20230325

Page 1

Palestra em Aula Magna da Urcamp reuniu mais de três mil pessoas, entre participantes presenciais e virtuais

Págs. 7, 8 e 9

AVIAÇÃO

Aeroporto de Bagé recebe Certificação Operacional

Anac emitiu parecer à CCR após avaliação técnica da infraestrutura do terminal

Pág. 3

Obra pretende ampliar capacidade da Emergencial

Trabalho consiste em elevar barramento com bloqueio de canais de descarga

Pág. 3

RETENÇÃO DE FUNDO GARANTIDOR DO FIES ENTRA NA PAUTA EM BRASÍLIA

A elevação do percentual de desconto a título de FG-Fies, Fundo Garantidor do financiamento estudantil tem ligado um alerta nas instituições de Ensino Superior. Nesta semana, em busca de uma solução para a questão, o reitor da Urcamp, Antônio Evanhoé Sobrinho, tratou do assunto, em Brasília, com o Ministro de Comunicação Social, Paulo Pimenta.

Pág. 5

Santa Casa de Caridade celebra aniversário neste sábado

Instituição de Saúde abriu as portas, pela primeira vez, em março de 1883

Pág. 11

140 ANOS ÁGUA

SEGURANÇA

Como a Polícia investiga atropelamentos na Padre Abílio

Dois casos similares foram registrados domingo; acusados já se apresentaram

Pág. 14

FELIPE VALDUGA PREVISÃO DO TEMPO SÁBADO DOMINGO Chuvoso 17ºC 12ºC 24ºC 27ºC SEGUNDA-FEIRA Encoberto Encoberto 14ºC 28ºC Fechamento da edição: 19h
“O abraço cura, cicatriza, salva”
CARPINEJAR
REPRODUÇÃO/JM URCAMP
XXVIII Nº 6 963 | R$ 3,50
BAGÉ, 25, 26 E 27 DE MARÇO DE 2023 - ANO
jornalminuano.com.br

Laboratório de Jornalismo

Coordenador do Curso de Jornalismo Glauber Pereira

FAT - Jornal Minuano | CNPJ: 87415725/0012-81

Endereço: Av. Marechal Floriano, 2050 - CEP 96400-011 - Bagé/RS

Telefones: Redação (53) 3242-7693 - Assinaturas 3241-6377

E-mail: jornal@minuano.urcamp.edu.br www.jornalminuano.com.br | facebook.com/jornalminuanobage

Editor-chefe - Felipe Valduga • Gerente comercial - Adriana Robaina • Editor assistente - Sidimar Rostan • Reportagem - Viviane Becker - Melissa LouçanJaqueline Muza - Rochele Barbosa - Marcelo Pimenta e Silva - Alana Portella (estagiária) • Repórter fotográfico - Tiago Rolim de Moura • Diagramação

- Luís Mário Pereira - Vinícius Silva • Assistente comercial - Angelina Britto • Distribuição - Marcos Goulart

Mão leve

Quando mudei domicílio e encontrava conterrâneo a pergunta era a mesma, fostes assaltado? Ninguém passa limpo e puro pela capital. Também vivi bocado, embora restrito a episódios modestos. Vou às narrativas. Nos sábados ia ao centro encontrar grupo a quem devia acolhimento. Reunia-se à boca da Galeria Chaves, indo e vindo à cafeteria do fundo. Otávio Germano, Sylvio Ballvé, Marcelo Feijó, Antonio Carlos Rezende, Rubens Rosek, Hélio Arenhardt, Jaime Machado, Fernando Degrazzia, Antônio Landó e outros. A eles seguiu-se a turma das noites de segunda no Barranco.

É gratificante chegar-se numa cidade e ser abrigado. Pois, próximo do meio-dia, Jaime convida a subir a rua da Praia em busca do carro e carona dele. Lépidos e alegres vamos. De inopino, um repelão. Mão rústica rasga o bolso de minha calça, surripia a carteira e dispara. Uma sensação muito desagradável. O ladrão corre, e na fuga confere o conteúdo, apenas cartão de crédito e de visita. Vira-se, ofende-me, joga o objeto. Era a iniciação como vítima de tentativa de dano patrimonial.

Tempos depois, dia chuvoso, alguns do grupo dirigem-se ao Mercado para buscar seus veículos. Sentado à beira da calçada alguém, que suponho o guardador. E que se ergue. Quando abro a porta traseira acontece o insulto. Arrebanha, desta vez, uma

José Carlos Teixeira Giorgis Felipe Homem

niqueleira de plástico, apenas moedas a engordam. Aqui, como troco, recebe bons golpes de guarda-chuva dos companheiros. Mas também ele reprova o insucesso da subtração, arremessando o modesto saquitel; e de juros, brinda-me com sonoros fdps.

Findo a narrativa na metrópole, com derradeiro fato. Distraído, miro vitrina. Uma mãozinha boba, voto de promissor punguista, delicadamente retira a cédula de dez reais que guardava para a lotação. Desta vez tive de sorrir pelo cumprimento coativo da espórtula cristã. Mas, depois disso, dirá alguém que tais coisas só acontecem no Brasil. Não mesmo.

Estava inebriado em Praga (Kafka, etc.). Atravessara a Ponte Carlos (IV, sobre o Moldávia). E como todo turista acidental caminhei até a Prefeitura para, pacientemente, aguardar que o Orlof, relógio astronômico medieval famoso (1410) que mostra a posição do sol, constelações, planetas, quando fosse meio-dia, começasse a soar músicas e a dança de bonecos, tal como o Relógio de Munique. Aperta aqui e lá, ainda consigo fotografias razoáveis. Feliz, saindo da multidão, a turma se dirige a um bar sôfrega por um canecão de chope. Depois dos cânticos e salvas apalpo o traseiro (bolso) em busca dos euros. Qual? Haviam se escafedido ao namoro de mão levíssima. Alguém empresta, pago no hotel. E ao fim e cabo gargalho vaidoso pois a Europa se curvava ao Brasil.

Desembargador aposentado

Relacionamento com o consumidor: um desafio diário

O consumidor é uma peça fundamental para comércio e varejo brasileiro. Segundo pesquisa global Ipsos, publicada no início de janeiro, o período do mês do consumidor deixou o público mais animado neste ano. Cerca de 85% das pessoas disseram estar mais otimistas do que em 2022. Vale destacar que o grau de otimismo no Brasil é o maior entre os outros países, com uma média global de 65%. Neste contexto, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) projeta um cenário de estabilidade nas vendas em 2023, com alta de 0,8%. O principal evento de varejo do mundo, o NFR 2023 Retail’s Big Show, ocorrido em janeiro em Nova Iorque, destacou algumas tendências no que tange ao consumo, especialmente à experiência do consumidor. Tradicionalmente, as empresas tendem a focar seus esforços de forma restrita à venda, proporcionando uma experiência fluída para atrair o consumidor até o ponto de venda e por fim materializar a venda.

Porém, o comportamento do consumidor passa por mudanças profundas e apenas vender algo (produ-

to ou serviço) já não é suficiente. Ele espera por uma jornada completa, que perpasse o processo de venda, se alongue durante o consumo e finalize com o descarte sustentável.

O NFR 2023 discutiu assuntos dos quais as empresas precisam entender como oportunidade, proporcionando experiências de consumo memoráveis e que gerem bem-estar, conveniência para adquirir produtos por meio de diferentes canais (físicos e online), e apoiadas em práticas sustentáveis. Repensar esse relacionamento é um desafio diário. A disponibilidade de informações sobre as empresas e seus produtos/serviços faz com que o consumidor possua um poder de barganha cada vez maior. As novas gerações de consumidores estão em busca de empresas que ofereçam uma experiência com propósito, baseada ou não em bens tangíveis, mas que apresentem um significado. Assim, as empresas que se posicionarem neste sentido poderão ter alguma vantagem em um mercado com poder de compra cada vez mais restrito. Gestores, o mercado é feito de pessoas: compreenda seus anseios e desejos para fazer diferença na vida delas!

Diretor da Escola Profissional Fundatec

02 Opinião BAGÉ, 25, 26 E 27 DE MARÇO DE 2023 www.jornalminuano.com.br

Aeroporto Internacional de Bagé recebe certificação operacional definitiva

Administrado pela CCR Aeroportos desde março de 2022, o Aeroporto Internacional de Bagé registrou uma movimentação de cerca de dois mil passageiros no ano passado. Ao mesmo tempo, investiu para elevar o nível de conforto, comodidade e segurança melhorando a experiência dos passageiros, com destaque para a nova opção de alimentação e melhorias estruturais que já estão sendo usufruídas por quem passa local. Com isso, este mês, recebeu, em caráter definitivo, a Certificação Operacional de Aeroporto, conferida pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

A Certificação Operacional, item obrigatório previsto no contrato de concessão, comprova que os aeródromos operam dentro dos requisitos de segurança operacional, os quais são definidos com base em parâmetros internacionais. O Certificado Operacional é emitido após avaliação técnica dos diversos elementos de infraestrutura de um aeródromo e atesta os tipos de operações aéreas que o aeroporto está autorizado a receber, além de validar a capacidade e a proficiência, por parte do operador, de cumprir as normas técnicas brasileiras relativas à segurança operacional.

As primeiras ações realizadas, previstas em contrato, foram voltadas para intervenções imediatas, focando na acessibilidade e melhoria dos padrões operacionais, resultando em maior conforto para todos os passageiros e comunidade aeroportuária. Entre os primeiros investimentos realizados e percebidos de forma ime-

Prefeitura lança licitação para construir Estação de bombeamento de Esgoto no Castro Alves

diata pelos passageiros, é possível citar reestruturação da sala de embarque, incluindo a ampliação, remodelagem e nova iluminação; intervenções de melhorias na pista; construção da sala de pré-embarque, utilizada para canal de inspeção de bagagem; instalação de 1,5km de cercamento patrimonial; construção de novo acesso para tripulantes e funcionários; revitalização da praça, que é utilizada pelos moradores da região.

A cobertura localizada na entrada do aeroporto também foi toda revitalizada. “São intervenções que melhoram o dia a dia de toda a comunidade aeroportuária e dos passageiros que passam pelo aeroporto. Buscamos sempre oferecer o maior conforto para todos”, comenta Michel Rosa da Silveira, gerente do Aeroporto Internacional de Bagé. Outro destaque é para substituição de lâmpadas fluorescentes por lâmpadas de LED em

todo o terminal de passageiros. Além disso, foi instalado um estacionamento de bicicleta, uma ação de ESG (Governança ambiental, social e corporativa), que permite os colaboradores irem de bicicleta para o trabalho.

Novos serviços

Já no primeiro mês de atuação, a CCR Aeroportos implantou um wi-fi gratuito de alta velocidade em BGX. A instalação da Casa do Pão de Queijo também é uma novidade importante a destacar, sendo uma opção de alimentação para o passageiro, que está em linha com o princípio da companhia de aprimorar ainda mais a qualidade dos serviços, oferecendo conforto, maior oferta e uma experiência cada vez melhor aos seus clientes. “O nosso objetivo é levar ainda mais qualidade e boas experiências aos nossos passageiros”, conclui Silveira.

Justiça Federal inicia seleção de estagiários na cidade

Com propósito de inserir o acadêmico no meio jurídico, iniciou, nesta semana, o processo de seleção de estagiário na Justiça Federal de Bagé. Com carga horária de 20 horas semanais, o estudante receberá um apoio financeiro mensal no valor de R$ 1.297,42, mais auxílio-transporte fixado em R$ 9,86 por dia efetivamente estagiado com comparecimento presencial O período de inscrições iniciou na terça-feira, 21, e encerrará em 10 de abril. Para enviar as documentações necessárias, o can-

didato terá o mesmo prazo. A homologação das inscrições ocorrem no dia 12 de abril e o resultado com classificação final no dia 18. Conforme edital, as datas do cronograma poderão ser modificadas mediante aviso prévio, que será publicado e disponibilizado no site do TRF4. Poderão participar do processo seletivo somente alunos devidamente matriculados no curso superior de Direito ou Ciências Juíridicas e Sociais de instituições de ensino conveniadas com a Justiça Federal de 1º

Grau do Rio Grande do Sul - Subseção Judiciária de Bagé. Também é necessário que os estudantes tenham residência fixa na Rainha da Fronteira. Ainda entre os requisitos, é preciso ter concluído, no momento da inscrição, no mínimo 20% e, no máximo, 70% dos créditos disciplinares do curso.

Para mais informações, é possível entrar em contato pelos telefones (53) 3240-4000, (53) 3240-4006 ou (53) 99148-2933Das 13h às 18h. Ou pelo e-mail: rsbagsecdf@jfrs.jus.br

Obra será interligada à Estação de Tratamento de Esgoto Central

A Prefeitura lançou, nesta semana, um edital na modalidade Tomada de Preços prevendo a contratação de uma empresa especializada para a construção da Estação de Bombeamento de Esgoto do Bairro Castro Alves. A obra tem valor inicial estimado em R$ 800 mil. Conforme divulgado, o investimento é do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Saneamento, sem contrapartido financeira do município, pois são os rendimentos da obra já finalizada. De acordo com o Departamento de Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb), a única contrapartida do Município será o desenvolvimento do trabalho técnico social no bairro, com atividades de

conscientização de saneamento. A autarquia antecipa que esta obra pretende ampliar o sistema de tratamento já concluído, pois tem a finalidade de coletar o esgoto do Castro Alves e encaminhar para a Estação de Tratamento de Esgoto Central, obra que foi finalizada o ano passado. Segundo o Daeb, a conclusão da obra dos interceptores de esgoto, a Estação de Bombeamento e Estação de Tratamento Central faz com que o município ultrapasse médias nacionais, chegando à capacidade de coletar 80% de esgoto e tratar 59% dos efluentes do município. O objetivo, desse modo, é beneficiar diretamente milhares de famílias e reduzir a carga poluidora dos arroios da cidade.

Como mais uma ação para amenizar os efeitos da estiagem que afeta Bagé, está sendo realizada uma obra, em conjunto entre várias secretarias da Prefeitura de Bagé, para aumentar a capacidade de retenção de água da Barragem Emergencial. A iniciativa, anunciante nesta sexta-feira, dia 24, consiste na ampliação do barramento através do bloqueio de dois canais de descarga, além da elevação da estrada que está desativada em razão do local futuramente ser alagado pela Barragem da Arvorezinha.

O trabalho mobiliza a Secretaria de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano (Seinfra), Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), Departamento de

Água, Arroios e Esgoto de Bagé (Daeb) e Secretaria Geral de Governo. “Estamos aumentando a captação da Barragem Emergencial. A estimativa é que se ganhe um metro a mais. E a grande vantagem deste reservatório é a facilidade de recuperação, que com poucos milímetros já aumenta o nível consideravelmente”, afirma Franco Alves, diretor do Daeb, ao enfatizar que estas últimas chuvas, apesar de terem sido em índices baixos, fizeram com que a Emergencial enchesse.

Por outro lado, a Sanga Rasa, principal barragem da cidade, segue em nível preocupante, com 8,15 metros negativos. Já a barragem do Piraí está 4,75 metros abaixo do normal.

BAGÉ, 25, 26 E 27 DE MARÇO DE 2023 Cidade www.jornalminuano.com.br 03
DIVULGAÇÃO CCR AEROPORTOS
Terminal registrou movimentação de cerca de dois mil passageiros no ano passado
DIVULGAÇÃO/DAEB
DEIVIDI LEONEL/ESPECIAL JM
Anunciada obra para aumentar capacidade da barragem Emergencial
Iniciativa consiste na ampliação do barramento através do bloqueio de dois canais de descarga

Campo & Negócios

Estudantes de Agronomia da Urcamp participam de Dia de Campo na C-Vale

ABHB começa os preparativos para a Exposição Nacional Hereford e Braford em Bagé

A Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) destaca que já iniciou os preparativos para a Exposição Nacional de raças, que ocorrerá em Bagé, no parque de exposições Visconde de Ribeiro Magalhães, em 21 a 28 de maio.

Conforme a entidade, a exposição contará com uma estrutura para receber sócios, criadores e apreciadores das raças. A Nacional Hereford e Braford contará com uma programação com julgamentos, cursos, remates e degustação com muita Carne Hereford já está sendo organizada.

Nos dias 21 e 22 de março, acadêmicas do curso de Agronomia da Urcamp participaram do Dia de Campo de Verão da C. Vale Cooperativa Agroindustrial, em Cruz Alta.

Ao todo, 27 empresas estiveram presentes para demonstrar cultivares e produtos para soja, milho e trigo. Além disso, também foram apresentadas outras soluções tecnológicas para o agronegócio, bem como exposi-

ção de máquinas e implementos de mais de 30 fabricantes.

Estiveram presentes também os especialistas Elmar Floss, Jorge Verde e Cristiano Piasecki destacando sobre temas relacionados a estas culturas.

Na oportunidade, a C-Vale, unidade de Bagé, disponibilizou três ônibus para seus associados e estudantes da Urcamp e de outras instituições que também participaram da iniciativa.

O gerente de Operações e da Carne Hereford, Felipe Azambuja, comenta sobre a grande expectativa para o evento. “Com certeza estamos esperando um número recorde de animais e de

expositores. As raças passam por um momento muito bom, vem de crescimentos acumulados, tanto na Exposição Nacional, quanto nas demais feiras. Esperando todos com um grande evento, estamos trabalhando para entregar uma exposição a altura dessa expectativa”, comenta.

Arco sedia reunião para discutir cadeia da ovinocultura

Ocorre na próxima terça-feira, dia 28, a partir das 9h30min, reunião na sede da Associação Brasileira de Cria -

dores de Ovinos (Arco), em Bagé. O tema do encontro está ligado à cadeia produtiva da ovinocultura.

Em 2022, a exposição reuniu um grande número de animais participantes, foram 408 exemplares, de 53 expositores que vieram de 25 municípios, de quatro estados do Brasil para julgamento e contou com 35 patrocinadores, o maior número desde a primeira edição da feira.

A reunião deverá contar com representantes da entidade, produtores e demais atores da indústria de carne ovina.

BAGÉ, 25, 26 E 27 DE MARÇO DE 2023 www.jornalminuano.com.br 04
TIAGO ROLIM DE MOURA
Evento acontece em Bagé de 21 a 28 de maio
DIVULGAÇÃO
Atividade foi realizada em Cruz Alta

Presidente da FAT trata da retenção do Fundo Garantidor do Fies com ministro Paulo Pimenta

Responsável por cobrir eventuais gastos em casos de não pagamento no Financiamento Estudantil (Fies), o Fundo Garantidor do Fies (FG-Fies) foi tema de agenda do presidente da Fundação Attila Taborda (FAT) e reitor da Urcamp, professor Antônio Evanhoé Sobrinho, com o Ministro de Comunicação Social, Paulo Pimenta, em Brasília.

O Novo Fies preocupa os gestores de instituições de ensino superior, pois os percentuais a serem descontados, a título de FG-Fies, foram corrigidos, e estão variando de 40% a 50%, chegando, em alguns, a 100% dos valores a receber; ou seja, casos em que as instituições não teriam nada a receber em contrapartida aos serviços efetivamente prestados aos estudantes contratantes do Fies.

Uma resolução de 2018, que representou uma atualização no modelo, não implementou o contingenciamento da renda do estudante, entre outras medidas necessárias à norma legal, e que estão impactando no percentual de desconto a título de FG-Fies. No entendimento das universidades, os critérios precisam ser considerados e regulamentados, para que o impacto nas instituições não seja maior.

Pequenas e médias instituições de Ensino Superior são as mais impactadas pela mudança, uma vez que necessitam dos valores de repasses para cumprir com obrigações, sendo necessária uma solução emergencial, ainda que temporária, para receber pelos serviços prestados aos estudantes e manter a sustentabilidade financeira com inclusão social, que são pontos centrais.

Substitutivo a projeto de Mainardi prorrogará concursos públicos do RS

No caso da Urcamp, os valores foram majorados de 14,99% para 45,07%, aumento de 30,08%, que representa 300% no índice antes praticado. “Nosso problema com o Fies é a retenção do Fundo Garantidor, que a Urcamp retinha 17% e passa a reter 46%. Isso dá, em valores reais, quase R$ 350 mil, que utilizamos para pagar folha de pagamento”, pontua o presidente da FAT.

Acompanhado pelo chefe de gabinete, Gabriel Feijó, Sobrinho foi recebido por Pimenta na quinta-feira, 23, em reunião articulada pelo secretário de Gestão e Normas do Ministério, Paulinho Parera, que tratará diretamente do tema junto à universidade. “Cumprimos mais

uma agenda nesse compromisso que assumimos, de representar os interesses da FAT/Urcamp em Brasília. Vamos alinhar parcerias que sejam benéfi cas para o desenvolvimento da nossa Instituição e de suas mantidas”, destaca o presidente da FAT. “O Ministro solicitou para que nós acompanhemos as demandas de Urcamp de perto. Seguirei trabalhando para suprir as necessidades da universidade, pela importância que a Urcamp tem, sua história em Bagé e seu papel no desenvolvimento da nossa cidade e região”, afi rma Parera. Já Pimenta colocou-se à disposição para encaminhar as pautas da Urcamp junto ao governo federal.

Moradores do Mingote Paiva reivindicam melhorias no transporte público

A Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Transporte da Câmara de Bagé deve se reunir, na segunda-feira, dia 27, para entregar um documento com reivindicações de moradores do bairro Mingote Paiva, a representantes da empresa Stadtbus em Bagé e ao secretário municipal

de Segurança e Mobilidade, Rodrigo Fialho.

Os moradores solicitam a retomada de linhas que atendiam lugares mais afastados da região. A reivindicação foi apresentada aos vereadores na quinta-feira, 23. O vereador

Lelinho Lopes, do PT, que já esteve reunido com o represen-

tante da Stadtbus, empresa que atendia a linha do Mingote Paiva, mediou a discussão.

A Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Transporte do Legislativo bajeense é composta pelos vereadores Cláudio Xuxa, Cléber Carvalho, Flavius Dajulia, Lelinho Lopes e Marlon Monteiro.

Em reunião híbrida na tarde de quinta-feira, dia 23, um acordo entre a Casa Civil do Estado e a oposição defi niu a substituição do PL 195, de autoria do deputado estadual Luiz Fernando Mainardi (PT), que propões a prorrogação do prazo dos concursos públicos no Rio Grande do Sul oriundos dos anos de pandemia.

Além de Mainardi e Arthur Lemos, secretário da Casa Civil, também participaram da reunião Frederico Antunes (Progressistas), líder do governo, os deputados Leonel Radde (PT), Delegada Nadine (PSDB), Claudio Branchieri (Podemos), Dirceu Franciscon (União) e Delegado Zucco (Republicanos), o Procurador-Geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa, além de representantes da comissão de concursados.

Para dar mais segurança jurídica aos concursados, fi cou acordado que o Executivo encaminhará em regime de urgência um Projeto de Lei Comple-

mentar, substituindo o PL de Mainardi, o que fará com que uma eventual ação de inconstitucionalidade não barre o andamento do projeto, dando mais celeridade ao mesmo, visto que há concursos que vencem em menos de 30 dias. Sendo aprovado, o projeto dará mais um ano de prorrogação para o prazo de vencimento dos concursos. “Se nossa preocupação é proteger os concursados, não há razão em insistir com o meu projeto. Diálogo sempre é a melhor solução. Temos de aprovar o mais rápido possível este PL do governo para garantir essa prorrogação e torcer para que os concursados sejam chamados”, afi rmou Mainardi.

Na sexta-feira, o governador Eduardo Leite confi rmou o encaminhamento do projeto. Dentre os concursos envolvidos estão para a Assembleia Legislativa, para o Corpo de Bombeiros, Instituto-Geral de Perícias, Polícia Civil e Secretaria da Fazenda.

05 BAGÉ, 25, 26 E 27 DE MARÇO DE 2023
Fogo Cruzado
Sidimar Rostan sidimar_frostan@hotmail.com @sidimarrostan www.jornalminuano.com.br
Ao lado do chefe da gabinete, Gabriel Feijó, Sobrinho cumpriu agendas em Brasília Medida dará mais um ano de prorrogação para o prazo de vencimento
DIVULGAÇÃO
FERNANDO RISCH/ESPECIAL JM

Empreendedor

Rede São João vai inaugurar nova

unidade em Bagé

DIVULGAÇÃO

Clinipampa realiza plantão de vacinação hoje

região Sul (RS, SC e PR). Hoje conta com mais de 990 filiais, a caminho da loja 1.000 e cerca de 17 mil colaboradores atuando em mais de 200 cidades.

Possui distribuidora própria comprando diretamente da indústria em grande quantidade. Assim, possibilita preços mais competitivos aos consumidores e através do programa SãoCard, crediário próprio da São João para compras parceladas em até seis vezes, o cliente consegue programar suas compras com economia e segurança.

“Dentro de nossas filiais os clientes encontram produtos de beleza, serviços de atendimento farmacêutico, linha pet, bazar, brinquedos, limpeza doméstica e linha de conveniência. Uma inovação que vai além de medicamentos e dermocosméticos”, diz a rede.

A maior rede do varejo farmacêutico do Sul do Brasil e a 4ª maior do país, inaugurará uma nova loja na cidade de Bagé, na fronteira do Rio Grande do Sul.

São cinco filiais que a Rede São João tem na cidade. A nova loja está localizada na Avenida José do Patrocínio, nº 300, bairro São Judas, em frente ao posto Balluarte Jardim Castelo.

A inauguração acontece na próxima terça-feira, dia 28, e vai contar com ofertas especiais de inauguração e atendimentos farmacêuticos diferenciados. No dia da abertura, 50% do valor arrecadado será revertido para a Santa

Casa de Bagé, que completa 140 anos de fundação este mês.

“A Farmácias São João sempre esteve comprometida com a comunidade onde está inserida e em Bagé não poderia ser diferente. No mês de aniversário dos 140 anos da Santa Casa, revertermos 50% da venda, é uma mostra do nosso compromisso em cuidar da saúde das pessoas e apoiar o desenvolvimento da cidade de Bagé”, destacou a coordenadora regional da Rede São João, Graziele Pacheco.

A Rede de Farmácias São

João é a 4ª maior do varejo farmacêutico do Brasil e a maior da

Nesta filial, os clientes têm à disposição um amplo mix de medicamentos, perfumaria e dermocosméticos. É uma loja prime, com consultório farmacêutico, fraldário, verificação de pressão arterial, Farmácia Popular, aplicações de injetáveis, testes rápidos para a detecção da covid-19 e conta ainda com um mix de produtos, conveniência, acesso ao Wi-Fi grátis, estacionamento privativo e tele-entrega pelo whatsapp (54) 99677-9088.

A filial atenderá de segunda a sábado, das 7h à meia-noite, e, aos domingos, das 8h às 23h.

A clínica oferece plantão vacinal com Influenza Tetravalente, das 8h30min às 13h30min deste sábado. O imunizante disponibilizado na clínica é o mais completo e imuniza contra quatro diferentes cepas do vírus da gripe: Influenza A (H1N1), Influenza A Subtipo H3N2, Influenza B/Austria e Influenza B/Phuket.

A Clinipampa está localizada na Avenida Tupi Silveira, 1926. O contato pode ser realizado através dos telefones (53) 33110444 e 32416966, ou, ainda, pelo WhatsApp (53) 991633352.

Imobilar presente no 84º Encontro da ABMI

De olho no futuro, o 84º Encontro da Associação Brasileira do Mercado Imobiliário (ABMI) reuniu no Hilton Copacabana, no Rio de Janeiro, de 22 a 24 de março, imobiliárias de todo o Brasil. O Imobilar é uma das oito imobiliárias do Rio Grande do Sul que fazem parte da ABMI, sendo representada no evento pela Diretora, Mariana Vaz Silveira. Durante o encontro foram debatidos temas de alta relevância para a atualidade e o futuro do mercado imobiliário, em termos de lançamentos e novidades para o investidor, empreendedorismo, associativismo, ampliação da relação do segmento de imóveis com o setor financeiro, tokenização de ativos, discussão sobre questões jurídicas, a questões que envolvem o dia a dia das empresas associadas, como vistoria, distrato, manutenção preventiva na área de locação, sucessão familiar, design de comunicação e comunicação não-violenta, além de outros assuntos que podem surgir em meio aos debates. Para Mariana a troca de experiências entre os associados, conexões e networking são de grande valia, além é claro, de se atualizar sobre o que há de mais moderno no mercado em termos de gestão, ferramentas e análises, oportunidades de negócio, identificando novas tendências e demandas.

Aniversariantes

25 de março

Adilia Barreto Garcia

André Luiz da Silva

Andréia Jacobsem

Artur Silveira Villela

Claudiomiro Madruga Pinheiro

Deva do Amaral Palma

Diogo Gomes Taborda

Élder de Macedo Rodrigues

Etelvina Lucas

Flávio Silveira

Gerson Costa Netto

Haidée Machado

Hamilton Severo

Iara Infantini

Izolda Alberdanha

José Renato Ferreira

Mara Myriam Alves Roscoff

Marilei Delpino Quintana

Morgana Torma Medeiros

Nairane Ferreira Lucas

Renato Frak

Santa Beatriz Conceição Muniz

Santa Rosa Dorneles

Silvia Dalberganha

Sônia Maria Garcia

Vera Ferreira Leal

26 de março

Adriana Aparecida Kisata

Albanisa Colina Oliveira

Aline Pereira Rodrigues

Arlete Conde Fontes

Arlete Fernandes

Chana Gomes Figueiredo

Claudete Terezinha Severo

Daiane Ritta

Gabriel Munhoz Machado

Helena Lemos Dornelles

Idalina Gomes

Janete Collares Oliveira

Leila Vidal Pichler

Leontina Nogueira Alves

Luiz Carlos Deibler

Neiva Amestoy Bender Boteselle

Nélson Garcia Júnior

Nepomuceno Oliveira

Osvaldo de Souza Alves

Otávio dos Santos Gomes

Robes Pinto Silva Filho

Rômani dos Santos da Silva

Sandra Ruas

Tatiane Freitas Rodrigues

Thais Brasil da Silva Tavares

Tiago Paim

Tiago Rodrigues Machado

27 de março

Agnes dos Santos Paiva

Douglas Dias

Elga Gomes

Gilmar Cardoso

Ieda Maria Alves Branco Vieira

Igor Messias Quintana

Jober Rodrigues Jacinto

Lidiane Mendes

Lourdes Maria Souza

Luís Alberto Mosqueira

Marcelo Galarza Rosa

Mariani Morales Moraes

Marlene Madureira Madeira

Nelcy Barreto Pires

Oscar Milech Belis

Roseles Jurema Bicca

Rosimar Brasil Gonçalves

Sandro Louzada Soares

Sílvio Vernieri Barbosa

Vivian Pereira dos Santos

BAGÉ, 25, 26 E 27 DE MARÇO DE 2023 www.jornalminuano.com.br 06
Filial está localizada na Avenida José do Patrocínio, nº 300

Carpinejar reflete sobre as relações de afeto no pós-pandemia

Mais de três mil pessoas acompanharam, de forma virtual ou presencial, a palestra que marcou o início do ano letivo na Urcamp, na noite de quinta-feira, dia 23. A Aula Magna ficou à cargo do escritor Fabrício Carpinejar, com a conversa “Transformação pelo afeto”, que lotou o ginásio do Colégio Auxiliadora.

O evento foi possibilitado através de uma parceria entre Urcamp e Sebrae/RS. Inclusive, o vice-reitor da Instituição de Ensino Superior, Guilherme Cassão Bragança, fez a acolhida do escritor no evento que marca, oficialmente, o primeiro semestre letivo da nova gestão da Urcamp. Ao público, ele relatou que a palestra de quinta-feira foi a realização de um desejo antigo, já que há seis anos falava sobre a possibilidade de trazer Carpinejar para alguma atividade da Urcamp.

Agora, no início da nova gestão, celebrou a noite como um marco: “Isso é pra vocês. Nós estamos com uma nova Urcamp. A nova Urcamp do afeto, que nos trouxe até a aula magna de hoje, que é Transformação pelo Afeto. E é isso que a gente deseja: educação com afeto”.

A Aula Magna contou com o apoio de Colégio Salesiano Auxiliadora; Cloud Tickets; Cema Isquierdo Eventos; Olimac Móveis; Prefeitura de Bagé; Floricultura Marta; Casa Blue; StudioLuz Bagé; LEB - Livraria e Editora Bageense; Unimed Região da Campanha.

Momento de cura

coletiva através da ternura

Antes do evento, o escritor recebeu a imprensa no camarim, para falar sobre a motivação por traz do tema da palestra. Para ele, a pandemia de Covid-19 e o con-

sequente distanciamento social provocado por ela, criaram cicatrizes profundas nas pessoasprincipalmente em relação a dar e receber afeto. “Nesses dois anos, ficamos desacostumados com a ternura, a gente tem medo de qualquer pessoa que se aproxima. Todo mundo está passando por uma fisioterapia coletiva, para voltar a confiar no abraço. Porque, durante dois anos, esse abraço foi foco de uma doença”, destaca.

Para Carpinejar, a ternura, demonstrações físicas de afeto, são o antídoto para a “secura” e desesperança que tomaram conta do mundo pós-pandemia. “O que você faz quando não sabe o que falar para alguém que está sofrendo? Fica mudo, se afasta? Eu abraço. Quando não tenho o que

dizer, meu corpo ainda tem o que dizer. O abraço cura, cicatriza, salva”, aponta.

Através de reflexões em seus livros, em palestras ou, mais recentemente, em sua rede social, ele busca ser um agente

agregador, capaz de despertar o amor-próprio nas pessoas, através das palavras. “A gente cria uma cumplicidade familiar, numa palestra, numa conversa.

Você está procurando alguma coisa aqui, não está entrando ao

acaso, tem um propósito. Então eu venho sem roteiro, para sentir o ambiente, saber como posso ser agradável. Porque a gente se preocupa muito com empatia. E a auto empatia? Você se cuida, se valoriza, ou vive se desculpando por quem você é?”, questiona.

Já na palestra, dispensou o uso do palco e preferiu uma conversa informal em meio ao público. Fez conexões entre relatos pessoais e a necessidade de manutenção do afeto como forma de cura.

Autor de livros como Colo, por favor (2020) e o mais recente, Depois é Nunca (2021), Carpinejar já recebeu algumas das principais premiações da Literatura brasileira, como o Prêmio Nacional Olavo Bilac, concedido pela Academia Brasileira de Letras, e o Prêmio Jabuti.

07 Cidade
www.jornalminuano.com.br
BAGÉ, 25, 26 E 27 DE MARÇO DE 2023
Autor recebeu imprensa antes do evento Palestrante dispensou o palco e conversou diretamente com a plateia
FELIPE
FELIPE VALDUGA
VALDUGA

Parabéns aos novos Agrônomos, Arquitetos e Engenheiros Civis da Urcamp

Neste sábado, 25 de março, a partir das 19h, acadêmicos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Agronomia e Engenharia Civil da Urcamp, gestores, coordenadores, professores, seus familiares e amigos, participam da solenidade de formatura que acontece no Cantegril Clube de Bagé. A organização leva a assinatura da equipe da Stratégia Eventos e as fotografias tem o crédito de Mickael Freitas. Desejamos sucesso aos formandos!

Anderson Rosa Dutra, Artur Francisco dos Santos Garcia Junior, Cristiane Prates D’Oliveira, Eduardo Lucas de Lima, Fabiane de Souza Schimit, Joana Gottinari Kohn, Larissa Rodrigues Rocha, Maria Fernanda Silveira De Freitas, Matheus dos Santos Paiva, Matheus Quadros Rosa Veleda, Mauricio de Oliveira Mesquita, Natália Menezes Barbosa Rachinhas, Raíssa Lemos de Quadros, Ramiro Mendes Farinha Roir, Robert Barbosa Lima e Victoria Ferreira Dachery

Carpinejar

Celebração dos 40 anos da Mistura da Terra

O escritor tocando

O poeta, cronista, jornalista, bajeenses na noite de quinta-feira, em parceria com o Sebrae. tural Auxiliadora. A palestra Prefeitura de Bagé; Osirnet; Livraria & Editora Bageense

Cartas para

NÃO É PORQUE VOCÊ

A Mistura da Terra é a realização do sonho da farmacêutica Ana Lúcia Garrastazu Pereira e, desde sua criação, em 1983 ,se mantém como uma referência na cidade. O potencial inovador da manipulação de medicamentos, cosméticos e afins foi visualizado pela empreendedora Ana Lúcia há quatro décadas, e segue em destaque nos dias atuais e em pleno crescimento, oferecendo o melhor padrão de qualidade, além de inúmeros produtos relacionados aos cuidados com a saúde. Essa semana, o Jornal Minuano visitou a farmácia e conversou com a Ana Lúcia, relembrando os primórdios da empresa e mostrando as novidades da temporada. A live pode ser conferida no Facebook do JM.

QUENA QUE NÃO SE LEMBRARÁ

MÃE... essa é a mensagem e do vídeo divulgado por jar, a pedido de Maurício marido da jornalista Francine te, que morreu, aos 34 fevereiro 2022. Antes de luta contra o câncer de mama, criou um projeto pessoal “Cartas para Alice”, uma estar presente na vida da pouco mais de um ano, algumas cartas prontas rascunhos. Logo após a partida esposa, Maurício deu continuidade, escrevendo cartas para fi sim como os amigos e familiares, através de relatos, narram sua mãe.

Fran era seguidora pinejar, e a pedido de Maurício, escritor também teve sua pação, escrevendo, em março 2022, uma carta para sua passagem por Bagé, aconteceu o encontro presencial da com seu “tio emprestado”. fragmentos do texto de Carpinejar...

Douglas Rodrigo de Abreu, Flávia Machado Nobre, João Vitor Andina Bender e Tainá Alves da Rosa Alexandre Silveira Alves Saraiva, Andressa Gonçalves Martins, Hellen Da Silva Teixeira, Luana Dilelio Leal, Lucas Rodrigues Silvera

Vivi Becker

vivianebecker@urcamp.edu.br

transformando pelo afeto

“...Para Alice adolescente...”

Quando você tem medo de morrer, tem medo de viver...

... Só quando você não teme mais o fim, ou entende que nada termina com o corpo, é que você se apaixona pela sua coragem.

Sua mãe foi corajosa, uma apaixonada pela vida. E pela sua vida

Nunca acredite na cronologia, no tempo externo, nunca acredite que não a conheceu direito por ela ter morrido quando você tinha um aninho e três meses, nunca dê crédito a versões condoidas dos outros a seu respeito, nem tenha pena de si.

tocando o coração dos bajeenses que lotaram o Ginásio Auxiliadora

jornalista, escritor e palestrante Fabricio Carpinejar tocou o coração dos quinta-feira, quando participou da Aula Magna promovida pela Urcamp, Sebrae. O evento gratuito aberto à comunidade foi realizado no Centro Culpalestra contou com o apoio de Colégio Salesiano Auxiliadora; Cloud Tickets; Osirnet; Cema Isquierdo Eventos; Olimac Móveis; Floricultura Marta; LEB Bageense e Casa Blue.

para Alice

VOCÊ É PELEMBRARÁ DA mensagem da carta CarpineMaurício Oliveira, Francine Leianos, em perder a mama, Fran chamado forma de da filha de deixando e alguns partida da continuidade, lha e, asfamiliares, narram como foi de CarMaurício, o sua particimarço de Alice. Em aconteceu pequena emprestado”. Segue Carpinejar...

Carpinejar se sentindo em casa em Bagé, ao lado de um dos anfitriões da noite, o vice-reitor da Urcamp, Guilherme Cassão Marques Bragança

... Não lembrar de tudo não significa que ela não existiu. As vezes, a lembrança não é visual, mas um cheiro, um som, um ritual, uma voz chamando. Ela mora dentro de você. Aconteceu uma troca de gestação você saiu do ventre dela para o mundo e ela entrou em seu coração. O coração é um ventre. E sentirá os chutes maternos quando depender de um conselho. E pense nisto: ao acordar todo dia, você sempre nascerá novo para ela. Meu carinho do tio emprestado, Fabricio Carpinejar

Acesse: tiktok.com/@fabriciocarpinejar/video/7071698844869856518

Carpinejar

2 08/09 BAGÉ, 25, 26 E 27 DE MARÇO DE 2023
jornalminuano.com.br
O encontro de Alice e Maurício com o “tio” Carpinejar
#Reflexão
“Em primeiro lugar, faça o essencial para ficar bem, depois pode se preocupar com os outros”
Carpinejar
FOTOS: FELIPE VALDUGA
BAGÉ, 25, 26 E 27 DE MARÇO DE 2023 www.jornalminuano.com.br Cidade 10

Santa Casa de Caridade de Bagé completa 140 anos

Neste sábado, dia 25, completam-se 140 anos que um gesto de caridade e empatia proporcionou atendimento médico gratuito para a população de baixa renda de Bagé. Foi exatamente no dia 25 de março de 1883 que abriu as portas, pela primeira vez, a Santa Casa de Caridade de Bagé.

Quase um século e meio depois, a instituição de saúde cresceu e se tornou o maior hospital da região, atendendo, mensalmente, cerca de 260 mil pessoas, não apenas de Bagé, mas de todos os municípios de abrangência da 7ª Coordenadoria Regional de Saúde (Aceguá, Candiota, Dom Pedrito, Hulha Negra e Lavras do Sul).

Atualmente, 225 leitos são disponibilizados, 780 funcionários atuam diariamente para manter o pleno funcionamento, além do corpo médico de atendimento, composto por 120 profissionais qualificados.

No ano de celebração dos 140 anos, o atual provedor da instituição, Dr. Carlos Eduardo dos Santos, junto à sua equipe de gestão, vem modificando a Santa Casa de dentro para fora, apostando na educação e tecnologia para alavancar o desenvolvimento do hospital.

Uma das ações realizadas neste ano, por exemplo, foi o início da residência médica. No início deste mês, a primeira turma assumiu como residente em Clínica Médica na Santa Casa de Caridade de Bagé.

O médico aposta na educa-

ção como um dos pilares de desenvolvimento da instituição. “O Ensino produz médicos que são referências, através da formação continuada, para que possam ser aproveitados dentro da instituição e dar a melhor assistência possível. Isso é uma coisa que faz com que o hospital cresça e faz com que os novos médicos queiram crescer também”. Aliás, a expectativa depositada no projeto é grande e já projeta novas ações. Santos acredita que após analisar a demanda e a aceitação do projeto, a residência médica poderá ser estendida a outras especialidades, como ginecologia e pediatria.

Outro empreendimento deste ano é a inauguração do serviço de Radioterapia da Santa Casa. A Unidade de Alta Complexidade em Oncologia - Unacon, funciona desde 2010, ofertando quimioterapia, hormonioterapia, procedimentos cirúrgicos e outros atendimentos a pacientes oncológicos. Com o início das atividades da Radioterapia, o ciclo de tratamento será completo. O serviço já tem equipe contratada e treinada há seis meses e estrutura e equipamentos prontos para ação; a Santa Casa aguarda, apenas, um desenlace burocrático junto ao Governo do Estado para que o serviço faça sua estreia. A expectativa da provedoria é de que até o final de março, a radioterapia passe a ser ofertada aos pacientes SUS.

“A tendência, com a Radioterapia, é que Bagé se destaque

como referência na alta complexidade de oncologia, se torne um pólo de tratamento oncológico. Isso vai fazer com que o hospital cresça, e, consequentemente, demandar altos investimentos na estrutura interna do hospital, para garantir atendimento de qualidade para os pacientes”, destaca.

Inclusive, ainda dentro das celebrações dos 140 anos, o hospital ganhou um reforço no atendimento aos pacientes oncológicos nesta semana. Após mais de seis meses de arrecadação, a campanha Troco do Bem, da rede de Supermercados Nicolini, realizou a entrega de uma touca de crioterapia capilar, adquirida com as doações da comunidade bajeense através do troco das compras.

O equipamento, que tem custo de R$ 200 mil, reduz a queda de cabelos em tratamentos quimioterápicos. Com a aquisição da touca, a Santa Casa será a quarta instituição de saúde do estado, a primeira na metade sul e a sexta do Brasil, a disponibilizar o tratamento exclusivamente para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Comemoração solene

A celebração de aniversário segue na segunda-feira, dia 27, às 18h30min, com uma sessão solene da Câmara de Vereadores, em homenagem à Santa Casa. Na ocasião, será apresentada a revista produzida pelo Jornal Minuano em alusão à data.

BAGÉ, 25, 26 E 27 DE MARÇO DE 2023 Cidade www.jornalminuano.com.br 11
REPRODUÇÃO JM
Revista produzida pelo JM será apresentada na segunda-feira

Amor Perfeito - GLOBO - 18h30min

Marê fica tocada com a proposta de Júlio. Selma questiona Marê sobre Orlando. Os freis revelam a história de Marcelino, que chora com o abandono da mãe. Júlio interroga Gaspar sobre o caso de Marê. Popó afirma a Júlio que Ronaldo mentiu em seu depoimento. Sônia lembra do sofrimento que Ademar a impôs. Justino tem esperanças de se casar com Sônia. Júlio encontra Catarina, que é rude com ele. Júlio recusa a proposta de Anselmo para deixar a cidade. Estevão oferece uma promoção a Orlando. Adélia conta a Gilda sobre o encontro de Júlio e Catarina. Gaspar confronta Catarina. Orlando decide voltar para o Brasil.

Vai na Fé - GLOBO - 19h

Theo desmente Orfeu e tenta não discutir com ele na frente de Lumiar. Jenifer convence Vini a marcar uma reunião extra do Aquilombados e avisa a Ben. Orfeu afirma a Theo que não acabará com a sociedade deles. Lui é carinhoso com Sol, que tenta disfarçar seus sentimentos. Theo impõe regras para manter a sociedade com Orfeu. Sabrina e Simas são confundidos com um casal. Wilma flagra Sol e Lui quase se beijando. Ivy e Vitinho implicam com Sol por causa de Lui. Jenifer tenta ver as tatuagens de Ben. Lui se apresenta em um programa de televisão. Jenifer se emociona ao ver o sol Maori tatuado no braço de Ben.

Travessia - GLOBO - 21h

Horóscopo

ÁRIES

Chegou a hora de focar em seus objetivos materiais e realizar seus planos, pois as chances de faturar são nítidas e oportunidades de engordar seus ganhos devem surgir já nas primeiras horas da manhã. Uma pitadinha de ciúme deve acender a chama da paixão

TOURO

Seu carisma e suas qualidades ficam mais visíveis e você vai se destacar onde quer que esteja. Momento fértil e oportuno para bolar ideias criativas e inovadoras, lidar com moda, beleza, decoração e atividades em contato direto com o público.

O lado amoroso pode ficar devagar demais para o seu gosto, mas, mesmo assim, há chance de rolar paquera: só confirme se o crush não tem dona. No romance, é hora de reforçar os laços de confiança com o mozão.

Você saberá tirar proveito do seu dom para se relacionar e cooperar e vai se dar muito bem com quem trabalha e convive. Pode contar com o apoio dos colegas, parentes e principalmente dos amigos. Negociações e questões que envolvam grana podem ser desenroladas.

Aproveite as vibes astrais para se concentrar em suas ambições e mostrar que é fera no que faz. Lua, Vênus e Urano fecham parceria, realçam suas competências e dão carta branca para o seu progresso profissional. Se está a fim de alguém, invista sem medo de ser feliz.

Novas oportunidades estão previstas para quem procura emprego e os interesses financeiros também contam com bons estímulos: pode descobrir alternativas para ampliar seus ganhos. Se vive um romance, o clima é de harmonia e realização com o xodó.

Palavras Cruzadas

Cuidados com o corpo e a aparência podem surtir os resultados que espera, sobretudo se cortar hábitos que podem ser prejudiciais e investir numa alimentação mais saudável. A paixão ganha intensidade e vai chover aspirante a ficante.

Além de receber ajudinha providencial de colegas, também vai incentivar a cooperação alheia, inspirando as pessoas com seu jeito mais atencioso, solícito e prestativo. Tá livre na pista, mas quer encontrar um crush e se amarrar? É hoje que você diz adeus à solidão e começa a namorar!

Aproveite para dar um gás extra nas suas tarefas logo pela manhã, quando terá muita disposição, determinação e criatividade. O período também é indicado para cuidar da beleza e da saúde, que devem se beneficiar com as vibes astrais.

A concentração de astros no seu paraíso abre os seus caminhos em todos os aspectos e o dia promete ser topíssimo, pontuado por alegrias na vida pessoal, sucesso no trabalho e dinheirinho no bolso. Aposte em seus talentos e habilidades para se destacar.

Com disciplina, persistência e espírito prático, terá mais chance de viabilizar seus planos e chegar aonde quer. Clima de chamego com o mozão, agora, se está só, reencontro com alguém que já teve importância em outro momento da sua vida pode rolar.

Loterias

29 32 33 35 38 43 15 27 29 33 60 Sorteio: 6107 Sorteio: 2445 Sorteio: 2576 Sorteio: 2770 Sorteio: 2497 02 03 04 06 08 10 11 12 13 15 18 19 20 21 23 LOTOFÁCIL 04 18 19 23 24 30 33 42 43 46 52 53 55 63 65 71 80 82 89 93 LOTOMANIA 03 10 17 30 37 48 1º15 22 23 32 40 46 2ºDUPLA-SENA MEGA-SENA QUINA Sorteio: 05749 1º prêmio2º prêmio3º prêmio4º prêmio5º prêmioFEDERAL 080258 078755 091376 054724 091753

BAGÉ, 25, 26 E 27 DE MARÇO DE 2023 www.jornalminuano.com.br Lazer 12
GÊMEOS CÂNCER
Se lida com o público e comércio, vai com tudo! Atividades e serviços que envolvam vendas, ensino, publicidade, encomendas e entregas estão em alta e sua energia mental e criatividade podem fazer você dar um show hoje. SAGITÁRIO CAPRICÓRNIO
LEÃO VIRGEM LIBRA ESCORPIÃO
AQUÁRIO PEIXES
Novelas
Lídia disfarça para Ari a tontura de Chiara. Núbia grava sua conversa com Rose, escondida da manicure. Brisa leva a pesquisa que Dante pegou com Oto para Laís analisar. Helô conta a Stenio que Moretti ofereceu dinheiro para Brisa mudar o depoimento sobre o hackeamento. Brisa fica sabendo que o Juiz reabrirá o inquérito sobre o sequestro de crianças do qual ela foi acusada. Guida manda Ari desocupar sua casa. Leonor avisa a Cidália que ouviu Ari afirmar para alguém que aplicará outro golpe em Guerra. Chiara desmaia nos braços de Ari.

Falta de certificação filantrópica coloca em risco serviço de instituições beneficentes em Bagé

Dependendo de ações solidárias da comunidade bajeense para o pleno funcionamento de suas atividades, algumas entidades que prestam ações beneficentes trabalham para renovar o Certificado de Entidades Beneficentes de Assistência Social (Cebas). Isto porque a ausência do contrato gera impacto de cerca de R$ 20 mil mensais a cada instituição, que deixam de ser investidos para arcar com custos que poderiam não existir.

A Lei foi alterada através da Portaria Normativa nº 15, de 2017, publicada pelo Ministério da Educação (MEC), dificultando a adaptação das entidades em atender os pré-requisitos para receber tal certificação. Em alguns pontos, como o destacado pela assistente social do José e Auta Gomes, Karen Gonçalves, para liberação da certificação está determinado que os pacientes re-

passem somente 70% do valor do seu Benefício de Prestação Continuada, tornando inviável o custo das operações. “Este valor não cobre a despesa de um idoso, pois o valor per capita é o dobro do que eles recebem. E, para liberação da certificação, está determinado que eles só paguem parte do valor que recebem, o que é impossível para os locais que prestam este serviço”, diz ela.

A situação é semelhante para a Vila Vicentina. Segundo a vice-presidente da Sociedade São Vicente de Paulo, uma das mantenedoras da entidade, Valéria Rodrigues, as contas não estão fechando. “O custo dos serviços por idoso é de aproximadamente R$ 2,5 mil, e estas pessoas que atendemos são de baixo poder aquisitivo, que recebem um Benefício de Prestação Continuada no valor de um salário mínimo (R$ 1.302)”, complementou.

Em caso diferente, o presidente do Caminho da Luz, José Artur Maruri, afirmou que a di-

latação no prazo de renovação da certificação, estendido até o final deste ano, fez com que a entidade não seja impactada no momento, mas que já trabalha

pela ampliação do prazo. “Já apresentamos as etapas requeridas e estamos no aguardo”, informou. Para o Instituto, o acordo com o Cebas garante uma

economia de cerca de R$ 22 mil mensais de contribuição patronal, deixando de destinar recursos ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

13 BAGÉ, 25, 26 E 27 DE MARÇO DE 2023 Cidade www.jornalminuano.com.br
LUIS GUSTAVO MOREIRA/ESPECIALJM Abertura 100% digital Cartão de Crédito com limite inicial de R$1.000,00*
ainda pode
Cashback de até R$ 60!
tarifa mensal Vem que sua conta universitária tá on. Vem que sua conta universitária tá on. *Sujeito a análise de crédito. Saiba mais em banrisul.com.br/ contauniversitaria SAC 0800 646 1515 Ouvidoria 0800 644 2200 Banrifone Porto Alegre (51) 3210 0122 Interior e Outros Estados 0800 541 8855 Siga nossas redes sociais: Baixe o app:
Contrato pode gerar economia de aproximadamente R$ 20 mil de contribuição patronal
E
ganhar
Sem

LUIZ BARBOZA DA SILVA, 89 anos, pintor aposentado, viúvo. Residia na rua Melanie Granier, bairro Menino Deus. Deixa os filhos Léa Mariza, Lenara, Wilson Brasilício, Flávio Luiz e Laís Helena.

CONSTÂNCIA SOARES PEREIRA, 87 anos, dona de casa, viúva. Residia na rua João Carneiro, bairro Castro Alves. Deixa os filhos Sérgio Roberto, João Ivo, Maria Salvadora, Antônio Jorge, Marta Regina, José Damião, Pedro Luiz, Sônia Maria, Antônio Marcos e Marcos Vinicios.

JOSÉ LUIS MATTOS DE OLIVEIRA, 31 anos, empacotador, solteiro. Residia na rua Luiz Monteiro Magalhães, bairro Morgado Rosa.

JOVANE MACHADO GOMES, 74 anos, comerciário aposentado, casado com Alaone Rodrigues Pinto. Residia na rua Álvaro Ayres Machado, bairro São Jorge.

CARLOS LEONARDO MUNIZ DE OLIVEIRA, 43 anos, auxiliar de produção, casado com Hélen Rita Gonçalves Pio. Residia na rua Marcílio Dias. Deixa os filhos Maria Clara e João Pedro.

JOÃO ALDENIR RODRIGUES ROLIM, 65 anos, eletricista, solteiro. Residia na rua Dos Sargentos, bairro Estrela Dalva. Deixa a filha Maria Augusta.

ANITA CAMACHO, 96 anos, zeladora aposentada, divorciada. Residia na rua Marcílio Dias. Deixa a filha Cleusa Maria.

No domingo passado, dia 19, dois atropelamentos foram registrados junto à Avenida Padre Abílio Sponchiado, no bairro São Judas, zona leste de Bagé. No primeiro caso, amplamente repercutido, um Pálio atingiu uma motocicleta com dois ocupantes, tendo o condutor fugido sem prestar socorro e se apresentado à Polícia posteriormente. Após, mais um caso, ocorrido na mesma via e data, foi relatado junto à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento.

O outro caso, conforme apurado pelo JM, ocorreu na parte da tarde do dia 19, quando uma idosa foi atropelada na avenida Padre Abílio Sponchiado, em ponto distante do local do primeiro acidente e, coincidentemente, o motorista do veículo também fugiu do local. Assim como no caso da manhã, uma câmera de videomonitoramento de um imóvel próximo flagrou o momento em que o automóvel atingiu a idosa e saiu do local, deixando a vítima caída.

Na quarta-feira, dia 22, após repercursão do acidente, nas redes

REPRODUÇÃO/VÍDEO sociais, acompanhado de advogado constituído, o condutor acusado pelo segundo atropelamento apresentou-se na 1ª Delegacia de Polícia de Bagé. Este, conforme divulgado, possuía habilitação e afirmou não ter visto a vítima, vindo a ter conhecimento do fato apenas por redes sociais. Assim, teria informado que, de imediato, acionou seu advogado e compareceu à Delegacia de Polícia para prestar esclarecimentos e

Caso foi o segundo registrado nas mesmas avenida e data

colaborar com a investigação. A autoridade policial responsável pelas investigações, delegado Guilherme Fagundes Nunes, afirmou que o automóvel será periciado, além de realizadas mais algumas oitivas, bem como buscadas mais imagens do fato, a fim de confrontar com a versão do investigado. Feitas tais diligências, o procedimento policial será remetido ao Poder Judiciário.

Primeiro caso

Os dois motociclistas que foram atropelados, na manhã de domingo, pelo condutor que não possuía habilitação, foram ouvidos e, conforme divulgado, estão bem. Segundo o delegado Guilherme Fagundes Nunes, o caso é tratado, ‘a princípio como lesão culposa (quando não há intenção de machucar)’. “Mas como o motorista não possuía Carteira Nacional de Habilitação (CNH), a punição deve ser maior. O carro foi periciado e o resultado demora uns dias”, contou.

Um homem, de 39 anos, alvo de um assalto dentro de um posto de combustíveis localizado na Santa Tecla, registrado na madrugada de quinta-feira, dia 23, ainda está hospitalizado na Santa Casa de Caridade de Bagé, mas, segundo apurado, em estado estável. Ele foi esfaqueado por dois homens acusados pelo crime.

Segundo o registro de ocorrência da Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), o frentista, de 43 anos, chamou a Brigada Militar e contou que dois homens, armados de faca e com tou-

cas ninjas (escondendo o rosto), chegaram no posto, anunciando o assalto por volta das 1h30min, de quinta-feira, dia 23. Eles levaram R$ 500 do caixa e um fardo de cerveja. O frentista ressaltou, ainda, que foi agredido e ficou com um corte no nariz.

Por sua vez, o homem esfaqueado era um cliente do posto. Ele foi atingido nas costas, no braço esquerdo, na altura do peito e no abdômen, tendo o intestino perfurado.

Na tarde de quinta-feira, dia 23, após averiguações em alguns

bairros de Bagé, uma guarnição da Brigada Militar efetuou a prisão dos dois acusados de assaltarem um posto de combustíveis. Os indivíduos, de 22 e 29 anos, segundo divulgado, possuem antecedentes criminais. Eles foram detidos na rua Pedro de Melo Fucks, bairro Ivo Ferronato. Os acusados, ao serem questionados, teriam confessado a autoria do assalto. Com eles, também foram apreendidas as roupas utilizadas no crime. Diante dos fatos, os indivíduos foram encaminhados à Delegacia Polícia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA).

BAGÉ, 25, 26 E 27 DE MARÇO DE 2023 www.jornalminuano.com.br Segurança 14 Óbitos Após atropelar idosa, motorista se apresenta à Polícia Civil Vítima de assalto em posto de combustível está hospitalizada, mas estável COCA-COLA 1l 4,49 R$ MORTADELA FATIADA MINU 1Kg 9,99 R$ CATCHUP ODERICH 3Kg24,99 R$ FILÉ DE PEITO DE FRANGO Kg 13,99 R$ g , QUEIJO FATIADO PETRY Kg 33,99 R$ OFERTAS VÁL DAS PARA OS DIAS 24/03 E 25/03 OU ENQUANTO DURAREM OS ESTOQUES AENTREGAMAISRÁPIDA DA CIDADE RUA FÉLIX DA CUNHA, 801 (53) 99928-3115 (53) 99937-2711 G o M A G E N S M E R A M E N T E L U S T R A T V A S

Estrela D´Alva terá camarote para torcedores com Transtorno do Espectro Autista

O Guarany Futebol Clube contará com espaço no estádio Antônio Magalhães Rossell para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A iniciativa deverá já contar para os jogos do alvirrubro na Série A2 que iniciam em abril. A ação do Índio vem ao encontro da proposição do vereador João Schardosim (Mais Brasil) que, recentemente, protocolou cinco projetos voltados ao público com TEA, entre

eles o que garante espaços reservados e adaptados para torcedores com o Transtorno do Espectro Autista.

Conforme o presidente do Guarany, Heráclito (Tato) Moreira, o espaço será com camarotes estruturados para que os torcedores com TEA possam ir ao estádio e apreciar as partidas do alvirrubro. “O Guarany, por ter uma série de crianças e adolescentes e até adultos, ou com fa-

Jovens atletas de Aceguá

são selecionados por observador do Internacional

miliares que têm autismo e são torcedores, está sempre ligado em políticas de inclusão e nós temos que proporcionar espaços. Temos bastante torcedores que vão a campo, que são especiais, e são muitos bem recebidos, conduzidos e alojados. Para nós não é nada novo fazer isso. Será um camarote onde a família vai poder sair, ter uma rotina diferente e aproveitar um jogo de futebol”, afirma.

Grupo Pedala Bagé pede compreensão de motoristas durante tráfego na região do Aeroporto

Nos últimos anos, muitos bajeenses passaram a aderir à prática de esportes como o ciclismo. Diversos são os grupos e pessoas que aproveitam as temperaturas elevadas do período para pedalarem nos fins de tarde e começo da noite para pedalarem. No entanto, a preocupação com a segurança do ciclista é uma constante, muito em função do tráfego intenso em determinadas regiões da cidade. Um desses grupos que procurou o Jornal Minuano para reforçar a conscientização dos motoristas com os ciclistas é o Pedala Bagé. Existente há sete anos, o grupo é voltado para incentivar e conscientizar dos benefícios do ciclismo para as pessoas, tendo como foco a participação de adeptos iniciantes. Representante do grupo, Gérson dos Santos Lopes destaca que o objetivo é ensinar os ciclistas sobre a importância de cuidados como o de não andar sem capacete, o de ter iluminação na bicicleta e de procurar melhores locais para a prática do esporte. “Já percorremos diversas regiões da cidade, mas nosso grupo escolheu como melhor trajeto o que inicia pela avenida do Jardim do Castelo e que

vai até a avenida Leonel Brizola. Em seguida, rumamos para a avenida Visconde de Ribeiro Magalhães, passamos pela Cerealista Coradini e vamos até o Aeroporto Comandante Gustavo Kraemer. O problema é que quando chegamos no Aeroporto, aquela região da BR-153 tem um acostamento muito precário, falta limpeza e também asfalto em parte daquela via, o que traz dificuldade para os ciclistas”, detalha.

Lopes relata que o grupo Pedala Bagé já procurou representantes do município, como o secretário de Segurança e Mobilidade Urbana, Rodrigo Fialho, que se mostrou disposto a apoiar a

demanda dos ciclistas. “Eles se comprometeram a fazer, dentro do possível, ações para dar mais segurança naquela região. Mas queremos destacar aos motoristas que trafegam por aquela região do Aeroporto, que tenham mais atenção e cuidado com os ciclistas que transitam por aquele local, até umas 22h, da noite. Isso porque é uma região que está precária em termos de acostamento. Então, a conscientização é importante, pois estamos falando de cerca de 250 ciclistas, do nosso grupo, e de outros grupos locais, assim como pessoas que utilizam a bicicleta sozinhos também por aquele local”, ressalta.

Recentemente, a Associação Romanos 8, do município de Aceguá, promoveu o Encontro de Categorias. A atividade, alusiva aos cinco anos da equipe (comemorado na sexta-feira, dia 24), reuniu as categorias de atletas da Sub-11 até a Sub-16 e contou com a presença do observador da base do Internacional de Porto Alegre, André Rosa.

O Encontro de Categorias ocorreu no Ginásio da Escola Nossa Senhora das Graças e envolveu aproximadamente 50 atletas, todos do Romanos. Para o presidente da Associação Romanos 8, Maurício Seling a expectativa foi superada. “Nós tivemos seis atletas aprovados para a próxima etapa. Eles terão a oportunidade de ficar uma semana no In-

ternacional em Porto Alegre, além de termos proporcionado, oportunidades aos talentos do município”, destacou Seling.

O coordenador geral do Romanos 8 e treinador, Anderson Foguinho, ressaltou que o trabalho do Romanos 8 é voltado para treinamentos físicos, técnicos e táticos, além do embasamento na transmissão de valores humanos, focado no desenvolvimento de cidadãos de caráter por meio dos princípios bíblicos.

Os atletas aprovados pelo observador do Internacional foram: Rogerio Muller Katler; Carlos Eduardo Madeira Spilman; Brahian Alexander Techera Costa; Pietro Ferreira Almeida; Kailler Tairone Miranda Peres e Tiago Cougo Barg.

BAGÉ, 25, 26 E 27 DE MARÇO DE 2023 www.jornalminuano.com.br Esporte 15
Ciclistas solicitam maior cuidado com adeptos do esporte em passeios à noite Divulgação

Produção de acadêmicos de Jornalismo será exibida na TVE

Com intuito de propagar a produção de obras audiovisuais locais, será exibido, no domingo, 26, um Cinejornal especial do curso de Jornalismo da Urcamp, no programa Observatório do Instituto Estadual de Cinema (IECINE), do canal TVE. A obra será uma versão estendida do material exibido no 9º Festival Internacional de Cinema da Fronteira, em dezembro do ano passado.

Na proposta de colocar em prática os aprendizados em sala de aula, o cinejornal é feito em parceria com o festival, para ampliar os horizontes na prática de captação e montagem de cinejornais. As diversas peças que foram feitas ao longo dos três dias de evento de 2022, foram reunídas em um único conteúdo, com 45 minutos de duração.

Será abordado no material o Festival Internacional de Cinema da Fronteira com a temática da inclusão, além da participação especial da homenageada do evento, Bárbara Paz. Além disso, os alunos da graduação relatam a

experiência de participarem do Cinejornal para sua formação acadêmica.

O Observatório IECINE possui espaço na grade de programação da TVE e na plataforma de streaming Cultura em Casa. A edição especial deste domingo conta com a direção do professor do curso de jornalismo da Urcamp, Jeferson Vainer. A direção geral do programa é do cineastra bajeense Zeca Brito, antigo diretor do Instituto, atualmente comandado por Sofia Ferreira.

De acordo com o professor e colaborador com obras para o programa do IECINE, Jeferson Vainer, é perceptível a melhoria do aprendizado dos alunos quando colocado em prática nos festivais. “Fico contente de colocar no ar uma produção genuinamente feita em quase totalidade pelas alunas e alunos do curso, quer dizer que ele aprenderam a teoria nas salas de aula e executaram com eficiência na prática. a prova está aí pra todo mundo ver”, conclui.

Coordenador do curso de Jornalismo da Urcamp, Glauber

Pereira recorda que o cinejornal ocorre junto ao Festival desde 2014. “De lá para cá, em todos os festivais, nós montamos equipes que começam a discussão em sala de aula, elaboram projetos, acompanhamos o evento e produzimos o cinejornal, que é uma peça informativa que é exibida antes dos

filmes da Mostra Competitiva. É um projeto de extensão, é aquele processo que une todo conhecimento que a gente discute em aula, para que os alunos apliquem. Por si só, dá uma dinâmina muito forte para o curso e uma resposta da Urcamp para a comunidade. Além disto, temos a parceria do

Jornal Minuano, que abre suas galerias para que todo o conteúdo seja divulgado para um público muito amplo”, destaca.

Será possível assistir através do canal TVE às 23h neste domingo. Também estará disponível na plataforma de streaming Cultura em Casa, ambas gratuitas.

Contracapa BAGÉ, 25, 26 E 27 DE MARÇO DE 2023 jornalminuano.com.br 16
DIVULGAÇÃO
Cinejornal especial será apresentado às 23h deste domingo
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.