Sem novo piso, professores de Mossoró iniciam a greve
>> Aulas da rede municipal ficam comprometidas a partir desta quinta-feira, 23, com a paralisação da categoria. Prefeito Allyson não acenou para cumprir a lei do piso salarial do Magistério. MOSSORÓ 3
TRAGÉDIA
Número de pessoas desaparecidas após as chuvas ocorridas no litoral paulista cresce a toda hora. São mais de mil desebrigados em São Sebastião. PRINCIPAL 8
ESPORTE
Governo vai adiar lei do saneamento para aliviar os municípios
Maioria das cidades brasileiras não conta com rede de esgotamento sanitário. PRINCIPAL 3
NESTA EDIÇÃO [ 16 PÁGINAS]
OPINIÃO P2
POLÍTICA P3
CÉSAR SANTOS P5
GERAIS/OPINIÃO P6
BRASIL/MUNDO P8
CADERNOS
MOSSORÓ/ESTADO P1 A 8
Campanha será lançada domingo em Mossoró
Pela terceira vez, a fome é tema central da Campanha da Fraternidade. Diocese de Mossoró lançará no domingo. MOSSORÓ 1
Mercado eleva projeção da inflação para 5,89%
Previsão para este ano está acima do teto da meta de inflação que deve ser perseguida pelo Banco Central. PRINCIPAL 6
NOVO TÉCNICO AFIRMA QUE TRANSIÇÃO FOI COMO PLANEJADO
ESPORTES 6
DECISÃO DO STF
SOBRE FPM
ALIVIA COFRES DAS PREFEITURAS
CÉSAR SANTOS 5
PESQUISA COLOCA MOSSORÓ ENTRE AS CIDADES VIOLENTAS
SEGURANÇA 5
CIANO MAGNTA AMARELO PRETO
@defato_rn /jornaldefatorn @jornaldefato
MOSSORÓ (RN), QUINTA-FEIRA, 23 DE FEVEREIRO DE 2023 | EDIÇÃO 6.596 – ANO XXIII | R$ 2,00
Meia Márcio Mossoró, técnico Júnior Câmara e o presidente do Potiguar, Djalma Júnior
Rovena Rosa João Gilberto - ALRN
ESPAÇO JORNALISTA MARTINS DE VASCONCELOS
Organização: CLAUDER ARCANJO
CONTATO IMEDIATO MOSSOROENSE
João e Marcos caminhavam em direção às suas casas e iam debatendo sobre OVNIs (Objetos Voadores Não Identificados). Surpreendentemente, alguns desses objetos voadores apareceram no espaço aéreo dos Estados Unidos e, também, da China, poucos dias atrás. Durante o diálogo entre eles, Marcos pressentiu que ele e João estavam sendo seguidos.
Os dois homens eram amigos de infância e colegas de trabalho. Ambos labutavam num restaurante, no turno da noite, próximo ao Cemitério do centro da cidade. Assim, quando saíram do turno, já passava da meia-noite. As ruas do entorno estavam bastante desertas, embora fosse aquele um dia útil.
Durante o percurso, Marcos olhou para seu amigo e falou:
— Estou sentindo que tem algo seguindo a gente, João, isso desde o instante que saímos do restaurante. Não sei o porquê, mas estou com essa estranha sensação!
Depois de ter falado sobre seus pressentimentos ao amigo, Marcos se virou e olhou para trás, na tentativa de ver alguma coisa. Após ter conferido que nada estava atrás deles, ele ainda realizou uma vistoria complementar ao redor. Quando estavam para atravessar uma avenida e subir a calçada da praça do Teatro Municipal Dixhuit Rosado, Marcos exclamou ao amigo:
— Vixe! Está tudo no escuro aqui! E essa ventania? As palmeiras estão todas se balançando muito, João! Parece que vão
arriar! E, veja, as luzes dos postes da praça se encontram apagadas.
João olhou ao seu redor e viu que as árvores pareciam dançar sob o som dos fortes ventos daquela noite.
Quando Marcos parou de falar, seu amigo João argumen-
tou:
— Deixe de assombro, homem! Mas, falando desse negó-
cio de objetos voadores não identificados, eu penso que nossa galáxia é muito grande para só existir vida apenas no nosso planeta! Sei lá! Não acha, não? Porém, essas coisas de OVNIs, homem, geralmente só aparecem para as bandas dos Estados Unidos! Se é que é verdade, não é!? Em seguida, João, finalizando a conversa ao mesmo tempo
em que apontava na direção por onde queria que eles fossem passar, disse:
— Vamos por ali pela lateral das escadas.
No instante que eles dobraram a lateral do teatro, João e Marcos, ficaram estupefatos com o que viram: diferentemente da frente da praça, onde tudo estava às escuras, e ventando bastante, na lateral por onde eles
iam passar, havia muita luz e calor. E, acima deles, puderam avistar um OVNI pairando no ar, acima das árvores. Com os olhos arregalados, João viu surgir, lentamente, por detrás de uma das colunas do teatro, uma forma estranha, nada parecido com o que ele tivesse visto antes. Ela se assemelhava a uma criatura extraterrestre...
DIREÇÃO GERAL: César Santos DIRETOR DE REDAÇÃO: César Santos GERENTE ADMINISTRATIVA: Ângela Karina DEP. DE ASSINATURAS: Alvanir Carlos www.defato.com E-MAIL: redacao@defato.com TWITTER: @jornaldefato_rn | REDAÇÃO E OFICINAS: SEDE: Avenida Rio Branco, 2203, Centro, Mossoró-RN – CEP: 59.063-160 TELEFONES: (084) 99836-5320 (Mossoró) | COMERCIAL/ASSINATURAS: (84) 99956-4810 - (84) 99485-3685 AS COLUNAS E MATÉRIAS ASSINADAS SÃO DE RESPONSABILIDADE DE SEUS AUTORES FILIADO À QUARTA-FEIRA, 23 DE FEVEREIRO DE 2023 2 OPINIÃO
Um produto da Santos Editora de Jornais Ltda.. Fundado em 28 de agosto de 2000, por César Santos e Carlos Santos.
SOUSA NETO Professor, contista e poeta sousanetosou@gmail.com
Reprodução
SAneAmenTo
BASTidoreS de fATo Governo Lula vai adiar prazo da lei e dar alívio para municípios
Po
íTicA no cArnAvAL
A política também entrou na avenida da folia de Apodi, que fez o maior Carnaval do Rio Grande do Norte. Coube ao deputado Neilton Diógenes (PL) dar o ritmo. Ele recebeu a deputada estadual Isolda Dantas (PT) e se juntou ao excandidato a prefeito Agnaldo Fernandes (PT). Neilton, sem querer querendo, mandou recado que pode apoiar Agnaldo em 2024 con-
Neilton Diógenes, que foi vice-prefeito de Alan Silveira, havia sido ignorado pelo prefeito na abertura do Carnaval de Apodi. Os dois romperam ainda em 2021, quando Neilton soube que não teria o apoio de Alan para se eleger deputado estadual. Os dois se encontraram na segunda-feira de Carnaval, até fizeram vídeo juntos, mas o deputado não esqueceu que foi “escanteado”. Que venha 2024.
Em Governador Dix-sept Rosado, o prefeito Artur Vale deu o tom político. No domingo de Carnaval, anunciou a adesão do vereador Dener Pio (MDB), desfalcando a oposição do importante quadro. A bancada governista passou a contar com seis dos nove vereadores. De sobra, o prefeito ganhou pontos com o sucesso do “Dissé Folia”.
No Alto Oeste, a política deu o tom. Um grupo reunido no Haras Pulga, no sábado de Carnaval, ensaiou ritmo para 2024. Na folia, entre empresários e lideranças do comércio, o ex-prefeito Al-
berto Patrício e a dentista Rossania Rossato, que representou o ex-prefeito Ney Rossato, deixaram vazar que dali poderia sair um nome para disputar a Prefeitura nas próximas eleições.
ponto central do novo marco é a definição de blocos regionais para a concessão dos serviços de água e esgoto
Alegando que centenas de municípios poderão perder subitamente o acesso a repasses federais para obras de infraestrutura de água e esgoto, o governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pretende flexibilizar um prazo emblemático do novo marco legal do saneamento básico, sancionado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Também já foi praticamente acertada a queda do limite imposto na gestão Bolsonaro para a assinatura de parcerias público-privadas (PPPs) entre companhias estatais de água e esgoto, geralmente controladas pelos estados, e empresas privadas de saneamento.
As mudanças são apoiadas pelo mercado e pelas estatais, mas demonstram o distanciamento entre as expectativas criadas pela legislação de 2020 e a realidade de sua implementação.
Um ponto central do novo marco é a definição, pelos estados, de blocos regionais para a concessão dos serviços de água e esgoto. A ideia é que esses blocos possam misturar localidades superavitárias e deficitárias, dando equilíbrio econômico ao contrato como um todo e viabilizando a universalização dos serviços.
No jargão do mercado, é o chamado “filé com osso” – evitando que municípios menos rentáveis jamais consigam universali-
zar o saneamento básico.
Um dos decretos de regulamentação do novo marco legal estabelece o prazo de 31 de março de 2023 para que prefeituras entrem nos blocos regionais, façam a própria concessão municipal de seus serviços de saneamento básico ou estejam estruturando um leilão do tipo com o BNDES. A Caixa Econômica Federal também pode fazer essa estruturação.
Quem não fizer isso até a data fixada perde automaticamente o acesso a repasses e recursos federais, seja do Orçamento Geral da União (OGU) ou do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), que financia obras no setor. Financiamentos do BNDES e de instituições financeiras es-
tatais, como o Banco do Nordeste e o Banco da Amazônia, também ficam bloqueados.
No início das discussões, em reuniões lideradas pela Casa Civil, o governo Lula falava em estender esse prazo por 12 meses. Ou seja, até 31 de março de 2024. Agora, a tendência é uma prorrogação ainda maior.
Nas palavras de um auxiliar direto do presidente, não se trata de tolerar a inação de prefeituras ou Estados que foram lentos na implementação do marco legal. A ideia, diz esse assessor, é evitar uma súbita descontinuidade no repasse de verbas federais que acabe penalizando apenas os usuários finais com a falta de investimentos.
Marco estabelece universalização do abastecimento de água potável
De acordo com o Instituto Trata Brasil, o país não faz nenhum tratamento de 49% do esgoto gerado, o que significa despejar nos rios e nos mares, todos os dias, o equivalente a mais de cinco mil piscinas olímpicas de dejetos in natura.
Alberto Patrício é casado com Rosângela, atual vice da prefeita Jeane. Na cidade, comenta-se que a chefe do Executivo não pretende se envolver na sucessão municipal do próximo ano. Em 2020, a chapa Jeane/ Rosângela foi reeleita com 62,01% dos votos.
As centrais sindicais não aceitaram reajuste salarial de 7,9% e aumento do vale-alimentação de R$ 200, propostos pelo governo Lula (PT). As entidades preparam uma contraproposta para apresentarem na próxima semana.
O novo marco legal do saneamento estabelece, como meta, a universalização do abastecimento de água potável (99% de atendimento) e do tratamento de esgoto (90% da população atendida) até 2033.
Atualmente, há quase mil operações de estatais de saneamento em situação irregular, além de Estados inteiros, como Minas Gerais, que não definiram
seus blocos regionais para concessão dos serviços de água e esgoto.
Existem três tipos de operações irregulares: 446 contratos de programa (firmados diretamente entre os municípios e companhias estatais) vencidos, 121 operações precárias (sem amparo contratual) e 393 operações que não passaram na comprovação de capacidade econômicofinanceira para fazer frente aos investimentos capazes de universalizar os serviços até 2033, como determina a lei.
É uma situação que afeta capitais como Salvador (BA) e João Pessoa (PB), além de companhias esta-
duais de água e esgoto no Pará e em Rondônia, entre outros estados, que não comprovaram condições de arcar com investimentos nos municípios onde atuam.
Com a mudança de prazo, ganha-se mais tempo para encontrar uma solução definitiva e definir quem serão os prestadores de serviços. Por outro lado, perde-se um ano na corrida contra o relógio para cumprir a meta estipulada pela lei.
PPPs
A outra alteração do marco legal, já consensuada entre governo e agentes do setor, é o fim das restri-
ções para a assinatura de PPPs. Um decreto de regulamentação da lei estabelecia limite de 25% das receitas de companhias estatais de água e esgoto.
O objetivo era impedir que governos estaduais ou municipais, em vez de privatizar os serviços de saneamento, simplesmente fizessem parcerias PPPs e houvesse uma sobreposição de custos administrativos. Por isso, houve a ideia de fixar um teto para essa “terceirização” dos serviços. O estímulo ia à direção das concessões integrais ou da privatização.
De acordo com integrantes do governo, nenhuma das duas mudanças exigirá aprovação do Congresso Nacional. Ambas poderão ocorrer por meio de decretos presidenciais.
quinta-FEiRa 23 de fevereiro de 2023 política 3
L
A
iSSé foLiA
LiáS reAjuSTe rejeiTAdo em TemPo Reprodução
ALexAndri
d
A
Reprodução
dA nie L r i TT ner Cnn Brasil
maioria das cidades brasileiras não conta com rede de esgotamento sanitário
Reprodução
tra um nome a ser lançado pelo prefeito Alan Silveira (MDB).
esposas de ministros de Lula nos tribunais de contas dos estados
>> e nfermeira Aline Peixoto, esposa de Rui Costa, é favorita para assumir cargo de conselheira do tribunal de Contas na Bahia
Por BBC
Com o apoio poderoso do marido, o ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), Aline Peixoto desponta como favorita para assumir o cargo de conselheira do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA). A escolha está prevista para ocorrer no início de março em uma eleição na Assembleia Legislativa baiana. Rui Costa, que foi governador da Bahia por dois mandatos até 2022 e elegeu como sucessor seu aliado Jerônimo Rodrigues (PT), tem importante influência na Casa.
Caso a eleição da exprimeira-dama baiana se confirme, Costa será o quarto ministro do governo de Luiz Inácio Lula da Silva a ter sua esposa como conselheira de um tribunal de contas, instituições que têm como função fiscalizar se o dinheiro público está sendo bem empregado.
Esses cargos vitalícios dão: estabilidade até os 75 anos (idade limite para aposentadoria no serviço público); e remuneração a partir de R$ 35.462,22. Além disso, trazem poder, já que os tribunais de conta podem, inclusive, deixar políticos inelegíveis, caso as contas de seu governo sejam rejeitadas.
Em janeiro, a Assembleia Legislativa do Piauí
da Casa Civil, Rui Costa, e Lula em evento do governo federal
elegeu a ex-primeira dama, Rejane Dias, para conselheira do Tribunal de Contas do Estado (TCE-AL).
Seu marido, Wellington Dias (PT), atual ministro do Desenvolvimento Social, governou o Piauí até março de 2022.
Outros dois ex-governadores, hoje ministros de
Lula, já chegaram ao governo federal com as esposas eleitas para tribunais de contas dos seus Estados. No caso do ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), Renata Calheiros foi eleita pelos deputados estaduais de Alagoas para o TCE em dezembro. O ministro governou Alagoas até abril do
Controvérsia jurídica sobre nepotismo
Para além do embate político, indicações de parentes para tribunais de contas têm gerado disputas jurídicas. Um caso antigo com desdobramentos recentes ocorreu no Paraná. Em 2008, Maurício Requião foi eleito como conselheiro do TCE pelos deputados estaduais durante o governo de seu irmão, Roberto Requião, que hoje está no PT, mas na época era do PMDB.
Sua posse, no entanto, foi suspensa por decisão liminar do Supremo Tribunal Federal (STF), em uma ação que questionava a nomeação de Maurício Requião apontando que ha-
veria nepotismo em sua escolha e que a eleição na assembleia estadual não teria seguido os prazos e ritos legais.
Após essa decisão, a assembleia revogou a eleição do irmão do governador e escolheu outro conselheiro, Ivan Bonilha. Em 2022, porém, após longa batalha jurídica, o Superior Tribunal de Justiça decidiu que essa revogação não respeitou o devido processo legal e decidiu pela recondução de Maurício Requião ao cargo. Ele passou a integrar o TCE do Paraná em dezembro, quando uma nova vaga abriu com a aposentadoria
de outro conselheiro.
No caso de Marília Góes, após sua eleição pela assembleia estadual, sua posse foi suspensa em março do ano passado por uma decisão judicial que considerou sua escolha como nepotismo, atendendo a uma ação popular.
Essa decisão, porém, foi revertida na segunda instância judicial uma semana depois. A segunda decisão considerou que Marília Góes foi escolhida pela assembleia estadual e que eventual prática de nepotismo poderia ser comprovada ao longo do processo.
O nepotismo foi proibi-
ano passado.
Já Marília Góes, esposa do ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes (licenciado do PDT), tornou-se conselheira do Tribunal de Contas do Amapá em fevereiro de 2022, quando seu marido ainda governava o Estado. Sua indicação che -
do no serviço público por decisão do Supremo Tribunal Federal, por meio da Súmula Vinculante 13, mas a própria Corte estabeleceu exceções e há controvérsia se a proibição se aplica às vagas em tribunais de contas.
Essa súmula vedou a nomeação de cônjuge, companheiro ou parente até o terceiro grau. No entanto, o Supremo estabeleceu também que funções públicas de caráter político, como cargos de ministros e de secretários estaduais e municipais, são funções em que pode haver a nomeação de parentes.
Segundo o professor de Direito Administrativo da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), André Cyrino, há
Ricardo Stuckert
tar uma das principais funções dos conselheiros — sendo esposas dos ex-governadores, não podem participar do julgamento de suas contas. Na Bahia, onde a disputa está em curso, a tentativa de eleger Aline Peixoto virou munição política. O líder da oposição na assembleia baiana, deputado estadual Alan Sanches (União Brasil), classificou de “imoral” a tentativa de eleger a esposa de Rui Costa para o TCM-BA. Seu partido lançou o deputado estadual Tom Araújo para disputar a vaga com Aline Peixoto.
“Não tenho absolutamente nada contra a exprimeira-dama, mas pessoalmente eu acho imoral indicar a esposa para um cargo vitalício, até os 75 anos de idade, com salário de R$ 41 mil, cuja maior prerrogativa é ser esposa do ex-governador e ministro da Casa Civil. Não faço juízo de valor sobre a pessoa da ex-primeira-dama, mas faço, sim, sobre os princípios que o atual ministro da Casa Civil esquece de usar”, criticou Sanches em seu perfil do Instagram.
gou a ser suspensa pela Justiça sob acusação de nepotismo (favorecimento profissional devido ao vínculo familiar), mas a decisão foi revertida. As três já nomeadas, por integrarem tribunais responsáveis pelas contas dos governos estaduais, ficam impedidas de execu -
juristas que defendem uma interpretação ampla do que seriam cargos políticos, para englobar até membros do Ministério Público.
Na sua visão, mais restrita, os cargos políticos — que permitem, portanto, nomeação de parentes — são aqueles cuja nomeação está ligada à lógica eleitoral. Por isso, Cyrino avalia que cargos de conselheiros e ministros de tribunal de contas podem ser considerados políticos, assim como a nomeação de ministros do STF, por exemplo, que são apontados pelo presidente da República e depois aprovados pelo Senado.
No entanto, embora não veja um enquadramento legal como nepotismo, o professor consi -
Até mesmo o senador Jaques Wagner (PT-BA), ex-governador baiano e padrinho político de Rui Costa, disse ao jornal local Metro1 que não concorda com a indicação da ex-primeira dama. E ainda sugeriu que sua eleição não estava garantida, já que a eleição será com voto secreto “Eu não gosto de apostar nada em voto secreto não, que voto secreto é um bicho danado”, declarou.
Com formação de enfermeira, Aline Peixoto presidiu a organização Voluntárias Sociais da Bahia enquanto era primeira-dama. Antes disso, foi assessora especial da Secretaria de Saúde da Bahia e diretora do Hospital Geral de Ipiaú.
dera “lamentável” a nomeação de familiares para essas funções. “Eu acho que as esposas dos governadores que estão sendo nomeadas podem ser as pessoas mais honestas do mundo, mas acho que aí vale a regra da mulher de César, com o perdão do trocadilho ao falar das esposas: não basta ser honesta, tem que parecer honesta”, disse, em referência à famosa frase atribuída ao imperador romano Júlio César.
“Então ainda que você escape da incidência da Súmula vinculante 13 a partir dessa lógica de que se trata de uma decisão política, você, por outro lado, não escapa do escrutínio público, que é próprio da democracia”, reforçou.
quinta-FEiRa 23 de fevereiro de 2023 4 GERAIS
CArgo vitALíCio
Ministro
césar santos
cesar@defato.com
Stf a L i V ia cofre das P refeit U ras
Oplenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por unanimidade, referendar a liminar que determinou que a distribuição do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) de 2023 tenha como patamar mínimo os coeficientes de distribuição utilizados no exercício de 2018. Por gravidade, os ministros mantiveram suspensa a decisão normativa do Tribunal de Contas da União (TCU) que determinava a utilização dos dados populacionais do Censo Demográfico de 2022, que ainda não foi concluído.
A decisão do colegiado, tomada na sessão virtual, referenda liminar anteriormente deferida pelo ministro Ricardo Lewandowski na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 1043.
O Partido Comunista do Brasil (PCdoB), que patrocinou a ação, argumentou que a Decisão Normativa 201/2022 do TCU causava prejuízo ao valor recebido pelos municípios, pois o critério estipulado não contempla a totalidade da população, uma vez que a coleta de dados não foi finalizada. Para o
partido, foi descumprida a Lei Complementar 165/2019, segundo a qual não é possível determinar coeficientes de FPM abaixo dos fixados em 2018 até que um novo censo seja concluído.
Em seu voto pelo referendo, Ricardo Lewandowski explicou que o último censo de fato concluído pelo IBGE foi o de 2010, e, para salvaguardar a situação de municípios que apresentem redução de seus coeficientes decorrente de mera estimativa anual do IBGE, a Lei Complementar 165/2019 manteve os critérios de distribuição do FPM utilizados no exercício de 2018.
Na análise preliminar do caso, no entanto, o ministro verificou que o ato do TCU desconsiderou esse comando legal e promoveu, a apenas três dias antes do início do exercício de 2023, “profunda alteração dos coeficientes a serem utilizados no cálculo das cotas do FPM”, impactando negativamente os valores a serem repassados a 702 municípios. Essa situação, em seu entendimento, afronta os princípios da segurança jurídica e da proteção da confiança legítima.
Para ele, mudanças abruptas de coeficientes de distribuição do FPM, especialmente antes da conclusão do censo demográfico em curso, podem interferir no planejamento e nas contas municipais e acarretar
LUL a Presidente do Brasil ao defender, no fórum da unesco, a regulação das redes sociais
concUrso da PM
Mais de 35 mil inscritos para o novo concurso público da Polícia Militar do Rio Grande do Norte. Os dados são do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação, responsável pelo certame. São 1.128 vagas para ingresso no Curso de Formação de Praças e 30 para o Curso de Formação de Praças Músicos, totalizando 1.158 vagas. As provas objetivas serão aplicadas no dia 26 de março.
Greve
Começa hoje a greve dos professores da rede pública de Mossoró. A categoria luta pela implantação do novo piso salarial do Magistério, com reajuste de 14,95%. A gestão municipal que ainda não concluiu o pagamento do piso de 2022, até aqui não apresentou proposta. O prefeito Allyson Bezerra (SDD) também não acenou para receber em audiência o sindicato que representa a categoria.
Morte de Marielle terá novo inquérito
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, determinou nesta quarta-feira, 22, a abertura de inquérito para ampliar a investigação do assassinato da ex-vereadora carioca Marielle Franco (Psol) e o seu motorista, Anderson Gomes, em 2018.
“A fim de ampliar a colaboração federal com as investigações sobre a or-
ganização criminosa que perpetrou os homicídios de Marielle e Anderson, determinei a instauração de inquérito na Polícia Federal. Estamos fazendo o máximo para ajudar a esclarecer tais crimes”, escreveu o ministro no Twitter. Com isso, a PF deve trabalhar em conjunto com o Ministério Público do Rio de Janeiro.
Em seu discurso de
“uma indesejável descontinuidade das políticas públicas mais básicas, sobretudo de saúde e educação dos referidos entes federados”.
A decisão do STF alivia os prefeitos das 27 cidades do RN que perderiam receitas com a redução do coeficiente do FPM. Cálculos feitos pela Federação dos Municípios (FEMURN), essas prefeituras sofreriam perda de R$ 100 milhões por ano.
O FPM é uma forma de a União repassar verbas para os municípios brasileiros, de acordo com um cálculo que tem como principal fonte o tamanho populacional de cada um deles. O fundo é composto por 22,5% da arrecadação do Importo de Renda (IR) e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). Para calcular os coeficientes individuais dos municípios e fiscalizar a entrega dos recursos, o Tribunal de Contas da União utiliza dos dados censitários disponibilizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em tempo: não há uma data definida para o IBGE anunciar oficialmente o resultado do Censo 2022. Os dados publicados em janeiro deste ano são preliminares, uma vez que o instituto ainda está concluindo o trabalho. A previsão é que até abril o IBGE conclua oficialmente o Censo e apresente os números.
PrefeitÁveL
A deputada federal Natália Bonavides “colou” na governadora Fátima Bezerra no Carnaval de Natal. Apareceram juntas em diversos polos da folia. Não foi à toa. Natália é o nome do PT à Prefeitura da capital e Natália sabe que a governadora será o ponto de sustentação do palanque em 2024. Natália foi reeleita em 2022 como a mais votada para federal: 157.565 votos.
aUsente
O PT de Mossoró vai cobrar a deputada Isolda Dantas a assumir o discurso de oposição ao governo Allyson Bezerra (SDD). Isso, claro, se a parlamentar realmente pretende disputar a Prefeitura de Mossoró em 2024. Isolda, no momento, está ausente.
forÇa dos ventos
O desembargador expedito ferreira tranquilizou os amigos sobre a notícia que sua propriedade, em alexandria, seria alvo de assalto. a polícia agiu com firmeza, evitando a ação dos criminosos.
apodi comprovou o que todos esperavam, fez o maior Carnaval do rio Grande do Norte. foram cinco dias de folia, com milhares de visitantes e a certeza que o evento está consolidado. a economia local e regional foi oxigenada pela festa de momo.
Governador Dix-sept rosado e almino afonso surpreenderam, realizando Carnaval organizado e com grande público. Muitos mossoroenses optaram pela folia nas duas cidades.
Os professores da rede estadual de ensino votam indicativo de greve na segunda-feira, 28. a tendência é pela paralisação, caso o Governo do rN não apresente uma proposta convincente de implantação do novo piso salarial do Magistério.
Bandidos furtaram cabos da adutora do alto Oeste, provocando a interrupção do abastecimento em rodolfo fernandes, itaú, riacho da Cruz, Olho d’água do Borges, Lucrécia, Martins, frutuoso Gomes, antônio Martins e João Dias. Serviço será retomado amanhã.
O Nordeste produziu mais de 9.200 megawatts médios de energia eólica e solar em janeiro. O volume é equivalente à capacidade de geração de duas usinas do tamanho de Belo Monte. O Rio Grande do Norte segue liderando, tendo fornecido à rede 2.959 MW médios no primeiro mês do ano.
tÁBUa de PirULito
Piorou muito a situação da RN-117, principal rodovia estadual que liga Mossoró a dezenas de cidades do Médio e Alto Oeste. Os trechos entre Mossoró-Gov. Dix-sept Rosado e Gov. Dix-sept RosadoCaraúbas estão bastante esburacados. Bem crítico.
reprodução
posse, em 2 de janeiro, Dino afirmou que era “questão de honra do Estado brasileiro” fazer “todos os esforços possíveis e cabíveis para que esse crime seja desvendado definitivamente” e o país possa saber quem matou e quem mandou matar Marielle e Anderson.
No começo do mês, o ministro criou uma forçatarefa para investigar o cri-
me. Fazem parte dele investigadores da Polícia Civil do Rio, promotores do Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) e integrantes da Polícia Federal (PF). Quase cinco anos após o crime, a polícia ainda não concluiu as investigações. Os ex-policiais Ronnie Lessa e Élcio Queiroz foram presos como suspeitos de terem sido autores do crime, mas não foram denunciados ainda. Marielle é irmã da ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco. vereadora
quarta-feira, 23 de fevereiro de 2023 opinião 5
notÍcia
é
1
2 3 5
''
O ambiente digital – “de poucas empresas” – causou riscos à democracia”
Marielle franco foi assassinada há cinco anos
ensIno suPerIor
Inscrições para o sisu do primeiro semestre terminam na sexta-feira
>> s ão ofertadas 226.399 vagas em 128 instituições públicas, sendo 63 universidades federais
mercado financeiro eleva projeção da inflação de 5,79% para 5,89%
A previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerada a inflação oficial do país, subiu de 5,79% para 5,89% para este ano. A estimativa consta do Boletim Focus, pesquisa divulgada semanalmente pelo Banco Central (BC) com a expectativa de instituições financeiras para os principais indicadores econômicos.
Para 2024, a projeção da inflação ficou em 4,02%. Para 2025 e 2026, as previsões são de inflação em 3,78% e 3,7%, respectivamente.
A previsão para este ano está acima do teto da meta de inflação que deve ser perseguida pelo BC. Definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), a meta é de 3,25% para este ano, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Ou seja, o limite inferior é de 1,75% e o superior de 4,75%.
pelo site do sisu até as 23h59 de sexta-feira, 24
do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e ter obtido nota acima de zero na prova de redação.
As inscrições para o primeiro processo seletivo de 2023 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) terminam na próxima sexta-feira, 24. Os interessados devem se inscrever pelo site oficial do Sisu até as 23h59, horário oficial de Brasília, por meio do login da conta gov.br, o sistema de serviços digitais do governo federal.
Nesta edição do programa são ofertadas 226.399 vagas em 128 instituições públicas, sendo 63 universidades federais. Para participar, o candidato deve ter feito a edição de 2022
O estudante poderá se inscrever no processo seletivo do Sisu em até duas opções de vaga com a possibilidade de alterar as opções durante todo o período de inscrições, sendo validado o último registro no sistema. Não é permitida a inscrição em mais de uma modalidade de concorrência para o mesmo curso e turno, na mesma instituição de ensino e local de oferta.
O resultado da seleção, com a divulgação das notas de corte, será no dia 28 de fevereiro. O candidato deverá realizar a ma -
trícula ou o registro acadêmico na instituição para a qual foi selecionado no período de 2 a 8 de março. Os dias, os horários e os locais de atendimento serão definidos por cada instituição de ensino em seu edital próprio.
L I sta de es P era
O processo seletivo do Sisu é feito por uma única chamada, mas é possível disputar uma vaga por meio da lista de espera. O prazo para manifestar interesse na lista de espera vai de 28 de fevereiro a 8 de março.
Nessa fase, o candidato deverá indicar apenas um dos dois cursos escolhidos anteriormente. A manifes-
Vagas são abertas semestralmente com notas do Enem
O Sistema de Seleção Unificada é o programa do Ministério da Educação para acesso de estudantes a cursos de graduação em universidades públicas do país, sejam elas federais, estaduais ou municipais. As vagas são abertas semestralmente por meio de um sistema informatizado que executa a seleção dos estudantes com base na nota do Enem.
As vagas ofertadas também são distribuídas conforme a Lei de Cotas (Lei nº 12.711/2012) que determina que as instituições federais de educação superior vinculadas ao MEC reservarão, em cada concurso seletivo para ingresso nos cursos de graduação, por curso e turno, no mínimo 50% de suas vagas para estudantes que tenham cursado integral -
mente o ensino médio em escolas públicas, sendo metade delas reservadas para aqueles oriundos de famílias com renda igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita.
As instituições podem adotar as próprias políticas e ações, como vagas reservadas e aplicação de bônus sobre a nota do candidato que atenda ao perfil indicado pela instituição. De
tação de interesse na lista de espera assegura ao estudante apenas a expectativa de direito à vaga ofertada no âmbito do Sisu, sendo que a matrícula ou o registro acadêmico estão condicionados à existência de vaga e ao atendimento de todos os requisitos legais e regulamentares.
Além disso, o estudante selecionado em uma de suas opções de vaga não poderá participar da lista de espera, independentemente de ter realizado sua matrícula na instituição para a qual foi selecionado.
A publicação das vagas remanescentes para a lista de espera será feita pelas próprias instituições de ensino.
acordo com as especificações da instituição, o Sisu faz o cálculo automaticamente e gera uma nova nota.
Além do Sisu, as notas do Enem podem ser usadas para acessar o Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas de estudo em instituições privadas, e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que facilita o acesso ao crédito para financiamento de cursos de ensino superior. O MEC divulga editais específicos para cada um desses programas.
neiro de 2017, quando também estava nesse patamar. Para o mercado financeiro, a expectativa é de que a Selic encerre o ano em 12,75% ao ano. Para o fim de 2024, a estimativa é de que a taxa básica caia para 10% ao ano. Já para o fim 2025 e 2026, a previsão é de Selic em 9% ao ano e 8,75% ao ano, respectivamente. Quando o Copom aumenta a taxa básica de juros, a finalidade é conter a demanda aquecida, e isso causa reflexos nos preços porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. Desse modo, taxas mais altas também podem dificultar a expansão da economia. Mas, além da Selic, os bancos consideram outros fatores na hora de definir os juros cobrados dos consumidores, como risco de inadimplência, lucro e despesas administrativas.
Da mesma forma, a projeção do mercado para a inflação de 2024 também está acima do centro da meta prevista, fixada em 3%, mas ainda dentro do intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual.
Em janeiro, puxado principalmente pelo aumento de preços de alimentos e combustíveis, o IPCA ficou em 0,53%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Juros
Para alcançar a meta de inflação, o Banco Central usa como principal instrumento a taxa básica de juros, a Selic, definida em 13,75% ao ano pelo Comitê de Política Monetária (Copom). A taxa está nesse nível desde agosto do ano passado, e é o maior nível desde ja -
Quando o Copom diminui a Selic, a tendência é de que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo, reduzindo o controle sobre a inflação e estimulando a atividade econômica.
PIB e câm BI o
A projeção das instituições financeiras para o crescimento da economia brasileira neste ano também subiu de 0,76% para 0,8%. Para 2024, a expectativa para o Produto Interno Bruto (PIB, a soma de todos os bens e serviços produzidos no país) é de crescimento de 1,5%. Para 2025 e 2026, o mercado financeiro projeta expansão do PIB em 1,8% e 2%, respectivamente.
A expectativa para a cotação do dólar está em R$ 5,25 para o final deste ano. Para o fim de 2024, a previsão é de que a moeda americana fique em R$ 5,29.
quinta-FEiRa 23 de fevereIro de 2023 6 GERAIS/OPINIÃO
andreIa verdéLIo Repórter da agência Brasil
andreIa verdéLIo Repórter da agência Brasil
estudantes devem se inscrever
unB
sede do Banco central do Brasil
agência Brasil
AuditoriA insuficiente
Advogados apontam falha de bancos em relação a Americanas
Arecuperação judicial das Lojas Americanas envolveu falhas não apenas dentro da empresa. Especialistas em direito empresarial consideram que o rombo, que começou em R$ 20 bilhões e depois subiu para R$ 43 bilhões, poderia ter sido descoberto mais cedo não fossem as falhas nos bancos e na auditoria.
Mestre em direito empresarial e cidadania, o advogado Alcides Wi -
outrAs pAlAvrAs
José NicodEmos
aristida603@hotmail.com
u M fA lso e MA ldoso conceito
Nem sempre os conceitos relativos ao homem e à vida encontram fundamento na realidade concreta: têm muito de subjetivo. Vezes, malícia. E, se vêm de referências culturais, filósofos e moralistas, por exemplo, tornam-se universalmente aceitos, sem qualquer exame crítico. Estou aqui me referendo a isto do francês Pascal, no livro – Pensamentos.
É que o homem sem Deus, portanto sem esperança na eternidade, é sempre um homem inclinado para o mal, sem escrúpulos de consciência, enfim, um ser não confiável, e sob todos os aspectos. E não é de outra forma que a crença religiosa tem encarado, até os nossos dias, o materialista: um indivíduo abominável, capaz de tudo que é maldade.
Materialista desde menino, ali pelos meus doze anos, posso dizer que não é tanto assim. Ou seja: o instinto perverso nada tem a ver com a descrença na espiritualidade. Nada a ver. Estudiosos da criminologia, entre os quais destaco o padre Monte, o maior gênio que terá possuído o Rio Grande do Norte, segundo Câmara Cascudo, o atribui a um incômodo glandular.
Bom, aí não discuto; falta-me ciência, está visto. Trato então do assunto do lado prático da vida, e aqui posso dizer que possuo grande experiência, dos homens e do mundo. A experiência construída a partir da e na realidade concreta, irrefutável, através da observação, refletida, dos fatos da condição humana. Bem, olhe aí, o falso conceito
>> Especialistas em direito empresarial afirmam que rombo de R$ 43 bilhões poderia ter sido descoberto mais cedo
lhelm, com atuação em reestruturação de negócios, fusões e aquisições e Direito Tributário, diz que o elevado endividamento da empresa indica que a provável fraude contábil durou anos. “Ou houve má-fé, fraude, por trás, ou incompetência geral, por todos os lados”, critica.
Segundo Wilhelm, os problemas contábeis vinham de 5 a 10 anos para chegar no valor atual. “Os bancos passaram por cima de regras de compliance [cláusulas de responsabilidade], de análise de risco, de governança. As empresas de auditoria passaram por cima de regras de auditoria. Os bancos, que hoje estão extremamente indignados, também foram causadores, ao permitirem os descontos de títulos [das Lojas Americanas] sem a análise adequada”, avalia.
que se faz do materialista.
Nada mais falacioso, apesar do gênio de Pascal. O quê? O ateísmo, se é verdadeiro, nasce da grande compaixão pelas tragédias humanas. É que um Deus todo-poderoso e bondade, sem cujo consentimento nada se move, não poderia admitir, nas suas criaturas, tantos sofrimentos e dores profundas, quanto mais o sofrimento de uma criança, de todo inexplicável.
Daí se segue que, se o ateísmo tem sua origem em semelhante sentimento diante das dores do mundo, a compaixão pelos desgraçados, manifestamente não pode ser o ateu, em estado normal, um insensível aos valores humanos e morais. Pode? Pode não. Muito pelo contrário. Os maiores responsáveis pelo mal no mundo creem em Deus, professam uma crença.
Pessoalmente, posso dizer, convencido, que não está certo o conceito que fazem a filosofia religiosa e a teologia sobre o homem que não pode crer, pelas razões acima, na existência de um Deus todo-poderoso e que é infinita bondade. Esse Deus teria se provar na existência humana. Mas o amor de Deus promete o infinito? Não há convencimento disso, no mundo.
A grande verdade é que estamos sós no universo, feneceremos como as frutas podres, para lembrar Albert Camus, e é dessa realidade que nasce a grande compaixão do materialista, sincero, pela tragédia que é a existência humana. Falo, está visto, do ateísmo existencial, que não do ateísmo dos livros, que se usa para mostrar-se diferente, até como ilustração besta.
pAdrÃo de vidA estruturAs reAlidAde
Já li, mais de uma vez, que em países de economia bem atrás da nossa, é bem melhor do que aqui o padrão de vida do seu povo, por exemplo o Egito e a Grécia. Por que o nosso país não pode? Só a ignorância aceita, e a indiferença fecha os olhos.
LiNgUagEm
O que se dá em nosso país, manifestamente, é o manuseio do dinheiro público à mercê dos privilégios, tudo a ver como nos governos sul-americanos. Finalmente, somos um país de estruturas perversas, profundamente antidemocráticas.
E para dizer tudo, e já sabido, nada se faz a sério neste país, e tão cedo não se mudará semelhante realidade. É que os brasileiros não possuímos uma educação cívica capaz de protestar. Repito: somos as grandes vítimas da crueldade política.
Voltamos ao tema: a comunicação verbal se realiza em três dimensões e três níveis: a dimensão sintática, que é o nível da relação entre os signos; a dimensão semântica, que é o nível do sentido a que os signos nos remetem, e a dimensão pragmática, que o uso que se faz da língua, pela interpretação dos signos. Pode-se afirmar que, aí, está o inteiro domínio da língua, de que não pode prescindir o escritor, se é escritor de verdade. É que, naturalmente, não se pode fazer literatura sem linguagem elaborada. Em suma, não pode haver cultura sem linguagem, que é, sabe-se, o veículo do pensamento e das emoções. Não se deixe, portanto, levar pelos charlatões da literatura, que fazem do sambenito gala, sob os aplausos da mediocridade. É sabido que a forma é o fundamento estético da arte literária, e é por isso que deve ser muito bem trabalhada pelo escritor consciente da sua arte. De novo, não pode haver literatura sem linguagem elaborada. É isso.
de fiscalização. Teve uma falha no conselho fiscal [da empresa], que não conseguiu enxergar isso. E a gente teve atos fraudulentos na contabilidade”, destaca.
t ítulos vencidos Considerada um caso atípico de recuperação judicial por envolver suspeitas de fraude em vez de uma crise comum, a situação atual das Lojas Americanas, segundo os especialistas, não se gerou da noite para o dia. A relação da empresa com as instituições financeiras, apontam os especialistas, merece ser investigada com o mesmo destaque que os procedimentos internos do Grupo Americanas.
Em relação à auditoria, o advogado estranha como nunca houve desconfiança do alto volume de empréstimos com bancos numa empresa que tinha lucros elevados. “Quando se audita uma empresa, é necessário verificar se ela continuará existindo. Mesmo que a companhia tenha apresentado números bonitos, caberia à auditoria perguntar por que a Americanas buscava tanto recurso financeiro se apresentava tanto lucro. É uma contradição”, diz.
O advogado Renato Scardoa, que lidera um grupo de médios fornecedores das Lojas Americanas e participou do grupo que redigiu a Nova Lei de Falências, diz que existe um mistério em relação ao caso. “O Grupo Americanas tinha uma dívida alta, mas aparentemente pagável. Estava num fluxo de pagamento aparentemente equilibrado”, ressalta. Mesmo assim, aponta falhas dos bancos e da auditoria e até dos órgãos públicos de fiscalização.
“A gente tem uma participação das instituições financeiras, que não fizeram a análise de risco como deveriam ter feito. Teve uma falha nas empresas de auditoria, certamente. Teve uma falha nos órgãos de controle e
Embora ainda não seja possível apontar de onde partiram as ordens para as irregularidades contábeis, Wilhelm disse que as informações divulgadas até agora permitem traçar um fluxo de como o rombo se originou e cresceu com o tempo. Segundo ele, a triangulação entre a empresa, os bancos e os fornecedores que recebiam com atraso é um elemento central das dificuldades financeiras das Lojas Americanas.
Na versão de Wilhelm, tudo começa com o estilo de administração das Lojas Americanas e de outras empresas que estiveram sob o controle do trio de bilionários Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Carlos Alberto Sicupira. Com gestões marcadas pela redução agressiva de custos, as empresas costumam esticar o pagamento a fornecedores, pagando em média com 6 meses de atraso. Em alguns casos, os atrasos se estendiam por até 2 anos. Com um comitê interno para renegociar as dívidas com fornecedores, as Americanas faziam empréstimos com bancos, num tipo de operação conhecida como risco sacado, onde a empresa repassa o título vencido (uma espécie de promissória) aos fornecedores, que vão aos bancos e usam o documento como lastro para sacar o dinheiro, disse o especialista.
quinta-feiRa, 23 de fevereiro de 2023 gErais 7
Uma das unidades da Lojas a mericanas pelo Brasil
Divulgação
Wellton Máxi M o Repórter da agência Brasil
CHUVAS
Tragédia no litoral de SP tem registradas quase 50 mortes
>> O posto de comando de São Sebastião tinha o registro de 36 desaparecidos até ontem
Onúmero de pessoas desaparecidas após as chuvas ocorridas no litoral norte paulista deve ser ainda maior que as 25 registradas, segundo estima o secretário estadual de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite. “Não é uma projeção pessimista, mas realista de que pode haver um número maior de vítimas segundo relatos dos Bombeiros e segundo a percepção de quem esteve no local”, disse o secretário, em entrevista na capital paulista, nesta quarta-feira, 22.
“Pessoas desaparecidas são aquelas que os familiares comunicaram que o parente não voltou para casa. O posto de comando de São Sebastião tinha o registro de 36 pessoas desaparecidas ontem. Dessas 36 pessoas desaparecidas, houve comparação com a lista de identificação dos corpos e 11 pessoas já foram identificadas”, explicou o secretário.
“Mas, segundo o relato de moradores, residentes que estariam com toda a família ali no local, principalmente na Barra do Sahy
[em São Sebastião], pode ser que tenham tido suas casas afetadas e estejam soterradas. Pode então haver a possibilidade de ninguém ter dado a falta de algumas pessoas e essas pessoas terem sido vítimas de soterramento. Estamos fazendo essa projeção porque estivemos lá no local conversando com os moradores”, disse Derrite.
VÍTIMAS
Segundo balanço divulgado pela Polícia Militar, até o início da tarde de ontem, haviam registradas 48
mortes após a tragédia ocorrida no litoral norte de São Paulo e 26 pessoas foram levadas para atendimento hospitalar na região. Outras 1.523 pessoas foram resgatadas.
“Estamos com uma operação lá que vai durar 30 dias em apoio àquela comunidade. É uma operação humanitária que envolve o socorro às pessoas feridas, o resgate de pessoas que estejam soterradas e também a condução nas rodovias. O fato de se tirar os turistas de lá é também nosso trabalho. Conseguimos
Governo Federal vai liberar R$ 7 milhões para São Sebastião
O governo federal vai liberar R$ 7 milhões em recursos para o município de São Sebastião. Segundo o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, o valor corresponde apenas ao primeiro plano de trabalho aprovado pelo governo federal, e que os planos de trabalho referentes aos outros municípios do litoral norte de São Paulo afetados pelas fortes chuvas durante o feriado também estão sendo avaliados.
“Além de tudo que já foi empregado em termos de pessoas, equipamentos, viaturas, aeronaves e produtos,
trabalhamos desde domingo no reconhecimento sumário do estado de calamidade pública dos seis municípios mais atingidos”, disse Góes.
O Ministério da Integração reconheceu o estado de calamidade pública em São Sebastião, Caraguatatuba, Guarujá, Bertioga, Ilhabela e Ubatuba, cidades do litoral paulista impactadas pelas fortes chuvas no último fim de semana. “Nesses pontos mapeados pela Defesa Civil nacional, moram quase 4 milhões de pessoas”, disse o ministro.
O ministro destacou que
os planos de trabalho são elaborados em três frentes: assistência; reestabelecimento; e reconstrução. Além disso, ele disse que “se houver a necessidade de mais recursos públicos, será emitida uma Medida Provisória”.
Góes também lembrou que, além da tragédia no litoral paulista, há uma situação de e mergência no Sul do país por conta da estiagem. Segundo ele, após as reuniões desta quarta, o presidente Lula também deve anunciar um “pacote de medidas para assistir à população e aos agricultores que sofrem com a estiagem no Sul”.
fazer uma retirada significativa de mais de 40 mil veículos da região somente nesse final de semana”, informou o comandante da Polícia Militar (PM) de São Paulo, coronel Cássio de Freitas. Foram enviados mais 120 policiais militares especificamente para apoiar nessa operação, somandose aos 468 homens que já estão trabalhando no local para as missões de busca e salvamento.
FURTOS
O secretário negou que estejam ocorrendo furtos
ou roubos a casas ou comércios da região atingida pelas chuvas. “Não houve registro, de fato, nenhum registro [de furto ou roubo]. Mas houve essa preocupação, por parte daquela população”, esclareceu o secretário.
“Boa parte dos moradores ali da Barra do Sahy (em São Sebastião) estão alojados no Instituto Verdescola. São mais de mil moradores. Mesmo que a casa desses moradores não tenha sido afetada, a orientação da Defesa Civil e dos Bombeiros é para que esses moradores fiquem também no Instituto Verdescola até que esse mal passe e uma nova análise possa ser feita para qu e eles voltem a ocupar suas residências. Então, o que existe, por parte dessa população, é uma preocupação primeiro de que a casa seja saqueada. E também uma resistência de não querer sair da residência”, explicou o secretário.
Setor turístico do litoral paulista pode ter crédito para recuperação
O setor turístico do litoral pauli sta poderá recorrer a crédito para recuperação de empreendimentos atingidos pelas chuvas intensas dos últimos dias, principalmente as cidades de São Sebastião, Guarujá, Ubatuba, Bertioga e Ilhabela.
A Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de SP (Setur-SP) viabilizou, por meio de programa de crédito turístico, uma linha emergencial para atender profissionais do setor que precisem de apoio para restabelecer a infraestrutura de seus empreendimentos. A iniciativa, segundo o governo, faz parte da série de ações para
apoiar a recuperação dos municípios atingidos.
O pré-cadastro pode ser feito pelo site da secretaria.
O preenchimento do précadastro contém um campo chamado Finalidade de Crédito, que deve ser preenchido com Emergencial Chuvas, que vai acionar imediatamente uma equipe de plantão que entrará em contato com os solicitantes. Hotéis, pousadas, restaurantes e demais empresas do setor já podem solicitar o serviço de crédito turístico.
A decisão foi tomada após reunião virtual com o secretário de Turismo e Viagens de SP (Setur-SP), Roberto de
Lucena, e o presidente da Associação Brasileira Indústria Hotéis São Paulo (ABIHSP), Ricardo Roman Junior. O secretário afirmou que o crédito ágil vai ajudar na absorção do impacto e na recuperação da região.
O pacote para os atingidos pelas chuvas pode conter várias melhorias nas condições de crédito, como juros competitivos, prazos diferenciados, flexibilidade nas consultas cadastrais, garantias com 100% de Fundo Garantidor e suspensão, por 90 dias, de pagamento de parcelas de contratos formalizados pelas empresas da região, junto à DesenvolveSP.
CIANO MAGNTA
PRETO QUINTA-FEIRA, 23 DE FEVEREIRO DE 2023 8 GERAIS
AMARELO
Mais de mil moradores de São Sebastião ficaram desalojados pelas chuvas
Diego Vara - Reuters
mossoró
Quaresma
diocese de mossoró lança Campanha da fraternidade no domingo
>> o lançamento ocorrerá na missa celebrada por dom Mariano Manzana, na Catedral de s anta Luzia, a partir das 11h
edinaldo moreno
Da redação
No próximo domingo (26), a Diocese de Mossoró lança em todas as paróquias a Campanha da Fraternidade 2023 no município. O lançamento ocorrerá na missa celebrada por dom Mariano Manzana, na Catedral de Santa Luzia, a partir das 11h. Neste ano, a campanha traz como tema “Fraternidade e fome” e como lema “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16).
Esta é a 59 ª edição da campanha. Em Mossoró, uma frente ampla de divulgação ocorrerá para uma importante instituição. O objetivo é sensibilizar a sociedade e a Igreja para enfrentar o flagelo da fome, por meio de compromissos que transformem essa situação à luz do Evangelho de Jesus Cristo.
“Esse ano como o tema é a fome decidimos que o Gesto Concreto da Campanha da Fraternidade será destinado ao Abrigo Amantino Câmara para lembrar realmente que a nossa caridade tem um rosto muito concreto”, explicou o Padre Flávio Augusto.
“Nós vamos fazer todo um trabalho para que as pessoas possam cada vez mais tomar conhecimento do abrigo e de suas necessidades e formas de ajudar esse importante instrumento de acolhimento aos idosos no nosso município”, completou.
Já entre os objetivos específicos estão compreender a realidade da fome à luz da fé em Jesus Cristo; desvelar as causas estruturais da fome no Brasil; indicar as contradições de uma economia que mata pela fome; aprofundar o conhecimento e a compreensão das exigências evangélicas e éticas de superação da miséria e da fome; acolher o imperativo da Palavra de Deus, que nos conduz ao compromisso e à corresponsabilidade fraterna; investir esforços concretos em iniciativas individuais, comunitárias
O objetivo da campanha é sensibilizar a sociedade e a Igreja para enfrentar o flagelo da fome
e sociais que levem à superação da miséria e da fome no Brasil; estimular iniciativas de agricultura familiar agroecológica e a produção de alimentos saudáveis; reconhecer e fomentar iniciativas conjuntas
entre comunidade de fé e outras instituições da sociedade civil organizada; e mobilizar a sociedade para que haja uma sólida política de alimentação no Brasil, garantindo que todos tenham vida.
Quaresma A Campanha da Fraternidade visa uma proposta de conversão. Por isso, ela acontece no Tempo da Quaresma, que é o tempo propício para a conversão. Ontem (22), primeiro dia
Campanha da Fraternidade pela terceira vez tem tema sobre combate à fome
Esta será a terceira vez que a Campanha da Fraternidade tem como temática o combate à fome.
O tema foi trabalhado em 1975, com o lema “Repartir o pão” e em 1985, “Pão para quem tem fome”.
A Campanha da Fraternidade nasceu por ini-
ciativa de Dom Eugênio de Araújo Sales, então arcebispo de Natal, em Nísia Floresta, no Rio Grande do Norte, como expressão da caridade e da solidariedade em favor da dignidade da pessoa humana, dos filhos e filhas de Deus.
Ela surgiu em 1962. Dois anos depois, a Campanha da Fraternidade se tornava uma iniciativa nacional. O Brasil inteiro, em 1964, já celebrava a ação da fraternidade. Em 2024, vamos celebrar os 60 anos da campanha.
Assumida pelas Igre -
Ocorreram celebrações na Catedral de Santa Luzia (Paróquia de Santa Luzia), na Igreja do Alto da Conceição (Paróquia Nossa Senhora da Conceição), na Matriz da Paróquia do Menino Jesus, no bairro Santa Delmira, na Matriz da Paróquia de São José, no bairro Bom Jardim, na Igreja do bairro Doze Anos (Paróquia de São João Batista), Paróquia de São Paulo, no Nova Betânia, na Igreja do Alto de São Manoel (Paróquia São Manoel), Paróquia Sagrada Família (Conjunto Vingt Rosado), Santuário de Santa Clara (Dom Jaime Câmara) e também em Tibau, na Capela Nossa Senhora Rainha da Paz.
inseGuranÇa alimenTar
Recentemente, a Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede PENSSAN) revelou, no 2 º Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil, que no ano passado mais de 33 milhões de pessoas não tinha o que comer.
De acordo com o estudo, eram 14 milhões de novos brasileiros em situação de fome em pouco mais de um ano. A edição recente da pesquisa mostrou que mais da metade (58,7%) da população brasileira convivia com a insegurança alimentar em algum grau – leve, moderado ou grave (fome). A Rede PENSSAN informou que, segundo o levantamento, o país regrediu para um patamar equivalente ao da década de 1990.
da Quaresma, teve uma ampla programação de missas no município. “A igreja lançou no Brasil a Campanha da Fraternidade dentro desse tempo especial que é a Quaresma”, lembrou Padre Flávio.
jas Particulares da Igreja no Brasil, a Campanha da Fraternidade tornouse expressão de comunhão, conversão e partilha. Comunhão na busca de construir uma verdadeira fraternidade; conversão na tentativa de deixar-se transformar pela vida fecundada pelo Evangelho; partilha como visibilização do Reino de Deus que recorda a ação da fé, o esforço do amor, a constância na esperança em Cristo Jesus (Cf. 1Ts 1,3).
No Brasil de 2022, de acordo com a pesquisa, apenas 4 em cada 10 domicílios conseguiam manter acesso pleno à alimentação – ou seja, estavam em condição de segurança alimentar. Os outros 6 lares se dividiam numa escala, que ia dos que permaneciam preocupados com a possibilidade de não ter alimentos no futuro até os que já passavam fome. De acordo com o 2º Inquérito, em números absolutos, eram 125,2 milhões de brasileiros que passaram por algum grau de insegurança alimentar. É um aumento de 7,2% desde 2020, e de 60% em comparação com 2018.
As estatísticas foram coletadas entre novembro de 2021 e abril de 2022, a partir da realização de entrevistas em 12.745 domicílios, em áreas urbanas e rurais de 577 municípios, distribuídos nos 26 estados e no Distrito Federal.
@defato_rn /jornaldefatorn /photos/jornaldefatorn
Mossoró (rN), quiNta-feira, 23 de fevereiro de 2023
reprodução
gEntE DE fato
M a R il ENE Pai Va marilene.paiva@gmail.com
EU LHE ProMEto o SoL...
Sábado, 4 de março, Geraldinho Azevedo canta para o nosso deleite no Requinte Buffet. Muito grata à Master Eventos pelo envio do convite. Vamos, sim!
Mar E SErra
Recebemos a visita do casal Valdeci e Nara Saraiva direto de Caruaru. E, na graça de Deus, passaram em Recife e trouxeram Dona Alene. Foi rápido, mas... muito, muito bom. Na sexta, iniciamos puro relax nas piscinas de águas quentes do Hotel Thermas. Sábado de Zé Pereira foi dia de Village Hotel Casa do Mar com direito aos novos ambientes, DJ e o marzão de Tremembé. O almoço? Cinco estrelas, na Casa da Gil, em Icapuí. No domingo, subimos a Serra de Martins. O chá colonial da Pousada Rancho da Serra, na companhia de Andiro e Selminha, nota mil. Segunda, café da manhã no Hotel Lagoa dos Ingás. Completíssimo. Bom demais trocar afetos com Francisco Macedo e o novo chef Frank. Manhã de sol e piscinas. Comprinhas na praça. Esticadinha no Penhasco. Na terça, atendemos ao convite da família Villaça e fizemos um pit stop maravilhoso. Encontrar Jennison e Lisboa Batista é uma dádiva. No caminho da volta, o almoço no Bom. Gente... o feijão e o filé cremoso mais espetacular do planeta. Ali, nas Melancias, pouquinho antes de Apodi. Tem 30 tipos de pudins. Imagina... E chegamos em casa. Obrigada, Nossa Senhora da Conceição por nos proteger e abençoar!
EM JULHo...
Vai ter uma sexta bacana com Jorge Vercilo e The Fevers. Agende-se.
CHaMPanHE no gELo
Celebram idade nova hoje: Vânia
Leite, Ingryd Leite de Medeiros
Lacerda, Ana Luzia Gurgel Dantas, José Franklin Oliveira Júnior, Nizia Rayane, Arlene Souza, Ana Larícia, Lalinha Ernesto de Morais e Priscila Targino. Parabéns!
Todos os anos, fico imaginando o que dizer para essa amiga querida que hoje apaga velinhas. são tantos os adjetivos que não caberiam numa simples legenda. Vânia leite, receba o meu carinho. Que os seus dias sejam abençoados com saúde, paz e amor. Feliz aniversário para a loira linda mãezona de césar Ferrário, aulo e Raíza leite!
o aniversariante de ontem, dia 22, c rispiniano Neto é múltiplo em si mesmo. Poeta cordelista, Bacharel em Direito, jornalista, ex-Diretor Geral da Fundação José augusto e integrante do Ministério da cultura. Parabéns, saúde e
andiro clayton e selminha. Desfrutar da amizade e da companhia desse casal é um verdadeiro presente de Deus. obrigada pelo acolhimento de sempre no paraíso chamado Pousada Rancho da serra, em Martins.
Ela brilha aqui e na alemanha. Por onde passar é uma rainha. s uellen Queiroz divou, sambou e fez seu carnaval europeu animado e feliz. Valeu, s u!
quinta-FEiRa 23 DE fEvErEiro DE 2023 2 social
Pedro Kauan. anote esse nome. Martinense de coração e alma, cantou e encantou turistas e foliões do carnaval da serra de Martins. Tem gente apostando no jovem como o futuro João Gomes do oeste Potiguar. Boa!
Encontro feliz. Povo que eu amo e quero bem. Meu lord colega e colunista lisboa Batista e o amigo artista plástico Jennison Vilaça, na terça de carnaval na serra de Martins. amo!
alegrias.
Fotos: Cedidas HOPE MOSSORÓ | Av. João da Escóssia, nº 159 - Loja 01 | Nova Betânia (84) 98118-0865 @hope.mossoro FAZEMOS DELIVERY
confira a pauta completa de reivindicação dos professores
• Reajuste do piso salarial integral do Magistério, de acordo com a Lei Federal 11.738/2008;
• Realização de concurso público;
• Eleições diretas para diretores, garantindo gestão democrática;
• Concessão de licenças-prêmio de acordo com a Lei 029/2008;
• Reajuste do auxílio deslocamento para servidores que trabalham na zona rural;
• Cumprimento da Lei de Responsabilidade (aplicar 30% dos recursos próprios e pagar o 14º para escolas premiadas, inclusive os atrasados);
• Cumprimento do 1/3 da jornada extraclasse de acordo com a Lei Federal 11.738/2008;
• Retorno das mensalidades dos sócios em consignado;
A greve foi definida em assembleia na semana passada, com o objetivo de pressionar a gestão
Professores da rede municipal iniciam greve
amina costa Da Redação
Foi iniciada nesta quinta-feira, 23, a greve dos professores da rede municipal de ensino de Mossoró. A paralisação foi aprovada pela categoria durante uma assembleia ocorrida no dia 13 de fevereiro. Na ocasião, ficou definido que a greve dos professores que atuam na rede municipal seria iniciada após o Carnaval.
A greve dos professores ocorre após a falta de resposta da Prefeitura de Mossoró em relação ao pagamento do reajuste de 14,95% do piso salarial do magistério, previsto pelo Governo Federal. Já que o prefeito Allyson Bezerra sequer deu início às negociações com a categoria, os professores optaram por iniciar a greve, para pressionar a gestão para o diálogo.
A reportagem do JORNAL DE FATO conversou com Eliete Vieira, presi -
dente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mossoró (Sindiserpum), que representa os professores. Ela informou que só após a definição da greve, a gestão solicitou uma conversa com a categoria. A primeira conversa não teve definição alguma sobre o pagamento do piso, e uma segunda reunião foi marcada para o dia 1 º de março.
“Não houve mais nenhuma novidade por parte da Prefeitura. Existe uma reunião agendada para o dia 1 º de março, na qual devemos saber o posicionamento da gestão. Por isso, a greve segue, por tempo indeterminado, até que haja uma proposta para o pagamento do reajuste que beneficie a categoria. Quando avançarmos nas negociações e tivermos algo real a ser apresentado, traremos para a categoria que irá definir quais os rumos iremos tomar”, disse a presidente do sindicato.
Questionada sobre as
expectativas para a greve, Eliete Vieira informou que esta quinta-feira é um dia destinado para traçar estratégias para o movimento que está iniciando. “Será um dia de traçar estratégias coletivamente com o comando de greve. O fator surpresa deve ser considerado para evitar que a Gestão desarticule a atividade traçada”, relata.
Na semana passada, após a definição da greve, membros do Sindiserpum se reuniram com a secretária de Educação, Hubeônia Alencar, para dialogar sobre o pagamento do reajuste do piso. Mesmo com a abertura do diálogo, a secretária informou que não era possível definir, ainda, sobre o pagamento do reajuste.
“Um dos pontos cruciais da pauta, no entanto, o reajuste do piso, não foi discutido pela secretária de Educação Hubeônia Alencar sob a alegação de que precisaria de uma nova reunião onde fossem envolvidas secretarias
que respondem pela parte financeira do Executivo, como Finanças e Planejamento, Orçamento e Gestão”, informou o sindicato, após a reunião.
Os professores da rede municipal afirmam que não aceitam o parcelamento do reajuste do piso salarial, assim como ocorreu no ano de 2022. Na ocasião, para não perder benefícios previstos para o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR), os professores aceitaram o pagamento do reajuste em parcelas, nas quais ainda não foram concluídas (a última será paga em novembro deste ano).
Além do piso nacional, os professores têm ainda outras reivindicações, que incluem a realização de concurso público, o reajuste do auxílio deslocamento, bem como a eleição democrática de forma direta dos diretores das escolas. Atualmente, a direção das escolas se dá por meio de indicação política.
• Pagamento da rescisão dos aposentados;
• Cumprimento da Lei nº 070 e correção da tabela salarial para as professoras que não chegaram à classe 10 nos 25 anos de serviço.
ALUGA-SE CONSULTÓRIO MÉDICO
Aluga-se Consultório Médico, localizado à Rua Juvenal Lamartine, 807, Mossoró – RN, por meio período que vai das 12h às 18h, todo mobilhado e com frigobar. Indicado para Clínico Geral – Gastro ou Proctologia.
Contato: (84) 98133-7907
SINDICATO DOS TRABALHADORES NA INDÚSTRIA DA EXTRAÇÃO DO SAL NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE EDITAL DE CONVOCAÇÃO (Aviso Resumido)
No dia 05 de maio de 2023, serão realizadas eleições para composição da diretoria, conselho fiscal, delegados representantes e respectivos suplentes desta entidade, para um mandato trienal, no período de 06 de junho de 2023 a 05 de junho de 2026. O prazo para registro de chapas é de 15 (quinze) dias, contados da publicação deste aviso. Os pedidos de registros de chapas serão dirigidos ao presidente do Sindicato, formalizados em duas vias, cada uma com os documentos necessários e apresentados à secretaria que, durante o prazo para registro, funcionará nos dias úteis, das 7h. 30m às 11h30 e das 13h30 às 17h30. O horário de votação será das 08h às 17h, e o local será na sede do sindicato situado na Rua Wenceslau Braz, nº 241, Paredões, Mossoró-RN, e, no âmbito de trabalho dos associados, empregados das empresas salineiras da jurisdição do sindicato. Será realizada segunda votação no dia 19/05/2023, caso não seja obtido o quorum, respectivamente, na primeira votação. O edital de convocação encontra-se afixado na sede do sindicato, e na delegacia sindical, na jurisdição de Galinhos/RN, com divulgação nos principais locais de trabalho. Os procedimentos serão regulados pelo Artigo 48 do Estatuto Social e Regimento Eleitoral do sindicato, discutidos e aprovado em Assembléia Geral da categoria, realizada em 19 de junho de 1994. Mossoró (RN), 19 de fevereiro de 2023.
FRANCISCO DOS SANTOS CABRAL Presidente
CPF: 242.721.244-04
>> A pauta de reivindicações dos professores inclui 11 pontos, entre eles, o reajuste do piso salarial do Magistério
QUARTA-feiRA 23 dE FEVEREiRo dE 2023 MOSSORÓ 3
Educação
Sindiserpum
Um levantamento internacional divulgado nesta semana pela ONG Conselho Cidadão para Segurança Pública e Justiça Penal do México colocou Mossoró como a 11ª cidade mais violenta do mundo e Natal como a 28ª As cidades do Rio Grande do Norte integram o ranking da entidade de 50 municípios mais violentos do mundo.
Em nível nacional, o número de homicídios em 2022 coloca Mossoró como a mais violenta do Brasil e Natal como a sexta, dentro do levantamento da ONG mexicana. Sete cidades do México lideram a relação, seguida por uma dos Estados Unidos e por mais outras duas mexicanas. Mossoró vem logo em seguida na 11ª posição mundial, sendo a primeira cidade brasileira listada.
O ranking traz o município potiguar com 167 homicídios e uma taxa de 63,21. A próxima cidade brasileira a figurar no mapeamento é Salvador, na 19ª colocação, com mais de 2 mil homicídios e taxa de 56,68. O sexto município do Brasil a figurar na relação é Natal, com 569 homicídios e taxa de 45,06. Manaus (21), Fortaleza (31), Recife (35), Maceió (36) e Teresina na 40ª posição, também integram a lista de 50 municípios mais violentos do mundo.
Mossoró figura como 11ª cidade mais violenta do mundo e Natal como 28ª
>> Municípios potiguares aparecem em levantamento divulgado nesta semana por ONG mexicana
A segunda maior cidade do Rio Grande do Norte já registra 22 homicídios em 2023, sendo três tendo sido registrados neste feriado de Carnaval. O caso mais recente até o fechamento desta matéria foi notificado na manhã desta quartafeira (22). O crime aconteceu na rua Carmelita Lima de Góis, ao lado da cerca de proteção do aeroporto local.
Um homem de 79 anos de idade identificado como Francisco da Silva foi encontrado ferido ao chão com golpe de faca. O socorro médico e polícia foram acionados, mas a vítima não resistiu aos ferimentos e morreu. A informação é de que o homem, que era vendedor de queijos, deveria estar retornando para casa de bicicleta, quando deve ter sido atacado por um suposto ladrão.
Essa não é a primeira vez que c idades brasileiras, incluindo as do RN aparecem nesse ranking da ONG mexicana. Em 2021, Mossoró apareceu na 20ª posição mundial, enquanto Natal foi a 33ª Número de homicídios coloca Mossoró como a mais violenta do Brasil e Natal como a sexta
Três acidentes no Oeste deixam três mortos e dois feridos no feriado
Pelo menos três acidentes de trânsito com vítimas fatais foram registrados neste feriado de Carnaval em rodovias que cortam a região Oeste do Rio Grande do Norte. Os sinistros ocorreram em estradas de Mossoró e de acesso aos municípios de Governador DixSept Rosado e Apodi.
Na manhã da última terça-feira (21), um acidente de trânsito com vítima morta foi registrado na RN117, entre as cidades de Governador Dix-Sept Rosado e Caraúbas. A vítima foi identificada como Adriano Morais da Silva, 27 anos de idade, morreu no local. A informação é de que ele conduzia uma motocicleta quando teria perdido o controle do veículo e batido em uma árvore.
Já um acidente de trânsito ocorrido na manhã desta segunda (20), no km 48 da BR-405, entre as cidades de Mossoró e Apodi, ocasionou a morte de uma pes-
soa e ferimentos em outras duas. O relato é de que três pessoas ocupavam um carro do tipo Celta em direção a Mossoró, quando o motorista teria perdido o controle do volante, saído da pista de rolamento e capotado.
O condutor morreu na hora e os outros dois passageiros foram socorridos com vida por equipes do Samu e do Corpo de Bombeiros para o Hospital Regional Tarcísio Maia. E por volta das 11h30min deste domin go (19), Ednailson Soares de Souza, de 43 anos, morreu em acidente de trânsito. A informação é de que ele trafegava de moto e ao chegar ao km 29 da BR-304, em frente à Porcelanatti, sentido Tibau, colidiu com um carro que trafegava em sentido contrário.
VEÍCULOS RECUPERADOS
A Polícia Rodoviária
Federal (PRF) recuperou
três veículos do domingo (19) à terça-feira (21) de carnaval no estado do Rio Grande do Norte. O primeiro veículo foi recuperado na tarde do domingo (19), no Km 111 da BR-304, em Santa Cruz/RN, e envolveu uma motocicleta NXR 150, roubada em Touros/RN no ano de 2022. O veículo foi recuperado quando estava sendo conduzido por um adolescente de 17 anos, com sinais identificadores adulterados. Em Janduís/ RN, na tarde da segundafeira (20), no Km 315 da BR-226, mais um homem (25 anos) foi preso, conduzindo um veículo Montana LS branco, roubado em 8/4/2012 na cidade de Manaus/AM. O terceiro veículo, uma motocicleta NXR 150 vermelha, foi recuperado na manhã desta terçafeira (21), em Acari/RN, no km 28 da BR-427. Um homem de 44 anos foi preso por adulteração de sinais identificadores.
As forças de segurança pública do Rio Grande do Norte abortaram um arrastão que seria praticado em uma residência de um desembargador do estado e prendeu uma mulher suspeita de ser a informante do bando. A ação criminosa seria praticada durante os dias de carnaval no imóvel localizado na região do Alto Oeste potiguar.
As informações sobre o caso começaram a ser divulgadas na última terça-feira (21). O relato é de que a polícia obteve a denúncia de que uma funcionária do desem-
do RN
bargador Expedito Ferreira estaria repassando detalhes sobre a rotina do magistrado para que um grupo criminoso pudesse realizar um assalto.
A Polícia Militar localizou a funcionária na casa do desembargador na cidade de Alexandria e após ser questionada sobre os fatos, ela teria confessado que estaria envolvida em um plano para assaltar o magistrado. A mulher foi presa e levada para a delegacia do município, onde teria relatado que o crime seria praticado por um bando de Natal.
Será divulgado hoje resultado final da Operação Carnaval
A Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED) do Rio Grande do Norte, juntamente com a Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (SEAP), divulgam na manhã desta quinta-feira (23) o resultado final da Operação Carnaval 2023. A informação foi repassada nesta quarta (22) pela própria Sesed.
A secretaria de Segurança
do RN anunciou ontem que hoje, às 9h, na sede da pasta, em Natal, ocorre a apresentação do resultado final da Operação Carnaval 2023. Na ocasião, a Polícia Militar, a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros Militar, o ITEP e a Polícia Penal irão apresentar os números referentes aos atendimentos e ocorrências registrados em todo o estado durante os dias de eventos carnavalescos.
Nenhum suspeito foi preso e o caso deve ser investigado. O outro homicídio neste feriado em Mossoró aconteceu na noite da última terçafeira (21). Um homem de 29 anos identificado como Gilfran Fernandes Silva Souza morreu depois de ser baleado quando caminhava próximo à entrada do Pirrichil, no bairro Alto de São Manoel. A autoria e motivação do ataque não foram informadas.
Já na noite da última segunda-feira (20), um carroceiro de 54 anos identificado como Antônio Marcos de Meneses foi morto a tiros dentro da própria casa, na comunidade de Pau Branco, região da Maísa, zona rural de Mossoró.
MAIS HOMICÍDIOS
Além de Mossoró, outras cidades da região Oeste também registraram homicídios neste feriado de Carnaval. Em Grossos, Jefferson da Silva Souza, de 29 anos, foi assassinado a facadas na madrugada de domingo (19). O suspeito foi preso em seguida. E em Umarizal, Antônia Elisonaide Nunes, de 37 anos foi assassinada em via pública. O crime aconteceu na manhã de sábado (18) e teria sido praticado com uso de arma de fogo. Em ambos os casos, a autoria e motivação não foram apontadas.
QUINTA-FEIRA, 23 DE FEVEREIRO DE 2023 4 SEGURANÇA RANKING
VIOLÊNCIA
DA
Seap/RN
Polícia aborta arrastão em casa de desembargador
Mossoró já registra 22 homicídios em 2023; feriado de Carnaval teve três
waNDilsoN ramalho
Nosso quEriDo poEta quiNtaNa Dizia:
A poesia purifica a alma, um belo poema sempre leva a Deus.”
carNaval
O CARNAVAL ACABOU! UNS CURTIRAM EM PLENA FOLIA, OUTROS COM TRANQUILIDADE E ALEGRIA, OUTROS TRABALHANDO!! Em destaque, amigos que viveram um carnaval cheio alegria! Que venha o carnaval de 2024!!
Em Martins, cidade de encantos mil, a colunista Marilene Paiva ladeada pelos amigos Jennison Vilaça e o colunista Lisboa Batista.
A nossa governadora Fátima Bezerra em cena no Bloco dos Poetas. Maravilha!
A magistrada que faz jus ao seu juramento, dra Lena Rocha passou o Carnaval curtindo o mar e a tranquilidade.
Governo amplia a frota do transporte da rede estadual
>>Novos ônibus contemplam estudantes de todas as regiões do RN
Oinício do ano letivo na rede estadual do Rio Grande do Norte tem reforço do transporte escolar. O Governo do Estado entregou mais 21 novos ônibus para compor a frota. Os veículos fazem parte da aquisição de 86 novos ônibus realizada pelo governo, por meio da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC-RN).
Os 21 ônibus escolares se somam aos outros 56 veículos já entregues em novembro de 2022. Outros 9 veículos restantes estão em fase de emplacamento.
Os 86 veículos representam um investimento de R$ 29,4 milhões e beneficiarão, diariamente, mais de 57 mil estudantes. Somente a entrega dos 21 ônibus escolares de hoje representam R$ 7,1 milhões de reais dos in-
Novos ônibus para compor a frota do transporte escolar da rede estadual de ensino
vestimentos. Da totalidade de veículos, 46 ônibus foram adquiridos com recursos do Tesouro Estadual, totalizando R$ 16 milhões,
dentro do planejamento estabelecido pelo Programa Nova Escola Potiguar (PNEP). Os outros 40 são oriundos de emendas parla -
mentares, correspondente a R$ 13,1 milhões.
“Esses ônibus fazem parte do Programa Caminho da Escola, e é muito
especial, principalmente para a gente conter a evasão e garantir o acesso dos nossos estudantes - crianças, jovens, homens e mulheresàs escolas. Porque lugar de estudante é na escola”, destaca a governadora Fátima Bezerra, lembrando também do contrato assinado de 122,9 milhões de investimentos em manutenção de escolas e em conectividade, além da construção dos IERNs que estão em andamento em todo o estado.
A importância desses ônibus para os municípios se dá especialmente pela oportunidade de chegar à escola aos alunos que vivem distantes de suas instituições de ensino, em áreas de difícil acesso, como as zonas rurais, e aos alunos com dificuldades de locomoção, já que os veículos são adaptados para alunos com locomoção reduzida. Os ônibus atendem a todos os critérios de segurança e qualidade estabelecidos pelos órgãos de controle.
Os municípios contemplados foram Natal, Baraúna, Brejinho, Caiçara do Rio dos Ventos, Currais Novos, Extremoz, Olho D’água do Borges e Tabuleiro Grande, Afonso Bezerra, Caraúbas,
Japi, Janduís, José da Penha, Lagoa D'anta, Ouro Branco, Passagem, Pedra Preta, Rodolfo Fernandes, São João do Sabugi, Sitio Novo e Upanema.
Os novos ônibus fortalecem as linhas e rotas administradas pelas prefeituras, dentro do regime de colaboração entre Estado e municípios estabelecido pelo Programa Estadual de Transporte Escolar (PETERN), e os itinerários em Natal, Mossoró e Pau dos Ferros, são administrados diretamente pela SEEC. Essa parceria e diálogo entre Governo do Estado e prefeituras foi muito celebrada durante a solenidade para os avanços das políticas públicas no RN.
Dois modelos compõem a frota: os veículos ORE 1 Micro, com capacidade para transporte de 16 estudantes, e o ORE 3 Grande, comportando 59 estudantes sentados. Ainda em 2022, a governadora determinou que, além dos 86 ônibus já garantidos, mais 20 veículos fossem adquiridos. Dessa forma, quando concluídas as entregas, o RN saltará de 286 para 392 ônibus escolares na frota da rede pública estadual.
quiNta-FEiRa 23 DE fEvErEiro DE 2023 ESTADO 5
''
EDucação
Cedida Cedida Cedida Cedida Cedida Cedida Cedida Cedida
wr.ramalho@hotmail.com
O casal top dr Wladimir Fernandes e Kassandra Gurgel. Só felicidade!
Ela é chique, Flora Mariana no Carnaval de Apodi!!
Viver, curtir o carnaval, a belíssima Raquel Gurgel na folia de momo em Apodi.
A bela família Almeida em cena, juntinhos no Carnaval. Meny, Neide, Hueliton, Luziene, Shamyra, aniversariante de ontem, Lucimar, Lúcia, sobrinhos e alguns amigos.
O médico Obstetra dr Nilton Segundo em cena no bloco da terça-feira, no Centro Cirúrgico. Deus seja louvado!! Salvou vidas!
Elisa Elsie - assecom RN
Novo técnico do Potiguar, o pernambucano Júnior Câmara começou a pôr a “mão no time” visando o Quadrangular do Campeonato Estadual. Esse momento é especial para Júnior, porque ele está fazendo o seu debut ao comandar uma equipe profissional de forma efetiva no cargo, sendo grato ao alvirrubro mossoroense pela oportunidade.
De acordo com ele, a transição na carreira – saindo das bases para treinar atletas profissionais – está sendo feita da forma como ele planejou, recebendo apoios e diante de um cenário que lhe permita mostrar trabalho e conhecimentos.
“Não encaro como desafio, mas uma grande oportunidade. O Potiguar vai me oferecer um calendário anual, com bons atletas, muita força de vontade para querer crescer, acho que são ingredientes que vão me fortalecer e ajudar para fazer a transição da forma como sempre planejei”, disse ele no contato com a reportagem do de Fato.
“Entendo que o futebol profissional tem suas diferenças, mas também tem suas particularidades que ajudam o processo (de transição), como o de trabalhar com jogadores experientes. Encontrei aqui alguns atletas experientes que têm ajudado no dia a dia, a gente tem conversado muito, vai ser natural como todos grandes treinadores que passaram por esse momento de transição e não será diferente comigo. Espero que seja com êxito, construindo um ambiente de confiança, e acredito muito que o ambiente é o maior responsável para que o sucesso da equipe aconteça a médio ou longo prazo”, completou.
Júnior Câmara, 43 anos, é formado em Educação Física pela Universidade de Pernambuco, é Especialista em Futebol pela Universidade Federal de Viçosa/
Técnico diz que é grato pela oportunidade e que transição foi como planejou
>> J únior Câmara comanda pela primeira vez equipe profissional de forma efetiva no cargo
MG, e possui certificado de conclusão de curso de treinador com Licenças A e B da CBF. Foi técnico das bases em clubes de estrutura do Nordeste, como Fortaleza e Sport, com várias conquistas. Também dirigiu de forma interina a equipe principal do Sport, e também foi auxiliar-técnico da Seleção Brasileira Sub-17.
No primeiro contato com a diretoria executiva do Potiguar, Júnior Câmara admitiu otimismo pelo que conversou e ouviu, acreditando que clube está no caminho certo.
“As pessoas que hoje comandam o Potiguar têm ideias muito maiores do que o clube se encontra hoje. É início de um projeto, mas com ideias e trabalho, para daqui a um tempo médio ou até longo prazo o Potiguar possa vir almejar coisas maiores. Acho que são pessoas sérias, de boas ideias, e eu vim para somar nesse projeto e espero ajudar”, disse ele.
Sua estreia será neste sábado, 25, contra o ABC no Estádio Nogueirão, abrindo o Quadrangular –equivalente à 2 ª fase do campeonato. Júnior vai praticamente manter o que
vinha sendo feito pelo técnico antecessor, Emanoel Sacramento.
“Difícil nesse momento fazer mudanças bruscas, não seria inteligente de minha parte pegar uma fase final de campeonato, aonde os atletas já vêm trabalhando há mais de dois meses com a ideia do outro treinador, então nesse momento não vou fazer grandes mudanças. Óbvio que durante a semana pequenas coisas vão ser passadas e com o passar do tempo, acho que lá para o 3 º jogo, algo mais da minha cara ficará claro para o torcedor. É uma de-
Julgamento do Potyguar/Cn ocorre nesta quinta Técnico põe trabalho em xeque no flamengo
A denúncia do Alecrim contra o Potyguar de Currais Novos sobre suposta atuação irregular do time seridoense será apreciada nesta quinta-feira, 23. O julgamento será feito pela primeira comissão disciplinar do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD/RN), a partir das 18h30, na sede da Federação estadual de futebol, em Natal.
O Alecrim alega que o Potyguar excedeu limite (cinco) de atletas amadores
em alguns jogos do Campeonato Potiguar, infringindo o Regulamento da competição. O clube seridoense foi inserido em dois artigos, que remetem a perda de pontos e multa financeira.
Caso os auditores decidam pela punição ao Potyguar, o Alecrim se livrará dos jogos extras contra o Globo FC na luta contra o rebaixamento a segunda divisão, passando tal condição para o próprio clube seridoense.
Rio – A derrota de 1 a 0 do Flamengo para o Independiente Del Valle, em jogo d e ida da Recopa SulAmericana disputado na noite de terça-feira, 21, em Quito, não deixou Vítor Pereira tão insatisfeito com sua equipe. Pelo contrário: o técnico disse que seu time teve as "chances mais claras" da partida e usou o fator altitude para justificar as dificuldades diante dos equatorianos.
O português usou a entrevista coletiva para esfriar
a pressão da torcida sobre seu início de trabalho, que conta com três tropeços seguidos em duelos decisivos.
Antes de serem superados pelo Del Valle, VP e seus comandados deixaram escapar dois títulos: primeiro, foram derrotados pelo Palmeiras na Supercopa do Brasil e, no início deste mês, perderam para o Al-Hilal e desperdiçaram a chance de jogar a final do Mundial contra o Real Madrid.
cisão em cima da prudência, não fazer grandes mudanças, mas a cada semana sim, colocando ideias novas na medida em que o grupo for assimilando”, comentou.
O novo técnico alvirrubro vai preparando o seu time para sábado com base também em análise dos jogos que viu do ABC na Copa do Nordeste e também no Estadual.
“Já vinha observando (o ABC) por acompanhar a Copa do Nordeste e após acertar com o Potiguar também nos jogos do Estadual aqui do Estado. Um clube
que tem nível alto de investimento e por consequência possui jogadores com experiência em campeonatos de series maiores, como uma Série B, por isso é favorito junto com América. Mas com certeza nós podemos fazer algo a mais, e é nisso que estou acreditando. Estou acompanhando muitos jogos do ABC, já conhecemos os jogadores, o estilo do treinador, sua ideia de jogo, agora nos resta trabalhar na semana para que possamos otimizar o que temos de bom e melhorar aquilo que podemos melhorar”, concluiu.
quinta-feira, 23 DE fEvErEiro DE 2023 6 ESPORTE
Marcelo Diaz assessoria
Técnico Júnior Câmara entre o jogador Márcio Mossoró e o presidente Djalma Júnior
vítor Pereira segue pressionado no flamengo
SEgunDa faSE
MarCoS SanToS Da redação