Seja bem-vindo, iG














PARCERIA INÉDITA NA REGIÃO

















































Aliança entre GIRO e iG fortalece e expande o jornalismo regional a um novo patamar

























AUDIÊNCIA DE MILHÕES



Somente no Estado de São Paulo, o iG alcança cerca de 25 milhões de pessoas


Aliança entre GIRO e iG fortalece e expande o jornalismo regional a um novo patamar
AUDIÊNCIA DE MILHÕES
Somente no Estado de São Paulo, o iG alcança cerca de 25 milhões de pessoas
As 11 cidades que compõem a região oeste da Grande São Paulo receberam, no 1º semestre de 2023, um total de R$ 32.577.592,17 em repasses das concessionárias do Grupo CCR, que administra as rodovias Castello Branco, Raposo Tavares, Anhanguera e Bandeirantes, além do trecho oeste do Rodoanel Mário Covas. Os recursos são referentes ao repasse do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) que incide sobre as praças de pedágios. P18
IMÓVEIS
Inteligência
Artificial otimiza canteiros de obras. P8
TARIFA ZERO
ECONOMIA
Faixa entre 18 e 24 anos é a que mais emprega na região. P5
CINEMA
O longa “Tartarugas Ninjas” estreia nas salas da região. P19
Osasco, Cotia e mais dez cidades registraram aumento nos roubos de veículos em sete meses. P16
Aliança entre GIRO e iG fortalece e expande o jornalismo regional a um novo patamar. P14
Quinta-feira, 31 de agosto de 2023 - ANO XV - Edição 569
MOBILIDADE BARUERI
Metrô impulsiona bairros de Osasco e Cotia. P12
Hospital Regional será entregue dia 1º de setembro. P6
Projeto de gratuidade no transporte segue fora da pauta dos prefeitos da região oeste da Grande SP. P6
Somente no Estado de São Paulo, o iG alcança cerca de 25 milhões de pessoas. P14
PUBLISHER: Ana Claudia Azevedo www.girosa.com.br
Nasce a partir desta quinta-feira, dia 31 de agosto, uma parceria entre o Jornal Giro e o portal IG que vai garantir para você, nosso leitor, acesso a mais conteúdo de qualidade e credibilidade. Hoje, o Giro é o único veículo de comunicação que realiza a cobetura de fatos relevantes das 12 cidades que integram um consórcio de municípios da região metropolitana oeste da Grande São Paulo. O jornal participa das principais coberturas regionais, envolvendo fatos políticos, denúncias, pres-
tação de serviço à comunidade, entre outros temas relevantes para a nossa região. Para levar o melhor ao nosso leitor, o Giro está sempre atento para identificar tendências e antecipar cenários. Atualmente, temos uma das maiores tiragens de jornal impresso da Região Metropolitana de São Paulo, com 50.000 exemplares distribuídos gratuitamente nos 40 principais semáforos de cidades como Barueri, Osasco, Santana de Parnaíba, Cotia, Carapicuíba, Itapevi e Jandira.
Já o portal IG passou por uma grande mudança na gestão corporativa nas últimas semanas e tem revelado alianças comerciais e editoriais. O portal atinge 52 milhões de pessoas por mês.
Uma coisa é certa, essa parceria vai render bons conteúdos e muita matéria exclusiva, levando, assim, o melhor do jornalismo regional a um outro patamar de alcance. Esperamos que todos curtam essa união e participem desta nossa nova etapa do Giro e IG.
Brasil gerou 142.702 novos empregos
O Brasil criou 142.702 novos postos de trabalho em julho. Só no setor de serviços foram geradas 56.303 vagas.
IGP-M tem queda de preços de 0,14%
O Índice Geral de PreçosMercado apresentou deflação (queda de preços) de 0,14% em agosto deste ano.
Diretor Executivo: JC ROCHA
Publisher: CLÁUDIA AZEVEDO
Editor de impresso: VANESSA DAINESI
Editor Online: JOÃO FELIPE CÂNDIDO
Diagramação e arte:
RENATO BRANDÃO E RENÉ CRUZ
Jornalismo: jornalismo@girosa.com.br
Distribuição gratuita às quintas-feiras 50 mil exemplares Nos principais semáforos, centros empresariais e comerciais de Barueri e Santana de Parnaíba (Alphaville, Tamboré, Aldeia da Serra), Cotia (Granja Viana e Raposo Tavares), Osasco (Vila São Francisco, Adalgisa, Parque dos Príncipes, Parque Continental, Vila Yara, Campesina, Jd. Guadalupe e Vila Osasco), Carapicuíba, Jandira e Itapevi, além de orgãos públicos, bancas, restaurantes, cafés, padarias, postos de combustível, shoppings centers, escolas, faculdades e outros.
Administração e Comercial:
Rua João Ramalho, 512, Piratininga, Osasco, São Paulo - CEP 06230-030
Anúncio: comercial@girosa.com.br Telefone: (11)3656-2404
EMpREGO
LucRO. Vendas brutas de R$ 29 bi no 2º trimestre
carrefour Brasil tem mais de 220 oportunidades
O Grupo Carrefour Brasil, sediado em Barueri, tem 224 vagas em Barueri, Osasco, Cotia, Itapevi e Cajamar. As oportunidades são para agente de cartões e serviços, repositor, consultor de controladoria, operador de CD e analista de planejamento. Leia mais no QR Code.
Use o leitor de QR CODE e leia a reportagem completa em girosa.com.br
ANISTIA. Vai até quinta (31) o prazo de renegociação de dívidas em Cotia, como IPTU. Pagamentos à vista têm 100% de desconto em multas e juros. Acesse o site da prefeitura: www.cotia.sp.gov.br
OcupAçãO. Barueri lidera no 1º semestre, com saldo positivo de quase 5 mil
Da Redação
Nos seis primeiros meses de 2023, o saldo positivo de novos empregos entre jovens de 18 a 24 anos de idade foi de 11.900 nas 12 cidades da região metropolitana oeste que fazem parte de um consórcio de municípios. Essa faixa etária é a que mais contrata com carteira assinada na região. Em junho, por exemplo, 11 cidades, com exceção de Pirapora do Bom Jesus, admitiram mais esse perfil de profissional. Os dados são do Cadastro Geral de
Empregados e Desempregados (Caged).
No Brasil, a taxa de desemprego no 1º trimestre do ano foi puxada pelos mais jovens, ficando em 18% na
Osasco está na 2ª posição no período, com 2.199 contratações nessa faixa etária
faixa etária de 18 a 24 anos, segundo o IBGE. Já no 2º trimestre, caiu para 16.6%. Leia matéria completa acessando o QR Code.
Use o leitor de QR CODE e leia a reportagem completa em girosa.com.br
Reforma:bemvista no setor
A Reforma Tributária tem sido vista com otimismo por especialistas do mercado imobiliário. Para Leandro Begara, diretor de inteligência de mercado da Urban Systems, os prováveis cortes nos juros, podendo facilitar o crédito, e a desoneração fiscal são positivos.
aleSp. Seguiu para sanção do governador de SP o projeto aprovado pelos deputados que prevê que restaurantes, bares e lanchonetes sirvam água filtrada de graça aos clientes.
Gratui D a D e . Subsídio para as empresas de transporte é apontado como a prin cipal dificuldade para adesão
Circular em uma frota de ônibus dentro de uma cidade sem pagar tarifa. Este é o propósito do programa Tarifa Zero, que tem conquistado a adesão de diversos municípios brasileiros. Entre as 12 cidades que compõem um consórcio na região oeste da Grande São Paulo, o município de Vargem Grande Paulista foi o primeiro, em 2019, a adotar a gratuidade no transporte coletivo. Já em 2020, foi a vez de Pirapora do Bom Jesus adotar o sistema.
tores municipais. O motivo é o valor do subsídio que deverá ser ofertado às empresas.
O jornal Giro procurou todas as prefeituras municipais da região e questionou se existe ou não um estudo de impacto financeiro e de viabilidade para implantação do modelo. Porém, até o fechamento desta reportagem, apenas Cotia e Carapicuíba responderam às solicitações. Por meio de nota, a Prefeitura de Carapicuíba afirmou que questões finan-
Osasco, Barueri, Jandira, Itapevi, Santana de Parnaíba não responderam às solicitações
Entretanto, a medida, que pode levar alívio ao bolso do trabalhador da região, enfrenta resistência entre alguns ges-
ceiras impedem a adesão ao sistema. “Carapicuíba não irá adotar o Tarifa Zero pela impossibilidade de subsidiar as
empresas de transporte coletivo”, diz o texto.
Já o município de Cotia informou que estuda a viabilidade da tarifa gratuita. “O estudo visa apurar aspectos técnicos, operacionais e financeiros da implantação da gratuidade no transporte”, explicou a nota da administração.
No final do ano passado, durante uma reunião do Cioeste, o prefeito Rubens Furlan
(PSDB) se manifestou contra a tarifa zero, alegando que a gratuidade retiraria dinheiro da saúde e da educação.
Porém, mesmo com a resistência, o tema tem ganhado atenção dos vereadores. Camila Godói (PSB/Itapevi) e Fabião (PSDB/Barueri) já apresentaram documentos solicitando a implantação da tarifa zero nas cidades. Leia mais no QR Code.
A Prefeitura de Barueri confirmou no fim da tarde desta segunda-feira (28) que entregará, para o governo estadual, na próxima sextafeira, 1º de setembro, a obra do Hospital Regional. A unidade foi construída por meio de um convênio firmado em 2019 entre a administração e o governo estadual.
A unidade terá 360 leitos, atendimento em oncologia com quimioterapia e radioterapia, cardiologia, ortopedia, neurologia/neurocirur-
Use o leitor de QR Code e leia a reportagem completa em girosa.com.br
gia e cirurgia bariátrica, na alta e média complexidade. “Vamos organizar mais ainda a nossa saúde, pois teremos um hospital de alta complexidade só para atender o povo de Barueri”, explicou o prefeito Rubens Furlan (PSB). Leia mais no QR Code.
Os moradores de bairros rurais da cidade de São Roque estão se mobilizando para impedir a revisão do Plano Diretor do município que, segundo eles, pode provocar a redução das áre-
as de Mata Atlântica. Um abaixo-assinado foi criado pelo grupo e ganhou o apoio de artistas. A atriz Denise Fraga, que mora em Cotia, próximo a São Roque, publicou um vídeo pe-
dindo que a população assine o documento. O ator Matheus Solano também repercutiu o caso em seu perfil no Instagram. Leia a matéria completa acessando o QR Code. (VD)
Os vereadores de Osasco aprovaram uma Moção de Apoio ao projeto de lei estadual que proíbe a criação e revenda de animais em petshops e estabelecimentos comerciais. “É uma alegria ver o projeto do deputado Rafael Saraiva ser aprovado pela Alesp e que, em breve, se tornará lei”, disse o autor da Moção, o vereador Ralfi Silva (Republicanos).
Para Ralfi, a principal função dos petshops é cuidar dos animais e não os confinar para venda. Leia a matéria completa acessando o QR Code.
Use o leitor de QR Code e leia a reportagem completa em girosa.com.br
A deputada estadual Bruna Furlan (PSDB), que é presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), comandou, nesta terça-feira (29), uma audiência pública para ouvir as demandas e as sugestões da população para o setor.
“A ação envolve recolher informações sobre os equipamentos de saúde e buscar soluções”, completou a parlamentar, que tem forte atuação na região. (VD)
O prefeito de Jandira, Henri Sato (PSDB), acompanhou o processo de evolução da obra para a construção do novo hospital e maternidade. A unidade recebeu os primeiros pilares de sustentação. “Em menos de 20 minutos, temos três grandes pilares colocados. Só por aí, vocês conseguem entender a velocidade desta construção. Leia mais acessando o QR Code. (VD)
Use o leitor de QR Code e leia a reportagem completa em girosa.com.br
m er Cado. Segmento de imóveis segue aquecido e com lançamentos voltados para os clientes que desejam mais qualidade de vida
vanessa dainesi da redação
A proximidade com a capital paulista, os preços atrativos, além dos incentivos fiscais oferecidos pelas prefeituras, tranformaram os municípios da região oeste da Grande São Paulo em verdadeiros canteiros de obras. De olho no potencial do setor, construtoras e incorporadoras apostam em grandes projetos residenciais, como é o caso da GP Desenvolvimento Urbano, que anunciou o Quinta dos Lagos, em Cotia, empreendimento de alto padrão com fácil acesso pela Estrada Fernando Nobre, vizinho ao São Fernando Golf Club. No total, são 101 lotes, com áreas a partir de 500 m². A infraestrutura conta com quadras de beach tennis e beach volley; clubhouse composto por fitness, automercado, piscina aquecida coberta, saunas úmida e seca, SPA e salão de jogos.
total, são 166 lotes a partir de 130 m². O bairro planejado tem toda a infraestrutura de lazer, praças, espaço ginástica, entre outros.
Já no bairro de Alphaville, em Barueri, a MPD Engenharia lança, ainda este ano, residências suspensas de altíssimo padrão na região do Alphagran, com as maiores metragens do bairro: 420 e 565 m², localizadas em um ponto privilegiado ao fim de uma
Cidades da região têm lançamentos para agradar todos os tipos de clientes
rua sem saída. Além disso, em 2024, a MPD terá dois lançamentos previstos em Alphaville e região.
Ainda em Alphaville, a NLS Incorp é a idealizadora do Sunset Itapecuru. Com apartamentos que variam de 180 m² a 240 m², com 3 ou 4 dormitórios, os clientes terão o privilégio de desfrutar de uma das vistas mais surpreendentes de Alphaville.
level alphaville. Empreendimento terá residências suspensas de até
Também em Cotia, a Geo Incorp lançou o Residencial Saint Patrick. No
Acesse o QR Code e veja mais lançamentos imobiliários da região oeste da Grande SP.
Garagens bem estruturadas. Essa é uma tendência que vem ganhado cada vez mais espaços nas grandes cidades brasileiras. Isso se deve ao fato de que essas áreas são frequentemente a primeira impressão que os moradores têm de seus edifícios. Dados divulgados na “Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios” (Pnad) mostram que,
entre os anos de 2019 e 2022, houve crescimento no número de apartamentos no Brasil. O estudo elaborado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou que o percentual desses domicílios cresceu de 13,8% para 14,9% neste período.
Com os resultados, a demanda é por garagens cada vez mais bem equipadas,
com iluminação de qualidade e revestimentos excelentes, conforme explica o engenheiro civil Luciano Araújo Bortolon.
“Todo o empreendimento passa a ter maior exigência dos moradores, pois os clientes procuram locais sempre com as instalações mais adequadas para as suas necessidades”, aponta. Leia mais no QR Code. (MP)
SunSet. Piscina coberta da construção da NLS Incorp Quinta doS lagoS Tem lotes a partir de 500 m² da GP Desenvolvimento Urbano Saint patriCk. São 166 lotes com metragem a partir 130 m², da Geo Incorp 565 m² garagem. Vagas mais amplas e espaço mais iluminadoaPOsta. Segundo estimativas da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, o investimento privado em IA foi de US$ 93,5 bilhões em 2022
Da Redação
Que tal realizar um diário da obra com o uso da Inteligência Artificial? Vamos dar um exemplo. O pedreiro fará uma vala e tira uma foto da área. Em seguida, ele envia essa imagem para o WhatsApp, informando o serviço e quanto tempo levará para executá-lo. No final do dia, o profissional envia mais uma foto para o app. A IA anexa todo esse material no sistema, gera um relatório e envia para todos os envolvidos com a obra. “Não há a necessidade do engenheiro responsável ir até o local registrar o processo. O próprio executor, junto com a IA, faz tudo isso, trazendo agilidade
à obra”, enfatiza João Galdino, CEO e fundador da Genesis, startup especializada em gestão de obras com Inteligência Artificial.
A tecnologia possibilita recursos incríveis na construção civil, realizando toda a gestão dos processos. Com base no projeto, a IA analisa se a execução do
Profissionais da construção civil precisam se especializar
serviço está correta, quanto tempo o profissional levou, quais os materiais que utilizou, se houve desperdício, etc. A tecnologia também permite abrir chamados para resolver ocorrências, como, por exemplo, pedido de mais material. Acesse o QR code ao lado e leia a matéria completa.
vídeos, além de documentos
Locações de imóveis registram alta em julho
Em julho, as locações de imóveis residenciais usados registraram alta em Osasco e em outras oito cidades da região Oeste da Grande SP. Os dados foram divulgados pelo Conselho Regional de Corretores de Imóveis de São Paulo (Crescisp), que comparou os mercados de venda e locação de casas e apartamentos, do último mês, com os resultados obtidos em junho. Houve alta de 130,75% no volume de contratos de locação assinados neste período. O órgão consultou 39 imobiliárias das cidades. Acesse o QR Code e leia a matéria com todos os detalhes. (Mariana Pereira)
Use o leitor de QR Code e leia a reportagem completa em girosa.com.br
teC n OlOgia
As construtoras têm investido em tecnologias que trazem benefícios não apenas aos canteiros de obras, mas também para o proprietário do imóvel. Uma delas é o Inbuilt, ferramenta que usa a realidade aumentada para facilitar a compreensão de instalações em
um apartamento. A plataforma é fornecida para clientes da MPD Engenharia como um serviço, com o manual do proprietário. Com essa tecnologia, fica mais claro e seguro realizar furações para qualquer tipo de fixação ou modificação. Leia mais no QR Code.
Use o leitor de QR Code e leia a reportagem completa em girosa.com.br
sustentabilidade
A construção civil é responsável pela emissão dos “resíduos cinza”, que aumentou 35% na última década, chegando a 213,5 kg por habitante em 2019. Na contramão, algumas construtoras têm adotado práticas ambientalmente responsáveis em seus empreendimentos.
A MPD Engenharia, sediada em Barueri, é uma delas. Além dos canteiros sustentáveis de obras, as ações se estendem às especificações dos projetos de incorporação, com a economia de energia e de água, o desvio de resíduos de aterros sanitá-
rios, entre outros. Já a EkkoGroup, que atua em Osasco e região, possui o programa de sustentabilidade Ekkológico, que inclui a revitalização de praças e o plantio de árvores. Leia mais no QR Code.
Use o leitor de QR Code e leia a reportagem completa em girosa.com.br
Pesquisa aponta que comprar imóvel é mais rentável
Um estudo feito pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) apontou que investir em imóveis é uma modalidade mais vantajosa em comparação com outras aplicações financeiras no Brasil. A pesquisa “Valorização do Imóvel no Brasil” foi realizada com dados do mercado entre os anos de 2012 e 2022. Neste intervalo de dez anos, o rendimento anual dos investimentos em imóveis bateu 12,2%. O número é composto pelos índices da valorização do imóvel mais o ganho com aluguel. Na sequência, em segundo lugar, ficou o CDB, que é o investimento em renda fixa, com rendimento de 8,6%. Em último lugar vem a poupança, que apresentou um rendimento de 5,8% na média da última década.
TreCh O. Quando concluída, a linha terá 29 km de extensão e 19 estações, saindo do Terminal Rodoviário de Cotia até São Paulo, na região do Sumaré
eTapas.
A escolha da moradia é algo importante para o ser o humano e alguns pontos são levados em consideração, dependendo do poder aquisitivo da família. Localização, lazer e infraestrutura do bairro e da cidade são aspectos que contribuem no momento da decisão.
Outro ponto levado em consideração é a rede de transporte público. Neste ponto, Cotia e Osasco, cidades que integram um consórcio com 12 municípios da região oeste, serão benefi-
ciadas com a chegada da Linha 22- Marrom do Metrô.
O projeto da nova linha ligará Cotia, no bairro da Granja Viana, até o bairro do Sumaré, na capital. O trecho também beneficiará a cidade de Osasco com duas estações que devem chamar Santa Maria e Victor Civita.
“É uma obra muito importante e que vai melhorar a qualidade de vida das pessoas e o problemas de mobilidade da nossa cidade”, explicou o prefeito de Cotia, Rogério Franco (PSD).
O prefeito de Osasco, Rogério Lins (Pode), também
comemora a chegada da linha, que vai beneficiar diretamente bairros da zona sul da cidade. “Essa é uma obra
que vai melhorar a qualidade de vida da nossa população”, garantiu. Leia mais acessando o QR Code.
Metrô já apresentou aos prefeitos o projeto para a implantação da Linha 22
Metrô deve estimular a construção de novos empreendimentos
Use o leitor de QR Code e leia a reportagem completa em girosa.com.br
A facilidade de acesso ao transporte pode tornar bairros de Cotia e de Osasco mais atraentes. “O metrô pode gerar empregos e estimular o desenvolvimento. Além disso, novos condomínios podem ser construídos, permitindo que os moradores ganhem tempo”, explica Bruno Tenerello, presidente da Geo Incorp. Leia mais no QR Code.
Use o leitor de QR Code e leia a reportagem completa em girosa.com.br
Quem ganha com essa parceria serão os nossos leitores e o mercado publicitário, que terá um leque de oportunidades para se comunicar com essas milhares de pessoas
milhões de habitantes. “Juntas, essas cidades contribuem com, aproximadamente, 3% do PIB nacional e 10% do PIB estadual, e nossos leitores são formados por um público qualificado, exigente e com alto poder de consumo”, destaca Cláudia. Após passar por uma grande mudança na gestão corporativa nas últimas semanas, o iG tem revelado ao mercado alianças editoriais e comerciais. Entre as estratégias adotadas pelo iG está a de se aproximar cada vez mais de seu público. É o que explica o vice-presidente executivo do iG, Paulo Leal. “O iG atinge 52 milhões de pessoas por mês. Com base em nossas métricas, posso assegurar
“Com tamanho alcance, tanto o GIRO quanto o iG se estabelecem, indiscutivelmente, como os principais veículos de comunicação da região.
Paulo LealVice-presidente executivo do iGmissão de levar o melhor do jornalismo
mas digitais, o jornal produz e entrega,
Prestes a completar 16 anos, o Jornal GIRO, fundado pela jornalista e empresária Cláudia Azevedo, dá um passo importante a partir desta quinta-feira, 31/9, ao anunciar uma parceria exclusiva e inédita na Região Oeste da Grande São Paulo. A partir de agora, o GIRO e o iG, um dos portais de notícias mais prestigiados do País, têm a missão de levar o melhor do jornalismo regional a um novo patamar de alcance. Sediado em Osasco, além de publicar conteúdos diariamente em suas plataformas digitais, o jornal produz e entrega, gratuitamente, 50.000 exemplares semanais da versão impressa semanais. No radar estão importantes cidades com economia pujante e orçamento municipal bilionário, a exemplo de Barueri e Osasco. Hoje, o GIRO é o único veículo a cobrir os fatos mais relevantes desses 12 municípios, que integram o consórcio Cioeste. Essa região totaliza uma população de 2,5
que, por meio da parceria com o GIRO, nossa cobertura focada no Cioeste atingirá cerca de 800 mil pessoas já no mês de setembro. Com tamanho alcance, tanto o GIRO quanto o iG se estabelecem, indiscutivelmente, como os principais veículos de comunicação da região.” Acesse o QR Code abaixo e confira mais detalhes sobre a parceria feita entre o GIRO e o
o iG se estabelecem, indiscutivelmencomunicação da região.” Acesse o QR sobre a parceria feita entre o GIRO e o iG.
Aliança entre GIRO e iG, que alcança mais de 50 milhões de pessoas por mês, fortalece e expande o jornalismo regional a um novo patamar
ÍN d I c ES cr IMINAIS . De janeiro a julho de 2023, os 12 municípios contabilizaram 1.047 veículos roubados
As 12 cidades da Região Oeste da Grande São Paulo registraram leve aumento de 4% no número de roubos de veículos nos primeiros sete meses deste ano, em comparação com o mesmo período de 2022. Os dados foram levantados pela reportagem do Giro junto à Secretaria
de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP), nesta quarta-feira (30). De janeiro a julho de 2023, Barueri, Osasco e outros dez municípios con-
Osasco e Cotia contablizaram 60 e 30 casos de roubo de veículo no mês julho
tabilizaram 1.047 veículos roubados. Neste mesmo intervalo de tempo, no último ano, 1.004 delitos deste tipo foram registra-
dos. Ao passo que, ao longo desse intervalo, nenhuma cidade registrou roubo a banco. Em julho, os municípios da região oeste contabilizaram 150 veícu-
los roubados. Osasco e Cotia foram as cidades que mais compilaram casos, com 60 e 30, respectivamente.Veja mais no QR Code.
rANkINg. Osasco foi a que registrou mais casos nos últimos sete meses
Use o leitor de QR CODE e leia a reportagem completa em girosa.com.br
Os latrocinios - roubos seguidos de morte - continuam em queda na Região Metropolitana. Segundo a SSP-SP (SP), em sete meses foram 14 crimes contra 18 registrados no mesmo período do ano passado - redução de 28,5%. Leia mais no QR Code. (MP)
Use o leitor de QR CODE e leia a reportagem completa em girosa.com.br
RECuRsos. Barueri, Itapevi, Jandira, Osasco e Santana do Parnaíba são cortadas pela Castello Branco
As 11 cidades que compõem a Região Oeste da Grande São Paulo receberam, no 1º semestre de 2023, um total de R$ 32.577.592,17 milhões em repasses das concessioná-
rias do Grupo CCR, que administra as rodovias Castello Branco, Raposo Tavares, Anhanguera, Bandeirantes e o trecho oeste do Rodoanel Mário Covas. Os recursos são referentes ao repasse do Imposto Sobre Serviços de Qual-
quer Natureza (ISSQN) que incide sobre as praças de pedágios. Os valores recolhidos para cada localidade são proporcionais à extensão das rodovias que atravessam cada município. Segundo a empresa, a decisão sobre onde os valores
serão empenhados é das Prefeituras e pode atender demandas nos setores como saúde, mobilidade urbana, educação, ou seja, não há uma obrigatoriedade de aplicação específica. Veja os detalhes acessando o QR Code.
ITAPEVI. A prefeitura inicia, neste 2º semestre, a construção da 2ª etapa da avenida Yasmim Aparecida Pacheco Godoy. As obras contam com um investimento de R$ 6,9 milhões.
Após uma discussão em sua residência, uma mulher de 54 anos foi morta pelo marido, de 47 anos. O crime ocorreu no Jardim Brasil, em Araçariguama. O indivíduo, que não teve a identidade divulgada, segue foragido. De acordo com a Polícia Militar (PM), a equipe foi acionada por meio do Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) para atender a uma ocorrência de pessoa esfaqueada. O motivo do óbito não foi informado pelas autoridades policiais. O caso foi registrado como feminicídio na Delegacia da cidade. Leia mais no QR Code. (MP)
SUCESSOS. Após dois meses de suas estreias, Barbie e Oppenheimer ainda seguem disponíveis nas salas de cinema de Barueri e região.
A produção é o mais novo capítulo da popular história de Leonardo, Raphael, Michelangelo e Donatello, criada em meados dos anos 80 pelos norte-americanos Kevin Eastman e Peter Laird
Um dos grupos de heróis adorados pelo público está retornando para mais uma aventura. Estreia nesta quinta-feira (31) “Tartarugas Ninjas: Caos Mutante”, de Jeff Rowe.
Para aqueles que gostam de uma boa comédia, também chega aos cinemas, nesta quinta-feira (31), o filme brasileiro “O Porteiro”. Escrito e dirigido por Paulo Fontenelle, a obra é uma adaptação da peça de teatro homônima, em cartaz nos teatros há seis anos e que já ultrapassou a marca de 100 mil espectadores. Confusão é o que não falta no prédio onde Waldisney
A produção é o mais novo capítulo da popular história criada em meados dos anos 80 pelos norte-americanos Kevin Eastman e Peter Laird, cuja primeira aparição aconteceu em 1984, numa revista da MirageComics.
trabalha como porteiro. Todo dia é um bafafá entre os vizinhos, mas, ao lado da zeladora Rosival, ele é craque em manter essa bagunça organizada. Tudo isso muda quando o prédio é assaltado e Waldisney precisa provar para o delegado que ele pode até ser meio atrapalhado, mas ladrão ele não é. Leia matéria completa acessando o QR Code. (MP)
Na trama, seguimos as versões adolescentes de Leonardo, Raphael, Michelangelo e Donatello, quatro tartarugas que, após serem expostas a uma substância radioativa, acabam se transformando em animais
antropomórficos - com características e emoções humanas -, criados pelo Mestre Splinter, um rato que foi vítima da mesma mutação e, assim, cuidou das tartarugas não apenas como pai, mas como mentor e profes-
sor de artes marciais. O roteiro é assinado por Kevin Eastman, Peter Laird e Brendan O Brien, enquanto a produção fica a cargo de Seth Rogen, Evan Goldberg e James Weaver. Leia mais no QR Code.
Inspirado no conto “O Coração Delator”, o terror “Toc, Toc, Toc –Ecos do Além”, estreia nesta quinta-feira (31).
Na história, Peter, um menino de oito anos, é atormentado por um misterioso barulho que vem de dentro da parede de seu quarto. Leia mais no QR Code. (MP)
Use o leitor de QR Code e leia a reportagem completa em girosa.com.br