O SÃO PAULO - 3043

Page 6

6 | Fé e Vida |

18 a 24 de março de 2015 | www.arquidiocesedesaopaulo.org.br

LITURGIA E VIDA 5º DOMINGO DA QUARESMA 22 DE MARÇO DE 2015

Deus: nosso socorro ANA FLORA ANDERSON A antífona deste domingo nos ajuda a aprofundar a Campanha da Fraternidade. O salmo pede que Deus faça justiça numa sociedade de gente sem piedade, perversa e traidora. A oração pede a graça de caminhar com Jesus no seu amor pelo mundo. Na primeira leitura (Jeremias 31, 31-34), o profeta anuncia a nova aliança de Deus. Agora, a vontade divina será inscrita nos corações de seu povo. Nessa nova aliança, Deus promete que será nosso Deus e nós seremos o seu povo. Ele perdoará todas as nossas maldades. A segunda leitura (Hebreus 5, 7-9) apresenta Jesus como o modelo da obediência ao Pai. Ao se oferecer com amor, tornou-se a causa da salvação de toda a humanidade. O Evangelho de São João (12, 20-35) narra a ida de Jesus a Jerusalém para a celebração da Páscoa. Havia na Cidade Santa peregrinos do mundo grego que queriam conhecer a Jesus. Ele usa esse momento para anunciar que chegou a hora de sua glorificação. Como o grão de trigo, Jesus anuncia que Ele deve morrer para nos oferecer os frutos da salvação. O sentido da vida é o amor e o coração do amor é a doação. É nesse momento que o povo escuta uma voz que vem do alto afirmando a glorificação de Jesus. Na cruz, Jesus é o grão de trigo que une a humanidade no amor mútuo que constitui a Nova Aliança.

você pergunta

O que significa ‘metáfora’ e ‘parábola’? padre Cido Pereira

Vigário Episcopal para a Pastoral da Comunicação

A Zinha (que não informou seu sobrenome) mora na Vila Prudente e quer saber o significado das palavras “metáfora” e “parábola”. Vamos lá. Zinha, minha amiga. Jesus é um grande comunicador! Jesus sabe que as imagens falam mais do que as palavras, mais do que os discursos. Por isso, ele contava histórias e nessas histórias ele nos passava as verdades do Reino de Deus. E o povo simples entendia e se encantava com aquelas histórias cheias de verdades para a vida pessoal e para a vida em comunidade. E Jesus também gostava de usar metáforas transferindo o sentido de palavras de uma realidade para outra. Quando Jesus chamou Herodes de “velha raposa”, Ele estava transferindo o significado da esperteza da raposa para a esperteza malévola de Herodes. As parábolas ou as historinhas nasciam do coração de Jesus. Os rabinos e líderes religiosos de tradições religiosas sempre usaram parábolas. E todas elas, as de Jesus e as de outros mestres religiosos, trazem consigo lições de vida, lições de fé, lições de como relacionar-se com Deus e com os irmãos. Essas parábolas, copiadas da vida, nos ajudam muito a ir fundo nas verdades de que é preciso acolher e encarnar na própria vida. E as metáforas? Elas significam a transferência de significado. Por exemplo: quando nós lemos na Bíblia: “O Senhor é o meu pastor”, nós transferimos o sentido da palavra “pastor” da realidade do campo para o relacionamento com Deus. O pastor guia as ovelhas. Deus nos guia como um bom pastor. Quando Jesus nos diz: sejam simples como as pombas e prudentes como as serpentes, está usando uma metáfora, e acrescentando na metáfora um ensinamento. Mas as metáforas não são necessariamente carregadas de doutrinas. Na maioria das vezes, trata-se de um recurso literário, de um jeito diferente de dizer e mostrar a vida.

novos santos e beatos

Santa Maria Josefina do Coração de Jesus Sancho de Guerra 20 de Março

Maria Josefina nasceu em Vitória, na Espanha, em 7 de setembro de 1842, tendo recebido o Batismo no dia seguinte. Ficou órfã de pai muito cedo e foi sua mãe que a preparou para a Primeira Comunhão, recebida aos 10 anos. Regressou a Vitória aos 18 anos e logo manifestou à sua mãe o desejo de entrar num mosteiro, pois se sentia atraída pela vida de clausura. Mais tarde, costumava dizer: “Nasci com a vocação religiosa”. Foi assim que decidiu entrar no Instituto Servas de Maria, que havia sido recentemente fundado em Madri pela Madre Soledade Torres Acosta. Mas, os constantes contatos com o arcebispo de Saragoça, futuro santo, Antônio Maria Claret, e as conversas serenas com Madre Soledade Torres Acosta amadureceram nela a possibilidade de fundar uma nova família religiosa, que se dedicasse aos doentes, em casa ou nos hospitais. Assim, aos 29 anos, ela fundou o Instituto das Servas de Jesus, na cidade de Bilbao, em 1871. Depois, por 41 anos, foi a superiora do Instituto. Acometida por uma longa e grave enfermidade que a mantinha no leito ou numa poltrona, sofreu muito antes de seu trânsito, sem, contudo, deixar sua atividade

Reprodução

de lado. A sua morte foi muito sentida em toda a região e o seu funeral teve uma grande manifestação de pesar. A causa da canonização de Madre Maria Josefina começou

em 1951. Ela foi solenemente beatificada pelo Papa João Paulo II em 1992 e depois canonizada em 1º de Outubro de 2000, pelo mesmo Pontífice, em Roma. Fonte: www.paulinas.org.br

50

anos

Feito cardeal, Dom Agnelo é recebido com festa em São Paulo

Capa da edição de 14 de março de 1965

A festiva recepção das autoridades e da população de São Paulo a Dom Agnelo Rossi, em 6 de março de 1965, após ter sido feito cardeal pelo Papa Paulo VI, foi o destaque da capa da edição do O SÃO PAULO de 14 de março daquele ano. “Sua eminência foi calorosamente recebido pelos fiéis, tendo uma comissão de representantes do clero e do laicato ido a Guarulhos para recepcionar o arcebispo nos limites da Arquidiocese... Sua eminência, ao chegar aos limites de sua Arquidiocese desceu do carro e recebeu as homenagens daquela representação de fiéis, tendo sido cumprimentando e recebido ramalhetes de flores”.

Ao chegar à Catedral da Sé, o Cardeal Rossi discursou novamente, agradecendo por todo o carinho dos paulistas e à confiança do Papa. “Hoje, pela benignidade do Santo Padre, o Papa Paulo VI, sentimo-nos honrados e felizes de ser o primeiro prelado paulista a trazer a púrpura cardinalícia ao solo arquiepiscopal de São Paulo”. Ainda em seu discurso, o Cardeal apontou que “é preciso que Cristo reine em São Paulo e que São Paulo bandeirante, com a proteção de Nossa Senhora Aparecida, dê ao Brasil o espetáculo impressionante da pujança religiosa à altura do maior centro industrial da América Latina”.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.