A inteligência arti cial pode ser aplicada em diversas áreas
Obras de reforma e manutenção
Instalação e manutenção elétrica
Recurso avança sobre tarefas humanas, mas também cria novas oportunidades e exige adaptação pro ssional
IA: tecnologia que veio para car
Nos últimos anos, a inteligência articial (IA) passou a fazer parte do nosso cotidiano. Capaz de esclarecer dúvidas complexas e atuar em cirurgias, esta área permite que dispositivos eletrônicos funcionem de maneira similar ao pensamento humano.
Ricardo Manfrim, fundador da Sabion e um dos criadores da BIA, assistente virtual do banco Bradesco, explica que a
Capacitação
IA pode ser aplicada em diversas áreas, desde assistentes virtuais até diagnósticos médicos. “A IA funciona por meio de algoritmos e modelos de aprendizado, como o deeplearning, que permitem que as máquinas aprendam a partir de grandes volumes de dados ao longo do tempo. Esses sistemas são capazes de identi car padrões e tomar decisões com autonomia”, explica Manfrim.
Use o leitor de QR CODE e leia a reportagem completa em girosa.com.br
IA: ameça ou aliada do trabalhador?
Com o avanço acelerado da tecnologia e o aperfeiçoamento da inteligência arti cial (IA), crescem as discussões sobre os impactos no mercado de trabalho. Rafael Caputo, coordenador de Negócios Educacionais das áreas de Tecnologia da Informação, Design e Arquitetura e EAD do Senac Osasco, explica que a substituição de trabalhadores por IA varia conforme o setor, a complexidade das tarefas e a necessidade de intervenção humana. “Entre alguns exemplos estão: a indústria, com robôs e sistemas automatizados; o atendimento ao cliente, com chatbots e assistentes virtuais; o campo de transporte e logística, com veículos autônomos; entre outros”, destaca Caputo.
Obras em telhados, rufos e calhas
Facilites e gestão de obras
Locação de máquinas para obras
Divulgação/Freepik
Mariana Pereira Da Redação
Sistema já prendeu assassinos, estupradores, ladrões de banco e integrantes de facções criminosas após reconhecimento facial
Smart Sampa: a tecnologia no combate à criminalidade
O programa Smart Sampa, da Prefeitura de São Paulo, já levou à prisão de 1.000 foragidos da Justiça desde outubro de 2024, mês em que se passou a contabilizar os casos. Desde que foi lançado, em julho do ano passado, o sistema já registrou 2.232 prisões em flagrante por crimes como tráfico, furto, invasão de prédios públicos e posse ilegal de armas. Também ajudou a localizar 54 pessoas desaparecidas.
Modelo desperta interesse
O sistema tem despertado interesse de outras cidades da região metropolitana e chegou a ser tema de uma reunião do
Mobilidade Urbana
Cioeste (Consórcio Intermunicipal da Região Metropolitana Oeste de SP), no dia 10 de abril, com o prefeito da capital, Ricardo Nunes (MDB). Na ocasião, foi formalizada a entrada da cidade de São Paulo no consórcio. “Cada criminoso preso, após identificação pelas câmeras de reconhecimento facial, significa que evitamos muitos crimes. Para o cidadão de bem fica a mensagem: Sorria, você está sendo protegido”, afirmou o prefeito Ricardo Nunes.
Atualmente, o sistema conta com cerca de 25 mil
Moradores reclamam de obras que travam trânsito de Barueri
A rotina de quem circula por Barueri tem sido marcada por congestionamentos provocados por intervenções viárias que, segundo moradores, carecem de planejamento. O aumento das reclamações se intensificou após a realização de uma obra emergencial no viaduto Juvenal Antônio de Moraes, no bairro Aldeia de Barueri, onde rachaduras na estrutura exigiram reparos imediatos. Na sequência, a situação se agravou com o fechamento da saída 26B da rodovia Castello Branco. A interdição tem provocado longas filas de veículos, especialmente nos horários de pico, afetando tanto moradores quanto trabalhadores que utilizam a região. O Jornal Giro entrou em contato com a Prefeitura, mas não obteve retorno.
Índices criminais
Furtos apresentam queda em quatro cidades da região
De janeiro a março de 2025, os municípios de Barueri, Cotia, Osasco e Santana de Parnaíba somaram 3.514 ocorrências de furtos classificados como “outros”, uma queda de 45% em relação ao mesmo período de 2024. Os dados, obtidos com exclusividade pelo Jornal Giro junto à Secretaria de Segurança
3.514
Total de furtos contabilizados em quatro cidades da região
Pública de São Paulo (SSP-SP), mostram uma redução expressiva nesta categoria, que engloba delitos como furtos de celulares, bolsas e objetos pessoais sem uso de violência.
No recorte de março, as quatro cidades somaram 1.194 registros, com Osasco liderando (658), seguida por Barueri (239), Cotia (219) e Santana de Parnaíba (78).
câmeras espalhadas por toda a capital paulista, sendo 4 mil equipadas com tecnologia para leitura de placas de veículos e reconhecimento facial. A tecnologia também está integrada a diversos órgãos públicos, como SAMU, CET e Polícias Civil e Militar, agilizando a atuação em campo. Confira todos os detalhes acessando o QR Code.
O primeiro trimestre de 2025 também registrou uma redução de 17,5% nos casos de feminicídio no Estado: foram 61 ocorrências contra 74 no ano anterior. A maioria (34) ocorreu no interior; outras 27 foram na capital e Região Metropolitana.
Vanessa Dainesi Da Redação
Smart Sampa conta com mais de 25 mil câmeras espalhadas em pontos estratégicos
Moradores reclamam do trânsito nos horários de pico em Barueri
PEQUENA ENTRADA + FGTS QUEM COMPARA , COMPRA
* Todas as unidades de 49m², 21 unidades de 54m² e 60 unidades de 55m², terão 2 vagas, sendo 1 de carro e 1 de moto. As demais unidades terão 2 vagas de carro. O empreendimento só poderá ser comercializado após o registro do Memorial de Incorporação no Cartório de Registro de Imóveis de Barueri. Rua Dempachi Nakayama, nº 356 - Barueri/SP. Projeto aprovado n° 428/2021 pela prefeitura de Barueri/SP, pendente de Incorporação na matrícula n° 218.778 do CRI de Barueri/SP. Incorporação: CNA Spitaletti Construtora e Incorporadora Ltda. Av. Copacabana, nº 112, 19º andar, Alphaville, Barueri/SP. Intermediação: Upgrade Empreendimentos Imobiliários Ltda. Av. Copacabana, 112, 18° andar, conj. 1801, Alphaville, Barueri/SP - Creci 19.880-J. A comissão de corretagem está incluída no preço total de venda e deverá ser paga pelo adquirente diretamente à empresa ou pessoas responsáveis pela intermediação.
imóveis
Um verdadeiro refúgio nas alturas em Alphaville
Um dos grandes destaques do KA’A Home Boutique, da Spitaletti Construtora e Incorporadora e RSF Empreendimentos, é o lazer no 20º andar, com vista panorâmica 360º e ambientes voltados à contemplação e ao relaxamento.
Localizado no bairro Alphagran, em Alphaville, Barueri, ao lado de uma reser-
va de mata preservada de 122 mil m², tem duas metragens - 130 m² e 268 m². As unidades contam com plantas exíveis, permitindo personalizações. O empreendimento possui piscina para pets.
MOVED RESIDENCE
Osasco ganha empreendimentos em bairros nobres
Osasco também não ca atrás e tem ganhado projetos diferenciados em bairros nobres da cidade. O empreendimento da Eztec possui apartamentos de 56 e 72 m², de 2 e 3 dormitórios com suíte. Con ra outros detalhes: fechadura eletrônica no acesso dos apartamentos; tomada USB nos apartamentos (todos os quartos e salas); e infra-estrutura para ar-condicionado nas áreas de lazer e apartamentos (sala e suíte). As áreas comuns possuem wi- . As áreas de lazer são equipadas e decoradas. São mais de 20 equipamentos, entre eles: piscinas (adulto e infantil), playground, tness, Espaço Gourmet, Coworking, Mini Market, Salão de Festas, Beach Tennis, Espaço Picnic, Lounge com Lareira, Bicicletário e Redário.
o seu podcast gravado Alphaville no melhor estúdio de
Divulgação/Spitaletti
Divulgação/Reprodução/Redes
IMAGEM AÉREA DA REGIÃO COM FOTO INSERÇÃO
CIDADE DE DEUS
Cláudia Azevedo
Como será essa divisão das demandas com a formação do grupo?
Com a formação do grupo, teremos uma divisão de responsabilidades que permitirá ao Gabriel comandar a equipe, enquanto eu poderei me concentrar na expansão editorial e geográ ca Isso nos permitirá crescer de forma estratégica, aproveitando as oportunidades de mercado e fortalecendo nossa presença na região e, a partir de agora, na capital paulista.
entrevista
Gabriel Gomez - @ggomezgabriel
O que cada veículo traz de força e diferencial para a nova estrutura?
O Jornal Giro carrega a credibilidade de mais de 17 anos de experiência e circulação, com uma presença cada vez mais sólida. Agora, estamos direcionando a edição impressa para os bairros nobres da região e iniciando a expansão para a capital paulista. Já a Revista Business passa por um reposicionamento de marca, elevando sua conexão com o mercado de luxo, sem abrir mão de uma visão estratégica sobre negócios.
A fusão trará novos profissionais e mudanças na estrutura tecnológica?
Sim. Estamos reestruturando a equipe com novos talentos, especialmente nas frentes de audiovisual, digital e jornalismo. Hoje, somando as equipes, são 20 pro ssionais na operação do grupo Giro e Business. Também estamos investindo em tecnologia, com a aquisição de novos equipamentos e a implementação de inteligência arti cial para otimizar os processos de trabalho.
Quais vantagens os anunciantes terão com a união dos dois veículos?
Com a criação do grupo, oferecemos um combo de oportunidades para os anunciantes, um crossmidia. Os clientes terão acesso a uma variedade de produtos e plataformas, incluindo jornal impresso, revista, portal de notícias (girosa.com.br)que obtém 500 mil pageviews por mês -, redes sociais com alcance relevante (Instagram, que teve 10 milhões de visualizações em abril), além do estúdio de podcast.
Qual a missão do grupo Giro e Business?
Nossa missão é informar com credibilidade, gerar valor para o mercado regional e conectar marcas, pessoas e ideias por meio de conteúdo relevante. Mais do que falar com o público, queremos construir pontes entre negócios, fomentar o empreendedorismo e acompanhar a transformação da comunicação. Atuamos com a responsabilidade de quem conhece o território e com a ousadia de quem acredita no novo.
Qual mensagem vocês deixam para leitores e o mercado regional?
Este é um novo capítulo da nossa história: mais sólido, mais inovador e ainda mais comprometido com a região. Aos parceiros, reforçamos que seguimos ao lado de vocês, oferecendo cada vez mais visibilidade, estratégia e retorno. Aos leitores, garantimos jornalismo sério, acessível e atual. E ao mercado, deixamos claro: estamos prontos para liderar essa nova fase da comunicação regional.
Use o leitor de QR CODE e leia a reportagem completa em girosa.com.br
Gabriel Gomez e Claúdia Azevedo anunciam criação do grupo Giro e Busienss
Gabriel Gomez e Claúdia Azevedo na Yes Company, estúdio e produtora do grupo
Fotos: Francisco Cepeda/Jornal Giro
PREMIUM
Lojas ajudam a tomar decisão mais segura
Carros de luxo seminovos são uma opção de conforto e tecnologia com um investimento mais inteligente.
A compra exige uma avaliação cuidadosa devido à complexidade mecânica e eletrônica, incluindo análise de manutenção, quilometragem verdadeira e veri cações de sinistros ou leilões.
A procedência con ável e o histórico de revisões e inspeções rigorosas em lojas especializadas são importantes para reduzir os riscos. Além disso, há serviços complementares, como seminovos blindados a um bom custo-benefício, estética automotiva e personalização de performance.
O mercado de luxo no Brasil está em expansão, com expectativa de crescimento de 7% neste ano e 22% nos próximos cinco anos, particularmente no segmento de veículos, que deve crescer 21%.
Na busca por exclusividade e status, os seminovos são uma alternativa para quem busca conforto e status de um veículo premium, evitando os altos custos de um zero-km e a desvalorização, que pode ultrapassar 15%.
Seminovos premium: as vantagens da exclusividade
Você é o que você dirige
Uma história de conquistas e um gosto re nado por automóveis é símbolo de um estilo de vida so sticado e desejável. Modelos esportivos como Ferrari, Lamborghini, Mercedes AMG e Porsche representam quem não abre mão do design atraente, da adrenalina e da experiência sensorial ao acelerar.
Carros de luxo exclusivos, como Rolls-Royce, Cadillac, Bentley e Hummer, sinalizam uma busca pelo máximo conforto, materiais nobres e uma herança de prestígio, valorizando a experiência de viajar tanto quanto o destino. Leia a matéria completa no QR Code.
HUMMER EV HUMMER EV
Lucia Camargo Nunes Via Digital Motors
Divulgação
Cidade formalizou sua entrada no consórcio de municípios da Região Oeste
Jornal Giro amplia sua cobertura regional e chega a São Paulo
Com 17 anos de atuação na Região Metropolitana Oeste de SP, o Jornal Giro anuncia a ampliação de sua área de cobertura editorial. A partir de agora, passa a acompanhar de forma mais ampla os principais acontecimentos da capital paulista. A expansão acontece em um momento estratégico, marcado pela entrada de São Paulo no Con-
sórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana de São Paulo (Cioeste).
A confirmação da adesão da capital ao Cioeste ocorreu no dia 10 de abril, durante reunião na sede do consórcio, em Alphaville, com a presença do prefeito Ricardo Nunes (MDB). A partir desta integração, São Paulo se une a 14 municípios que já fazem parte da iniciativa regional: Osasco, Barueri, Carapicuíba, Itapevi, Jandira, Santana de Parnaíba, Cotia, Cajamar, Vargem Grande Paulista, Pirapora do Bom Jesus, Araçariguama, São Roque, Ibiúna e Itu.
Versão impressa na capital
Embora o Jornal Giro já acompanhasse alguns temas de interesse da capital, a cobertura se tornará agora mais estruturada, abrangendo política, economia, serviços e temas estratégicos que envolvam a cidade de São Paulo. Com essa ampliação da linha editorial, o jornal também reforça a sua conexão com um público de alto poder de consumo, exigente e influente. Com isso, segmenta a distribuição da wsua versão impressa em bairros de alto padrão como Alphaville, Granja Viana, Aldeia da Serra e Vila São Francisco, além dos centros financeiros da capital paulista como avenida Faria Lima. Leia a matéria completa acessando o QR Code.
gratuita
gratuita e segmentada para bairros
Com a entrada de São Paulo no Cioeste, o Jornal Giro amplia sua cobertura editorial, além da área de distribuição
O Jornal Giro conta com equipes uniformizadas que podem vestir a sua marca durante a distribuição da versão impressa
Giro na capital paulista
Giro veste a sua marca
Distribuição
nobres como Alphaville, Granja Viana, Aldeia da Serra e Vila São Francisco