O SÃO PAULO - edição 2999

Page 13

www.arquidiocesedesaopaulo.org.br | 23 a 28 de abril de 2014

| Geral | 13

Cardeal Scherer preside celebração da Sexta-feira Santa na Catedral Na tarde da Sexta-feira Santa, 18, o cardeal Odilo Pedro Scherer, arcebispo metropolitano de São Paulo, presidiu, na Catedral da Sé, a celebração da Paixão e Morte de Jesus Cristo. Após a celebração, muitos dos fiéis participaram da procissão do Senhor Morto e de Nossa Senhora das Dores pelas ruas do centro de São Paulo.

Missa do Crisma: ‘O sacerdote é um dom de Deus para a humanidade’ Fotos: Luciney Martins/O SÃO PAULO

Na Catedral da Sé, padres e religiosos se comprometeram a presidir as comunidades na caridade, a ensinar a Palavra com fidelidade e a santificar o povo de Deus com os sacramentos

Tentações

“O papa Francisco, na exortação Evangelii Gaudium (A Alegria do Evangelho), fala das diversas tentações dos agentes de pastorais, o que inclui, mas não se limita, aos padres e bispos. Entre essas, o Papa fala da tentação do individualismo que se revela no pragmatismo cinzento e sem alegria. A tentação do desanimo, que no fundo, manifesta falta de fé. Desânimos que são paralisantes. A tentação do mundanismo espiritual que se manifesta nas facilidades do ter, do poder e do prazer. Na desertificação espiritual. Tentações de divisões que se tornam rinchas e um mal testemunho dos cristãos para a humanidade”.

Fernando Geronazzo Especial para O São Paulo

Cerca de 450 padres, diocesanos e religiosos, compareceram à Missa do Crisma, na manhã da quinta feira, 17, na Catedral da Sé. Eles enovaram suas promessas sacerdotais com uníssono “sim” diante do cardeal Scherer, arcebispo de São Paulo. A Missa do Crisma, também chamada de missa crismal, faz parte das celebrações próprias da Semana Santa. Acontece na quinta-feira, pela manhã, e reúne o bispo diocesano com os seus padres e diáconos, seus colaboradores diretos. Nesta celebração, são abençoados os óleos usados nos sacramentos do Batismo e da Unção dos Enfermos, e é consagrado o óleo do Crisma, usado no sacramento da Confirmação e nas ordenações presbiterais e episcopais. A celebração acontece no dia em que a Igreja também comemora a instituição do sacerdócio e da Eucaristia, evento celebrado solenemente à noite, na Missa da Ceia do Senhor, que abre o Tríduo Pascal. Na missa crismal, o clero renova suas promessas sacerdotais diante do Arcebispo, como sinal de comunhão e unidade. Dom Odilo Scherer fez uma homilia diretamente dirigida aos sacerdotes. Após recordar aos padres que a vida da Igreja depende em muito do bom exercício deste ministério, propôs uma reflexão sobre as principais tentações a que os sacerdotes estão sujeitos e contra as quais devem lutar. Seguem alguns trechos da homilia do cardeal Odilo Pedro

os batizados irão renovar as suas promessas batismais. A primeira promessa é também a mais importante. Na ordenação, somos ungidos nas mãos quando presbíteros, na cabeça, quando bispos. É pela força do Espírito Santo que desempenhamos a m i s são para a qual fomos escolhidos e designados”.

O Remédio

“O remédio para estas tentações é a oração. É deixar-se mover e guiar pelo Espirito Santo. Só assim seremos autênticos sacerdotes de Jesus Cristo”.

Testemunhos

Scherer aos padres da Arquidio- ção de forma especial para os sacerdotes. Queridos sacerdotes, cese de São Paulo. hoje estamos aqui para agradeIgreja, povo sacerdotal cer pelo imenso dom oferecido “Meus queridos irmãos e irmãs, por Deus que é o sacerdócio (...), com muita alegria saúdo a todos, grande dom para ser um dom saúdo todo este povo sacerdotal. para a Igreja e a humanidade. Todos os batizados fomos un- Dom que se faz serviço da Igreja gidos para que com a forca do e para a Igreja. A vida da Igreja Espirito Santo, santifiquemos o depende em muito do bom exermundo oferecendo a Deus, como cício deste ministério”. hóstias santas, a nossa vida modelada segundo o exemplo de Je- O sacerdócio de Cristo e o sus Cristo”. nosso “Deus Pai consistiu Jesus Cristo Padre: um dom de Deus Pontífice da nova e eterna Aliança. Ele é o Sumo Sacerdote estapara a humanidade “Hoje, quero voltar minha aten- belecido pelo Pai para reconciliar

com Deus a humanidade. Mas o sacerdócio de Cristo se estende nos homens, para presidir na caridade as comunidades na Igreja, para alimentar o povo de Deus na Palavra, Palavra de Deus e de Vida Eterna. Para restaurar mediante os sacramentos a amizade com Deus e para chamar a humanidade a se assemelhar, para conformar suas vidas cada vez mais a Jesus Cristo sacerdote e pastor.”

Pela força do Espírito Santo

“Hoje, iremos renovar as nossas promessas sacerdotais da mesma forma como no sábado. Todos

Sacerdote há menos de um ano, padre João Bechara Ventura, vigário paroquial na Paróquia de São Vito Mártir, na Zona Cerealista, participou pela primeira vez da missa crismal como presbítero. “Embora eu tenha feito as promessas sacerdotais há poucos meses, essa renovação traz à tona o dia da minha ordenação e, além disso, essa data faz com estejamos muito mais unidos com os demais padres e nos sintamos, de fato, cooperadores do bispo na missão da Igreja”. Em uma cadeira de rodas, com o olhar fixo no altar, padre Pedro Carlos Vicente, manifestou sua alegria em renovar as promessas do sacerdócio vivido há 17 anos. “Louvo e dou graças a Deus por poder estar aqui com meus irmãos padres e com nossos bispos”, disse, com dificuldade, mas sem perder o ânimo de continuar celebrando missas, atendendo confissões e colaborando em paróquias da Região Santana.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.