De Fato

Page 1


Jornal de Fato

MCJ 2025 movimenta economia com R$ 357 milhões

>> Estudo apresentado pela Uern e CDL revela que quase 1,3 milhão de pessoas passaram pelo Mossoró Cidade Junina e que a rede holeira teve 82% de ocupação durante período do evento.

Sem aumento de deputados, projetos serão alterados no RN

Jogador mossoroense de 45 anos vai disputar

Mossoró

ESPAÇO JORNALISTA MARTINS DE VASCONCELOS

passivo: “Eu conheço o professor Aécio, ele é assim mesmo”, disse, entregando o caso à gestão divina. Para aquele professor, trabalho escolar é assim mesmo; pesquisa escolar é isso mesmo: é cópia. E já é muito. E errado estava eu ao querer que assim não fosse.

AÉCIO CÂNDIDO

professor da UERN, aposentado.

Autor da obra Tempos do verbo aeciocandidocuite@gmail.com

Comecemos a história situando-a no tempo: ela ocorreu há pelo menos 20 anos. Os personagens: um sobrinho que, à época, morava comigo e um pequeno grupo de amigos seus. Nessa ocasião, deparei-me com um trabalho escolar de geografia completamente copiado de uma enciclopédia da internet. Os “autores” do trabalho eram estudantes do ensino fundamental, amigos de meu sobrinho, e eu tomei conhecimento dessa “produção intelectual” porque eles foram imprimila em minha casa.

Ao ver o trabalho, e lê-lo, por curiosidade não reprimida de professor, topei com um trecho em que se dizia “conforme o mapa ao lado”. Chamei a atenção desses meninos, dois ou três, não lembro exatamente, para o escorregão que iria denunciar a cópia (ou a fraude, se quisermos tratar o fenômeno por seu exato nome de batismo) e emendei com um discurso sobre a completa inutilidade de um trabalho escolar conduzido dessa forma. Um de meus argumentos dizia que eles não aprenderiam nada com isso (e, óbvio do óbvio, ou como se disse antigamente, o “óbvio ululante”, todas as atividades pedagógicas são feitas com o objetivo de aprender alguma coisa), que se eles tivessem copiado à mão, haveria aí pelo menos um exercício de caligrafia, um esforço físico e mental para melhorar a letra, e a possibilidade de deixarem fixadas na memória algumas infor-

mações contidas na cópia, porque, sabe-se hoje muito bem, a mente retém melhor as informações copiadas manuscritamente. Todo o discurso, proferido com a paciência pedagógica que convinha, não convenceu nenhum dos estudantes, não os fez desistir da forma escolhida e não os estimulou a tomar outro caminho. Escuta respeitosa, e só, sem aderência alguma. A lógica racional pode muito pouco diante de uma decisão já tomada, sobretudo se esta significa menor investimento em trabalho. E já que chegamos até aqui, adiantemo-nos mais um pouco, para encontrar a racionalidade escondida: qual era o objetivo desses meninos? Tirar uma nota boa, que os ajudasse a passar de ano. Copiar um trabalho da internet e imprimi-lo era um investimento bem razoável para obter a nota desejada. Pesquisar em mais de uma fonte, concertar as discussões do grupo, dar forma narrativa ao trabalho parecia um investimento muito alto e, talvez, desproporcional. Economizemos energia, se isso não comprometer a realização do objetivo. Há aí um cálculo de eficiência: atingir a eficácia com economia dos meios.

Estou relembrando o episódio para poder falar da inteligência artificial generativa. Há gente que vai se contentar com ela tal qual ela se dá, cruamente; vai se apropriar dela, de seus produtos sem nenhum pudor, sem acrescentar nenhum trabalho mental, nenhum grão de si mesmo às respostas obtidas. Do mesmo modo como havia (ou há) gente que copiava, que plagiava textos de livros, de revistas, de enciclopédias, lançando mão deles como se fossem seus. Este entendimento está bem firmado na cultura escolar brasileira: pesquisar é copiar.

O desejo do homem de sintetizar conhecimento e de colocá-lo à disposição de todos, de ampliar o acesso, é antigo. Antigo de três séculos, pelo menos, e uns dois séculos depois que Gutenberg, criando a prensa móvel, permitiu que os livros se multiplicassem. A Enciclopédia francesa (Encyclopédie), obra maior do esforço iluminista do século XVIII, é o exemplo pioneiro e vistoso dessa intenção: foram 35 volumes de verbetes e ilustrações publicados no terceiro quartel do século, redigidos por dezenas de sábios, os mais proeminentes da época.

Direção Geral: César Santos

Diretor de Redação: César Santos

Gerente Aadministrativa: Ângela Karina

Dep. de Assinaturas: Alvanir Carlos

Organização: Clauder Arcanjo

Algumas semanas depois, reencontrei o mesmo grupo. Me disseram que, após a nota, comentaram com o professor o episódio da minha casa. Ao ouvir a história e certamente alguns dos argumentos utilizados, o professor reagiu com certo desdém comclauderarcanjo@gmail.com

O ChatGPT, por exemplo, tem uma componente de enciclopédia poderosa. Nessa função, serve como passo inicial numa pesquisa, tirando dúvidas, ampliando roteiros, multiplicando alcance. Pode guiar pesquisadores experientes e eruditos. Para gente que não está interessado em muito, as respostas introdutórias bastam. Para quem quer ir mais longe, as respostas clareiam caminhos e delineiam novos passos. É uma ferramenta que produz síntese, conhecimento horizontal. Todos nós precisamos de sínteses, por mais especialistas que possamos ser: sínteses de outros campos, sínteses de outras informações, e até mesmo dos nossos, uma vez que ninguém hoje pode mais dar conta do conhecimento completo, mesmo o de uma área muito restrita. Precisamos das sínteses para diminuir caixas pretas, as sombras daqueles assuntos sobre os quais sabemos pouco ou mal. Para conservar a autonomia humana, dada capacidade de criar e de intervir no meio, precisamos manter alguns aprendizados da espécie, permanentemente desenvolvidos a partir de cada indivíduo.

A educação é essa tentativa permanente de desenvolver em cada indivíduo aquilo de que a espécie é capaz. Cada indivíduo parte do zero naqueles aprendizados essenciais, que, embora facilitados por algumas ferramentas, não podem ser deixados de lado e delegados a não se sabe o quê, numa autorrenúncia suicida. Já passamos por outras situações desafiadoras: a prensa móvel, a máquina de escrever, o computador e os programas de edição de texto não tornaram dispensável o aprendizado da escrita manual, não substituíram de modo absoluto o lápis e a caneta esferográfica. A calculadora comum não nos dispensou do aprendizado da tabuada e do domínio da aritmética. A calculadora científica não dispensou o jovem aprendiz de engenheiro de dominar, com seu próprio cérebro, as intrincadas veredas do cálculo diferencial e integral. A calculadora ajuda a sermos mais velozes no cálculo, mas não nos dispensa de compreendê-lo bem.

Para quem, da área de humanas, acha que pode entregar sua vida intelectual nas mãos do ChatGPT, um lembrete amigo: em muitos momentos da vida profissional, a posse efetiva de certos conhecimentos será testada. Para proferir uma palestra, dar uma aula, fazer um discurso, prestar uma prova de concurso, passar por uma entrevista de emprego, exige-se o domínio de muitos conhecimentos básicos. Nessas ocasiões, precisamos de fato dominar códigos linguísticos (gramática e léxico) e postulados de teorias científicas. A IA é ferramenta para auxiliar o cérebro, não para substituí-lo; quem a adotar como substituição ficará em desvantagem. Mentira tem pernas curtas, sempre.

Sem aumento de deputados, projetos eleitorais serão alterados no RN

REAÇÃO / Rio Grande do Norte ganharia duas vagas na Câmara e seis novas vagas na Assembleia Legislativa

Adecisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de vetar o projeto que aumentava o número de deputados federais tem impacto importante no processo que leva às eleições estaduais de 2026. Grupos políticos que se organizaram com base no aumento do número de deputados federais terão que reavaliar o projeto, inclusive, com prováveis desistências de candidaturas à Câmara.

O impacto no Rio Grande do Norte é considerável. O estado ganharia duas vagas na Câmara, saltando de 8 para 10 deputados. Alguns grupos políticos faziam as contas para lançar candidaturas federais, entendendo que a disputa seria menos acirrada. Agora, terão que reavaliar o processo.

É o caso do deputado estadual Dr. Bernardo Amorim, que está saindo do PSDB para o MDB. Líder de família da política tradicional na região do Alto Oeste, o parlamentar trabalhava uma candidatura à Câmara e a postulação da esposa Kaline Amorim (MDB) para ocupar a sua vaga na Assembleia Legislativa. O entendimento é que o projeto seria viável com o aumento de deputados federais do RN e, por gravidade, a ampliação de deputados estaduais de 24 para 30.

O novo cenário não significa que Bernardo Amorim desistirá do projeto, no entanto, é certo que o parlamentar vai analisar a questão sob novo ângulo. Com a bancada potiguar permanecendo com oito deputados federais e a Assembleia Legislativa ficando com os atuais 24 parlamentares, a disputa se torna mais difícil.

Veto

Grupos políticos que se organizaram com base no aumento do número de deputados federais terão que reavaliar o projeto

O MDB, do vice-governador Walter Alves, que vai priorizar a eleição proporcional em 2026, também deve reorganizar a rota. Walter estava trabalhando uma chapa à Câmara com a possibilidade de 10 vagas em disputa, inclusive, havia atraído nomes de outros partidos para a legenda. O argumento agora fica mais difícil e,

aumenta tensão na relação de Lula com Congresso

O veto do presidente Lula (PT) ao projeto que aumentava o número de deputados federais gerou um clima de frustração entre líderes do Centrão, que já consideram difícil reverter a decisão.

A avaliação é que não haverá votação do veto em sessão conjunta do Congresso antes do recesso informal.

O principal obstáculo é matemático: para derrubar o veto presidencial, são necessários 257 votos na Câmara e 41 no Senado.

Apesar de o texto ter sido aprovado com 270

votos na Câmara, no Senado ele teve apenas 41 votos favoráveis — exatamente o número mínimo.

No entanto, o presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União-AP), precisou abrir mão da presidência da sessão para votar, garantindo o quórum necessário. Como o presidente do Senado não vota normalmente, a chance de repetir esse placar numa votação de veto é considerada remota.

“Além disso, já passou o prazo dado pela Justiça. Já era”, resumiu um líder partidário, em tom de derrota.

certamente, o líder emedebista terá que construir nova rota para consolidar o projeto eleitoral.

No PT, a decisão de Lula provoca um “freio” em projetos eleitorais. A deputada estadual Isolda Dantas tem pretensões de conquistar mandato na Câmara Federal e estava disposta a apostar no projeto, observando a possibilida-

PRESSÃO

Nos bastidores, uma ala do governo chegou a sugerir que Lula não sancionasse nem vetasse o projeto — o que levaria à promulgação automática pelo presidente do Senado.

A ideia foi ventilada pela ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, durante reunião com Lula nesta semana. Mas prevaleceu o entendimento de ministros palacianos, que recomendaram o veto.

A avaliação foi de que o enfrentamento favoreceria o governo, principalmente após a divulgação da pesquisa Quaest desta quarta-feira, 16, que apontou rejeição da população à ampliação do número de parlamentares.

de de 10 vagas. A parlamentar, certamente, reavaliará o projeto para as eleições 2026.

Amazonas: mais 2 deputados

Ceará: mais 1 deputado

Goiás: mais 1 deputado

Minas Gerais: mais 1 deputado

Mato Grosso: mais 2 deputados

Pará: mais 4 deputados

Paraná: mais 1 deputado

Rio Grande do Norte: mais 2 deputados

Santa Catarina: mais 4 deputados

Justiça Eleitoral revisará a distribuição das bancadas

O Supremo Tribunal Federal (STF) determinou que o Congresso revisasse até o fim de junho a distribuição de deputados por estado, com base nos dados do Censo 2022.

A medida atendeu a uma ação do Estado do Pará, e está ancorada na Constituição, que prevê representação proporcional à população, com mínimo de 8 e máximo de 70 deputados por estado.

A última revisão ocorreu em 1993, e a proposta aprovada pela

Câmara e Senado previa o aumento do total de deputados de 513 para 531, para evitar que alguns estados perdessem cadeiras.

Assim, apenas aqueles que cresceram proporcionalmente ganhariam vagas — sem perdas para os demais. Com o veto de Lula e a provável não derrubada pelo Congresso, caberá agora à Justiça Eleitoral revisar a distribuição das bancadas — sem aumento do número total de deputados.

Deputado Bernardo Amorim com a esposa Kaline Amorim têm projeto eleitoral encaminhado
Além do Rio Grande do Norte, mais oito estados ganhariam novas vagas na Câmara.
Reprodução
Veja

Após tarifaço de Trump, Lula lidera cenários para eleições 2026

pesquisA / Presidente supera Jair Bolsonaro e outros nomes da direita e só empata no 2º turno com o governador de SP

Pesquisa Quaest divulgada nesta quinta-feira, 17, mostra que o presidente Lula (PT) lidera em todos os eventuais cenários de 1º turno na disputa para a Presidência da República nas eleições de 2026. Lula descolou de todos os nomes pesquisados em eventual 2º turno, exceto do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), com quem empataria no limite da margem de erro.

A pesquisa traçou quatro cenários de 1º turno e oito cenários de 2º turno.

A lista de eventuais candidatos inclui Lula, Bolsonaro, Tarcísio, Michelle Bolsonaro (PL), Ratinho Júnior (PSD), Eduardo Leite (PSD), Eduardo Bolsonaro (PL), Romeu Zema (Novo) e Ronaldo Caiado (União).

Na pesquisa anterior, divulgada em junho, Lula empatava em eventual 2º turno com Bolsonaro, Tarcísio, Ratinho Jr., Michelle e Eduardo Leite. É a primeira vez, desde que começou a ser feita com esses nomes, em março, que a pesquisa mostra Bolsonaro perdendo para Lula num eventual segundo turno.

“As simulações de segundo turno mostram os efeitos negativos da associação de Bolsonaro ao tarifaço de Trump contra o Brasil. Na pesquisa anterior, ele e Lula estavam numericamente empatados, com 41% cada. Agora, Lula abriu 6 pontos de vantagem”, diz Felipe Nunes, diretor da Quaest. Nunes avalia que o tarifaço também afetou Tarcísio: na pesquisa divulgada em junho, o governador de São Paulo estava um ponto atrás de Lula. Agora, oscilou negativamente (dentro da margem de erro), e está quatro pontos atrás.

A pesquisa Quaest foi encomendada pela Genial Investimentos e realizada entre os dias 10 a 14 de julho. A pesquisa ouviu 2.004 pessoas com 16 anos ou mais, em 120 municípios do país. A margem de erro é de

2 pontos percentuais, para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.

ImPacto do tarIfaço

A Quaest mostrou uma melhora na popularidade do governo Lula. Segundo o levantamento, a desaprovação foi de 57% para 53%, e reprovação passou de 40% para 43%. A diferença entre aprovação e desaprovação foi de 17 pontos, em junho, para 10 agora.

O diretor da Quaest, Felipe Nunes, atribui o resultado ao tarifaço anunciado por Donald Trump ao Brasil. Para 72% dos brasileiros, o presidente americano está errado ao impor taxa por acreditar que há uma perseguição política a Bolsonaro.

A pesquisa também mostrou que 44% dos brasileiros acham que Lula e o PT estão fazendo o mais certo em relação ao tarifaço, um percentual maior que os 29% de Bolsonaro e seus aliados.

A

pesquisa com as intenções de voto mostra que:

- A parcela dos que acham que Lula não deve se candidatar à reeleição

caiu oito pontos, de 66% para 58%.

- Os contrários à candi-

datura de Jair Bolsonaro oscilaram para baixo (dentro da margem de erro) e

chegaram a 62%.

- Tarcísio e Michelle seguem liderando como alternativas a Bolsonaro na direita, com 15% e 13%, respectivamente. Ratinho Júnior empata com Michelle, mas não com Tarcísio.

Veja quatro cenários para o 1º turno das eleições para presidente em 2026

c enário 1 – Lu L a e Bo L sonaro

Lula (PT): 32%;

Jair Bolsonaro (PL): 26%; Ciro Gomes (PDT): 8%; Ratinho Júnior (PSD): 6%; Ronaldo Caiado (União Brasil): 3%; Romeu Zema (Novo): 2%;

Indecisos: 9%;

Branco/Nulo/Não vai votar: 14%.

c enário 2 - c om Lu L a e m iche LL e

Lula (PT): 30%; Michelle Bolsonaro (PL): 19%; Ciro Gomes (PDT): 10%; Ratinho Júnior (PSD): 7%; Ronaldo Caiado (União Brasil): 5%; Romeu Zema (Novo): 4%; Indecisos: 9%; Branco/Nulo/Não vai votar: 16%.

c enário 3 - c om Lu L a e Tarcísio

- 33% dos que se dizem bolsonaristas acham que Michelle tem que ser a candidata. Entre os que se dizem de direita, mas não bolsonaristas, os mesmos 33% defendem o nome de Tarcísio.

Lula (PT): 32%; Tarcísio de Freitas (Republicanos): 15%; Ciro Gomes (PDT): 12%; Ronaldo Caiado (União Brasil): 5%; Romeu Zema (Novo): 4%;

Indecisos: 11%; Branco/Nulo/Não vai votar: 21%.

c enário 4 - c om Lu L a e e duardo Bo L sonaro

Lula (PT): 31%; Eduardo Bolsonaro (PL): 15%; Ciro Gomes (PDT): 11%; Ratinho Júnior (PSD): 7%; Ronaldo Caiado (União Brasil): 5%; Romeu Zema (Novo): 5%; Indecisos: 10%; Branco/Nulo/Não vai votar: 16%

Jornal
Presidente Luiz Inácio Lula da Silva lidera todos os cenários de 1º e 2º turno

Quase 1,3 milhão de pessoas passaram pelo MCJ 2025

MOSSORÓ CIDADE JUNINA / Uern e CDL apresentam o impacto econômico do evento com destaque para a geração de 8,2 mil empregos diretos e indiretos

Apresentação do diagnóstico dos impactos socioeconômicos do Mossoró Cidade Junino 2025

da redação

OMossoró Cidade Junina 2025 movimentou R$ 357 milhões na economia ao longo do período de pré-evento, durante e pós-evento. Os números são da pesquisa realizada pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojas (CDL), apresentada nesta quintafeira, 17.

O documento mostra que o MCJ teve um público de 1.292 milhão de pessoas, compreendendo o Pingo da Mei Dia, que abriu os festejos no primeiro sábado de junho, até o Boca da Noite, que concluiu no último sábado de junho.

A pesquisa revelou que o Cidade Junina gerou 8,2 mil empregos, de forma direta e indireta. Os dados apresentados mostram ainda que a taxa de ocupação dos hotéis no período dos festejos juninos foi de 82%, resultando em um faturamento médio de R$ 6,3 milhões para o setor.

O estudo feito pela Faculdade de Ciências Econômicas (Facem), da Uern, em parceria com a CDL, oferece

perspectivas para a atuação de novos empreendimentos e demonstra relevância do evento do Mossoró Cidade Junina para a economia da região.

A coordenação da pesquisa foi de Leovigildo Cavalcanti, professor de Economia e diretor da Facem, que acentuou a importância do estudo e o impacto positivo para a economia local. “O índice de aprovação deste ano foi de 95%. O maior registrado até o momento.”

Durante a apresentação do estudo, a reitora da Uern, professora Cicília Maia, destacou o papel da Universidade em ações importantes para o desenvolvimento de Mossoró. “É uma pesquisa que tem um histórico muito importante. Sempre mostrando que essa festa cresce a cada ano”. Os seus agradecimentos seguiram ao corpo docente e discente que realizaram o estudo, aos agentes da segurança pública e a participação ativa dos estudantes na cobertura e transmissão do evento com alcance nacional.

O presidente da CDL Mossoró, Stênio Max, destacou a importância da parceria entre a Universidade e o comércio, trazendo perspectivas para o futuro. “Conseguimos trazer através

César Santos

cesar@defato.com

DISTRITAL MISTO

Volta a ganhar força no Congresso a mudança de modelo eleitoral do Brasil, com a proposta do sistema distrital misto. O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), apoia o modelo já aprovado pelo Senado e em tramitação na Casa. Ministros do STF, como Luís Roberto Barroso, Gilmar Mendes e Dias Toffoli já chegaram a dar declarações favoráveis. Em abril deste ano, Motta instalou a comissão especial que delibera o tema, que avança sob relatoria do deputado Domingos Neto (PSD-CE). Caso aprovado nas duas Casas, o novo sistema poderá valer já para as eleições municipais de 2028. O distrital misto acolhe parte do sistema proporcional de lista aberta, como funciona no Brasil desde 1950, e parte do distrital puro, adotado em países como Estados Unidos e Reino Unido, onde o território é dividido em distritos de tamanho populacional semelhante. No distrital misto o eleitor vota duas vezes: uma no candidato de seu distrito e outra em uma lista partidária. Metade das cadeiras vai para os mais votados nos distritos; a outra metade é preenchida conforme a votação proporcional das legendas. Esse modelo surgiu na Alemanha e funciona em países como Japão, Hungria e México. O próximo, muito provavelmente, será o Brasil.

chapa

desse estudo um balizador para o futuro, para que em 2026 seja um evento cada vez maior”.

O protagonismo estudantil fez presença no processo de construção dos dados. Victor Freire, estudante de Economia, participou durante toda a coleta e atualização dos dados sobre a movimentação econômica na cidade. “Foi uma oportunidade valiosa. Vimos na prática como funciona a vida de um pesquisador”.

Diante a mesa, o tenentecoronel Albervan Cirne de Medeiros reforçou o compromisso da segurança pública e o apoio da pesquisa na prática do trabalho da Polícia Civil. “Um trabalho que reúne o empírico com a ciência. Fazendo com que possamos colocar tropas de maneira mais eficiente e eficaz. Trazendo resultados superlativos à população mossoroense e à academia”.

A reitora Cicília Maia informou que os dados da pesquisa serão encaminhados para o Governo do Estado, para a Câmara Municipal de Mossoró (CMM) e para o setor lojista para que possa embasar decisões futuras com o intuito de fortalecer ainda mais o evento junino.

A banda do União Brasil liderada pelo prefeito Paulinho Freire tem na ponta da língua a “chapa ideal” para 2026: Rogério Marinho (PL)/ Nina Souza (União) para o governo; Styvenson Valentim (PSDB) e Álvaro Dias (Republicanos) para o Senado. A outra banda apoia Allyson Bezerra para governador.

É notícia...

1 2 3 4

Trump não foi eleito para ser imperador do mundo”

lula

Presidente do Brasil atiçando o presidente americano Donald Trump

veto

Ao desautorizar Allyson Bezerra de propagar aliança com a senadora Zenaide Maia (PSD), o ex-senador José Agripino, o guru do prefeito de Mossoró, atende apelo da maioria do União Brasil que não quer Zenaide no palanque. Resta saber se Allyson vai ser educado com o seu líder político.

mentira

Os acólitos do prefeito Allyson Bezerra espalham que a senadora Zenaide Maia mentiu quando disse que ele, Allyson, votou na governadora Fátima Bezerra (PT) em 2018. Não se sabe, ainda, se a turma que colocou o selo de “pinóquio” na senadora foi orientada pelo chefe do Palácio.

SUrpreenDeU

Nesta data, em 1902, começava a circular em Mossoró o jornal “A Ideia”, de responsabilidade do Instituto Literário 2 de Julho. A direção era de Raimundo Rubira, José Alves Tavares, Soares Júnior e Olímpio Melo. O impresso circulou até 1904.

Hoje completa seis anos da partida de Francisco Silmar da Silveira Borges, aos 85 anos. Foi vereador de três mandatos entre 1983 a 2000, e presidente da Câmara Municipal de Mossoró entre os anos de 1991 a 1992.

Em 1974, nesta data, dom José Freire de Oliveira Neto foi apresentado como bispo auxiliar para ajudar o bispo dom Gentil Diniz Barreto, na Diocese Santa Luzia de Mossoró.

O Monitor das Secas aponta que 84,4% dos municípios do RN apresentam algum nível de seca, sendo 30,5% de “seca grave”. O estado já tem 73% dos municípios com situação de emergência reconhecida.

O deputado General Girão (PL) surpreendeu com o voto contra o “PL da devastação”. Ele se juntou aos deputados petistas Fernando Mineiro e Natália Bonavides. Os outros cinco votaram a favor. A proposta que facilita a liberação de obras, com licença ambiental mais frouxa, foi aprovada na Câmara.

ciDaDe JUnina

Pe squisa CDL/Uern aponta que 1,292 milhão de pessoas passaram pelo Mossoró Cidade Junina 2025, movimentando R$ 357,9 milhões. Segundo a pesquisa, o evento gerou 8.287 oportunidades de emprego direto e indireto, e a rede hoteleira teve ocupação de 82% no período.

Saco cheio

O prefeito João Campos, um dos expoentes da era Tik-Tok, perdeu 40% de engajamento nas redes sociais. A rejeição digital acusa uma fadiga dos internautas por modelos de dancinhas, murrinhos e outras mungangas. Campos promete reagir com novos vídeos.

Ênio Freire - Agecom-Uern

Operação em Assú apreende armas e munições

“Voz Silenciada” / Ação contra facção criminosa cumpriu ontem no município mandados de busca e apreensão

APolícia Civil do Rio Grande do Norte, por meio da 97ª Delegacia de Polícia Civil (DP) de Assú, deflagrou, nesta quinta-feira (17), a “Operação Voz Silenciada”, com foco no cumprimento de mandados de busca e apreensão relacionados a uma investigação sobre a atuação de facção criminosa no bairro Parati 2000, em Assú.

A polícia civil informou que a operação teve como objetivo desarticular núcleos criminosos envolvidos em ameaças, imposição de toque de recolher e expulsão de moradores da comunidade. Segundo a polícia, durante a ação, um dos alvos, vinculado a uma facção criminosa, reagiu à abordagem policial com disparos de arma de fogo.

“Diante da injusta agressão, os policiais civis atuaram em legítima defesa e no

estrito cumprimento do dever legal”, detalhou a polícia, dizendo que o suspeito foi socorrido à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade, mas que não resistiu aos ferimentos e foi a óbito. A polícia pontuou que outro homem foi preso em flagrante por posse ilegal de arma de fogo.

Ainda conforme a polícia, o nome da operação faz referência ao clima de intimidação instaurado pela facção criminosa no bairro Parati 2000, onde moradores foram ameaçados e, em alguns casos, expulsos de suas próprias residências. A Polícia Civil do RN ressaltou que as investigações relacionadas ao caso continuam em andamento com o objetivo de identificar e responsabilizar outros envolvidos.

A operação contou com o apoio de 35 policiais civis, integrantes das seguintes unidades: 42ª DP (Areia

Polícia Civil do RN

deflagra operação contra crimes virtuais que movimentou R$ 3 mi

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte, por meio da Delegacia Especializada em Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC), deflagrou, nesta quintafeira (17), a “Operação Fake Broker”, com o objetivo de desarticular uma associação criminosa envolvida nos crimes de estelionato qualificado (fraude eletrônica), lavagem de dinheiro e associação criminosa.

A ação, que resultou no cumprimento de sete mandados de busca e apreensão – sendo seis no estado do Mato Grosso e um em Joinville, Santa Catarina – além de quatro mandados de prisão, contou com o apoio da Delegacia de Repressão a Crimes Informáticos (DRCI) da Polícia Civil do Mato Grosso (PCMT) e da Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática da

resumão

100 recapturados

O Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE), por meio do Batalhão Rodoviário, já contabiliza neste ano 100 foragidos recapturados. O caso mais recente divulgado ontem pelo CPRE foi registrado durante policiamento na avenida Antônio Basílio, bairro de Lagoa Nova, zona Sul de Natal. Na ocasião, um homem de 46 anos procurado pela justiça foi detido. O infrator, com mandado de prisão em aberto pelo crime de roubo, foi recambiado ao sistema prisional. Com isso, o CPRE atingiu a marca de 100 foragidos recapturados em 2025, sendo 74 com mandados por crimes de roubo ou furto.

Operação de ontem em Assú apreendeu armas e munições, e efetuou prisão

Branca), 49ª DP (Macau), 98ª DP (Pendências), 99ª DP (Angicos), Delegacia de Furtos e Roubos (DEFUR/ Mossoró), Divisão de Polícia

Diretoria Estadual de Investigações Criminais da Polícia Civil de Santa Catarina (DRCI/DEIC-PCSC).

As investigações tiveram início a partir da denúncia de uma vítima que caiu em um golpe relacionado à compra de veículo em plataforma de e-commerce. O grupo criminoso utilizava anúncios reais de veículos, que eram clonados e republicados em plataformas digitais, com valores abaixo do mercado para atrair as vítimas. Após o primeiro contato, os suspeitos mantinham as tratativas com os compradores via aplicativo de mensagens, enviando documentos falsificados e com -

Crime de extorsão

do Oeste (DIVIPOE), 2ª Delegacia Regional (2ª DR) e Delegacia de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP/ Mossoró).

provantes adulterados. As vítimas, convencidas da veracidade da negociação, realizavam transferências bancárias para contas vinculadas ao grupo criminoso, que agia de forma coordenada para ocultar a destinação final dos valores. Durante o cumprimento das ordens judiciais, foram apreendidos mais de 20 cartões bancários. O prejuízo inicialmente identificado foi de R$ 50 mil, no entanto, o aprofundamento das investigações revelou que um dos investigados movimentou mais de R$ 2 milhões e outro, aproximadamente R$ 1 milhão, em um curto período de tempo.

Policiais civis da 22ª Delegacia de Polícia Civil de Ceará-Mirim prenderam em flagrante, no início da noite desta quarta-feira (16), um homem de 33 anos pela prática do crime de extorsão. A vítima, prefeito do município de Pureza/RN, procurou a unidade policial para relatar que estava sendo extorquido por meio de mensagens enviadas via aplicativo de conversas. De acordo com o relato, o suspeito exigia o pagamento mensal de R$ 800,00 para cessar a publicação de conteúdos ofensivos e depreciativos contra a gestão municipal em redes sociais.

Justiça do RN determina que candidata seja reinserida em concurso da PM após eliminação em teste de corrida

O Poder Judiciário potiguar determinou que uma candidata seja reinserida em um concurso da Polícia Militar após ter sido eliminada em um teste de corrida por ter ultrapassado o tempo da prova em 0,4 décimos de segundos. A decisão é dos juízes da 2ª Turma Recursal dos Juizados Especiais Cíveis, Criminais e da Fazenda Pública do Rio Grande do Norte, que, por maioria de votos, deram provimento ao recurso interposto. De acordo com o recurso interposto, a autora requer a declaração da nulidade do ato de eliminação da prova, por ter violado o princípio da vinculação ao edital do concurso. Alega que o exame foi realizado de forma irregular, em local inadequado, diferente do local onde fora executado o exercício por outros candidatos (primeiro grupo), caracterizando-se quebra do princípio da isonomia e flexibilização indevida à previsão editalícia.

Além disso, pediu pela consideração de aptidão do teste físico, em função do princípio da razoabilidade, tendo em vista que o tempo ultrapassado foi de 0,4 décimos de segundo do tempo exigido na regra. A segunda opção requerida pela candidata seria a realização deste exame específico novamente, nas mesmas condições dos demais candidatos do primeiro grupo, ou seja, em uma pista de atletis-

mo com aderência ideal, sendo possibilitado o prosseguimento nas demais etapas, uma vez que obteve êxito nos demais testes físicos realizados. O relator do processo, o juiz Fábio Filgueira, evidenciou a cronometragem feita a partir das filmagens apresentadas nos autos. “A mensuração realizada do tempo do exercício pela candidata chega a 12,8 décimos de segundo, ou seja, em vez dos 0,4 décimos de segundo, apontados pela Comissão, o excesso consiste em três décimos de segundo, o que demonstra, com clareza, a possibilidade de erro da cronometragem manual, em particular quanto à medição em décimo, centésimo ou milésimo de segundo, o que leva a considerar a probabilidade de a contagem oficial ter apresentado falha”, analisa.

Portanto, o relator destaca que a deficiência do registro do tempo de execução realizado a partir de medição manual não é precisa, de modo que fica suscetível a erro, a justificar eventual falha de cronometragem em circunstâncias que envolvem excesso de tempo na casa dos décimos de segundo. “Pelo exposto, conheço do recurso interposto, dou-lhe provimento e determino que a candidata seja reinserida no certame na etapa em que fora excluída, submetendo-se às etapas subsequentes”, concluiu.

Celulares recuperados

Policiais civis da Delegacia Especializada em Furtos e Roubos (DEFUR) de Caicó, em ação conjunta com a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), deflagraram, nesta quinta-feira (17), mais uma fase da “Operação Return”, voltada à recuperação de aparelhos celulares furtados e roubados na região. A ação foi realizada no estado do Ceará e resultou na apreensão de 22 celulares que haviam sido subtraídos no município de Caicó/RN, sendo a maioria no carnaval, e estavam sendo utilizados por pessoas residentes no estado cearense. Os aparelhos recuperados são avaliados em aproximadamente R$ 50 mil e, em breve, serão restituídos aos respectivos proprietários.

Reprodução/PCRN

Dois atletas desistem de acertar com o Sport após invasão ao CT

Ainvasão de membros da torcida organizada ao CT do Sport, na última quartafeira, 16, trouxe prejuízos ao clube também para a sequência da Série A. Dois jogadores que estavam com negociações encaminhadas desistiram de acertar com o Rubronegro.

Além da invasão, atletas foram ameaçados e até agredidos, como o caso do atacante Pablo. As imagens do episódio repercutiram e levaram ao encerramento das negociações. Um dos jogadores encaminhados com o Sport era o atacante Matías Perello. O argentino, de 23 anos, está no Central Córdoba e, neste ano, partici-

pou de 22 jogos, com dois gols e quatro assistências. Ele foi revelado pelo Argentinos Juniors. O outro atleta próximo de um acerto com o Leão era um zagueiro, cujo nome não foi revelado. Nos dois casos, os empresários ligaram para o clube para confirmar que a desistência ocorreu pela invasão da uniformizada.

Trump cogita mudar nome de ‘soccer’ para ‘football’ nos EUA

Enquanto a maior parte do mundo se refere ao esporte de Lionel Messi, Cristiano Ronaldo e Neymar como “futebol”, nos Estados Unidos a modalidade é chamada de “soccer”. Mas isso pode mudar em breve, ao menos foi o que sugeriu o presidente Donald Trump após a final da Copa do Mundo de Clubes.

Em entrevista ao canal DAZN, que deteve os direitos

de transmissão do torneio vencido pelo Chelsea, o republicano foi questionado sobre a possibilidade de os EUA adotarem oficialmente o termo “ football”(futebol em inglês).

“Eles chamam de ‘futebol’, mas nós chamamos de ‘soccer’. Mas essa mudança poderia ser feita com muita facilidade”, disse Trump. “Acho que podemos fazer isso. Acho que eu poderia

fazer isso”, completou, sorrindo, sem deixar claro se falava com seriedade sobre a possibilidade.

Embora o termo “futebol” seja amplamente usado na Europa e em boa parte do mundo, incluindo o Brasil, países como Estados Unidos, Canadá, Nova Zelândia, Austrália e África do Sul adotam a palavra “soccer” para se referir ao esporte.

Botafogo anuncia a contratação do meia Jordan Barrera

O Botafogo anunciou oficialmente a contratação do meia Jordan Barrera, de 19 anos, que chega do Junior Barranquilla. O alvinegro pagará US$ 4 milhões – R$ 22,2 milhões na cotação atual – ao time colombiano por 90% dos di-

reitos econômicos do jogador, que terá contrato até o fim de 2029.

“De Ephanor a Garrincha, passando por Heleno de Freitas, Quarentinha e PC Caju. Um elo histórico entre Botafogo e Junior que agora ganha um novo talen-

to. Seja bem-vindo ao Glorioso, Jordan Barrera”, publicou o Alvinegro nas redes sociais.

Barrera foi captado pelo departamento de scout do Alvinegro e é visto como um atleta de talento pelo clube. O jogador é considerado

PREJUÍZOS / Diretoria rubro-negra estava próxima de contratar um zagueiro e um atacante para o Brasileirão

PREGÃO ELETRÔNICO Nº 014/2025 - PMDS

A Prefeitura Municipal de Doutor Severiano CNPJ: 08.355.489/0001-26, através de sua Comissão de Licitação, torna público que realizará o seguinte procedimento licitatório. Pregão Eletrônico nº 014/2025. Objeto: Aquisição de materiais esportivos e pedagógicos para uso nas escolas e praças esportivas do Município. Data e Horário da sessão: 30 de julho de 2025 às 08h30min (oito e trinta). O Edital e seus anexos estão à disposição nos sites: www.novobbmnet.com.br, www.doutorseveriano.rn. gov.br/ www.gov.br/pncp, conforme preceitua a Lei Federal nº 14.133/2021.

George Giovanne Fernandes Lopes. Agente de Contratação.

Com as negativas, o Sport volta ao mercado em busca das contratações de um zagueiro e de um atacante.

Sobre o atual elenco, a diretoria conversou com os atletas após o episódio e reforçou que tomará as medidas cabíveis sobre o caso. Nenhum jogador manifestou o interesse em deixar o clube.

A origem do termo é britânica. “Soccer” surgiu como uma abreviação de association soccer football, para diferenciar o jogo de outras variantes. A palavra football, em inglês, significa literalmente “bola com o pé”.

Trump assistiu à final da Copa do Mundo de Clubes no MetLife Stadium, onde o Chelsea derrotou o Paris SaintGermain por 3 a 0, a convite do presidente da Fifa, Gianni Infantino. O republicano foi vaiado pelo público presente no estádio ao aparecer no telão antes de a bola rolar.

uma peça versátil para o elenco. Apesar de ser meia, pode ser utilizado como jogador criativo no setor, mais atrás e até como ponta-direita, já que tem habilidade no um contra um.

Jordan está no Rio de Janeiro desde o último domingo e já foi integrado ao elenco. A oficialização dependia apenas de ajustes entre os dois clubes.

Doutor Severiano RN, 17 de julho de 2025.

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO - UFERSA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

CONCORRÊNCIA Nº 90088/2025 - UASG 153033

Nº Processo: 23091014646202411. Objeto: Construção do Bloco de dois Pavimentos para Proppg. Total de itens: 1. Entrega das Propostas: a partir de 16/07/2025 às 08:00hs no site www.gov.br/compras Abertura das Propostas: 31/07/2025 às 09:00hs (horário de Brasília). Edital disponível no site https://licitacao.ufersa.edu.br/https-licitacaoufersa-edu-br-avisos-de-licitacoes-editais/ e ainda no site www.gov.br/ compras. Para informações: (84) 3317-8287. Mossoró-RN, 16 de julho de 2025 Lissandro Arielle Vale Batista Diretor da Divisão de Aquisição de Material e Serviços

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO - UFERSA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

PREGÃO ELETRÔNICO Nº 90135/2025 - UASG 153033

Nº Processo: 23091008486202570. Objeto: fornecimento periódico de gases laboratoriais para a Ufersa. Total de itens: 1. Entrega das Propostas: a partir de 18/07/2025 às 08:00hs no site www.gov.br/ compras. Abertura das Propostas: 04/08/2025 às 09:00hs (horário de Brasília). Edital disponível no site http://licitacao.ufersa.edu.br/noticias/ e ainda no site www.gov.br/compras. Para informações: (84) 3317-8287 Mossoró-RN, 18 de julho de 2025 Lissandro Arielle Vale Batista Diretor da Divisão de Aquisição de Material e Serviços

Além da invasão, atletas do time foram ameaçados e até agredidos

Vovô da bola, Jozicley calça as chuteiras e encara mais um desafio

FUTEBOL / Aos 44 anos, ele mostra que idade é só número e vai disputar a Segundona pelo Mossoró EC

Marcos santos

Da Redação

Quem pensou que o meia Jozicley havia pendurado as chuteiras por conta da idade se enganou. Aos 44 anos recém-completados, o veterano segue na ativa e acaba de acertar com o Mossoró Esporte Clube (MEC) para disputar a divisão de acesso do Campeonato Potiguar. Mesmo já sendo chamado de “vovô” por muitos, ele garante estar pronto para mais esse desafio.

No último dia 1º, Jozicley celebrou seus 44 anos e reafirmou o compromisso com o futebol.

“Eu sempre me cuidei, principalmente por causa da idade. Sempre fui assim, há 25 anos. Estou nos 70%, mas treinando, fazendo a pré-

temporada, vou chegar aos 100%”, afirmou o jogador em entrevista à TCM.

Segundo ele, o convite partiu da diretoria do clube após uma boa atuação em um jogo festivo.

“O João Dehon (presidente) e o professor Edinho Cardoso (gerente de futebol) me viram naquele jogo festivo aqui. Conversamos, nos acertamos e assumi esse novo desafio na minha vida. Mais um, né? Eu já estava para parar, mas surgiu essa oportunidade e resolvi aceitar. Estou aqui para ajudar o Mossoró a subir”, declarou.

Ao longo da carreira, Jozicley passou por diversos clubes do futebol nordestino, principalmente no Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco. Sua trajetória começou ainda na década de 1990, no Potiguar.

No Mossoró, ele terá a companhia de nomes co -

De Letra

nhecidos do futebol local, como Adalgiso Pitbull. A missão do grupo é levar o “Carcará” de volta à elite do

msantos@defato.com

futebol potiguar. E a experiência pode ser o grande trunfo da equipe. “Nosso ponto forte é es-

‘Sula’ e Libertadores, VAR será posicionado do lado oposto

AConmebol anunciou uma mudança na estrutura das partidas de suas competições: a cabine do VAR (árbitro de vídeo) será reposicionada para o lado oposto ao dos bancos de reservas. A nova diretriz já está em vigor na Copa Libertadores e na Copa Sul-Americana.

Segundo a entidade, a decisão visa oferecer melhores condições de trabalho à equipe de arbitragem, especialmente no momento das revisões. A nova posição da Área de Revisão de Arbitragem (RAA) busca garantir maior conforto, autonomia e serenidade para que os árbitros tomem suas decisões com imparcialidade e em total conformidade com as regras do jogo.

A mudança também reduz a pressão externa de comissões técnicas e jogadores durante os momentos de revisão, reforçando o compromisso da Conmebol com a transparência e a justiça nas decisões de campo.

DespeDiDa

O colombiano John Arias se despediu do Fluminense na partida contra o Cruzeiro, encerrando uma trajetória vitoriosa e marcada por títulos e idolatria. O atleta está indo para a Premier League defender o Wolverhampton.

Revanche após 27 anos

Vitor Belfort x Wanderlei Silva vão se reencontrar no ringue no Spaten Fight Night 2. Duas das maiores lendas do MMA brasileiro agora medem forças no boxe, 27 anos após o icônico duelo no UFC Brasil, em 1998. A revanche quase rolou em 2012, durante o TUF Brasil, mas uma lesão de Belfort impediu o confronto. O evento será no dia 27 de setembro.

Botafogo

O foco do Botafogo no mercado é Danilo, volante do Nottingham Forest. O jogador tem negociação em andamento com representantes da Eagle Football, empresa de John Textor. A intenção inicial seria levá-lo para o Lyon, mas o clube francês

jogará a próxima temporada com limitações de orçamento e salários. Neste contexto, o Botafogo aparece como possível destino.

fiM Da novela

O Flamengo acertou a contratação de Carrascal, meia colombiano de 27 anos que será o primeiro reforço nesta janela de transferência do meio do ano. A negociação havia esfriado nas últimas semanas, mas o clube carioca intensificou o contato com o Dínamo Moscou e fechou a compra por 12 milhões de euros (R$ 77,5 milhões na cotação atual). O jogador deve chegar ao Rio de Janeiro neste fim de semana.

alMaDa

O Atlético de Madrid anunciou nesta quinta-feira, 17, a contratação de Thiago Almada, ex-Botafogo. O meia argentino tinha um acordo para a transferência desde o início do mês e, aprovado nos exames médicos, é oficialmente reforço da equipe de Diego Simeone. O contrato vai até junho de 2030.

se. A experiência que nós temos, juntamente com os jovens que estão começando. Vamos dar essa força

para alcançarmos nossos objetivos e ajudar o Mossoró a conquistar o acesso”, concluiu.

Fluminense confirma ida de Arias para o futebol inglês

Arias vai defender o Wolverhampton, da Inglaterra. O colombiano acertou os últimos detalhes contratuais com o novo clube nesta quinta-feira. A última partida dele pelo Fluminense será contra o Cruzeiro, nesta noite, no Maracanã. Os documentos serão assinados nesta sexta-feira.

Arias deve conceder uma coletiva de imprensa antes de viajar para a Inglaterra – a previsão é que ele embarque para a Europa na segunda-feira. O colombiano tentou negociar para ficar no Brasil pelo menos até a próxima semana para ficar à disposição nos jogos contra o Flamengo e contra o Palmeiras, mas o clube inglês não cedeu por já estar em pré-temporada.

A operação total da venda chegará a 22 milhões de euros por 90% dos direitos do colombiano, sendo 17 milhões de euros (R$ 110 milhões) entre valores fixos e 5 milhões de euros (R$ 32 milhões) variáveis de acordo com metas do jogador no clube inglês. O Fluminense manterá 10% dos direitos sobre uma venda futura. Dos 22 milhões de euros,

o Tricolor ficará com 11 milhões fixos (R$ 71 milhões) e 5 milhões (R$ 32 milhões) de bônus, enquanto o Patriotas, da Colômbia, ficará com 6 milhões (R$ 38 milhões) e não terá direito ao bônus. O contrato terá uma cláusula de preferência de compra do Fluminense em caso de retorno de Arias ao Brasil.

O Patriotas aceitou reduzir os 50% a que tinha direito após uma exigência do Flu. Os clubes chegaram a um acordo após o Fluminense recusar a primeira proposta feita pelo Wolverhampton, de 20 milhões de euros (cerca de R$ 130 milhões). A diretoria impôs condições para fechar a transferência, tanto para o Wolverhampton quanto para o Patriotas.

O valor da venda é maior do que o da multa de Arias, firmada em fevereiro, na renovação de contrato, que gira em torno de 15 milhões de euros (R$ 97 milhões) por ser decrescente, de acordo com o tempo para o fim do vínculo. O Wolves optou por não depositar a multa para não ter que fazer o pagamento total à vista.

Jozicley vai do jogo-festivo à missão pelo acesso com o c arcará
Marcos s antos

Mossoró

Jornal de Fato • SEXTa-fEira, 18 dE julho dE 2025

Mossoró tem mais de 13 mil condutores maiores de 65 anos isentos de taxas de renovação da CNH

ODepartamento

Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran/RN) comunicou que a medida do Governo do Estado de isentar condutores maiores de 65 anos de taxas de renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) começou ontem (17) e beneficiará aproximadamente 140 mil potiguares. Deste total, pouco mais de 13 mil estão em Mossoró, segundo levantamento obtido pela reportagem do JORNAL DE FATO junto ao órgão estadual.

O mais recente balanço do Detran/RN mostra que a cidade tem 13.628 condutores cadastrados na base de dados de 65 anos ou mais. O número representa 10,7% do total registrado no município, que chega a 126.821. Em todo o RN, o número de habilitados cadastrados no sistema do Detran/RN com idades de 65 anos ou mais e que possuem o direito à isenção é de 139.518 condutores.

O benefício concedido pelo Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito, vale para todas as categorias de habilitação (A, B, C, D e E) e segue de acordo com a Lei Estadual nº 10.157/2017, que prevê a legalidade do benefício.

O Setor de Estatística do

Benefício / Medida do Governo do Estado começou a valer desde ontem (17) para todas as categorias de habilitação

renovação da CnH para condutores beneficiados isentos das taxas ocorre a cada cinco anos para aqueles entre 65 e 69 anos

Divulgação/Detran beneficiados segue o mesmo procedimento dos demais motoristas do estado. A diferença é que, para esse grupo, não há cobrança de taxas. A renovação é realizada por meio do Portal de Serviços do Detran, com os passos habituais, sendo concluída nas clínicas credenciadas”, explicou. Atualmente, o Rio Grande do Norte possui 1.046.222 condutores habilitados no sistema do Detran/RN, dos quais 176.629 têm anotação de atividade remunerada na CNH. A taxa de renovação da CNH sem atividade remunerada é de R$ 177,00 e com atividade remunerada fica em R$ 262,00.

RENOVAÇÃO

O chefe de Gabinete do Detran/RN, Osmar Paiva Filho, explicou que todas as taxas de renovação para a

Detran/RN fez o levantamento dos números e constatou que esse montante é referente a 13,3% de todas as pessoas com CNH no Estado, sendo que, 2.407 condutores, na faixa etária citada, estão habilitados para exercer atividade remunerada, ou seja, 1,73% do grupo beneficiado com a isenção concedida pelo Governo do Estado.

Estado abrirá mão de uma arrecadação aproximada de R$ 24 milhões a cada cinco anos

O Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte explica ainda que o Estado abrirá mão de uma arrecadação

aproximada de R$ 24 milhões a cada cinco anos com a isenção para este grupo. Deste valor, quase R$ 13 milhões próprios das

CNH de responsabilidade do Departamento estão isentas de pagamento para esse grupo, com exceção da taxa dos Correios, no valor de R$ 12,00, na qual o cidadão pode optar a pagar a taxa, e receber a CNH em

taxas de renovação da CNH e cerca de R$ 11 milhões que o Detran/RN deve repassar às clínicas médica e psicológica credenciadas para realizar os exames oftalmológicos e psicotestes (atividade remunerada) dos beneficiados com a isenção. Segundo o órgão estadual, a tendência é que

seu endereço cadastrado, ou não pagar a taxa, e ir presencial à unidade do Detran/RN pegar o documento de Habilitação.

“É importante destacar que o processo de renovação da CNH para os condutores

esses valores aumentem com o crescimento da longevidade da população potiguar.

A renovação da CNH para condutores beneficiados isentos das taxas ocorre a cada cinco anos para aqueles entre 65 e 69 anos, e a cada três anos para os motoristas com 70 anos ou mais.

Para renovar a CNH, o condutor deve acessar o Portal de Serviços do Detran (https://portal.detran.rn. gov.br), fazer login e seguir o caminho: Habilitação > Renovação CNH > Iniciar Processo de Renovação > + Renovação CNH. O usuário preencherá as informações solicitadas e será direcionado a uma clínica médica credenciada, onde realizará os exames exigidos e a coleta de dados. Após essa etapa, poderá emitir o certificado de isenção, que deve ser apresentado, se necessário, no momento da renovação. Para motoristas com atividade remunerada, além do exame oftalmológico, é obrigatório o exame de aptidão psicológica.

Edinaldo Mor E no Da Redação
@jornaldefato /jornaldefatorn @defato_rn

Gente De fato

MARILENE PAIVA

marilene.paiva@gmail.com

ANOTE NA AGENDA

O mês de agosto promete ser dos mais movimentados em Mossoró. São quatro grandes eventos já com datas marcadas para o próximo mês, começando com a Feira do Livro de Mossoró, que acontece no Campus Central da UERN, mais precisamente na Faculdade de Educação, de 11 a 15 de agosto. Já no período de 20 a 22 de agosto, na Estação das Artes será realizada a 31ª EXPOFRUIT. O Thermas Hotel & Resort receberá o 5º Encontro Mossoroense de Carros Antigos de 22 a 24 de agosto, e fechando o mês tem as Feiras Bazar da Vida e Bem Mais Saúde, no Garbos Recepções e Eventos, de 28 a 30 de agosto.

GRATIDÃO EM ALTA VELOCIDADE

Agradeço, com carinho, o press kit recebido da Terrasal pelo lançamento do novo Tracker 2026 — uma cortesia cheia de estilo e inovação. Registro meu agradecimento especial aos empresários Andréa Rosado e Érico Fernandes, sempre atenciosos e gentis. Sucesso à equipe Terrasal; que venham muitos quilômetros de conquistas!

Champanhe no gelo

Festejam idade nova hoje: Edna Paiva, Joriana Pontes, Zuleide Souza, Adriana Araújo, Euda Karla Carneiro, Jan Cleber Paiva, Lara Beatriz, Lucineide Holanda, Luana Luz e Dayse Mirely. Parabéns, meus amores!!

Em clima de sonho e celebração, a bela Ana Luzia Nogueira Lisboa, filha de Kaliana e Rodrigo Lisboa, comemorou seus 15 anos em Goiânia, numa noite inesquecível marcada por emoção, beleza e muito carinho. No clique com Georgiana, Tarciana, Williana, Paula Roberta e Segundo. Lindos!

ORFEU

“Passa, ave, passa, E ensina-me a passar.”

Fernando Pessoa

UNS E OUTROS

Hoje é dia de celebrar o talento e a alegria de Joriana Pontes que festeja mais um giro em torno do sol. Atriz, palhaça e muito querida. Ganha o abraço da amiga Tony Silva. Parabéns!

O artista plástico Marcelo Amarelo assinou o painel com as pinturas de Padre Sátiro Cavalcanti Dantas e Padre Felipe. Atendendo ao convite do Magnífico Padre Charles Lamartine. Sensacional. Abençoados.

> O amigo muito querido, colunista deste Jornal de Fato, Lisboa Batista, organizando tudo para mais uma Festa dos Destaques. Um evento que reúne gente bacana de todo o Alto Oeste e outras várias regiões do Rio Grande do Norte. Dia 2 de agosto.

> O dia ontem foi de luxo com clima praiano, numa parceria lindíssima da Cia. Marítima e a Havaianas Mossoró. Looks de uma e chinelos de outra em composições maravilhosas encheram os olhos das garotas marítimas.

> Vendo as confirmações dos autores independentes que irão participar da Feira do Livro de Mossoró, edição 2025, ficamos felizes demais em ver a quantidade de mossoroenses que estarão por lá.

> Depois de muito forró, axé, sertanejo... Mossoró receberá dois fins de semana de música gospel com o Mossoró Sal e Luz. Hoje e amanhã. E nos próximos 24, 25 e 26 de julho, na Estação das Artes Elizeu Ventania.

> Esta Coluna foi escrita com o auxílio de colaboradores.

Fotos: Cedidas
Hoje é dia de bolo confeitado para a querida Edna Paiva, uma pessoa muito amada. Saúde, paz e alegrias!

Lisboa Batista

sargi13tario@hotmail.com

Para conquistar o sucesso, você precisa aceitar todos os desafios que vierem à sua frente. Você não pode apenas aceitar os que preferir.” Mike Kafka

A FESTA DO ANO – FD/2025

Mesmo já definida a denominação da Comenda que vai homenagear e reconhecer o apoio das Madrinhas e Padrinhos da festa dos destaques 2025, somente vamos divulgar na Coluna da próxima quarta-feira (23); a fd vai acontecer no dia 2 de agosto, sábado, 22h, na aaBB, terá animação da cantora Maria Elvira Voz & Violão na recepção aos convidados, com repertório especial para o evento. após o cerimonial, a banda prata da casa, Skema Sertanejo tocará para danças; A RP Mídia e Gráfica à frente da produção do material impresso e digital, e, para mídia do evento, à frente a equipe de romero Souza; finalmente instalado o instagram da festa dos destaques, obra e criação da sobrinha Beatriz Pontes. acesse @festadosdestaques2025, curta e fique por dentro do evento social maior de Pau dos ferros e região; a festa dos destaques vai trazer pela terceira vez o fotógrafo oficial, Eryc Medeiros, com seu profissionalismo e novos equipamentos; aguardamos retorno até segunda-feira, dia 21, dos Padrinhos e Madrinhas convidados/ as para dar apoio logístico ao evento que se destaca há 23 anos no cenário social de nossa cidade. Vocês contribuem para o sucesso! obrigado de antemão; Causou enorme repercussão nas redes sociais a divulgação do resultado da pesquisa por amostragem, que apontou os dEStaQuES ProfiSSioNaiS E EMPrESariaiS da festa de 2025. Esperamos todos/as vocês no dia 2/8.

a liga de Mossoró inaugurou terça-feira última a sua Ala Pediátrica, com presenças de médicos, dirigentes e autoridades. Fica no primeiro andar do hospital da liga, antiga Casa de Saúde Santa luzia, com 9 leitos inicialmente, e ainda há previ-

são de mais 7 até outubro, além da uti Pediátrica anunciada para agosto com oferta de 10 leitos. instituição que completa 25 anos, a serviço de Mossoró e região. (informações de Sérgio Chaves, diretor de comunicação da liga).

Dora Pâtisserie obteve o 1° lugar em sobremesa no Festival gastronômico de Martins. Feliz pelo prêmio. Parabéns!

A poetisa pauferrense

Quitéria Jales representa, com seu poema, a JMV de Pau dos Ferros em concurso latino-americano - Nosso Brasil Igreja. Sucesso!

Dr. Geraldo Figueiredo/Maria das Graças foi prestigiar o aniversário dos 100 anos de D. Nosinha Vilaça. Cris Buffet.

Zerimá Vilaça que veio da Espanha onde reside, para o aniversário de D. Nosinha, ficou para a Festa dos Destaques e será Madrinha do evento. Obrigado!

Hemocentro de Mossoró convoca doadores para repor estoques quase zerados

Estoqu E / Hemocentro de Mossoró pede, com urgência, que doadores compareçam ao local e realizem doações de qualquer tipo sanguíneo

Nesta quinta-feira, 17, o Hemocentro de Mossoró alertou a população sobre a situação crítica dos estoques de sangue e está convocando doadores para reforçar o banco, que atende demandas de toda a região Oeste potiguar. A unidade funciona ao lado do Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM) e recebe doações de segunda a sextafeira, das 7h às 18h, sem intervalo para almoço, e aos sábados, das 7h às 17h.

O local é responsável por abastecer toda a rede hospitalar pública e privada de 27 municípios da região Oeste e do Vale do Açu. A alta cobertura tem gerado uma

demanda superior ao que está sendo doado. Para que a unidade consiga manter um estoque de sangue suficiente para atender a demanda, precisa receber uma média de 60 a 70 doações diárias.

No entanto, a situação vivenciada no Hemocentro de Mossoró neste momento está bem distante ideal para manter um bom fluxo de saída de bolsas de sangue. Alguns tipos sanguíneos, como o tipo A +, estão praticamente zerados. Os hospitais Tarcísio Maia, Wilson Rosado e a Liga Mossoroense são os que mais demandam bolsas de sangue do Hemocentro de Mossoró. Além deles, todos os hospitais públicos e privados dos municípios da região Oeste recorrem à unidade em casos de urgências e emergências.

De acordo com Micheline Fernandes Costa, assistente social do Hemocentro, a necessidade é urgente e a cooperação da sociedade é essencial para que a unidade continue atendendo a demanda por bolsas de sangue.

Plandites. Parabéns ao meu ex-aluno. Sucesso!

“Este é um trabalho contínuo de conscientização sobre a importância da doação de sangue. Precisamos que a sociedade procure a unidade para que possamos atender às demandas que geralmente ocorrem na região e salvar vidas”, reforça.

A diretora-geral do Hemocentro, Mariana Rezende, lembra que doar sangue é um ato simples, rápido e capaz de transformar realidades. “A doação é, acima de tudo, um ato voluntário e solidário que faz toda a diferença na vida de quem precisa neste momento. É a esperança para alguém que, porventura, venha a necessitar”, pontua.

Antes de doar, o voluntário passa por uma triagem, que inclui uma entrevista sobre saúde e hábitos de vida. “A coleta de sangue é um procedimento seguro, que dura poucos minutos, mas pode salvar até quatro vidas. Quem estiver apto e disposto a ajudar pode procurar o Hemocentro dentro do horário de funcionamento”, informa o serviço social do Hemocentro.

HEMOCENTRO
Cedida Cedida
Cedida
Cedida
Cedida
Cedida
Casal
Casal estimado Dr. Nikolas Coelho/Leila Fernandes, ele que ontem aniversariou, em foto com Nikolas Jr. há três anos (fez aniversário dia 15/7). Renovo parabéns.
De Portalegre, Prof. Boanerges Jr., docente de Economia/ CAPF/UERN, aprovado recente na seleção de Doutorado do
LIGA DE MOSSORÓ – INAUGURAÇÃO

Demais

georgianoazevedo@gmail.com

VIVA GUGU!

O gastrólogo Gustavo Victor, que integra a equipe do Restaurante Holl Grill e também da Tráfego Models, vai reunir #BBF amanhã, 19, para celebrar idade nova com muita ferveção no 27 Gastrobar.

BOLO CONFEITADO

GEORGIANO AZEVEDO

GEORGE AZEVEVO ARTE EM MOSSORÓ!

A loja Tressê é o ponto de vendas da marca George Azevedo Arte, em Mossoró. Inclusive, a modelo Bia Lima, do cast Tráfego Models, esteve por lá fazendo “provador” apresentando peças lindas da coleção Grande Hotel.

A modelo Bia Lima exibindo a coleção Grande Hotel, da marca George Azevedo Arte, disponível na loja Tressê, em Mossoró.

A semana está recheada de aniversariantes queridos desse colunista. Olha só:

André Martins comemorou aniversário no Chez Claude ao lado desposa Vanessa Karla, no Rio de Janeiro.

Raíssa Pinheiro, o nome Botoclinic em Mossoró, em festa pela passagem do aniversário.

Neide Carlos de idade nova. Grande abraço!

LUZ, CÂMERA, AÇÃO!

O empresário Anderson Buxexa promete muita badalação amanhã,, 19, na Chácara São Francisco, com a gravação do EP audiovisual da Banda Inala, a partir das 14h, em evento somente para convidados. É o INALA Do Nosso Jeito!

SÓ LOVE!

Felipe Eduardo e Maria Luiza em recente viagem para Gramado (RS), para comemorar dois anos de namoro. Aí, sim!

O amigo Bruno Sá, ainda em tempo de aniversário.

Sabatta Soares

ganhou bolinho surpresa da equipe TCM. Ela merece!

QUER SER MISS TEEN?

A Tráfego Models vai abrir, em breve, inscrições para o Miss Mossoró Teen 2025, para meninas com idade de 14 a 19 anos. Voltaremos com detalhes! Informações no 84.99411-3130.

DUAS VELINHAS

O West Acqua Park, em Martins, está em festa com o segundo aniversário e preparou uma grande comemoração com show da banda Forró dos 3, Breno Andrade e Danyllo Morais, hoje, a partir das 15h. E mais… o palhaço Fuxiquinho, Emylle Campelo e turma para fazer a animação da criança de hoje até domingo, 20. Sucesso total!

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
De Fato by Jornal de Fato - Issuu