Revista Rio Sport #16

Page 66

Roteiro Cultural Planejada Brasília, a capital do Brasil situada no planalto central, foi projetada pelos arquitetos Oscar Niemeyer e Lúcio Costa, nas décadas de 50 e 60. O pedido vinha do presidente à época, Juscelino Kubitschek, que construiu uma verdadeira cidade-monumento. “O que mais me marcou em Brasília é que sua arquitetura traduz exatamente as expectativas democráticas da época de sua construção. Por exemplo, a Praça dos Três Poderes, que não tem uma paisagem típica de praça, com árvores, grama etc. O lugar provoca a sensação de imponência, traduzindo a ideia de supremacia do povo, como se o espaço vazio ao centro fosse o lugar onde as pessoas deveriam se aglutinar para manifestar sua vontade e pressionar os poderes do Estado”, reflete o mestrando em Teoria do Direito, Eduardo Campos, sobre sua visita à capital federal.

66

Foto Jean Carneiro

E ele tem razão. As formas imponentes são destaque das edificações. A começar pelo formato da cidade, de uma ave com asas abertas, o que inaugurou o Construtivismo no Brasil. O maior cartão postal da capital, a Esplanada dos Ministérios, foi projetada para acomodar os ministérios em 17 edifícios. As cúpulas do Congresso Nacional foram inspiradas nas antigas construções egípcias e romanas. Destacam-se ainda o Palácio da Alvorada, localizado às margens do lago Paranoá, o Palácio do Planalto, marcado pelo requinte das linhas e suas colunas, e a singularidade da famosa Catedral. Brasília é considerada patrimônio da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para Cultura, Ciência e Educação (Unesco) e, como a Europa e Dubai, merece uma visita. Boa viagem!


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.