Jornal Reposição nº 198 Dezembro 2023

Page 1

ANO XVI #198 DEZEMBRO 2023

DIA DO MECÂNICO

TAKAO compartilha histórias inspiradoras de profissionais que impulsionam a indústria automotiva

DIVULGAÇÃO

DIVULGAÇÃO

LEIA NA PÁGINA 7.

DIVULGAÇÃO

A Delphi conta a história de uma família unida pela mesma paixão Uma história envolvente de amor pela mecânica, passada de geração em geração, exemplificada pela família Alves LEIA NA PÁGINA 7.

Ministério da Cultura e Sicredi apresentam

10MAIO2014

CURITIBA

WWW.AUTOFESTA.COM

jornalreposição

1


EDITORIAL

COLUNA FERNANDO CALMON Nº 1.281 — 12/12/23

Desempenho de vendas em 2024 continuará muito bom Dia do Mecânico Não poderíamos deixar de prestar a nossa homenagem a esse profissional, "doutor de carros", responsável pela manutenção e cuidados dos veículos. O conhecimento e a prática do profissional de reparação automotiva fazem dele um profissional habilitado para examinar os sistemas e componentes, identificar falhas e realizar os reparos, garantindo o perfeito funcionamento dos veículos e prevenindo prováveis acidentes. Segundo dados do Grupo de Manutenção Automotiva e da CINAU (Central de Inteligência Automotiva), os mecânicos são responsáveis por mais de 80% dos carros que circulam nas estradas brasileiras, conferindo confiabilidade ao veículo e proteção para seus usuários. A realização de uma correta manutenção é primordial para a segurança do condutor e passageiros, . Parabéns profissional de reparação

Este ano começou morno, teve um estímulo com descontos patrocinados pelo Governo Federal em julho, seguido por uma acomodação e vai terminar com alta estimada em 8,8% em relação a 2022. São números bem melhores dos que as primeiras estimativas de crescimento de 3% feitas em janeiro último pela Anfavea e Fenabrave. Isso se deve em boa parte à grande safra agrícola plantada em 2022 e os bons resultados da colheita em 2023 que aumentaram a renda no campo e nas cidades em sua zona de influência. O mercado interno deverá fechar no final deste mês com 2,290 milhões de unidades na soma de veículos leves e pesados. Automóveis e comerciais leves representarão 95%, caminhões, 4% e ônibus, 1%. Segundo estudo da Bright Consulting, focado em modelos leves, até o mês passado SUVs (incluídos os crossovers) responderam por 42% das vendas, hatches, 24,4%; picapes, 17,7%; sedãs,12,8%; furgões, 3,2%. Picapes estarem à frente de sedãs deve-se ao avanço das versões de quatro portas que ampliaram a versatilidade desse tipo de veículo. Este percentual de quase 18% é semelhante ao do mercado americano. Anfavea decidiu antecipar para este mês as suas previsões para 2024, ao contrário dos outros anos em que apenas em janeiro revelava as estimativas. Para o mercado total o crescimento estimado é de 7% e 2,450 milhões de unidades. São bons números em razão da base comparativa com 2023 relativamente alta, mas a entidade não descarta rever as projeções para cima ao longo de 2024. As exportações deverão crescer apenas 2%. As importações deram um salto este ano (projetadas em 348,4 mil unidades) pois representarão 12% das vendas totais contra a média de 8% nos últimos 10 anos. Pela primeira vez marcas chinesas ocuparam o segundo lugar, até o mês passado, com 10% de participação, contra 9% do México e 64% da Argentina, entre outros. A entidade, entretanto, não estimou o que acontecerá em 2024 com os veículos importados.

VW, aos 70 anos, lançará mais quatro modelos até 2025 Depois de um início bastante modesto em um armazém do bairro do Ipiranga, em São Paulo (SP), no dia 23 de março de 1953, a VW completou 70 anos como líder do mercado de automóveis e SUVs e vice-líder entre veículos leves. Em 2023 concluiu nove lançamentos concentrados em versões de modelos existentes e até 2025 serão mais quatro. Um deles deverá ser o Nivus GTS em 2024, que pode estrear o motor flex 1,5 TSI, uma evolução do atual de 1,4 L. Este ano os destaques são dois modelos elétricos que marcam a estreia da subsidiária brasileira neste nicho de mercado: o SUV ID.4 e o monovolume ID.Buzz, a nova Kombi elétrica. Igualmente estreou a reestilização do SUV Tiguan Allspace de sete lugares, importado do México. As primeiras impressões do ID.Buzz foram apenas em um pequeno trecho urbano e não indicaram acelerações tão vigorosas, como se esperam de elétricos. Mas o torque instantâneo e constante de 31,6 kgf·m e os 204 cv asseguram boas respostas ao acelerador, não passando a impressão de um veículo pesado (2.200 kg) ou lerdo. Aceleração de 0 a 100 km/h declarada em 10,2 s. Bateria de 77 kW·h permite alcance médio de 337 km no padrão Inmetro. A posição ao dirigir lembra a da Kombi original e os dois bancos dianteiros contam com dois descansabraços cada. A tela do quadro de instrumentos tem apenas 5,3 pol. e está bem localizada na coluna de direção, cujo volante é ajustável em altura e distância. Espaço interno destaca-se em razão dos 2.989 mm de entre-eixos. Disponibiliza sete portas USB, acima da média. As portas laterais têm comando elétrico e o porta-malas impressionantes 1.121 litros. Com tração traseira, o comportamento em curvas é bem previsível, enquanto as suspensões dotadas de amortecedores adaptativos, apesar de um pouco ruidosas em pisos irregulares, apresentam boa relação entre conforto e estabilidade. Um ponto de destaque é o silêncio a bordo graças aos vidros com isolamento acústico.

Quanto à divisão das vendas de autos e comerciais leves em relação aos sistemas de propulsão, no acumulado até novembro, houve uma surpresa: motores flex, 83,4%; diesel, 9,9%; híbridos, 3,3%, gasolina, 2,7% e elétricos, 0,7%. Híbridos superaram a gasolina pela primeira vez, o que pode indicar uma tendência. Elétricos ainda não chegaram a 1%.

O lote único de 70 unidades só é comercializado por meio de assinaturas.

Versão Eletrônica: https://issuu.com/jornalreposicao Portal: www.jornalreposicao.com.br Direção: Désirée Sessegolo desiree.sessegolo@projetomarketing.com Financeiro: Ana Paula Pimpão financeiro@projetomarketing.com

Colaboradores: Fernando Calmon Tiragem: 10.000 exemplares impressos 30.000 exemplares digital

automotiva pelo importante trabalho para a sociedade. Désirée Sessegolo EDITORA

Em relação ao Tiguan, as mudanças externas são discretas. O motor de 2 litros TSI de 186 cv e 30,6 kgf·m recebeu uma calibração diferente em razão de emissões que diminuíram potência e torque, porém ainda forma um bom conjunto com o câmbio automático de oito marchas (antes, sete marchas). Aceleração declarada de 0 a 100 km/h em 9 s, adequada à proposta familiar deste SUV, bem como o ajuste das suspensões voltadas mais para o conforto.

Fernando Calmon

Em passagens por lombadas o movimento de queda de rodas é um tanto ruidoso. Sistema de freios destaca-se frente aos concorrentes. Assistente de permanência em faixa de rodagem pouco intrusivo e sem o incômodo observado em outros modelos de diferentes segmentos. Internamente, boa ergonomia no ajuste do volante e do banco do motorista que dispõe de aquecimento e ventilação. Isolamento acústico também se destaca. O banco traseiro é regulável em distância e o porta-malas com abertura por gesto dos pés tem volume pequeno de 216 litros em razão da terceira fileira de bancos. Preço: R$ 278.990.

AEA comemora 40 anos em 2024 com grandes trabalhos A eletrificação ainda está envolta em alguns “mistérios” ou interpretações de conveniência, a depender de quem tenta explicar a inegável necessidade de continuar avançando, mas esquece do ritmo certo sem atropelos ou recuos. Particularmente, não gosto de confundir híbridos, mesmos os plugáveis, com veículos elétricos. Mas, é comum utilizar o artifício de linguagem de “eletrificados” e colocar tudo sob o mesmo “chapéu”. A Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA) comemora, em junho próximo, 40 anos de bons serviços ao País. Uma de suas iniciativas é a recente cartilha eletrônica sobre eletromobilidade disponível no site para leitura ou para baixar gratuitamente: https://aea.org.br/ inicio/wp - content/uploads/2023/12/car tilha _ eletromobilidade.pdf . As informações, em linguagem simples, esclarecem dúvidas e oferecem cenários sobre o futuro. No encontro com a Imprensa deste final de ano vários membros da diretoria apresentaram o balanço das atividades em 2023. Uma das apresentações destacou a importância da Análise do Ciclo de Vida sobre emissões de CO2 ao longo da extensa cadeia produtiva de veículos. Isso inclui igualmente a fabricação de elétricos e suas baterias, assunto que não pode ser negligenciado.

EXPEDIENTE Veículo de Comunicação da Projeto Marketing Rua Hermógenes de Oliveira 90 B Curitiba PR CEP 81510-450 41 3155-2532 WhatsApp 41 99963-2784 www.projetomarketing.com Distribuidores oficiais do Jornal Reposição:

2

jornalreposição

*Os conteúdo enviados por colaboradores são de inteira responsabilidade dos autores. *Os anúncios publicados são de responsabilidade exclusiva dos anunciantes.


jornalreposição

3


MERCADO

Perspectivas (otimistas) da Indústria Automotiva para 2024 Por J. R. Caporal (*)

Os últimos anos foram marcados por desafios para a indústria automotiva, como a escassez de semicondutores, a inflação e a guerra na Ucrânia. No entanto, as perspectivas para 2024 são mais positivas, com a expectativa de recuperação dos mercados globais e o avanço de novas tecnologias. A indústria automotiva mundial está em um momento de transição, com a ascensão dos veículos elétricos e a crescente importância da tecnologia. No Brasil, as perspectivas para 2024 são positivas, com expectativa de crescimento no mercado de veículos novos e usados. O ano que vem promete ser um período de grandes mudanças para a indústria automotiva, com impactos significativos na distribuição de veículos. A seguir, analisamos algumas das principais tendências que devem moldar esse setor nos próximos meses e anos.

Veículos 0KM Após dois anos de escassez de semicondutores, a produção de veículos novos deve se normalizar em 2024. Isso deve levar a um aumento da oferta, que deverá pressionar os preços para baixo. A demanda por veículos novos deve continuar a crescer, impulsionada por fatores como a recuperação econômica e a migração para modelos mais eficientes e sustentáveis. O mercado de veículos novos deve registrar crescimento em 2024, com estimativas de aumento de 5% a 10% em relação a 2023. Esse crescimento será impulsionado por fatores como a recuperação da economia, a redução da taxa de juros e a maior aprovação de crédito.

4

jornalreposição

As montadoras também devem lançar novos modelos no Brasil em 2024, incluindo veículos elétricos e híbridos. Isso deve aumentar a oferta de opções para os consumidores e contribuir para o crescimento do mercado. Esse crescimento será impulsionado por fatores como o aumento da renda das famílias e a liberação de recursos do governo para a compra de veículos. No Brasil, a expectativa é que o mercado de veículos novos registre crescimento de 8% a 12% em 2024.

Veículos Usados O mercado de veículos usados no Brasil também deve crescer em 2024, com a previsão de vendas de 10 milhões de unidades, um aumento de 5% em relação a 2023. Esse crescimento será impulsionado pela demanda por veículos mais acessíveis, especialmente entre os consumidores de menor renda. A entrada de novas marcas no mercado brasileiro também deve contribuir para o crescimento do mercado de veículos usados. Essas marcas oferecem opções mais competitivas em termos de preço e qualidade, o que atrai os consumidores que buscam um bom negócio. Outros fatores vão ajudar: como a alta dos preços dos veículos novos, a redução da taxa de juros e a maior disponibilidade de crédito. Além disso, a maior disponibilidade de veículos seminovos, provenientes de locadoras, frotistas e pessoas físicas, também deve contribuir para o crescimento do mercado. Outro fator importante é a maior confiança

dos consumidores na compra de veículos usados, graças à melhoria dos serviços de avaliação, garantia e procedência, oferecidos pelas revendas e plataformas digitais. Com isso, os riscos de fraudes, defeitos e problemas jurídicos são reduzidos, aumentando a satisfação dos clientes.

Novas Marcas O mercado brasileiro deve receber novas marcas automotivas em 2024. Entre as principais entrantes, estão algumas marcas chinesas que oferecem modelos com preços competitivos e boa relação custo-benefício. Talvez também a americana Rivian e a alemã Cupra, do Grupo Volkswagen. A entrada dessas marcas deve aumentar a concorrência no mercado brasileiro e contribuir para a redução dos preços. Além disso, essas marcas trazem consigo novas tecnologias e conceitos, o que deve estimular a inovação na indústria automotiva brasileira. A renovação dos portfólios das montadoras tradicionais, com o lançamento de veículos mais tecnológicos, seguros e eficientes, também deve atrair os consumidores.

Maior Aprovação de Crédito A taxa de juros no Brasil deve continuar a cair em 2024, o que deve facilitar o acesso ao crédito para a compra de veículos. Isso deve contribuir para o crescimento do mercado de veículos novos e usados. Paralelamente, o Governo Federal deve lançar novos programas de financiamento para a compra de veículos

elétricos. Esses programas devem incentivar a compra de veículos mais sustentáveis e contribuir para a redução da poluição do ar. As condições para a aprovação de crédito para a compra de veículos devem se tornar mais favoráveis em 2024. A maior disponibilidade de crédito deve estimular a demanda por veículos novos, especialmente entre as famílias de baixa renda.

Conclusão A indústria automotiva brasileira deve enfrentar um cenário de oportunidades e desafios em 2024, com a expectativa de um aumento nas vendas de veículos novos e usados. Para se destacar nesse mercado, as empresas devem investir em inovação, qualidade, competitividade e atendimento, buscando atender às necessidades e preferências dos consumidores, cada vez mais exigentes e conectados. Essas tendências devem gerar oportunidades e desafios para as empresas que atuam no setor de distribuição de veículos. As empresas que se adaptarem às mudanças e oferecerem produtos e serviços competitivos estarão bem posicionadas para aproveitar o crescimento do setor nos próximos anos. (*) J. R. Caporal é fundador e CEO das empresas Auto Avaliar, Carflip e MegaDealer Compliance Comunicação


pronac

APOIO INSTITUCIONAL

jornalreposição

5


LANÇAMENTOS

Delphi celebra a conquista de novos negócios, produtos e iniciativas de inclusão ao longo do ano se prepara para 2024 Marca do grupo PHINIA ampliou sua linha de produtos, realizou o primeiro treinamento para surdos na Automec e inaugurou seu Centro de Treinamento. Para o próximo ano, planeja uma expansão significativa do portfólio e de seus negócios

Durante a participação na Automec, em abril deste ano, a companhia realizou um treinamento inédito, oferecido em parceria com a ONG “Caminhoneiros Surdos do Brasil (CSB)”, para o público surdo e deficiente auditivo. Essas aulas exclusivas, ministradas em Libras, capacitaram mais de 50 profissionais do setor automotivo sobre motores híbridos e elétricos e tecnologias Euro 6. O "Delphi Experience", espaço dedicado a essa iniciativa, proporcionou treinamento a mais de 500 profissionais, sendo reconhecido com o prêmio Innovation Award pela matriz global da marca, por sua abordagem pioneira e inclusiva. Também, durante o evento, foram apresentadas novas linhas de diagnóstico e ferramentas, estabelecendo importantes parcerias com países da América do Sul. Além disso, a companhia foi honrada com prêmios de Top of Mind em São Paulo e Rio de Janeiro, onde os aplicadores reconheceram a marca pelas linhas de Bico Injetor, Cabos de Velas, Bombas de Combustível e Compressores, conquistando diversas premiações.

Como parte dos investimentos realizados no ano, a corporação inaugurou o novo Centro de Treinamento da marca, em sua planta fabril, na cidade de Piracicaba/SP. Esta é a primeira unidade da marca nas Américas, oferecendo até 25 treinamentos mensais para 12 alunos em cada sala, estruturada para simultaneamente conduzir quatro cursos independentes.

Para o próximo ano, iniciativas já estão programadas, em diversas frentes: Ampliação do Portfólio no Aftermarket: novas soluções em sistemas de injeção, sensores e sistemas de ignição, atendendo à crescente demanda por tecnologias avançadas e confiáveis.

No mês de julho, foi estabelecida a PHINIA, uma organização global focada em soluções para a indústria e o aftermarket automotivo, com ênfase na eficiência energética e descarbonização da mobilidade por meio das suas marcas Delphi, Delco Remy e Hartridge

Injetores GDi para a Indústria Automotiva: a empresa pretende fortalecer sua posição no mercado de injeção direta de combustível, fornecendo injetores GDi para as principais marcas da indústria automotiva. Essa expansão visa atender às crescentes necessidades de efi ciência e desempenho dos veículos modernos.

No segmento de pesados, a empresa manteve a liderança no fornecimento de peças de repo-

Sensores de Oxigênio para o Mercado Externo: a Delphi aumentará sua presença global no

jornalreposição 6 Jornal Reposição

mercado externo, a partir da unidade de Piracicaba/SP. Para isso, serão fornecidos sensores de oxigênio para um grande um mercado consumidor de veículos automotivos. Com isso, a empresa busca estabelecer novas parcerias e conquistar novos clientes em todo o mundo. Veículos Pesados: será intensificada oferta de componentes remanufaturados para veículos pesados, apresentando novas soluções e aplicações. Essa iniciativa visa atender às demandas específicas desse setor, contribuindo para a eficiência e sustentabilidade no transporte de carga.

tidos com os objetivos que temos para o futuro. Para 2024, o foco será reforçar a presença em ambos os segmentos de Aftermarket e OE, oferecendo cada vez mais, soluções inovadoras e de alta qualidade, por meio da contínua expansão de nosso portfólio, novas tecnologias e proximidade constante com os clientes. Agradecemos a todos os parceiros, consumidores e colaboradores pelo contínuo apoio e aguardamos ansiosamente um ano de 2024 repleto de conquistas e crescimento”, finaliza Amaury Oliveira, vice-presidente de Aftermarket da PHINIA para a América do Sul.

Capacitação e Qualificação: a marca está comprometida em intensificar os investimentos nas soluções para capacitação e qualificação do profissional do segmento de reparação. Novos cursos e treinamentos serão oferecidos em seu Centro de Treinamento em Piracicaba/SP, atendendo à demanda aquecida e proporcionando conhecimentos atualizados aos profissionais do setor, assim como a opção de “cursos pocket”, de curta duração e voltados para as áreas de marketing e vendas. A realização de programas online e híbridos também faz parte dos planos. “Este foi um ano muito especial para todo o time Delphi, com importantes realizações. Os resultados alcançados nos deixam extremamente felizes. Estamos totalmente comprome-

DIVULGAÇÃO

Conforme divulgado em 2022, foi apresentada ao mercado uma nova linha de componentes de suspensão e direção para veículos premium. Esses novos produtos se destacam pelo acabamento especial resistente à alta salinidade, protegendo as peças contra corrosão, além de se destacar na oferta de componentes para a indústria, com a linha de injetores para as principais marcas de automóveis.

sição para veículos e máquinas agrícolas e intensificou a oferta de injetores diesel remanufaturados, que contam com padrão de qualidade e garantia de fábrica equivalentes ao de peças novas, contribuindo para a rentabilidade dos transportadores e promovendo a redução do descarte de resíduos no meio ambiente.

DIVULGAÇÃO

A Delphi, marca do grupo PHINIA, líder em sistemas de combustível premium, sistemas elétricos e produtos de reposição, encerra 2023 com resultados significativos em sua operação no Brasil, reforçando seu compromisso com a inovação, inclusão social e excelência em produtos e serviços, com o lançamento de novas linhas de produtos, realização de ações inclusivas inovadoras e inauguração da sua unidade de treinamento presencial, a primeira nas Américas. Tais ações coincidiram com a nova fase, iniciada com a oficialização da PHINIA, trazendo ainda mais competitividade para a marca, tanto nos segmentos OE como no Aftermarket automotivo.

Sobre a HINIA A PHINIA é líder de mercado e fornecedora independente de soluções e componentes de alta qualidade com mais de 100 anos de experiência em fabricação e relacionamentos com o setor, com um forte portfólio de marcas que inclui Delphi, Delco Remy® e Hartridge. Com 12.900 funcionários em 44 locais em 20 países, a PHINIA tem sede em Auburn Hills, Michigan, EUA. Trabalhando em veículos comerciais e aplicações industriais (caminhões pesados e médios, construção fora de estrada, aplicações marítimas, agrícolas e industriais) e veículos leves de passageiros, caminhões, vans e veículos utilitários esportivos, desenvolvemos sistemas de combustível e peças de reposição que mantêm motores de combustão operando com máximo desempenho, do modo mais limpo e efi ciente possível, ao mesmo tempo em que investimos em futuras tecnologias que irão liberar o potencial de combustíveis alternativos. Ao fornecer o que o mercado precisa hoje para se tornar mais efi ciente e sustentável, ao mesmo tempo em que desenvolvemos produtos e soluções inovadores para um amanhã mais limpo, somos o parceiro de escolha para uma gama diversifi cada de clientes industriais e de aftermarket, ao impulsionar nossa jornada compartilhada rumo a um futuro neutro em carbono e livre de carbono Grupo Printer Comunicação

jornalreposicao.com.br


DIA DO MECÂNICO

TAKAO compartilha histórias inspiradoras de profissionais que impulsionam a indústria automotiva

Segundo o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), em 2022, o número de profissionais capacitados ultrapassou a marca de 130 mil

De acordo com dados do Sindirepa (Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios), em 2022, o Brasil contava com mais de 68 mil oficinas de reparo especializadas em automóveis, utilitários e comerciais leves. Esses estabelecimentos movimentaram R$ 71 bilhões no período, com 40% do total, apenas, em mão-de-obra. Além das questões econômicas e estruturais, o segmento promove a ascensão profissional para muitos brasileiros. Segundo o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), o número de profissionais capacitados ultrapassou a marca de 130 mil no período.

DIVULGAÇÃO

Nesta data, a TAKAO, marca de componentes para motor comercializada pela Goop Distribuidora, compartilha histórias inspiradoras. Dentre elas, está a trajetória de Fátima Soares, fundadora e CEO da empresa. Além de liderar uma das marcas de autopeças mais reconhecidas no Brasil, a executiva se tornou um modelo para as mulheres no meio automotivo.

Nos anos 80, Fátima era sócia de uma retífica de motores em São Paulo e testemunhou as dificuldades de obtenção de peças para automóveis importados. Diante desse cenário,

a empresária enxergou uma oportunidade de negócio e decidiu importar e distribuir esses produtos com agilidade para o mercado. Assim nasceu a Goop, distribuidora de autopeças, que em, apenas um ano, cresceu exponencialmente. Após 10 anos, mantendo a filosofia de estar sempre próxima ao mercado reparador e oferecer soluções inovadoras, a empresa lançou a marca TAKAO. “Nutrimos o entusiasmo pelo universo da mecânica e da indústria automotiva, da mesma forma que nossos clientes. Quando dizemos que juntos movemos motores, não estamos apenas referendando a marca. Trata-se de algo que realmente acreditamos e praticamos todos os dias”, afirma.

DIVULGAÇÃO

Comemorado em 20 de dezembro, o Dia do Mecânico é mais do que a celebração de uma profissão. É, também, o momento de reconhecer as pessoas que impulsionam a indústria automotiva e que mantém a frota circulante em funcionamento.

Paula Mascari, mecânica, preparadora de motores e criadora de conteúdo, é outro exemplo de determinação e realização profissional. Desde criança, era fascinada por carros e, aos 17 anos, optou por seguir na profissão. Mas as barreiras impostas pela sociedade, na época, afastaram o sonho. Então, decidiu seguir pela área do Direito. Entretanto, a paixão pelos motores nunca a abandonou. Em 2018, Paula tomou uma decisão: largou a carreira de mais de 10 anos como advogada e se matriculou no curso de Mecânica. Apesar de enfrentar desafios, não desistiu. Com sede de conhecimento, se formou em diversas especialidades, desde preparação de motores até pilotagem esportiva. No entanto, no início, o acesso ao mercado de trabalho não foi fácil. O preconceito e a falta de oportunidades impediram que conseguisse um emprego. Sem desistir, se dedicou com mais afinco, realizando mais treinamentos e adquirindo um carro para colocar em prática tudo que aprendia em sala de aula. Hoje, ela é reconhecida e respeitada no círculo automotivo por levar informação de qualidade para mecânicos e mecânicas. Além disso, é uma profissional requisitada para preparação de motores de competição em inúmeras categorias do automobilismo nacional. Paula reflete sobre os caminhos que trilhou: “Desde o início da minha jornada como mecânica, busco compartilhar dificuldades e vitórias. Sempre recebi muitas mensagens de mulheres que, também, são apaixonadas pelo meio automotivo e procuro incentivá-las. Afinal, em todas as áreas passamos por desafios, o que muda é a forma como os enfrentamos e superamos.”

Marcos André Braga, sócio e gerente Comercial da Tigrão Autopeças há dezesseis anos, é uma figura respeitada no mercado de reparação automotiva da região metropolitana do Rio de Janeiro. Com 38 anos de carreira, Braga iniciou sua jornada quando o irmão dele o convidou para trabalhar em uma revenda de autopeças. Como notou que o conteúdo técnico agregava valor no relacionamento comercial com os clientes e, dessa forma, conseguia promover uma venda mais qualificada e fidelizar os consumidores, o gerente matriculou-se e frequentou cursos voltados para a formação de mecânico. Com a experiência adquirida no decorrer dos anos, fundou a Comercial Tigrão Autopeças, um parceiro estratégico da TAKAO no estado carioca. A empresa conta, atualmente, com seis lojas e dois centros de distribuição, empregando cerca de 160 colaboradores. “Comecei do zero. Não tinha conhecimento sobre mecânica quando iniciei na área e tive que me capacitar, pois, assim como reparar um motor de um carro, vender uma peça para o conserto também não é fácil”,

declara Braga. O empresário, também, se mostra contente em poder comemorar o Dia do Mecânico e manda um conselho aos colegas de profissão: “O sucesso, neste trabalho, é fruto de três fatores: da busca constante pelo domínio do conhecimento técnico, pela ética nas relações comerciais e de trabalho e pelo foco na satisfação do consumidor.” Sobre a TAKAO A TAKAO, marca para componentes para motor da Goop Distribuidora, é uma empresa com 22 anos de tradição no mercado do aftermarket automotivo. De capital 100% nacional, é a segunda marca de componentes para motor mais lembrada pelos mecânicos. Atende 95% da frota circulante, com mais 23 mil ítens, dispostos em 23 famílias de produtos para aplicação em automóveis, picapes, comerciais leves e vans. Conta com 18 centros de distribuição, localizados estrategicamente em 13 estados e um CD nacional de 18 mil m² no estado do Espírito Santo, que permite atender em até 24 horas os pedidos realizados em 70% do território nacional, realizando as entregas do CD diretamente ao aplicador, algo inédito no aftermarket brasileiro. Grupo Printer Comunicação

No Dia do Mecânico, a Delphi conta a história de uma família unida pela mesma paixão DIVULGAÇÃO

Uma história envolvente de amor pela mecânica, passada de geração em geração, exemplificada pela família Alves

No dia 20 de dezembro, celebramos o Dia do Mecânico, uma data que destaca a grande importância dessa profissão para a sociedade e a indústria automotiva. Os mecânicos desempenham um papel fundamental, seja reparando um motor, realizando a manutenção preventiva ou solucionando problemas complexos, garantindo o bom funcionamento dos veículos que são essenciais para o nosso dia a dia. Segundo dados obtidos pela CINAU (Central de Inteligência Automotiva), o número de profissionais da mecânica cresceu 4,88% no primeiro trimestre de 2023, em comparação ao mesmo período do ano passado, acompanhando o aumento da frota de veículos em circulação. A colaboração com empresas como a Delphi, do grupo PHINIA, líder em sistemas de combustível,

sistemas elétricos e produtos de reposição, fortalece o compromisso com esses profissionais. O vice-presidente de Aftermarket para a América do Sul, Amaury Oliveira, resume o sentimento que une a marca a todos eles: “Os mecânicos são exemplos de empreendedorismo, superação e paixão pelo que fazem. Eles trabalham todos os dias para garantir a segurança e o conforto dos motoristas e mostram que a paixão pela mecânica é um elo inquebrável que une gerações. Estamos orgulhosos em fazer parte de suas histórias e comemorar o Dia do Mecânico”. A profissão de mecânico, longe de ser apenas uma escolha de carreira, é frequentemente uma paixão que atravessa o tempo, passada de pai para filho, em momentos preciosos compartilhados em uma garagem. Essa é a história da família Alves, onde a paixão pela mecânica é um legado transmitido de geração em geração. Edilson Alves, patriarca da família, começou

sua carreira como mecânico aos 15 anos de idade, depois que sua mãe, também mecânica, o presenteou com um jogo de ferramentas e começou a ensiná-lo sobre o funcionamento dos motores. Nessa época, ele já começou a atuar como mecânico profissional, decidindo que, quando tivesse um filho, o guiaria na mesma jornada. Anos depois, já casado, decidiu abrir sua própria oficina. “Foi um risco, mas eu tinha confiança no meu trabalho e nos meus clientes”, afirma. Edson José Alves, filho de Edilson, enfrentando deficiência auditiva desde o nascimento, dedicouse a observar seu pai nas oficinas, absorvendo conhecimento sobre carros. Ao longo do tempo, desenvolveu uma notável habilidade para identificar problemas mecânicos através do tato. Ele recorda: “Meu pai guiava minha mão pelo motor, permitindo que eu sentisse as vibrações do cabeçote e detectasse qualquer irregularidade. Ao encontrar o problema, recebia os parabéns e a

admiração dele por essa habilidade”. A tradição da família não para por aí. Ana Clara Alves, neta de Edilson, já está imersa na cultura da mecânica, guiada pelos ensinamentos e cuidados do pai e do avô. Edilson expressa a importância do amor na mecânica, um ciclo que se completa entre os membros da família. Ele compartilha esse sentimento com seu filho e sua neta, almejando que, um dia, possam assumir o mesmo lugar onde ele se encontra: "Transmiti para ele o que carregava dentro de mim, e agora ele está fazendo algo maravilhoso ao ensinar mecânica para a filha”. “A história da família Alves é um testemunho da paixão que transcende barreiras. E, ao mergulhar em sua história, testemunhamos a verdadeira essência dessa paixão. Desde Edilson até sua neta, Ana Clara, a mecânica é mais do que uma profissão; é um legado, um ciclo completo de amor e conhecimento compartilhado”, conclui Oliveira. Grupo Printer Comunicação

jornalreposição

7


CARRO ELÉTRICO

Musk brasileiro?

Capixaba cria primeiro carro elétrico com produção em linha no Brasil

Formado em Direito e Contabilidade, Assis se mudou para a capital em busca de uma vida melhor. Iniciou sua carreira como bancário e pouco tempo depois partiu para o empreendedorismo, com a criação da Financial Contabilidade que, sob gestão do primeiro funcionário e agora sócio, Iledson Luiz Fracalossi, se tornou referência em benefícios fiscais, atendendo mais de 400 clientes. Logo depois, fundou a Lecard, uma administradora de cartões PAT (Programa de Alimentação do Trabalhador) que chegou a uma movimentação anual de R$ 1 bilhão, fornecendo para mais de 600 prefeituras e órgãos públicos e mais de 3 mil empresas privadas. Em 2022, vendeu Lecard com o intuito de acelerar um sonho ainda mais potente: criar a primeira montadora de carros elétricos do Brasil. A ideia surgiu quando o advogado se deparou com a Lei 8.723, publicada em 1993, que regulamenta a redução de emissões de CO2 de veículos com prazo final em 2027, encerrando a utilização de motores a combustão em veículos automotores fabricados a partir de 2028. De olho nessa oportunidade, em 02/02/2022, o empresário deu início à Lecar, com sede em Alphaville, São Paulo, e planta Industrial em Caxias do Sul, Rio Grande do Sul. A primeira iniciativa foi formar um time de engenharia automobilística altamente qualificado e experiente. Hoje, a equipe conta com 30 profissionais, muitos deles com passagens importantes por empresas como Gurgel, Troller, JPX, Ford, Toyota, Nissan e Marcopolo. O capital é 100% próprio, mas a expectativa é fazer o IPO (oferta pública inicial) em 2025. “Além de um projeto que favorece a mobilidade e a sustentabilidade, nosso objetivo é fazer

8

jornalreposição

DIVULGAÇÃO

Assim como o bilionário norte-americano, Flávio Figueiredo Assis vendeu uma empresa do setor financeiro para investir em sua própria montadora, a Lecar Quem acompanhou a trajetória do garoto humilde, que estudou em escola pública e nasceu na pequena cidade de Guaçuí, no interior do Espírito Santo, nunca teve dúvidas de que, apesar das dificuldades, seu futuro seria promissor. Flávio Figueiredo Assis promete fazer história ao lançar o primeiro carro elétrico originalmente brasileiro. Mais do que contribuir para a mudança da matriz energética, impactando positivamente o meio ambiente, sua missão é mudar a imagem do Brasil para o mundo. Sua inspiração é o bilionário norteamericano Elon Musk, que tem uma história semelhante à do empresário.

A estimativa é produzir 300 veículos por mês já no primeiro ano de fabricação, gerando 600 empregos diretos e R$ 1 bilhão de faturamento. O foco das vendas será a Grande São Paulo, especialmente entre a capital, Campinas e São José dos Campos, onde a empresa deve investir em uma rede de infraestrutura para recarregamento de bateria. Também está previsto, já para 2025, a criação de uma rede de carregamento próprio ao longo de toda BR 101, com carregadores rápidos disponíveis a cada 150km da rodovia. Até 2030, a empresa espera oferecer cobertura total nas principais rodovias do país. Em um segundo momento, além da expansão para todo o território nacional, o visionário planeja a internacionalização de sua montadora, especialmente para EUA, França, Itália e Mônaco. “Já estamos alinhando uma série de parcerias nesses países para levar nossa marca para o mundo”, orgulha-se.

com que o Brasil seja visto de forma valorizada, assim como sempre deveríamos ser vistos. Somos a oitava economia do mundo e ainda não tínhamos nenhuma montadora nacional. Vamos mudar o rumo da história”, pontua. Ao iniciar o projeto de design do carro, Assis logo identificou a cidade de Caxias do Sul como o melhor local para montar sua fábrica, visto que vários fornecedores do ecossistema de mobilidade se encontram na região. Lá, a equipe desmontou um Tesla a fim entender a engenharia do concorrente à fundo. Cerca de 35% das peças do Lecar Model 459, o primeiro veículo da companhia, serão importadas da China. Motores e baterias virão do fabricante chinês Wiston, que fornece também para outras duas gigantes do setor: Volkswagen e Hyundai. O restante será produzido no Brasil. “Nosso país é privilegiado, com matéria-prima apropriada e abundante para a produção de carros 100% elétricos”, esclarece. Sempre atento a oportunidades, os contratos fechados com vários fornecedores preveem a transferência de tecnologia e cooperação técnica, científica e operacional, o que viabiliza uma fábrica de células de bateria e motores elétricos no Brasil, permitindo a autossuficiência na produção de carros elétricos. “Temos em nosso país, 97% dos minerais que compõe as células de baterias.

Além de sermos autossuficientes, podemos ainda nos tornarmos protagonistas e uma grande referência no mercado global de veículos elétricos, fornecendo automóveis para outros países. Nossos carros vão interessar a quem cuida do meio ambiente também em outros países”, anima-se o empresário. Em fevereiro, o carro, cujo protótipo está em desenvolvimento, segue para uma série de homologações em Londres, na Inglaterra, onde será submetido a avaliações de impacto, aerodinâmica e simuladores de segurança. Essa etapa terá duração de até nove meses. Depois disso, o produto entrará em linha de produção, devendo estar disponível ao mercado a partir de dezembro de 2024. O Lecar Model 459 terá um custo de R$ 279 mil e autonomia de 400km por carga. A carga tributária é de 43%. “Precisamos que o governo se conscientize sobre a importância dos carros elétricos para o Brasil e crie uma política de incentivos a fim de termos preços mais competitivos”, destaca Assis. A empresa também planeja a criação do Lecar POP, uma versão popular e com o uso de baterias e motores elétricos produzidos no Brasil que, com os mesmos incentivos fiscais aos elétricos existentes em diversos países, teria o custo estimado de R$ 100 mil e autonomia de 200km por carga.

Em cinco anos, a Lecar pretende produzir 50 mil carros por ano, com geração de 6 mil empregos diretos e R$ 13 bilhões de faturamento anual. A empresa pretende, ainda, criar um plano de assinaturas, mudando a cultura da posse para a de acesso. “As pessoas não precisam ter um carro, o que elas precisam é de mobilidade”, argumenta. A assinatura base para o plano de locação de 36 meses será oferecida por aproximadamente 3% do valor de venda para uma quilometragem mensal de 1 mil km. O grande diferencial da Lecar é o de não apenas fabricar um carro elétrico no Brasil, mas desenvolver um produto totalmente pensado para o país. “Tenho um Tesla e, definitivamente, ele não foi estruturado para rodar pelas ruas e estradas brasileiras. Ele sofre a cada buraco. Nosso projeto é de um carro feito para os desafios das estradas do Brasil, com tecnologia de ponta, resistência, prazer na direção e alinhado à necessidade de redução de emissões de CO2, que foi o grande motivador para embarcarmos nesse projeto”, finaliza. Sobre a Lecar: www.lecar.com.br A Lecar S/A Indústria Brasileira de Automóveis Elétricos é a primeira montadora de carros elétricos do Brasil. A equipe de engenharia desenvolveu um automóvel 100% elétrico com design, envolvimento e energia totalmente projetado por brasileiros e para brasileiros. O Lecar Model 459 deve ser lançado em dezembro de 2024. Informa Midia


DESTAQUE

A Cobra Rolamentos e Autopeças completou no último dia 28 de outubro, 36 anos de existência. A data foi lembrada e celebrada em cada uma das suas filiais espalhadas pelo Brasil e em sua matriz localizada no bairro de Santo Amaro, em São Paulo, onde, aproveitando a circunstância festiva, a empresa promoveu o seu Encontro Nacional de Vendas.

DIVULGAÇÃO

Cobra Rolamentos e Autopeças completa 36 anos e promove Encontro Nacional de Vendas

"Poder comemorar os 36 anos da Cobra ao lado desses colaboradores que são pontos chave do nosso sucesso, nos enche de orgulho e de certeza de que estamos trilhando juntos um caminho longo de muitas conquistas e vitórias!", declara Diogo Sturaro, Diretor da Cobra Rolamentos e Autopeças. Atualmente a Cobra conta com 34 filiais, entregando produtos com agilidade e excelência no atendimento, de norte a sul do País. Com mais de 35 mil itens em seu portfólio e atendendo mais de 18 mil clientes entre as linhas leve, comercial leve, pesada, moto, agrícola e até mesmo industrial, a Cobra é referência quando fala-se em variedade e qualidade em autopeças.

DIVULGAÇÃO

Na ocasião, todos os gerentes das filiais do Brasil se encontraram na sede da empresa para apresentar seus resultados e também falar sobre planejamento e estratégias para 2024.

Para saber sobre produtos, aplicações, endereços ou dúvidas, consulte www.cobrarolamentos.com.br ou envie um e-mail para sac@cobrarolamentos.com.br. Paula Skoretzky / PSC Comunicação Assessoria de Imprensa Cobra Rolamentos

Catálogo eletrônico da NTN facilita busca de peças e de distribuidores por região

Sempre atenta às demandas do mercado de reposição, a NTN, empresa líder mundial que fornece rolamentos de roda para as principais montadoras do mundo e com mais de 100 anos de tradição, disponibiliza catálogo eletrônico de suas linhas de rolamentos de roda, kits, sensores ABS e rolamentos de caixa de câmbio, que permite mais segurança e agilidade na hora de escolher uma peça. A ferramenta no catálogo eletrônico, instalada e atualizada via internet, permite a busca de peças pelo número NTN e SNR, montadora, modelo de veículos, motor ou ainda tipo de produto e também pode ser feita no modo offline. O catálogo eletrônico conta com a relação de distribuidores em todo o Brasil, assim como tem informações técnicas sobre produtos disponíveis para download. Assim, reparadores, balconistas ou distribuidores encontram os produtos e as aplicações que desejam de forma prática, ajudando na correta identificação da peça. Referência global na fabricação de rolamentos atendendo as principais montadoras, a NTN, com planta, localizada no Paraná, oferece ao mercado de reposição vasta variedade de itens das marcas NTN e SNR, portfólio sempre em evolução para acompanhar o crescimento da frota circulante de veículos.

DIVULGAÇÃO

Ferramenta traz informações sobre portfólio das linhas de rolamentos de rodas, kits, sensores ABS e rolamentos de caixa de câmbio Por meio dos canais digitais, a empresa leva informação e conhecimento técnico ao mercado. O link para a instalação do Catálogo Eletrônico da NTN é: Redes sociais do Grupo NTN: Instagram: @ntnrolamentosbrasil Facebook: NTN Rolamentos do Brasil LinkedIn: NTN Rolamentos do Brasil Grupo NTN: Com mais de um século de história, o Grupo NTN é líder no fornecimento de rolamentos de roda para as principais montadoras no mundo com as marcas NTN e SNR. Com presença global, possui mais de 70 plantas em vários países, mais de 100 escritórios comerciais em vários continentes e mais de 23 mil colaboradores. As marcas BOWER e BCA também fazem parte do Grupo NTN, atendendo com a mais alta qualidade os exigentes mercados industriais, agrícolas e construção. Com Centros de Pesquisa e Desenvolvimento no Japão, onde fi ca a sua sede, na França e nos Estados Unidos, o Grupo NTN investe em inovações e novas tecnologias. A operação no Brasil conta com fábrica e centro de distribuição no Paraná, que atende a todo o mercado nacional.

Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa

jornalreposição

9


LANÇAMENTOS

Cobra Rolamentos e Autopeças recebe 4 troféus no Maiores e Melhores 2023 DIVULGAÇÃO

DIVULGAÇÃO

ZM encerra 2023 com mais de 250 lançamentos

Volda lança o Super Mecânico, seu novo assistente virtual Dia 20, é comemorado o Dia do Mecânico. A Volda, que valoriza o trabalho destes profissionais durante todo o ano, aproveita a data para lançar o seu novo assistente virtual, o Super Mecânico.

A ZM, indústria com sede na cidade de Brusque, em Santa Catarina, especializada na fabricação de peças para os sistemas elétricos, de suspensão e direção, com mais de 40 anos de tradição e 100% brasileira, chega ao final de 2023 com muitos mo�vos para comemorar.

A produção de conteúdo para que os reparadores �vessem mais informações diretamente da fábrica, auxiliando, facilitando, orientando, �rando dúvidas e dando dicas sobre as aplicações dos produtos ZM não pararam: vídeos do Aplique Certo, LabCar e LabTruck toda semana para o público.

Entre eles, a grande marca de mais de 250 itens lançados durante este ano, divididos entre suas linhas elétrica, suspensão e direção, uma par�cipação histórica na Automec, onde pode comemorar junto aos seus clientes, parceiros e amigos os seus 40 anos de existência, além de lançar no Brasil a sua linha de impulsores.

Esse ano foi realmente muito dinâmico, mas todas as nossas ações foram muito bem planejadas, estruturadas e a�ngiram o seu principal obje�vo, que é ver e sen�r a sa�sfação de nossos clientes ao ter um produto ZM e todo o apoio que podemos oferecer ao seu alcance. Nossa marca entende o valor do relacionamento com o público e é com esse sen�mento que con�nuaremos nosso trabalho com ainda mais novidades em 2024. Agradecemos a todos que es�veram ao nosso lado ao longo de 2023.”, agradece Poliana Zimermann, Coordenadora de Vendas e Marke�ng da ZM.

Ainda falando em feiras, par�cipou da Autonor, Autopar, Automechanika México, além de muitos outros eventos pelo País. Além disso, ainda ganhou mais uma vez a premiação como uma das empresas mais rentáveis da região Sul do País, além de ser citada na pesquisa da Revista O Mecânico! Foram várias corridas acompanhadas com muita emoção e torcida pelo piloto da Copa Truck, Raphael Abbate #26, com o seu bruto todo equipado com as bieletas e terminais axiais da ZM, provando que a marca tem qualidade, resistência e durabilidade mesmo em situações extremas, como é o caso de uma compe�ção! Já na parte social, a ZM pode apoiou inicia�vas da Polícia Militar do Estado de Santa Catarina e do Centro Universitário de Brusque - UNIFEBE através do projeto pioneiro do CIEE Brusque - Centro de Integração Empresa-Escola. Também doou mais de 20 carrinhos desenvolvidos e construídos pela empresa para o projeto “Transitolândia” e que foram distribuídos entre os Postos da Polícia Militar Rodoviária de Gaspar, Blumenau e Aurora, proporcionando uma melhora na qualidade das ações de educação para o trânsito para jovens e crianças.

10 jornalreposição

Atualmente, a ZM produz Motores e Relés de Par�da, Induzidos, Impulsores de Par�da, Polias, Rotores, Estatores, Alternadores, Parafusos e Porcas de Roda, Cruzetas, Componentes de Cardans, Peças Conformadas à Frio e Fixadores, na linha elétrica e em sua linha mecânica, lançada em 2020, a empresa produz bieletas e pivôs para o sistema de suspensão e terminais axiais para o de direção, atendendo as linhas Leve, U�litários e Pesada. Com tantas ações em 2023, a ZM espera trazer em 2024 ainda mais novidades, mais lançamentos e estar ainda mais próxima do reparador. Aguardem as novidades! Para saber mais sobre a ZM e todas as suas ações, basta acessar www.zm.com.br ou o instagram da empresa no www.instagram.com/cur�rzm. Paula Skoretzky / PSC Comunicação Assessoria de Imprensa ZM

Serra (ES), 20 de dezembro – O Dia do Mecânico é comemorado hoje, e a Volda, que oferece cobertura para 90% da frota circulante brasileira em componentes de suspensão e de transmissão, valoriza o trabalho destes profissionais especializados na arte da manutenção de veículos. Para homenageá-los, e também para aprimorar o relacionamento e atendimento aos profissionais da reparação, a companhia anuncia o lançamento do Super Mecânico, personagem que será o novo porta-voz da empresa, atuando como assistente virtual da Volda nas redes sociais e no WhatsApp. A comunicação da companhia, que prima pela excelência no serviço, ocorre por meio de treinamentos técnicos sobre os componentes de suspensão, buscando garantir que a aplicação dos seus produtos seja realizada da melhor forma possível. Esses treinamentos acontecem duas vezes por mês, e para o próximo ano, a Volda pretende dobrar essa quantidade. Além disso, a empresa mantém outros canais de relacionamento com os mecânicos por meio do 0800 600 1718, das redes sociais e do WhatsApp. De acordo com o Diretor Comercial e de Marketing da Volda, Ivan Furuya, o mecânico desempenha um papel crucial na preservação da integridade mecânica de automóveis, caminhões e outros meios de transporte. “Eles têm um papel vital em nossas vidas diárias, mantendo nossas estradas seguras e nossos veículos em bom estado de conservação”, afirma Furuya. Para Furuya, o trabalho realizado pelos mecânicos no conjunto da suspensão do veículo vai além de simplesmente trocar peças. O desafio destes profissionais é, também, garantir segurança, conforto e manter a eficiência geral do automóvel, para que o veículo esteja sempre nas condições ideais para enfrentar os mais variados desafios e muitas vezes imprevisíveis das estradas. “A expertise e habilidades dos mecânicos são fundamentais para manter a integridade e o desempenho do sistema de suspensão”, explica ele. Grupo Printer Comunicação

Aconteceu na noite de 23 de novembro, na Casa Bossa, no Shopping Cidade Jardim, a 27ª edição do prêmio Maiores e Melhores em Distribuição de Autopeças, resultado da pesquisa desenvolvida e aplicada em 500 varejistas de veículos leves de todo o País pelo Núcleo de Inteligência de Mercado do Aftermarket Automotivo, o After.Lab, com metodologia criada pelo Instituto Ipsos e realização da Nhm (Novomeio hub de mídia). O evento reuniu importantes empresários, executivos e formadores de opinião da reposição e a Cobra Rolamentos e Autopeças foi reconhecida como a melhor distribuidora em diversas categorias. A empresa obteve primeiro lugar em: "Rolamentos" (pela 26ª vez consecutiva), "Amortecedores", "Pastilhas" e também nas categorias de desempenho empresarial: "Entrega", "Frequência de Compra", "Confiança" e "Ética", além de ser citada em mais 12 categorias, ficando sempre entre as três primeiras colocadas. "Nosso trabalho é árduo para atender a todas as demandas do mercado, mas tem sido extremamente recompensador ao ver que o setor sente toda a nossa dedicação e todo o nosso empenho em buscar o melhor atendimento, as melhores opções para proporcionar agilidade na entrega, constante investimento em equipe, os melhores parceiros e estamos muito felizes e gratos por todos esses prêmios. Indicam que estamos no caminho certo.", declara Diogo Sturaro, Diretor da Cobra. Atualmente a Cobra conta com 34 filiais por todo o Brasil e mais de 35 mil itens em seu portfólio, atendendo mais de 18 mil clientes, sendo referência quando se trata de variedade, agilidade na entrega além de qualidade em autopeças e espera trazer muitas novidades ao mercado em 2024. Para saber mais sobre produtos e aplicações, consulte a loja.cobrarolamentos.com.br ou envie um e-mail para sac@cobrarolamentos.com.br. Assessoria de Imprensa Cobra Rolamentos Paula Skoretzky / PSC Comunicação


MERCADO

ABVE: Programa MOVER fará a eletromobilidade avançar no Brasil

Medidas divulgadas pelo governo aumentarão investimentos em inovação, avalia o presidente da entidade, Ricardo Bastos Dois importantes documentos assinados pelo presidente da República e divulgados no último sábado, 30/12, pelo Governo Federal, permitirão ao Brasil avançar na eletromobilidade e atingir as metas de descarbonização da economia – avaliou o presidente da ABVE, Ricardo Bastos. “Encerramos 2023 com duas ótimas medidas do governo brasileiro para atração de investimentos na indústria automotiva e na descarbonização”, disse Ricardo Bastos. Um dos documentos é a Medida Provisória 1205, que institui o Mover (Programa Mobilidade Verde e Inovação), a aguardada nova política automotiva que substituirá o Rota 2030. Outra iniciativa é o texto de um Projeto de Lei que cria um programa de “depreciação acelerada” do parque industrial brasileiro, visando incentivar a sua renovação tecnológica. “A Medida Provisória do Mover, tão aguardado pelas empresas que estão investindo na mobilidade elétrica, e o PL da Depreciação Acelerada vão colocar o Brasil na rota das novas tecnologias”, comemorou o presidente da ABVE. “O ano de 2024 será também de muito trabalho pela eletromobilidade, e agora com apoio dessas importantes políticas

públicas”. Abaixo, a íntegra do Mover e o teor do PL de Depreciação Acelerada, publicados no “Diário Oficial da União” de 30 de dezembro de 2023: https://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/ visualiza/index.jsp?data=30/12/2023&jornal=616&pagina=1&totalArquivos=4 As duas medidas foram assinadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e serão apreciadas pelo Congresso Nacional.

INOVAÇÕES O Mover não é apenas a nova versão de um programa de incentivo ao setor automotivo, na linha do Rota 2030, mas um abrangente conjunto de medidas para promover a descarbonização de todo o setor de transportes e logística no Brasil, incluindo ônibus, caminhões, componentes e até veículos levíssimos, como bicicletas e motos. Entre outras ações, a MP cria o IPI Verde e apresenta um conjunto de incentivos fiscais para veículos mais sustentáveis de empresas que investirem na descarbonização. Esses incentivos serão de R$ 3,5 bilhões já em 2024 e alcançarão R$ 19 bilhões até 2028.

Serão concedidos por um sistema de “bônus e malus” que levarão em conta critérios como: fonte de energia para propulsão, consumo energético, potência do motor e reciclabilidade. A MP prevê, ainda, um inovador sistema de medição de emissões de carbono “do poço à roda”, que levará em conta todas as etapas da produção do combustível utilizado no veículo, desde a colheita, no caso do etanol, até a composição das baterias, no caso dos veículos elétricos. Já o PL “autoriza a concessão de quotas diferenciadas de depreciação acelerada para máquinas, equipamentos, aparelhos e instrumentos novos destinados ao ativo imobilizado e empregados em determinadas atividades econômicas”. Segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), o objetivo do Projeto de Lei é estimular setores econômicos a investirem em máquinas, equipamentos, aparelhos e instrumentos novos, visando aumento de produtividade e renovação tecnológica.

as diretrizes estabelecidas pelo presidente Lula, de compromisso com o desenvolvimento sustentável”. Sobre o PL da Depreciação Acelerada, Alckmin acrescentou que a proposta visa apoiar a meta do governo de “neoindustrialização” do país. “Neoindustrialização tem tudo a ver com aumento de produtividade e competitividade, e esse é um passo muito importante nessa direção”, afirmou o vice-presidente. “A depreciação acelerada promove uma síntese das principais dimensões de nosso projeto industrial, com investimentos em máquinas mais produtivas e com maior eficiência energética”, concluiu. Grupo Printer Comunicação

Em comentários divulgados pelo MDIC, onde os dois documentos foram idealizados, o ministro e vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, afirmou que o Mover “segue

jornalreposição

11


Agora com o nosso novo APP a Aplic Resolit está cada vez mais ao lado de mecânicos e balconistas de autopeças. A empresa que fabrica componentes para a linha motor com qualidade, excelência, precisão, durabilidade, tecnologia e rastreabilidade está comemorando seis décadas.

NOSSOS DIFERENCIAIS:

Marca e Qualidade: Desde 1963, uma das marcas mais respeitadas e reconhecidas de componentes para a linha motor (leve e pesada)

Durabilidade: utilizamos o processo ideal de têmpera, fosfatização da superfície dos metais e dureza homogênea do aço

Rastreabilidade seus produtos: através da logomarca e o número de série estampadas

12 jornalreposição


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.