Page 1

Governo do Estado de São Paulo | Secretaria da Cultura | Poiesis

DEZEMBRO 2013

Jardim São Luís Programação Gratuita


terça quarta quinta sexta sábado domingo

1

Projeto Espetáculo, às 19h30

3 4 5 6 7 8

Bibliomusica, às 14h30

Conhecendo Cordel, às 10h30 | A voz do autor, às 14h30

Oficina Boneca no Bolso, às 14h30

Esqueleto Brincalhão, às 14h Hora do Doc, às 14h30 Capão Cidadão, às 14h

Festival do Cupcake, às 13h30 e às 15h30

Pontos MIS, às 14h Animação em Mãos – Flip Book, às 14h | Emicida, Rael e Flora Matos, às 16h


10 11 12 13 14 15

DEZEMBRO 2013

Roda de Leitura, às 10h Bibliomusica, às 14h30

Fazendo à mão, às 10h30 e às 14h30

18

Curta a Tarde, às 14h30

Hora do Doc, às 14h30

Tapetes Contadores de História, às 10h30 e às 14h30 | OSESP, 10h30

Pinderê, às 10h

Troféu Orpas, às 18h

20

Roda de Poesia, às 14h30


As Fábricas de Cultura oferecem oportunidade de acesso democrático ao conhecimento e ao poder transformador da cultura por meio da realização de atividades nas mais diversas modalidades das artes . Valorizam a identidade individual e coletiva das manifestações criativas e da produção cultural na região em que atuam para desenvolver o potencial de cada indivíduo e da comunidade. Funcionamento Terça a sexta das 09h às 17h. Sábado e Domingo: consulte nossa programação.


As bibliotecas das Fábricas de Cultura são preparadas para atender pessoas com baixa visão, deficiência visual e física. Dispõem de equipamentos de acessibilidade, como leitores autônomos, folheadores, ampliadores, impressoras braile, etc., e funcionários capacitados para orientação do público. Possibilitando assim, aos frequentadores com necessidades especiais, o acesso ao dispositivo cultural e serviço de informação.


BIBLIOTECA

Dia 03 e 10 – Terça -Feira – às 14h30

Bibliomusica com Indy Naíse e Renata Albuquerque

Dia 10 – Terça-Feira – às 10h

Roda de Leitura com Patricia Espinosa

Dia 04 – Quarta-Feira – às 10h30

Dia 18 – Quarta-Feira – às 14h30

Conhecendo Cordel

Curta a Tarde

com Alice Sousa

com Indy Naíse

Dias 06 e 12 – Sexta-Feira e QuintaFeira – às 14h30

Dia 20 – Sexta-Feira – às 14h30

Hora do Doc

Roda de Poesia

com Indy Naíse

com Indy Naíse

Dia 8 – Domingo – às 14h

Animação em Mãos – Flip Book com Alice Sousa


CURSOS E ATELIÊS

Dia 1º - Domingo – às 19h30

DESOVA A partir de 12 anos. À procura de si mesmo, seu nome perdido, um rapaz, retirado da vida, ruma por trilhas fantásticas, misteriosas e emblemáticas. Enfrenta seus medos, tentações e fraquezas em busca do seu caminho. Cercado pela violência extrema que assola a existência de seu lugar e origem, trafega por veredas reveladoras da vulnerável e reincidente narrativa de seus iguais. O Projeto Espetáculo de 2013 teve como ponto de partida a jornada do herói, descrita no livro O Herói de Mil Faces de Joseph Campbell. O tema da violência entre jovens apareceu com muita intensidade já nos primeiros exercícios propostos aos aprendizes da Fábrica de Cultura Jardim São Luís. A história do Minotauro serve como fio condutor para os processos de criação desta montagem. No mito, jovens eram sacrificados anualmente ao serem colocados no labirinto da fera. Existe saída para este terrível destino? O Programa Fábricas de Cultura acredita que os processos de criação em arte podem iluminar caminhos para outros futuros possíveis.


BIBLIOTECA

Dia 4 – Quarta-Feira – às 14h30

A voz do autor com Fernando Gonsales Oquadrinista Fernando Gonsales participa de um bate-papo sobre sua trajetória profissional. Ele é criador do personagem Níquel Náusea, publicado na Folha de São Paulo desde 1985. Teve seus trabalhos publicados em diversos países, como Portugal e Inglaterra, foi contemplado três vezes com o prêmio Ângelo Agostini e é o maior premiado na categoria “tira nacional” do troféu HQ Mix.


Dia 5 – Quinta-Feira – às 14h30 Oficina:

Boneca no Bolso: a costura do feminino com Carolina Velasquez e Cristiane Muniz 30 vagas Mães e filhos se reúnem para ouvir uma história e construir bonecas artesanais. Ouviremos histórias contadas na Rússia, Polônia, Iugoslávia e países bálticos, denominadas:Vasalisa: a boneca sabida.


FÁBRICA ABERTA

Dia 6 – Sexta-Feira – às 14h

Esqueleto Brincalhão Stray é um esqueletinho simpático que na busca por amigos depara-se com diferentes reações das pessoas à sua aparência. Envolve-se em confusões, como quando aparece um cachorro que quer comer seus ossos. Stray só queria ao menos um amigo... Mas descobre muito mais em suas travessuras!


Dia 6 - Sexta-Feira - às 19h

Capão Cidadão O Balé Capão Cidadão é composto por 80 crianças de 6 a 17 anos e encontrase em permanente processo de criação. O espetáculo apresenta uma mostra de coreografia, em que o tema é o sonho e a importância de sonhar.


BIBLIOTECA

Dia 7 – Sábado – às 13h30 e às 15h30

Festival do Cupcake com Gláucia Brito 30 Vagas - a partir de 08 anos Que tal comemorarmos as férias de forma diferente? A sugestão da chef Gláucia Brito é reunir a galera na biblioteca, ir para a cozinha preparar um Festival de Cupcakes com massas e recheios diferentes, onde será possível contar com a criatividade para decorar os minibolinhos com motivo de natal. A ideia é criar um clima de festa, com contação de histórias e outras surpresas e muitos cupcakes natalinos.


FÁBRICA ABERTA

Dia 8 - Domingo - às 14h

Pontos MIS – Exibição de filmes O projeto Pontos MIS chega às Fábricas de Cultura com exibições variadas de produções nacionais e internacionais. Este mês serão exibidos um curta-metragem e um longa nacional:

Leve-me Ao Seu Líder (2005, direção de Nereu Cerdeira, 10 min., classificação livre) A animação com marionetes mostra o conflito entre a galáxia tomate e o espaço batatas. Os tomates obtêm a rendição das batatas por meio de força tecnológica, iniciando uma peregrinação ao seu líder todo poderoso. .

A Ilha do Terrível Rapaterra (2006, direção Ariane Porto, 80 min., classificação livre) O terrível vilão Rapaterra, ladrão de terras e poluidor dos mares resolveu roubar as estórias do litoral. Para isso, rapta D. Tude, uma misteriosa mulher que vive no coração da Mata Atlântica e que é a maior contadora de estórias do mundo


FÁBRICA ABERTA

Dia 8 – Domingo – às 16h

Emicida, Rael e Flora Matos Emicida apresenta o repertório de seu mais recente trabalho, “O Glorioso Retorno de Quem Nunca Esteve Aqui”. Antes dele, sobe ao palco, o cantor e MC Rael, apresentando músicas do disco intitulado “Ainda Bem que Eu Segui as Batidas do Meu Coração” e a cantora Flora Matos, que marcam o início da parceria com o Laboratório Fantasma, selo de Emicida.


BIBLIOTECA

Dia 11 – Quarta-Feira – às 10h30 e às 14h30

Fazendo à mão - acessórios e suas belezuras com Lena Santana

30 vagas – a partir de 12 anos

Lena cria novas peças a partir da recuperação de tecidos antigos e, assim, criar coleções conceituais, eficientes e ecologicamente corretas. Nessa oficina trabalhará com acessórios. Lena Santana tem uma formação profissional e pessoal bastante diversificada. É estilista e professora de Moda, viveu em Londres quinze anos com atelier no prestigioso CockpitArts, incubadora para artistas de renomes. Sua fascinação pela arte da costura começou enquanto trabalhava como figurinista. Esta área foi de grande inspiração para as suas criações onde os seus tecidos e são usados de forma dramática e original.


BIBLIOTECA

Dia 13 – Sexta-Feira – às 10h30 e às 14h30

Tapetes Contadores de História 60 vagas - a partir de 4 anos

Há 15 anos, o grupo Os Tapetes Contadores de Histórias produz e realiza sessões de histórias, espetáculos, oficinas e exposições interativas a fim de despertar o gosto das crianças e jovens pelas artes e pela leitura. Para tal, o grupo cria e se utiliza de tapetes, malas, aventais, caixas e livros de pano como cenários de contos autorais e populares de origens diversas. Com apoio de importantes instituições do país, e reconhecimento de público e crítica, o grupo já visitou cidades do Brasil, Espanha, Portugal, México, Argentina, Bolívia, Paraguai, Chile, Peru, Nicarágua e Benin (África).


Dia 13 – Sexta-Feira – às 10h30

Quinteto de Sopros – OSESP Apresentação do Quinteto de Sopros formado por músicos da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo.

Foto: Daniela Cotrim

FÁBRICA ABERTA


FÁBRICA ABERTA

Dia 14 – Sábado – às 10h – Teatro

Pinderê Os alunos do projeto Pinderê realizarão um conjunto de apresentações em diversas linguagens como ballet, hip-hop e capoeira.


Dia 15 – Domingo – às 18h – Teatro

Troféu ORPAS Apresentação do Troféu ORPAS – Obras Recreativas, Profissionais, Artísticas e Sociais, atividade de encerramento do convênio com a Secretaria do Estado da Cultura – CCC – Cultura, Cidadania e Cosntrução de Valores – A Arte Transformando vidas.


Terminal João Dias

Est. de Itapecirica

Rua Aristodemo Gazzotti

Rua Luciano Silva

Horário de funcionamento da Fábrica de Cultura Terça a Sexta, das 09h às 17h. Sábado e Domingo: consulte nossa programação.

Rua João Fernandes Camisa Nova Júnior


Serviços de atendimento Fábrica de Cultura Recepção – De terça a domingo Biblioteca – De terça a domingo Cursos – De terça à sexta para jovens aprendizes matriculados ou atividades previamente divulgadas

Terminal João Dias – 6803 Jardim Capelinha/ 31 Terminal Capelinha/ Capão Redondo-Via Cemitério são Luís Terminal Capelinha – 31 Terminal João Diaz-Fundação Julita Metro Lilás | Estação Capão Redondo – Desce na Estação Giovanni Gronchi dentro do Terminal João Dias CONHEÇA TAMBÉM AS OUTRAS FÁBRICAS DE CULTURA: Rua antônio Ramos Rosa

Fábrica de Cultura Jd. São Luís

Vila Nova Cachoeirinha Rua Franklin do Amaral, 1575 Telefone: 2233-9270

Capão Redondo Rua Algard, 82 Telefone: 5822-5240

Jaçanã Rua Raimundo Eduardo da Silva, 138 Telefone: 2249-8010


Criação: Angela Kina Diagramação: André Zampieri

FÁBRICA DE CULTURA JARDIM SÃO LUÍS Av. Antonio Ramos Rosa, 651 – Tel: 5510-5530 – www.fabricasdecultura.org.br

Realização:


Livreto Fábrica de Cultura Jardim São Luís - dezembro/2013  

Programação de dezembro/2013

Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you