Jornal Design | Edição 61

Page 14

Dicas para uma adega em casa por Margit Arnold Fensterseifer | Arquiteta

Jornal Design

André Bastian

Estante da Artesano Móveis Gilmar Gomes

Adega em subsolo residencial que possui fundação de pedras

Armazenar em casa de forma adequada seus vinhos e espumantes exige cuidados que auxiliam na conservação do produto. O local escolhido dentro do apartamento ou da casa precisa apresentar condições importantes para a conservação e preservação da qualidade das bebidas. A armazenagem utilizada pelos imigrantes italianos, que produziam vinhos para o consumo familiar, era nos porões de pedra, já que esses mantinham uma temperatura constante em todas as estações do ano. O espaço destinado à adega não precisar ser amplo, porém é necessário que incida pouca luz e, em especial, que não receba diretamente os raios solares. O ideal é que seja escuro, pois a luz, mesmo artificial, altera a cor dos vinhos, principalmente os brancos. A temperatura ideal é de 12°: como em um ambiente doméstico é quase impossível manter uma temperatura constante, existem atualmente no mercado as adegas climatizadas que podem armazenar de seis a 24 garrafas (ou mais, se for executada sob medida). O local também precisa ser livre de trepidação (longe de motores de geladeiras e máquinas de lavar), pois o vinho é um organismo vivo e requer descanso. A disposição mais adequada de armazenar as garrafas é de forma horizontal, pois assim as rolhas, estando em contato direto com o líquido, permanecem úmidas

14 Jornal Design

e intactas. A rolha impede a entrada de oxigênio na garrafa de forma a mantê-lo livre de oxidação, que deteriora o vinho modificando seu aroma, cor e paladar. Algumas pessoas armazenam junto com vinhos e espumantes bebidas como uísques, conhaques e licores. A armazenagem dessas garrafas pode ser vertical, e proporciona ao conjunto uma bela composição estética. Deve se observar o tempo de armazenamento dos vinhos, que varia de acordo com o tipo. Brancos ou tintos, jovens ou envelhecidos, apresentam tempos diferenciados de armazenamento. Diversos materiais podem ser utilizados para a confecção das adegas domiciliares. Há uma variedade de móveis para adega que podem ser adquiridos diretamente em lojas especializadas. A possibilidade de executar um projeto exclusivo, planejado por um arquiteto, viabiliza uma criação diferenciada que preenche todos os espaços e inova no emprego de materiais alternativos. O ritual de consumir bons vinhos também passa pela seleção de boas taças, que, de preferência, sejam de cristal com tamanhos e formas adequados para cada bebida. Permita-se, depois de construir ou adquirir uma bela adega, apreciar seus bons vinhos e espumantes em boa companhia (ou na sua própria!).

Adega bar compacta em residência


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.