Jornal Dez 01/05/12

Page 6

FC PORTO

01/05/12

Texto: Bruno Pinto Fotos: Maisfutebol.com

UM RISCO DESNECESSÁRIO

O

Porto deslocou-se à Madeira para jogar um dos jogos mais importantes da temporada. A surpresa começou muito antes do jogo ter sequer início. Esperava-se que Alvaro Pereira, que não jogou contra o Beira-Mar por castigo, voltasse à convocatória e à titularidade. O que é certo é que parece haver mesmo um problema com treinador, sendo que o uruguaio não fez parte dos convocados para um dos jogos mais decisivos da época. Mesmo assim, esta ausência acabou por não assumir grandes proporções pois como já tinha mencionado a semana passada, Alex Sandro dava mais que garantias de conseguir fazer bem a posição. As deslocações à Madeira são quase sempre difíceis, seja para defrontar o Marítimo ou o Nacional. Ainda para mais, este Marítimo ocupava a quinta posição à entrada para esta jornada (lugar esse que não iria mudar, fosse qual fosse o desfecho deste jogo), praticando um futebol de alta qualidade, apesar dos recentes maus resultados.

Uma vitória neste jogo garantia muito provavelmente o título, e foi com este pensamento que os jogadores do FCPorto entraram em campo. A raça de campeão, de ter que assumir e ter de ganhar. Não foi novidade a maneira como os comandados de Vitor Pereira entraram em campo. Tinham vindo a realizar boas exibições, e foi com esse espírito que desde cedo começaram a mandar no jogo. Tal como no jogo da Luz na semana passada, o Marítimo voltou a entrar mal. Ou melhor, quero acreditar que Pedro Martins, tinha dado ordens para a equipa defender num bloco baixo para depois aproveitar um dos seus famosos contra-ataques, onde o principal impulsionador seria Sami, que jogava do lado de Sapunaru. O certo é que essa estratégia correu mal aos «maritimistas», pois desde cedo o Porto impôs a sua presença no meio-campo dos madeirenses. Fernando jogava à frente da linha do meio-campo, Moutinho ocupava várias zonas do terreno, e Lucho tentava sempre construir jogo,


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.