20230617

Page 1

Rally da Pecuária passará pela Rainha

da Fronteira

Iniciativa apresenta estudos e tendências aos produtores de todo o Brasil

Fórum de Bagé tem nova direção empossada

Juíza criminal desde 2020 na comarca, Paula Abero Ferraz assumiu o cargo

Novo

coordenador fala sobre metas para UPA

Após deixar a Câmara, Cláudio Xuxa prioriza humanização nos atendimentos

BAGÉ, 17, 18 E 19 DE JUNHO DE 2023 - ANO XXVIII Nº 6 997 | R$ 3,50

Proposta prevê isenção para pessoas com autismo

Texto protocolado na Câmara atende sugestão de Comissão da OAB local

Cpers busca mobilizar contra alteração do Ipe

Em Bagé, categoria realizou visitas em escolas para falar com professores

NPJ disponibiliza acolhimento psicológico

Serviço, agora, não necessita de elaboração de um processo para ocorrer

5

A EXEMPLO DE BAGÉ

CANDIOTA DECRETA RACIONAMENTO DE ÁGUA

A partir deste sábado, dia 17, os candiotenses também passarão a viver com abastecimento parcial de água, a exemplo dos bajeenses. Em decreto publicado na quinta-feira, Prefeitura estabeleceu fornecimento hídrico de 12 horas por dia, além de outras medidas que ainda serão implementadas.

Pág. 3

Mulher é assassinada no Ivo Ferronato

Acusado pelo crime, companheiro da vítima foi preso pela Polícia

FEMINICÍDIO Pág. 14

Dupla Ba-Gua busca definição na tabela

Bagé encara o Guarani-VA enquanto Guarany enfrenta o Lajeadense

CAMPO
SAÚDE FUTEBOL IPTU PARALISAÇÃO URCAMP Pág. 4 Pág. 7 Pág. 10 Pág. 15 Pág.
Pág. 13 Pág. 11 YURI COUGO DIAS
JUDICIÁRIO
PREVISÃO DO TEMPO SÁBADO DOMINGO 5ºC 4ºC 16ºC 16ºC SEGUNDA-FEIRA Encoberto Encoberto 3ºC 17ºC Fechamento da edição: 19h V E S T I B U L A R D E I N V E R N O O N L I N E 2 º / 2 0 2 3 V E S T I B U L A R D E I N V E R N O O N L I N E 2 º / 2 0 2 3 F O C O F O C O N O N O F U T U R O F U T U R O I N S C R E V A - S E I N S C R E V A - S E s o u . u r c a m p . e d u . b r / v e s t i b u l a r s o u u r c a m p e d u b r / v e s t i b u l a r B A G É G A L E G R E T E L G R T S Ã O G A B R I E L S O G E S A N T ' A N A D O L I V R A M E N T O S A N T ' A N A D O L I V R A M E N T O Chuvoso jornalminuano.com.br

Laboratório de Jornalismo

Coordenador do Curso de Jornalismo Glauber Pereira

FAT - Jornal Minuano | CNPJ: 87415725/0012-81

Endereço: Av. Marechal Floriano, 2050 - CEP 96400-011 - Bagé/RS

Telefones: Redação (53) 3242-7693 - Assinaturas 3241-6377

E-mail: jornal@minuano.urcamp.edu.br www.jornalminuano.com.br | facebook.com/jornalminuanobage

Editor-chefe - Felipe Valduga • Gerente comercial - Adriana Robaina • Editor

assistente - Sidimar Rostan • Reportagem - Viviane Becker - Melissa LouçanJaqueline Muza - Rochele Barbosa - Marcelo Pimenta e Silva - Alana Portella (estagiária) • Repórter fotográfico - Tiago Rolim de Moura • Diagramação

- Luís Mário Pereira - Vinícius Silva • Assistente comercial - Angelina Britto

• Distribuição - Marcos Goulart

José Carlos Teixeira Giorgis A multiparentalidade biológica

Em falas ocasionais, tenho procurado ressaltar a existência de “palavras fortes” que marcam determinados institutos jurídicos. Assim, no âmbito constitucional, sobressai o princípio solar da dignidade humana. No direito privado prestigia-se a “pessoa”, erigindo-se a família como paradigma da sociedade. Ainda se exalta o caráter “líquido” desta entidade ante suas continuadas mudanças ao sabor de alteração dos costumes. Surgem novos arranjos familiares. No setor, cada vez mais, influem os efeitos da tecnologia e das ciências médicas em suas relações. Como exemplo, o Código Civil, ao tratar da filiação enumera hipóteses de ela derivar, também das técnicas de fertilização assistida, inclusive a inseminação artificial, o que significa uma vassalagem ao critério bioético.

Entre as decisões judiciais que vieram a alterar a estrutura da família nuclear (pai, mãe, filho) se aponta a possibilidade do registro duplo (e até triplo) de genitores. O que se deve, em muito, à consagração da socioafetividade. Aos pais biológicos ou adotivos vem somar-se a inscrição de mais um pai ou mãe social, ainda considerada a gestação de substituição ou transplante de útero. A regra é, assim, a multiparentalidade socioafetiva, onde a carga genética do nascituro procederá apenas do casal. Esse panorama tende a se alterar.

Segundo texto recente da lavra de Melissa Telles Barufi e Laura Affonso da Costa Levy, advogadas especializadas no diálogo entre o Direito de Família e a Bioética, a ciência já demonstrou que existe a capacidade de nascer um bebê com

Greice Martins

o DNA de três pessoas, ainda por reprodução assistida, mas com “uso de técnica de tratamento de doação mitocondrial”. Numa explicação rasa, mitocôndrias são as “casas de força” para a respiração das células, que geram energia química para elas e têm um DNA próprio, podendo dividir-se.

O procedimento é o seguinte: os pesquisadores selecionam dois óvulos, um da mãe original e outro de uma doadora saudável. Retiram o núcleo do óvulo da mãe, sem as mitocôndrias, pois estas não ficam ali, separando-se o material. O mesmo se faz com o óvulo da doadora, que tem seu conteúdo retirado e destruído, sobrando somente o óvulo com as mitocôndrias saudáveis. Retira-se o núcleo do óvulo da mãe que é, após, inserido no óvulo da doadora. Esse óvulo, que contém material genético do pai e da mãe originais, e agora também com mitocôndrias saudáveis da doadora é implantado no útero da mãe. Como as mitocôndrias possuem seu próprio material genético o bebê herdará, então, a parte do DNA da doadora.

Segundo as autoras, a técnica visa impedir que o bebê herde alguma doença genética incurável transmitida pelo DNA mitocondrial. São conhecidas até hoje apenas cinco resultados positivos, alguns no México. Não há notícia deste evento no Brasil, onde a fertilização assistida é cuidada pela Resolução nº 2320/2022, do Conselho Federal de Medicina, que não prevê algo similar. Mas caso prossigam as tentativas firma-se a existência de uma multiparentalidade biológica que, seguramente, será bem vigiada pela Bioética.

Desembargador aposentado

Anos Dourados

Azafamas de modistas, cabeleireiras, joalheiros. Bagé estava no auge nos anos 1950, 60, 70. Eu era apresentada à sociedade, début, terminando o ginásio no Colégio Franciscano Espirito Santo. Festa de meus quinze anos.

Bagé, expressiva cidade na fronteira do Uruguai, via repetir-se com gáudio o auge que tivera em tempos passados. Era famosa pelas mulheres, por sua beleza: terra de mulheres lindas e homens valentes, assim era conhecida em outros pagos. Sediava a exposição de gado mais importante do Sul do Brasil. Tinha avenidas largas com paralelepípedos, sendo cercada por lindos campos. Imponentes palacetes, educandários famosos, professores renomados. Cidade orgulhosa do seu passado, plena de esperança no porvir. Dois principais times de futebol: Bagé e Guarani. Pelé exibiu-se em partida amistosa com o primeiro.

Este contexto fabuloso de contos de fadas era denominado anos dourados, e lembrado com suspiros de saudades por quem o vivenciou. Tínhamos modistas famosas, que buscavam as últimas novidades nas capitais do país e até no exterior: Montevidéu e Buenos Aires. Ercilita Silveira, Carminha Olle, Nair Barcellos e Tancredinho, Iracema Candiota, Jocely Fontana... os famosos ateliês recebiam nossas mães com hora marcada. A cabeleireira Maria Lídia, em cujo salon seu Manoel recebia as clientes, tinha horários disputadíssimos. As doceiras não tinham mãos a medir de tantas encomendas. Maria Torres e Juçara ponteavam. Ilma Olle e sua torta de coco, Zequinha e seus croquetes, Dona Mariquinhas e seus pasteis de Santa Clara,

Loiraci Madeira entre tantas outras. Em Pelotas, cidade próxima, as Luschke, doceiras e decoradoras de eventos, também apareciam oferecendo seus préstimos. Outro personagem que marcava a paisagem humana da cidade era o Nazinho, que fazia visitas às damas da sociedade em busca de vestes das estações passadas para revendê-las às moças da Baixada, como era denominado o bas-fond de Bagé. Eram lindas, algumas estrangeiras. Em sua maioria trabalhavam no casarão conhecido como Sociedade dos Fazendeiros.

As festas no Clube Comercial eram famosas. Por ocasião da Exposição de Gado, patrocinada pela Associação Rural, o Clube Comercial oferecia três bailes, sendo um de gala e dois de alta toilette. O primeiro era o Baile das Debutantes, onde as mocinhas eram apresentadas à sociedade. Quando completei 15 anos, minha mãe encomendou o vestido de debutante para Iracema e os outros dois para Ercilita e Carminha. O da festa de quinze anos para Nair. O de noivado foi para Jocely e de casamento para Ercilita. A mesma politica de boa convivência fez também com as doceiras em nossas festas. As bordadeiras, irmãs Medici e Mozinha Petry, de Pelotas, também marcaram esta época com suas mãos de ouro.

Meu pai era turfista e foi presidente do Novel Jockey Club de Bagé. Todos os anos iamos ao Rio de Janeiro assistir o Grande Prêmio Brasil, no Jockey Club Brasileiro. Elegância e beleza decoravam a Tribuna de Honra. Vi o Presidente JK adentrando, de fraque…Belos dias vividos naqueles anos dourados.

02 Opinião BAGÉ, 17, 18 E 19 DE JUNHO DE 2023 www.jornalminuano.com.br
Escritora

Candiota tem racionamento de água decretado devido à escassez hídrica

O racionamento inicia neste sábado (17), a partir das 20h. De acordo com o cronograma estabelecido, a cidade ficará sem abastecimento de água das 20h às 8h, enquanto a zona rural será afetada das 8h às 20h.

Durante o período de racionamento, diversas restrições foram estabelecidas pelo decreto, incluindo a proibição de lavagem de veículos (exceto veículos que atuam no segmento de saúde, reservatórios de veículos que transportam perecíveis, protocolos sanitários e estabelecimentos comerciais de lava-jato), irrigação em geral, enchimento ou reposição de piscinas, lavagem de calçadas, janelas, telhados e outras atividades consideradas não essenciais.

Foi disponibilizado, no site do Incra, a Lista de Classificação Preliminar para ocupação de lotes no assentamento Rubira/Conquista da Luta, em Piratini. O documento indica a situação das inscrições realizadas para a seleção para cadastro de reserva de famílias a vagas previstas no Edital 546.2022.

Na tarde de quinta-feira, dia 15, o prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador, assinou o Decreto nº 4.595, que estabelece o racionamento de água na cidade e na zona rural do município. A medida é uma resposta ao recorrente período de estiagem e seca que assolou a região nos últimos anos, resultando em uma diminuição

drástica nos níveis de precipitação esperados para a estação. Com o intuito de enfrentar a crise hídrica, o decreto foi promulgado e estabelece uma série de medidas que serão implementadas nos próximos 30 dias. O cronograma de racionamento prevê a interrupção do fornecimento de água durante 12 horas diárias.

O último racionamento do município aconteceu em 2018. Desde então, apesar dos constantes períodos de estiagem, o município conseguiu manter o abastecimento normalizado. Mas a intensidade da escassez de chuvas na região, neste ano, não deu trégua e, inclusive, provocou o decreto de Situação de Emergência em janeiro.

Programa Nenhuma Casa sem Banheiro tem andamento

O município de Candiota está em pleno andamento com o programa Nenhuma Casa Sem Banheiro, do Governo do Estado. A Capital do Carvão foi contemplada, em 2022, e solicitou a prorrogação do prazo para a realização das obra até 31 de janeiro de 2024, visto que a licitação realizada no final daquele ano foi deserta.

De acordo com o engenheiro da Secretaria de Obras de Candiota, Marcelo Leal, foram contempladas, com o programa, 100

residências e 40 já estão em execução, pela empresa Ancora Prestadora de Serviços Ltda.

Para a execução do projeto, o município recebe R$ 950 mil direcionados por meio do governo do Estado e R$ 250 mil por parte da Prefeitura, como contrapartida, totalizando R$ 1,2 milhão em investimentos. Os banheiros estão sendo construídos em residências de famílias que se enquadrarem nos parâmetros do programa.

A Secretaria de Obra Públicas do Estado (SOP) destina os recursos diretamente às prefeituras, sendo R$ 8 mil por cada banheiro. A iniciativa conta com o apoio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/ RS), mediante termo de cooperação técnica. Cabe ao Conselho a realização de projetos de adaptação de banheiros para as residências. Os municípios, por sua vez, têm como contrapartida a mão de obra.

Os candidatos que participam do processo seletivo devem conferir a listagem e observar os prazos para eventuais recursos. Em caso de indeferimento da inscrição ou pedido de revisão de classificação, o interessado poderá recorrer à Comissão Regional de Seleção da autarquia até o próximo dia 27.

O recurso deverá ser protocolado na Superintendência Regional do Incra em Porto Alegre; ou na Prefeitura Municipal de Piratini - Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural. Não será aceita solicitação administrativa por via postal, fax ou correio eletrônico. O formulário modelo consta no Anexo II do Edital. Os pedidos serão examinados pela Comissão e julgados pelo Comitê de Decisão Regional (CDR) do Incra/RS. Não serão encaminhadas respostas individuais aos solicitantes.

Ações

A seleção de famílias para o assentamento Rubira/Conquis-

ta da Luta foi lançada pelo Incra em agosto do ano passado, com o objetivo de preencher lotes com a posse a ser reintegrada judicialmente à autarquia. Ao todo, foram recebidas 160 inscrições para o cadastro de reserva de beneficiários, que passaram por rigorosa análise no Incra/RS. Além de verificar a documentação e os requisitos de elegibilidade dos inscritos, a comissão responsável avaliou o cumprimento dos critérios de preferência e de classificação estabelecidos no item 5 do Edital.

O resultado preliminar - divulgado em 2 de junho - indica a pontuação obtida por cada candidato, considerando sua aptidão ao Programa Nacional de Reforma Agrária e exercício de atividades agrárias, composição familiar, maior tempo de residência no município onde está o assentamento (ou nas proximidades), filiação de assentado e renda mensal declarada no programa CAD Único. A lista também inclui as inscrições indeferidas, com o respectivo motivo.

A classificação final deverá ser anunciada após o julgamento pelo CDR dos recursos apresentados na atual fase. A última lista apontará os candidatos distribuídos por cada grupo da ordem de preferência, destacando-se os selecionados dentro do número de vagas e os excedentes.

Pavimentação da Zona Leste deve ganhar novo cronograma

A obra de pavimentação da Zona Leste, que abrange vias estruturantes do bairro Pedra Branca, está fase em andamento. Na terça-feira, dia 15, foi realizada uma reunião com representantes da Caixa Econômica Federal e Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional para ajustar o financiamento e elaborar um novo cronograma.

De acordo com o secretário municipal de Planejamento, Alexandre Vedooto, no momento, está sendo realizada a obra de drenagem. Ele salienta que o novo cronograma deve ser entre-

gue na próxima semana. “A meta 2 está 7% concluída e a meta 10, 42% ”, salienta.

O contrato prevê o asfaltamento da Zona Leste distribuído em 13 metas, sendo que já foram concluídas a primeira fase dos bairros Pedra Branca e Dois Irmãos. Atualmente, está em execução a segunda etapa, também do Dois Irmãos.

A meta 2 beneficia principalmente itinerário de ônibus, totalizando três quilômetros e investindo R$ 13.310.571,44. A previsão é que todas as pavimentações previstas sejam finalizadas até 2024.

BAGÉ, 17, 18 E 19 DE JUNHO DE 2023 www.jornalminuano.com.br Região 03
YURI COUGO DIAS ARQUIVO INCRA/RS
Incra divulga lista preliminar de famílias para assentamento em Piratini
Decreto estabelece uma série de medidas que serão implementadas nos próximos 30 dias Documento indica a situação das inscrições realizadas para a seleção para cadastro de reserva

Rally da Pecuária, evento de estudos do campo, terá passagem por Bagé

Entre os dias 19 e 23 de junho, o evento “Rally da Pecuária, uma viagem pelo Brasil que produz”, estará no Rio Grande do Sul para desbravar o campo do Estado. A ação ocorre desde 2004 e, anualmente, entre o segundo e o terceiro trimestre, percorre as diversas regiões do Brasil, em prol da interação dos pecuaristas e estudos sobre análises, dados, tendências e conclusões dos produtores. Dessa vez, o evento conta com cidades do interior do Rio Grande do Sul, que passará por Uruguaiana, Alegrete, Santa Maria, e também Bagé.

A interação entre os técnicos e pecuaristas dá-se pela visitação agendada e aleatória em algumas propriedades rurais, conduzindo entrevistas qualitativas e quantitativas na região. Em visitas aleatórias, a equipe do Rally da Pecuária colhe dados e informações diretamente com os produtores. Desde o ano passado, percorrendo o país, o

objetivo de levantar dados das áreas de pastagem e de agricultura em cada propriedade, total do rebanho, estratégias nutricionais, índices de fertilidade, natalidade e mortalidade, manejo da sanidade e da reprodução, uso de insumos tecnológicos nas pastagens (defensivos, correti-

vos e fertilizantes) e comercialização de animais, além de difundir o conteúdo tecnológico para os estudos que são disponibilizados virtualmente para download gratuito, contribuem para o aperfeiçoamento do manejo e melhorias nas qualidades de informações.

No dia 19 de junho, a expedição estará em Santa Maria, seguido do dia 20, em Bagé, 21, em Alegrete, e conclui a expedição em Uruguaiana, nos dias 22 e 23. Na Rainha da Fronteira, as visitas serão presenciais e buscarão permitir a análise detalhada de acordo com as informa-

ções fornecidas pelos pecuaristas, onde levantam, entre outros aspectos, as condições das pastagens e sistemas de produção, nutrição e estratégias de terminação, reprodução e sanidade, dimensionamento de infraestrutura e aptidão por tomada de créditos e investimentos.

BAGÉ, 17, 18 E 19 DE JUNHO DE 2023 www.jornalminuano.com.br 04 Campo & Negócios Car tões de crédito anuidade? Temos! Entre em contato com a gente e saiba mais (51) 3358-4770 *Exceto para o cartão Black.
Iniciativa busca inteirar pecuaristas sobre estudos e tendências Pesquisas são feitas em parceria com os produtores. FOTOS DIVULGAÇÃO/RALLY DA PECUÁRIA

Lei que reduz coeficientes de FPM gradativamente pode beneficiar Bagé

pios. O presidente da Federação e prefeito de Campo Bom, Luciano Orsi, classifica a medida como ‘uma conquista importante’. “Com a aprovação do projeto, a redução será gradativa, garantindo o equilíbrio financeiro para esses municípios e dando tempo para que gestores possam planejar e buscar alternativas para compensar a perda”, explica.

Proposta pode mudar lei que regulamenta programa Minha Casa Minha Vida

Aprovado pelo Senado, o projeto de lei complementar que prevê transição de dez anos para os municípios serem reenquadrados em índices de distribuição de recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), segue para sanção do presidente Lula. A proposta foi aprovada pelo Senado, com 67 votos a favor e nenhum contrário. A medida beneficia Bagé e Dom Pedrito, que devem ter reduções em seus coeficientes.

A contagem populacional é um dos parâmetros utilizados pelo Tribunal de Contas da União (TCU) no cálculo de distribuição do FPM e outros repasses constitucionais, que também consideram indicadores econômicos e

sociodemográficos. De acordo com a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), o projeto de lei visa atenuar gradativamente o risco fiscal dos municípios que, com base nos dados parciais do Censo 2022, tiveram redução populacional. Conforme dados da Área Técnica de Receitas Municipais da representação municipalista, alguns municípios gaúchos poderiam perder até 20% de sua arrecadação com a mudança de coeficiente no FPM.

A Famurs atuou junto com a Confederação Nacional dos Municípios (CNM) para aprovação do pleito, para evitar a queda brusca nos repasses aos municí-

O projeto prevê a redução gradativa de recursos do fundo de 10% ao ano, ao longo de dez anos. Desta forma, somente após esse período, ou em caso de novo Censo, é que os novos índices valerão integralmente. Como o índice leva em consideração a população dos municípios, os dados atualizados ainda serão divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o TCU terá que publicar os coeficientes para 2023.

A proposta também determina que o TCU publique nova instrução normativa, permitindo que os municípios que tiveram aumento populacional sejam contemplados com a elevação do FPM ainda em 2023. No Rio Grande do Sul, foram 14 municípios que tiveram ganho do FPM. A lista inclui Candiota, que ultrapassou a faixa de 10 mil habitantes.

Beatriz requer cumprimento da lei de controle de populações de cães e gatos

Diante do aumento de casos de maus-tratos a animais, em Bagé, a vereadora Beatriz Souza, do PSB, apresentou um requerimento, solicitando o cumprimento integral da lei municipal 4325, que trata sobre o controle das populações de cães e gatos e a prevenção e controle de zoonoses no município.

A legislação estabelece diretrizes para o controle das populações de cães e gatos em Bagé, com o intuito de garantir o bem-estar animal e a prevenção de doenças zoonóticas. No entanto,

o aumento dos casos de maus tratos e abandono de animais na cidade tem demonstrado a necessidade urgente de efetivar a aplicação dessa legislação.

A vereadora solicita que a Secretaria de Saúde e a Vigilância Sanitária tomem medidas eficazes para garantir a devida fiscalização e cumprimento da lei. “É triste a situação de maus tratos e abandono no município,por isso precisamos garantir que a lei 4325 seja efetivamente cumprida, para que tenhamos um município mais

humano e consciente”, explica. Beatriz ressalta que a proteção animal não é apenas uma questão de bem-estar animal, mas também de saúde pública. O controle das populações de cães e gatos é essencial para prevenir a transmissão de doenças zoonóticas, além de contribuir para a redução do abandono e dos maus-tratos. “Esperamos conseguir mobilizar as autoridades municipais e sensibilizar a população sobre a importância do cumprimento da legislação e do respeito aos direitos dos animais”, afirma.

Vereador propõe semana de orientação e prevenção da gravidez na adolescência

O Legislativo bajeense avalia um projeto de lei, apresentado pelo vereador José Henrique Borges Floriano (Zeca Floriano), que institui a Semana de Orientação e Prevenção da Gravidez na Adolescência. Se a proposta for aprovada, a agenda será realizada, anualmente, na semana que compreender o dia 26 de setembro (Dia Mundial da Prevenção da Gravidez na Adolescência).

Pela redação, a semana deverá ser realizada, principalmente, nas Unidades Básicas de Saúde e na rede municipal de ensino, com o objetivo de disseminar informa-

ções sobre medidas preventivas e educativas que contribuam para a redução da incidência da gravidez na adolescência.

Prevenir a gravidez na adolescência, contribuir para a diminuição do índice de gravidez na adolescência, incentivar o planejamento familiar ou reprodutivo e diminuir as situações de exclusão social decorrentes da gravidez precoce estão entre os objetivos da semana.

A Semana de Prevenção à Gravidez na Adolescência será realizada por meio de campanhas de divulgação de todos os serviços disponíveis oferecidos pelas Uni-

dades Básicas de Saúde e oferecimento de todos os métodos e técnicas de contracepção cientificamente aceita e que não coloquem em risco a vida e a saúde das pessoas, garantida a liberdade de opção.

A Câmara não tem prazo para votação da matéria em caráter conclusivo. Na justificativa apresentada ao Legislativo, junto ao projeto, Zeca Floriano argumenta que ‘no Brasil ainda é alto o índice de gravidez na adolescência’. “É extremamente importante que o poder público continue trabalhando para que esse problema deixe de existir”, sustenta.

O Legislativo bajeense avalia um projeto, apresentado pela Prefeitura, que altera a legislação criada para regulamentar programa Minha Casa Minha Vida. Na justificativa que apresenta aos vereadores, buscando a aprovação da matéria, o prefeito Divaldo Lara argumenta que as alterações são necessárias para adequação da lei municipal aos termos das novas regras publicadas pelo governo federal.

Pela legislação em vigor, os empreendimentos são classificados em quatro modelos. Com a nova redação, o Estrato 1, que compreendia Empreendimentos para famílias com renda até três salários mínimos, passa a compreender empreendimentos para famílias com renda até dois salários mínimos. Já o Estrato 3, que abrange empreendimentos para famílias com renda de seis a dez salários mínimos, passa a com-

preender empreendimentos para famílias com renda de seis a oito salários mínimos.

O projeto encaminhado pelo Executivo prevê que a seleção dos beneficiários dos empreendimentos do Estrato 1 será feita pelo município, através da Secretaria Municipal de Habitação, estabelecendo como preferência a implantação dos empreendimentos para habitações de interesse social, contemplando famílias atendidas pela rede socioassistencial e demandas via Ministério Público.

Ainda com base na nova redação, que depende da aprovação dos vereadores, o Executivo fica autorizado a alienar ou permutar áreas ou lotes pertencentes ao patrimônio público municipal que se destinarão a execução de habitação do Programa Minha Casa Minha Vida. As alienações ou permutas ocorrerão com processo licitatório.

Vereadores propõem isenção de IPTU para pessoas com autismo

Os vereadores Lelinho Lopes e Marlon Monteiro, do PT, e Beatriz Souza, do PSB, protocolaram um projeto de lei que contempla familiares de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A proposta, de iniciativa da advogada e coordenadora da Comissão de Criança e Adolescente da OAB de Bagé, Taiane Corrêa, tem como objetivo conceder isenção de pagamento do Imposto Patrimonial e Territorial Urbano (IPTU) para aqueles que tenham sob sua guarda pessoas com o transtorno.

Segundo Taiane, a aprovação

desse projeto é essencial para auxiliar as famílias emocional e economicamente. “A isenção seria ideal para as famílias, que podem reverter o valor para gastos com terapias e medicamentos”, explica. Os vereadores ressaltam que mesmo quando o grau é considerado leve, requer um gasto significativo, visto que é preciso acompanhamento desde a infância. Em função disso muitas crianças precisam buscar o serviço em instituições privadas, porque existem filas de espera nos centros públicos que buscam auxiliar crianças com TEA.

05 BAGÉ, 17, 18 E 19 DE JUNHO DE 2023 Fogo Cruzado
Sidimar Rostan sidimar_frostan@hotmail.com
www.jornalminuano.com.br
TIAGO ROLIM DE MOURA Projeto visa atenuar risco fiscal dos municípios que, com base nos dados parciais do Censo 2022, tiveram queda populacional

Empreendedor

Sicredi promove Super feirão de veículos no final de semana

Nestes sábado e domingo, acontece o 1º Feirão de Veículos do Sicredi Liberdade. Diversas empresas do ramo estarão presentes, oferecendo as melhores ofertas com taxas diferenciadas para os motoristas. O eveto acontece no Largo do Centro Administrativo, a partir das 9h, e contará com a presença de food trucks e ervateira para mateada.

Receita Estadual participa de evento sobre integração da NFC-e

A Receita Estadual participou, nesta semana, do evento Fecomércio-RS Debate, que abordou a obrigatoriedade da integração entre a Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e) e os meios de pagamento eletrônicos, como as máquinas de cartão, utilizados em operações com mercadorias. O encontro, realizado na sede da Fecomércio, reuniu especialistas do fisco gaúcho e de entidades para debater e detalhar a forma de implementação e as implicações do Decreto nº 56.670/2023, que regulamentou a medida.

Doutor Sofá celebra quatro anos com limpeza de estofados e compromisso social

Além de garantir a limpeza dos estofados dos bajeenses desde julho de 2019, a unidade Doutor Sofá de Bagé também é uma empresa engajada em ações sociais. Nos quatro anos de funcionamento na região, a empresa já atendeu diversas entidades – entre elas, a Casa de Acolhimento Transitório para Idosos Yayá Vernieri – Catyve, na última semana. Conforme destacam os franqueados Juarez Pinheiro e Caroline Requiel, não há crescimento sem visar também o bem ao próximo: “É o mínimo que poderíamos fazer, tendo em vista toda a receptividade que tivemos da comunidade local, além de

clientes, construímos parceiros e muitos amigos nessa jornada”.

Caroline relembra que a iniciativa começou, em 2019, com a campanha Outubro Rosa, quando foram higienizados as poltronas do serviço de oncologia da Santa Casa de Caridade de Bagé – ação que se repetiu no ano seguinte. Em 2021, foi a vez de expandir a ação para as casas de acolhimento da Secretaria Municipal de Assistência Social. Foram atendidas, na ocasião, o Lar dos Irmãos Santo Estevão, Albergue Municipal e a Catyve.

Neste ano, já foi realizada a limpeza da fantasia do Huck, que atua no grupo de ação social Ho-

mem-Aranha e seus incríveis amigos. Na última semana, a limpeza foi realizada, novamente, na Catyve Vale lembrar que a unidade de Bagé foi a segunda unidade da Doutor Sofá no Estado e serviu como base para outros franqueados expandirem a marca e, também, promoverem o bem em seus municípios. O orçamento pode ser solicitado via WhatsApp (53) 997053725, enviando foto do estofado. A limpeza pode ser realizada em sofás, colchões, poltronas, cadeiras, bancos de carro, carpetes e tapetes, entre outros itens.

O objetivo da nova regra é integrar as operações de pagamentos com máquinas de cartão à emissão da nota – ou seja, viabilizar a impressão do documento fiscal no momento da compra, de modo que o contribuinte não precise solicitar a emissão do comprovante. Além de promover simplificação, a medida incentiva a conformidade tributária e fortalece o combate à sonegação e à concorrência desleal. O cronograma para implementação da sistemática é escalonado, variando conforme o porte da empresa. A obrigatoriedade teve início em 1º de abril de 2023, aplicável aos estabelecimentos varejistas como supermercados, hipermercados e minimercados cujo faturamento em 2022 tenha sido superior a R$ 1,8 milhão. Até 1º de janeiro de 2024, a obrigatoriedade passará a valer para todos os estabelecimentos varejistas, independentemente do faturamento no ano anterior.

Aniversariantes

17 de junho

Adriana Mattos Wild

Alexia Costa Apoitia

André Paz

Andressa Menezes

Felipe dos Santos

Fernando dos Santos

Gabriel Silva da Costa

Ilda Carreiro

Júlia Jardim Karam

Lucas de Souza Pereira

Nelson Antônio da Costa Bandeira

Raíssa Alvira

Rui Antônio Santana

Sandra Mara Ferreira

Tatiane Severo Machado

Valentina Pereira

Vanderlise Lopes Bastos

Veraldo Lima de Souza

18 de junho

Chilton Etcheverry

Daguimar Gonçalves

Edson Rogério Madruga

Elis Regina Silva

Eulália Veleda

Fabiano Dutra

Flávio Mansur Etcheverry

Franciani Munhoz Barcellos

Gabrieli dos Santos Macedo

Helen Lemos Pereira

Josi Gonçalves

Karim Rimche

Leonor Artigas Gantes

Margarida Botelho

Maria Eduarda Resing Plentz

Mário Salles Filho

Rodrigo Deamici Ferreira

Simoni Tuerlincky Vaz

Tatiane Rodrigues

Thomaz Freitas

19 de junho

Adriano Borba Pimentel

Carla dos Santos Martins

Cleonice Gomes Teixeira

Diego Silva dos Santos

Ênio Nogues Herbstrith

Etielli Acosta Vaz

Flávio de Oliveira Corrêa

Georgea Peres dos Santos

Giorges Dilélio Mugica

Igor Jardim

Ilma Machado Jardim

Joice Jardim

José Carlos Portácio

Leonor Barcellos Marcuzzo

Leonor Ferreira Marcuzzo

Lúcia Helena da Cunha Echevarria

Luiz Roger Montanha Etcheverry

Marlene de Oilveira

Renata Nunes da Silva

Ricardo Blender

Rogério Amaral

Simone Corrêa Vargas

BAGÉ, 17, 18 E 19 DE JUNHO DE 2023 www.jornalminuano.com.br 06
Estofados do Catyve recebeu higienização na última semana
IVULGAÇÃO

Bagé em Recortes Turistando

A Secretaria de Cultura de Bagé promoveu, na Casa de Cultura Pedro Wayne, a exposição "Bagé em Recortes: patrimônio, gente e poesia", com o Movimento dos Escritores Bageenses (MEB). A mostra abriu dia 14 de junho e se estende até o dia 27.

Vivi

Cores e texturas “Entrelaçadas”

Noite Gaúcha com a presença de renomados músicos tradicionalistas

No dia 24 de junho, às 19h, o Cantegril Clube de Bagé realiza a Noite Gaúcha, que trará quatro grandes atrações. Sucesso entre os jovens, quem faz a abertura é o grupo Lançante Abaixo, seguido de apresentação do grande músico bajeense, Marcello Caminha, que lançará, na ocasião, o seu álbum Tio Bilia no Violão. Na sequência, sobe ao palco um dos maiores nomes da música tradicionalista, Leonel Gomez, prometendo fazer um grande show.

Para encerrar a festa, o grupo Gana de Baile convida a todos a dançar. De acordo com a organização, as mesas estão praticamente esgotadas, restando poucas opções para venda na secretaria do clube. Sócios em dia do Cantegril não pagam a entrada, sendo necessária a retirada de pulseiras de forma antecipada também na Secretaria. Os não sócios também podem adquirir convites nas lojas Fina Estampa e Mates y Assados.

Dia das Mães

A exposição Entrelaçadas do Atelier Adriana Taborda na Casa ASM. Os trabalhos de muitas alunas produtos da loja especializada em decoração. Entre técnicas variadas, como patchwork e as artesãs por vocação se divertem, criam e deixam conhecimentos, cores, texturas e tecidos capazes aulas no atelier. As obras podem ser conferidas

15 anos

No

Hotel, em Dublin, na

Fúlvia Macedo junto a Ivete Beatriz

Guimarães Severo, na festa em homenagem às mães promovida pela Casa da Amizade

Helena Rodrigues da Silva, debutante do sábado, 10 de junho, reuniu seu grupo jovem de amigos no Hall 1031. A filha de Fabiana Rodrigues da Silva e Carlos Alberto da Silva dançou a valsa em uma festa cheia de estilo e brilho. A inesquecível noite envolveu os convidados até o amanhecer, com registros fotográficos de Fábio Quadros

jornalminuano.com.br
Francine Taschetto em San Carlos de Bariloche Adriana Azeredo entre Shelbourne Irlanda, Leonor Gomes e Bruna comemorando o Dia das Mães

jornalminuano.com.br

Vivi Becker

vivianebecker@urcamp.edu.br

na Casa ASM

Promoção “A Cara da Mãe” do JM

Há quase três décadas presente na vida dos bajeenses, o Jornal Minuano construiu uma história de amizade, respeito, confi ança e credibilidade com seus leitores. A prova é o sucesso da promoção “A Cara da Mãe”, que chegou à sua sexta edição fazendo sucesso. Neste ano, contamos com a participação de quase 700 imagens que refl etem o amor entre mães e fi lhos. “Ficamos felizes com o carinho com que os leitores e seguidores do JM recebem a proposta e como a promoção envolve a comunidade”, ressalta a gerente comercial do JM, Adriana Robaina.

As imagens foram avaliadas por uma comis-

são composta pelo editor do Minuano, Felipe Valduga, a gerente de marketing da loja Obino, Queila Barão, a proprietária da Neusa Cestaria, Neusa Cruz, a gerente da Óptica Cadora, Melina Veleda, e o proprietário da Olimac, Gabriel Ferreira. O critério que apontou os vencedores teve como base a semelhança entre mães e fi lhos.

Hoje, vamos agradecer através das imagens da entrega dos prêmios, as centenas de pessoas que participaram e também aos patrocinadores que apoiaram a amorosa iniciativa. Aguardem, em breve estaremos lançando a promoção de Dia dos Pais.

entre as criativas alunas artesãs

Adriana Azeredo está em exibição no Espaço Cultural Attila alunas da Adriana fizeram uma perfeita conexão com a quilting, bordados mexicanos, punch needle e colagem, deixam a vida muito mais leve compartilhando histórias, capazes de tecer bonitas amizades que se espalham além das até o dia 30 de junho de 2023.

Atacadaço em Quaraí

Depois de inaugurar a loja Atacadaço de Livramento, na quinta-feira foi a vez da Rede Nicolini abrir as portas de uma nova loja em Quaraí. O mais novo empreendimento fica na Rua Dr. Acauã, nº 346. Quem acompanha a família e dá ênfase aos feitos da rede é o Gaúcho da Fronteira, que também esteve presente na solenidade de inauguração.

Rosane Coutinho, presente no evento, com o querido Gaúcho da Fronteira

REFLEXÃO

“Sua casa é você mesmo. Você é seu lar. Construa um lugar que você goste de habitar”.

@marinarepettovs

Quem saiu desfilando com óculos solar da Cadora foi Amanda Oliveira

2 08/09 BAGÉ, 17, 18 E 19 DE JUNHO DE 2023
Grupo Nicolini sela nova parceria de sucesso A grande vencedora foi Clau Freitas, que ganhou uma cadeira de aproximação da Lojas Obino Amanda Parodi ganhou a mesa de aproximação, entregue pela Olimac Thayná Oliveira faturou a cesta da Neusa Cestaria
“Entrelaçadas”

Cláudio Xuxa pretende focar atendimento da UPA em humanização e acolhimento

Após dois anos e meio atuando como vereador, o representante comercial Cláudio Figueira da Silva (Xuxa), 51 anos, assumiu a coordenação da Unidade de Pronto Atendimento (Upa) na manhã de quinta-feira, dia 15. Ao JM, ele disse que pretende realizar um atendimento humanizado e de acolhimento no local.

Entre as metas de Xuxa, que tem como bandeira a Saúde, está a melhoria dos equipamentos e, dentro do possível, realizar a manutenção do espaço que já completou 10 anos de funcionamento. Antes de assumir a vaga de vereador, em 2021, atuou como coordenador do posto de saúde do bairro Santa Cecília por mais de três anos.

Conforme Figueira, durante seu mandato como vereador, conseguiu uma verba parlamentar de R$ 250 mil que irá empregar na manutenção do serviço. “Pretendo adquirir novas cadeiras de rodas e macas, para melhorar o atendimento”, relata.

Xuxa salienta que a demanda da Upa é grande, chegando a 300 atendimentos diários. O pico do movimento é das 18h às 22h e, por isso, já foi contratado mais um pediatra na equipe e colocado, com apoio do Exército, uma barraca em frente ao local para diminuir o número de pessoas dentro do espaço. Outra demanda urgente, conforme o coordenador, é o RX que por es -

tar há muito tempo em funcionamento e precisa ser trocado, pois as peças de reposição são caras. “O secretário de Saúde Ronaldo Hoesel já está orçando para a aquisição de novo equipamento”, relata. Figueira informa que as pessoas que necessitam de exames de raio-x estão sendo levadas até o Pam I. “Nosso sonho é ter médicos especialistas no local, para que as pessoas já saiam daqui com

o diagnóstico, principalmente em casos de traumatologia”, enfatiza.

O coordenador também salienta que, em breve, a equipe que atende na Upa deve receber uniformes para que o serviço seja padronizado. “É uma nova experiência. No posto atendia em torno de 3,5 mil pessoas. Aqui serão mais de 100 mil”, disse ao reconhecer a demanda que terá pela frente.

BAGÉ, 17, 18 E 19 DE JUNHO DE 2023 www.jornalminuano.com.br Cidade 10
Novo titular assumiu a coordenação na quinta-feira Divulgação

Cpers Bagé mobiliza escolas para paralisação contra votação do Ipe Saúde

O 17º Núcleo do Cpers está visitando escolas para mobilizar os professores para o ato público que acontece no dia 20 de junho, em Porto Alegre. O Sindicato pretende levar o maior número de pessoas para protestar contra as mudanças propostas no PLC 259/2023, que aumenta a contribuição do governo e dos titulares de 3,1% para 3,6% no Ipe Saúde.

A proposta original do Governo do Estado, enviada ao Parlamento, no dia 18 de maio, tramita em regime de urgência. Foi a segunda proposta apresentada pelo governo para recuperar a autarquia, que registrou, em 2022, um déficit financeiro de R$ 440 milhões e acumula uma dívida

Projeto de Lei

Conforme informações da agência de noticias da Assembleia Legislativa, o Executivo tem como principais pontos o aumento da alíquota aos titulares, além de estabelecer a cobrança para os dependentes de acordo com a faixa etária, sendo que atualmente são totalmente isentos de cobrança. Com a proposta do Governo Estadual, foi instituída uma trava global impedindo que a contribui-

(passivo acima de 60 dias) de R$ 250 milhões com fornecedores.

Conforme a presidente do 17º Núcleo, Ana Lucia Xavier Cabral, a posição da entidade é para que a proposta seja retirada da votação. A concentração será às 9h, em frente à sede do Cpers, de onde o grupo sairá em caminhada até a Praça da Matriz. Às 14h, acontece a Assembleia Geral da categoria. “Estamos mobilizando os professores para que parem no dia 20 e participem do ato em Porto Alegre”, disse.

Os interessados em participar do ato podem entrar em contato através do telefone/WhatsApp (53) 999679415 até o dia 19 de junho, às 9h.

ção do servidor, somado ao valor dos dependentes, ultrapasse 12% da sua remuneração.

A coparticipação em exames e consultas passa de até 40% para até 50% dos valores da tabela da autarquia. Até o momento, o projeto recebeu sete emendas. Delas, quatro abordam demandas dos médicos, que entendem não terem sido contemplados no texto original.

BAGÉ, 17, 18 E 19 DE JUNHO DE 2023 Cidade www.jornalminuano.com.br 11
+
DIVULGAÇÃO
Ato acontece dia 20, em Porto Alegre

Novelas

Amor Perfeito - GLOBO - 18h30min

Gilda obriga Lucília a entregar para ela o envelope que está em suas mãos. Cândida se surpreende com a demissão de Verônica. Gilda questiona Lucília sobre seu caso com Anselmo. Júlio exige que Anselmo pare de cobrar juros pelo empréstimo que fez a Antônio. Cândida procura Verônica. Turíbio descobre o paradeiro de Elza e Odilon e avisa a Albuquerque. Gilda é gentil com Clara e causa estranhamento em Gaspar. Ione descobre que Júlio pretende se casar com Sônia e conta para Ademar. Lucília fala com Orlando sobre os documentos de Virgílio. Júlio flagra Ademar conversando com Sônia e fica irritado. Justino pede ajuda a Tânia para voltar a estudar. Cândida informa a Anselmo que trabalhará com ele na prefeitura. Gilda vai à Irmandade falar com Marcelino e o encontra com Orlando e Marê.

Vai na Fé - GLOBO - 19h

Janaína mostra para Ben a intimação que recebeu. Kate está com Theo no apart quando Lumiar aparece. Orfeu recebe uma intimação e exige a presença do sócio em seu bar. Kate ouve a conversa entre Lumiar e Theo e ameaça o empresário. Lui se incomoda ao ver Sol e Ben abraçados. Lumiar desconfia das declarações de Orfeu. Kate conta para Jenifer que Theo e Lumiar estão juntos. Clara fala para Helena que não denunciará Theo. Lumiar questiona Theo sobre Janaína. Começa o show de Lui e sua banda. Sabrina e Simas ficam juntos. Yuri se despede de Vini. Lui canta a música que fez para Sol e é ovacionado. Lumiar garante a Theo que ficará a seu lado durante todo o processo.

Terra e Paixão - GLOBO - 21h

Irene pede a Ramiro para ler a carta que Aline escreveu, acusando Antônio de ter matado seu marido. Aline convida Caio para um jantar de agradecimento. Nina avisa a Jonatas que Antônio procurou Lucas, pedindo para o irmão quebrar as máquinas de Aline. Irene negocia a carta com Ramiro e avisa ao capanga para manter segredo. Anely pega o celular de Enzo ao saber que o técnico gravou sua dança no bar. Luigi consegue capturar a senha de Enzo e apagar todas as fotos e vídeos. Gladys diz a Graça que ninguém pode saber que a família está ficando sem dinheiro. Antônio comunica a Luigi que o italiano se casará com Petra. Irene diz a Daniel que o filho deverá esquecer Aline, em prol da sucessão.

Horóscopo

A tentação de comprar tudo o que vê pela frente pode ser grande, mas não se esqueça da chuva de boletos lá na frente, tá? Agindo nos bastidores, terá mais chance de conquistar uma promoção ou cargo que deseja, porque ajuda a afastar as pessoas invejosas do seu caminho.

Se está a fim de alguém, tome a iniciativa na conquista. Mas um ex pode atrapalhar a paquera: cuidado! Você e o par vão se entender melhor se controlarem o ciúme. No trabalho, se deixar o ego de lado, você vai chegar mais longe do que imagina.

Agindo discretamente, sem chamar muita atenção, você tem mais chance de melhorar sua imagem e até subir na carreira. Fofocas e mal-entendidos podem atrapalhar o serviço e a vida pessoal, inclusive nas redes sociais.

Aproveite a manhã para fazer planos a longo prazo e até se arriscar um pouco mais enquanto persegue suas metas! Mas nem tudo é perfeito e as finanças pedem cautela especial, principalmente se pensa em começar um negócio com um amigo.

A carreira deve concentrar a maior parte da sua atenção hoje e você fará o possível para alcançar o que deseja. Há boas chances de conseguir o reconhecimento que merece. Se pensa em trocar de emprego, aproveite o início do dia para dar o primeiro passo.

Cuidado para não ficar sonhando acordado durante o expediente, meu cristalzinho. Espantar a rotina no romance pode ser mais difícil do que parece, mas faça um esforço. A paquera promete novidades, mas a distância pode atrapalhar seus planos mais tarde.

Palavras Cruzadas

Pode ter boas novas com assunto ligado a herança ou dinheiro. Mas, ao longo do dia, o astral muda e talvez as coisas não corram exatamente da maneira que estava esperando. Na dúvida, é melhor ter um plano B.

Se anda pensando em fazer uma parceria ou sociedade, dê os primeiros passos agora, já que vai contar com ótimas energias astrais. Você pode conhecer gente nova e fazer ótimos contatos no trabalho pela manhã.

Há chance de se envolver com alguém próximo, mas a rotina pode ser um desafio e tanto na paquera. Vale o mesmo no romance: mostre seu apoio ao mozão e não deixe a distância atrapalhar. As estrelas avisam que você pode ganhar uma grana a mais.

Trabalhos que envolvam criatividade, contato com clientes ou com o público recebem excelentes energias pela manhã, mas depois as coisas mudam. Pode surgir briga ou desentendimento se tiver que lidar com os filhos ou com pessoas mais novas.

Não seja tão exigente com a família e deixe claro que não vai aceitar numa boa se o pessoal começar a se intrometer na sua vida amorosa. Se traçar linhas claras, o astral deve ficar mais leve. Seu lado ciumento pode vir à tona e não vai ser fácil controlar a possessividade.

Cuidado com mal-entendidos e com perda de informações ou documentos importantes. A saúde também precisa de cautela extra e é bom não baixar a guarda. As chances de se dar bem na paquera aumentam se esquecer os perrengues do trabalho e apostar no alto-astral.

Loterias

BAGÉ, 17, 18 E 19 DE JUNHO DE 2023 www.jornalminuano.com.br Lazer 12
ÁRIES TOURO GÊMEOS CÂNCER LEÃO VIRGEM LIBRA ESCORPIÃO SAGITÁRIO CAPRICÓRNIO AQUÁRIO
PEIXES
03 08 34 40 44 55 19 33 52 61 78 Sorteio: 6171 Sorteio: 2481 Sorteio: 2601 Sorteio: 2838 Sorteio: 2528 03 04 05 06 07 08 10 11 12 13 15 16 21 23 25 LOTOFÁCIL 05 08 18 21 28 31 32 37 40 44 47 52 55 56 60 62 75 78 89 92 LOTOMANIA 07 11 19 32 49 50 1º20 28 33 35 45 48 2ºDUPLA-SENA MEGA-SENA QUINA Sorteio: 05773 1º prêmio2º prêmio3º prêmio4º prêmio5º prêmioFEDERAL 009084 079527 056204 007309 016992

www.jornalminuano.com.br

Descendentes de judeus buscam reestruturar Sociedade Israelista de Bagé

de que se faça uma busca genealógica, com testes de DNA, entre outros”, destaca Aharon.

Nachshon ainda conta que, como precaução, ante qualquer ato hostil por algum grupo contrário e também como medida de segurança a qualquer investida antissemita, os judeus em Bagé procuram ser discretos quanto à sua tradição religiosa. “Trabalham e vivem de forma discreta e, muitas vezes, optam por deixar de lado até mesmo seu orgulho de pertencer ao povo de Israel, com o propósito de não causar desconforto aqueles mais intolerantes que, infelizmente, por ignorância, não conseguem lidar bem com a diversidade”, relata.

reacender as tradições de família, enviem uma mensagem com o assunto “Projeto Teshuvah” para o e-mail sociba@orhai.com.br.

História

Boa parte dos judeus que se estabeleceram em Bagé vieram no início do século XX, porém há informações que mostram a chegada desse povo já no início do século XIX, próximo ao início da fundação do município, em 1811, ainda que de forma isolada.

BAGÉ, 17, 18 E 19 DE JUNHO DE 2023

Paula Abero Ferraz é a nova

diretora do Fórum de Bagé

Projeto Teshuvah visa contatar residentes da região para retomar alguns serviços religiosos por Samuel da Rosa Acadêmico de Jornalismo da Urcamp

A comunidade israelita de Bagé se desenvolveu e criou raízes na cidade há mais de um século, atuando principalmente em áreas como medicina, advocacia e prestação de serviços. Na Rainha da Fronteira, os judeus formaram a Sociedade Israelita há mais de um século, em 1922, para então manterem vivas as suas tradições culturais e religiosas.

Atualmente, há uma iniciativa (Projeto Teshuvah) que visa contatar judeus e descendentes (de todas as idades) que residam em Bagé e região, inicialmente com o propósito de restabelecer alguns serviços religiosos que só podem ser realizados com um quórum mínimo de membros. De acordo com o coordenador da Sociedade Israelita, Aharon Nachshon, a tarefa de reunir os descendentes é muito mais difícil do que parece. “É realmente uma tarefa bastante difícil a de congregar esses potenciais membros, tanto pela desinformação deste projeto, digamos de ‘boas-vindas’ de volta, quanto pela falta de documentação que realmente comprove a ascendência. No entanto, o compromisso é de se analisar com muito cuidado e precisão todo e qualquer caso que possa efetivamente comprovar essa ligação com o povo de Israel. Importante esclarecer, ainda, que não há a possibilidade

Segundo ele, a cidade de Bagé já teve, no passado, uma sinagoga em um prédio no centro da cidade, que por motivos de segurança não será citada a sua localização nessa reportagem.

“Bagé já contou com uma Sinagoga bastante organizada, com a parte religiosa e uma escola judaica, sendo a Sociedade Israelita Bageense responsável pela construção de um belo prédio, muito bem conservado até os dias de hoje. Atualmente, realiza-se pequenas reuniões familiares, mas com grande significância, pois representam o esforço de poucos em assegurar que a chama da tradição se mantenha acesa neste importante e distante rincão gaúcho”, destaca.

A Sociedade Israelita de Bagé possui uma página do Facebook que conta com cerca de 1,8 mil seguidores (https://www. facebook.com/judeusbage/). Nachshon solicita que todas aquelas pessoas que tenham pais ou avós que sejam judeus e que desejem

Dentro da história do povo na cidade, destaca-se o famoso caso do francês-israelita, José Brunschvig, que faleceu aos 46 anos de idade, no dia 3 de setembro de 1877, em Bagé. Na época, o corpo do comerciante foi impedido, pela Igreja Católica, que na ocasião administrava o cemitério, de ser enterrado no local. Somente foi autorizado o sepultamento de Brunschvig do lado de fora do cemitério.

De acordo com o diretor do Arquivo Público Municipal de Bagé, Cláudio Lemieszek, o judeu foi enterrado fora do cemitério porque dentro era considerado um local santo pela igreja católica e por isso não seria permitido o enterro no local. “Com o aumento do cemitério e como essa questão de xenofobia caiu, enfim, essa caracterização do nosso cemitério como campo santo caiu, não só em Bagé como em muitas outras cidades. Ele ficou então, a partir daí, dentro do cemitério”, explica Lemieszek. Atualmente, o cemitério de Bagé é administrado pela Santa Casa de Caridade e o túmulo de José Brunschvig está localizado bem no centro do local.

Túmulo de Brunschvig, atualmente fixado no centro do Cemitério da Santa Casa

Desde quinta-feira, dia 15, o Fórum da Comarca de Bagé conta com novo comando. Paula Machado Abero Ferraz tomou posse, em cerimônia interna, após a designação feita pelo corregedor-geral de Justiça, Giovanni Conti.

Aos 37 anos, Paula atua como Juíza da Segunda Vara Criminal da Comarca de Bagé. Graduou-se na Urcamp, em 2007. Em 2014, tomou posse na Comarca de Lavras do Sul, e

chegou a acumular a função de substituta na Comarca de São Sepé, no mesmo período.

Em 2020, foi designada para a 2ª Vara Criminal, em Bagé, onde tem atuado desde então. Agora, assume como diretora do Foro da Comarca de Bagé, pelo prazo de um ano, podendo a gestão ser renovada para mais um ano.

Natural da Rainha da Fronteira, Paula é casada e tem dois filhos.

Na quinta-feira, dia 15, foram abertas as inscrições para a escolha das Soberanas da 18ª Festa Internacional do Churrasco. O evento é um dos maiores realizados no município e está programado para acontecer, este ano, de 16 a 19 de novembro.

Além de servirem como representantes oficiais e divulgadoras do evento, as Soberanas também possuem a importante função de representar e homenagear as mulheres bajeenses, destacando o empoderamento feminino no cenário cultural do Rio Grande do Sul. Para isso, são procuradas mulheres de 18 a 30 anos, que passarão por uma avaliação, onde, ao final, serão nomeadas três Soberanas e a Embaixatriz desta edição da Festa.

Para se inscrever, é preciso solicitar o formulário através do e-mail (festadochurrasco2023@ gmail.com) do evento e, posteriormente, entregar a inscrição na Casa de Cultura Pedro Wayne. Lembrando que as inscrições

vão até o dia 11 de julho. Já a escolha das representantes será realizada no dia 14 de julho, às 17h, no Instituto Municipal de Belas Artes (IMBA), onde as candidatas serão avaliadas em uma dinâmica envolvendo desfile e uma conversa com alguns questionamentos, ressaltando seus conhecimentos sobre a cultura do estado. A escolha ficará a cargo da Comissão Julgadora, composta por representantes da sociedade e imprensa convidada. Após o fim da seletiva, as eleitas deverão estar presente em vários compromissos e atividades envolvendo o evento. Vale destacar que a Festa Internacional do Churrasco reúne churrasqueiros de todas as partes do mundo e, pela sua importância turistica e cultural, poderá entrar no calendário oficial de eventos do estado do Rio Grande do Sul. Se assim for concretizado, essa ação pode acabar ajudando na captação de recursos para a organização do evento.

07 Cidade
AVICHAI ALON/REPRODUÇÃOJM
SAMUEL DA ROSA/ESPECIALJM
DIVULGAÇÃO
Abertas inscrições para escolha da Soberanas da Festa Internacional do Churrasco
Juíza assumiu cargo nesta semana

Acolhimento Psicológico é oferecido à comunidade pelo Núcleo de Práticas Jurídicas

Quando tratamos de humanização, o acompanhamento psicológico ajuda o indivíduo a entender a si e aos outros. Dentro do Núcleo de Práticas Jurídicas, este serviço já era ofertado, através de uma parceria entre os cursos de Psicologia e Direito da Urcamp. Agora, o acolhimento, que é gratuito, passa a ser oferecido de forma desvinculada às peças judiciais, que busca abordar ainda mais o caráter comunitário do local.

Anteriormente, o acolhimento psicológico era oferecido antes de iniciar a peça jurídica, para tranquilizar o assistido. Devido ao sucesso e grande demanda, a novidade é a realização de um agendamento sem a elaboração de um processo. Desta forma, a comunidade pode se direcionar ao NPJ para uma conversa com acadêmicos de psicologia guiados por profissionais.

De acordo com a coordenadora do NPJ, Lourdes Helena Martins, a novidade é aberta a todos, incluindo crianças e até idosos. “O assistido pode comparecer ao Núcleo e solicitar apenas o acolhimento. Os acadêmicos estão preparados para atender a comunidade, incluindo questões de dependência e codependência”, esclarece Lourdes, ao ressaltar: “o serviço agora é independente ao NPJ, que pode ser integrado ou não aos processos”, explica a coordenadora, que busca mostrar à população as novidades do serviço. “Queremos consolidar o caráter comunitário e

O NPJ

O Núcleo de Práticas Jurídicas é gratuito e destinado para famílias que recebem até dois salários mínimos. As terças-feiras são dedicadas para distribuição de fichas. Já os atendimentos em si acontecem nas quartas e quintas-feiras. Para realizar somente o atendimento psicológico, basta comparecer de terça à quinta-feira no local, portando um documento de identidade com CPF ou certidão de nascimento.

O horário de funcionamento é das 9h30 às 11h30 e das 14h às 16h30, na Avenida Marechal Floriano, nº 2.036. Interessados em solicitar atendimento ou esclarecer dúvidas sobre o NPJ podem entrar em contato pelo WhatsApp: (53) 3242 8244.

humanitário da nossa Instituição de ensino”, frisa.

Já para a coordenadora da graduação de Psicologia da Urcamp, Aline dos Santos Silveira, a parceria entre os cursos só retorna bons frutos. Ela descreve que o acolhimento é realizado com estagiários da disciplina de Psicologia Social, dos 5º e 9º semestres. “São oferecidas todas as orientações frente às dificuldades, prestando um acolhimento de fato”, explica.

Quando se fala em retorno dos alunos no atendimento, muitos

FAT/Urcamp integra evento da Associação Rio-grandense de Fundações

destacam sua evolução. “Nossos acadêmicos aplicam o que aprendem em sala de aula, e entendem todas as demandas reais de uma pessoa. Para nós é ótimo, pois eles possuem vivências reais, em um ambiente seguro e com supervisão de profissionais”, celebra. Ao ser questionada sobre trabalhos futuros, a coordenadora do curso de psicologia revela que no próximo semestre será estudada a construção de mais projetos, que unam as duas graduações, com palestras e grupos de apoio com a comunidade.

Por dentro da retomada do Forprofe/RS

Representada pela professora Mônica Palomino, assessora acadêmica da Pró-Reitoria de Ensino (Proen), a Urcamp esteve presente na primeira reunião do Fórum Estadual Permanente de Apoio à Formação dos Profissionais da Educação Básica (Forprofe/RS). O encontro foi realizado pela Secretaria de Estado de Educação do Rio Grande do

Sul (Seduc/RS), na tarde de terça-feira, 13, em Porto Alegre. Conforme ela, essa primeira reunião teve como propósito instaurar as atividades do Fórum e estabelecer um cronograma de atividades, bem como um planejamento estratégico.

Dentre os assuntos debatidos, Mônica destaca a preocupação em promover ações que aumentem o in-

teresse na busca pelas licenciaturas de graduação. Também foram articulados projetos e iniciativas integradas entre as Instituições de Ensino Superior que enviaram representantes. Novos encontros estão previstos para ocorrerem até dezembro, entre o grupo que foi formado, de modo que as metas elencadas sejam estabelecidas.

Na segunda-feira, dia 12, a Associação Riograndense de Fundações (ARF) promoveu um encontro, em Porto Alegre, com a finalidade de aproximar as entidades para troca de conhecimentos e enfoques alusivos à segurança jurídica nas contratualizações com a administração pública, bem como discutir a imunidade sobre os respectivos patrimônios.

O procurador jurídico da Fundação Attila Taborda (FAT/Urcamp), Alvaro Pimenta Meira, participou do evento abordando assuntos próprios da FAT e suas mantidas. Em sua avaliação, há trabalhos na salvaguarda dos direitos que, mesmo pelas peculiaridades dos locais onde a Fundação Attila Taborda está inserida, são de interesse comum às demais fundações e ou associações.

Meira, ao comentar a participação no encontro, destacou que a interação das demais entidades e, de forma especial, a palestra do Doutor André Cavalheiro, presidente da Comissão Especial de Direito do Terceiro Setor do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, propiciou conhecimentos e tranquilidade no que se refere às exigências no cumprimento dos requisitos legais à certificação das entidades filantrópicas. “O assunto é de extrema relevância e de imensurável necessidade de aprimoramento dos operadores do direito e das técnicas contábeis, cuja capacitação é imprescindível a todos os que

possuem em seus segmentos a prestação de gratuidades na saúde, educação e ou assistência social”, analisou ao agradecer o advogado e ex-presidente da OAB/RS, Luis Carlos Levenzon, que atua na coordenação dos trabalhos pela Ordem e o convidou para compor a equipe. Por sua vez, o presidente da ARF, Nivio Lewis Delgado, apontou que o encontro ‘trouxe dados teóricos e práticos, abordando temas de interesse de todas entidades presentes e propiciou um debate acerca de cada um dos assuntos de modo que os presentes puderam solver dúvidas e fazer questionamentos’. “Ao final, temos que certeza que o encontro, além de gratificante, em termos de conhecimento, foi também prazeiroso da forma que os trabalhos foram desenvolvidos”, argumentou ao agradecer a participação do representante da FAT/Urcamp no debate, assim como destacar os palestrantes do encontro, André Carvalho, presidente da Comissão de Defesa dos Direios do Terceiro Setor da OAB Nacional, Janine Borges Soares, presidente da Associação Nacional de Procuradores e Promotores de Justiça de Fundações e Entidades de Interesse Social (Profis), e Keller Closs, procurador de Justiça do Ministério Público do Rio Grande do Sul e membro da Profis. “A presença e a contribuição de cada um desses líderes enriqueceu nosso debate e solidificou a importância do nosso trabalho”, frisou.

13 BAGÉ, 17, 18 E 19 DE JUNHO DE 2023 Urcamp www.jornalminuano.com.br Ú N I C O C O M S U P O R T E H O S P I T A L A R 2 4 H O R A S 2 ano Propaga S E R V I Ç O D E Q U I M I O T E R A P I A D A S A N T A C A S A D E C A R I D A D E D E B A G É o Rua Carlos Mangabe ra 519 (53) 32413004 Bagé/RS 2ANOS
Atendimento é gratuito e destinado para famílias que recebem até dois salários mínimos
JM REPRODUÇÃO JM
Evento ocorreu em Porto Alegre
ALANA PORTELLA/ESPECIAL

Óbitos

ANITA GOSTICHE, 70 anos, dona de casa, solteira. Residia na rua Delta, bairro Jardim do Castelo. Deixa os filhos Luciana, Rafaela e Alexandre.

CLEIDA TEREZINHA BRIÃO MOLINS, 64 anos, técnica de enfermagem aposentada, casada com Dari Aliro Raddatz. Residia na rua Dario Brossard, bairro Menino Deus. Deixa os filhos Luciane e Dari Júnior.

MAURÍCIO FEIJÓ DE OLIVEIRA, 40 anos, serviços gerais, solteiro. Residia na rua Astrogildo Amaral, bairro Passo das Pedras.

MANOEL DE OLIVEIRA JARDIM, 41 anos, serviços gerais, solteiro. Residia na travessa 12, bairro Balança.

LUIS CARLOS GOMES DORNELES, 59 anos, sapateiro, separado. Residia na rua Waldemar Machado. Deixa os filhos Letícia e Caio.

Primeiro feminicídio do ano em Bagé é registrado no bairro Ivo Ferronato

Suzana Beatriz Silveira Vargas, de 36 anos, foi assassinada, na madrugada desta sexta-feira, dia 16. Ela foi encontrada em um imóvel na rua Luiz Adão Médici, bairro Ivo Ferronato. Este é o primeiro caso de feminicídio registrado neste ano, em Bagé. De acordo com a Polícia

Civil, a vítima foi encontrada com sinais de violência - ou seja, em princípio, a morte teria sido em decorrência das agressões. O companheiro dela, de 36 anos, teria confessado a autoria do crime. Assim, ele foi preso em flagrante, acusado de feminicidio e, após os trâmites na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento

(DPPA), foi encaminhado ao Presídio Regional de Bagé (PRB).

A equipe do Instituto Geral de Perícias (IGP) foi até o local para realizar o levantamento técnico. A investigação ficará a cargo da Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (Deam).

Dois acusados por tráfico de drogas são flagrados com cocaína na BR-153

Na noite de quinta-feira, dia 15, a Polícia Rodoviária Federal prendeu dois homens transportando um quilo de cocaína na BR153, em Bagé. Um dos homens já havia sido preso em Lajeado, com maconha, no mês passado. De acordo com a PRF, em ação de combate ao crime, policiais rodoviários federais abordaram um Classic, com placas de

Parobé. Nele, haviam dois homens e, no banco traseiro, uma bolsa onde foi localizado um quilo de cocaína. Consta que nenhum dos supeitos admitiu ser o dono do entorpecente.

O motorista, um venezuelano de 36 anos, morador do Brasil, já possui antecedentes criminais por lesão corporal e embriaguez ao volante, era o proprietá-

rio do carro. De acordo com a PRF, o passageiro, 32 anos, natural de Seberi, já possui antecedentes por tráfico de drogas, onde foi preso pela própria PRF, em Lajeado, no último dia 25, quando foi flagrado transportando 29 quilos de maconha. Ambos foram presos em flagrante e encaminhados para a Delegacia em Bagé.

Operação prende quatro pessoas e recupera dois veículos roubados em Bagé

Na manhã de quinta-feira, dia 15, uma operação desencadeada pela Polícia Civil e Brigada Militar cumpriu quatro mandados de Busca e Apreensão e dois mandados de prisão temporária em investigações que combatem os recentes crimes de roubo a residência e de veículos que ocorreram em Bagé.

Conforme divulgado, a Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), a Delegacia de Combate aos Crimes Rurais e Abigeato (Decrab), os policiais da Operação Hórus e o Setor de Inteligência da Brigada Militar cumpriram as duas ordens de prisão nos bairros Mingote Paiva e Getúlio Vargas. “Foram presos J.M., de

37 anos, e J.J, de 23 anos. Eles são acusados de uma tentativa de latrocínio no último dia 23/05/2023, quando tentaram roubar um estabelecimento comercial. A vitima foi alvejada nas costas, e sobreviveu”, menciona nota da Polícia.

Durante o cumprimento dos mandados, ainda foram recuperados dois veículos - um Renault Sandero, furtado no bairro Jardim do Castelo, e um Hyundai HB20, roubado em frente ao Hospital de Pronto Socorro. “Além da tentativa de latrocínio, também foram identificados outros crimes praticados pelo bando – roubos e tentativa de homicídio. Foram apreendidos uma arma de fogo, droga, munição, algemas e touca ninja”,

completa o informe.

O delegado Cristiano Ritta, titular da Draco, destacou que a intensificação do combate aos crimes violentos contra o patrimônio vai continuar até que todos os envolvidos em qualquer crime violento que possa trazer intranquilidade à cidade sejam presos. “As recentes movimentações de presos ligados à cidade de Bagé e o retorno de um preso do sistema penitenciário federal evidenciou que de dentro da cadeia eles dão ordens aos comparsas para roubos, execuções e o tráfico de drogas. Todos os envolvidos nos crimes já foram identificados, inclusive os que já estão dentro das cadeias”, diz ele.

Condenado por homicídio é extraditado do Uruguai ao Brasil

A Polícia Federal, em atuação conjunta com autoridades do Uruguai, extraditou, na quinta-feira (15), um brasileiro condenado a 17 anos e 4 meses de prisão pelos crimes de homicídio qualificado e porte ilegal de arma de fogo.

O foragido tem 41 anos e foi entregue pela Interpol uruguaia aos policiais federais brasileiros na tarde de hoje, na região de fronteira de Aceguá. O preso foi conduzido até o Aeroporto Internacional Comandante Gustavo Kraemer em Bagé/RS e após transportado de avião até Porto Alegre/RS, sendo entregue no Núcleo de Gestão Es-

tratégica do Sistema Prisional –NUGESP, onde permanecerá à disposição da Justiça do Rio Grande do Sul.

O extraditado foi preso no Uruguai pela prática de furto, cumpriu pena até maio de 2023 e permaneceu detido naquele país, pois seu nome constava na lista de captura internacionalDifusão Vermelha – da Interpol, pela suspeita das autoridades brasileiras de que teria fugido para o exterior.

O crime pelo qual foi condenado no Brasil ocorreu em 3 de abril de 2009, em Canoas. Confor-

me as informações, ele teria cometido o homicídio mediante o pagamento de 5 mil reais. A vítima seria devedora de valores para traficantes de drogas. O acusado foi entregue pela Interpol uruguaia aos policiais federais. Participaram do processo de extradição a Delegacia de Polícia Federal em Bagé, o Núcleo de Cooperação Internacional e o Núcleo de Operações da Polícia Federal no Rio Grande do Sul, a Coordenação-Geral de Cooperação Policial Internacional da Polícia Federal e a Divisão de Operações Aéreas da Polícia Civil.

BAGÉ, 17, 18 E 19 DE JUNHO DE 2023 www.jornalminuano.com.br
14
Segurança

Contra o Lajeadense, Guarany quer retomar liderança

Em busca de pontos, Bagé enfrenta Guarani-VA fora de casa

Neste sábado, a partir das 15h, o Grêmio Esportivo Bagé tem mais um desafio na Série A2. O jogo contra o Guarani de Venâncio Aires, no estádio Edmundo Feix, poderá confirmar, ainda mais, a recuperação do Abelhão no campeonato. Após um empate em 2 a 2 na casa do rival Guarany, e uma vitória por 3 a 1 frente ao Inter-SM, na Pedra Moura, os comandados por Rodrigo Bandeira poderão chegar a 12 pontos, em vitória contra o lanterna do grupo B.

Um dos desfalques do time é o armador Jean Roberto, vice-artilheiro do campeonato com quatro gols e que foi expulso na última partida. A semana foi de preparação tática e técnica para o jogo, permitindo que Bandeira escolhesse o grupo que vai a campo, tendo outros desfalques no elenco, como o veloz jogador de lado Café.

Pacote de contratações

Na busca pela liderança do grupo B da Série A2, o Guarany enfrenta neste domingo, dia 18, às 15h, o Lajeadense, no estádio Antônio Magalhães Rossell. O Alvirrubro vem de um empate sem gols com o Santa Cruz, o que manteve a equipe na segunda colocação, com 16 pontos.

Em entrevista ao Jornal Minuano, o técnico Alessandro Telles destacou que o Guarany, no confronto com a equipe do Vale do Rio Pardo, demonstrou a contínua evolução em campo tendo, desde o primeiro minuto, proposto o jogo na casa do adversário. “Acho que fomos superiores ao Santa Cruz na maior parte do jogo. Onde nós sabemos que, quando você propõe as jogadas, fica exposto ao contra-ataque, mas a nossa equipe conseguiu controlar muito bem as investidas do oponente”, avalia.

Telles comenta, ainda, que alguns jogadores que não estavam totalmente 100% entraram e corresponderam muito durante a partida. “É o caso do Robinho e do Allan Christian, que vinham de contusões. O Allan não poderia jogar a partida inteira, por isso não conseguiu, e o próprio Robinho. Depois fizemos algumas mudanças até para responder aquilo que o próprio jogo apresentou. Tivemos a oportunidade de ganhar o jogo no último minuto, mas isso

acontece. Ficamos felizes pela evolução que a equipe”, destaca o treinador, que completou um mês no comando do Índio. “É um período de tempo ainda pouco, em virtude de tudo que encontramos e tivemos que manter e também melhorar. A nossa parte física já melhorou bastante e o sistema defensivo também está numa crescente. A estrutura ofensiva ainda não teve um trabalho maior porque não tivemos tempo suficiente, mas estamos trabalhando com foco a dar uma ênfase maior ao ataque”, explica o treinador, que comandou os trabalhos de preparação para o confronto com o Lajeadense ao longo da semana. “Teremos mais um jogo dificílimo. O Lajeadense é um adversário direto, onde temos a obrigação de vencer, pois jogamos em casa, mas logicamente temos que entender a competição e enfrentaremos um time que ganhou do Pelotas, fora de casa em seu último jogo, e apresenta uma transição muito forte, mas vamos preparar a equipe para esse confronto no domingo”, ressalta. Ainda durante a semana, o jogador Leandro Canhoto pediu dispensa do clube. O Guarany emitiu um comunicado agradecendo a participação do jogador durante a Série A2 e ressaltou as qualidades do atleta que vestiu a camisa alvirrubra em 2023.

Além de demonstrar a retomada do bom futebol no Acesso, a direção do Bagé teve uma semana movimentada em contratações visando a sequência do campeonato. Foram diversos os jogadores anunciados pelo clube, nos últimos dias. Um foi o centroavante Jadson, que tem em seu currículo passagens por Inter e Grêmio, assim como estava disputando a Série

A2 do Paulistão pelo Rio Claro. Outro destaque foi a confirmação de Luís Eduardo como novo reforço na zaga do Abelhão. Com diversas passagens pelo futebol brasileiro, em equipes como Cuiabá, Náutico e Luverdense, o defensor também conhece o futebol gaúcho, tendo jogado em equipes como Esportivo, Inter-SM e Ypiranga.

Já para o meio de campo, o Bagé trouxe Maurinho. A direção informou que o atleta tem passagens por equipes gaúchas como Internacional de Porto Alegre e Novo Hamburgo, bem como clubes como CRB, Avaí, Criciúma, Vila Nova (MG), entre outros. Para integrar o Departamento Médico, o clube ainda divulgou o fisioterapeuta Leonardo Kovalew.

Cidade sedia etapa do estadual Sub-12 de Basquete

A cidade de Bagé é sede, neste domingo, dia 18, da etapa do Campeonato Estadual Sub-12 de basquetebol. Os jogos ocorrerão no ginásio do Sesi e reunirão equipes de Santa Maria, Santa Rosa, Uru-

Estreia na Liga Sul

Flores também ressalta que o Bagé Basquetebol Clube estreará, no final de semana, na Liga Sul de Basquete, nas categorias Sub-14, Sub-16, Sub-19 e, pela

guaiana, além de Bagé, representada pelo Bagé Basquetebol Clube –BBC.

Segundo o presidente do BBC, Paulo Thompson Flores, os atletas locais que disputarão a etapa

primeira vez, na categoria Adulta. “Os jogos irão ocorrer na cidade de Rio Grande, no ginásio da escola França Pinto, durante todo o sábado e domingo. Serão quatro

são todos do Núcleo Social desenvolvido do BBC, no projeto de cooperação técnica com a Urcamp, que é contrapartida frente à comunicada pelo projeto de incentivo ao esporte, o programa Pró-Esporte RS.

clubes participando dessa etapa: o BBC; Clube Brilhante, de Pelotas; Gremioball e Lance Inicial, ambos de Rio Grande”, explica o presidente do BBC.

Brasil jogará com camisa preta pela primeira vez

A seleção brasileira de futebol jogará, pela primeira vez, em mais de 100 anos de história, com um uniforme totalmente preto. Será neste sábado, dia 17, a partir das 16h30min, durante amistoso do Brasil contra a Guiné, em jogo que ocorrerá em Barcelona, na Espanha. A ação foi anunciada na segunda-feira, dia 12, pela CBF, e é uma iniciativa da entidade para o combate ao racismo, principalmente após o

jogador do Real Madrid, Vinicius Júnior, ter sofrido, por diversas vezes, ataques racistas em partidas de futebol. O Brasil jogará todo o primeiro tempo com a camiseta em preto. Após o intervalo, o Brasil atuará com a camisa amarela, que também fará alusão à luta contra o racismo.

O primeiro jogo da equipe brasileira ocorreu em 1914, com o uniforme branco (camisas e calções). O Brasil adotou pela

primeira versão clássica da camisa amarela, com os calções em azul, em 1952.

BAGÉ, 17, 18 E 19 DE JUNHO DE 2023 www.jornalminuano.com.br Esporte 15
Semana foi de treinamentos para jogo deste domingo
Sergio g alva N i/ eS pecial JM gabriel M e SS ia S / eS pecial JM
No primeiro confronto, equipes empataram em 1x1
Joil S o N Marco NN e/ cb F/ eS pecial JM

Semana Jurídica da Urcamp mobiliza alunos, egressos e advogados

O Complexo do Museu Dom Diogo de Souza tem mantido um diálogo constante, com foco no aprendizado e na troca de experiências de quem já está na área do Direito, com larga trajetória na área. A abertura da noite de quarta-feira, 15, ficou por conta do advogado criminalista Gustavo Nagelstein, que atuou no caso da tragédia da Boate Kiss de Santa Maria. Ele falou sobre “A advocacia criminal e os casos midiáticos”: um tema atual e que repercute de diferentes formas na mídia quando os casos ganham destaque estadual ou até nacional. Nagelstein destacou a importância de poder compartilhar ideias e vivências com os acadêmicos. “Tenho uma certa experiência para passar a eles e hoje tento mostrar um pouco de como construir minha história para servir de espelho para eles, acho que é importante eles conhecerem histórias, vivências, isso enriquece”, explica. O segundo momento ficou com o promotor de justiça Diogo Gomes Taborda. Ele falou sobre O Ministério Público e o Tribunal do Júri.

Já na quinta-feira, última

noite da 43ª Semana Jurídica da Urcamp, foi a vez dos egressos da Urcamp. O promotor público Sílvio Munhoz, formado pelo Direito da Urcamp e ex-professor do curso, trouxe o tema “Policiofobia, como chegamos à ADPF 635 e à guerra à polícia” e destacou a alegria de retornar à Urcamp.

“Me sinto como estivesse voltando a minha casa, devo muito aos grandes professores que tive aqui, que me deram orientação, o caminho para que eu pudesse trilhar minha vida profissional e me tornar promotor. Tenho uma ligação muito forte com a Urcamp e o curso, organizei por muitos anos a Semana Jurídica, então me sinto em casa”, relata.

A presidente do Diretório Acadêmico do Direito, Hadiene Moreira, reforçou a importância da SJ para auxiliar a área a ser seguida. “Para o aluno abre um leque de opções, porque nosso principal objetivo se formar e prestar o exame da ordem, mas a gente passa cinco anos escolhendo a especialização, ter vários temas facilita para a gente ter uma visão de futuro e saber qual especialização vai seguir”, aponta.

A última palestra da noite e que encerrou a programação foi com a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção de Bagé, Márcia Rochinhas. Ela falou sobre ‘A nova previdência e a importância do planejamento previdenciário’, onde ressaltou a importância, nos tempos atuais, de programar com antecedência a sua aposentadoria. A advogada também enalteceu a formação que recebeu. “É muito honroso para mim estar aqui hoje. Ainda me sinto uma acadêmica da nossa Urcamp, tenho muito carinho. Se hoje estou na presidência da OAB Bagé, sou porque tive a oportunidade de estudar na Urcamp. É uma felicidade imensa retornar, sempre participei de todas as Semanas Jurídicas da Urcamp e hoje como palestrante é uma felicidade imensa, finaliza.

O professor Heron Vaz, ex-coordenador do curso de Direito da Urcamp, foi homenageado com um certificado de reconhecimento pelo empenho e dedicação pelo tempo em que esteve à frente do curso.

Contracapa BAGÉ, 17, 18 E 19 DE JUNHO DE 2023 jornalminuano.com.br 16
ASCOM/Ur CAM p
presidente da Subsecção de Bagé da Ordem dos Advogados do Brasil, Márcia rochinhas proferiu palestra de encerramento
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.