Jd. São Luís

Terça a Sexta, das 09h às 17h. Sábado e Domingo: consulte nossa programação.


Criação: Angela Kina Diagramação: André Zampieri

FÁBRICA DE CULTURA JARDIM SÃO LUÍS Av. Antonio Ramos Rosa, 651 – Tel: 5510-5530 – www.fabricasdecultura.org.br C100M100J35N35 C0M100J100N0

Parceria semana ticket:

Realização:


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.