20230613

Page 1

FOSFATO

Grupo se mobiliza para liberar mina em Lavras do Sul

Assunto vem sendo negociado por empresa junto ao Ministério Público do RS

BAGÉ, terça-feira, 13 e quarta-feira, 14 de junho de 2023 - ANO XXVIII Nº 6 995 | R$ 3,00

Empresa holandesa detalha comércio de créditos de carbono

Representantes estiveram em Bagé expondo trabalho que recupera o bioma Pampa

Nova obra de bajeense aborda a Revolução Federalista

Em Carancho, Rodrigo Tavares resgata história de sangrento confronto do Sul

POLÍTICA TRÂNSITO

Pacientes com câncer poderão ser isentos de IPTU

Legislativo aprovou projeto de Lei que, agora, aguarda sanção do prefeito

Galvão Bueno receberá título de cidadão bajeense

Câmara autorizou concessão ao locutor esportivo na sessão de segunda-feira

EMPATE NA DISPUTA

PELA LIDERANÇA

Jogando fora, Guarany não superou o Santa Cruz por pouco, após pênalti ser desperdiçado nos acréscimos.

A-2

UMA VITÓRIA PARA

SOMAR PONTOS

No Pedra Moura, Bagé joga bem, surpreende a torcida e vence segunda partida ao aplicar 3 a 1 no Inter-SM.

Jovem morre em colisão de carros na Colônia Nova

Vinícius Kroker Federau, de 20 anos, não resistiu após acidente no domingo

Cerca de 100 mil maços de cigarro são apreendidos

Flagrante ocorreu durante patrulhamento da BM no interior de Aceguá

DESCAMINHO LITERATURA GREEN
HOMENAGEM
BRANCH
Pág. 3 Pág. 5 Pág. 14 Pág. 5 Pág. 14 Pág. 13 Pág. 11 SÉRIE
GABRIEL MESSIAS/ESPECIAL JM PREVISÃO DO TEMPO TERÇA-FEIRA QUARTA-FEIRA Encoberto Encoberto 2ºC 7ºC 14ºC 17ºC Fechamento da edição: 19h V E S T I B U L A R D E I N V E R N O O N L I N E 2 º / 2 0 2 3 V E S T I B U L A R D E I N V E R N O O N L I N E 2 º / 2 0 2 3 F O C O F O C O N O N O F U T U R O F U T U R O I N S C R E V A - S E I N S C R E V A - S E s o u u r c a m p e d u b r / v e s t i b u l a r s o u . u r c a m p . e d u . b r / v e s i b u l a r B A G É B A A L E G R E T E A L E G S Ã O G A B R I E L B R I E L S A N T ' A N A D O L I V R A M E N T O S A N T ' A N A D O L I V R A M E N T O jornalminuano.com.br TIAGO ROLIM DE MOURA RODRIGO ASSMANN/GAZETA DO SUL Pág. 15

Laboratório de Jornalismo

Coordenador do Curso de Jornalismo Glauber Pereira

FAT - Jornal Minuano | CNPJ: 87415725/0012-81

Endereço: Av. Marechal Floriano, 2050 - CEP 96400-011 - Bagé/RS

Telefones: Redação (53) 3242-7693 - Assinaturas 3241-6377

E-mail: jornal@minuano.urcamp.edu.br

www.jornalminuano.com.br | facebook.com/jornalminuanobage

Editor-chefe - Felipe Valduga • Gerente comercial - Adriana Robaina • Editor assistente - Sidimar Rostan Reportagem - Viviane Becker - Melissa LouçanJaqueline Muza - Rochele Barbosa - Marcelo Pimenta e Silva - Alana Portella (estagiária) • Repórter fotográfico - Tiago Rolim de Moura • Diagramação

- Luís Mário Pereira - Vinícius Silva • Assistente comercial - Angelina Britto

• Distribuição - Marcos Goulart

Superintendente do Sesi se reúne com ADI Multimídia

Na semana passada, integrantes da Associação dos Diários do Interior do Rio Grande do Sul (ADI/RS) Multimídia se reuniram, em Porto Alegre, para debater temas importantes para a região com o superintendente do Serviço Social da Indústria (Sesi-RS), Juliano Colombo. Assuntos como o movimento do curso demográfico, a ascensão da mulher no mercado de trabalho, a saúde e os cuidados com adultos e idosos e o movimento da educação foram levantados entre os participantes do encontro.

Colombo destacou que muitos desafios estão surgindo no pós-pandemia - em reflexo à baixa mortalidade e natalidade das pessoas -, e a questão precisa de mudanças na saúde pública. “As pessoas estão vivendo mais e, com isso, se precisa ter um olhar diferente para o adulto. Com os trabalhadores permanecendo no mercado, a saúde não se paga, é preciso tratar na causa e ter um olhar conforme a realidade de vida das pessoas”, afirmou.

Outras questões abordadas foram relacionadas à educação e ao trabalho. Com as empresas exigindo cada vez mais profissionais capacitados, haverá cada vez menos trabalhadores para as linhas de produção, também essenciais para o processo produtivo. Ao mesmo tempo, o custo de vida subiu e o superintendente destacou que é preciso ter proje-

Silberschlag e Colombo debateram futuro da educação e da saúde

tos para pessoas alcançarem o sucesso através de seus esforços.

“É possível mudar a realidade por meio da educação”, pontuou. Colombo levantou questionamentos sobre o planejamento dos municípios quanto à estrutura para essas mudanças no futuro, e destacou que a mídia tem esse papel de falar sobre a pauta e promover a interação entre empresários e o setor público para debate do assunto e melhor aplicação do dinheiro público. “A Prefeitura é como se fosse a empresa, o prefeito o CEO e a sociedade o conselho, mas não se tem projetos a longo prazo. A cada

Sistema 5S

quatro anos fazem coisas diferentes e assim não se evolui”, afirmou.

O presidente da ADI Multimídia, Ricardo Silberschlag, colocou a entidade à disposição para contribuir com o Sesi-RS. Ele enfatizou que o momento foi importante para conhecer o trabalho da instituição e do sistema 5S, bem como o novo momento que carece de investimentos na educação do interior. “O Sesi promove debates para desenvolver as comunidades, não só locais com também regionais, e é possível se beneficiar deste modelo”, comentou.

• Termo que define o conjunto de organizações das entidades corporativas voltadas para o treinamento profissional, assistência social, consultoria, pesquisa e assistência técnica, que além de terem seu nome iniciado com a letra S, têm raízes comuns e características organizacionais similares.

• Fazem parte do sistema o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Social do Comércio (Sesc), Serviço Social da Indústria (Sesi), e Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac). Existem ainda o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) e Serviço Social de Transporte (Sest).

02
Cidade www.jornalminuano.com.br
BAGÉ, 13 E 14 DE JUNHO DE 2023
LUANA SCHWEIKART/ESPECIAL JM

www.jornalminuano.com.br

Lavrenses se mobilizam por liberação de mina de fosfato

Representações da sociedade civil, Executivo e Legislativo de Lavras do Sul se reuniram na segunda-feira, dia 12, para tratar de uma mobilização em favor do projeto da fosfato Três Estradas. O grupo, formado por lideranças do Sindicato Rural de Lavras do Sul, Conselhos Municipais e representantes do comércio local, inclusive prefeito e vereadores, busca iniciar um processo de sensibilização da Justiça Federal e o Ministério Público para a liberação do projeto. Atualmente, o Projeto sofre oposições de ONG’S na Justiça, com o intuito de impedir a sua instalação no município de Lavras do Sul.

Em novembro de 2022, a Fundação Estadual do Meio Ambiente (Fepam) liberou a Licença de Instalação (LI) para a implementação da mina de fosfato em Lavras do Sul. A Águia Fertilizantes, empresa responsável pelo empreendimento, está realizando a negociação com o Ministério Público, relativa à Ação Civil, que pediu esclarecimentos sobre o empreendimento.

De acordo com informações da Prefeitura de Lavras do Sul, com a instalação da mina de fosfato, a estimativa é que sejam gerados cerca de 150 empregos diretos e 450 indiretos, movimentando a economia na região, gerando emprego e renda. Além deste benefício, a mina terá capacidade de produzir 300 mil toneladas por ano em pleno funcionamento, atendendo 15% a 20% da demanda gaúcha por fosfato, sendo fonte de recursos para o munícipio, onde poderá ser investido em áreas como: educação, saúde e infraestrutura.

“As oposições contra o Projeto Fosfato Três Estradas estão sendo realizadas por ONG’S que não representam nem 5% da população lavrense, sendo estas compostas por pessoas que não residem, nem contribuem com o munícipio” salientaram as lideranças.

Através de uma audiência

Após extração de carvão, área de Candiota passa a produzir soja

pública realizada em 20 de março de 2019 e manifestações nas redes sociais, os moradores do município disseram sim ao Projeto Fosfato Três Estradas, bem como demonstram até os dias de hoje apoiadores e esperançosos com a instalação da mina de fosfato na cidade. “Foi com foco na decisão da comunidade que as associações e entidades favoráveis ao projeto, como CICS (Câmara de Indústria, Comércios e Serviços de Lavras do Sul), Sindicato Rural, Conselhos Municipais e Poder Executivo e Legislativo, estão se unindo para mostrar, mais uma vez , publicamente, que a maioria da população está a favor da mina de fosfato”, menciona manifestação do grupo.

Os integrantes do movimento acreditam que esse é um momento importante para a cidade de Lavras do Sul e é fundamental que a voz da população seja ouvida e que chegue ao procurador responsável pelo processo. O principal objetivo do movimento é unir esforços e mostrar que a mina trará inúmeros benefícios para a cidade e para todos que vivem e trabalham em Lavras do Sul e região. O movimento conta com o apoio de outros movimentos, como a Frente Parlamentar em Defesa da Mineração, comandada pelo deputado estadual Paparico Bachi, além de outras autoridades políticas da região e também nas esferas estadual e federal.

O que diz a empresa?

A empresa, quando em operação, ficará situada em uma área inicial de 13 hectares localizada na região de Três Estradas, no segundo distrito de Lavras do Sul, e será a primeira mina de fosfato da Região Sul do Brasil. Após o início da obra, a projeção é que construção leve cerca de um ano para ser finalizada. A empresa, porém, promete dobrar essa produção inicial dentro de oito a dez meses após iniciar os trabalhos.

O projeto Fosfato Três Estradas nasceu a partir da descoberta de rocha fosfática em Lavras do Sul. A Águia Fertilizantes iniciou os trabalhos de pesquisa mineral em 2011. O tempo previsto de vida útil da mina será de 15,5 anos, com possibilidade de ampliação para 22 anos. Após ser extraído na região, o fosfato concentrado será levado por caminhões até Rio Grande, onde será processado em uma planta industrial próxima ao porto. Segundo a empresa, o fosfato produzido abastecerá fundamentalmente o mercado local do Sul do País.

A Seival Sul Mineradora (SSM) comemorou, recentemente, a produção de soja em sua primeira área arrendada em Candiota. O local, com 330 hectares, pertencente ao produtor Airton Duarte, já teve parte, de 200 hectares com carvão minerado totalmente recuperado e, agora, já teve não apenas o cultivo, mas a colheita da oleaginosa.

Conforme o gerente de controle da SSM, Nelson Kadel Jr., a área arrendada será entregue em lotes. Ele explica que o processo de recuperação demora em torno de dois anos. “Depois da retirada do carvão, devolvemos cada material ao seu lugar, inclusive a cinza do carvão auxilia na recuperação”, comenta.

Kadel salienta que, em algumas áreas, existe muitas pe-

dras, prejudicando as áreas plantadas e, com a mineração, elas são colocadas em um lugar mais profundo do solo, permitindo a utilização total do espaço. “Após devolvermos tudo ao seu lugar, plantamos gramíneas no inverno e no verão, o que ajuda a natureza a voltar a florescer”, explica. O gerente salienta que parte dos 130 hectares da propriedade, que ainda não foram entregues ao proprietário, já começaram a ser minerados e, assim que for finalizado o processo, a empresa passará a minerar em área própria. “A recuperação é um ato continuo da mineração. É preciso uma mineração consciente e integrada com a agricultura, sustentabilidade consciente e responsável”, destaca ao justificar a adoção de tais medidas.

03
13 E 14 DE JUNHO DE
Região
BAGÉ,
2023
Lideranças defendem instalação de empresa na cidade
DIVULGAÇÃO SSM/DIVULGAÇÃO
Local teve parte de 200 hectares com carvão minerado totalmente recuperado

Campo & Negócios

Embrapa Pecuária Sul completa 48 anos com foco nos sistemas sustentáveis de produção

A Embrapa Pecuária Sul, unidade descentralizada da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária com sede em Bagé, completa nesta terça-feira, dia 13, 48 anos de atuação nos campos Sul-brasileiros. Referência no desenvolvimento de tecnologias e conhecimentos para a pecuária de corte e de leite, assim como para sistemas integrados com a agricultura, o centro de pesquisa tem atuação no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Nessas mais de quatro décadas, o Centro de Pesquisa tem buscado acompanhar de perto as necessidades do setor produtivo, no intuito de atender as demandas das diferentes cadeias envolvidas com a pecuária. “O nosso desafio hoje está em disponibilizar tecnologias para a produção de alimentos saudáveis, a partir de sistemas sustentáveis. O objetivo é trazer mais eficiência ao sistema produtivo, com a pecuária cumprindo papel estratégico nesses modelos de produção, com foco em aumento de produtividade e, também, na redução dos impactos ambientais.

Temos a certeza que a produção de alimentos em sistemas integrados é uma grande oportunidade para trazer rentabilidade ao produtor e, ao mesmo tempo, conservar o ambiente”, destacou Fernando Flores Cardoso, chefe-geral da Embrapa Pecuária Sul.

Eixos de atuação

Para alcançar este objetivo, o centro de pesquisa organizou a sua agenda a partir de quatro ei-

xos: clima, ambientem saúde e nutrição humano e o desenvolvimento territorial. Cada um dos eixos tem objetivos específicos e contam com grupos de trabalho que interagem entre si. No eixo clima, estão os grupos de melhoramento animal, melhoramento vegetal, sanidade e bem-estar animal, nutrição animal e emissões de carbono; no eixo ambiente, estão os grupos de sistemas integrados, recursos naturais e serviços

ecossistêmicos; no eixo saúde e nutrição humana, estão os grupos de qualidade e diferenciação de produtos cárneos; no eixo território, estão os grupos de dinâmicas socioprodutivas, agricultura digital e gestão espacial.

O objetivo é desenvolver as tecnologias através de parceria entre a pesquisa e o setor produtivo, em um conceito de inovação aberta. É uma forma dinâmica de acelerar o processo de incorpora-

ção das novidades nos sistemas de produção, fortalecendo as relações com organizações de produtores, instituições públicas e iniciativa privada, formando redes de cooperação que geram ambientes privilegiados de intercâmbio de conhecimentos, experiências e construção coletiva.

Atualmente, para o desenvolvimento dessas pesquisas, a Unidade dispõe de oito laboratórios, prédios administrativos, campos experimentais e profissionais capacitados, sendo 31 pesquisadores, 23 analistas, 17 técnicos e 38 assistentes.

BAGÉ, 13 E 14 DE JUNHO DE 2023 www.jornalminuano.com.br
04
Unidade local foi fundada em 1975 Fernando Flores Cardoso é o chefe-geral da empresa pública de pesquisa FELIPE ROSA/ESPECIAL JM
DIVULGAÇÃO

Bagé pode estabelecer isenção de IPTU para pacientes com câncer

O Legislativo bajeense aprovou o projeto de lei que concede isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) sobre imóvel integrante do patrimônio de portadores de neoplasia maligna (câncer), ou seus dependentes. A proposta, de autoria do líder do PDT na Câmara, Caio Ferreira, aguarda sanção do chefe do Executivo.

Pela redação, a isenção será concedida somente para um único imóvel do qual o portador da doença seja proprietário/dependente ou responsável pelo recolhimento dos tributos municipais, e que seja utilizado exclusivamente como sua residência, independente do tamanho do imóvel. A proposta também estabelece a apresentação de documentos específicos, incluindo atestado médico.

Para ter direito, o requerente deve apresentar documento hábil comprobatório de que, sendo portador da doença, é o proprietário do imóvel no qual reside. Quando o imóvel for alugado, deverá apresentar contrato de locação, no qual

conste o requerente como principal locatário. A isenção do IPTU, porém, não desobriga o contribuinte do pagamento das taxas.

Caio argumenta que vários municípios já estabeleceram isenção para o paciente com câncer e portadores de outras doenças graves, a exemplo de Teresina, no Piauí, Estância Velha, no Rio Grande do Sul, e Campos do Jordão, em São Paulo. “A isenção do IPTU é uma forma de amenizar todo o processo do tratamento”,

argumenta.

O parlamentar observa, ainda, que ‘o Instituto Oncoguia, associação de atuação nacional na defesa dos interesses do paciente com câncer, após receber inúmeros contatos de pacientes frustrados por saberem que seus municípios não tinham leis garantindo-lhes o direito à isenção do IPTU, lançou uma iniciativa visando que cidadãos e autoridades municipais de todo o país engajem-se na construção desse direito’.

A Câmara de Bagé aprovou, em sessão ordinária realizada na segunda-feira, 12, o projeto de lei que institui a reserva e a adaptação de espaços para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em estádios de futebol. A proposta, que visa promover ações para garantia da inclusão, foi apresentada pelo vereador João Schardosim, e agora segue para sanção do chefe do Executivo.

De acordo com a proposição, a adaptação deve ser operacionalizada por meio da disponibilização de espaço sensorial para promover a organização do ambiente. As vagas devem equivaler a, no máximo, 20 pessoas. Cada beneficiário terá direito a ser acompanhado no espaço adaptado por até uma pessoa responsável.

A proposta prevê que os acessos dos beneficiários deverão ser diferenciados daqueles destina-

dos ao público em geral, bem como devidamente sinalizados. As pessoas com TEA deverão receber ingressos diferenciados daqueles disponibilizados ao público em geral. Os clubes poderão estabelecer um sistema de associação especial para pessoas com TEA, com cadastro, plano de sócio e relações

comerciais especiais.

O projeto aprovado estabelece, ainda, que os profissionais de apoio e de segurança dos estádios que atuarão no setor reservado às pessoas com TEA, deverão receber treinamentos de noções de tratamento pessoal sobre aspectos gerais do autismo.

O Legislativo bajeense aprovou, em sessão realizada na segunda-feira, 12, aprovou o projeto de decreto que concede o título de cidadão bajeense ao locutor esportivo Galvão Bueno. A homenagem foi proposta pelo vereador João Schardosim. A Câmara ainda deve definir uma data para realização de sessão solene que vai marcar a outorga.

Schardosim argumenta que Galvão Bueno, proprietário e administrador da marca Bueno Wines, cultiva vinhedos em sua fazenda,

Bellavista Estate, localizada em Candiota. As atividades comerciais mantidas pelo empresário, conforma destaca o vereador, geram empregos e contribuem com a economia de Bagé.

Galvão Bueno também vai receber, por indicação do deputado Luiz Marenco, do PDT, a Medalha do Mérito Farroupilha, principal homenagem conferida pela Assembleia Legislativa do Grande do Sul. A cerimônia para outorga será realizada nesta terça-feira, 13, no Salão Júlio de Castilhos, a partir das 13h.

Com a aprovação do Legislativo, a rua 12, do bairro Severo, em Bagé, vai receber a denominação de Professora Miriane Ramos de Castro. A homenagem, proposta pelo vereador Lélio Lopes (Lelinho), do PT, segue para sanção do chefe do Executivo.

Na justificativa apresentada ao Legislativo, argumentando pela aprovação do projeto, Lelinho destaca que Miriane nasceu em 8 de maio de 1980, estudou em escolas

públicas municipais, cursou magistério na Escola Estadual Justino Costa Quintana, graduou-se em pedagogia pela Urcamp. Era pós-graduada em metodologia do ensino das séries iniciais.

Lelinho destaca, ainda, que, ‘aos 17 anos, Miriane iniciou sua atividade docente, atuando como alfabetizadora e professora de séries iniciais por 18 anos, destacando-se sempre pela responsabilidade e dedicação’.

BAGÉ, 13 E 14 DE JUNHO DE 2023 www.jornalminuano.com.br Fogo Cruzado 05 Sidimar Rostan sidimar_frostan@hotmail.com
Galvão Bueno vai receber título de cidadão
Rua receberá denominação de Professora Miriane Ramos de Castro
Ú N I C O C O M S U P O R T E H O S P I T A L A R 2 4 H O R A S 2 ano Propaga S E R V I Ç O D E Q U I M I O T E R A P I A D A S A N T A C A S A D E C A R I D A D E D E B A G É o Rua Carlos Mangabe ra 519 (53) 32413004 Bagé/RS 2ANOS
bajeense
Câmara aprova reserva de espaços para pessoas com TEA nos estádios
Medida aguarda sanção do chefe do Executivo
ARQUIVO JM REPRODUÇÃO JM
Câmara deve convocar sessão para outorga de título ao locutor Projeto foi apresentado pelo vereador João Schardosim DIVULGAÇÃO

Palestra Melhore seus resultados usando o Neuromarketing acontece na Aciba

A Associação Comercial e Industrial de Bagé (Aciba) promove, nesta terça-feira, dia 13, uma palestra voltada para seus associados e colaboradores, com o tema “Melhore seus resultados usando o neuromarketing”. O evento abordará estratégias para otimizar os resultados das empresas por meio da compreensão das diferentes funções cerebrais que influenciam o comportamento do consumidor.

A palestrante Hanie Brum, treinadora de equipes e especialista em Comportamento do Consumidor, ressalta a importância de compreender como o cérebro molda o comportamento dos consumidores, permitindo que as empresas ajam de forma mais assertiva em seus negócios. Com uma experiência de 20 anos em empresas do ramo varejista, focando em marketing e resultados de curto prazo, Hanie utiliza conhecimentos atualizados para capacitar colaboradores e empresários, auxiliando-os a desenvolver suas habilidades e alcançar melhores resultados.

Hanie Brum é graduada em Administração de Empresas pela UCS e é membro da Associação Brasileira de Neuromarketing, destacando-se como uma referência na área. Seu conhecimento aprofundado e sua expertise têm contribuído para o crescimento de empresas em diversos segmentos.

A palestra será gratuita e contará com 50 vagas disponíveis. Os interessados devem realizar a reserva pelo número de WhatsApp (53) 99941-5418.

Além disso, a Aciba realizará um sorteio durante o evento, onde os presentes concorrerão a um ingresso com deslocamento para a palestra de Mário Sérgio Cortella, que acontecerá em Porto Alegre no dia 10 de julho.

De Sócio para Sócio

No mesmo dia, antes do início da palestra, às 19h15min, o presidente da Aciba, Eduardo Soares, apresentará uma nova iniciativa chamada “De Sócio para Sócio”. Nesse espaço exclusivo, duas empresas associadas terão a oportunidade de fazer apresentações de cinco minutos cada, visando divulgar seus empreendimentos, expandir seus

negócios e ampliar suas redes de contatos. Essa será uma excelente oportunidade para os associados fortalecerem suas relações empresariais e estabelecerem parcerias estratégicas.

O evento busca reforçar o compromisso da Associação em proporcionar conhecimento e networking de qualidade para seus associados, visando o desenvolvimento e o crescimento dos negócios locais.

Estado busca projetos para criação de loteria estadual

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Parcerias e Concessões (Separ), publicou, na sexta-feira (9), no Diário Oficial do Rio Grande do Sul, edital de procedimento de manifestação de interesse (PMI), para avaliar a possibilidade da criação de uma loteria estadual. O PMI é um instrumento utilizado pela administração pública para receber estudos preliminares e projetos que poderão, eventualmente, serem contratados no futuro.

De acordo com o edital, as empresas têm 30 dias para manifestarem interesse e 120 dias para entregarem os estudos. Em seguida, os documentos serão analisados pelos técnicos do governo. Antes da publicação final da concessão, prevista para o primeiro semestre de 2024, a Separ irá realizar consulta e audiência públicas.

Mercado reduz previsão da inflação deste ano

A previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) - considerado a inflação oficial do país - caiu de 5,69% para 5,42% este ano. A estimativa está no Boletim Focus de segunda-feira (12), pesquisa divulgada semanalmente, em Brasília, pelo Banco Central (BC) com a expectativa de instituições financeiras para os principais indicadores econômicos. Para 2024, a projeção da inflação ficou em 4,04%. Para 2025 e 2026, as previsões são de 3,9% e 3,88%, respectivamente.

A estimativa para este ano está acima do teto da meta de inflação que deve ser perseguida pelo BC. Definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), a meta é de 3,25% para 2023, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Ou seja, o limite inferior é 1,75% e o superior 4,75%. Segundo o BC, no último Relatório de Inflação a chance de a inflação oficial superar o teto da meta em 2023 é de 83%.

A projeção do mercado para a inflação de 2024 também está acima do centro da meta prevista, fixada em 3%, mas ainda dentro do intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual. Em maio, influenciado por reajustes no setor de saúde e cuidados pessoais, o IPCA ficou em 0,23%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado é menor que a taxa de abril: 0,61%. O IPCA acumulado em 12 meses ficou em 3,94%, seguindo a tendência de queda apresentada desde junho de 2022, quando o índice estava em 11,89%.

Aniversariantes

13 de junho

Alceu Leite

Aline Costa Silveira

Antonia Doralina Oliveira

Gonçalves

Clesis Neara Rodrigues de Moraes

Elusa Gontez Mattos

Eunice Almeida

Gabriela Alves Dias

Ivanhoé Ortiz Luz

Jairo Aristino Costa dos Santos

Magda Araújo

Sandra Mara Ferrer Caminha

Tatiane Leal

14 de junho

Anadege Lucas Soares

Ândrio Conde Marques

Debora Liotti

Eduardo Mansur Etcheverry

Francisco Ianzer Pires

Francisco Pereira

Luís Antônio Ribeiro Alves

Maria Cleuza Centeno

Maria Luiza Pereira

Mauricio Gonçalves Silva

Miriam Zilio

Nara Cristina Costa Bandeira

Nara Gaffree

Roberto Hecht

Vera Maria Lucas

Vinicius Costa Monteiro

02 a 18 de junho

Centro de Eventos Fenadoce - Pelotas/RS

BAGÉ, 13 E 14 DE JUNHO DE 2023 www.jornalminuano.com.br
Apoio Institucional: Realização: Patrocinadores: Apoio:
Empreendedor
06
Hanie Brum é treinadora de equipes e especialista em Comportamento do Consumidor
DIVULGAÇÃO

Bagé se classifica na Chamada Pública para Eventos Culturais Populares

A Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) publicou, na quarta-feira, 7, o resultado da chamada pública de coinvestimento para Eventos Culturais Populares. Após análise de documentos enviados, foram classificados 312 municípios que poderão receber uma fatia dos R$ 30 milhões disponibilizados pelo Pró-cultura RS - Fundo de Apoio à Cultura (FAC). Bagé se classificou para o edital.

De acordo com o presidente do Conselho Municipal de Cultura, Gladimir Aguzzi, a Rainha da Fronteira solicitou o total de R$ 550 mil e foram concedidos, através do edital, R$ 104.085,20 para Festa do Churrasco, Carnaval e Semana Farroupilha.

O montante total do investimento direto no território gaúcho será ainda maior, já que o Edital Sedac nº 03 prevê aporte de contrapartidas municipais de, no mínimo, R$ 7,8 milhões. Bagé deve aportar a contrapartida mínima de R$ 18.367,98. Os municípios classificados concen-

tram 90% da população gaúcha.

A partir de agora, para firmar os convênios e habilitar-se a receber os recursos do FAC, o município deve possuir Sistema Municipal de Cultura já implementado. “Nosso objetivo é aumentar a cooperação entre Estado e municípios para fortalecer os sistemas de cultura locais, de forma que a aplicação dos recursos públicos seja a mais relevante e adequada possível a cada comunidade”, informa a secretária de Estado da Cultura, Beatriz Araujo.

Os valores dos repasses podem variar de R$ 50 mil a R$ 152 mil. “Cada município deverá se organizar e apresentar o plano de trabalho e a documentação do sistema municipal de cultura. A avaliação será realizada em fluxo contínuo por comissão julgadora, sendo que os aprovados receberão os recursos previstos para dar início à contratação dos serviços”, destaca o diretor do Departamento de Fomento da Sedac, Rafael Balle. Ele ressalta ainda

Cerca de R$ 104 mil podem ser liberados para três eventos

que um dos objetivos da chamada pública é promover a contratação de artistas, grupos e coletivos culturais e demais profissionais do setor em todas as regiões do Rio Grande do Sul, descentralizando investimentos.

Nessa chamada pública, enquadram-se celebrações, festivais, atividades festivas e comemorativas que contemplam uma grande diversidade de manifesta-

ções culturais e artísticas. É necessário que os eventos tenham reconhecido valor simbólico, vinculado à história ou à cultura local, bem como alcance social e previsão de ações educativas. Outra exigência é que o projeto cultural financiado já tenha realizado pelo menos uma edição no município, seja por financiamento do poder público ou com recursos privados.

BAGÉ, 13 E 14 DE JUNHO DE 2023 Cidade www.jornalminuano.com.br ANA ROMERO HOME CARE Seleção de cuidadores voltados para o perfil do idoso e da família. Supervisão de enfermeira especialista em saúde da família www.cuidadosespeciais.com.br Telefone: (53) 33112881 Whatsapp: (53) 999226916 Contratações de cuidadores sob nossa responsabilidade 07
ARQUIVO JM

Pró-Santa Thereza

A Associação Pró-Santa Thereza realiza nova edição da “Ação entre Amigos”, com sorteio no dia 24 de junho. A dinâmica é de três prêmios, para 200 números. O primeiro sorteado ganhará um cordeiro, o segundo receberá uma pintura em acrílico de Marilú Teixeira e o terceiro será contemplado também com uma pintura de Amélia Terezinha Pinheiro. Para participar é necessário fazer o pix de R$ 10,00 para o CNPJ da Associação – 06029935/0001-87 e, logo após, encaminhar cópia para o WhatsApp 999999956 ou 999279262, que em breve irá receber seu número da sorte.

Entardecer com autógrafos

No dia 29 de junho, às 18h, no Centro de Convívio da OAB Bagé, acontece o lançamento do livro “Os direitos do Homem! Democracia e educação", da advogada Marielena Torrescassana.

Turistando Corpus Christi

Vivi

Teve artista plástica cheia de inspiração contribuindo na confecção do tapete para a Procissão de Corpus Christi, pelo Rotary Club de Bagé Pampa. Parabéns à rotariana Graciela Lanzzeri pelo lindo trabalho!

Tom Peres em cena Encontro de bajeenses

O ator bajeense Tom Peres, no papel do Deus Grego, Hermes, no final de semana, durante a estreia do "Rapto de Perséfone", no palco do Theatro São Pedro. A foto muito elogiada pelo artista nas redes sociais, leva o crédito do fotógrafo Arthur Woltmann

jornalminuano.com.br
Obra de Amélia Pinheiro Pelas ruas de Barcelona, anda Lilika Mattos Cristina Blotta, Dilce Lamas Portugal, Dirvany Lamas Martins Gonçalves e Marina Lamas em um encontro casual na Shopping Bourbon, na capital Pintura de Marilu da Luz
“Ação entre Amigos” da Associação

Arraial da OAB

Ainda falando da OAB Bagé, no sábado, 24 de junho, Dia de São João, a partir das 15h, vai ter festa junina no centro de convívio da entidade. Aproveite para se divertir com pipoca, bolo, doce, quentão, pastel, arroz-doce, milho, pinhão e, também, colabore doando um agasalho.

Fulana de Tall

Bruna Bielemann está sempre inovando. Ela conta que, neste mês de junho, a Fulana de Tall irá inaugurar uma loja própria, em Pelotas. O ambiente da loja foi cuidadosamente planejado para oferecer uma experiência única aos clientes, a decoração é toda em estilo Kitsch misturado a decoração afetiva. Assim que souber mais novidades conto para nossos seguidores, mas sei que os preparativos estão a todo vapor.

Campesina presente na FeAmor

As produções da Campesina Produtos Artesanais estiveram presentes na 3ª FeAmor, promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, que aconteceu de 9 a 12 de junho, nas dependências da Nova Era. A feira destacou o artesanato produzido nesta terra. Entre as belezas expostas, estavam as criações da Belinha dos Santos Costa, da Campesina Produtos Artesanais.

Pastéis de São Cristóvão

Na sexta-feira, dia 16, a partir das 19h, serão comercializados os pastéis de São Cristóvão, no bairro Comandante Krammer (Aeroporto), na avenida General Artigas, nº 5150. Os pastéis custam R$ 4 cada, ou 3 unidades por R$ 10. As encomendas podem ser feitas pelos WhatsApp 999573921 (Julio), 999233764 (Gabriel) e 999517275 (Rosangela).

Momento Doçura Kids

Quatro gerações unidas e compartilhando amor. O motivo foi o aniversário da Gabi, que curtiu sua festa da Barbie ao lado da vovó Dulce Dias Rich, da bisavó Leonor e da mamãe Cristiane Dias Jacintho Cantão Dos Santos

Na casa da mãe/vovó coruja Jussara Hockmuller Carpes, tudo vira festa, mas a comemoração recente teve um motivo real: a celebração dos 22 anos da filha Lulu e os dois meses da neta Carmela

2 08/09 BAGÉ, 13 E 14 DE JUNHO DE 2023
jornalminuano.com.br
vivianebecker@urcamp.edu.br Vivi Becker
Nairusce Takeda da Cruz Macedo e Leonardo Nocchi Macedo, felizes em poder comemorar o aniversário de 4 anos dos filhos gêmeos, Theo e Laura (Foto Fran Oliveira) Pedro da Conceição Fagundes na festa da Escolinha Pé de Moleque

‘Homem-Aranha’ e Direito da Urcamp promovem ação em benefício à Casa da Menina

A 43ª Semana Jurídica de Direito da Urcamp inicia na segunda-feira, 12, e se estende até sexta-feira, em Bagé. Fora o aspecto acadêmico, o evento também terá sua contribuição social.

Mediante iniciativa do “Homem-Aranha Bagé”, o complexo cultural do Museu Dom Diogo de Souza contará com um ponto de coleta de alimentos, que serão revertidos para a Casa da Menina, mantida pela Fundação

Frio reforça importância de arrecadações pela Campanha do Agasalho

DIVULGAÇÃO/PREFEITURA DE BAGÉ

Attila Taborda (FAT), cumprindo seu papel comunitário.

Cabe salientar que o Homem-Aranha integra um grupo de “heróis” que realiza ações sociais nos hospitais e na comunidade de Bagé. Aproveitando a realização da Semana Jurídica, decidiu se engajar ao evento para auxiliar o trabalho filantrópico desenvolvido pela Casa da Menina. Posteriormente, o grupo planeja realizar uma entrega especial com os donativos arrecadados.

Mega-Sena acumulada e Quina de São João aumentam expectativas dos bajeenses

A busca de um dinheiro extra através da sorte é o que motiva, diariamente, a ida de muitos apostadores esperançosos até lotéricas. Em Bagé, isso também é corriqueiro, ainda mais quando um sorteio especial se aproxima. No caso atual, a Quina de São João, que prevê um prêmio de R$ 200 milhões sem a possibilidade de acumular, tem atraído mais bajeenses. Na segunda-feira, dia 12, o JM esteve na Lotérica Severo, situada na Avenida Tupy Silveira, e acompanhou alguns bajeenses em sua ‘fezinha’. Roberto Carlos Oliveira Magalhães, 62 anos, garçom, que vê na sorte uma maneira de mudar de vida. “Realizo algumas apostas e a esperança é dar uma melhorada na vida, caso ganhasse ajudaria principalmente a minha família”, afirma. Já outros disseram não possuir sorte e, por esse motivo, preferiam não participar do sorteio desta vez.

A Quina de São João, concurso 6.172, tem prêmio estimado em R$ 200 milhões e não acumula. Caso havendo apenas um ganhador e este aplicar todo o valor na poupança, o rendimento mensal poderá ser de R$ 1,2 milhão no primeiro mês. O sorteio será realizado no dia 24 de junho, a partir das 20h, também no Espaço da Sorte, em São Paulo.quanto mais números marcar, maior é o preço da aposta e maiores são as chances de faturar o prêmio. O valor da aposta simples custa R$ 2,50 nas casas lotéricas ou nos canais online da Lotérias Caixa.

Já a Mega-Sena está acumulada e o prêmio previsto para o próximo sorteio, de quarta-feira, dia 14, é de R$ 45 milhões. A aposta mínima, com seis números, é no valor de R$ 5, podem ser realizadas as apostas em qualquer lotérica credênciada pela Caixa ou pela Internet.

Com a queda nas temperaturas, a Campanha do Agasalho 2023, que está em andamento, em Bagé, se torna ainda mais importante para a comunidade carente. O projeto anual conta com o apoio da população na doação de roupas, que serão redistribuídas para aquecer famílias mais necessitadas.

A campanha iniciou em uma cerimônia online, em 12 de maio. Desde então, já ocorreram duas blitzes neste mês, uma no dia 2 e outra no dia 7, quando foram recolhidas cerca de mil peças de roupas. No total, contando todos os pontos de arrecadação e mobilizações, até agora, já foram arrecadadas mais de 25 mil peças. Segundo o secretário de Assistência Social, Trabalho e Direitos do Idoso (Smasi), Graziane Lara, são mais de 50 empresas juntos na causa, além de todas as secretárias do governo.

No próximo sábado, dia

17, acontecerá um Dia D, no Largo do Centro Administrativo, e também na Praça do Coreto, das 13h às 17h. Vale ressaltar que qualquer peça é bem-vinda - porém, atualmente, há uma maior procura por cobertores e roupas infantis. As doações também podem

ser feitas nas caixas de arrecadação, presentes nas Secretarias Municipais, instituições educacionais e em comércios. Já a distribuição ocorre durante todo ano, através da loja solidária, aberta de segunda À sexta-feira, das 8h às 14h. São cerca de 100 famílias atendidas por semana.

Smed prepara entrega de uniformes de inverno para estudantes da rede municipal

A rede municipal de ensino prepara os estudantes para receber as baixas temperaturas do inverno bajeense bem agasalhados: todos os alunos vão receber uniformes novos, feitos com material adequado para a estação.

Segundo explica o secretário de Educação e Formação Profissional, Omar Soares, será entregue uniforme completo para cada um dos 11,5 mil alunos da rede municipal de ensino. O fardamento será composto de uma camisa manga longa, uma calça de abrigo, uma jaqueta forrada e um par de meias.

O investimento do município é de R$ 940 mil, com previsão de entrega em cerca de 30 dias. “Entramos em contato com a empresa e nas escolas já foram verificados os tamanhos dos alunos”, diz Soares.

BAGÉ, 13 E 14 DE JUNHO DE 2023 www.jornalminuano.com.br Cidade 10
Mais de 25 mil peças foram arrecadadas DIVULGAÇÃO/PREFEITURA DE BAGÉ

Holandesa The Green Branch promove recuperação do Bioma Pampa e comercializa créditos de carbono

A recuperação de áreas degradadas do Bioma Pampa e a comercialização de créditos de carbono foram o tema do encontro ocorrido na noite da sexta-feira passada, dia 9, no Hotel Villa De Carli. Os co-fundadores da empresa holandesa The Green Branch, Kasper Kupperman e Jacob Hietink, lideraram as discussões sobre esse tema, destacando o trabalho que a empresa vem realizando na região há três anos.

A The Green Branch é especializada no desenvolvimento de projetos de revitalização de áreas degradadas, visando a criação de ecossistemas autossustentáveis e a redução das emissões de carbono. Através de suas ações transformadoras, os proprietários de áreas em recuperação conseguem diminuir sua pegada de carbono e se tornam mais sustentáveis, gerando créditos de carbono que podem ser comercializados com outras empresas interessadas em compensar suas emissões.

O engenheiro agrônomo Alexander Van Parys, que faz parte da equipe da The Green Branch, destaca a importância da empresa como uma ponte entre o mercado comprador de créditos de carbono e a execução dos projetos. Segundo ele, essa conexão proporciona oportunidades de financiamento para a recuperação de Áreas de Preservação Permanente (APPs) e outras regiões degradadas.

Buscando alternativas para o Pampa

O Bioma Pampa encontra-se em perigo, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), que revelou que apenas 47,3% de sua vegetação nativa está preservada. Surpreendentemente, o Pampa está em pior estado de degradação se comparado ao Cerrado e à Amazônia, que ocupam áreas significativamente maiores no território brasileiro.

Kupperman, um dos cofundadores da The Green Branch, ressalta que a empresa atua na região há cerca de três anos e já expandiu seus projetos para outras partes do país, como Bahia,

Minas Gerais e Acre. O objetivo do projeto é apoiar produtores, cooperativas e municípios na recuperação de áreas degradadas, principalmente através do plantio de árvores nativas. A escolha das espécies é cuidadosa, priorizando aquelas capazes de resistir às variações climáticas do bioma, fornecendo fixação de nitrogênio e alimentação adequada para a fauna.

Embora o projeto completo tenha resultados a longo prazo, em torno de 30 anos, é possível observar progressos significativos após 10 anos de sua implementação. “O tempo de recuperação de áreas é uma coisa bem complexa, porque o solo vai se regenerar, as árvores pre-

cisam crescer. Mas, durante todo esse tempo, o produtor tem incentivos para proteger essas áreas”, destaca. As apresentações do projeto na região, segundo o cofundador, são uma forma de aproximar as ações dos produtores regionais, a fim de que possam construir projetos em conjunto, pensando nas peculiaridades e necessidades de cada área em busca da recuperação dos locais e, por consequência, da diminuição da emissão de carbono. “Eu não sou da região, estou aprendendo muito com o pessoal sobre as culturas e o bioma daqui e sou bem apaixonado pelo Pampa. É um bioma com desafios, mas eu tenho muita confiança que a gente

vai dar um jeito de recuperar essa área, superar obstáculos”, disse. No encerramento do evento, foi oficializada a doação de 300 quilos de sementes de espécies de árvores nativas para o Instituto Biotecnológico de Reprodução Vegetal (Intec) da Urcamp, recebidas pelo vice-reitor da instituição, Guilherme Cassão. Além disso, a Secretaria de Meio Ambiente e Proteção ao Bioma Pampa recebeu 15 mil mudas de árvores nativas, que serão utilizadas para arborização da cidade e da pista de atletismo do Ginásio Presidente Médici (Militão), além de serem disponibilizadas para doação a pessoas interessadas em plantá-las em suas propriedades.

11 BAGÉ, 13 E 14 DE JUNHO DE 2023 Cidade www.jornalminuano.com.br
Detalhes da iniciativa foram apresentados durante evento em Bagé Hietink, Kupperman, Van Parys e Clavijo FOTOS TIAGO ROLIM DE MOURA

Novelas

PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Horóscopo

Amor Perfeito - GLOBO - 18h30min

Lucília despista Anselmo. Adélia avisa que Marê poderá ser recriminada por alguns funcionários do hospital. Gilda tenta disfarçar o enfado com Gaspar e Cândida. Frei João conversa com Severo sobre Darlene e Clara. Gaspar surpreende Lucília tentando abrir o arquivo morto do hotel. Anselmo avisa a Verônica que esperará por ela no local de sempre. Frei João revela aos padres sua história com Darlene. Ione interroga a mãe de Clara. Gilmar é hostil com Marê. Gaspar humilha Érico. Fernando reconhece Gilda da casa de Madame Chantilly, mas ele disfarça na presença de Cândida. Frei João estuda com Clara. Anselmo pede para Lucília ir ao seu encontro. Júlio resolve dar um anel de compromisso para Sônia. Verônica decide ir atrás de Anselmo. Gilda conversa com Fernando. Verônica

flagra Lucília e Anselmo.

Vai na Fé - GLOBO - 19h

Kate vê Theo olhando Sol e Ben com inveja. Lumiar chega ao Refúgio e se incomoda com a recepção de Lui. Sol vê Theo falando com Kate e denuncia o empresário. Dora e Fábio flagram Lui e Lumiar muito próximos. Kate não deixa Bruna contar para Rafa sobre a importunação de Theo. Sol e Ben ficam juntos. Janaína decide denunciar Theo. Alice critica Guiga por mentir para Yuri. Kate se recusa a depor contra Theo. Vini é solidário com Yuri. Janaína conta sua história para Ben. Começa o show de inauguração do Teatro da Dora, e Lumiar fica emocionada. Sol questiona Ben sobre seus sentimentos. Theo vê Lumiar e Lui juntos no palco.

Terra e Paixão - GLOBO - 21h

Aline não aceita o dinheiro que Caio oferece à professora. Antônio dá orientações a Ramiro com a intenção de forçar Aline a lhe fornecer água. Gentil convida Mara para morar em sua casa. Gladys inventa uma desculpa para justificar a Tadeu por que não está usando o colar que o marido lhe deu. Ramiro e um capanga observam João brincar do lado de fora da casa de Aline. Anely flagra Enzo pegando seu laptop. Enzo chantageia Anely. Ramiro sequestra João. Caio afirma a Marino que João foi raptado.

Aproveite essa energia toda para definir novos objetivos e conquistar algo que sempre quis. No trabalho, vai sobrar jogo de cintura para evitar atritos e se entender melhor com os outros, uma qualidade que o seu signo nem sempre usa.

Assuntos do passado podem reaparecer e mexer com o emocional, mas tudo indica que será da melhor maneira possível, tá? Neste dia dos namorados, não deixe que o passado ou a incerteza se torne um problema no romance.

Na vida pessoal, as amizades ganham destaque e você pode se divertir mais se puder contar com a companhia dos amigos. Se não der pra reunir todo mundo, vale botar o papo em dia nas redes sociais mesmo.

As melhores oportunidades com dinheiro devem aparecer pela manhã, por isso, redobre a atenção. Tanta dedicação ao trabalho, porém, pode trazer algum estresse para a vida amorosa. reste atenção em qualquer oportunidade para dar aquele gás na carreira.

A vontade de se aventurar por aí ajuda a movimentar o dia dos namorados e pode servir de inspiração para planejar uma comemoração animada com quem ama. Se ainda não tem compromisso, saia da rotina e mostre seu lado mais descontraído para conquistar o crush.

O astral é favorável para encerrar pendências e assuntos que estava empurrando com a barriga há algum tempo, inclusive no trabalho. Sua intuição continua em destaque e você vai chegar mais longe se prestar atenção aos avisos que receber.

Palavras Cruzadas

Valorize as pessoas que estão sempre ao seu lado, especialmente os amigos. A melhor notícia é que a vida a dois conta com uma dose extra de romantismo, o que ajuda a fortalecer ainda mais essa relação.

Mergulhe no serviço de cabeça e coloque as mãos na massa porque as estrelas avisam que valerá a pena! Há boas chances de brilhar e dar aquele empurrãozinho que estava faltando para você se destacar e cair nas graças da chefia. Pode até pintar aumento ou promoção.

A sorte vai sorrir para o seu lado e há chance de se dar bem em jogo ou sorteio. Paixão à primeira vista não está descartada e você pode encontrar um mozão pra chamar de seu neste dia dos namorados. No romance, cubra o par de mimos e vai receber o mesmo em troca.

Com foco e muita disciplina, você tem boas chances de se destacar no serviço. Se ouvir seu sexto sentido, pode descobrir um segredo do passado ou de alguém da família. Se quiser curtir o dia dos namorados numa boa, tente ser mais flexível com o mozão.

Os astros avisam que descontração e um pouco de charme são tudo o que você precisa para fisgar quem deseja e curtir a data acompanhado, meu cristalzinho. Alto-astral e muito carinho temperam a vida a dois.

Aproveite o astral favorável para investir mais na sua saúde, melhorar seus hábitos e fazer escolhas saudáveis na alimentação. Já a paquera anda meio devagar e vai depender apenas dos seus esforços para dar certo.

Loterias

(?) e qual: idêntico Instituição de ensino em que o aluno também mora

Detido; preso Juntar (selos)

Unidade de medida marítima

Giovanna Antonelli, atriz brasileira

Aponta para o alvo Soberbo; vaidoso

Companhia (abrev.)

Vasilha para tomar chimarrão

Teclar (internet) Ave natalina

A cor do enxoval da menina Serpente colorida e venenosa

Vontade de vencer; fibra (fig.) É esperado no final do espetáculo

Cada lado de uma folha de papel

Suave; moderado (?) Pacino, ator

Scooby(?), cão de desenho animado

Prata (símbolo) Sufixo de "doçura"

Camisa 10 do Tetra Aterrissar (o avião)

Pedaço de madeira Lateral do corpo

Banho a vapor Aldeia indígena

Principal artéria do corpo humano Organização das Américas (sigla)

Consoantes de "pera" Matemática (abrev.)

O solo do sertão nordestino

Defeito no motor Flamenco Haste vegetal Atraente; fascinante

Na hora (?): no momento exato Lista; relação (?) Rickli: atuou em "Flor do Caribe" (TV)

Região industrial paulista

3/oea. 4/orós — taba. 5/aorta — lauda — légua.

Letra na roupa do Robin (HQ)

BAGÉ, 13 E 14 DE JUNHO DE 2023 www.jornalminuano.com.br
www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL
38 TC P CA PT UR AD O CO LE CI ON AR LR AM EN O LE GU AE ÇS GA LA UD A MI RA PO EA OR GU LH OS O CI AR AI PR NP AU MA T T A L OS AU NA SE DU TO RH RO SA IG OR NA BC DL O CO BR AC OR AL
Solução
BANCO
Ceará
Amor de Julieta (Lit.) Grande açude do
12
Lazer
ÁRIES TOURO GÊMEOS CÂNCER LEÃO VIRGEM LIBRA ESCORPIÃO SAGITÁRIO CAPRICÓRNIO AQUÁRIO PEIXES
04 18 37 38 46 60 19 33 52 61 78 Sorteio: 6171 Sorteio: 2479 Sorteio: 2600 Sorteio: 2834 Sorteio: 2526 01 06 08 10 11 12 13 14 17 19 20 21 22 23 25 LOTOFÁCIL 13 18 26 31 44 45 57 58 59 60 61 62 64 65 73 76 82 88 89 90 LOTOMANIA 01 12 25 31 32 47 1º11 13 18 29 37 49 2ºDUPLA-SENA MEGA-SENA QUINA Sorteio: 05772 1º prêmio2º prêmio3º prêmio4º prêmio5º prêmioFEDERAL 038963 051328 030999 087777 043844

Rodrigo Tavares mergulha na Revolução Federalista em novo romance histórico

O Pampa, suas histórias, cultura e pelejas voltam às páginas do novo livro do autor bajeense Rodrigo Tavares. Em Carancho, o autor transporta os leitores para um dos capítulos mais controversos do Rio Grande do Sul, em um romance histórico permeado por ação e aventuras.

Tavares traz no currículo obras anteriores que também abordam a lida e os costumes do homem do campo, entrecruzando personagens ficcionais e históricos, como em Andarilhos, o mais recente Ainda que a terra se abra, a novela Noite Escura, e as coletâneas A Tropeada e Contos Sangrentos.

Já em Carancho, Tavares resgata a história de um dos conflitos mais sangrentos do Sul do país, a Revolução Federalista, que entrou para a história com a infame alcunha de Guerra das Degolas.“É um romance que busca contar a história sob a ótica dos federalistas. Para isso, Tarcísio, um protagonista fictício, acaba sendo arrastado para a revolução por seu chefe político, Gumercindo Saraiva, e acompanhando de perto toda a barbárie que foi aquela revolução”, conta o autor.

Ao longo das páginas, desfilam nomes de figuras conhecidas da história gaúcha, como Joca Tavares - este antepassado do próprio autor; Gumercindo Saraiva, Ângelo Dourado e Adão Latorre. O escritor aponta que a obra busca lançar luz sobre o conflito, vencido pelo positivista Júlio de Castilhos, dono do jornal A Federação. “Esse jornal foi fonte de pesquisa da maioria dos livros de história, deixando um viés pejorativo para a

maioria dos heróis bajeenses. Por exemplo, Adão Latorre é até hoje apresentado como o grande degolador da Revolução. O número 300 é repetido à exaustão. Porém, não existe nenhuma evidência histórica, sendo até mesmo considerado impossível que apenas um homem tenha degolado tanta gente”, destaca.

Inclusive, o estereótipo de degolador associado à Latorre é contestado no livro, baseado nos diários da época e nas pesquisas de Tarcísio Taborda. Entretanto, Tavares faz questão de ressaltar que não se trata de um livro de história:

“Em Carancho, temos muita aventura, ação, romance e batalhas”.

O autor conta que, desde jovem, tem interesse pela história da Revolução de 1893 - inclusive, o assunto foi tema de trabalhos escolares, peças de teatro e, até mesmo, um curta-metragem produzido por ele. E a ligação dos antepassados de Tavares com o conflito pode ter sido um dos catalisadores para o interesse.

Descendente de Joca Tavares, o Barão do Itaqui, um dos principais líderes maragatos, o autor teve acesso aos diários do antepassado. Com o material em mãos, busca dar um enfoque diferenciado - longe da versão de uma revolta bárbara marcada pelas degolas.

“Sempre me causou incômodo a história ter sido escrita pelo maior interessado, em seu próprio jornal. A consequência disso é que houve um apagamento histórico de personagens federalistas, que lutavam contra a Constituição do Rio Grande do Sul, que era ditatorial. Exemplo disso é que enquanto Júlio de

Castilhos está em mil praças, ruas e avenidas, Joca, Gumercindo e os demais foram escondidos. Não temos sequer bustos desses heróis em nenhuma praça de Bagé, por exemplo”.

Para os fãs do autor e curiosos com a nova obra, a pré-venda do livro iniciou dia 12, através do site da editora. Mas o lançamento oficial de Carancho acontece no dia 8 de julho, em Porto Alegre. Já no dia 10, é a vez do lançamento em São Paulo. Em Bagé, a apresentação da obra acontece no dia 21 de julho, com sessão de autógrafos e bate-papo na LEB.

Leitores acompanharam processo de produção da obra

Nas últimas semanas, o autor divide com os seguidores leitores, nas redes sociais, um pouco do processo de pesquisa e produção da obra. Uma das motivações para isso, segundo ele, é o incentivo recebido enquanto produzia. Também destaca o grande interesse que os bajeenses - e os gaúchos, em geral - pelo tema. “Apesar de escrever sobre o interior, sobre esse espaço, ainda sou pouco lido em Bagé e no Rio Grande do Sul. Ao despertar essa curiosidade, acho que mais gente foi me descobrindo”, conta.

Inclusive, o reconhecimento pela obra Tavares deve ser oficializado no dia 15 do próximo mês. Em meio à programação de lançamento do novo livro, o escritor assume uma cadeira na Academia Bajeense de Letras, a convite de Orlando Brasil e Márcia Duro Mello.

13 BAGÉ, 13 E 14 DE JUNHO DE 2023 www.jornalminuano.com.br Cidade
DIVULGAÇÃO/DIONES ALVES Em Carancho, autor resgata a história de um dos conflitos mais sangrentos do Sul

Jovem morre após colisão frontal de veículos na Colônia Nova

Vinícius Kroker Federau, de 20 anos, morreu após um acidente na manhã de domingo, dia 11, na Colônia Nova, em Aceguá.

De acordo com o registro do caso, o veículo Pálio, onde estava a vítima e outro homem de 35 anos, colidiu frontalmente contra outro automóvel, um Polo, que estava com quatro ocupantes.

O jovem morreu e todos os

demais ficaram internados em observação no hospital da Colônia Nova.

Segundo o boletim de ocorrência da DPPA, a Brigada Militar foi ao local, nas proximidades do Passo do Cemitério. A investigação a respeito das circunstâncias do acidente ficará a cargo da Delegacia de Polícia de Aceguá.

Condutora tem veículo roubado após sair da Santa Casa

No domingo, dia 11, por volta das 23h30min, uma condutora comunicou, na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), que foi vítima de roubo de seu carro após sair da Santa Casa de Caridade de Bagé.

De acordo com o registro de ocorrência, a vítima saiu com seu neto e seu genro para pegar o veí-

culo, quando se aproximou um homem armado, e, apontando a arma de fogo para seu neto, anunciou o assalto.

O genro da vítima pediu para que ele levasse o carro, mas não machucasse ninguém. O homem foi embora com o carro, um HB20, cor prata.

BM prende acusados de descaminho em Aceguá

Na noite de domingo, 11, policiais militares de Aceguá, em patrulhamento ostensivo, visualizaram cinco homens em uma estrada da área rural do município. Ao avistarem a viatura, eles fugiram para o interior de uma propriedade. Três deles conseguiram escapar por um matagal e outros dois foram alcançados e contidos.

No local onde foram abordados os indivíduos, segundo divulgado pela BM, havia um caminhão carregado com 14 paletes de tijolos, que estavam sendo descarregados, e havia uma grande quantidade de cigarros contrabandeados escondidos em meio aos tijolos. Já dentro da propriedade para onde os homens fugiram havia mais uma quantidade do material ilícito.

Óbitos

Conforme a Brigada Militar, policiais militares de Bagé deslocaram a Aceguá para apoiar na ocorrência, que resultou na apreensão de aproximadamente 100 mil maços de cigarro e do caminhão utilizado no transporte.

Os dois homens abordados receberam voz de prisão em flagrante e foram conduzidos à Delegacia de Polícia Federal, onde foram apresentados à autoridade policial para procedências legais.

LUIS MAIA RODRIGUES, 61 anos, corretor de gado, casado com Iracema Veiga Alano Rodrigues. Residia na rua Padre Abílio Sponchiado, bairro Santa Flora. Deixa a filha Gabriela.

GILSON GONÇALVES ROSA, 56 anos, funcionário público federal, casado com Quelen Alice de Souza Baltezan Rosa. Residia no Corredor da Cidade, bairro Industrial. Deixa os filhos Jean, Kerulen, Gisele, Evelyn, Gabriella, Esther e Agatha. MARIA DE LOURDES SOUSA RODRIGUES, 73 anos, dona de casa, viúva. Residia na rua Astrogildo Amaral, bairro Passo das Pedras. Deixa a filha Cláudia Andreia.

VERA LÚCIA CORDEIRO NUNES, 55 anos, autônoma, casada com Luiz Fernando Soares Nunes. Residia na rua Waldemar Milani, bairro Morgado Rosa.

IOLANDA JARDIM SARAÇOL, 87 anos, serviços gerais aposentada, viúva. Residia na rua Emílio Guilain, bairro Castro Alves. Deixa os filhos Pedro, Helena e Giovani.

JOSÉ OTTONI PORCIÚNCULA GONZALEZ, 75 anos, topógrafo, casado com Geslaine Dutra Brignol. Residia na rua Túlio Barcelos, bairro Madezzatti. Deixa os filhos Pablo e Ximene.

BAGÉ, 13 E 14 DE JUNHO DE 2023 www.jornalminuano.com.br 14 Segurança
DIVULGAÇÃO Vinícius foi vítima fatal do acidente Cerca de 100 mil maços de cigarro foram apreendidos
REPRODUÇÃO/FACEBOOK

Após vencer Inter-SM, Bagé vai enfrentar o lanterna Guarani-VA

A torcida jalde-negra que foi até o estádio da Pedra Moura, no domingo, dia 11, comemorou de forma efusiva a vitória do Bagé sobre o Inter-SM, por 3 a 1. Mais do que os três pontos obtidos em sua casa, o resultado demonstra uma reabilitação do Abelhão no campeonato.

No jogo, além de uma boa apresentação da defesa jalde-negra, o goleiro Josemar fez importantes intervenções e tanto o meio de campo quanto o ataque do Bagé foram decisivos. No primeiro tempo, Yan Petter foi oportunista e ágil para abrir o placar, em jogada construída por Wallan Luan.

Já na segunda etapa, Jean Roberto fez o segundo gol, de pênalti, tornando-se o vice-artilheiro do certame, com quatro gols. Por fim, o gol mais bonito da partida: Wallan Luan, em rápido contra-ataque, deixou para trás os defensores do Inter-SM e, na frente do goleiro Renan Rocha, demonstrou frieza para fazer o terceiro tento.

O gol de desconto do Inter-SM foi anotado por Ariel, já nos acréscimos do segundo tempo.

Com nove pontos, o Bagé joga no próximo sábado, dia 17, às 15h, no Edmundo Feix, contra o lanterna Guarani de Venâncio Aires. A partida poderá fazer com

Ficha técnica

Bagé 3x1 Inter-SM – 9ª rodada – 11 de junho de 2023

Estádio da Pedra Moura - Bagé

Bagé – Josemar, Denis, Ilson Galo, Rômulo, Éverton Faísca (Júlio César), Christian, Yan Petter (Café), Alan Gonçalves, Ramon Tanque, Wallan Luan (Gustavo Rambo) e Jean Roberto. Treinador Rodrigo Bandeira

Inter-SM – Renan Rocha, Rinaldo, Jean Pablo, Rafael Goiano, Ben Hur (Mardley), Márcio Goiano, Mateus Norton, Mateus (Ariel), Raphael Macena (David Batista), Chiquinho (Eliomar) e Wilson Júnior. Treinador Ben Hur Pereira.

Gols – Bagé - Yan Petter (40 minutos do primeiro tempo), Jean Roberto (36 minutos do segundo tempo) e Wallan Luan (41 minutos do segundo tempo). Inter-SM – Ariel (47 minutos do segundo tempo).

Cartões amarelos – Denis, Wallan Luan, Guilherme Nascimento, Josemar, Jean Roberto, Rômulo e Ilson Galo, médico Paulo Machado (Bagé). Wilson Júnior, Mateus, Renan Rocha, Rafael Goiano, David Batista e Cartões vermelhos – Jean Roberto e Café (Bagé). Chiquinho e Rafael Goiano (Inter-SM).

Árbitro – Marcelo Oswald Bitelbron, auxiliado por: Conrado Bittencourt Berger e Cassio Pires Dornelles. Quarto árbitro: Diogo Goveia de Souza.

que o Bagé abra uma distância ainda maior do time de Venâncio Aires (atualmente é de sete pon-

tos), o que representaria ainda mais a recuperação do Jalde-negro no campeonato da Série A2.

Bajeenses são campeãs da quarta etapa da Liga Gaúcha de Voleibol

No domingo, dia 11, aconteceu em Rosário do Sul a 4° etapa da Liga Gaúcha de Voleibol Feminino. No certame participaram equipes de Bagé, Uruguaiana, Rosário do Sul, Alegrete com jogadores de todos Estado. Na ocasião, a Associação Somos Um Time (A.S.U.T.) sagrou-se campeã superando a equipe de Alegrete, V.F.A, por 2 a 0, na final.

Além do troféu e medalhas de campeãs, as atletas Beatriz Assumpção e Rebeca Marques foram destaques nas partidas vencidas. Já nos destaques do campeonato, a A.S.U.T teve premiadas as atletas Rafaela Paiva como melhor levantadora do campeonato e Rebeca

Marques, essa como atleta destaque da competição.

Com esse resultado as bajeenses assumem a vice colocação

Guarany empata fora de casa e mantém vice-liderança

Em um confronto entre o líder (Santa Cruz) e o vice-líder (Guarany), o Índio conquistou um ponto fora de casa, no empate em 0 a 0, contra a equipe do Vale do Rio Pardo. O time treinador por Alessandro Telles demonstrou superioridade em boa parte da partida, tendo a maioria das chances de abrir o placar, incluindo uma penalidade nos acréscimos do jogo, em que o goleiro Copetti defendeu a cobrança de Leandro Canhoto.

O time do Guarany, muito bem postado em campo, seguro na marcação e com boa movimentação no campo ofensivo, por

Ficha técnica

jogadores como Dionas Bruno, Cristian Lessa, Robinho e Lucão, entre outros, demonstrou que o Índio está cada vez mais consolidado como uma das melhores equipes do campeonato.

Com 16 pontos na tabela, o próximo adversário do Guarany é o Lajeadense, em partida que ocorrerá no domingo, dia 18, no estádio Antônio Magalhães Rossell, a partir das 15h. Um bom resultado pode garantir a retomada da liderança. Contudo, em caso de derrota, já que trata-se de um confronto direto no topo da tabela, poderá ser ultrapassado pelo próprio adversário.

Santa Cruz 0x0 Guarany – 9ª rodada – 11 de junho de 2023 Estádio dos Plátanos – Santa Cruz do Sul

Santa Cruz – Coppeti, Gaúcho, Micael, Kevlin, David, Taygor, Pablo (Jamerson), Leylon, João, Cris Magno (Maurício), Gustavo Sapeka (Diego Rocha). Treinador Daniel Franco.

Guarany – Rodrigo, Cristian Lessa, Hugo, Saulo, André Oliveira (Leandro Canhoto), Vítor Oliveira, Dionas Bruno, Allan Christian (Juninho Rosa), Lucão (Marcos Paulo), Leomir (Jorginho) e Robinho (Douglas). Treinador Alessandro Telles.

Cartões amarelos – David, Micael, Diego Rocha e Maurício (Santa Cruz). Robinho, Lucão, André Oliveira e Saulo (Guarany).

Cartões vermelhos – Micael e Diego Rocha (Santa Cruz).

Árbitro – Igor Irving Balke, auxiliado por: Rafael dos Santos Alves e Haury Temp. Quarto árbitro: Ander Plautz.

do ranking da competição e já estão com data marcada para a quinta etapa da Liga que acontecerá em Manoel Viana, no dia 9 de julho.

BAGÉ, 13 E 14 DE JUNHO DE 2023 www.jornalminuano.com.br Esporte 15
Equipe chegou a nove pontos
RODRIGO ASSMANN/GAZETA DO SUL/ESPECIAL JORNAL MINUANO
Resultado fez com que Índio chegasse a 16 pontos
GABRIEL MESSIAS/ESPECIAL JM
DIVULGAÇÃO

Com presença de geada, região registra temperaturas negativas

O amanhecer do Dia dos Namorados de segunda-feira, dia 12, em Bagé, exemplifica um pouco do que será o inverno, que terá início quarta-feira que vem, dia 21 de junho. Após a frente fria seguida de uma massa de ar polar atingir o Rio Grande do Sul, as temperaturas despencaram na região.

Apesar do tempo seco e ensolarado previsto para hoje, com máxima de 12ºC, a queda na temperatura surpreendeu pelas sensações negativas registradas no período da manhã. Na madrugada, Bagé chegou a marca de -0,2ºC.

Além disso, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou, na manhã de domingo (11), um aviso sobre o declínio de temperatura que avistava todo o Rio Grande do Sul, com perigo potencial devido ao leve risco à saúde.

A névoa branca que cobriu os pastos na cidade e no campo renderam registros dos moradores de Bagé e região que enfrentaram o frio pela manhã. Hulha Negra, por exemplo, mesmo com o sol surgindo pela manhã, demorou para dissipar a geada. Na Fronteira Oeste, em Quaraí, o termômetro registrou, pela manhã, -0,4ºC. Dom Pedrito, Sant’Ana do Livramento, Hulha Negra e Candiota amanheceram com mínimas de 1ºC.

Contracapa BAGÉ, 13 E 14 DE JUNHO DE 2023 jornalminuano.com.br 16
Em Hulha Negra, amanhacer foi diferente em frente à Prefeitura Municipal
JOANES ARAÚJO/ESPECIAL JM
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.