BorgWarner premiada na lista das empresas mais sustentáveis do mundo
Leia na página 9.
Leia na página 3.
DIVULGAÇÃO
Comemorativo:
18 Anos do Jornal Reposição
Neste momento especial, celebramos com entusiasmo os 18 anos do Jornal Reposição, que continua a ser uma referência no cenário de comunicação voltada para indústrias, distribuidores e os principais empresários do varejo e reparação. Nossa publicação, que mantém seu formato tablóide impresso, é amplamente distribuída, garantindo que as informações mais relevantes cheguem a quem realmente importa.
Além da versão impressa, temos orgulho de oferecer uma versão digital que alcança leitores em todo o país, ampliando ainda mais nosso alcance e impacto. Nossa linha editorial se destaca por reportagens objetivas que abordam os principais lançamentos da indústria, informações técnicas, inovações em tecnologia e questões ambientais, entre outros temas relevantes.
Ao atingirmos a maioridade, temos o prazer de anunciar uma nova parceria com a I’Max, líder no setor de software para serviços de Assessoria de Imprensa e Relações Públicas. Essa colaboração nos permitirá trazer novidades significativas no meio digital, aprimorando ainda mais a experiência de nossos leitores e a qualidade das informações que oferecemos.
Agradecemos a todos os nossos leitores, colaboradores e parceiros que tornaram essa jornada possível. Estamos ansiosos para continuar informando e inspirando, sempre comprometidos com a excelência e a relevância em cada edição.
Désirée Sessegolo
BYD mostra fábrica em Camaçari (BA), ainda sem começar produção efetiva
A obra realmente é gigantesca, no mesmo terreno em que a Ford já produziu, mas o evento realizado em Camaçari (BA) no começo da semana não signifi cou o início da produção real. Como admitiu Alexandre Baldy, vice-presidente sênior, falta ainda a licença de operação a ser obtida em algumas semanas. Também confi rmou que no primeiro ano haverá apenas a remontagem de veículos importados no regime primário de semidesmontados (SKD).
Nacionalização plena está prevista para as próximas fases, quando a fábrica passará a operar com produção integral daqui a um ano. Por enquanto, apenas os pneus virão da Continental, instalada no mesmo município. Há tratativas em curso com outros 160 fornecedores.
Capacidade instalada inicial é de 150 mil veículos por ano, cerca de duas vezes o que a marca chinesa vendeu no ano passado por meio de 180 concessionárias, que podem chegar a 240 até o fi m de 2025. A longo prazo, poderá produzir até 300 mil unidades/ano, com exportações para a América Latina. Além do elétrico hatch compacto Dolphin Mini (cujas vendas mundiais acumuladas acabam de atingir 1 milhão de unidades), a fabricação nacional incluirá o SUV médio Song Pro e o sedã médio-compacto King, ambos híbridos fl ex, que se desenvolverão com colaboração de engenheiros brasileiros.
O investimento total anunciado é de R$ 5,5 bilhões. O complexo ocupa uma área de 4,6 milhões de m2 e deverá gerar até 20 mil empregos diretos e indiretos, quando totalmente operacional.
Segundo Baldy, se for convidada, a empresa pode até se associar no futuro à Anfavea. No entanto, diferenças conceituais com a entidade que reúne os fabricantes já instalados no Brasil continuam. A BYD insiste no discurso de “como estamos investindo na fábrica e contratando, não é justo pagar a mesma alíquota de quem só traz o veículo pronto”.
Só que o imposto de importação (I.I.) de 35% existe justamente para viabilizar a produção nacional e a regra vale para todos. A marca chinesa já se benefi ciou com exceções aos 35% para veículos elétricos e híbridos importados por dois anos. Antecipou-se e estocou milhares de unidades, o que nenhuma outra fabricante (inclusive chinesas) teve condições fi nanceiras de seguir.
Frota brasileira: 88% com motor a combustão em 2040
Na 11ª edição do Seminário Inovação em Powertrain, da AEA (Associação Brasileira de Engenharia Automotiva), semana passada, houve unanimidade. Para diminuir emissões de gás carbônico não há uma única solução, e sim diversas. O Brasil tem posição privilegiada pela abundância de fontes energéticas renováveis. Gábor Deak, diretor de Tecnologia e Sustentabi-
lidade do Sindipeças, deixou claro o pensamento dos seus 470 associados (75% deles pequenas e médias empresas).
“Nossa posição é agnóstica, mas está evidente que o Brasil precisa decidir-se pelos biocombustíveis. Até porque, segundo nossas projeções para 2040, a frota circulante nacional será ainda de 88% de veículos com motores a combustão interna, incluindo híbridos”, argumentou Deak.
Márcio Melhorança, da Horse Latam, de São José dos Pinhais (PR) onde fi ca a Renault, destacou o desenvolvimento completo de um motor-gerador a combustão, associado em série a um motor elétrico da brasileira WEG, para estender o alcance de carros com tração elétrica. Neste cenário, o Governo Federal anunciou o aumento imediato do teor de etanol à gasolina de 27% para 30% e de biodiesel de 14% para 15%. No primeiro caso, o preço da gasolina pode até cair um pouco, todavia a diferença será ínfi ma e provavelmente anulada por discreta elevação de consumo do motor, em especial os mais antigos. Quanto ao biodiesel, mais do que a adição ampliada em 1%, preocupa de verdade a sua baixa qualidade e a falta de fiscalização por parte da ANP. Esta agência se queixa de restrições orçamentárias federais para controlar especifi cações dos combustíveis. Uma situação muito preocupante.
Honda aprofunda estratégia de modelos híbridos
Duas das marcas japonesas, Toyota e Honda, sempre se posicionaram com cautela sobre o avanço dos carros elétricos nos mercados mundiais. Até a China, onde mais se vendem veículos, observa uma leve desaceleração no ritmo de crescimento (não se trata de queda) entre os que usam exclusivamente baterias. Híbridos plugáveis e elétricos de alcance estendido também têm atraído compradores no país de 1,4 bilhão de habitantes. EUA e mesmo parte da Europa também sentem acomodação e mesmo oscilação ora para cima, ora para baixo dos elétricos.
Presidente da Honda, Toshihiro Mibe, foi até mal interpretado quando afi rmou que “a demanda por veículos híbridos está crescendo, enquanto a expansão dos veículos elétricos tem fi cado abaixo da projeção inicial”. Em curto e médio prazo este é o cenário na visão dele e de Akio Toyoda (atualmente presidente do Conselho de Administração da Toyota).
A Honda não escondeu seus planos. Pelo menos 13 novos modelos híbridos (Civic e Fit, este conhecido como Jazz fora do Japão, Américas e China) serão lançados entre 2027 e 2030 com economia mínima de 10% no consumo de combustível. A empresa, no entanto, continua a planejar para longo prazo e acredita que só na década de 2050 os elétricos terão uma posição de quase exclusividade em carros novos no mundo.
O mercado nos EUA, segundo maior do mundo, apresentou leve recuo na participação de elétricos em maio frente a abril. Atribuiu-se ao governo federal por ter afrouxado normas de consumo de gasolina e um veto aos planos de proibir
a venda de motores a combustão na Califórnia e outros Estados dentro de 10 anos.
Na Europa, a Stellantis informou que para cumprir as metas de CO2, terá que dobrar suas vendas de veículos elétricos, o que considera impossível e teria de fechar fábricas.
Fastback 2026: mudanças visuais e em equipamentos
A linha 2026 do SUV cupê da Fiat tem nada menos do que cinco versões e três motores. Lançado em 2022, a primeira reestilização leve chega um ano antes de completar quatro anos, prazo comum para atualizações. Grade nova recebeu elementos verticais, para-choques dianteiro e traseiro com apliques horizontais longos, rodas novas de 17 e 18 pol. são as principais mudanças externas. As versões Limited Edition e Hybrid dispõem agora da opção de teto solar panorâmico (de série, no Abarth).
Motores turbo fl ex mantiveram-se: 1-L, 130 cv e 20,4 kgf·m; um híbrido básico com bateria de 12 V sem alterações de potência e torque; 1,3-L, 176 cv e 27,5 kgf·m e na versão de topo Abarth 1,3-L, 185 cv, sem alteração no torque. O câmbio é automático epicíclico de seis marchas no Abarth e, nos outros motores, automático CVT de sete marchas reais. Aceleração de 0 a 100 km em 7,6 s na versão mais potente faz jus ao histórico do austríaco naturalizado italiano Carlo Alberto Abarth, falecido em 1979 e criador do símbolo do escorpião (aplicado na grade do Fastback).
Fastback continua sem freios a disco nas rodas traseiras, contudo oferece o maior porta-malas do segmento com 513 L de capacidade (no padrão realista VDA). Boa opção é o monitoramento de ponto cego com alerta sonoro e visual no retrovisor nas manobras de ré (de série no Abarth).
Em primeira avaliação, o Fastback Impetus T200 Hybrid numa subida de serra com curvas acentuadas mostrou bom comportamento dinâmico e pouca rolagem para o tipo de carroceria de centro de gravidade alto. No modo Sport, altera mapeamento de resposta de acelerador e assistência da direção (fi ca um pouco mais pesada). Como todo câmbio CVT, mesmo usando a troca de marchas, o comportamento fi ca algo anestesiado, sem se tornar enfadonho.
Já o Abarth, avaliado no circuito Raceville Speed Club, em Brotas (SP), destaca o botão Poison (veneno, em inglês): recalibra acelerador, direção, controle de estabilidade e troca de marchas. . Mesmo bem exigido, o domínio do carro é total, sem sustos.
Financeiro: Ana Paula Pimpão financeiro@projetomarketing.com
conteúdo enviados por colaboradores são de
dos autores. *Os anúncios publicados são de responsabilidade exclusiva dos anunciantes.
Fernando Calmon
ELETRIFICADOS
Eletrificados seguem crescendo no semestre e se consolidam na faixa de 8% de participação de mercado
Elétricos e híbridos crescem 9,5% no semestre sobre 1º semestre de 2024 PHEV e BEV representam mais de 85% das vendas de eletrificados em junho “Eletrificação avança consistentemente no Brasil” – diz presidente da ABVE
Com 15.525 unidades comercializados em junho, as vendas de veículos leves eletrificados no Brasil somaram 86.849 unidades no primeiro semestre de 2025, registrando um crescimento de 9,5% em relação ao mesmo período do ano anterior (79.304).
O crescimento das vendas consolida os eletrificados (BEV, PHEV, HEV e HEV Flex) na faixa de 8% do mercado total das vendas domésticas de veículos leves no Brasil (que incluem automóveis e comerciais leves).
“Os números confirmam a consolidação do segmento e o avanço constante da eletromobilidade no Brasil” – disse Ricardo Bastos, presidente da ABVE.
“O setor avança consistentemente, mesmo num cenário de aumento de impostos de importação, e deve se ampliar ainda mais com o início de operação das primeiras fábricas de veículos elétricos e híbridos plug-in no Brasil, nas próximas semanas”, ressalta Ricardo. Após 11 meses da 2ª rodada de aumento no imposto de importação dos veículos eletrificados, ocorrida em julho de 2024 (uma 3ª rodada começou no dia 1º de julho deste ano), o segmento demonstra sua força e segue em franco crescimento.
Entre janeiro e junho de 2025, o país contou com 57 fabricantes atuando no segmento de eletrificados, oferecendo um total de 293 modelos de veículos eletrificados. Um crescimento expressivo em relação ao mesmo período de 2024, quando havia 39 fabricantes e 225 modelos disponíveis. A ampliação da oferta foi puxada principalmente pelos veículos elétricos plug-in (BEV e PHEV), que saltaram de 187 modelos no primeiro semestre de 2024 para 253 em 2025. Já os híbridos também apresentaram um leve avanço, passando de 38 para 40 modelos no comparativo entre os dois períodos.
Esse aumento significativo no portfólio de eletrificados disponíveis reforça o movimento de consolidação da eletromobilidade no país, com mais opções para o consumidor e maior competitividade entre as montadoras. O avanço evidencia o comprometimento da indústria com a transição energética e aponta para um futuro mais sustentável na mobilidade brasileira.
Destaque
O destaque do semestre são os elétricos plug-in (com recarga externa das baterias), que incluem os 100% elétricos (BEV) e os híbridos PHEV. Os plug-in lideraram o mercado de eletrificados com 72.946 unidades vendidas entre janeiro e junho.vO volume representa um expressivo aumento de 33,8% sobre os 54.500 veículos plug-in comercializados no mesmo intervalo de 2024.
Já os híbridos sem recarga externa, que englobam os híbridos tradicionais (HEV) e os flex (HEV Flex), tiveram desempenho mais modesto, com 13.903 unidades vendidas, alta de 4% em comparação às 13.381 do primeiro semestre de 2024. A participação dos elétricos plug-in no total das vendas de eletrificados cresceu significativamente, saltando de 69% no primeiro semestre de 2024 para 84% em 2025. Já os híbridos perderam espaço, recuando de 23,1% para 16% no mesmo período.
A mudança de perfil revela a crescente preferência dos consumidores brasileiros por tecno -
logias de recarga externa, especialmente num cenário de expansão da infraestrutura de eletropostos no país.
Junho
Em junho, os 15.525 veículos leves eletrificados comercializados no mês indicaram uma leve retração de 6,71% em relação a maio (16.641), mas um avanço de 8% sobre junho de 2024 (14.396). Vale destacar que os números de junho de 2024 ainda incluíam os modelos micro-híbridos (MHEV). Com a decisão da ABVE, a partir de janeiro, de desconsiderar os micro-híbridos do cálculo total de veículos eletrificados comercializados no país, o crescimento no semestre seria ainda mais expressivo, na faixa de 17,5%.
Os veículos eletrificados (PHEV, BEV, HEV e HEV Flex) representaram 8% das vendas totais de veículos leves no Brasil em junho, num universo de 202.164 unidades comercializadas (segundo a Fenabrave).O resultado reforça a tendência de crescimento gradual do setor, em meio à consolidação da eletromobilidade no mercado brasileiro.
Em junho de 2025, os veículos elétricos plug-in mantiveram a liderança entre as tecnologias eletrificadas no Brasil, respondendo por 85,4% das vendas do segmento, com 13.259 unidades. Os híbridos HEV e HEV Flex ficaram com os 15% restantes (2.266). Os híbridos plug-in (PHEV) foram responsáveis por 47,3% das vendas, com 7.347 unidades. O número representa uma leve queda de 3% em relação a maio (7.581), mas um avanço expressivo de 45,6% na comparação com junho de 2024 (5.047).
Já os modelos 100% elétricos (BEV) responderam por 38,1% das vendas do segmento plug-in, com 5.912 unidades em junho. Apesar da retração de 15,2% em relação a maio (6.969), as vendas superaram em 14% o volume de junho do ano passado (5.190). No grupo dos híbridos, os HEV encerraram o mês com 1.384 unidades vendidas, equivalentes a 9% do mercado. O volume representa alta de 22,6% em relação a maio (1.129) e de 11,7% frente a junho de 2024 (1.239).
Por outro lado, os híbridos flex (HEV Flex) registraram queda nas vendas. Com 882 unidades comercializadas, a tecnologia recuou 8% frente a maio (962) e apresentou forte retração de 49% na comparação com junho de 2024 (1.736).
Eletrificados leves por tecnologia em junho de 2025:
PHEV: 7.347 (47,3%)
BEV: 5.912 (38,1%)
HEV: 1.384 (8,9%)
HEV FLEX: 882 (5,7%).
TOTAL: 15.525
Eletrificados leves por tecnologia no 1º semestre de 2025:
PHEV: 42.370 (48,8%)
BEV: 30.576 (35,2%)
HEV: 7.015 (8,1%)
HEV FLEX: 6.888 (7,9%).
TOTAL: 86.849
Micro-híbridos
Os micro-híbridos (MHEV) registraram forte expansão em junho de 2025, com 5.808 unidades vendidas. Na comparação com o mesmo mês de 2024 (1.184), o crescimento impressiona: alta de 390,5%. Entre as duas tecnologias do grupo, os modelos equipados com sistema MHEV 12V lideraram, com 20,4% (4.348), apresentando leve crescimento de 1,14% em relação a maio (4.299).
Já os MHEV 48V totalizaram 1.460 unidades, representando 6,8% do mercado e registrando avanço de 9% no comparativo com o maio (1.339). A chegada de novos modelos com tecnologia MHEV 12V, a partir do final do ano passado, reforça o movimento da indústria automotiva tradicional em direção a soluções intermediárias de hibridização leve, mais alinhadas às metas de redução de emissões. Na prática esse movimento significa uma gradativa substituição dos veículos convencionais a combustível fóssil, inclusive os modelos flex, por veículos com algum grau de hibridização e eletrificação, embora sem tração elétrica. A partir de janeiro de 2025, no entanto, a ABVE decidiu que os números a ABVE Data passariam a considerar como veículo eletrificado apenas aqueles com tração elétrica e baterias mais ro -
bustas, o que inclui os HEV, HEV Flex, PHEV e BEV, mas não os MHEV.
Geografia da eletromobilidade
A eletromobilidade avança de forma gradual e constante no Brasil, num processo não apenas de crescimento das vendas, mas também de sua disseminação pelo território nacional. Observa-se uma tendência clara de interiorização dessas vendas, refletindo maior capilaridade da oferta de veículos e infraestrutura de recarga.
A região Sudeste segue na liderança absoluta do mercado de eletrificados, responsável por 47% das vendas em junho de 2025 (7.296). O estado de São Paulo concentra o maior volume, com impressionantes 4.791 eletrificados no mês, o que indica 30,9% de todo o volume nacional. A região Sul também mostra forte presença no cenário nacional, somando 17,4% das vendas totais de eletrificados (2.700 unidades), puxadas principalmente pelo Paraná e Santa Catarina, cada um com 6% de participação sobre as vendas nacionais.
No total, as regiões Sudeste e Sul responderam por 64,4% das vendas de veículos eletrificados em junho (9.996), evidenciando a consolidação da eletromobilidade nas regiões mais industrializadas do país.
Os 5 municípios que mais venderam veículos eletrificados leves em junho de 2025:
1º - São Paulo: 2.095
2º - Brasília: 1.578
3º - Rio de Janeiro: 554
4º - Belo Horizonte: 533
5º - Curitiba: 420
Os 5 municípios que mais venderam veículos eletrificados leves no 1º semestre de 2025:
1º - São Paulo: 11.121
2º - Brasília: 8.483
3º - Belo Horizonte: 3.442
4º - Rio de Janeiro: 3.355
5º - Curitiba: 2.349
A ABVE disponibiliza em seu site, por meio de seu BI (Business Inteligence), os números relativos ao mercado de vendas de veículos eletrificados. As informações são divididas em três temas: Geral, Frotas e Geografia da Eletromobilidade. Os mapas são interativos e trazem informações rápidas sobre os estados. Em “Frotas”, é possível verificar a venda por estados e por municípios. Já em “Geografia da Eletromobilidade”, é possível verificar o percentual de distribuição das tecnologias por estado. Em “Ônibus” é possível verificar a venda por estados e municípios.
As informações se encontram disponíveis e são atualizadas mensalmente, em https://abve.org. br/bi-geral/
GRUPO PRINTER COMUNICAÇÃO
DIVULGAÇÃO
NTN realizará palestra sobre cartão magnético que detecta falhas no sistema ABS durante evento voltado a mecânicos
Fabricante estará no Conceta 2025, que acontecerá de 25 a 27 de julho, no Transamérica Expo Center, em São Paulo-SP, com apresentação de conteúdo técnico e novidades em produtos de seu portfólio.
A NTN, fabricante global de rolamentos, estará no Conecta 2025, maior evento de inovação automotiva da América Latina, que acontecerá de 25 a 27 de julho, no Transamérica Expo Center, nos Pavilhões C, D e E, em São Paulo-SP, contribuindo com conhecimento técnico e lançamentos de produtos.
Com a palestra “Erro invisível, prejuízo garantido: a verdade sobre o encoder magnético”, que será conduzida pelo técnico da NTN, Rafael Braga, a fabricante apresentará como o cartão magnético ASB® permite verificar as condições do sensor do rolamento de roda e identificar possíveis falhas do sistema ABS, com o objetivo de facilitar o diagnóstico dos mecânicos.
O evento permitirá que os profissionais da reparação conheçam a praticidade que o cartão leitor do anel magnético da NTN oferece. Ao entrar em contato com o anel polarizado, o cartão exibe se ele está funcionando corretamente, ou seja, se está enviando informações, por meio dos sensores, para o sistema ABS ou controle de tração.
Rafael Braga fará uma demonstração ao vivo, mostrando como o cartão ASB® revela com precisão se há danos ou obstruções no anel magnético, auxiliando os reparadores no dia a dia da oficina. O cartão pode ser utilizado em diversas etapas do processo: na checagem da peça antes da montagem, na inspeção durante a desmontagem e montagem, e na conferência da compatibilidade com o sistema do veículo.
Além da palestra, a NTN também apresentará novidades em suas linhas de produtos e
Daniel Vitor Pereira é o novo Gerente LATAM de Vendas & Marketing da Modefer
Com quase duas décadas de trajetória na empresa, executivo assume o posto com desafio de fortalecer a expansão da marca na América Latina
contará com a presença de sua equipe técnica no estande, garantindo muita interação e informação sobre funcionamento e características dos rolamentos que as marcas NTN e SNR oferecem ao mercado.
Após 18 anos na Modefer, líder nacional na fabricação de hélices e embreagens viscosas para veículos, Daniel Vitor Pereira é o novo Gerente LATAM de Vendas & Marketing da compa -
Sobre o Conecta 2015 – A programação gratuita dos três dias de evento contará com palestras e debates sobre diversos assuntos. Entre as trilhas de conhecimento, destaque para híbridos e elétricos, motor, gestão, diesel, diagnóstico e transmissão automática.
nhia. Formado em Administração de Empresas pela Estácio, o executivo iniciou sua jornada na empresa como assistente administrativo, passando por posições estratégicas como Supervisor de Vendas e, mais recentemente, Aftermarket Sales Supervisor.
Agora, à frente da área de Vendas e Marketing para a América Latina, Daniel terá como foco a expansão regional, o fortalecimento da proximidade com o mercado e a continuidade das estratégias comerciais já consolidadas pela empresa, como a Modefer Academy, treinamentos em sistemas de arrefecimento para profissionais mecânicos. “Assumir essa nova posição é um marco pessoal e profissional. Tenho orgulho de fazer parte dessa história e es -
Também haverá apresentações práticas, box técnico e vários jogos interativos para o reparador se capacitar de forma divertida num espaço de 16 mil m², incluindo áreas de alimentação e descanso.
O evento possui apoio do programa Direção sobre Rodas, Sindirepa-SP e SENAI.
Serviço:
Oficina Brasil Conecta
Palestra NTN – Erro invisível, prejuízo garantido: a verdade sobre o encoder magnético”
Dia: 26/07
Horário: 15h30
Local: Transamérica Expo Center – Av. Dr. Mário Vilas Boas Rodrigues, 387 – Santo Amaro, São Paulo – SP
Mais informações: https://oficinabrasil.com.br/ conecta
Redes sociais do Grupo NTN:
Instagram: @ntnrolamentosbrasil
Facebook: NTN Rolamentos do Brasil
LinkedIn: NTN Rolamentos do Brasil
Grupo NTN – Com mais de um século de história, o Grupo NTN é líder mundial na fabricação de rolamentos. Com presença global, reúne as marcas NTN, SNR, BOWER e BCA, possui mais de 70 plantas em vários países, mais de 200 escritórios comerciais em vários continentes e mais de 23 mil colaboradores. As marcas são reconhecidas mundialmente por oferecer a mais alta qualidade nos exigentes mercados industrial, agrícolas e construção.
Com Centros de Pesquisa e Desenvolvimento no Japão, onde fica a sua sede, na França, na China e nos Estados Unidos, o Grupo NTN investe em inovações e novas tecnologias.
As operações no Brasil desde 2000 contam com fábrica e centro de distribuição no Paraná. Possui portfólio com soluções em rolamentos com mais de 3 mil aplicações das marcas NTN e SNR no setor automotivo, enquanto para o mercado de industrial, além da NTN, SNR há também as marcas BOWER e BCA.
Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa
tou entusiasmado com os próximos passos que daremos na região, ampliando nossa presença e construindo relações ainda mais sólidas com o mercado latino-americano”, afirma o novo executivo.
Com uma trajetória construída dentro da própria Modefer, Daniel traz para a liderança um olhar profundo sobre o negócio e suas relações com clientes. “Cresci junto com a empresa e entendo a importância de mantermos nossa essência ao mesmo tempo em que inovamos. Vamos seguir atentos às demandas do mercado e firmes no propósito de entregar valor e excelência em todas as frentes”, finaliza.
DIVULGAÇÃO
Like Leads
Dunlop marca presença na Gincana do Caminhoneiro 2025 e valoriza os heróis das estradas
Com apoio da Dunlop Pneus, a Gincana do Caminhoneiro 2025 reforça segurança, habilidade e conexão com os motoristas profissionais
A Dunlop Pneus será a patrocinadora oficial da 31ª edição da Gincana do Caminhoneiro, um dos maiores encontros do setor de transporte rodoviário do Brasil. A competição terá início neste mês de julho e se estenderá até dezembro, percorrendo sete cidades em diferentes regiões do país.
Dunlop na Gincana do Caminhoneiro 2025
Com início em Campo Largo (PR), entre os dias 4 e 6 de julho, a gincana desafia motoristas profissionais a demonstrarem habilidade e precisão em um circuito de obstáculos, no menor tempo possível e com o mínimo de erros. A grande final será realizada no dia 13 de dezembro, na fábrica da Mercedes-Benz em São Bernardo do Campo (SP), onde o vencedor levará para casa um caminhão zero quilômetro com pneus Dunlop.
“Este patrocínio aproxima ainda mais a Dunlop dos caminhoneiros e transportadoras, um público que está no centro das nossas estratégias comerciais. A Gincana é uma forma importante de valorizar esses heróis das estradas, que mantêm o Brasil em movimento. Além disso, essa iniciativa nos permite estar ainda mais próximos dos nossos consumidores, entendendo suas necessidades e desafios. Também queremos facilitar a vida desses profissionais, pois sabemos como é desafiador o dia a dia de quem vive na estrada”, destaca Rodrigo Alonso, Diretor Nacional de Vendas e Marketing da Dunlop Pneus.
Etapas da gincana do caminhoneiro:
Campo Largo (PR): 4 a 6 de julho; Luís Eduardo Magalhães (BA): 15 a 17 de agosto; Feira de Santana (BA): 19 a 21 de setembro; Aparecida de Goiânia (GO): 17 a 19 de outubro; Jundiaí (SP): 28 a 30 de novembro; São Bernardo do Campo (SP): 13 de dezembro.
Circuito Test Drive & Saúde: mais interação com os caminhoneiros
Além da competição, a Dunlop também estará presente no 6º Circuito Test Drive & Saúde, evento paralelo que oferece test drive em diferentes modelos de caminhões, além de atividades voltadas à saúde, bem-estar e segurança viária. As etapas acontecerão em São Luís (MA), Recife (PE) e Campo Grande (MS).
Etapas do circuito de test drive:
São Luís (MA): 23 a 25 de julho; Recife (PE): 9 a 11 de setembro; Campo Grande (MS): 18 a 20 de novembro.
Dunlop: presença marcante em cada etapa
O espaço da Dunlop em cada etapa contará com uma estrutura personalizada: tenda exclusiva, totem, placas na pista, uniformes e backdrop de fotos com a marca, além de uma área especial para o caminhoneiro com o melhor tempo. Além disso, o caminhão utilizado nas etapas da gincana será equipado com os pneus Dunlop, reforçando o compromisso da marca com a segurança e a qualidade.
Com essa parceria, a Dunlop busca fortalecer ainda mais seu relacionamento com a cate -
Presença feminina na indústria
Apesar dos avanços na equidade de gênero, a inclusão LGBTI+ na indústria automotiva sofreu retrocesso. Resultados da quinta edição da pesquisa “Diversidade e ESG no Setor Automotivo”, realizada por Automotive Business, divulgados recentemente apontam que apenas 14% das empresas do setor possuem metas voltadas à atração e retenção de talentos LGBTI+, uma queda significativa em relação aos 24% registrados em 2023. Isso indica que, mesmo com o aumento da presença feminina, os resultados das políticas de diversidade vem perdendo força – seja pela falta de efetividade ou pelo tema estar mais no discurso e menos na prática.
A participação de pessoas negras nas empresas do setor também apresentou oscilação negativa, mas mais discreta, caindo de 33% para
goria e ampliar a presença da marca entre os profissionais que movimentam as estradas brasileiras.
Sobre a Dunlop - A Dunlop, que é uma marca do grupo Sumitomo Rubber Industries e atualmente está entre os cinco maiores fabricantes de pneus do mundo, de acordo com o ranking “Leading tyre manufacturers” de 2023, tem sede mundial no Japão, onde possui um moderno centro de P&D e três campos de prova. A fábrica da Dunlop no Brasil, que também produz os pneus Falken e Sumitomo, é a mais moderna unidade fabril de pneus do País, sendo a única a produzir os pneus com a tecnologia TAIYO (Sun) System, Sistema de Fabricação de Pneus Sem Emendas nas partes de borracha, garantindo maior precisão e segurança. Localizada em Fazenda Rio Grande, região metropolitana
de Curitiba, recebeu mais de R$ 1,6 bilhão em investimentos desde sua inauguração em outubro de 2013 e suas expansões, anunciando novos investimentos na ordem de R$ 1 bilhão em 2021. A empresa comercializa pneumáticos para veículos de passeio, vans, SUVs e caminhões.
Pesquisa revela que a participação das mulheres chegou a 24%
29%. Ainda que esse número esteja bem acima dos 10% registrados em 2019, a queda recente acende um sinal de alerta sobre a ncessidade das políticas de inclusão.
A desigualdade se torna ainda mais evidente quando se observa os cargos de liderança: pessoas pretas e pardas ocupam apenas 12% das cadeiras de direção, evidenciando a persistente barreira na ascensão profissional desse grupo. Em contrapartida, a pesquisa apontou o aumento do número de empresas que passaram a destinar orçamento específico para ações de diversidade e inclusão — de 65% para 81%. Quando o tema é ESG, 71% das empresas afirmam já contar com uma agenda estruturada, com objetivos estratégicos e metas bem defi -
nidas.
O estudo é realizado anualmente pela Automotive Business, plataforma de conteúdo voltada a profissionais que buscam construir novas respostas para o setor automotivo e de mobilidade. Com o objetivo de empoderar esses profissionais por meio de informação de qualidade e contribuir para decisões mais assertivas — tanto para os negócios quanto para a sociedade —, o levantamento já contou com a participação de quase 400 empresas que responderam aos questionários.
“Os dados da pesquisa apontam os caminhos a serem seguidos para que o setor promova um ambiente de trabalho mais plural, com igualdade de condições para que todos os colaborado -
res tenham oportunidades para desenvolver e aprimorar suas habilidades e competências”, afirma a CEO de Automotive Business, Paula Braga. “Esse é um passo fundamental para impulsionar a inovação, a competitividade e a sustentabilidade nas empresas do setor automotivo”, completa a editora-chefe de Automotive Business, Giovanna Riato.
De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a indústria automotiva responde por quase 25% do PIB brasileiro e emprega 11,5 milhões de pessoas. É, também, responsável por 21% das vagas formais do país.
SD&PRESS Consultoria
DIVULGAÇÃO
Volda reforça compromisso com a diversidade ao patrocinar o Programa
Mulher AutoMotiva
Lançada recentemente, a iniciativa já conta com mais de 700 mulheres na comunidade do WhatsApp
A empresa apoia também as pilotas Antonella Bassani, Bia Martins, Maria Nienkötter e Renata Camargo, além da Niela Mecânica, que atua como embaixadora da marca, e o Instituto Mulheres V8
A Volda, responsável por atender 90% da frota circulante brasileira entre automóveis, picapes, vans e SUVs com seus componentes de suspensão e transmissão, reforça a liderança feminina no setor automotivo ao se tornar a nova patrocinadora do Programa Mulher AutoMotiva. O projeto, idealizado por Paola Brandão, especialista em marketing no setor automotivo, nasceu a partir de sua trajetória de 15 anos no mercado.
Ao liderar projetos para marcas renomadas, Paola percorreu o Brasil, estreitando relações com varejos e distribuidores, ampliando sua rede de contatos. Suas vivências reforçaram o desejo de criar uma ação voltada ao protagonismo feminino no setor automotivo. Reconhecendo a sinergia entre a iniciativa e os valores da Volda, o diretor da marca, Ivan Furuya, decidiu apoiar o Mulher AutoMotiva, como parte do compromisso da marca com a transformação social.
A iniciativa, lançada em março, visa reunir mulheres e homens, que compartilham a visão de um mercado mais inclusivo e inovador, com o objetivo de construir uma rede sólida de apoio e aprendizado, abrindo caminho para um futuro em que a igualdade de gênero seja vivida na prática. “Não como uma meta distante, mas como parte do dia a dia do setor automotivo”, afirma Paola.
Para o diretor da Volda, é extremamente importante apoiar projetos como este, pois um dos pilares estratégicos da marca é o foco à mulher no setor automotivo. “Além dele, temos as mulheres pilotos, Antonella Bassani, Bia Martins, Maria Nienkötter e Renata Camargo, a Niela Mecânica, embaixadora da marca, e o Instituto Mulheres V8, que também atua na capacitação das mulheres”, afirma Furuya.
Capacitar, inspirar e conectar mulheres do setor automotivo a assumirem posições de liderança com uma abordagem prática e estratégica são os principais objetivos do Mulher AutoMotiva, que oferece mentoria especializada em áreas como marketing, vendas, inteligência artificial, gestão financeira, gestão de pessoas e jurídico.
“O programa vem sendo desenvolvido há mais de 4 anos, quando ainda estava no mundo corporativo enxergando diversas dores do mercado, que sabia que ninguém estava resolvendo. Então, entendi que deveria seguir nesse caminho e cumprir o meu propósito de ajudar no desenvolvimento do setor e estou com muita energia dedicada nisso”, diz Paola.
Sobre o Programa Mulher AutoMotiva Teve início com dois pilares principais. O primeiro oferece conteúdo gratuito para a Comunidade Mulheres AutoMotiva, por meio de treinamentos mensais ao vivo voltados para mulheres de todo o
Sete mitos e verdades sobre seu carro no inverno
Confira as dicas da Autoglass para ajudar os motoristas a protegerem seus veículos no frio
DIVULGAÇÃO
Brasil, além de lives, publicações nas redes sociais e uma comunidade ativa no WhatsApp.
O segundo pilar é a Mentoria Mulher AutoMotiva, com foco em gestão de empresas automotivas e pensado para apoiar o desenvolvimento de empreendedoras do setor. Os próximos passos incluem a expansão da ação com dois novos pilares: um voltado exclusivamente para a Gestão Empresarial e outro para Marketing e Vendas, com o objetivo de tracionar os negócios das participantes.
Também está previsto um podcast criado para inspirar mulheres que desejam ingressar ou crescer no setor automotivo. São mais de 700 na comunidade do WhatsApp e 3.200 seguidoras no Instagram, em apenas dois meses. “A expectativa agora é ampliar o programa em diferentes regiões do país, fortalecendo ainda mais a rede de apoio e a qualidade das mentorias oferecidas”, sinaliza Paola.
O projeto já conta com o apoio de marcas importantes do setor e Paola destaca a importância do apoio da indústria automotiva na viabilização do programa. Segundo ela, a iniciativa atua diretamente na base da cadeia automotiva. E completa: “Quanto mais essa base se fortalece, melhor para os elos acima da cadeia, como a distribuição e a indústria. Além disso, é graças a esse apoio que conseguimos custear a operação e levar capacitação para todo o Brasil”, finaliza a idealizadora.
Sobre a Volda
A Volda é uma linha de produtos da Tagia, especializada no setor automotivo, dedicando-se principalmente à comercialização de componentes voltados para a suspensão e transmissão. A companhia é 100% brasileira e foi fundada em 2016, com sede no município de Serra, no Espírito Santo. Seus produtos possuem alta tecnologia e qualidade internacional. A marca atualmente atende 90% da frota circulante de automóveis, picapes e SUVs do mercado brasileiro e segue ampliando seu portfólio, que conta hoje com mais de 2.000.
Grupo Printer Comunicação
A estação mais gelada do ano chegou e com ela recordes de temperatura baixa em várias cidades brasileiras. Mas além de reforçar os cuidados com a saúde, o momento é também de redobrar a atenção com o carro. O frio pode ser um vilão e favorecer a oxidação, acelerando o aparecimento de ferrugem, como também pode aumentar pequenos arranhões com a dilatação dos materiais e exigir mais esforço do motor na hora de dar a partida. Pensando nisso, a Autoglass reuniu sete mitos e verdades para ajudar os motoristas a protegerem seus veículos durante o inverno.
“Existem várias dicas que podem auxiliar nestes meses mais gelados. A gasolina, por exemplo, funciona melhor em dias frios e ajuda o carro a ligar mais facilmente, principalmente de manhã cedo. Outra orientação é sempre estacionar em local coberto, porque isso ajuda a proteger o veículo da umidade e da queda de temperatura durante a madrugada. São cuidados simples, mas que são fundamentais na conservação do seu carro”, explicou o instrutor técnico da Autoglass, Vitor Abreu.
Abaixo, o que é mito e verdade sobre seu auto no inverno:
1. O frio pode impactar a lataria do carro?
Verdade. O frio pode afetar a lataria, principalmente se houver pequenos danos, como arranhões ou amassados. Em temperaturas baixas, a dilatação e a contração dos materiais aumentam o risco de rachaduras na pintura e favorecem a oxidação, acelerando o aparecimento de ferrugem, especialmente em locais com alta umidade.
2. Pequenos danos se agravam mais rápido nesse período?
Verdade. Arranhões ou trincas na pintura na umidade típica do inverno facilita a corrosão, tornando pequenos danos mais críticos se não forem tratados.
3. No inverno, a manutenção dos óleos do carro sempre muda?
Mito. Não necessariamente, mas é importante verificar. Óleos muito viscosos podem circular com mais dificuldade em temperaturas baixas. Por isso, é essencial usar o óleo recomendado no manual do veículo.
4. Preciso me preocupar com a saúde da bateria em temperaturas mais baixas?
Verdade. O frio reduz a capacidade de carga da bateria e aumenta o esforço necessário para dar a partida. Se a bateria já estiver com carga baixa ou envelhecida, as chances de falha aumentam.
5. As palhetas ressecam com mais facilidade no frio?
Verdade. Embora o ressecamento seja mais comum no calor, o frio também pode deixar a borracha rígida e quebradiça, reduzindo a eficiência da limpeza do para-brisa.
6. As lâmpadas dos faróis ficam mais suscetíveis à queima no frio?
Mito. O frio em si não causa queima das lâmpadas, mas variações bruscas de temperatura, como sair de um ambiente quente para um frio rapidamente podem afetar a durabilidade, especialmente se houver umidade no sistema.
7. É mais recomendado abastecer o carro com gasolina no inverno?
Verdade. Especialmente em carros flex. A gasolina tem maior facilidade de ignição em baixas temperaturas, o que facilita partidas a frio.
Dicas para a conservação dos veículos durante períodos de baixas temperaturas:
- No frio, o motor demora mais para funcionar corretamente. Ligar o carro e esperar alguns minutos ajuda a esquentar o óleo e melhorar o desempenho;
- Confira o nível do óleo e da água do radiador, pois o óleo precisa estar na quantidade certa e com a viscosidade adequada. Além disso, o radiador deve ter água com aditivo (fluido), que evita que congele e protege o motor;
- Faça uma limpeza na lataria e aplique cera. Lavar o carro com frequência evita o acúmulo de sujeira e umidade que pode causar ferrugem. Uma camada de cera protege a pintura;
- Teste as luzes e os faróis, pois escurece mais cedo no inverno e o tempo costuma ficar nublado. Portanto, é bom garantir que todas as lâmpadas estejam funcionando bem;
- Estacione em local coberto, se possível: isso ajuda a proteger o carro da umidade e da queda de temperatura durante a madrugada.
Oficina Consultoria
DRiV™ apresenta seu novo portal, para o público reparador do Brasil
Novo website concentra as informações de todas as marcas, produtos e serviços da empresa
A DRiV™, uma das líderes globais no mercado de reposição automotiva, lança seu novo portal corporativo para o Brasil. Com a missão de fortalecer a imagem institucional da companhia, o site drivbrasil.com.br traz informações relevantes sobre a empresa e suas marcas, além de serviços e ferramentas aos reparadores e ao público automotivo. Seu lançamento reforça as novidades apresentadas ao mercado, durante a Automec, no mês de abril. Na ocasião, foi anunciada uma nova estrutura, com foco total no aftermarket automotivo, além da chegada de novas marcas, linhas de produtos e da Universidade DRiV, ainda em 2025.
Seguindo o padrão adotado nos websites globais da empresa, o novo portal da DRiV™ apresenta um layout moderno e intuitivo, com a disposição de dados claros e bem estruturados, facilitando o acesso ao conteúdo oferecido aos usuários. É possível navegar pela homepage ou pelo menu principal e conferir desde a história e os valores da companhia, suas marcas e produtos, até oportunidades profissionais em todo o mundo. Ainda é possível acessar o catálogo eletrônico em “Localizador de Peças” e os sites da Monroe® e da Monroe Axios®, e ter informações completas sobre todos os produtos. Essa funcionalidade já prevê a introdução das novas marcas de componentes automotivos, prevista para este ano.
Outra funcionalidade a ser disponibilizada futuramente é o acesso à Universidade DRiV™, canal exclusivo da marca, com conteúdo especialmente desenvolvido para a capacitação e o aprimoramento técnico dos profissionais do aftermarket automotivo. Sua chegada está prevista para o segundo semestre.
“O novo portal da DRiV™ na internet é um importante passo para fortalecermos nossa presença e de nossas marcas no país, assim como da valorização do aftermarket, que é o foco total da nossa operação”, afi rma Marcelo Rosa,
diretor geral da DRiV. “É fundamental para nós estarmos próximos dos nossos parceiros, oferecendo informações claras e ferramentas que contribuam para o dia a dia na ofi cina. E o meio online é essencial para o sucesso dessa estratégia”, complementa o executivo.
Sobre a DRiVA - DRiV™® é uma das líderes globais do desenvolvimento e fornecimento de componentes automotivos para o mercado de reposição. Como parte do Grupo Tenneco Inc., a DRiV™ mantém seu foco na busca incessante por soluções de alto desempenho para o aftermarket automotivo. Com sede em Lake Forest, Illinois, Estados Unidos, conta com 9 mil funcionários, em mais de 80 instalações, em todo o mundo. É detentora de algumas das mais renomadas marcas mundiais de sistemas automotivos, com mais de 100 anos de história. Como fabricante líder do setor, somos motivados a entregar os produtos e serviços que nossos clientes globais desejam. Guiados por nossos valores fundamentais, a DRiV™® está impulsionando avanços na mobilidade global, fornecendo no mercado de reposição soluções de tecnologia para veículos leves, caminhões, comerciais, fora de estrada e industriais. Grupo Printer Comunicação
DESTAQUE
Fabricante apresenta o tema “Diagnóstico BorgWarner Premiada na Lista da TIME das Empresas Mais Sustentáveis do Mundo de 2025
Auburn Hills, Michigan, 30 de Junho de 2025 –A BorgWarner foi incluída na segunda edição do prêmio "Empresas Mais Sustentáveis do Mundo 2025". Este prestigioso prêmio é concedido pela TIME e pela Statista Inc., portal de estatísticas líder mundial e provedor de rankings do setor. A lista de premiados foi anunciada em 24 de junho de 2025 e pode ser consultada em Time.com.
“É uma honra sermos reconhecidos pela TIME como uma das empresas mais sustentáveis do mundo devido à transparência dos nossos relatórios de sustentabilidade, à redução de emissões e de energia, à baixa rotatividade de funcionários e ao excelente desempenho em segurança da categoria”, diz Joseph Fadool, Presidente e CEO da BorgWarner. “A dedicação de nossas equipes em todo o mundo nos permite avançar continuamente em direção à nossa visão de um mundo limpo e energeticamente eficiente”.
O ranking "Empresas Mais Sustentáveis do Mundo 2025" reconhece empresas líderes em responsabilidade social corporativa em todo o mundo. As empresas foram avaliadas em mais de 20 indicadores-chave de desempenho relacionados à sustentabilidade, como conformidade com padrões internacionais de relatórios, emissões ou comprometimento com metas e iniciativas. Com base nessa análise multifacetada, uma pontuação foi determinada para cada empresa. Das mais de 5.000 maiores e mais influentes empresas do mundo avaliadas, as 500 melhores foram premiadas com base em receita, capitalização de mercado e proeminência pública.
Com base nos resultados do estudo, a BorgWarner está exultante por ser reconhecida na lista da TIME das Empresas Mais Sustentáveis do Mundo de 2025.
A Statista publica centenas de rankings globais do setor e listas de empresas com parceiros de
mídia de alto nível. Este serviço de pesquisa e análise baseia-se no sucesso do statista.com, portal líder em dados e inteligência de negócios que fornece estatísticas, dados comerciais relevantes e diversos estudos e pesquisas de mercado e de consumo.
Sobre a BorgWarner
Por mais de 130 anos, a BorgWarner tem sido uma líder global transformadora de produtos, trazendo inovação de mobilidade bem-sucedida ao mercado. Com foco na sustentabilidade, estamos ajudando a construir um futuro mais limpo, saudável e seguro para todos. GRUPO PRINTER
225 milhões de litros: Lwart registra maior volume de coleta de óleo
lubrificante
usado da história
Desempenho logístico da empresa é responsável por 37% dos 600 milhões de litros do resíduo coletado em todo o país em 2024, o que mantém a Lwart como líder nacional no segmento.
A Lwart Soluções Ambientais, líder nacional em coleta e rerrefino de óleo lubrificante usado ou contaminado (OLUC), atingiu em 2024 mais um marco histórico em sua trajetória: 225 milhões de litros coletados ao longo do ano, o maior volume já registrado pela companhia. O recorde também foi quebrado em um único mês, com 21 milhões de litros recolhidos, consolidando o avanço da Lwart na logística reversa e sua importância para a economia circular no Brasil, conforme aponta o Relatório de Sustentabilidade 2024 publicado pela companhia neste mês
Presente em todos os estados brasileiros e com a maior cobertura logística do setor, a Lwart atendeu, somente no ano passado, mais de 93 mil clientes, de oficinas mecânicas a grandes indústrias. Com isso, a empresa reafirma seu papel estratégico na gestão ambiental do OLUC, resíduo classificado como perigoso e que, quando descartado de forma incorreta, pode contaminar solo, água e ar.
O Relatório de Sustentabilidade 2024 também aponta que no ano passado foram comercializados aproximadamente 1,4 bilhão de litros de óleo lubrificante no Brasil, segundo dados da ANP - Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis. Deste volume, cerca de 26% são dispensados de coleta por não serem passíveis de coleta, como os óleos de pulverização agrícola e óleos isolantes. Desconsiderando essa parcela, a estima-se que 600 milhões de litros de OLUC foram efetivamente coletados no país, equivalentes a 56% do volume com potencial de rerrefino. A meta nacional era de 48,3%, e a Lwart respondeu por impressionantes 37% de todo o volume coletado no Brasil.
Para João Vianney, Diretor de Coleta da Lwart Soluções Ambientais, o resultado de 2024 é fruto de um trabalho contínuo de investimento em estrutura, inovação e parceria com os gerado -
res. “Esse desempenho histórico reforça nosso compromisso com a destinação ambientalmente correta do OLUC. Temos ampliado ano a ano a nossa capilaridade e a eficiência da operação, o que nos permite chegar a locais cada vez mais distantes, instalando novas filiais como bases de coleta e atender melhor nossos clientes. Estamos prontos para crescer ainda mais com a expansão do nosso parque industrial em Lençóis Paulista”, afirma o executivo.
A Lwart está em processo de expansão da sua planta de rerrefino. A ampliação de seu parque indústria em Lençóis Paulista (SP), cuja conclusão está prevista para ser inaugurada em 2026 ano que também marca os 50 anos da empresa, elevará a capacidade de processamento em 60%, tornando a companhia a segunda maior rerrefinadora de óleo básico Grupo II do mundo, tipo de óleo de alta performance que ainda exige importações para suprir a demanda nacional.
Todos os detalhes da operação de coleta, metas alcançadas e compromissos socioambientais da Lwart estão no Relatório de Sustentabilidade 2024, disponível em: https://relatorios. lwart.com.br/relatorio-de-sustentabilidade-de-2024.pdf
Sobre Lwart Soluções Ambientais
Empresa 100% brasileira, a Lwart Soluções Ambientais é a líder nacional no segmento de coleta e rerrefino de óleo lubrificante usado ou contaminado e a única produtora na América Latina de óleos básicos de alta performance (Grupo II), a partir do óleo lubrificante usado. Focada em promover a sustentabilidade e fortalecer os princípios da economia circular, a Lwart atende anualmente cerca de 90 mil clientes; sua planta em Lençóis Paulista (SP) é uma das mais avançadas do mundo e é apoiada por 20 unidades de armazenamento temporário de óleo distribuídas por todo o país. Em 2026, se tornará a segunda maior rerrefinaria do mundo após a inauguração de uma nova fábrica. Para saber mais, acesse: https://www.lwart.com.br/ Press a Porter
Nakata acelera ritmo de lançamentos de produtos
Em dois meses, 60 itens foram incluídos ao portfólio das linhas de sistemas de suspensão, direção, transmissão, freio e metal-borracha para veículos leves e pesados.
A Nakata, fabricante de autopeças líder em componentes de suspensão para o mercado de reposição, reconhecida pela qualidade e pela diversidade de seu amplo portfólio, vem reforçando as suas linhas de produtos. Em dois meses, 60 novos itens foram incorporados às linhas de sistemas de suspensão, direção, transmissão, freios e metal-borracha para garantir cobertura à frota circulante. Entre as dezenas de novidades, há dois itens para o carro elétrico BYD Song Plus.
Na linha de suspensão e direção, por exemplo, a marca disponibilizou amortecedor convencional, barra lateral, terminal de direção e barra de ligação para vários modelos de caminhões Volvo, além de amortecedor pressurizado para Ford Ranger e GM Montana, barra de direção para pesados da Mercedes-Benz. Também incorporou novas aplicações de bieleta e pivô de suspensão para vários veículos.
Entre os itens de transmissão, lança junta fixa, semieixo homocinético e tulipa para BYD Song Plus e Toyota Corolla Cross; e tripeça Toyota Corolla Cross. Já na linha de freios, há cubos de roda para diversas versões do Audi A4, A4 Avant, A5, A6, A6 ALLROAD, A6 Avant, A7, A8, ALLROAD, Q5 e SQ5; BMW 120, 130i, 135i, 318, 320i, 325, 328, 335, X1 e Z4, entre diversos modelos de outras marcas.
A linha metal-borracha recebeu novos itens, como bucha de bandeja para picapes Ford Ranger, Nissan Frontier Mitsubishi L200 e Pajero; coxim de motor para Toyota Hilux. Há também kit de reparo da junta homocinética para modelos, entre outras marcas de veículos atendidas.
O portfólio completo pode ser acessado pelo catálogo eletrônico através do link: https:// www.catalogonakata.com.br/
Sobre a Nakata – Com mais de 70 anos, a Nakata, marca Fras le Mobility referência na fabricação de autopeças para o mercado de reposição, é líder em componentes de suspensão para veículos leves, pesados e motocicletas. Com pioneirismo, qualidade e compromisso com o mercado, se tornou reconhecida pela alta performance de seus produtos e elevado padrão de serviços, atendendo o mercado nacional e exportação, com linhas completas para sistemas de suspensão, direção e transmissão.
Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa
DIVULGAÇÃO
Heliar inova processo de garantia com Certificado Digital para baterias
Certificado de Garantia Digital Heliar facilita registro e consulta da garantia
A Baterias Heliar, marca pertencente a Clarios — líder global em tecnologias avançadas de baterias de baixa tensão para mobilidade — lança o Certifi cado de Garantia Digital, uma solução moderna que substitui o tradicional papel e traz mais agilidade e segurança para consumidores, lojistas, casas de bateria e postos autorizados
Com a tecnologia, o processo de registro da garantia da bateria se torna 100% digital, facilitando o dia a dia de quem vende e de quem compra. “O certificado digital é a versão eletrônica do certifi cado de garantia da bateria, vinculado ao número de série exclusivo do produto. Ele substitui — ou complementa — o documento impresso, oferecendo uma forma mais rápida e fácil para gerar o certifi cado e comprovar a validade da garantia”, explica Hilton Monteiro, Gerente de Qualidade e Assistência Técnica da Clarios.
Como funciona?
Ao apontar a câmera do celular para o QR Code na parte superior da bateria, o aplicador é direcionado automaticamente para uma página na qual o certifi cado é gerado com base no código único do produto. O consumidor pode acessar o certifi cado digital de três formas:
- Escaneando novamente o QR Code da bateria;
- Acessando o e-mail cadastrado, que recebe o certifi cado automaticamente;
- Pelo WhatsApp, se tiver optado por essa opção.
Registro
Assim como no modelo físico, é o aplicador ou lojista quem realiza o preenchimento do certifi cado no momento da venda. Caso haja falha na leitura
do QR Code, é possível solicitar a emissão do certifi cado digital pelo SAC (0800 016 16 44).
A data de venda continua sendo o parâmetro para validar a garantia — ela deve corresponder à nota fiscal ou ao recibo de compra.
O que acontece se o registro não for feito?
Sem o certifi cado digital, o consumidor terá apenas a garantia legal de 90 dias, conforme o Código de Defesa do Consumidor. Em locais sem acesso à internet, a orientação é fotografar o QR Code ou anotar o código de 24 dígitos e concluir o registro assim que possível, de preferência no mesmo dia.
“Com o novo modelo, o consumidor ganha mais mobilidade e segurança ao acessar sua garantia. Já o lojista conta com uma ferramenta moderna para garantir agilidade e controle nos registros”, reforça o Head de Marketing e Estratégia da Clarios, Alexandre Schaefer.
“O Certifi cado Digital fortalece a rastreabilidade e a confiabilidade do processo de garantia, trazendo mais agilidade e segurança para o pós-venda”, complementa Hilton Monteiro.
Cobertura
Baterias com sinais de queda, polos danifi cados, falta de peças, solução vazando e erros na instalação não são passíveis de entrar na garantia. Situações de bateria descarregada não são cobertas pela garantia, pois, nesse caso, basta efetuar uma recarga. Baterias danifi cadas devido à falha na parte elétrica do veículo (sobrecarga, subcarga ou fugas excessivas) também não são cobertas pela garantia. Esses problemas podem ser identifi cados por meio de revisões preventivas na parte elétrica, que devem fazer parte da rotina do veículo.
Dicas importantes
- Manter o certifi cado salvo no e-mail ou WhatsApp para evitar perdas;
- Verifi car os dados no preenchimento –campos marcados com * são obrigatórios;
- Em caso de devolução antes da venda fi nalizada, contatar a fábrica para reemissão. Para acionar a garantia, o consumidor deve dirigir-se à loja ou casa de baterias na qual foi realizada a compra. O vendedor/atendente irá instruir todo o processo.
SOBRE A CLARIOS
A Clarios é a líder global em tecnologias avançadas de baterias de baixa tensão para mobilidade. Impulsionamos o progresso por meio de soluções cada vez mais inteligentes para praticamente todos os tipos de veículos. Com 17.000 funcionários em mais de 100 países, trazemos profundo conhecimento aos nossos parceiros do mercado de reposição e OEM, além de confiabilidade, segurança e conforto para a vida cotidiana. Respondemos ao planeta com um rigoroso foco em sustentabilidade com um foco rigoroso em sustentabilidade, promovendo as melhores práticas de sustentabilidade da categoria e defendendo-as em todo o nosso setor. A Clarios está comprometida com a sustentabilidade e a efi ciência operacional. Trabalhamos para garantir que até 99% dos materiais da bateria sejam recuperados, reciclados e reutilizados. A Clarios é uma empresa do portfólio da Brookfi eld.