Page 1

Ano III - Edição 34 - Março/2014

VIDA

Em clima de Vindima, os belos tons de verde dos vinhedos CASA

Os premiados da Serra, pelo Salão Design Movelsul Brasil ESTILO

Os segredos e temperos de uma boa e charmosa culinária


Fotos Fabiano Mazzotti

Editorial Em clima de Vindima, lançamos mais uma edição valorizando os belíssimos tons de verde da nossa querida região, celebrando a colheita da uva, fruto que dá origem ao produto turístico do município, o vinho, e reverenciando a gastronomia local, cultura e tradição da nossa gente. E em momentos de celebração, como a própria Vindima, aproveitamos para abordar outro ponto de encontro com amigos e familiares – as salas de estar, que certamente é um dos ambientes mais cobiçados da casa para realizar aquele brinde especial dedicado às grandes conquistas. Por isso, vale caprichar na decoração. Inspire-se nas ideias e deixe seu espaço deslumbrante. Se tratando de ambientes inovadores, tema que nós amamos, temos neste mês a Movelsul Brasil, feira que acontece de 24 a 28 de março, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves, onde centenas de expositores apresentam de forma segmentada sua diversidade em mobiliário. Oportunidade promovida pelo Sindmóveis, que congrega negócios à um ambiente amistoso e turístico, remetendo novamente à nossa farta gastronomia. E quem nunca se perguntou o que os profissionais da cozinha fazem para deixar as refeições tão gostosas? Bem, você está prestes a descobrir os segredos e temperos dos reconhecidos chefs da nossa região que preparam pratos de dar água na boca.

Silvana Aibel Editora

Capa Modelo: Marina Selli Look: Quorum Beleza: Iva Espaço da Beleza Cenário: Lovara Vinhos e Vinhas Peças Design: Poltrona Estaiada | Mesa Moça Acessório: Linda Flores Peças Decorativas: Tuy Flores Produção: Marta Manente Fotógrafo: Fabiano Mazzotti

Expediente Realização: S&S Editora Ltda Coordenação: Silvia Perusso | Silvana Aibel Equipe: Camila Cervieri | Rosângela Masutti | Rose Minuzzo Grassi Jornalista Responsável: Marlove dos Santos | REG. 6668/28/57 Abrangência: Bento Gonçalves | Carlos Barbosa | Caxias do Sul | Farroupilha | Garibaldi Circulação Dirigida: Vida | Casa | Estilo Contato: 54 | 2621 3134 www.jornaldesign.com.br O Jornal Design | Serra não se responsabiliza por artigos assinados.

2 Jornal Design | Serra

vida


Fotos Conceitocom Brasil

Foto Divulgação

Especial Vindima O inebriante cheiro da uva toma conta dos visitantes ávidos por novas experiências. A vindima é o segundo melhor período do ano para o turismo, ficando atrás apenas do inverno.

Colhendo experiências, aguçando os sentidos O cheiro da uva está em todo lugar. Os vales cobertos por parreirais carregados da fruta madura indicam que é tempo de Vindima. A rotina inicia antes do nascer do sol. Famílias inteiras se dedicam a colher milhares de quilos de uva das mais diversas variedades num verdadeiro espetáculo da mãe natureza. São uvas que vão para a mesa do consumidor ou para as vinícolas para elaboração de vinhos e espumantes. O hábito se repete a cada safra, sempre de janeiro à março. Aliás, é neste período que cerca de 70 mil turistas se dirigem ao Vale dos Vinhedos – única região de vinhos do país a ter Denominação de Origem, para participar das atrações enoturísticas oferecidas pelas 30 vinícolas que integram o roteiro.

vida

São cursos de degustação, piquenique nos vinhedos, colheita noturna, almoços e jantares harmonizados, visitas guiadas, passeio de trator e a oportunidade de participar de um dia de colheita. Além disso, hotéis e restaurantes lançam pacotes especiais com programação temática para a época. O inebriante cheiro da uva toma conta dos visitantes ávidos por novas experiências. A vindima é o segundo melhor período do ano para o turismo, ficando atrás apenas do inverno. Com o desenvolvimento do enoturismo, a colheita da uva passou a ser prato cheio para quem procura novas vivências. Texto: ConceitoCom Brasil

Jornal Design | Serra 3


Especial Vindima Lovara na Vindima A Vinícola Lovara preparou uma programação especial para os apaixonados pelo vinho e por uma boa companhia. Confira a programação durante a Vindima, que acontece do dia 10 de Janeiro a 16 de Março de 2014. Picnic Lovara: Das 10h às 17h - Recepção na Vinícola Lovara com um drink; Início da Degustação em sala específicas; Saída para o Picnic; Conteúdo da cesta: jarra de Clericot, bebida composta por espumante e várias frutas, pão Italiano recheado, pipoca de uva e brigadeiro de colher. Pasta e Vino na Vinícola Lovara: Das 12h às 14h. Inclui almoço, bebidas e uma taça personalizada. A programação integra a elaboração das massas como espaguete e talharim. Início: 12h - Workshop de massas italianas, ambiente único onde cada participante fará seu espaguete ou talharim. Equipes serão formadas para espichar as massas, em máquinas antigas adaptadas para espaguete. Após as massas feitas, serão servidos com três tipos de molhos. 12h30min - Degustação harmonizada, na sala de degustação, com o serviço do Vinho Lovara Chardonnay, harmonizado com uma salada gourmet; Lovara Merlot, harmonizado com tortéi ao molho tradicional; Gran Lovara harmonizado com espaguete ao molho da casa e Espumantes Brut e Moscatel acompanhando a Pêra ao Vinho com Sorvete. Happy Wine das 17h às 20h com vinhos e cervejas disponíveis em taças e acompanhamento de uma gastronomia única, no Pimentinha Bistrô, na Vinícola Lovara. Colheita ao Luar na Vinícola Lovara: Das 19h às 22h. Início: 19h - Traslado Hotel Vitória; 19h15min Traslado Dall’Onder Grande Hotel; 19h30min Recepção na Vinícola Lovara com um drink; 19h40min início da degustação harmonizada, em sala específica (serviço de três vinhos e dois espumantes todos acompanhados de um prato gourmet, considera-se um jantar); 20h30min saída para o Vinhedo; 22h retorno aos hotéis. Inclui: traslado, jantar, bebidas, música ao vivo e uma taça personalizada. Jantares Harmonizados Vinícola Lovara: Das 20h às 24h. Jantares típicos com vinhos de diferentes terroirs. A cada mês, a vinícola elege uma culinária e um país para apreciação. Reservas e informações: 54 | 2102.9005 - 54 | 2102.9070 E-mail: turismo@lovara.com.br Foto Fabiano Mazzotti

4 Jornal Design | Serra

vida


Especial Vindima Foto Divulgação

Um olhar artístico para a nossa safra

vida

Em 2005, quando produzi uma matéria chamada “Um dia na safra da uva”, passei 24 horas retratando o trabalho de uma família no período da colheita, do café da manhã até o dia seguinte, quando as uvas colhidas foram descarregadas na cantina. Gosto muito da nossa paisagem vitícola, porém, por trás dela há um trabalho desconhecido pela maioria. Então, meu objetivo é fotografar durante os anos de 2014, 2015 e 2016 para produzir um livro chamado “Retratos da Safra – A saga da uva ao vinho em Bento Gonçalves”. A intenção é ilustrar o trabalho daqueles que garantem grandeza a magia da cultura embaixo dos parreirais. Registrar todos os momentos do agricultor no trato com a parreira no outono, verão, primavera e inverno.

Mostrar os detalhes da poda seca, verde; os tratamentos, a preocupação com o tempo; a paisagem, as pessoas, o cuidado com a terra. Já tenho o trabalho todo desenhado na minha cabeça e a intenção é transformar em obra de arte o modo de vida daqueles que fazem do cultivo da uva, a sua vida. Agora é só ir para baixo dos parreirais e fotografar. A saber: Livros de minha autoria: “Bento Gonçalves em Foto Poesia”, 2010; “Amém, Bento Gonçalves – Igrejas e capelas desta terra”, 2012. E, em maio deste ano, será lançado o “Amazônia – Estradas d’água”.

Jornal Design | Serra 5


Nutricosméticos: as cápsulas de beleza Fernanda Godoy Farto | Nutricionista Se você leva uma alimentação equilibrada e mesmo assim apresenta algumas deficiências estéticas e está insatisfeita com isso, você é uma excelente candidata a fazer uso dos nutricosméticos, pois muitas vezes os danos são superiores a essas defesas e precisamos suplementar esses nutrientes para prevenir e até atenuar esse desequilíbrio estético. Sabendo disso, a indústria da beleza investiu na criação de pílulas nutricosméticas, ou seja, doses de vitaminas, minerais, aminoácidos, ácidos graxos e proteínas que visam repor possíveis deficiências causadoras de rugas, unhas fracas, queda de cabelo, flacidez, entre outros problemas estéticos.

As pílulas mostram seus efeitos depois de 60 dias de uso, mas o tratamento ideal é por três meses, período que o corpo precisa para assimilar os nutrientes. A exceção fica para as pílulas que protegem contra os raios solares e prolongam a cor que devem ser consumidas um mês antes e um mês após a exposição ao sol. Ao final do tratamento, interrompa o uso do produto e retome-o a cada três meses para manutenção. Mesmo fazendo uso dos nutricosméticos, siga com a alimentação equilibrada, exercícios físicos, tratamentos estéticos e cremes, pois eles não os substituem e para a melhor indicação consulte um nutricionista especialista em estética.

6 Jornal Design | Serra

Foto Divulgação

Veja então como esses nutricosméticos agem e obtenha os benefícios. Pílula antigordura: ajuda a acelerar o metabolismo e, assim, diminui medidas; Cabelo: melhora na queda de cabelo, mais brilho força e crescimento; Unha: melhora crescimento, resistência, manchas e descamação; Pele: reduz rugas, manchas e flacidez, potencialializando a renovação celular e aumentando o colágeno, proteína que dá resistência à pele, tornando a firme e elástica; Bronzeado e proteção solar: reforçam as suas defesas e aumentam a produção de melanina; Gordura localizada e celulite: previnem a retenção de líquido, acelera o metabolismo e faz a quebra de gordura;

vida


Queda de Cabelo Para várias pessoas, a queda de cabelo afeta a autoestima, diminui a aceitação social e muitas vezes o problema parece não ter solução. Evidências científicas atuais, mostram que a combinação de técnicas como fototerapia e intradermoterapia podem amenizar a queda e devolver a autoestima de quem sofre deste mal.

Clínica Harmonizar

Laser de Diodo “Padrão Ouro” para depilação definitiva. O laser elimina o pêlo porque sua energia é captada pela melanina que dá cor ao pêlo. O tratamento é eficaz em pêlos escuros e requer de seis a oito sessões para eliminação dos pêlos indesejados. Toxina Botulínica Indicada para corrigir linhas de expressão, a toxina botulínica é aplicada em regiões específicas onde aparecem marcas de expressão, impedindo a contração muscular que favorecem o aparecimento de rugas. Preenchimento com ácido hialurônico Consiste no preenchimento de rugas, aumento do volume e contorno dos lábios, olheiras e reposição da perda de volume. O resultado obtido é muito natural e pode durar por cerca de um ano. Peeling Químico Aplicação tópica de determinadas substâncias químicas capazes de provocar reações que vão desde uma leve descamação até a remoção da pele em diferentes graus. É capaz de corrigir as alterações do envelhecimento da pele, como linhas de expressão, melhora as rugas finas, acnes e manchas. Haverá descamação e troca de pele. Tem como objetivo a renovação da pele e estimulo de novo colágeno.

Foto Divulgação

Tratamento de acne ativa A combinação de tratamentos podem atingir resultados surpreendentes no tratamento da acne. A terapia fotodinâmica e peelings específicos promovem a renovação celular da pele e diminuição de inflamações.

Outono e inverno: as estações dos tratamentos de pele Peelings, lasers, preenchimentos: saiba por que agora é a melhor hora para fazê-los. A chegada do outono nos convida para os tratamentos estéticos direcionados à pele. As baixas temperaturas e a menor exposição solar favorecem os resultados de tratamentos específicos para manchas, estrias, rugas e linhas de expressão. Entre os tratamentos indicados para estas estações estão: Tratamentos de lesões pigmentadas (manchas de sol, de idade, sardas, etc.)

vida

O tratamento pode ser feito através de ácidos e aplicação de luz intensa pulsada. Seus resultados costumam ser visíveis e duradouros. Rejuvenescimento Facial – Estimulação do colágeno. Radiofrequência, Luz Intensa Pulsada, Laser Fracionado, Fototerapia, Dermaroller. Todas estas técnicas podem ser utilizadas no combate ao envelhecimento e rejuvenescimento facial. A partir do mês de março, já é possível dar início aos tratamentos faciais com segurança para você e sua pele.

Peeling de Diamante e Cristal Tipo de dermoabrasão que tem como função renovar a pele, auxiliar no clareamento de manchas, atenuar rugas finas, reduzir poros e facilitar a limpeza de pele. Indicado também para gestantes. Estrias novas e antigas A amenização de estrias também requer um tratamento combinado, específico para cada tipo de pele, idade e localização corporal da estria. Os tratamentos podem ser feitos através de lasers, radiofrequência, intra dermoterapia, peelings, entre outros. Aproveite esta estação para obter os resultados de tratamentos modernos e seguros. Lembre-se de buscar um profissional habilitado de sua confiança e que tenha o objetivo de devolver a funcionalidade da sua pele, acima de qualquer resultado estético. Nunca esqueça que cada pessoa é única, e cada pele deve ser avaliada e tratada de acordo com a necessidade. Nem sempre o tratamento que sua melhor amiga (o), vizinha (o) ou prima (o) fez, vai servir para você. Esteja atenta (o), investigue, busque informações reais sobre os tratamentos estéticos oferecidos. A sua pele merece cuidados especiais, assim como você!

Jornal Design | Serra 7


Foto Silvia Tonon

Princípios biológicos do treinamento físico - Parte I Sinara Gnoatto - Profissional de Educação Física - CREF 003574 Os princípios biológicos do treinamento físico são regras gerais, baseadas nas ciências biológicas e pedagógicas, que tem por finalidade melhorar ou manter a aptidão física. O treinamento físico é considerado um processo complexo ao qual um bom resultado depende da união de diversos fatores, que vão desde o domínio dos conhecimentos do conteúdo do treinamento, até a intuição e sensibilidade do profissional de Educação Física. Aplicando estes princípios há uma maior chance do aluno alcançar os resultados almejados. Caso um destes princípios seja desrespeitado perde-se o controle do treinamento e a eficácia dos resultados. Os princípios biológicos do treinamento físico são: Princípio da Conscientização Abrange não somente a prática do exercício em si, mas os verdadeiros motivos da sua realização. Desta forma, estando o aluno consciente dos motivos pelo qual treinará e os benefícios que o tipo de treinamento escolhido irá proporcionar, realizará os exercícios propostos com mais eficiência, obtendo resultados mais significativos. Princípio da Saúde O princípio da saúde indica que o exercício físico deve proporcionar saúde e qualidade de vida ao praticante. Exercício físico é toda atividade planejada, estruturada e repetitiva que tem por objetivo a melhoria e a manutenção de um ou mais componentes da aptidão física. Segundo a OMS, aptidão física é a capacidade de realizar trabalho muscular de maneira satisfatória, ou seja, realizar as atividades da vida diária com vigor, eficiência, reduzindo assim os riscos de doenças crônico-degenerativas. Estudiosos apontam dois componentes relacionados à aptidão física voltada para saúde: Aptidão cardiorrespiratória: capacidade de continuar (ou persistir em) tarefas extenuantes que envolvam, por períodos de tempo prolongados, grandes grupos musculares. Composição corporal: quantidade relativa de gor-

8 Jornal Design | Serra

dura corporal e massa magra. Aptidão músculo-esquelética: refere-se à flexibilidade, força e resistência muscular. Em alguns casos, o princípio da saúde não se aplica ao esporte de alto rendimento. Princípio da Individualidade Biológica “Cada indivíduo é um ser único, respondendo de forma diferente às cargas impostas pelo treinamento físico” (Guedes et al. 2008). A individualidade biológica refere-se às diferenças existentes entre as pessoas quanto à carga genética (genótipo) e as experiências adquiridas após o nascimento (fenótipo). Esses dois fatores terão influência na resposta às cargas de treinamento impostas. Sendo assim, um mesmo treinamento terá resposta diferente em cada indivíduo. Para o esporte de alto rendimento a genética é fator fundamental, uma vez que é ela quem vai determinar o tipo de fibra muscular, estatura e morfologia. Já na prática do exercício físico voltado para a saúde, também deve-se levar em conta outros fatores como objetivo, atividades diárias, disponibilidade de tempo, hábitos diários, aptidão física atual, etc., assim como identificar doenças hereditárias, como diabetes, cardiopatias, hipertensão e algumas formas de câncer. Em relação ao fenótipo, alguns dos fatores que interferem são: a carga intelectual, o treinamento físico, a alimentação diária, dentre outros. O profissional de Educação Física deve estar ciente deste princípio, a fim de indicar um programa individualizado, produtivo e seguro, que possibilite controlar todas as variáveis citadas acima. A avaliação física é a forma mais eficiente de obter os dados necessários para prescrição de um programa de treinamento adequado ao aluno. Princípio da Adaptação “O conceito adaptação é um modo de explicar como as entidades biológicas se modificam ao longo do tempo” (Guedes 2008, apud Pereira e Souza Jr, 2002). Situações estimuladoras provocam no organismo

uma série de reações fisiológicas que alteram seu equilíbrio homeostático causando, simultaneamente, outra série de reações como forma de resposta para restabelecer o equilíbrio. Se esses estímulos atuarem continuamente darão origem à reações diferentes. São elas: reações de alarme, reações de resistência e reação de exaustão. A reação de alarme acontece quando um estímulo intenso produz desequilíbrio ativando um conjunto de mecanismos e provocando diminuição na capacidade fisiológica do organismo. Ao término do estímulo, o organismo logo se recupera ultrapassando o nível de equilíbrio inicial (supercompensação), necessitando de um estímulo mais forte para causar novo desequilíbrio, ou seja, o organismo recebe um estímulo, se adapta à ele e progride. A reação de resistência é determinada pelo tempo em que o organismo deve resistir para suportar a carga imposta, e a reação de exaustão ocorre, geralmente, quando uma carga muito forte é aplicada e o organismo não suporta o estímulo por mais tempo. Existem três tipos de estímulos envolvidos nesta reação: Estímulo fraco: só excita, não quebra a homeostase; Estímulo forte: quebra a homeostase e permite adaptação (ideal); Estímulo muito forte: quebra a homeostase, porém, não permite adaptação, podendo levar à síndrome de overtraining (supertreinamento); Concluindo o tema, na próxima edição serão abordados outros princípios imprescindíveis para a eficiência do treinamento físico. Aguarde! Homeostase – estado de equilíbrio dinâmico.

Fone: (54) 3055.4491 www.phantomacademia.com.br

vida


Foto Divulgação

Um espaço vital para seu corpo e mente Com exclusividade para o Jornal Design, as especialistas da Espaço Vital, Cristiane Galelli e Fabiola Fabbris, falam sobre a sensação de dever cumprido trabalhando com a fisioterapia de reabilitação, os benefícios da fisioterapia para quem quer manter uma qualidade de vida, e ainda falam sobre o pilates, uma ótima prática para quem quer fortalecer a musculatura, melhorar o alongamento e concentração. Uma leitura imperdível para quem quer cuidar da saúde e da mente! Sobre Fisioterapia | Cristiane Galelli Jornal Design | Para quais casos de reabilitação a fisioterapia é indicada? Cristiane Galelli | A fisioterapia é indicada para as mais diversas necessidades, desde pessoas que sofreram alguma lesão como fratura, entorses, rupturas ligamentares e casos pré e pós-operatório, até fisioterapia respiratória. Ainda aqueles que encontram-se com uma doença crônica e necessitam de atenção permanente como artrite reumatóide, artrose. Também os que precisam tratar de desvios posturais, lesões por esforços repetitivos e todas as algias que possam acometer a coluna vertebral. Além disso, a fisioterapia também exerce papel importante na prevenção, tratando de pessoas que não apresentam nenhuma patologia e que desejam manter sua qualidade de vida. JD | Para a profissional de fisioterapia, qual a sensação de ver o progresso de um paciente em reabilitação? CG | É difícil traduzir em palavras; Acredito que é a melhor sensação de dever cumprido, objetivo alcançado. É um sentimento tão positivo que agrega satisfação a sua vida! E ao mesmo tempo te impulsiona e incentiva a querer mais, buscar mais. JD | Qual a importância da fisioterapia no processo de reabilitação? CG | A fisioterapia atua no processo de reabilitação física, visando qualidade de vida do indivíduo através da recuperação de suas funções. Para isso o tratamento fisioterápico utiliza diversos recursos terapêuticos que são escolhidos de acordo com os problemas do paciente. Podemos citar: eletroterapia (uso de aparelho para conter processos infamatórios e álgicos), estimulação de fibras musculares); Ci-

vida

nesioterapia (utiliza técnicas de mobilização passivas e exercícios terapêuticos); Termoterapia (trata através do calor); Crioterapia (trata pelo frio); Massoterapia e liberação miofascial (utilizada para relaxamento e liberação muscular). JD | Quais os princípios da fisioterapia? CG | Prevenção, reintegração, reabilitação, orientação, fisiologia, biomecânica, tratamento, pesquisa, recursos terapêuticos e ética. JD | Além de pessoas que precisam da fisioterapia para a reabilitação, para quem mais a fisioterapia é indicada? CG | Para pessoas que desejam manter sua qualidade de vida, trabalhando através da prevenção. Sobre Pilates | Fabiola Fabbris JD | Existem restrições para a prática do Pilates? EV | Não. Jovens, adultos, crianças, gestantes e idosos dispostos a estarem de bem com a vida e com seu corpo podem praticar. JD | Quais são os benefícios? FF | Melhora a postura e a resistência muscular; Promove saúde das articulações; Concentração e equilíbrio; Mudanças corporais e estéticas; Alívio de dores musculares; Melhora a coordenação motora; Autoconhecimento da capacidade cardiovascular e respiratória; Previne osteoporose e ajuda no aumento da densidade óssea nos casos de osteopenia e osteoporose; Recuperação de lesões: a prática de exercícios com o uso das camas com as molas apresenta baixa impacto, protegendo a articulação; Alívio do stress, promovendo o relaxamento, o bem-estar e elevando a autoestima; JD | O pilates É considerado um exercício físico?

FF | Sim, pois fortalece a musculatura, melhora o alongamento, a concentração, ou seja, previne e trata da saúde. JD | Existe um número de aulas máxima por semana? FF | Não existe. O ideal é de duas à três vezes por semana, onde se obtêm melhor resultado, mas também pode ser feito todos os dias. JD | Quais são os objetivos do pilates? FF | Melhora do condicionamento físico e mental que combina força, flexibilidade, coordenação, resistência, alinhamento, precisão e fluidez de movimentos. JD | Para as grávidas, o pilates pode ser um ótimo aliado? FF | Gestantes com a liberação do médico conseguem atingir todos os benefícios da prática, principalmente no que se relaciona á melhora da circulação e á eliminação de dores musculares, devido às alterações posturais. A prática geralmente acontece a partir do terceiro mês, onde a aluna adquire maior alongamento e equilíbrio na região da coluna, prevenindo as lombalgias, salvo aquelas que já praticam exercícios antes de engravidar. Grande parte das dores presentes na gravidez são ocasionadas pelo despreparo da musculatura para sustentar a carga gerada pelo aumento do ventre e dos seios. JD | Para quem quer começar a praticar pilates, é preciso algum preparo físico? FF | Não necessita, pois os exercícios são feitos conforme a capacidade do aluno e à medida que este melhora o condicionamento, aumenta-se a complexidade dos exercícios; sempre respeitando a individualidade de cada aluno.

Jornal Design | Serra 9


Foto Divulgação

Meu filho fala errado, e agora? Renata Veronese | Fonoaudióloga O desvio fonológico, caracterizado pela alteração no nível fonológico da linguagem, ou seja, comumente chamado de trocas de letras na fala, é um dos distúrbios fonoaudiológicos de maior ocorrência na população infantil. O desvio fonológico pode prejudicar os aspectos sociais e escolares da vida da criança se não diagnosticado e tratado no tempo adequado. O surgimento da linguagem expressiva ocorre durante os primeiros anos de vida da criança, período em que os fonemas (sons) são adquiridos e estabelecidos quanto às posições nas sílabas, nas palavras e de acordo com uma cronologia que é ao que parece similar para a maioria das crianças. Durante a aquisição fonológica, as crianças devem aprender quais os sons são usados na sua língua e de que maneira eles são organizados. Primeiro a criança produz sons isolados, após sílabas, palavras, organiza frases e por fim conta uma história com sequência lógica. O desenvolvimento fonológico implica a aquisição

10 Jornal Design | Serra

de um sistema de sons profundamente ligado ao crescimento global da criança em relação ao idioma e embora seja possível identificar tendências gerais, cada criança desenvolve sua linguagem de forma particular. A ordem de aquisição dos fonemas pela criança ocorre naturalmente de acordo com o grau de dificuldade. O último fonema a ser adquirido é o “r”, que tende a ser adquirido pela criança após os quatro anos. Este fonema é o último por que depende de um ato motor complexo que é a vibração de língua, assim como do posicionamento dentário e do fator ambiental (fala correta do “r” por pessoas do meio de convívio da criança). Os fonemas geralmente são adquiridos nesta ordem, porém a idade ilustrada para esta aquisição é apenas uma média. Muitas crianças conseguem pronunciar estes fonemas mais precocemente e sem dificuldades, enquanto outras demoram um pouco mais, apresentando certas dificuldades que devem ser trabalhadas de preferên-

cia antes da alfabetização. A criança deverá adquirir todos os fonemas até os quatro anos, no mais tardar quatro anos e meio. Aos cinco, se as trocas persistirem, já passa a ser considerada uma “patologia da fala”. Desta forma, fica evidente uma maior dificuldade no tratamento da fala. Por isso o ideal é iniciar a observação desta criança antes dos cinco anos, a fim de encaminhá-la a um fonoaudiólogo precocemente. Isto garantirá resultados mais satisfatórios, sem correr o risco de comprometer o aprendizado escolar. Portanto, se seu filho fala errado, procure orientações com um fonoaudiólogo o quanto antes. Veja a ordem de aquisição dos fonemas abaixo: • Plosivas: p, t, k, b, d, e g - 1ano/1 ano e 8 meses; • Nasais:  m, n e nh - até 2 anos; • Fricativas:  v, f, s, z, x, j - até 3 anos; • Líquidas:  l, R, lh, r - até 4 anos e 6 meses; 

vida


casa

Jornal Design | Serra 11


Salas cheias de personalidade

“Acredito sempre em intuição, você deve seguir o que lhe agrada, conforta e alegra, sem fórmulas ou padrões pré-estabelecidos.”

Fotos Arquivo Pessoal

Com muita personalidade e cor, os projetos da designer de interiores e mobiliário, Ana Maria Mouawad Queiroga encantam nossos olhos. Sempre com algum elemento sentimental, como frases de música nas paredes, tornam cada ambiente único e com a essência de quem mora. Seu ambiente de trabalho, o ateliê, fica na sua própria casa. Além disso, seu marido possui um estúdio de música, também em casa, o que traz muita inspiração e musicalidade em seus projetos. Com exclusividade para o Jornal Design, Ana Queiroga dá dicas super úteis para quem está projetando sua sala e quer deixar esse ambiente com um toque mais íntimo e aconchegante. Jornal Design | A sala é a grande alma da casa. Quais as suas dicas para quem quer montar a sala de um jeito alegre mas sem ficar poluído visualmente? Ana Queiroga | Acredito sempre em

12 Jornal Design | Serra

intuição, você deve seguir o que lhe agrada, conforta e alegra, sem fórmulas ou padrões pré-estabelecidos. Misturar elementos, torna o espaço muito mais rico e vivo, peças de design, aliadas à elementos rústicos, materiais brutos e outros de valor sentimental. Para mim, cor é fundamental, seja nas paredes ou nos móveis e objetos, numa base clara, enfim, a chance de errar é pequena. JD | Quais os primeiros passos no momento de projetar a sala? AQ | A disposição das elementos grandes, móveis e afins, para primeiro determinar as circulações do espaço, depois disso se pensa nas peças menores. Piso, iluminação e cores das paredes também são elementos que definem toda a pauta da sala. JD | O que inspira você para criar ambientes que tenham a real essência dos moradores?

casa


Sobre o projeto: Apartamento Vila Madalena, São Paulo. O morador já tinha um conceito bem definido na cabeça: morar em São Paulo com a sensação de estar em uma cidade praiana, com a sensação da brisa e do pé na areia. Para concretizar esse sonho, usamos dois ícones: a mureta da cidade de Santos, com seus círculos e afrescos, e criamos estruturas divisórias e de apoio, vazadas para a passagem de luz. Em segundo lugar o uso da pedra portuguesa presente nos calçadões de praia Brasil a fora foi utilizada como uma espécie de “tapete” formando nichos de convivência na sala e na cozinha, em contraponto com a madeira de demolição e o sonho tomou forma. AQ | Além do design, a música também é uma grande fonte de inspiração para mim. Letras, vozes, melodias e instrumentos me ajudam a dar mais vida às minhas criações. A natureza também me ajuda nesse processo, já que tenho grande paixão por plantas, flores e bichos.

Fotos Arquivo Pessoal

JD | Como você define seu trabalho? AQ | Acredito que meu trabalho pode ser definido como uma grande produção. Procuro criar cenários particulares com essência e que contem a história de quem vive ali, sempre colocando arte, cor, vida e música no ambiente. A combinação de elementos tem dado super certo e o resultado são espaços cheios de alegria.

Para mais informações, acesse: www.studiodaana.com.br

casa

Jornal Design | Serra 13


Fotos Divulgação

Enignum Canopy Bed

Enignum III Chair

Giro do Design Joseph Walsh Nascido no ano de 1979, em Co. Cork, Irlanda, Joseph Walsh foi apresentado ao serrote por seu avô aos oito anos. A partir daí não parou de usá-lo e a cada dia aumentava o desejo de criar. Cruzou o mundo – Estados Unidos, França, Finlândia, Alemanha, Japão e até Argentina, pesquisando técnicas de marcenaria e em 1999 abriu seu primeiro estúdio, no celeiro de batata, na fazenda de sua família, no qual contratou seu primeiro assistente. Já expôs na Galeria Nilufar, em Milão; no Pavilhão de Arte e Design, em Londres; no Design Miami Basel, na Suíça, entre outros. Seu design impressiona não somente pela técnica, mas pela habilidade de trabalhar com o material, utilizando de finas lâminas de madeira, manipulando-as e reconstruindo em formas livres e traços sinuosos, transformando as peças em objetos de arte. Um exemplo é a Enignum II, que levou dois anos para ser executada e um dia para ser vendida, na noite de abertura do Design Miami, em 2010, por 145 mil dólares. Para conhecer mais desse incrível trabalho acesse: www.josephwalshstudio.com

14 Jornal Design | Serra

Enignum Lounge Chair

casa


Fotos Divulgação

O designer usa finas camadas de madeira moldadas de forma escultural para projetar curvas perfeitas e orgânicas, que dão origem a um móvel contemporâneo e, ao mesmo tempo, atemporal.

Enignum Enignum I Console Table

Enignum III Chair Enignum II Chair

casa

Jornal Design | Serra 15


Uma visão jovem e engajada Ele é o presidente mais jovem da história do Sindmóveis. Graduado em Administração de Empresas e com MBA em Gestão Financeira, Auditoria e Controladoria pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Henrique Tecchio vem atuando em entidades empresariais de Bento Gonçalves desde 2008, quando foi diretor Internacional do CIC/BG, tendo sido presidente de 2010 a 2011. Na gestão da empresária Cátia Scarton frente ao Sindimóveis, vinha exercendo a função de vice-presidente. Em clima de Movelsul e com exlusivdade para o Jornal Design, Henrique Tecchio fala um pouco sobre os objetivos e desafios da diretoria à frente entidade, a visão sobre o atual momento do mercado moveleiro, a direção que esse mercado está tomando, e claro, a expectativa para a Movelsul 2014.

Foto Silvia Tonon

Sobre objetivos e desafios da diretoria à frente do Sindmóveis; A nova diretoria do Sindmóveis é formada por profissionais engajados e vem trabalhando não apenas nos preparativos para a Movelsul Brasil, mas também em ações de aproximação com o associado, a exemplo do comitê moveleiro criado recentemente com o intuito de implantar no Sindmóveis uma gestão mais participativa, em que as indústrias do polo contribuam ativamente na construção de soluções para o setor. Paralelamente aos preparativos para a 19ª edição da feira, cuidamos de outras questões importantes para a entidade e para o setor moveleiro. A construção de uma nova sede para o Sindmóveis com mais espaço e melhor estrutura para servir aos associados é um dos itens que integra nosso plano de gestão. Ademais, temos muito trabalho pela frente no que diz respeito à reestruturação da Casa Brasil, com o desenvolvimento de uma nova propos-

ta para a feira a partir de 2015, e vamos trabalhar com mais intensidade para melhorarmos nossa representatividade política na esfera federal, executando um trabalho mais proativo junto ao governo federal. Em síntese, todo o trabalho da diretoria terá como foco resgatar a união e a força que o polo moveleiro de Bento Gonçalves sempre teve. Sobre atual momento do mercado moveleiro; O polo moveleiro de Bento Gonçalves notadamente teve crescimento inferior à indústria de móveis do estado como um todo: 3% contra 13%, respectivamente. Mas é preciso salientar que os fatores para esse desempenho não são apenas mercadológicos. Se avaliarmos a produção industrial como um todo, também notamos um índice baixo. A economia brasileira fechou com um PIB reduzido e as perspectivas para este ano já são de crescimento menor. Nosso polo conta com a melhor

Luminária

PONTUAL SMD

W W W . A R T E T I L I CA . C OM.BR

16 Jornal Design | Serra

casa


Fotos Evandro Soares

“Em síntese, todo o trabalho da diretoria terá como foco resgatar a união e a força que o polo moveleiro de Bento Gonçalves sempre teve.”

tecnologia do mundo, a matéria-prima é adquirida praticamente dos mesmos fornecedores utilizados pelo restante da indústria moveleira do país. Por isso, o que necessitaremos é cada vez mais investimentos em qualificação, visando assim que nosso modelo de negócio migre de produto para serviços. O grande desafio está em manter um crescimento acima da média mesmo num cenário recessivo. Sobre Movelsul Brasil 2014; Em se tratando de uma das maiores feiras do mundo no segmento moveleiro, os desafios são muitos. Na última edição da feira, modificamos drasticamente a disposição dos expositores, segmentando-os por tipologia de produto – móveis para escritório; móveis em aço, ferro e para jardim (incluindo complementos); cozinhas, dormitórios, áreas de serviço e banho; cadeiras, copas, salas de estar e jantar (incluindo complementos); estofados e colchões;

casa

eletros e tapetes. Foi uma decisão assertiva e o expositor pode ter a certeza de que a entidade está trabalhando para melhorar os serviços oferecidos e qualificar ainda mais o público visitante. Manteremos a mesma fórmula, aprimorando-a e buscando nos aproximar ainda mais do ideal esperado pelo expositor. Em 2014, o esforço é no sentido de consolidar o novo modelo, trazendo os lançamentos das principais indústrias moveleiras nacionais. Sobre o mercado consumidor; A Movelsul Brasil vem trabalhando com foco na nova classe média desde sua edição passada, em 2012. As indústrias que também apostaram nesse novo mercado já estão percebendo resultados. Em 2013, as empresas de móveis populares foram as que mais cresceram no setor, enquanto que as fabricantes de planejados enfrentaram dificuldades para não fechar o ano no vermelho. A pesquisa encomendada pelo Sind-

móveis ao Instituto Data Popular serve como subsídio ao expositor e comprova o real crescimento do consumo dessa faixa da população, que representa atualmente 54% dos brasileiros. Em 2013, o gasto geral com mobiliário chegou a R$ 50 bilhões, sendo quase a metade, R$ 23 bilhões, somente da classe média. O instituto ainda apontou que 19 milhões de brasileiros da classe média desejam adquirir móveis neste ano. A feira, em março, deve pautar a oferta do varejo para o ano e reflete o momento do mercado.

planejamento da Casa Brasil iniciará logo após a Movelsul Brasil 2014 e não mediremos esforços e recursos a fim de promovermos em 2015 a melhor Casa Brasil de todos os tempos. Para ficar por dentro de todas as novidades do Sindmóveis acesse: www.sindmoveis.com.br

Sobre Casa Brasil 2015; A Casa Brasil, por ser uma feira diferenciada e que atende um público específico, necessita de uma atenção muito grande. Os mercados evoluem constantemente, por isso devemos ter a sensibilidade apurada para contemplar as melhores práticas e conseguir, principalmente, aliar o design a negócios – hoje, o maior desafio da feira. O

Jornal Design | Serra 17


Birdcage Rack | Punto Mobile

Poltrona da UNT Design foi premiada e manilhão do estúdio Ye Design recebeu menção honrosa. O Salão Design Movelsul Brasil 2014 divulgou nesta segunda-feira, dia 24, a listagem de premiações e menções honrosas desta edição. Entre os agraciados, dois estúdios de Bento Gonçalves foram destaque na modalidade Profissional. Os designers Leticia Ines Grisa e Tiago Zanotto, da UNT, levaram um dos dois prêmios concedidos na categoria Móveis para Sala de Estar e Jantar. Em uma situação inédita, os jurados consideraram que os dois produtos dessa categoria tinham os requisitos para premiação. Dessa forma, além dos bento-gonçalvenses, foi premiada uma mesa de autoria do designer Pedro Paulo Venzon Filho, de Erechim. Já os designers Leandro Gava, Muriele Vivian e Cintia de Castria, da Ye Design, receberam menção honrosa na categoria Iluminação. Projetada em 2013, a Poltrona Estaiada exalta a identidade brasileira através do trabalho na madeira, que sugere uma peça artesanal mesmo com sua fabricação em escala. Os cordões decorativos que estruturam a poltrona fornecem também elementos decorativos em cores variadas. Feita em madeira maciça, cordões de algodão e com almofadas de linho, a poltrona teve a aprovação unânime dos jurados. Já o Manilhão Moon, um puxador iluminado que agrega funcionalidade à estrutura de portas externas, funciona iluminando a fechadura em situações noturnas. A peça do estúdio Ye Design também foi criada no ano passado e funciona com lâmpadas de LED à pilha. A peça é feita a partir de Zamac e acrílico e pode ter acabamento cromado, dourado ou acetinado.

18 Jornal Design | Serra

A empresa Punto Mobile, de Garibaldi, recebeu distinções por dois produtos. A poltrona Op, com design de Vinícius Lopes Leite e Gabriela Tiemi Kuniyoshi, recebeu menção honrosa na categoria Móveis para Sala de Estar e Jantar. Também nesta categoria, o rack Birdcage, criação da empresa com o estúdio uruguaio Menini Nicola, foi o grande premiado. Ao todo, foram premiados 14 produtos de quatro países – Brasil, Argentina, Colômbia e Uruguai. Além das premiações em dinheiro, outros oito receberam menções honrosas e também foram concedidos os prêmios de Professor Orientador e Madeiras Alternativas. Formada por cinco profissionais do design, a comissão julgadora premiou os produtos que melhor expressaram o conceito de design democrático – no que diz respeito a uma linguagem clara e acessível ao entendimento de todos. Realizado há 25 anos pelo Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis), o prêmio Salão Design é o maior do gênero na América Latina, distribuindo R$ 175 mil e um selo exclusivo para uso nos produtos agraciados. O prêmio integra criatividade e inovação tecnológica à móveis e acessórios por meio do design, além de ser uma vitrine para o trabalho dos designers. Os projetos aprovados para a segunda etapa e que atenderam às condições do regulamento participarão da mostra do Salão Design, durante a Movelsul Brasil 2014, entre os dias 24 e 28 de março, em Bento Gonçalves. A listagem completa dos premiado está disponível no link: www.salaodesign.com.br/blog.

Fotos Carlos Ben

Serra tem empresas contempladas no Salão Design Movelsul Brasil

Manilhão | Ye Design

Poltrona Estaia | UNT Design

casa


casa

Jornal Design | Serra 19


Nosso

Objeto Design

Foto Carlos Ben

Poltrona Estaiada | UNT Design Projetada pela UNT Design, a Poltrona Estaiada possui uma identidade brasileira que transmite a beleza e a leveza de uma peça esculpida à mão, características que proporcionaram sua participação em diversas exposições, dentre elas a BRAZIL ART FAIR, em Miami, além de um prêmio no Salão Design Movelsul 2014.

20 Jornal Design | Serra

casa


Foto Carlos Ben

Mesa Moça | Pedro Paulo Venzon Filho Podendo ser usada tanto em ambientes externos quanto externos, a Mesa Moça foi produzida a partir de materiais de baixo custo e grande durabilidade. Em termos de linguagem, partiu-se de formas simples e primárias - o círculo e a reta - que trazem no bojo a familiaridade para o olhar e uma aproximação com o usuário. Assim, “Moça” sintetiza uma união entre a rigidez da madeira e do aço com as linhas que remetem à corporalidade, o que inaugura a leveza da peça.

casa

Jornal Design | Serra 21


Foto Divulgação Tumar

Ye Design Uma combinação de conhecimento industrial, criatividade e mercado. É desta forma que a Ye Design projeta seus produtos. Criando soluções para o mobiliário de forma estratégica, focada na inovação e na percepção de valor. Foto Divulgação Ye Design

Poltronas Pérola | Tumar

Mesa Lateral Trienale | Lazzari

Mesa Lateral Morsa Triangular | Lazzari

Fotos Divulgação Lazzari

Equipe Ye Design Cintia de Castria, Leandro Gava e Muriele Vivian

Base Jantar Araucária | Lazzari

22 Jornal Design | Serra

Base Jantar Trama | Lazzari

Mesa Centro e-fit Coleção Raizes | Lazzari

casa


Foto Divulgação Henn

A Ye Industrial Design, atua desde 2010 desenvolvendo soluções em design industrial para os segmentos moveleiro, de utilidades domésticas, de acessórios, entre outros. Possui uma equipe de designers multidisciplinar, com personalidade criativa e objetivos claros, focados no mercado e nos resultados.

Foto Divulgação Ye Design

Foto Carlos Ben

Foto Divulgação Tumar

Cozinha Modular Smart | Henn

Mesas Laterais Coral e Mesa de Centro Âmbar | Tumar

Puxador Moon, projeto que recebeu Menção Honrosa no concurso Salão Design

casa

Roupeiro e comoda Castelo Encantado | Imaza

Jornal Design | Serra 23


Fotos Studio Marta Manente

Projeto de estande com estilo por Marta Manente | Designer

24 Jornal Design | Serra

Para a feira ABIMAD que aconteceu em São Paulo no último mês, apresentamos um projeto que foi delineado a partir da assessoria mensal que prestamos à Estobel Estofados. Idealizado através de estratégias comerciais e de marketing, o projeto renovou conceitos e apresentou um novo estilo à marca. Isso tudo a partir de um novo posicionamento de marketing e campanha publicitária orientada pela nossa empresa, onde estilos de vida tornaram o foco para 2014. Esta nova campanha influenciou também no projeto da Estobel através de um estande aberto e fluído,

traduzindo essa nova dinâmica comercial de interação com o público. Elegante, pois foram apresentados ambientes de estar com os principais lançamentos em destaque. Como pano de fundo, longas cortinas de linho faziam a paginação juntamente com gigantes molduras de quadros e luminárias de piso desenhadas especialmente para este espaço. Foram apresentados em 300m2 de área, ambientes que transmitiam aconchego e intimidade, cada um de acordo com o estilo do estofado respeitando o mote Life + Style.

casa


Fotos Acervo Tumar

na Abimad A Tumar esteve presente na 17ª ABIMAD, a maior feira de alta decoração da América Latina. O estante Tumar apresentou a nova coleção de produtos, sempre atenta às tendências e inovações do mercado.

Sala de jantar composta por: poltronas Antônia, na cabeceira; cadeiras Jolie, nas laterais - ambas giratórias; base de mesa King em fibra de vidro com pintura automotiva; painéis componíveis decorativos em captonê.

A casa

A poltrona Metá, peça lançamento da feira, tem como diferencial a possibilidade de serem usadas duas peças juntas, já que ambas se complementam e formam uma namoradeira. Poltrona revestida em tecido com efeito Ombrè (ou degradê) cítrico, exclusivamente desenvolvido para Tumar.

A Linha Sonhos composta por cabeceiras de cama, de diversas opções de acabamentos e padronagens de cor. Através das cores quentes, o espaço transmite conforto e aconchego.

A Poltrona Dondolo (significa balanço italiano), veio para surpreender, proporcionar conforto e ao mesmo tempo estilo ao ambiente. Uma ótima solução para relaxar.

Jornal Design | Serra 25


Pólo de móveis, de design e de negócios Fotos Divulgação

por Juliana Desconsi | Designer

Bento Gonçalves recebe, durante a Movelsul Brasil 2014, alguns dos mais expressivos expoentes em mobiliário, sejam eles lançamentos de grandes indústrias, inovações de marcas promissoras ou criações de profissionais autônomos. Em comum, todos evidenciam a obrigatoriedade se conceber os produtos sob uma nova ótica – aquela que coloca o design como elemento diferenciador, e capaz de surpreender o mercado pela combinação de atrativos que oferece ao usuário. Por essa necessidade – validada pelo perfil do novo consumidor brasileiro, cada vez mais ávido por itens com valor agregado – é que diversas marcas têm direcionado seus investimentos no desenvolvimento de produtos com o suporte do design. Muitas encontram em escritórios especializados grandes aliados nessa missão de gerar negócios, aumentar vendas e rentabilidade comercial. A Intervento, em seus apenas três anos de atuação, já coleciona cases que exemplificam o sucesso dessa aliança construída através do design. As criações por nós assinadas têm rendido aos parceiros significativos resultados positivos – e surpreendentes para muitos que subestimavam o poder de retorno dessa ferramen-

26 Jornal Design | Serra

ta. Os ganhos aparecem tanto nos índices de participação de mercado como em termos de visibilidade. Em 2013, quatro projetos da Intervento receberam premiações em referenciados concursos – reconhecimento que contribui inegavelmente para o fortalecimento das marcas a eles associados. São conquistas que comprovam a eficiência e assertividade de colocar o design como elemento favorável no planejamento estratégico para o crescimento das empresas. Assim, quando uma marca assume o desafio de buscar mais competitividade para seus produtos, e mais valor agregado em sua assinatura, precisa considerar o desenvolvimento de produto como primordial. E, nesse propósito, investir no assessoramento de profissionais capacitados para tanto. Quando essas etapas anteriores são corretamente estruturadas e seguidas, a concretização do retorno é, seguramente, simples questão de tempo. Existem diversas modalidades e formatos de trabalho que se adaptam às condições e necessidades de cada perfil de empresa. Para conhecer as possibilidades e resultados, acesse: www.interventodesign.com.br, informe-se sobre nossas metodologias, abordagens e destaques do portfólio.

casa


FotosArquivo Pessoal

Artelana por Arteforma Arquitetura por Fabiane Brum e Tatiane Peruffo Grando A Artelana é uma empresa voltada para o mercado da decoração, com o objetivo de oferecer aos clientes e arquitetos uma grande variedade de produtos sofisticados e diferenciados que “vestem os ambientes”. O uso de persianas, tapetes e papel de parede, compõem o ambiente tornando-os aconchegantes e acolhedores. O projeto de interiores e de iluminação do ambiente define, normalmente, o tipo de produto a ser usado. As persianas trazem conforto térmico e visual com a diminuição do ofuscamento causado pelo excesso de luminosidade natural e oferecem proteção contra os efeitos nocivos dos raios ultravioletas que, em ambientes residenciais e comerciais, podem queimar e danificar pisos, móveis e tapetes. As cortinas e persianas não precisam preencher toda a parede, do piso ao teto, o ideal é que cubram apenas a superfície envidraçada. Existem muitos modelos, acabamentos e versões, podendo ser horizontais ou verticais, de madeira, alumínio, PVC ou tecido,

casa

das mais diversas cores, tamanhos e mecanismos de abertura e fechamentos. Para os quartos o ideal é escolher produtos que possuam maior nível de escurecimento, com tecidos blackout, porque deixa o cômodo mais escuro na hora de dormir. Da mesma forma que as persianas, a escolha do papel de parede significa a escolha de design e qualidade de vida. Não é a toa que americanos e europeus não dispensam o papel de parede para sua casa, pois ele proporciona conforto, aconchego e bem estar, fatores essenciais para quem procura descansar depois de um dia corrido e cansativo como os dias atuais, além de fácil aplicação e durabilidade do produto.

Jornal Design | Serra 27


Fotos Arquivo Pessoal

Castellar Lareiras Design elegante combinado com alto desempenho Com sede e showroom em Carlos Barbosa e com quatro revendedores no estado, a Castellar® é uma fabricante especializada em lareiras de alto desempenho e reconhecida pelo atendimento exclusivo desde o projeto até a instalação na casa ou ambiente de trabalho, seja em construção ou já prontos. Na constante busca do melhor desempenho de seus produtos, a Castellar®, através de sua diretoria prestigiou o “Progetto Fuoco”, uma feira que acontece a cada dois anos na cidade de Verona, na Itália, e é a principal exposição internacional de tecnologia para o uso de fontes de energia alternativas e renováveis. O resultado foi satisfatório e parcerias com empresas espanholas, italianas e alemães foram firmadas, com a finalidade de aprimorar a parte eletrônica. Assim, a Castellar® está desenvolvendo novas lareiras, respeitando normas internacionais de projeto e fabricação, e todas as futuras lareiras fabricadas pela empresa virão com a logomarca SCHOTT Robax® junto à da Castellar®, confirmando a parceria com a empresa Alemã. Para quem deseja estabelecer um estilo para sua casa, a Castellar® dispõe de diversos modelos com design elegante combinado com alto rendimento. Confira alguns dos diferenciais que fazem da empresa um expoente no segmento de aquecimento. Vidro cerâmico O vidro cerâmico utilizado pela Castellar® em suas

28 Jornal Design | Serra

lareiras é resistente à choques térmicos e altas temperaturas. Com apenas 4mm de espessura, o material suporta até cinco mil horas de exposição à 560°C. Por sua qualidade e grande resistência, além de ser perfeito para lareiras de alto desempenho, também é indicado para fornos, radiadores de calor, painéis de cobertura, dentre outros, disponível na loja de Carlos Barbosa. Vantagens do sistema Pelo seu fechamento com porta de vidro cerâmico (resistente ao calor), permite visualizar o fogo e, ao mesmo tempo, impede que caiam brazas ou cinzas no chão. Há um maior aproveitamento da queima da lenha e você não precisa apagar o fogo para sair de casa, pois o sistema é seguro. Por ter o sistema de ventilação aquecido, desumidifica os ambientes. Além disso, devido ao seu sistema de funcionamento, é muito mais fácil acender o fogo. Aquecimento para a casa inteira Com as lareiras convectoras é possível fazer a distribuição de ar quente de forma simultânea para outras dependências da casa além do local onde está instalada a lareira. Para isso é utilizado um sistema de distribuição de calor através de tubulações que ficam totalmente fora do alcance da visão.

casa


casa

Jornal Design | Serra 29


Fotos Eduardo Benini

Decorador de interiores: uma nova e rentável profissão A CRIART - Escola de Artes Decorativas, está com inscrições abertas para o curso profissionalizante de Decoração e Desenho de Interiores, em Bento Gonçalves. Com a duração de um ano letivo e conteúdo programático denso dividido entre Teoria de Decoração e Projetos de Interiores, o curso promove a colocação do aluno no mercado de trabalho de forma eficiente e rápida. O programa também atende às necessidades das pessoas que querem aprender a planejar os ambientes de suas próprias casas. O curso terá aulas uma vez por semana (todas as quintas feiras) e divide-se em Teorias da Decoração e Desenho e Projeto de Interiores. Nas aulas de Teorias da Decoração serão vistos conceitos estéticos, estudo de todos os elementos que compõem um ambiente, cortinas, tapetes, quadros, móveis, adornos, espelhos, técnicas de iluminação, composição de cores para decoração, materiais de revestimento, estudo de ambientes, estilos brasileiros e contemporâneos, entre outros. Simultaneamente às teorias, desevolvem-se as aulas de Desenho e Projeto de Interiores, com plantas baixas, vistas, cortes e desenho de perspectiva isométrica. No decorrer do curso o aluno é orientado de como proceder profissionalmente, aprendendo a realizar entrevistas com o cliente, formas de apresentar um orçamento, como fechar um contrato, etc. Aos concluintes

30 Jornal Design | Serra

do curso é fornecida uma credencial de trabalho e um certificado de conclusão, que leva registros da AEPERS, que é o órgão autorizado pela SEC - RS nomeador para reconhecimento do curso como profissionalizante livre, onde possibilita ao aluno a entrar em um mercado onde a remuneração se torna cada vez mais atrativa. A iniciativa é da CRIART, Escola de Artes Decorativas, com sede em Porto Alegre que há 44 anos vêm formando profissionais nesta área e, que frequentemente promove cursos no interior do Estado. As aulas são dirigidas à leigos, iniciantes, profissionais da área da cidade de Bento Gonçalves e região. Os alunos recebem no final do curso a carteira profissional e certificado de conclusão. Informações e matrículas: As aulas iniciam em março e as matrículas devem ser feitas na ZILÁ SPASSO DA ARTE, no L´América Shopping – Treze de Maio, 877, Sala 311/312. Contato 54 | 3055.4277 Mais Informações sobre a Escola e seus cursos: www.criart.com.br ou pelo fone 51 | 3225.3132

casa


Arrojado e inusitado Foto Abitat

O Restaurante Caldeira foi projetado a partir da ideia de criar espaços com clima intimista, desenvolvidos a partir de um design rústico e contemporâneo. O bar e restaurante ocupam o mesmo espaço, o que antecipa o clima de informalidade da casa. Os caixotes de feira reutilizados em uma decomposição geométrica avançando do balcão do bar em direção às mesas de jantar, buscam a interseção dos espaços. As mesas com ilustrações, poesias e receitas escritas pelos pais do proprietário, junto às cadeiras customizadas completam o ambiente. No pavimento superior, ainda se encontram mesas para casais que querem uma maior privacidade, além da brinquedoteca e dos toaletes. A loja não realizou apenas a execução do projeto mobiliário. Ao contratar a Abitat, o cliente não precisou se preocupar em procurar mão-de-obra, pois oferece a solução completa. Realizou os reparos e reformas necessárias, como a troca de piso, pintura, revestimentos em geral e luminotécnico, além da decoração com a fabricação de peças únicas e exclusivas. Conheça a Abitat Herny Hugo Dreher, 280 - Planalto Contato 54 | 3701.1216

Foto Silvia Tonon

Foto Silvia Tonon

Com uma abordagem rústica e contemporânea, a proposta totalmente personalizada apresentada ao Restaurante Caldeira combina o clima intimista e aconchegante, mas sem a divisão formal entre o restaurante e o bar. Localizado na rua Antônio Ducati, próximo ao hotel Dall’Onder Vittória, em Bento Gonçalves, e projetado em parceria entre a Abitat e a arquiteta Daiana Ida Cettolin Rosin, o Restaurante Caldeira foi pensado a partir da ideia de criar espaços com clima intimista, desenvolvidos a partir de um design rústico e contemporâneo. “A arquitetura não poderia ser tradicional e necessitaria de elementos alternativos”, resume o proprietário Rafael Caldeira. Na reforma da casa para o restaurante, foram modificados diversos ambientes, configurando espaços integrados, intimistas e com identidade. O primeiro deles é o lounge com sofá estampado e iluminação dramática, com luminárias fabricadas especialmente para o local.

casa

Jornal Design | Serra 31


Fotos Emerson Ribeiro

O lançamento do BOOK ARQUITETOS aconteceu na noite de 25 de fevereiro na Sapore e Piacere. Profissionais de Arquitetura e apoiadores confraternizaram a 4ª edição do Book, um projeto da AEARV | Associação dos Engenheiros e Arquitetos da Região dos Vinhedos.

32 Jornal Design | Serra

nossa obra


Vízia Óptica sempre preocupada com inovação no ramo ótico

Foto Divulgação

Uma solução para os usuários de multifocal que, com as lentes atuais, muitas vezes sentem sensação de flutuação na visão ao descer escadas, por exemplo. A Varilux S Series é uma lente especial que proporciona equilíbrio em movimento com amplo campo de visão.

A revolução tecnológica vem se destacando muito no ramo da informática, porém, no setor ótico também é vista como inovação constante. Em 2013 a fabricante Essilor, lançou a lente Varilux S Series. Essa lente traz solução para os usuários de multifocal que, com as lentes atuais, muitas vezes sentem sensação de flutuação na visão ao descer escadas, por exemplo. A Varilux S Series proporciona equilíbrio em movimento com amplo campo de visão. “Até hoje, mesmo as melhores lentes multifocais apresentam limitações ao usuário, a S Series quebra essa barreira e é capaz de oferecer muito mais: amplo campo de visão com baixo efeito de distorção”, explica o diretor da rede, Jamirton Benazzi. Fazendo parte dessa família, existe ainda a Varilux S 4D, uma lente classificada como “premium” em benefícios aos usuários de óculos de grau. estilo

Esta por sua vez só é possível ser feita através da medição do olho dominante, medido com o Visioffice. Essa lente revoluciona completamente o mundo das lentes personalizadas ao integrar o atributo tempo de resposta visual aos benefícios da lente. Pela primeira vez, o desenho de uma lente considera o olho dominador, identificado através do Visioffice com o novo dispositivo 4D. Para resumir os benefícios: Varilux S Series permite uma perfeita reprodução das imagens sem distorção. Varilux S 4D oferece como benefício esta visão absoluta, com foco imediato. Varilux S 4D só é possível de ser medida através da tecnologia empregada pelo aparelho Visioffice – hoje, localizado em três lojas da Vízia Óptica: Rua Marechal Deodoro, na Saldanha Marinho e na loja Vízia, de Garibaldi. Jornal Design | Serra 33


Fotos Divulgação

O

que vem por aí

utono/inverno 2014

O que você irá vestir na estação mais fria do ano? Nesta edição cito o que vem por aí e ganhará os looks das mais antenadas e estilosas. As temperaturas do outono/inverno 2014 prometem buscar referências no visual punk, nas formas volumosas, nos cortes esportivos e o excesso do barroco, numa referência mais sofisticada. Aqui, detalhes de brocados e bordados com pedrarias, além das franjas, que também aparecem nos acessórios. Os tricôs, trabalhados em pontos largos e com mais de um fio na trama, serão hits. Tecidos metalizados dão o toque glam no dia a dia. Outros tecidos, como o popeline, crepe, algodão, lã, crepe strech, organza, renda e jacquard, ganham destaque nas peças mais estilosas. O couro, um clássico da moda, aparece em vestidos, saias e jaquetas com um apelo mais feminino e menos sexy. Mas o tecido da vez, é o moletom. Teremos calças e blusas de moletom, em versões com tecidos sofisticados ou

34 Jornal Design | Serra

por Ricardo Rambo | Personal Stylist o tecido de moletom com bordados, ganhando as ruas. O moletom do outono/inverno 2014 será uma peça para todas as horas, e se ela for sofisticada, até para a balada. Outra peça que deve ganhar o gosto, são os macacões, item que virou paixão entre as fashionistas e tem seu destaque. As saias, são as peças da hora, com babados largos na barra ou com pregas, plissados ou godês. As calças aparecem tanto na versão bem justas, quanto com o corte amplo, como uma flair ou pantalona. E não poderia esquecer de citar os casacos, estes com referência esportiva, feitos com materiais nobres, em versões com couro e lã. E na paleta de cores, os grandes destaques serão o orquídea, vermelho, tons de branco, azul, laranja, verde, cinza e muito preto. O outono/inverno 2014 será fiel ao estilo austero e sofisticado com styling impecável. Ganha a rua, uma mulher elegante e com toques de sensualidade. E que venha o frio.

estilo


Fotos Divulgação

Descubra como você quer que o mundo lhe enxergue! por Gabriela Francio | Assessora de Moda

O que você escolhe para vestir sob o seu corpo quando acorda pela manhã, diz muito sobre como você se sente naquele determinado dia. Por mais simples e básico que seja o traje escolhido, ele pode traduzir muito a sua imagem para o mundo. Observe uma calça jeans e uma T-shirt, por exemplo, um semblante que a maioria das mulheres utilizam. O número de combinações que você pode utilizar com estas duas peças básicas são infinitas, porém, dependendo do que você escolher, pode passar uma mensagem diferente da que gostaria. Se você opta por um visual casual, por exemplo, pode-se combinar a T-shirt com uma calça estilo boyfriend e uma bela rasteirinha. Já se a sua opção é um visual sexy, adicione joias marcantes e um salto stiletto no seu look básico, e você partirá de simples para “uau” em um segundo. Para uma opção mais sofisticada, coloque um blazer por cima de sua camiseta e opte por um jeans com corte reto e um clássico sapato preto. Para um domingo

estilo

preguiçoso, a mesma camiseta básica e o mesmo jeans podem ser completados com um suéter confortável e uma simples sapatilha. Entendo que após uma longa semana de trabalho a última coisa que você deseja é tentar passar uma imagem perfeita enquanto vai ao supermercado, à padaria ou enquanto leva seus filhos brincarem no parquinho, mas o que eu quero dizer é que no segundo que você está escolhendo o que vestir para o seu dia, faça um esforço para achar algo que transforme seu visual. Isso não irá penas lhe dar mais confiança para começar o dia, mas também preparará você para encarar o que vem pela frente. Você pode achar que um jeans e uma básica T-shirt são peças de apenas um estilo de uso, mas o mais simples dos trajes pode dizer muita coisa sobre sua personalidade. O segredo de passar uma imagem adequada está na facilidade desta tarefa. Não é necessário se esforçar para mostrar ao mundo quem você é, ele enxerga isso por conta própria. Apenas adicione pequenos detalhes, estes sempre podem causar grande diferença.

Jornal Design | Serra 35


Fotos Silvana Aibel

LEG’S - Dapieve Atelier Um novo estilo para sua festa Há mais de oito anos em Bento Gonçalves, a LEG´S se destaca cada vez mais no segmento de moda festa e casual. Convicta de que a moda está em constante transformação, a equipe prima sempre pelo bom gosto e qualidade dos produtos, os quais são selecionados com muito carinho, técnica e cuidado. A proprietária Glauciane Dapieve, inserida no ramo da moda desde seus 12 anos de idade, faz parte de uma família com tradição de mais de 40 anos neste ramo. “Bom gosto não se desenvolve com facilidade, é um dom que pode ser melhorado com o tempo”, afirma Glauciane, que se mantém sempre atualizada às tendências além de possuir conhecimento técnico, adquirido através de sua graduação em moda. Ocasiões como casamentos, formaturas, 15 anos e demais festas importantes pedem um traje muito

especial, que além de lindos e adequados para cada estilo, devem estar de acordo com as tendências da estação. Por isso, além de vestidos especialmente selecionados e pronta entrega, a loja agora é também Atelier. Sob a denominação DAPIEVE Atelier, a LEG’S está suprindo uma necessidade antiga de suas clientes no segmento Noivas e Festas, com modelos exclusivos e sob medida. Para tanto, foi necessária a mudança de endereço, partindo para um espaço próprio, que foi projetado objetivando conciliar os dois segmentos e proporcionando o maior conforto possível. A Leg’s e Dapieve Atelier estão situados na Rua Marques de Souza, 214, Bairro São Francisco (próximo ao antigo posto Tegon Valenti). Venha nos visitar, será um prazer recebê-la!

100A 95A 75A

25A 5A 0A

36 Jornal Design | Serra cartao_jornal

estilo


Os Foto Divulgação

segredos e temperos dos chefs da região

estilo

Jornal Design | Serra 37


Foto Arquivo Pessoal

Fotos Divulgação

Com exclusividade para o Jornal Design, alguns dos principais Chefs de Cozinha de nossa região, contam quais são os Segredos e Temperos de uma boa Culinária.

Os segredos e temperos de uma boa culinária

Foto Zéto Telöken Fotografia

por Márcia Dalla Chiesa

38 Jornal Design | Serra

Algumas receitas iniciam muito cedo. Elas vêm com ingredientes que misturam sabor de infância, cozinha de mãe, raspa de panela, dedos lambuzados... Foi assim que aconteceu pra mim: muito transitei quando criança pelas receitas divertidas dos biscoitos que minha babá fazia comigo e meus irmãos. E claro, mesmo com o tempo passando, penso que o nosso dom maior sempre fala mais alto. Fui colocando a colher em receitas muito mais elaboradas e percebendo que o universo gastronômico era mesmo a paixão da minha vida. Não acredito em uma receita pronta de sucesso. Muito mais do que medidas precisas, técnicas apuradas, ingredientes importados, acredito nas comidi-

nhas afetivas, que levam como item principal a gente gostar do que está fazendo. Para mim, o segredo está em perceber com sensibilidade e antecipar como um sabor - resultado de uma combinação inusitada ou de uma mistura tradicional - pode surpreender o paladar das pessoas e gerar momentos de grande satisfação. Sempre fui autodidata e penso que é fundamental validar a importância do “colocar a mão na massa” quando o assunto é sucesso em termos de culinária. Claro que também há que se ter sintonia com o que acontece pelo mundo e isso, não foca só gastronomia, já que temperos e sabores, permeiam muito mais do que panelas, na minha opinião, passam por cultura, arte, moda e tendências de comportamento.

estilo


Fotos Divulgação

Os segredos e temperos de uma boa culinária por Valnil Júnior

Foto Silvana Aibel

“Para este chef, cozinhar é simplesmente fazer o comensal se sentir em casa, não importa em que lugar do mundo ele estiver”. Esta frase provavelmente não é minha, devo ter lido em algum lugar, mas se encaixa perfeitamente no meu conceito de cozinha. Sentir um aroma familiar, saborear um gosto caseiro que lembra a casa da Mama ou da Nona naquele perfeito leve clima de nostalgia, restaurar-se e voltar ao trabalho. Sim, voltar ao trabalho, algo difícil hoje em dia, já que todo mundo busca um resultado fácil e imediato. Na cozinha não, o trabalho tem etapas a serem respeitadas e o tempo é senhor, tudo tem seu tempo. Diz-se que com ingredientes de boa qualidade, qualquer um pode cozinhar, e é verdade, mas nem o melhor chef do mundo dá jeito quando são de qualidade baixa.

estilo

Respeitar os insumos, sua época e sua pertinência e suas características principais: parcimônia, paciência e sabor. No restaurante Estrada Velha, busco tudo isso e mais, tento resgatar a cozinha do imigrante, talhada nas dificuldades e no improviso; também a cozinha gaúcha, rica em história e um pouco da cozinha brasileira, como se fosse um exercício de lembrar dos sabores da minha jornada até aqui, pincelada em cada prato, em cada garfada. Não podemos esquecer que um bom cozinheiro tem de ser obrigatoriamente “bom de garfo”, sim, temos que experimentar tudo e literalmente gostar de comer e de beber também, é claro. Um ambiente agradável, um aroma sutil e marcante, um sabor nostálgico, uma comida quentinha, falta apenas um bom vinho, “ma Dio”! estamos na terra do vinho, então não falta nada, bom apetite!

Jornal Design | Serra 39


Os segredos e temperos de uma boa culinária

Fotos Divulgação

por Janete Maria Canello

40 Jornal Design | Serra

Além da profissão de cozinheiro, muitas pessoas usam a cozinha como uma ferramenta para deixar o stress de lado, como hobby ou simplesmente pelo prazer de fazer bons pratos. Em todos os casos, “os cozinheiros” têm seus segredos. Ervas e especiarias, além de sabor e cor aos alimentos, sempre dão um toque muito especial e pessoal ao prato. Elas podem aguçar novas descobertas no paladar, ressaltar o aroma de pratos e fazer a diferença entre um cozinheiro e outro - por isso o tempero de uma receita é muitas vezes guardado a sete chaves Uma erva bastante utilizada em massas e molhos, o manjericão, é muitas vezes, esquecido nas saladas. Vale a pena usar esse condimento com mais frequência por ser considerado um compos-

to que ajuda na digestão. Uma receita saudável e saborosa, que usa o manjericão, é o molho pesto. Essa é uma combinação muito saudável, porque junta o manjericão, que é digestivo, azeite, que é antioxidante e ainda pode ser usada a castanha-do-pará, que também é antioxidante. Mas, além de serem usadas para imprimir um toque especial à uma comida, as ervas estão ganhando novos papéis em receitas.As folhas se tornam ingredientes em saladas e sobremesas e são matéria-prima para sorvetes e bebidas. Ainda servem para aguçar o olfato durante as refeições. Basta inalar o perfume de uma erva para nos sentirmos transportados para o campo. As ervas deixam receitas mais saborosas, desprendem sabores, sensações e espalham perfumes.

estilo


Foto Divulgação

Os segredos e temperos de uma boa culinária por Idana Spassini

Foto Arquivo Pessoal

As ervas aromáticas são um recurso excelente na gastronomia, deixam qualquer prato mais saboroso e perfumado. Não é por nada que algumas combinações parecem que nasceram umas para as outras, como por exemplo, manjericão com tomate, orégano com queijos,... Saber como harmonizá-las com outros ingredientes é fundamental e ,aí é que fica a dúvida. Como usá-las? Utilizar ervas frescas e de boa procedência é sempre a melhor opção. Deve-se lembrar que o cozimento extrai o máximo de sabor delas e por isso deve-se usá-las com parcimônia até você pegar o jeito. Existem algumas combinações de ervas que são clássicas da cozinha francesa, muito utilizadas em caldos e molhos,seguem alguns exemplos. Bouquet garni: Conjunto de ervas feito com talos de salsa, salsão, funcho, tomilho, folhas de alho-poró e louro, unidos em maço com um barbante. Excelente para caldos. Cebola piquée: Uma cebola descascada cortada pela metade, com dois

estilo

cravos e uma folha de louro (de preferência fresca) incrustrados nela.Ótima para os molhos brancos. Mirepoix: É o resultado da mistura de 50% de cebola, 25% de cenoura, 25% de salsão e 25% de alho-poró cortados de maneira uniforme. Coloque todos os ingredientes em uma panela com água fria. Use em caldos e molhos. Sachet d´épices: Geralmente os temperos utilizados são pimenta-do-reino preta em grãos, folha de louro, tomilho, cravo e dente de alho com casca. Use como base um filtro de café de papel, coloque os temperos dentro e amarre com um barbante de um tamanho razoável e deixe a ponta para fora da panela. Assim que levantar fervura, fica fácil retirar da panela.Ideal para um brodo delicioso. A minha dica: Você ainda pode congelar as ervas de sua preferência com azeite de oliva ou manteiga sem sal derretida,colocar em forminhas de gelo, cobertas com filme plástico e assim você terá tempero pronto a qualquer hora, é só colocar na panela!

Jornal Design | Serra 41


Confira alguns cursos e datas Massas e Recheios Terças-feiras, a partir das 19h Início em 11.03.2014 Eles na Cozinha Terças-feiras, a partir das 19h Início em 08.04.2014 Elas na Cozinha Terças-feiras, a partir das 19h Início em 06.05.2014 Peixes e Frutos do Mar Terças-feiras, a partir das 19h Início em 03.06.2014

Alunos do curso Massas, Recheios e Molhos 2013

Gastronomia: aprenda os truques do Chef Abertas as inscrições para os cursos do Armazém das Conservas em 2014.

42 Jornal Design | Serra

nomia, basta gostar de cozinhar”, afirma Lorenzo. O aluno recebe uma apostila com as fichas técnicas, avental personalizado e é claro, degusta todos os pratos desenvolvidos por ele mesmo ao termino de cada aula. O primeiro curso do ano - Massas, Molhos e Recheios, possibilita que o aluno desenvolva molhos variados, técnicas de fermentação, bem como a elaboração de algumas massas e seus recheios, como por exemplo, o famoso calzone do Armazem das Coservas. Com o objetivo de desenvolver técnicas diversificadas, os cursos Eles na Cozinha e Elas na Cozinha, ensinam desde saladas elaboradas, molhos clássicos da cozinha, métodos de cocção (cozimento) de carnes brancas e vermelhas, até bases de panificação. E a grande novidade deste ano é o curso Peixes e Frutos do Mar, onde o aluno poderá aprender a elaborar diferentes técnicas de cocção, molhos e acompanhamentos. Para o primeiro semestre do 2014, os cursos são variados e atendem a diversos públicos. A relação completa, com todas as informações das aulas está no site: www.armazemdasconservas.com.br

Fotos Arquivo Pessoal

A qualidade dos molhos, pizzas artesanais, calzones e pratos prontos do Armazém das Conservas está conquistando cada vez mais paladares em Bento Gonçalves e região. Além disso, o Armazém das Conservas proporciona aos seus clientes uma grande variedade de ingredientes, especiarias e utensílios para quem aprecia e valoriza a gastronomia. É por esse propósito que, há mais de dois anos, a loja oferece cursos gastronômicos aos seus clientes. O chef de cozinha Lorenzo Cavallet, bacharel em gastronomia pela UVIVALI - SC, com aperfeiçoamento em cozinha internacional pela UCS - ICIF e em cozinha italiana pelo instituto Alberguiero de Rovereto (Itália), ministra os cursos. Com mais de quatro anos de experiência em docência, Lorenzo afirma: “O objetivo do curso não é ensinar receitas, mas sim desenvolver as técnicas para os preparos”. Cursos de três encontros, com duração de aproximadamente três horas e turmas com poucos participantes, o intuito é de privilegiar o aprendizado e interação direta no preparo das receitas, com o olhar atento do professor. Podem participar tanto homens quanto mulheres. “Não é necessário ter conhecimento prévio de gastro-

estilo


Foto Divul gação

Meu roteiro de viagem Nova Zelândia por Ana Paula S. Ciota através da Bex Intercâmbios

A

Muita gente se prepara para que um dia, finalmente, consiga ir para o exterior, mas sempre tem medo de como será. Para mim não foi diferente. O fato é que, o maior vilão a ser vencido sempre será o medo. Viajei sozinha, embarquei para um lugar desconhecido onde passaria meus próximos 90 dias estudando inglês: Auckland, na Nova Zelândia. O que tenho a falar sobre tudo isso? Somente que foram três meses inesquecíveis. A cidade é incrível e os habitantes mais ainda!

Quanto ao lazer, se você gosta de se aventurar, a Nova Zelândia é o lugar. Para onde você olhar pode encontrar alguma atividade “radical”. Bungee jump, skydiving e rafting são algumas das atividades mais procuradas por lá. Uma dica é viajar até Rotorua, uma pequena cidade há quatro horas de Auckland, que reúne todas as atividades possíveis e ainda tem nascentes de água quente. As praias são paradisíacas, e encontradas por todas as partes. Na Nova Zelândia tudo é natural, o verde está presente em tudo. As cidades são cheias de parques, todos muito bem cuidados.

D Fotos Arquivo Pessoal

Morei os 90 dias em uma homestay com uma senhora nativa da Nova Zelândia e seu marido, um senhor holandês. Confesso que eles não eram “calorosos” como os brasileiros, mas tive uma ótima estadia. Um sonho realizado, uma experiência inexplicável que com certeza indico e farei tantas vezes mais forem possíveis.

estilo

Na parte principal da cidade, a Queen Street, são encontradas as principais lojas e também diversos restaurantes com cardápios que podem variar entre comida indiana, tailandesa, coreana, japonesa, e por aí vai. A parte principal da viagem, os estudos, foram muito proveitosos. Eram quatro horas de aula por dia com professores exigentes, mas ao mesmo tempo muito receptivos. As turmas eram divididas de acordo com o nível de aprendizagem de cada aluno. À tarde, viagens e passeios eram feitos integrando todos os alunos.

W

Jornal Design | Serra 43


Imagem Divulgação

Traduções Caroline Carraro Michelon | Tradutora Juramentada Devido à posição única do Brasil no mundo, representando a América Latina, e concentrando as maiores empresas mundiais, há a necessidade de se comunicar principalmente em Inglês e Espanhol, além de outros idiomas. Isso faz com que a maioria das empresas brasileiras ou multinacionais que aqui estão tenham, em algum momento, de trabalhar com documentos que estão em idiomas diferentes do português, surgindo então a necessidade e a importância da tradução de um texto escrito em uma língua estrangeira para o português, da versão (do português para um idioma estrangeiro) e da interpretação (tradução de discursos orais, feita em tempo real, de forma simultânea ou consecutiva às falas do orador). Ao se deparar com um texto em um idioma estrangeiro, o primeiro impulso que se tem é perguntar para alguém que está estudando o idioma se pode fazer a tradução, ou até mesmo para um professor. Muitas vezes dá certo, outras não, pois ser professor de idiomas

44 Jornal Design | Serra

é tão diferente de ser tradutor, como ser engenheiro mecânico é diferente de ser engenheiro civil. O melhor é entrar em contato com um profissional da área de tradução. Eventos como a Copa do Mundo de 2014, Olimpíadas de 2016 e grandes feiras como a Movelsul, aumentam a necessidade da adequação de materiais empresariais para outros idiomas, bem como a necessidade de profissionais que atuem como intérpretes. Alguns serviços da área de tradução: • Tradução e versão de textos simples e técnicos; • Tradução oficial (juramentada) de documentos (com fé pública e realizada por profissionais compromissados junto à JUCERGS); • Tradução simultânea; • Intérprete para tradução simultânea e consecutiva; • Recepcionista bilíngue; • Revisão de textos;

estilo


Foto Divulgação

Sustentabilidade, economia e design Roger Twardowski O novo lançamento da VW, o UP prioriza muito a questão economia, em um carro que se destaca por um design sóbrio e compacto, com espaço interno invejável.

estilo

Vivemos em um momento dedicado à sustentabilidade na indústria automobilística. Em países como EUA e Europa, os carros híbridos ganham notório espaço nas ruas, motivando com isso, uma economia severa de combustíveis e diminuindo consideravelmente a emissão de gases tóxicos. O design dos carros, aliado à tecnologia que cada vez mais se integra ao nosso dia a dia, faz com que a sustentabilidade comece a ser parte importante na hora de comprar um carro novo. No Brasil, ainda temos poucos carros híbridos, e os impostos sobre os mesmos, é algo ultrajante. Ter um carro elétrico, somente para poucos. Mas a indústria brasileira está começando a fabricar, e até mesmo a importar carros com um design cada vez mais interessante e uma tecnologia que não deixa nada a desejar.

Mas a VW, é uma dessas empresas que vem despontando em criar design, vinculado à um carro econômico, e com um design cada vez mais arrojado. Já em 2013 a VW lançou o motor com a tecnologia bluemotion. Uma mecânica de três cilindros, com 82 CV e com 12 válvulas, o que significa um veículo com menos emissão de gases, maior potência e maior sustentabilidade. O novo lançamento da VW, o UP, trás a mesma mecânica, priorizando muito a questão economia, em um carro que se destaca por um design sóbrio e compacto, com espaço interno invejável. No Brasil estamos vivenciando novamente, um volume de lançamentos de automóveis compactos que tem todas essas características. Afinal, o futuro neste mercado nos condiciona a esses três pontos: sustentabilidade, economia e design.

Jornal Design | Serra 45


Social

Roberson Da Fré, Iomara Troian, Leila Pompermayer e Raphaella Pompermayer, no Viverone Café Boutique

Roberta Franzem e Henrique Peroni curtindo a agradável noite, na Abitat

Elise Di Bernardo e Anderson Pereira, em bela recepção da Abitat, no evento Jantar sob as Estrelas

A arquiteta Iomara Troian, em evento do Book

Fotos Divulgação

Foto Emerson Ribeiro

Foto Emerson Ribeiro

Foto Emerson Ribeiro

Erika Di Bernardo e Rodrigo Appel prestigiando o evento Jantar sob as Estrelas, na Abitat

Equipe Panambra coordenada por Vicente Miranda, comemorando o sucesso do café da manhã do lançamento da Volkswagen, UP

A direção da Apamea, do Colégio Aparecida, recepcionando os alunos com muita diversão na volta às aulas

46 Jornal Design | Serra

A linda Ana Paula Braghini no lançamento do Book Arquitetos

As arquitetas Sinara Nichetti e Cassiane Lotes curtindo o ambiente de lançamento do Book Arquitetos

estilo


Foto Emerson Ribeiro

Foto Emerson Ribeiro

Cenira Mazzotti em noite agradável no Sapore & Piacere

Viviane Somacal, Adriana Peccin e Roberson Da Fré prestigiando o belo evento da AEARV

Arquitetas Ana Paula Braghini, Mônica Ferrari e Daiana Cettolin Rosin, no evento do Book Arquitetos

Cintia Guerra Pagot, Janete Lopes e Rejane Cobalchini Damasio, parceiras da AEARV no Book Arquitetos

Foto

Foto Gilmar Gomes

Prefeito Guilherme Pasin foi recebido pelo prefeito de Porto Alegre, José Fortunatti

Foto Gilmar Gomes

Foto Gilmar Gomes

Familia Giordani no barracão da escola: Leonardo Giordani, Andreia Zucchi Giordani, Leonel Giordani, Paulina Giordani, Susana Giordani e Clacir Rasador

Foto Gilmar Gomes

Rosa, Vanessa e Sandra da Anna Scotta em evento de lançamento do Book Arquitetos

Manuelle Nicola

Valquíria Sfredo, Cassiane Lotes e Sinara Nichetti, arquitetas presentes no Book Arquitetos

A escola Embaixadores do Ritmo contagiou à todos durante desfile que contou a história da Maria Fumaça em seu enredo

estilo

Andreia Zucchi Giordani, gerente da Giordani, desfilando na ala dos imigrantes

Imperatriz da Fenavinho, Kelly Scanagatta, ganhou destaque na avenida

Jornal Design | Serra 47


Jornal Design | Edição 34  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you