5 minute read

Campo & Negócios Estudantes de Agronomia da Urcamp participam de Dia de Campo na C-Vale

ABHB começa os preparativos para a Exposição Nacional Hereford e Braford em Bagé

A Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB) destaca que já iniciou os preparativos para a Exposição Nacional de raças, que ocorrerá em Bagé, no parque de exposições Visconde de Ribeiro Magalhães, em 21 a 28 de maio.

Advertisement

Conforme a entidade, a exposição contará com uma estrutura para receber sócios, criadores e apreciadores das raças. A Nacional Hereford e Braford contará com uma programação com julgamentos, cursos, remates e degustação com muita Carne Hereford já está sendo organizada.

Nos dias 21 e 22 de março, acadêmicas do curso de Agronomia da Urcamp participaram do Dia de Campo de Verão da C. Vale Cooperativa Agroindustrial, em Cruz Alta.

Ao todo, 27 empresas estiveram presentes para demonstrar cultivares e produtos para soja, milho e trigo. Além disso, também foram apresentadas outras soluções tecnológicas para o agronegócio, bem como exposi- ção de máquinas e implementos de mais de 30 fabricantes.

Estiveram presentes também os especialistas Elmar Floss, Jorge Verde e Cristiano Piasecki destacando sobre temas relacionados a estas culturas.

Na oportunidade, a C-Vale, unidade de Bagé, disponibilizou três ônibus para seus associados e estudantes da Urcamp e de outras instituições que também participaram da iniciativa.

O gerente de Operações e da Carne Hereford, Felipe Azambuja, comenta sobre a grande expectativa para o evento. “Com certeza estamos esperando um número recorde de animais e de expositores. As raças passam por um momento muito bom, vem de crescimentos acumulados, tanto na Exposição Nacional, quanto nas demais feiras. Esperando todos com um grande evento, estamos trabalhando para entregar uma exposição a altura dessa expectativa”, comenta.

Arco sedia reunião para discutir cadeia da ovinocultura

Ocorre na próxima terça-feira, dia 28, a partir das 9h30min, reunião na sede da Associação Brasileira de Cria - dores de Ovinos (Arco), em Bagé. O tema do encontro está ligado à cadeia produtiva da ovinocultura.

Em 2022, a exposição reuniu um grande número de animais participantes, foram 408 exemplares, de 53 expositores que vieram de 25 municípios, de quatro estados do Brasil para julgamento e contou com 35 patrocinadores, o maior número desde a primeira edição da feira.

A reunião deverá contar com representantes da entidade, produtores e demais atores da indústria de carne ovina.

Presidente da FAT trata da retenção do Fundo Garantidor do Fies com ministro Paulo Pimenta

Responsável por cobrir eventuais gastos em casos de não pagamento no Financiamento Estudantil (Fies), o Fundo Garantidor do Fies (FG-Fies) foi tema de agenda do presidente da Fundação Attila Taborda (FAT) e reitor da Urcamp, professor Antônio Evanhoé Sobrinho, com o Ministro de Comunicação Social, Paulo Pimenta, em Brasília.

O Novo Fies preocupa os gestores de instituições de ensino superior, pois os percentuais a serem descontados, a título de FG-Fies, foram corrigidos, e estão variando de 40% a 50%, chegando, em alguns, a 100% dos valores a receber; ou seja, casos em que as instituições não teriam nada a receber em contrapartida aos serviços efetivamente prestados aos estudantes contratantes do Fies.

Uma resolução de 2018, que representou uma atualização no modelo, não implementou o contingenciamento da renda do estudante, entre outras medidas necessárias à norma legal, e que estão impactando no percentual de desconto a título de FG-Fies. No entendimento das universidades, os critérios precisam ser considerados e regulamentados, para que o impacto nas instituições não seja maior.

Pequenas e médias instituições de Ensino Superior são as mais impactadas pela mudança, uma vez que necessitam dos valores de repasses para cumprir com obrigações, sendo necessária uma solução emergencial, ainda que temporária, para receber pelos serviços prestados aos estudantes e manter a sustentabilidade financeira com inclusão social, que são pontos centrais.

Substitutivo a projeto de Mainardi prorrogará concursos públicos do RS

No caso da Urcamp, os valores foram majorados de 14,99% para 45,07%, aumento de 30,08%, que representa 300% no índice antes praticado. “Nosso problema com o Fies é a retenção do Fundo Garantidor, que a Urcamp retinha 17% e passa a reter 46%. Isso dá, em valores reais, quase R$ 350 mil, que utilizamos para pagar folha de pagamento”, pontua o presidente da FAT.

Acompanhado pelo chefe de gabinete, Gabriel Feijó, Sobrinho foi recebido por Pimenta na quinta-feira, 23, em reunião articulada pelo secretário de Gestão e Normas do Ministério, Paulinho Parera, que tratará diretamente do tema junto à universidade. “Cumprimos mais uma agenda nesse compromisso que assumimos, de representar os interesses da FAT/Urcamp em Brasília. Vamos alinhar parcerias que sejam benéfi cas para o desenvolvimento da nossa Instituição e de suas mantidas”, destaca o presidente da FAT. “O Ministro solicitou para que nós acompanhemos as demandas de Urcamp de perto. Seguirei trabalhando para suprir as necessidades da universidade, pela importância que a Urcamp tem, sua história em Bagé e seu papel no desenvolvimento da nossa cidade e região”, afi rma Parera. Já Pimenta colocou-se à disposição para encaminhar as pautas da Urcamp junto ao governo federal.

Moradores do Mingote Paiva reivindicam melhorias no transporte público

A Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Transporte da Câmara de Bagé deve se reunir, na segunda-feira, dia 27, para entregar um documento com reivindicações de moradores do bairro Mingote Paiva, a representantes da empresa Stadtbus em Bagé e ao secretário municipal de Segurança e Mobilidade, Rodrigo Fialho.

Os moradores solicitam a retomada de linhas que atendiam lugares mais afastados da região. A reivindicação foi apresentada aos vereadores na quinta-feira, 23. O vereador

Lelinho Lopes, do PT, que já esteve reunido com o represen- tante da Stadtbus, empresa que atendia a linha do Mingote Paiva, mediou a discussão.

A Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Transporte do Legislativo bajeense é composta pelos vereadores Cláudio Xuxa, Cléber Carvalho, Flavius Dajulia, Lelinho Lopes e Marlon Monteiro.

Em reunião híbrida na tarde de quinta-feira, dia 23, um acordo entre a Casa Civil do Estado e a oposição defi niu a substituição do PL 195, de autoria do deputado estadual Luiz Fernando Mainardi (PT), que propões a prorrogação do prazo dos concursos públicos no Rio Grande do Sul oriundos dos anos de pandemia.

Além de Mainardi e Arthur Lemos, secretário da Casa Civil, também participaram da reunião Frederico Antunes (Progressistas), líder do governo, os deputados Leonel Radde (PT), Delegada Nadine (PSDB), Claudio Branchieri (Podemos), Dirceu Franciscon (União) e Delegado Zucco (Republicanos), o Procurador-Geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa, além de representantes da comissão de concursados.

Para dar mais segurança jurídica aos concursados, fi cou acordado que o Executivo encaminhará em regime de urgência um Projeto de Lei Comple- mentar, substituindo o PL de Mainardi, o que fará com que uma eventual ação de inconstitucionalidade não barre o andamento do projeto, dando mais celeridade ao mesmo, visto que há concursos que vencem em menos de 30 dias. Sendo aprovado, o projeto dará mais um ano de prorrogação para o prazo de vencimento dos concursos. “Se nossa preocupação é proteger os concursados, não há razão em insistir com o meu projeto. Diálogo sempre é a melhor solução. Temos de aprovar o mais rápido possível este PL do governo para garantir essa prorrogação e torcer para que os concursados sejam chamados”, afi rmou Mainardi.

Na sexta-feira, o governador Eduardo Leite confi rmou o encaminhamento do projeto. Dentre os concursos envolvidos estão para a Assembleia Legislativa, para o Corpo de Bombeiros, Instituto-Geral de Perícias, Polícia Civil e Secretaria da Fazenda.

This article is from: