Jornal De Fato

Page 1


EDMÍLSON CAMINHA

>> Quando havia galos, noites e conventos

CÉSAR SANTOS

>> Campanha presidencial é antecipada da pior forma

OPINIÃO

MARILENE PAIVA SÉRGIO CHAVES

>> FICRO se consolida como um dos maiores eventos da região

>> Uern define homenageados da Assembleia Universitária

Jornal de Fato

@jornaldefato /jornaldefatorn @defato_rn

Governadora anuncia IERN de R$ 16 milhões para Mossoró

>> Governo do Estado lança edital para obra de construção do Instituto Estadual de Educação Profissional, Tecnologia e Inovação de Mossoró.

Trânsito em quatro rodas

Mais de 56 mil motos que estão registradas em Mossoró pertencem a pessoas sem habilitação

POLÍTICA

De tornozeleira, Bolsonaro diz: “humilhação suprema”

Tarifaço dos EUA pode afetar 4% do PIB da indústria potiguar

Projeto amplia licenças maternidade e paternidade

NOSSOS CADERNOS

Ex-presidente passa a ser monitorado por tornozeleira e está probido de falar com o filho Eduardo Bolsonaro. STF aponta ameaça de fuga para os EUA.

Principal 4

TEMPO

Chuvas do segundo trimestre ficaram abaixo do esperado em Mossoró

Mossoró 3

SEGURANÇA

População carcerária do Rio Grande do Norte passava de sete mil em 2024

Levantamento revela que quase 2.700 estão em prisão domiciliar no RN com monitoramento eletrônico. A maioria da população carcerária é de homens.

Mossoró 5

1

Sua Vida 2

ESPAÇO JORNALISTA MARTINS DE VASCONCELOS

QUANDO HAVIA GALOS, NOITES E CONVENTOS

EDMÍLSON CAMINHA

Escritor, membro da Academia de Letras do Brasil edmilson.caminha@gmail.com

Em 1877, na fria cidade cearense de Guaramiranga, Dona Ana Felícia Caracas cumpriu uma promessa: ao ver os três filhos formados –em Medicina, Agronomia e Farmácia –, mandou construir uma igreja dedicada a Nossa Senhora de Lourdes, doada, 21 anos depois, à então Diocese de Fortaleza. Por manifestação testamentária, a “Igreja da Gruta”, como era conhecida, e o terreno em que se achava deveriam ser entregues a uma ordem religiosa, para que ali se fundasse um convento. Em 1934, fez-se a doação à Ordo Fratrum Minorum Capuccinorum, a Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, que ergueu o prédio onde se dariam os cursos de Filosofia e de Teologia aos noviços franciscanos. Como tantas outras casas de formação de clérigos da Igreja Católica no Brasil, a de Guaramiranga transformou-se, em 2003, na Pousada Convento da Gruta, para hóspedes que queiram desfrutar o sossego e o frio das acomodações a 865 metros acima do nível do mar, por entre as plantas e as águas da serra de Baturité. Segundo os próprios capuchinhos, a pousada “mantém o perfil da estrutura monástica, sem TV, sem ar-condicionado e sem frigobar. O único luxo é a ducha aquecida. Nela se valoriza o silêncio para o repouso e a contemplação da criação de Deus.” Não por acaso, a rede wi-fi à disposição dos internautas se denomina “Paz das Montanhas”...

Em 1964, eram 14, na solidão conventual, os postulantes aos votos perpétuos, entre os quais Frei Francisco Antônio Maria de Sobral, nome, segundo a tradição franciscana, que o religioso adota, acrescido da cidade em que nasceu. Na certidão de batismo, chamava-se Antônio Carlos Gomes Belchior Fontenelle Fernandes, cujo talento o tornaria, depois, um dos grandes astros da música brasileira. Frei Hermínio Bezerra de Oliveira lembra o colega de noviciado:

Direção Geral: César Santos

Diretor de Redação: César Santos

Gerente Aadministrativa: Ângela Karina

Dep. de Assinaturas: Alvanir Carlos

Era atento, disciplinado, fraterno e cortês com todos. De memória prodigiosa, recitava capítulos inteiros da nossa Regra de Vida, as cinco páginas do testamento de São Francisco e longas passagens dos Lusíadas, da Divina Comédia Mostrava uma controlada tendência para o rigorismo. Na época, nós, noviços, usávamos o cilício toda sexta-feira, das cinco e meia às sete e meia da manhã. Alguns notavam que ele, habitualmente, continuava usando-o, às vezes pelo resto do dia.

Tinha notabilíssimo senso de humor. Criava textos parodiando os fatos dos Fioretti de São Francisco, mas nos colocando como personagens. Exímio versejador, conseguia improvisar repentes, por duas ou três horas seguidas, nas tardes de passeio.

Eu tinha afinidade com ele, pelo comum interesse em produzir breves textos, que trocávamos para comentários críticos. Quando saiu do convento, deixou comigo uma pasta cheia de escritos, com o pedido de que os queimasse. Pouco tempo depois, escreveu-me pedindo-os de volta, se ainda os tivesse. Devolvi-os todos, pois resolvera não destruí-los...

Entre os papéis guardados pelo amigo, estes versos de um jovem Belchior que viria a compor e cantar obras-primas da MPB:

DORMINDO NO CORO

Não é o repouso findo

Ainda dorme a cidade

E roncando com vontade

Estão os frades dormindo.

O som do sino subindo

Os corredores invade

Organização: Clauder Arcanjo

Chega aos ouvidos d’um frade Que desperta a boca abrindo...

No coro, à meditação, De sono perde a lição E começa a ressonar...

Cai de sono o infeliz E o mestre do coro diz: Você nos fez acordar...!

A exemplo de Gregor Mendel –frade agostiniano que, no século XIX, baseara-se no cruzamento de ervilhas para formular as primeiras leis da Genética –, o noviço de Sobral também se interessava por Biologia. Sabedor de que um cientista planejava cruzar formigas de diferentes subespécies, organizou uma lista em que, entre outros pares, a formiga-de-roça trocará genes com a formiga-de-açúcar, e a formigacearense com a formiga-cigana... Escreve, para a Revista Estudantil Frei Mansueto, o estudo “Generalidades sobre a Escolástica e o Tomismo”. Aprovado no segundo

ano de Filosofia, surpreende a todos ao deixar o claustro em 1967, pouco depois de ser fotografado no Convento do Coração de Jesus, em Fortaleza, com capuchinhos que ladeiam o ex-presidente Castello Branco, morto em acidente aéreo dali a alguns meses. Naquele ano, Belchior ingressa na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará, que abandonará no quinto ano – com mais um, receberia o diploma de médico. Lembro-me dele em 1971, calouro com a cabeça raspada que o viu nas raras vezes em que ia às aulas, o tempo já tomado pelas muitas apresentações do “Pessoal do Ceará”, com Fagner e Ednardo. Quando o reencontrei em um restaurante na Avenida Beira-Mar, disse-lhe do que tínhamos em comum: a paixão pela poesia de Drummond e o havermos abandonado o curso de Medicina – ele no quinto ano, eu no terceiro...

Em 1976, lança o LP Alucinação, aclamado pelo público e pela crítica,

com “Sujeito de sorte”, cujo refrão todos conhecem:

Tenho sangrado demais

Tenho chorado pra cachorro

Ano passado eu morri

Mas este ano eu não morro.

Os dois últimos versos, para muitos os melhores que fez... não foi Belchior quem compôs. Três anos antes do disco, encontram-se no livro Zé Limeira, poeta do absurdo, do também poeta Orlando Tejo. Há quem diga que são de Limeira; para alguns foram a ele atribuídos por Tejo, que os inventara; e outros, ainda, que pertencem ao repentista e violeiro Otacílio Batista. São estes, originalmente:

Eu já cantei no Recife, Dentro do pronto-socorro, Ganhei duzentos mil-réis, Comprei duzentos cachorro, Morri no ano passado, Mas este ano eu não morro!

Como se vê, houve uma indiscutível apropriação dos versos, contrária à inteireza moral e à conduta reta de quem sempre foi reconhecido pelo procedimento exemplar. Autor de belíssimos versos que o consagraram para sempre, não precisava apoderar-se da obra de ninguém.

Em 30 de abril de 2017, na cidade gaúcha de Santa Cruz do Sul, morria Belchior, distante dos palcos e das luzes com que sonha todo artista. No céu, esperava-o o Pobrezinho de Assis: — Você fez bem, meu filho, em deixar o convento. Daria um bom capuchinho, mas quem comporia as canções que encantaram o Brasil?

— Obrigado, meu São Francisco! Eu gostaria de cantar alguma coisa pro senhor... — Posso pedir? Aquela, que fala em galos e pardais, criaturas de Deus...

E Belchior, só ele e o violão: Quando eu não tinha o olhar lacrimoso Que hoje eu trago e tenho Quando adoçava o meu pranto e meu sono No bagaço de cana do engenho (...) Eu era alegre como um rio Um bicho, um bando de pardais

Como um galo, quando havia Quando havia galos, noites e quintais. Essa, a história do Frei Francisco Antônio Maria de Sobral, quando em Guaramiranga havia galos, noites e conventos...

Fátima diz a Lula que tarifaço pode afetar 4% do PIB da indústria potiguar

OFÍCIO

AO PRESIDENTE / Governadora apresenta os efeitos negativos da ação de Donald Trump e pede providências urgentes

da redação

Em ofício encaminhado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a governadora Fátima Bezerra (PT) afirma que o tarifaço dos Estados Unidos, se entrar em vigor em agosto, como anunciado pelo presidente americano Donald Trump, representará perdas de quase 4% do PIB industrial do Rio Grande do Norte e de 5,1% dos empregos formais no setor.

A indústria salineira, por exemplo, que é importante para a economia da região de Mossoró, teme ter a sua produção paralisada e, por gravidade, provocar a perda de 4 mil postos de trabalho. O secretário da Fazenda, Carlos Eduardo Xavier, já havia dito que o tarifaço dos EUA comprometerá 70% da produção industrial do estado.

O documento manifesta a preocupação do Governo do Estado, juntamente com

representantes de diversas federações, sindicatos e instituições ligadas aos setores produtivos, quanto aos impactos da tarifa de 50% dos EUA.

O ofício apresentado pela governadora ao presidente da República mostra as relações comerciais do Rio Grande do Norte com o mercado norte-americano, detalhando os dados por setor. Ressalta que a corrente de comércio com os Estados Unidos da América cresceu 89%, com destaque para as exportações, que avançaram expressivamente 119% no período de janeiro a junho de 2025.

A governadora pede ao Governo Federal a adoção de providências diplomáticas urgentes, com o objetivo de salvaguardar os interesses econômicos nacionais, especialmente os do Rio Grande do Norte. “Reconhecemos os esforços já empreendidos pela União. Ainda assim, solicitamos que o Governo Brasileiro, por meio de seus canais diplomáticos, envide todos os esforços

possíveis para negociar com as autoridades dos Estados Unidos da América a reversão dessas medidas, sempre orientados pela defesa do

Confira trechos importantes do Ofício ao presidente Lula

Senhor Presidente, cumprimentando-o cordialmente, dirijo-me a Vossa Excelência para manifestar a profunda preocupação com as recentes tarifas impostas pelo Governo dos Estados Unidos da América sobre produtos brasileiros. Diante da estratégia do comércio bilateral com aquele país –cujos dados serão apresentados a seguir –, entendemos ser fundamental a adoção de providências diplomáticas urgentes por parte do Governo Federal, com o objetivo de salvaguardar os interesses econômicos nacionais e em especial do Rio Grande do Norte.

A relação comercial entre o Rio Grande do Norte e os Estados Unidos tem se fortalecido de forma expressiva, apontando para um futuro promissor no campo das relações internacionais. A corrente de co-

mércio entre o estado e o país norte-americano cresceu 89%, com destaque para as exportações, que avançaram notavelmente em 119%, no período de janeiro a junho de 2025. Além disso, a relação comercial com os EUA apresentou saldo positivo superior a US$ 40 milhões para o Rio Grande do Norte no último semestre de 2025, consolidando um momento histórico. O estado exportou mais do que importou, resultado que reforça a importância crescente deste parceiro comercial.

Analisando a série histórica dos últimos 15 anos, a média das exportações do Rio Grande do Norte para os Estados Unidos era de aproximadamente US$ 75 milhões, enquanto as importações giravam em torno de US$ 46 milhões. Nos anos mais recentes, no entanto, observa-se uma ten-

dência clara de crescimento, com médias ascendendo para US$ 100 milhões em exportações e US$ 65 milhões em importações. O primeiro semestre de 2025 já representa o segundo maior valor em exportações da série histórica, superado apenas por 2019, quando foram registrados US$ 81 milhões no mesmo período.

Dos produtos estratégicos de nossa pauta, destacam-se a presença de bens industriais e agroalimentares, sendo o principal item o “fuel oil”, pertencente à categoria de produtos petrolíferos refinados, com um volume expressivo de US$ 24,00 milhões. Em seguida, destacam-se as mercadorias da pesca, notadamente albacoras e atuns frescos, que somam US$ 11,53 milhões, além dos subprodutos de origem animal impróprios para alimentação humana, pro-

interesse nacional”, destaca o documento.

“Caso não seja possível evitar sua aplicação imediata, pleiteamos que se obte-

venientes do setor de processamento de carnes, com US$ 10,3 milhões.

Além desses, ganham relevância as exportações de caramelos, confeitos e doces (US$ 4,17 milhões), granito e pedras ornamentais (US$ 4,38 milhões), sal marinho a granel (US$ 3,38 milhões) e castanha de caju sem casca (US$ 1,97 milhão).

A lista inclui ainda frutas frescas e secas, além de lagostas congeladas, peixes processados, açúcar de cana e querosene de aviação. A diversidade dessa pauta evidencia não apenas a complexidade crescente da base produtiva potiguar, mas também o fortalecimento de cadeias com elevado potencial de agregação de valor e expansão nos mercados internacionais.

Diante das projeções otimistas para o segundo semestre, cresce a preocupação com os efeitos da manutenção das tarifas impostas pelo governo dos Estados Unidos sobre produtos brasileiros, o que pode comprometer seriamente a competitividade de algumas dessas cadeias produtivas. Os im-

nha, ao menos, a prorrogação de sua vigência por 90 dias, de modo a criar uma janela adequada para o diálogo e a busca de alterna-

pactos podem ser significativos, com perdas estimadas de US$ 103 milhões e de 4.500 empregos diretos no estado.

Entre os setores mais afetados, destacam-se: óleos combustíveis (perda de US$ 49 milhões), pescados (US$ 20 milhões), doces e caramelos (US$ 13 milhões), frutas tropicais (US$ 8 milhões) e outros produtos de origem animal, não destinados à alimentação humana (US$ 10 milhões). Vale ressaltar que o setor salineiro potiguar, responsável por 95% da produção nacional, exporta historicamente cerca de 600 mil toneladas/ano para o mercado norte americano.

Dado o papel estratégico desempenhado pelos Estados Unidos nas exportações potiguares e considerando que, apenas no primeiro semestre de 2025, o estado já superou toda a movimentação registrada em 2024, torna-se urgente tratar diplomaticamente da revisão das tarifas aplicadas às exportações brasileiras. A manutenção dessas tarifas pode representar perdas de

tivas viáveis, que preservem o equilíbrio comercial e os empregos gerados por essa relação bilateral”, defende a carta.

quase 4% do PIB industrial do Rio Grande do Norte e de 5,1% dos empregos formais no setor. É, portanto, imperativo estabelecer uma agenda de diálogo pautada na preservação do emprego, da estabilidade econômica e do crescimento sustentável das relações comerciais entre as duas nações. Reconhecemos os esforços já efetuados pela União, ainda assim, solicitamos que o Governo Brasileiro, por meio de seus canais diplomáticos, empreenda todo o empenho possível para negociar com as autoridades dos Estados Unidos da América a reversão dessas medidas, ressaltando que tais tratativas estejam sempre orientadas na defesa do interesse nacional.

Caso não seja possível evitar sua aplicação imediata, pleiteamos que seja ao menos obtida a prorrogação de sua vigência por 90 dias, a fim de que se crie uma janela adequada para diálogo e busca de alternativas viáveis que preservem o equilíbrio comercial e os empregos gerados por essa relação bilateral.

Produção de frutas frescas na região de Mossoró é uma das afetadas pelo tarifaço dos Estados Unidos

Governadora lança edital para construção do IERN de Mossoró

educação / Governo do Estado vai investir mais de R$ 16 milhões na unidade de educação profissional

OGoverno do Estado lançou nesta sextafeira, 18, o edital de licitação para a construção do Instituto Estadual de Educação Profissional, Tecnologia e Inovação (IERN) em Mossoró. O investimento previsto na contratação é de R$ 16.034.797,16, dentro do Programa Nova Escola Potiguar (PNEP), que tem transformado a rede estadual de ensino com foco em inovação, sustentabilidade e formação profissional de qualidade.

Com essa nova unidade, o estado avança para a 12ª construção de IERNs. Até o momento, cinco já foram inauguradas e estão em pleno funcionamento nos municípios de Natal, Campo Grande, Jardim de Piranhas, Alexandria e Tangará. As obras de Santana do Matos e Areia Branca foram concluídas e aguardam os últimos ajustes para inauguração. Já a unidade de São José de Mipibu está em fase de tratativas para aquisição do terreno. Três projetos foram transferidos para a Rede Federal de Ensino: Touros, Umarizal e São Miguel.

“Construiremos não apenas um prédio, mas um futuro baseado em educação profissionalizante de qualidade para os jovens mossoroenses. Temos trabalhado fortemente para consolidar a educação profissional e tecnológica como uma vertente essencial

do ensino médio no Rio Grande do Norte, oferecendo oportunidades de formação técnica e qualificação para milhares de estudantes. Desde que assumimos o Governo, a rede estadual de educação profissional cresceu significativamente, destaca a governadora Fátima Bezerra.

A governadora também reforçou os investimentos do estado na educação da capital do Oeste. “Além do IERN, oito escolas estaduais de Mossoró estão passando por reformas e ampliações, totalizando mais de 11 milhões em investimentos que incluem reforma de quadras esportivas, reconstrução de muros, construção de pórticos, adequação da rede elétrica, revestimentos, coberturas,

De tornozeleira,

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ao autorizar a operação da Polícia Federal realizada nesta sexta-feira, 18, contra Jair Bolsonaro (PL), afirmou que “lamentavelmente” o ex-presidente e o filho Eduardo Bolsonaro (PL-SP) instigaram os Estados Unidos a tomar “novas medidas e atos hostis contra o Bra-

acessibilidade, entre outros.”

A secretária de Educação, professora Socorro Batista, celebrou a futura construção do IERN mossoroense: “Estamos avançando com um projeto que representa um marco para a educação profissional no Rio Grande do Norte. A publicação do edital de licitação para o IERN de Mossoró reafirma o nosso compromisso com a oferta de uma formação de qualidade, integrada à ciência, tecnologia e inovação. Este novo instituto será um espaço de oportunidades para a juventude mossoroense e de toda a região, fortalecendo a empregabilidade e contribuindo para o desenvolvimento local e regional.”

Os IERNs são projetados com arquitetura leve, acessível e sustentável, com reuso de água e energia solar. Cada unidade contará com 12 salas de aula, biblioteca, laboratórios, auditório, refeitório, quadra esportiva e ambientes de convivência, proporcionando um ambiente moderno e propício à aprendizagem.

A proposta pedagógica é desenvolvida coletivamente por uma Comissão de Trabalho coordenada pela Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC), por meio da Subcoordenadoria de Educação Profissional (SUEP), com a participação de diversas instituições públicas e civis.

Bolsonaro diz: “humilhação suprema”

sil”, inclusive para “submeter o funcionamento do Supremo ao crivo de outro Estado, com clara afronta à soberania nacional”.

“O investigado Eduardo Nantes Bolsonaro e o réu Jair Messias Bolsonaro comemoraram a gravíssima agressão estrangeira ao Brasil, manifestando-se favoravelmente às ‘sanções/taxações’ e instigan-

do o governo norte-americano a tomar novas medidas e atos hostis contra o Brasil, inclusive para ‘submeter o funcionamento do Supremo Tribunal Federal ao crivo de outro Estado, com clara afronta à soberania nacional’, como se verifica em várias manifestações nas redes sociais e na imprensa”, escreveu Moraes.

A operação ocorreu dentro de inquérito que apura coação no curso do processo, obstrução de Justiça e ataque à soberania. Segundo a PF, há indícios de que o ex-presidente planejava deixar o país. A defesa afirmou ter recebido as restrições com "surpresa e indignação".

Bolsonaro passou a usar tornozeleira eletrô -

Educação profissional apresenta salto no RN

A trajetória da educação profissional no Rio Grande do Norte deu um salto nos últimos anos. Antes de 2016, a oferta era concentrada no CENEP. Com o Programa Brasil Profissionalizado (2009), foram construídos 10 Centros Estaduais de Educação Profissional (CEEPs). Entre 2017 e 2022, outros dez CEEPs passaram a ofertar cursos técnicos.

Atualmente, a rede conta com 11 CEEPs e o CENEP em funcionamento, com altos índices de avaliação e sucesso na inserção de estudantes no mercado de trabalho e no acesso ao ensino superior.

Com o fortalecimento da Política de Educação

nica e a cumprir uma série de restrições, dentre elas, está proibido de falar com o filho Eduardo Bolsonaro.

O ex-presidente classificou como "suprema humilhação" a imposição do uso de tornozeleira eletrônica. Ao falar com jornalistas pela manhã, ele expressou incômodo com a ordem judicial. "Suprema humilhação", repetiu duas vezes. Também declarou estar "humilhado"

Profissional e Tecnológica (PEPT), o governo estadual tem promovido a formação humana integral, articulando a educação básica com a profissional e tecnológica, sempre em diálogo com o setor produtivo e instituições de ensino superior.

Durante a gestão da governadora Fátima Bezerra, a Educação Profissional experimentou um crescimento expressivo. Em 2019, o número de matrículas era de 7.058. Em 2023, saltou para 9.944 e alcançou 17.928 em 2025 – um aumento de 154%. Ao todo, 132 unidades escolares da rede estadual oferecem Educação Profissional no estado.

por não poder se comunicar com o filho, que está nos Estados Unidos. Bolsonaro defendeu o filho, investigado por articulações com congressistas norte-americanos. A Procuradoria-Geral da República afirma que Eduardo Bolsonaro buscou influenciar o governo dos Estados Unidos para impor retaliações ao Brasil, o que caracterizaria crime contra a soberania nacional.

Modelo do Instituto Estadual de Educação Profissional, Tecnologia e Inovação
Cedida

SÁBADO,

voto distrital misto volta a ser discutido no Brasil

MUDANÇA / Modelo foi aprovado no Senado e está tramitando na Câmara, podendo ser adotado nas eleições de 2028

Aproposta de dividir o país em distritos eleitorais, em que cada região elege seus próprios representantes, acompanha a história política brasileira há mais de um século. Desde os tempos do Império, diferentes versões do voto distrital surgem em meio ao debate sobre como organizar a estrutura do Congresso Nacional.

Embora nunca tenha se firmado de forma definitiva, o modelo retorna com frequência ao centro das discussões sobre reformas no sistema eleitoral. O atual foco recai sobre o sistema distrital misto, já aprovado pelo Senado e em tramitação na Câmara.

O Brasil adota, desde 1950, o sistema proporcional de lista aberta. Nele, o eleitor vota em um candidato, e os votos são somados à legenda. As cadeiras são distribuídas conforme o desempenho do partido, e os candidatos mais votados dentro das listas assumem as vagas. O sistema busca refletir a diversidade de opiniões da sociedade, mas é alvo de críticas por permitir a eleição de candidatos com poucos votos, fragmentar bancadas e por ser de difícil contabilização para o eleitor.

No sistema distrital puro, adotado em países como Estados Unidos e Reino Unido, o território é dividido em distritos de tamanho populacional semelhante. Cada distrito elege um único parlamentar, com base no voto majoritário.

Desenho mais recente, o distrital misto combina os dois modelos. O eleitor vota duas vezes: uma no candi-

dato de seu distrito e outra em uma lista partidária. Metade das cadeiras vai para os mais votados nos distritos; a outra metade é preenchida conforme a votação proporcional das legendas.

rAízes históriCAs

Modelos parecidos com o distrital puro podem ser observados desde os primórdios da história política mundial: há mais de 2 mil anos, a república romana já dividia cidadãos em distritos para eleger os membros de assembleias representativas e realizar plebiscitos. O sistema retomou a relevância, desta vez mais próximo ao desenho atual, no final do século XVIII, quando foi adotado pelos Estados Unidos como instrumento para assegurar o cumprimento do pacto federativo.

A primeira aplicação do sistema distrital no Brasil remonta ao período imperial. A Lei dos Círculos, de 1855, dividia o país em distritos eleitorais, com um deputado eleito por maioria simples em cada um. Esse

modelo vigorou, com ajustes, até 1932. A partir daí, com o Código Eleitoral republicano, o sistema proporcional passou a ser adotado nas eleições legislativas.

Na Constituinte de 1988, a proposta de adoção do voto distrital foi rejeitada ainda nas subcomissões. Isso não afundou o debate, que se manteve vivo nos bastidores. Desde então, projetos com variações do modelo distrital puro e misto foram apresentados no Congresso, mas nenhum avançou até as etapas finais.

Próximos PAssos

O projeto atualmente em discussão na Câmara é o projeto de lei 9212/2017, de autoria do ex-senador José Serra. A proposta foi aprovada no Senado e aguarda análise final na comissão especial. O texto prevê o uso do modelo misto para a escolha de deputados federais, estaduais, distritais e vereadores. Caso aprovado nas duas Casas, o novo sistema poderá valer já para as eleições municipais de 2028.

O Município de Rodolfo Fernandes/RN, por intermédio do Agente de Contratação Pregoeiro da Prefeitura Municipal, torna público que a fara a Inexigibilidade por CREDENCIAMENTO Nº. 10007/2025, que tem como objeto: credenciamento para futura e eventual contratação de empresa para confecção de fardamentos diversos, conforme especificações constantes deste Termo de Referência, de acordo com o que determina a legislação vigente, INÍCIO DO ACOLHIMENTO DAS PROPOSTAS: 21/07/2025. O procedimento licitatório obedecerá ao disposto na Lei Federal nº 14.133, de 01 de abril de 2021, Lei Complementar Federal nº 123, de 14 de dezembro de 2006, Decreto Municipal nº 003/2025 e 004/2025 e subsidiariamente a e do disposto no presente edital e seus anexos.

O Edital e seus anexos encontram-se à disposição dos interessados no site https://www.rodolfofernandes.rn.gov.br/ e a documentação sera recebida pelo e-mail: licitacoespmrf@gmail.com. As vistas estão franqueadas a partir da publicação deste Aviso, no horário de expediente, das 08h00min às 13h00min, na Sala de Licitações situada a Rua Manoel Nobre, nº 49, Centro, Rodolfo Fernandes/RN. Rodolfo Fernandes – RN, 18 de julho de 2025.

Nildemarcio Bezerra Agente de Contratação

César Santos

cesar@defato.com

CENÁRIO CAÓTICO

Opresidente Lula (PT) afirmou nesta sexta-feira, 18, que será candidato à reeleição em 2026. Na justificativa, discursou: “para não entregar o Brasil para aquele bando de maluco que quase destruiu o país”, referindo ao clã Bolsonaro (PL). No mesmo momento da fala do chefe da Nação, o ex-presidente Jair Bolsonaro era alvo da Polícia Federal por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Ao colocar a tornozeleira eletrônica, Bolsonaro esbravejou que é vítima do processo para alijá-lo da eleição presidencial porque sem ele Lula vencerá “qualquer um”. A pesquisa Quaest, no dia anterior, apontou que Lula está recuperando índices de popularidade na esteira do tarifaço do presidente americano Donald Trump e lidera a corrida sucessória contra qualquer nome da direita. Dito isto, está declarado o início da campanha eleitoral 2026, com quase um ano de antecedência, e da pior forma possível, com um cenário caótico e sem perspectiva de mudança. A tendência é piorar porque não há - de lado a lado – a vontade de restabelecer a ordem. As uniformizadas estão cuspindo fogo.

Serei candidato outra vez para ganhar as eleições nesse país”

LULA

Presidente do Brasil anunciando a sua candidatura nas eleições 2026

CHUMBO GROSSO

Em Grossos, a prefeita Cinthia Sonale (União Brasil) rompeu com o vice-prefeito Galego Caetano (PSDB). Os dois saíram da relação política atirando e ameaçando falar o que sabem. O Galego diz que está documentado. Sonale resmunga dizendo que se cair não cairá só. Chamem os bombeiros.

PARCERIA

Na “Operação Parceria”, o Ministério Público do RN descobriu que a Prefeitura de Santana do Matos contratava construtora, via licitação, mas a obra era realizada por operários do município. Coisa vista por essas bandas, mas não enxergada pelos órgãos fiscalizadores. Quem sabe um dia...

GRACEJO

O deputado Bernardo Amorim foi voz isolada ao sugerir que a governadora Fátima Bezerra antecipe a saída do cargo e transfira o governo para o vice-governador Walter Alves em 1º de janeiro de 2026. Até aqui, a sua fala não reverberou. Nem Walter Alves esperava o gracejo do parlamentar.

ORAL CLÍNICA

1 2 3 4

Nesta data, em 1992, o bairro Barrocas, zona norte de Mossoró, recebia a sua primeira Unidade Básica de Saúde, a UBS Dr. Joaquim Saldanha. Obra da primeira gestão da ex-prefeita Rosalba Ciarlini.

Neste domiNgo, 20, completa 52 anos do busto de Santa Dumont no Aeroporto Dix-sept Rosado de Mossoró. Foi uma homenagem ao centenário de nascimento do “Pai da Aviação” brasileira. o festival mossoró sal & luz segue hoje na Estação das Artes Elizeu Ventania com os shows de Novo Som, Gabriel Guedes e Valeska Mayssa. A programação será aberta às 18h.

a goverNadora fátima Bezerra sancionou a lei que proíbe a comercialização e distribuição de serpentinas metalizadas, bastante usadas em Carnaval e que representa riscos. A multa por descumprimento pode chegar até R$ 10 mil.

A Oral Clínica, de Dr. Ney Robson, está celebrando 28 anos de atividades e a consolidação da melhor clínica odontológica de Mossoró e região. Para celebrar a data, Dr. Ney recebe amigos e convidados no dia 31 deste mês, na sede da Oral localizada na esquina da Pedro Velho com a Dr. João Marcelino.

PIB POTIGUAR

Com base em dados da indústria potiguar, levantados por representantes de cada setor, o Governo do Rio Grande do Norte afirma que o tarifaço dos EUA pode afetar até 4% do PIB industrial do estado. Os dados estão no ofício encaminhado ao presidente Lula, com pedido de providências urgentes.

BOLÃO

Um desportista da época do “Velho Mundo do Nova Betânia” diz a coluna que o novo Estádio Nogueirão cairá nas mãos de um empresário que bate um bolão com o prefeito Allyson Bezerra. Nome citado, com a sugestão: confira ao fim da licitação.

Congresso em Fo C o
Caso aprovado nas duas Casas, o novo sistema poderá valer já para as eleições municipais de 2028
Divulgação

Novo PAC vai expandir serviços do SUS no Rio Grande do Norte

SAÚDE PÚBLICA / Obras e equipamentos médicos contemplam mais de 90% dos municípios potiguares, com recursos federais

DA REDAÇÃO

ONovo PAC Seleções vai ampliar os investimentos na saúde pública do Rio Grande do Norte, com a construção de novas unidades básicas de saúde, policlínicas, consultórios odontológicos móveis, ambulâncias e equipamentos médicos. Os projetos selecionados pelo governo Fátima Bezerra foram aprovados pelo Governo Federal, com objetivo de melhorar os serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) no estado.

Os primeiros resultados da etapa de 2025 do Novo PAC Seleções no plano nacional, com foco na Saúde, foram anunciados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Nesta etapa, foram aprovados projetos de 163 municípios potiguares, o que corresponde a 97,6% do total. São 21 UBS, 18 consultórios odontológicos móveis, ambulâncias para o Samu, kits multimídia para estruturação de salas de teleconsulta em Unidades Básicas de Saúde e kits que contemplam câmara fria exclusiva para vacinas, ultrassom diagnóstico portátil, retinógrafo telessaúde e espetrômetro digital.

As duas policlínicas regionais são destinadas aos municípios de Ceará-Mirim, na Grande Natal, e

Assú, no Vale do Açu. As policlínicas são estruturas inovadoras para expandir a cobertura do atendimento médico de diferentes especialidades.

“Sigamos de mãos dadas na parceria Governo Federal, Ministério da Saúde, Governo do Estado e Municípios para fortalecer, cada vez mais, o SUS no Rio Grande do Norte”, comemorou a governadora Fátima Bezerra.

Governo recebe mais de 35 mil propostas no PAC Seleções

Lançado em fevereiro, o Novo PAC Seleções 2025 disponibilizou mais de um mês para gestores e gestoras inscreverem projetos para os empreendimentos disponíveis nesta etapa.

No total, o governo federal recebeu 35.119 propostas, enviadas por 5.537 municípios, 99,4%

dos municípios brasileiros.

O programa investirá R$ 49,2 bilhões em quatro diferentes eixos: Saúde; Educação, Ciência e Tecnologia; Infraestrutura Social e Inclusiva; Cidades Sustentáveis e Resilientes. Os demais resultados serão divulgados em breve.

O que é

CAPS

Centro de Atenção

Psicossocial é um serviço de saúde que oferece atendimento a pessoas com transtornos mentais graves e persistentes, incluindo aqueles relacionados ao uso de álcool e outras drogas.

UOM

As Unidades

Odontológicas Móveis são consultórios odontológicos estruturados em veículos devidamente adaptados e equipados para o desenvolvimento de ações de atenção à saúde bucal a serem realizadas por Equipes de Saúde Bucal vinculadas às Equipes da Estratégia de Saúde da Família.

Combo UBS

Combo de equipamentos em Unidades Básicas de Saúde tem como objetivo conectar, modernizar e garantir serviços mais efetivos na rede de Atenção Primária à Saúde, integrando-as às estratégias do Ministério da Saúde de vacinação, combate a arboviroses, acesso a especialistas e outros programas como a Rede Alyne, Programa Mais Médicos e SUS Digital.

Fátima lembrou que outra parceria dos governos federal e estadual, com a participação da Universidade Federal (UFRN) está em curso para instalação do Hospital Universitário do Seridó. “Esse hospital será uma grande conquista para o Seridó e para o nosso estado, além de ser o instrumento que vai consolidar a EMCM [Escola Multicampi de Ciências Médicas] como o case de sucesso que é. Tenho muito orgulho desse projeto, que acompanhei desde os primeiros passos”, disse a governadora.

“O Novo PAC destina recursos para construção de policlínicas em todo o Brasil. “Agora, por orientação do presidente Lula, teremos horários e dias de atendimento ampliados com o ‘Agora Tem Especialistas’. Isso é compromisso para zerar as filas”, destacou o ministro Alexandre Padilha.

Kit Telessaúde O kit é formado por equipamentos como Point of Care (COF), câmara fria exclusiva para vacinas, ultrassom diagnóstico portátil, retinógrafo telessaúde e espectrômetro digital. No SUS, o uso dos equipamentos permite a redução de barreiras geográficas, possibilitando que profissionais da saúde, que atuam nos diversos níveis de atenção à saúde no SUS, realizem consultas virtuais e façam diagnósticos com apoio de profissionais.

Governadora Fátima Bezerra destaca parceria do RN com o governo federal

Ampliação das licenças maternidade e paternidade avança no Senado

Importância do cuidado parental com recém-nascidos

FAMÍLIA / Projetos reconhecem a importância do cuidado parental nos primeiros meses de vida de uma criança

DA AGÊNCIA SENADO

Várias propostas que pretendem aumentar prazos das licenças maternidade e paternidade e adaptar regras para diferentes contextos familiares avançaram no ano legislativo de 2025, no Senado. Os projetos têm objetivos comuns: reconhecer a importância do cuidado parental nos primeiros meses de vida de uma criança e reduzir desigualdades de gênero.

Uma das propostas mais robustas é a PEC 58/2023, do senador Carlos Viana (Podemos-MG), que amplia a licença-maternidade de 120 para 180 dias e a paternidade de cinco para 20 dias, inclusive em casos de adoção. A relatora da matéria na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), senadora Ana Paula Lobato (PDT-MA), já apresentou dois pareceres favoráveis, o mais recente em julho deste ano, com apenas ajustes de redação.

Para Viana, a medida é urgente diante da realidade das famílias brasileiras.

— Nos dias de hoje, criar e dar assistência a um filho requer muito dos pais, especialmente em uma casa onde nasce uma criança com deficiência — afirmou, ao defender que a ampliação das licenças deveria contemplar todas as configurações familiares, inclusive as homoafetivas.

O senador lembrou que muitas mães abandonam a profissão por falta de estrutura de apoio do Estado e defendeu o papel ativo do pai no período neonatal. “É o momento em que as mulheres mais precisam dos seus companheiros em casa.”

PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

Outra proposta que tem mobilizado senadores é o PLP 167/2023, da senadora Mara Gabrilli (PSD-SP), que amplia para 180 dias a licença-maternidade de mães de recém-nascidos com deficiência, além de prever 180 dias de estabilidade provisória no emprego. O projeto foi aprovado na Comissão de Direitos Humanos (CDH) e está em análise nas comissões de Assuntos Econômicos (CAE) e de Assuntos Sociais (CAS).

SO SOM DO SIMPLES –ENTRE SULCOS E SONHOS

HUGO GOMES

professor e diretor

SANDRO COCCO professor

OColégio Simples lançou um projeto inovador que une cultura, educação e música: O Som do Simples – entre sulcos e sonhos. A proposta é simples e potente: promover encontros mensais de escuta coletiva de álbuns clássicos da música popular brasileira, em vinil, com o objetivo de despertar nos alunos a apreciação por obras que marcaram gerações e atravessam o tempo com força artística, política e emocional.

a experiência da escuta atenta, algo raro na era da velocidade digital, e reforça o compromisso do Simples com uma formação ampla, que vai além dos conteúdos curriculares.

A programação de 2025 inclui álbuns que representam diferentes vertentes da MPB, como samba, rock e música nordestina. Em julho, o projeto irá estrear com A Tábua de Esmeralda, de Jorge Ben Jor. Em agosto, será a vez de Acabou Chorare, dos Novos Baianos. Em setembro, Alucinação, de Belchior; em outubro, Dois, da Legião Urbana; e, encerrando o ano, Da Lama ao Caos, de Chico Science & Nação Zumbi.

Ao justificar a proposta, Mara enfatizou o impacto emocional e logístico nas famílias que recebem o diagnóstico de uma deficiência no bebê. “É desumano exigir da mãe que retorne ao mercado de trabalho nos prazos atuais. Precisamos dar prioridade à primeira infância e um mínimo de respiro à mulher que também é mãe e trabalhadora”, defendeu.

PARENTALIDADE

Entre as propostas voltadas à licença-paternidade, destaca-se o PL 3.773/2023, do senador Jorge Kajuru (PSB-GO). O texto propõe uma ampliação gradual da licença-paternidade, começando em 30 dias e chegando a 60, além da criação do chamado “salário-parentalidade”, um benefício previdenciário a ser pago durante o afastamento.

O projeto já foi aprovado na CDH sob a forma de substitutivo (texto alternativo) da senadora Damares. Ele também passou pela CCJ, com parecer favorável do senador Alessandro Vieira (MDB-SE), para quem a proposta corrige uma distorção histórica no mercado de trabalho.

Os encontros acontecerão sempre na última quarta-feira do mês, no auditório do colégio, com mediação dos professores Hugo Gomes e Sandro Cocco, responsáveis pelo projeto. A escuta será acompanhada por comentários sobre o contexto histórico, musical e poético de cada obra, incentivando o debate e a sensibilidade dos estudantes.

O projeto valoriza

Mais que ouvir música, o projeto é um convite a sentir, pensar e imaginar. Afinal, o som do Simples também educa.

FÉ QUE SE VIVE NO

SILÊNCIO E NA PRESENÇA

Durante o momento do Terço Mariano, nossa aluna expressa sua espiritualidade com serenidade e devoção. Valorizamos cada gesto que fortalece a conexão interior e contribui para um ambiente de respeito, acolhimento e crescimento humano.

PARCERIA QUE FORTALECE A

EDUCAÇÃO

Na imagem, nosso diretor pedagógico Elton Gomes e o professor de Física César celebram, com um abraço, a alegria de ensinar e caminhar juntos na formação dos nossos alunos.

Divulgação
No Colégio Simples, a fé encontra espaço no acolhimento e no respeito. Durante o devocional, nossos alunos se reúnem de forma espontânea para ler e refletir sobre a Palavra de Deus, em momentos de escuta, troca e espiritualidade. DEVOCIONAL SIMPLES

Mossoró

Jornal de Fato • SÁBADO, 19 DE JULHO DE 2025

Mais de 56 mil motos pertencem a pessoas sem habilitação no município

TRÂNSITO / O número corresponde a pouco mais de 16% destes veículos nesta condição em todo o RN

EDINALDO MORENO

Da Redação

Levantamento realizado pelo Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran) e obtido pela reportagem do JORNAL DE FATO mostra que Mossoró tem mais de 56 mil motos pertencentes a pessoas sem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria A. De acordo com o balanço mais recente, o número corresponde a aproximadamente 20% do total de veículos desta categoria em todo o estado que pertencem a esses condutores sem habilitação.

Mossoró registra 56.884 motos nesta condição de pessoas sem habilitação. Em números absolutos, a segunda maior cidade potiguar tem 99.126 veículos desta natureza que exigem habilitação na categoria A.

Ainda de acordo com o levantamento, o percentual de proprietários de motocicletas, ciclomotores, motonetas e triciclos em Mossoró que não possuem CNH na categoria destinada para a pilotagem deste tipo de veículo chegam a 40,56%. O município tem 40.209 motocicletas registradas no último balanço.

O Detran explica que pilotar sem habilitação coloca em risco todos os usuários do sistema de tráfego rodoviário e urbano, desde o próprio condutor até outros motoristas, ciclistas e pedestres. A infração é considerada gravíssima, com penalidade multiplicada por três, resultando em multa de R$ 880,00, retenção do veículo e, em casos de acidentes, responsabilização civil e penal conforme previsto em lei.

“Para iniciar o processo de Primeira Habilitação ou Permissão para Dirigir, o candidato deve ter 18 anos completos, saber ler e escrever, e apresentar RG, CPF e comprovante de residência”, destaca o órgão estadual.

O departamento estadual ressalta também que a abertura do processo é feita presencialmente em uma unidade do Detran, nesse caso deve agendar o atendimento pelo Portal de Serviços. O usuário visita o Portal, faz o cadastro e aguarda no e-mail informado a autorização de acesso. Logo após, entrar no Portal e segue o caminho: “Agendamento > Habilitação > Atendimento CNH > Atendimento (Abertura de Processo) > Selecione Local de Atendimento > Data”.

Outra opção é abrir o processo de Primeira Habilitação diretamente no Centro de Formação de Condutores (CFC) da escolha do usuário. Após o pagamento das taxas, o candidato realiza os exames médico e psicológico. Se aprovado, deve fazer o curso teórico em um CFC e, em seguida, a prova teórica. Com a aprovação, são iniciadas as aulas práticas, e por fim, o candidato faz o exame de direção. Aprovado em todas as etapas, ele recebe a Permissão para Dirigir (PPD).

Os valores das taxas correspondentes à Primeira Habilitação são: Permissão para Dirigir A – R$ 389,00; Permissão para Dirigir B –R$ 399,00; Permissão para Dirigir AB – R$ 516,00.

Metade dos proprietários desses veículos possuem CNH na categoria A

O Rio Grande do Norte registra o percentual de 49,7% dos proprietários de motocicletas, ciclomotores, motonetas e triciclos no RN não pos-

suem CNH na categoria A, ou seja, não têm autorização legal para pilotar seus próprios veículos, revelou o Departamento Estadual de Trânsito do

estado (Detran).

De acordo com o último levantamento do órgão estadual, 342.296 proprietários não possuem a categoria correspondente em sua CNH. Segundo o mesmo balanço, o estado conta com 688.894 veículos que exigem habilitação na categoria A.

O estudo também fez

um recorte específico com foco apenas nas motocicletas, que representam 81,6% dos veículos da categoria A no estado. Nesse grupo, 48,2% dos donos de motocicletas não são habilitados para pilotar. Das 562.195 motocicletas registradas, 270.982 proprietários não têm a CNH exigida para condução.

@jornaldefato /jornaldefatorn @defato_rn
A 2ª maior cidade potiguar tem 99.126 veículos desta natureza que exigem habilitação na categoria A

Gente De fato

MARILENE PAIVA

A jornalista Izaíra Thalita, da Íntegra Comunicação, aniversaria hoje. Uma querida, ex-aluna, uma vitoriosa, pessoa de sensibilidade e carisma. Que o novo ciclo venha repleto de luz, saúde e realizações!

marilene.paiva@gmail.com

Ana Ester Basílio de Sousa celebra a idade da poesia, a fase mais linda de uma jovem, os seus 15 anos. A filha de Amanda Félix e Alexsandro Sousa (in memoriam) ganha sessão parabéns em festa intimista na próxima segunda, 21, às 20h, nos salões do Requinte Buffet. Viva Ana Ester!

Antecipamos o desejo de feliz aniversário para a queridíssima Aninha Borges, que muda de idade próxima segunda-feira, dia 21. No click, com a filha Ana Luiza e a amiga Elizenir Rosado. Tintim!

Raíza Leite recebendo Rafaella Costa em tarde para garotas marítimas numa parceria Cia. Marítima e Havaianas Mossoró.

Do meu coração enviamos votos de felicidades à amiga Susana Goretti que apaga velinhas hoje e ganha o amor do esposo Benedito Vasconcelos! Tintin!

Todos os vivas para a aniversariante de hoje, Dilma Amaral Duarte. Receba os nossos votos de felicidades, saúde, paz e alegrias!

Daqui para Caruaru, enviamos os desejos de tudo de maravilhoso para a aniversariante de hoje, uma sobrinha muito abençoada, médica Marina Saraiva. Com os pais Drs Waldeci Silva e Nara Saraiva. Parabéns, meus amores!

A educação tem raízes amargas, mas os seus frutos são doces."

Fernando Pessoa ORPHEU

CHAMPANHE NO GELO

Festejam idade nova hoje: Marina Saraiva, Izabelly Lopes, Dilma Amaral Duarte, Alessa Oliveira, Lenilton Moreira Júnior, Silvinho Rebouças, José Martins de Vasconcelos Neto, Cristóvão Frota, Victor Sá, Izaíra Thalita, Bruna Santos e Paulina Nunes. E, antecipamos os vivas para os aniversariantes de amanhã, dia 20: Suzana Goretti, Patrícia Mota, Josimar Cardoso, Maria Leide, Luizza Gomez, Érica Maropo, Silke Dantas, Gabi e Luiz Maxwell Marques. Parabéns!

O NOME DO SUCESSO

Com 37 edições realizadas ao longo de sua história, a FICRO se consolida como um dos maiores e mais respeitados eventos de negócios da região. Este ano, o evento chega totalmente repaginado, estreando em um novo espaço: o moderno Thermas Hall. A programação traz mais horas dedicadas aos negócios, tecnologia de ponta e uma nova proposta coordenada pela Mais Negócios, sem perder o toque essencial do tradicionalismo da ACIM, que continua sendo a guardiã da identidade do evento. A nova FICRO promete conectar empresas, empreendedores e visitantes em uma experiência vibrante, inovadora e ainda mais estratégica. De 23 a 25 de outubro.

Jean Rodrigues

Instagram e Facebook @colunistajeanrodrigues

amigo gerente da CAERN.

Aniversário dia 18 de Zélia Bernado, esposa do comandante Cosme Pinto, pai de Leonardo e Lidiane. Saúde e paz, amiga!

Chuvas do segundo trimestre ficaram abaixo do esperado em Mossoró

As chuvas registradas em Mossoró no segundo trimestre de 2025 ficaram 43% abaixo do esperado para o período, segundo o relatório pluviométrico divulgado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru). Entre abril, maio e junho, Mossoró registrou um acumulado de 183,4 milímetros, enquanto a expectativa era de 321,9 milímetros, com base na média histórica dos últimos 20 anos.

Abril foi o mês com a maior ocorrência de chuvas no município, acumulando 82,2 milímetros. Maio foi o mês com menor volume de chuvas no período, com apenas 31,2 milímetros, e junho registrou 42,6 milímetros. De acordo com Alciomar Lopes, responsável pelo relatório, o comportamento atípico das chuvas no trimestre está relacionado às mudanças que ocorreram com o fenômeno La Ninã, que im-

plica diretamente no clima da região.

“No primeiro trimestre, a influência do fenômeno La Niña favoreceu o posicionamento da Zona de Convergência Intertropical, trazendo boas chuvas. Já a partir de abril, com o afastamento da La Niña e o dipolo do Atlântico desfavorável, a atmosfera ficou bloqueada e as precipitações reduziram bastante”, explicou o professor e responsável pelo setor.

Os três primeiros meses do ano registraram chuvas bem acima do esperado, com um acumulado de 532,2 milímetros. Para o período, a média histórica previa apenas 343,6 mm. Março foi o mês mais chuvoso do semestre, com 266,4 milímetros, seguido por janeiro (152,2 milímetros) e fevereiro (113,6 milímetros).

Nos primeiros três meses do ano, foram registrados 46 dias de chuva e três veranicos. Já no segundo trimestre, além

da redução das precipitações, o número de veranicos dobrou, chegando a sete. Mesmo com a redução no segundo trimestre, o período chuvoso como um todo superou a média histórica. De janeiro a junho, Mossoró acumulou 725,9 milímetros, volume 9% acima da média dos últimos 20 anos, que é de 665,5 milímetros.

Os dados apresentados pela Seadru são referentes à zona urbana de Mossoró, coletados por pluviômetros automáticos e manuais instalados em diferentes pontos da cidade. Apesar da irregularidade entre os dois trimestres, o relatório confirma as previsões iniciais da Secretaria, que indicavam um período chuvoso acima da média para 2025.

Famílias registraram perda de 95% das suas lavouras

A Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru) concluiu, nesta semana, o ciclo de visitas às comunidades rurais de Mossoró para avaliar o impacto do período chuvoso de 2025 na agricultura familiar. O trabalho percorreu 24 localidades, com o objetivo de verificar, diretamente nas propriedades, as perdas registradas nas lavouras.

Segundo o diretor do Departamento de Desenvolvimento Rural da Seadru, Cleiton Dantas, o cenário encontrado é de grande prejuízo para os pequenos agricultores.

“Constatamos um percentual bem significativo na perda da lavoura dos nossos agricultores. Em cerca de 95% das propriedades vistoriadas, a perda foi quase total. Teve agricultores que não conseguiram colher nada e outros colheram um volume insignificante, muito abaixo do esperado para a safra”, destacou.

Após a conclusão das visitas e elaboração dos laudos técnicos, os resultados serão enviados ao Ministério do Desenvolvimento Agrário. O órgão será responsável por analisar o relatório e avaliar a liberação de recursos para auxiliar as famílias prejudicadas. “Vamos aguardar o MDA fazer a análise do que colocamos no relatório para posteriormente liberar esses recursos”, acrescentou. A ação atendeu 30 famílias previamente selecionadas pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Entre as comunidades visitadas estão Sítio Santana, Passagem do Rio, São José I, Santa Rita de Cássia, Solidão, Fazenda Nova, Recanto da Esperança, Bom Destino, Senegal, Florânia, Serra Mossoró, Riachinho, Nova Esperança, Sítio Coqueiro, Pau Branco, Oziel Alves, Agrovila Paulo Freire, Agrovila Pomar, Jurema, Hipólito, Quixaba, Curral de Baixo e Assentamento Paulo Freire.

Missa dia 15 celebrou um ano de saudades do submarinista Alderi Vale. A viúva Dona Fransquinha sofre seu amor ausente.
Feliz aniversário amanhã à empresária Taynara Campelo, amada de Kenedy Duarte, o pai de Sofia. O casal da loja Balão Mágico festeja na praia.
O jornalista Carlos Júnior foi eleito presidente do PT de Areia Branca. Parabéns ao
Casal empresarial Oliveira Filho e Camila Custódio comanda a Academia Areia Branca Fit, moderna e central. Parabéns!
Sempre Mais Atacado e Restaurante Buscapé formam parceria para a festa da Padroeira dos Navegantes 2025.
Cedida Cedida Cedida Cedida
Cedida
Minha irmã, Naire Rodrigues, foi à missa de ação de graças pelo aniversário do prefeito amigo Souza. Parabéns!
Parabéns ontem, 18, à prima Marlene Xavier. Em São Paulo, a loira festeja a vida. Gratidão.
Encontro do ex-prefeito aniversariante Bruno Filho, Verônica, Dra. Luana e o Dr. André Luiz. Meus vivas, amigo!
Cedida Cedida Cedida Cedida
Entre abril e junho, choveu pouco mais de 180 milímetros
PMM

Mossoró Cidade Junina movimenta mais de R$ 357 milhões e fortalece economia local com geração de 8 mil empregos

Impacto / Com recorde de público e aprovação de 95%, edição 2025 do evento impulsionou setores como comércio, turismo e serviços, com alta no ticket médio, geração de empregos e repercussão em 42 municípios

NATHAN FIGUEIREDO

Especial para o De Fato

Aedição 2025 do Mossoró Cidade Junina (MCJ) reafirmou seu papel de destaque na vida econômica, social e cultural da cidade. De acordo com levantamento realizado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), por meio da Faculdade de Ciências Econômicas (Facem), em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), o evento gerou um impacto econômico de R$ 357,9 milhões, movimentando diversos setores e atraindo 1.292.469 pessoas, entre moradores e turistas.

O estudo, divulgado na manhã da quinta-feira, 17, na Reitoria da Uern, revelou que o MCJ 2025 superou as expectativas mesmo com a concorrência de outros grandes eventos juninos na região. Somente de fora da cidade vieram 301.011 turistas, o que representa 23,27% do público total. Visitantes de 93 municípios e 16 estados prestigiaram a festa. O índice de aprovação chegou a 95%, o maior da série histórica da pesquisa.

A média de gastos dos turistas foi de R$ 462,30, mais que o dobro do gasto médio dos mossoroenses, que foi de R$ 220,73. No geral, o ticket médio do evento ficou em R$ 276,95, valor que representa um crescimento em relação às edições anteriores. Esses gastos se distribuíram entre alimentação, hospedagem, compras no comércio local, transporte e serviços.

“O índice de aprovação de 95% foi o maior registrado até o momento”, destacou o professor Leovigildo Cavalcanti, diretor da Facem e coordenador da pesquisa.

A hotelaria registrou 82% de ocupação, o que gerou R$ 6,3 milhões em

Ênio Freire/Uern

receitas diretas. O setor de bares e restaurantes faturou R$ 9,9 milhões, com destaque para os polos Estação das Artes, Cidadela e Polo Poeta Antônio Francisco. Em paralelo, o efeito multiplicador do evento foi de 8,34: cada R$ 1 investido gerou mais de R$ 8 em retorno para a eco -

nomia da cidade.

Outro ponto de destaque é a geração de empregos: foram 8.308 postos de trabalho diretos e indiretos, especialmente nos segmentos de comércio, alimentação, segurança e turismo. A circulação financeira se estendeu para 42 municípios, totalizan -

A reitora da Uern, professora Cicília Maia (à direita, de preto), acompanha a apresentação dos resultados feita pelo professor Leovigildo Cavalcanti, diretor da Facem, durante reunião com autoridades e representantes da sociedade civil na Reitoria

do R$ 21,5 milhões de impacto além das fronteiras mossoroenses.

O perfil do público mostrou predominância de visitantes jovens e adultos: 46,88% dos entrevistados tinham entre 25 e 39 anos. Quanto à escolaridade, 46,62% possuíam ensino superior completo, o

que demonstra o nível de qualificação dos participantes. A maioria declarou renda mensal entre R$ 2.000 e R$ 5.000.

As redes sociais foram fundamentais na divulgação do evento. Mais de 53% dos turistas souberam do MCJ pelas plataformas digitais, seguidos por

Ênio Freire/Uern

recomendações de familiares e amigos (26,54%) e veículos tradicionais como TV e rádio. “É uma pesquisa que tem um histórico muito importante. Sempre mostrando que essa festa cresce a cada ano”, afirmou a reitora da Universidade, professora Cicília Maia.. O levantamento também subsidiou a atuação da Polícia Militar, que utilizou os dados para o planejamento da segurança em áreas estratégicas. “Um trabalho que reúne o empírico com a ciência. Fazendo com que possamos colocar tropas de maneira mais eficiente e eficaz. Trazendo resultados superlativos à população mossoroense e à academia”, afirmou o tenentecoronel Albervan Cirne de Medeiros.

O presidente da CDL Mossoró, Stênio Max, reforçou que os dados serão utilizados pelo setor produtivo para otimizar a edição de 2026. “A pesquisa da Uern é essencial para compreendermos os impactos do evento e planejarmos o futuro com responsabilidade e estratégia”.

Protagonismo estudantil também marcou o projeto. O estudante Victor Freire, do curso de Economia, integrou a equipe responsável pela coleta de dados de campo. “Foi uma oportunidade valiosa. Vimos na prática como funciona a vida de um pesquisador”, contou.

Entre os estabelecimentos mais citados como destino de compras durante o evento estiveram as lojas Riachuelo, Renner, C&A, Americanas, o Mercado Central e centros comerciais da cidade. A presença dos visitantes também se distribuiu nos principais polos do evento, com destaque para o Polo Estação das Artes, que recebeu o maior fluxo, seguido da Cidadela e do Polo Poeta Antônio Francisco.

Ao fim da apresentação, a reitora informou que o relatório será entregue ao Governo do Estado, à Prefeitura de Mossoró, à Câmara Municipal e às entidades representativas do setor produtivo. O objetivo é subsidiar decisões públicas e privadas para consolidar o MCJ como uma das principais festas juninas do Brasil — culturalmente vibrante e economicamente estratégica.

Estudantes da Uern atuaram diretamente na pesquisa de campo, aplicando questionários com o público durante os dias do Mossoró Cidade Junina

Atrás das prisões

Si Stema penitenciário / População carcerária do Rio Grande do Norte passava de sete mil em 2024, sendo a maioria de homens e apenas 356 mulheres

Fábio Vale

Repórter

Apopulação carcerária do Rio Grande do Norte passava de sete mil em 2024, sendo a maioria de homens e apenas 356 mulheres. É o que revela um recente levantamento nacional referente ao ano passado, que dá conta também de menos de 500 presos em trabalho interno e externo no estado potiguar. Além disso, esses dados mostram que quase 2.700 apenados estão em prisão domiciliar no RN com monitoramento eletrônico.

Esse é o cenário do sistema prisional potiguar revelado pelo Relatório de Informações Penais, da Secretaria Nacional de Polí -

Dados são de recente levantamento nacional referente ao ano passado, que dá conta também de menos de 500 presos em trabalho interno e externo no estado

Quase

ticas Penais (SENAPPEN). A publicação, que se divide entre os dois semestres de 2024, traz estatísticas sobre a população prisional, capacidade e déficit de vagas, quantidade de estabelecimentos prisionais, população prisional por regimes, presos em trabalho no sistema prisional, e perfil dos presos.

O Rio Grande do Norte figura no levantamento com uma população prisional de mais de sete mil detentos. O estado de São Paulo aparece com o maior número de presos do país: mais de 200 mil. O RN é listado como o 18ª estado brasileiro com maior quantitativo prisional. Do total de 7.420 internos da esfe -

ra carcerária no estado potiguar em 2024, 7.064 eram homens e somente 356 mulheres.

O levantamento mostra também que do total de presos, 5.750 estão no regime fechado e pouco mais de três mil provisórios. Segundo o relatório, a capacidade de vagas na esfera carcerária do RN é de

500 presos em trabalho interno e externo no Rio Grande do Norte

Quase 500 internos do sistema penitenciário do Rio Grande do Norte estão em situação de trabalho interno e externo. O dado é do Relatório de Informações Penais da Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), referente ao ano de 2024. A publicação mostra que 494 detentos da esfera prisional potiguar estão trabalhando dentro e fora das prisões. Desse total, 374 são homens e 120 mulhe-

res; com 459 em trabalho interno e 35, externo. Em todo o país, são mais de 158 mil presos trabalhando dentro e fora das prisões.

O RN figura como o segundo estado do país com menor número de internos

em exercício de labor. Com 438, Roraima tem a mais baixa quantidade e São Paulo a maior: 39.607.

e ducação e d e F iciência

O levantamento mos -

8.846 internos. O estado potiguar aparece com superávit de vagas, ou seja, 1.601 vagas ‘sobrando’. Em nível nacional, apenas o RN e outros três estados figuram sem déficit de vagas no sistema prisional. Além disso, o documento diz que o RN conta com 18 unidades penitenciárias estaduais.

tra também que quase mil presos no RN estão em situação de ensino formal, com 907 detentos em Alfabetização ou Ensino Fundamental/Médio/Superior ou em Curso técnico acima de 800 h. O documento revela também que o sistema prisional do RN tem 75 presos com deficiência e cinco cadeirantes.

Quase 2.700 em prisão domiciliar com monitoramento eletrônico

Dado do Relatório de Informações Penais da Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), referente ao ano de 2024, revela que quase 2.700 estão em prisão domiciliar com monitoramento eletrônico.

A publicação dá conta de 2.690 presos nessa situação no estado potiguar. Em todo o país são mais de 105 mil, com o Paraná liderando com mais de 16 mil apenados em prisão domiciliar com monitoramento eletrônico.

O RN aparece como o 13º estado do país nessa situação.

Ilustração da
Quase 2.700 estão em prisão domiciliar no RN com monitoramento eletrônico, segundo relatório

Projeto de lei deve ser sancionado nesta terça

p romoçõe S de militare S / Proposta já aprovada na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte deve ser sancionada pela governadora do Estado

Oprojeto de lei de iniciativa governamental que promove uma ampla reestruturação na Polícia Militar (PMRN) e no Corpo de Bombeiros Militar (CBMRN) deve ser sancionado nesta terça-feira (22), pela governadora do estado, Fátima Bezerra. A informação divulgada nesta sexta (18) é da Associação dos Subtenentes e Sargentos Policiais e Bombeiros Militares do RN (ASSPMBMRN).

Por meio de postagem em rede social, o perfil oficial da ASSPMBMRN publicou ontem que nesta terçafeira (22), às 14h, no Gabinete Civil, em Natal, a go-

vernadora Fátima Bezerra deve assinar o ato de sanção do Projeto de Lei que reestrutura a carreira dos praças da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do estado. A Associação lembrou que a nova Lei de Promoção de Praças foi aprovada por unanimidade na Assembleia Legislativa no último dia 10, com os efeitos passando a valer a partir do próximo mês.

A ASSPMBMRN destacou que essa conquista é fruto da luta conjunta das associações representativas da categoria, que atuaram de forma unificada na mesa de negociação com o Governo; e do apoio dos parlamentares e da mobilização

do efetivo militar, que esteve presente nas assembleias e garantiu respaldo fundamental ao avanço da proposta.

A nova legislação adequa o ordenamento jurídico

Presos do RN recebem atendimentos de saúde e participam de atividade

A Equipe de Saúde Prisional da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, na Grande Natal, com apoio dos policiais penais de plantão, realizou esta semana 225 atendimentos a pessoas privadas de liberdade do Pavilhão 4. Foram efetivadas triagens, testes e encaminhamentos odontológicos, psicológicos e médicos.

Segundo a Secretaria de Administração Penitenciária do Rio Grande do Norte (SEAP/RN), o objetivo da iniciativa é alcançar 100% dos 856 internos

Incêndio em loja

do pavilhão. Na ação, a equipe de enfermagem realizou uma avaliação inicial, com a coleta de dados sobre sinais vitais, histórico médico e queixas de saúde, seguindo o protocolo de atendimento. Foram feitos encaminhamentos para o dentista e o médico.

Também participaram da ação assistentes sociais e psicólogos. A mobilização busca garantir o acesso dos detentos aos serviços básicos de saúde. Além dessa ação de saúde, a Seap divulgou também nesta

um incêndio atingiu uma loja localizada no Corredor Cultural, na avenida Rio branco, em Mossoró. o fogo afetou a estrutura do estabelecimento especializado em bebidas com erva-mate tradicionais na região Centro-oeste do país. o incêndio aconteceu na noite desta quinta-feira (17), no comércio perto do teatro dix-huit Rosado. um dos proprietários do negócio publicou em rede social que se tratou de danos materiais. o Corpo de bombeiros Militar foi acionado e atendeu a ocorrência.

educativa

sexta-feira (18) que um projeto desenvolvido na Cadeia Pública Dinorá Simas, pela equipe educacional da Escola Otto Brito de Guerra, com apoio dos policiais penais, resultou na mostra de vários trabalhos dos privados de liberdade que estudam na unidade.

O evento teve como tema “Sustentabilidade e Reciclagem”. Segundo os professores, o projeto visa promover a compreensão e o desenvolvimento de atitudes mais responsáveis e sustentáveis, tanto no ambiente prisional

Jovem desaparecido

estadual à Lei Orgânica Nacional das Polícias Militares e dos Corpos de Bombeiros (Lei Federal nº 14.751/ 2023). Entre as mudanças, estão a extinção de quadros antigos, como o de Oficiais

Policiais Militares (QOPM) e o de Oficiais Músicos (QOM), e a criação de novos quadros, como o de Oficiais de Estado-Maior (QOEM), Oficiais Especialistas (QOE), Oficiais da Reserva e Refor-

quanto nas vidas futuras dos participantes. Considerando a diversidade nos níveis de escolaridade das turmas, foram adotadas abordagens específicas para cada estágio. Nas séries iniciais, o foco foi nos “3 Rs” (Reduzir, Reutilizar, Reciclar), enquanto nos anos finais, a proposta estimulou a busca de soluções reais para problemas de reciclagem, utilizando a forma cultural do cordel. Para o ensino médio, o projeto integrou disciplinas como biologia, química e física, contextualizando-as no cenário ambiental, de modo a enriquecer o aprendizado e promover uma maior conscientização ecológica entre os alunos.

a secretaria da segurança Pública e da defesa social (sesed) do Rio Grande do Norte informou nesta sexta-feira (18), que, por determinação da governadora Fátima bezerra, está priorizando as investigações acerca do desaparecimento do adolescente Ricadison Wiliam Faria, de 16 anos, visto pela última vez no dia 15 deste mês. ele saiu de casa para visitar a namorada, em são Gonçalo do amarante, e até o fechamento desta edição ainda seguia com paradeiro incerto. a sesed disse que um inquérito já tinha sido devidamente instaurado pela Polícia Civil, por meio do Núcleo de Investigação sobre Pessoas desaparecidas, subordinada à divisão de homicídios e Proteção à Pessoa (dhPP).

!Associação dos Subtenentes e Sargentos Policiais e Bombeiros Militares do RN (ASSPMBMRN) divulgou ontem informação sobre ato de sanção do projeto

mados (QORR), e Praças da Reserva e Reformados (QPRR).

O projeto também autoriza a redistribuição de 300 cargos da PMRN para o CBMRN. A medida atende a um Termo de Ajustamento de Gestão firmado com o Tribunal de Contas do Estado (TCE) e busca corrigir o desequilíbrio de efetivo entre as duas corporações.

Trio preso por ataques contra Polícia Militar em Guamaré

Nesta sexta-feira (18), três homens, de 18, 21 e 27 anos, foram presos, e um adolescente de 15 anos foi apreendido por Policiais Civis da 5ª Delegacia Regional (DR) de Macau. De acordo com a polícia, eles são suspeitos de planejar ataques contra forças de segurança, além de envolvimento em crimes de roubo e furto em Baixa do Meio, distrito do município de Guamaré, no Rio Grande do Norte.

Segundo as autoridades, a Polícia Militar era o alvo dos ataques. Durante a operação foram apreendidas três armas de fogo, objetos subtraídos de vítimas e diversas motocicletas. A polícia informou

ainda que os integrantes das facções já foram identificados e estão sendo localizados. Os suspeitos de liderar os grupos criminosos também foram identificados, porém seguem foragidos. Os homens presos na ação foram conduzidos à delegacia para os procedimentos legais e, em seguida, encaminhados ao sistema prisional, onde permanecerão à disposição da Justiça.

A “Operação Final de Linha” tem o objetivo de localizar e identificar membros de facções criminosas e será intensificada nos próximos dias, com abordagens na cidade, patrulhamento e ações de inteligência policial.

Violência doméstica

o Rio Grande do Norte deu mais um passo importante no combate à violência de gênero com a sanção da lei nº 12.258, de autoria do deputado estadual Francisco do PT, que proíbe o uso do nome ou imagem de mulheres vítimas de feminicídio ou violência doméstica por parte do agressor ou de seus familiares, em quaisquer meios de comunicação, no âmbito do RN. a norma impede que a imagem de mulheres que sofreram violência seja utilizada de forma abusiva por quem cometeu o crime ou está ligado ao agressor.

Projeto foi aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa no último dia 10

Fábio Oliveira

Fábio Oliveira

fabiowillard@hotmail.com

Além do horizonte

Nada surpreendente

ADepois de cinco anos distante da divisão de elite, o Baraúnas volta e já enche seu torcedor de esperanças, ao carimbar seu passaporte para a semifinal do primeiro turno do estadual. Creio que este é um feito que nem mesmo o mais otimista torcedor leonino esperava, pois ficou além dos investimentos do clube. Sem caixa, o Leão faz malabarismo financeiro para contratar e manter os compromissos. Não tem cota de nenhuma competição regional ou nacional para poder contabilizar, e sua longa ausência esfriou de certa forma o mercado de investidores. Sorte que a marca e a massa que a conduz ainda é forte e, portanto, relevante para investidores. É fato que a luta principal de quem está retornando nas condições descritas acima, é manter-se na elite. O que mais conseguir, acaba sendo lucro. Agora, mais que uma final de turno, o Baraúnas tenta distanciar-se de qualquer ameaça de rebaixamento como também beliscar uma vaga na Série D, situação perfeitamente possível. Os próximos dias dirão muito sobre o horizonte tricolor desta e da próxima temporada.

demissão de Moacir Júnior no América de Natal era previsível, diante do desempenho de queda na reta final da fase de grupos da Série D de 2025. Com um aproveitamento abaixo dos 45%, o time patinou em jogos-chave e perdeu confiança. A mudança, embora tardia, vem no momento em que ainda há chances de chegar ao primeiro lugar, vez que já está classificado. Gérson Gusmão, seu substituto, é um nome com histórico sólido nas Séries C e D, especialmente pelo acesso com o OperárioPR. Tem perfil disciplinador e trabalha bem com elencos limitados. O desafio, porém, será lidar com a pressão imediata por resultados, sobretudo a queda de rendimento em jogos como mandante. A pressão, devido à queda de produção, vem instigada pelas lembranças do seu torcedor quanto à queda, ano passado, já no primeiro mata-mata. O América não tem margem para erro. A escolha da diretoria sinaliza que ainda acredita no acesso. Mas o tempo é curto, e a paciência da torcida, menor ainda.

Imagem que marca

Imagem que marca

representava a em torneio nos Osnildo, Cleilton, Marcos Cunha, Toinho (falecido).

Em 1981, o Baraúnas possuía um ônibus que ajudou o time a cruzar as estradas do Rio Grande do Norte, em sua saga no estadual. Foi, na época, a grande novidade. Era um dos poucos no estado e o único do interior a possuir transporte próprio. Foi na gestão do presidente Evaristo Nogueira.

A semana na história

A semana na história

Em 22 de julho de 1994, Ayrton Senna foi oficialmente homenageado pela Fórmula 1 no GP da Alemanha, sendo lembrado com um minuto de silêncio e adesivos nos carros. Era a primeira corrida no país após sua morte em Ímola, reforçando o impacto eterno de Senna no esporte mundial.

Quem aniversaria na próxima quinta-feira (15) é Neto Caraúbas, O caraubense tem história no esporte. Parabéns!

ANTÔNIO RIVELINO

FERNANDO PAIVA

Bairro Sumaré

Torcedor do

Torcedor do Flamengo

VASCO DA GAMA

Tem quatro anões já, né? Então falta dois pra completar os sete”. Vaninho, em entrevista em 2013, falando dele, Magno, Robertinho e Giliarde, no elenco do Potiguar. Como matemático, era um bom jogador.

Mental

O momento do América não exige apenas vitórias, mas atuação convincente para entrar a fase eliminatória com confiança. A chegada de Gérson Gusmão pode ser o fator psicológico que faltava ao elenco.

O Rafael (goleiro) tem conta a pagar com o TG. Ele vai no Tribunal de Justiça amanhã” J OÃO CA R LO S, zagueiro do Potiguar.

Contra rebaixamento

Edital

Na contagem geral, o Baraúnas está seis pontos à frente que o Potyguar Seridoense, com quem tem um confronto direito na casa do adversário no segundo turno. Pode chegar.

Complicou

A publicação do edital da nova Arena Nogueirão representa uma virada de página histórica no esporte mossoroense. O projeto, antes desacreditado por muitos, avança com velocidade surpreendente.

Com seis pontos atrás do Santa Cruz, o Potiguar se complica na pretensão de garantir vaga na Série D de 2024. Com um time abaixo do montado ano passado, o alvirrubro frustra sua torcida e, creio, seus próprios dirigentes.

Terra dos Poetas

Complicou de novo

Uma possível ida do Baraúnas para o Edgarzão, em Assú, é uma solução prática e segura, caso o estádio de Serra do Mel não seja viabilizado para a segunda divisão. Dividirá o espaço com o Mossoró EC.

Pior que ver a vaga para a Série D distanciar-se, é enxergar no retrovisor clubes aproximarem-se em luta contra rebaixamento. A diferença de dois pontos para Força e Luz e Globo, e três para o Potyguar Seridoense, tira-se em uma rodada. É grave.

Paredão

Não é a primeira vez

O goleiro Edson, do Baraúnas, ainda mostra estar em excelente forma. Foi fundamental na classificação leonina, pegando finalizações e um pênalti, no segundo tempo, quando o jogo ainda estava 0 a 0.

O Baraúnas já atuou como mandante no Edgarzão em competições como o Estadual de 2018 e 2020, por conta da indisponibilidade do Nogueirão à época. A adaptação ao estádio assuense não é novidade para o clube.

Cena que se repete

Futebol itinerante

Rejeitado pelo Potiguar, o atacante Wester vem se configurando no talismã leonino. Foi dele o golaço que abriu caminho para a vitória do Baraúnas, frente ao Força e Luz.

Emocionados

O Baraúnas tem histórico de itinerância: jogou no Estádio Walter Bichão, em Macau, e mandou partidas da Série C 2006 no Marizão, em Caicó. Nesse sentido, não falta experiência ao leão.

Alexandres Tavares e Djalma Júnior, presidente e vice, respectivamente, do Potiguar, provocaram o Baraúnas, durante entrevistas. Acabaram dando vestiário ao rival, que soube utilizar o desdém como combustível de superação no primeiro clássico e agora, contra o Força e Luz.

Além das pernas

Combustível

A LDM não realiza competições há anos e sempre dependeu da Prefeitura para qualquer reforma ou laudo no Nogueirão. Agora, brigar judicialmente por um equipamento que nunca soube gerir é incoerente e oportunista.

A dupla Alexandre/Djalma vem sendo bastante criticada. Teoricamente com mais dinheiro, o clube montou um elenco bem inferior ao que disputou a Série D, levando o alvirrubro a uma eliminação precoce, mas por si justificada.

Inoperante

Reconhecimento

Além de pedir a saída de Alexandre e Djalma, a torcida tem utilizado as redes sociais para pedir a volta de Márcio Mossoró, como dirigente. O torcedor não esquece o bom trabalho de MM8, que projetou o Potiguar, ano passado, dando calendário e grana.

Mesmo sem posse do estádio, a LDM poderia realizar campeonatos nos vários campos da cidade. Se quisesse fomentar o futebol, já teria feito. A disputa judicial mostra que o objetivo da entidade não é esportivo, mas político e econômico.

fabio willard de oliveira
fabio willard de oliveira
Reprodução

TJD/RN considera improcedente denúncia do Baraúnas

DECISÃO / Tribunal não viu infração em CNPJ inativo e decidiu arquivar processo contra o Globo

MARCOS SANTOS

Da Redação

Oauditor do Tribunal de Justiça Desportiva do Rio Grande do Norte (TJD/RN), Laumir Correia Fernandes, considerou improcedente a denúncia do Baraúnas contra o Globo FC e determinou o arquivamento do processo. Com a decisão, o tricolor mossoroense disputará a Segunda Divisão do Campeonato Potiguar.

Na petição, o Baraúnas acusava o clube de CearáMirim de ter atuado no Campeonato Estadual deste ano com o CNPJ inativo, o que, segundo o clube, configuraria irregularidade.

No entanto, ao analisar o caso, o auditor não identificou respaldo legal para a denúncia.

“Após minuciosa análise do Regulamento Específico do Campeonato Potiguar 2025 (REC), constata-se que não há previsão normativa que condicione a participação ou a continuidade de clubes no certame à regularidade da sua situação cadastral perante a Receita Federal”, afirmou Laumir no despacho. E completou:

“Considerando que a matéria objeto da denúncia não encontra amparo no regulamento vigente, nem corresponde à infração disciplinar prevista no Código Brasileiro de Jus-

De Letra

MARCOS SANTOS

tiça Desportiva (CBJD), não se verifica justa causa para a instauração de processo disciplinar”.

Com base nisso, o auditor concluiu:

“Ante o exposto, determino o arquivamento da presente denúncia, por ausência de previsão normativa que sustente a pretensão deduzida”.

REORGANIZAR

Agora, o Baraúnas busca se reorganizar com o objetivo de retornar à elite do futebol estadual já na próxima temporada.

De acordo com o regulamento da competição, clubes rebaixados têm o direito de disputar o campeonato de acesso no mesmo ano do descenso.

msantos@defato.com

Baraúnas

Representado por seu presidente, Lima Neto, o tricolor esteve presente em

CBF irá discutir criação da Série E do Brasileiro

Apossibilidade de criação da quinta divisão do Campeonato Brasileiro será debatida em breve na Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O presidente do ASA de Arapiraca (AL), Rogério Siqueira, afirmou, em entrevista recente, que o tema será pauta de uma reunião oficial na entidade.

“Temos uma reunião na CBF com o presidente Samir Xaud, às 11h do dia 29, e vamos tratar da evolução da série de entrada, que hoje é a Série D. A ideia é modificar um pouco o formato, incluir mais clubes e também discutir a criação da Série E”, revelou Siqueira.

Segundo ele, a nova diretoria da CBF, liderada por Xaud, tem demonstrado abertura às demandas dos clubes e a expectativa é que mudanças estruturais possam ser implementadas já para a temporada de 2027.

Se aprovada, a Série E iniciaria com 64 clubes e serviria como porta de entrada ao futebol nacional. Com a reestruturação, a Série D seria reduzida para 32 participantes. Em uma fase posterior, a expectativa é de que a Quarta Divisão adote o mesmo formato da Série C, com 20 clubes.

Na avaliação de Siqueira, a criação de uma nova divisão no futebol brasileiro ajudaria a resgatar clubes tradicionais que perderam espaço no cenário nacional nos últimos anos.

Danilo

O Botafogo fechou a contratação do meia Danilo, que estava defendendo o Nottingham Forest, da Inglaterra. O clube vai desembolsar 22 milhões de euros (cerca de R$ 143 milhões) entre valor fixo e metas. O contrato é até 2029, e será exclusivamente com o alvinegro, sem qualquer ponte com outro clube.

Papo

De acordo com a imprensa carioca, a negociação entre Botafogo e Danilo teve um personagem decisivo nos bastidores: Davide Ancelotti. O treinador conversou diretamente com o jogador, que inicialmente relutava em vestir a camisa do Glorioso por conta da sua forte ligação com o Palmeiras. Mas o papo convenceu Danilo, e o acerto foi selado.

Punição por misoginia

Dudu, atacante do Atlético/MG, foi suspenso por seis jogos e multado em R$ 90 mil por misoginia contra Leila Pereira, presidente do Palmeiras. A decisão ainda cabe recurso por parte do jogador.

Vasco

O zagueiro paraguaio Balbuena foi novamente oferecido ao Vasco, que agora avalia a contratação. Livre no mercado, o defensor já havia sido pedido por Carille no início do ano, mas as conversas não avançaram. Agora é a vez de Fernando Diniz analisar o nome do “xerife” — perfil experiente, capitão de seleção e liderança em campo agrada internamente.

uma reunião recente e manifestou oficialmente o interesse em disputar a “Se-

gundona”, que está prevista para começar no início de outubro.

ABC desafia o Maringá e busca consolidar briga por G-8

Natal – O ABC encara o Maringá/PR neste sábado, 19, em partida importante pela Série C do Campeonato Brasileiro. A equipe potiguar está a apenas três pontos da zona de classificação, e uma vitória pode colocá-la ainda mais próxima do G-8, consolidando a briga por uma vaga na próxima fase. Com o objetivo de oferecer mais conforto ao torcedor e atrair um público maior do que nas últimas partidas, a diretoria do ABC decidiu transferir o jogo do Estádio Frasqueirão para a Arena das Dunas, que será o palco do confronto, às 17h.

Para o duelo contra o time paranaense, o técnico

SÁBADO, 19

DOMINGO, 20

Rodrigo Santana contará com o reforço do zagueiro Richardson, recém-regularizado e apto para jogar. O defensor, que estava no Capital-DF, é velho conhecido da torcida alvinegra e retorna para mais uma passagem pelo clube. Por outro lado, o ABC terá três desfalques importantes por suspensão: Ian Carlo, Bruno Bispo e Anderson Rosa. Em compensação, Lucas Sampaio, Randerson e Jenison voltam a ficar à disposição, e o trio ofensivo formado por Joãozinho, Matheus Martins e Ytalo. Este último foi autor do gol da virada sobre o Tombense e deve ser mantido.

AGENDA JOGOS BRASILEIRÃO SÉRIE A

16h – Fortaleza x Bahia 17h30 – Vasco x Grêmio 18h30 – Mirassol x Santos 21h – São Paulo x Corinthians 11h – Inter x Ceará 16h – Cruzeiro x Juventude 16h – Vitória x Bragantino 17h30 – Palmeiras x Atlético/MG 17h30 – Sport x Botafogo 19h30 – Flamengo x Fluminense

e Globo durante lance do Estadual deste ano
Yuri Kairon

Mulher

Jornal de Fato • sábado, 19 de juLho de 2025

Comunicação e Imagem Pessoal

Construir uma presença marcante, autêntica e estratégica é o objetivo pretendido pela professora Dra. Karidja Kalliany na consultoria “Comunicação e Imagem Pessoal”, novo projeto ofertado pela Methodo Scientifica, empresa de consultoria fundada pela docente empreendedora que conta com revisores, tradutores, diagramadores, comunicação e que, com o serviço recém-lançado, amplia o portfólio à disposição de clientes que queiram, além de preparação rumo à aprovação com foco em editais de seleção de Mestrado e Doutorado, falar com confiança e persuasão, inclusive por meio da imagem.

Com duração de dois meses, divididos em dois módulos com aulas quinzenais de, aproximadamente, 3 horas cada, a consultoria será prestada pela própria Karidja, que tem expertise em Didática e cursos na área, e o diferencial de ser ofertada de forma personalizada, ou seja, individualizada. Para esse projeto, a consultora conta ainda com o reforço de uma equipe de profissionais em encontros presenciais e/ ou virtuais, com limite de vagas e investimento de apenas R$987,00 por pessoa. Em breve, será divulgada a data de um workshop sobre a consultoria, com o intuito de ser funil de vendas e, para isso, estão sendo alinhados os últimos detalhes para a definição do grande dia.

No perfil @karidjakalliany no instagram, a “profgram” — termo criado pela docente para designar “professo-

ra que ensina nas redes” — é possível ter uma amostra do trabalho de consultoria desenvolvido pela empreendedora sobre o valor da autoimagem, por meio de dicas e percepções acerca da temática. “A imagem é uma arma poderosa. Ela pode transmitir confiança, elegância, criatividade ou até desleixo, dependendo de como você se apresenta. E o mais interessante, a comunicação por meio da imagem é instantânea e impacta diretamente a forma como as pessoas te percebem.”, revela Karidja que nos instiga a refletir sobre: — Você já parou para pensar que, mesmo sem pronunciar uma palavra, você já está comunicando? A roupa que escolhe, as cores, o estilo, os acessórios – tudo isso diz muito sobre você, antes mesmo da fala.

De acordo com a consultora de imagem, quando você entende que tudo o que você veste e carrega faz parte dessa linguagem visual (não verbal), passa a escolher cada peça com mais intenção. E se indaga: ‘o que eu quero comunicar?’

Para ela, ao compreendermos o impacto que a nossa imagem pode causar, passamos a tomar decisões mais conscientes sobre o que vestimos e como nos apresentamos. “Sua imagem é sua ferramenta poderosa de expressão pessoal e profissional, refletindo quem você é. Por isso, seja para impulsionar sua carreira, fortalecer sua marca pessoal ou se posicionar com mais confiança, essa consultoria é para você!”, pontua Karidja Kalliany.

Para finalizar, a consultora aconselha: “Transforme sua imagem em uma aliada dos seus objetivos. Que tal começar a prestar atenção no que a sua imagem está dizendo agora?”

QUEM É KARIDJA KALLIANY

Natural do Município de Patu-RN, Karidja Kalliany Carlos de Freitas Moura é engenheira agrônoma, Pós-doutora, professora universitária com vasta experiência, Coordenadora de Pesquisa e extensão da uniCatólica do RN, pesquisadora por convicção e paixão, fundadora e proprietária da @ methodosscientifica e, também, consultora acadêmica e de imagem.

POR ÂNGELA KARINA Da redação

Contexto

SÉRGIO CHAVES

Elizenir Jales Rosado, radiante, comemorando 80 anos bem vividos.

Lenilton Júnior recebe

overboking nos hotéis da serrana Portalegre. Logo mais a partir das 17h, o casal querido Lenilton Moreira júnior/Milene abre a aprazível casa da serra para receber convidados e comemorar a nova idade do anfitrião. Tarde/noite com delícias de socorro Paiva/Requinte buffet e bolo de Tereza Cristina Fernandes. amigos de Natal, Mossoró e Fortaleza chegam para o abraço. Levarei falta. daqui segue o meu abraço de parabéns!

Os 80 anos de Elizenir Jales Rosado

Os preconceitos têm mais raízes do que princípios.” NICOLAU MAQUIAVEL

Os filhos Andréa, Frediano e Gregório Rosado receberam familiares e amigos no sábado (12), para festejar os 80 anos da matriarca Elizenir Jales Rosado. Uma noite linda com decoração Master Eventos, delícias e serviços de Socorro Paiva e sua equipe Requinte Buffet, Cerimonial de Aninha da Mata, bolo de Tereza Cristina Fernandes e a boa música de Holy Group, Radiola Club e Horlando Perez. Tudo perfeito e emocionante como a aniversariante merece. As fotos são de Eduardo Kenedy!

Neide faz festa para comemorar o marido, o empresário Noguchi Rosado, na segunda (21). Felicidades!

Paulo Sidney enche de mimos a amada Larissa Rosado, com idade nova na terça (22). Parabéns!

Comemorando a vida essa semana o casal Aline Cabral/Rafael Falcão. Ela no domingo (20), ele na sexta (25). Parabéns em dose dupla!

Casal Lázaro Paiva e Sônia. Ela comemorando a vida na quarta (23). Saúde e paz!

Boanerges Perdigão e Wanderlânia Lima, amigos queridos, também aniversariantes da terça (22). Vivas!

Festa

hoje é dia de festejar a querida dilma amaral duarte, o amigo Lenilton Moreira júnior, o dr. josé Martins de Vasconcelos Neto, silvinho Rebouças, ubiraci Tavares, a jornalista Izaíra Thalita, Cristóvão Frota e a jornalista Monalisa Cardoso. amanhã (20), é dia de vivas para Maria da Conceição Maciel Filgueira, Zenilda Leite, alyne Cabral Falcão, susana Goretti e a professora Ludimilla oliveira. Para vocês paz, saúde, amor e alegrias. Parabéns!

O Boticário

o boticário retoma o sucesso de Cuidese bem Feira com nova linha Cachos de uva, para cabelos com curvaturas. o lançamento conta com spray perfumado para cabelos, inovação no portfólio da marca, além de linha completa que promove cachos definidos e sem frizz por até 72h. já disponível em todas as lojas de o boticário!

UERN

N o dia 28 de setembro acontece a assembleia universitária em comemoração aos 57 anos da nossa ueRN e a posse dos professores Cicília Maia (reitora) e Chico dantas (vice-reitor), para novo mandato. Na ocasião, serão homenageados Maurizélia brito (doutor honoris Causa), Geraldo Maia (Professor honoris Causa), Glaudionora silveira (Professor emérito) e Marileide Costa (Mérito administrativo). Recebem a Medalha da abolição o Prof. dr. Maurício oliveira (i.m.), o Prof. dr. Ramiro Camacho e josefa avelino Cunha (Zefa da acrevi).

Samara Véras

No próximo dia 5 de agosto, a partir das 19h13, a dra. samara Véras recebe convidados no Requinte buffet para a noite de autógrafos do seu livro “entre Pele e alma”. socorro Paiva assina as delícias e a Master, a produção. agendado, dra.!

Arquiteta Melina Carlos, folhinha da quinta (24). Tim tim!
Christiane Alves em coro de vivas para comemorar o marido, Erasmo Firmino, com idade nova na quarta (23)!
Casais Laíre/Sandra Rosado e Aninha/Lahyrinho Rosado.
Conceição, Gracinha, Gustavo (Gracinha e Gustavo com idade nova na segunda, 21), Fafá Rosado e Leonardo Nogueira.
Aninha Borges (festejando a vida na segunda, 21) e a filha Ana Luíza.
Elizenir recebendo o casal amigo Ramilson Tito/Gorete.
Lenilton Júnior e Milene recebem hoje em Portalegre!

Conexão saúde

conexaosaude.defato@outlook.com

NEY ROBSON VIEIRA ALENCAR

Importância da lágrima no combate à Síndrome do Olho Seco

CUIDADOS / Condição ocular que pode causar irritação, secura e vermelhidão tem a prevenção lembrada este mês pela campanha Julho Turquesa

Você sabia que as lágrimas desempenham um papel importante na lubrificação, limpeza e proteção da superfície ocular? Elas mantêm os olhos úmidos, fornecem nutrientes essenciais e, ao mesmo tempo, removem partículas estranhas e microrganismos que podem causar irritações ou infecções.

Quando algum dos componentes da lágrima deixa de ser produzido de forma eficiente ocorre a Síndrome do Olho Seco, um problema ocular bastante comum, que afeta milhões de pessoas no mundo todo, e que tem sua prevenção lembrada este mês pela Campanha Julho Turquesa.

O objetivo da campanha é aumentar a conscientização da população para os sintomas, a prevenção e o tratamento da condição, que quando negligenciada pode resultar em danos graves à

córnea e afetar a qualidade da visão, com risco de provocar cegueira.

A Dra. Carolina Guimarães, oftalmologista do Hospital de Olhos de Pernambuco, o HOPE, explica que “quando as lágrimas são produzidas de forma ineficaz, a superfície do olho deixa de receber a proteção e a hidratação que necessita e fica vulnerável a infecções. Alguns dos sintomas são ardor, queimação, irritação, sensação de corpo estranho, coceira e lacrimejamento”.

A Síndrome do Olho Seco é uma doença crônica que não tem cura e que deve ter o tratamento ajustado para o paciente. É muito importante que o oftalmologista identifique quais são as medicações mais eficientes e seguras para cada tipo de quadro, pois nem sempre o uso de lágrimas artificiais é suficiente.

As causas podem ser diversas

- alterações hormonais: nas mulheres, a menopausa e as variações no ciclo menstrual podem afetar a produção e a qualidade das lágrimas;

- blefaroplastia: o inchaço pós-operatório pode dificultar o fechamento completo das pálpebras e deixar os olhos mais expostos à evaporação das lágrimas;

- Cirurgia de catarata: o procedimento pode afetar temporariamente a película lacrimal e causar ressecamento;

- diabetes, artrite reumatóide e síndrome de sjögren: são condições médicas que podem prejudicar a produção de lágrimas e causar o olho seco;

- envelhecimento: com o avanço da idade as glândulas lacrimais podem se tornar menos eficientes para manter a umidade adequada dos olhos;

- uso de determinados medicamentos: alguns antidepressivos e antialérgicos podem interferir na hidratação dos olhos;

Não

confunda

- Permanecer muito tempo diante de telas: piscamos menos ao usar dispositivos eletrônicos e isso reduz a lubrificação ocular;

- Fatores ambientais: baixa umidade do ar, ventos fortes, fumaça e poluição contribuem para agravar o olho seco.

- Má alimentação: consumir produtos processados, açucarados e ricos em gorduras saturadas prejudica a qualidade das lágrimas.

- Privação do sono: os olhos precisam descansar e se recuperar o suficiente para manter uma boa lubrificação ocular.

olho seco com alergia

“Com o uso da tecnologia conseguimos definir tratamentos diferenciados que auxiliam no bom funcionamento das glândulas meibomianas, responsáveis pela produção da camada oleosa que evita que as lágrimas evaporem rapidamente para, dessa forma, combater o olho seco com maior sucesso”, finaliza o médico.

Outro cuidado é não confundir o olho seco com uma alergia ou conjuntivite. O oftalmologista do HOPE Dr. Bernardo Cavalcanti explica que “é preciso realizar uma avaliação criteriosa da superfície ocular e da qualidade da lágrima. Isso pode ser feito com o uso do Keratograph, um equipamento moderno utilizado na oftalmologia para auxiliar no diagnóstico e acompanhamento da síndrome do olho seco”.

De acordo com o médico, “outra ferramenta valiosa é a microscopia confocal, técnica de imagem óptica que utiliza um feixe de laser para analisar as células da conjuntiva (membrana transparente que protege a superfície ocular) e da córnea (tecido fino localizado na frente do olho), com riqueza de detalhes”.

Identificar o mecanismo causador da síndrome, fazer o acompanhamento com o oftalmologista, seguir corretamente o tratamento e evitar a automedicação são medidas essenciais para controlar os sintomas do olho seco e evitar complicações. Também é fundamental realizar consultas, ao menos uma vez por ano, para avaliar a saúde dos olhos e prevenir doenças oculares.

baLLRooM Style

FICHA - TÉCNICA

Geor G iano a zevedo

Acapital baiana virou lugar queridinho do potiguar George Azevedo. Neste ano, é a terceira vez que o estilista pisa em solo baiano: duas vezes, participando do Festival Nordestesse. E agora, convidado da Burburinho Cultural para abrir a 1º Mostra Futuro Queer, evento que celebra a produção artística e intelectual da comunidade LGBTQIAPN+, que teve início na quinta-feira, 17, e encerra hoje na Caixa Cultural, em Salvador, Bahia.

A abertura da Mostra Futuro Queer com o desfile de George Azevedo resgata o espírito dos bailes ballroom dos anos 80 ao propor um tema claro e narrativo — a Natal dos anos 40, com toda sua efervescência cultural e estética. Assim como nos balls, em que as categorias convidavam os participantes a encarnar papéis e fantasias — noiva, militar, pinup — a coleção Grande Hotel transforma essas referências históricas em moda autoral, crítica e contemporânea. É essa tradição de criar mundos e contar histórias na passarela que queremos celebrar.

Fotos: erick schons - Mídias Pura – Direção de Moda: George azevedo – styling: Georgiano azevedo – Beleza: Roma aragão Acessórias: atitocou e biamdhifa – Cast: one Models e 40° bahia

Orgulho e pertencimento

Em um mundo que ainda impõe barreiras à diversidade, encontrar espaços de acolhimento é um ato de resistência. A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) tem se revelado um desses refúgios, onde estudantes LGBTQIA+ encontram não só segurança, mas também liberdade para viver suas identidades de forma plena e respeitada.

Relatos como os de Carlota e João Gabriel mostram que o pertencimento vai além da aceitação: ele floresce quando há respeito, reconhecimento e vínculos afetivos genuínos. Ao garantir que seus alunos possam ser quem são, a universidade transforma trajetórias, fortalece vínculos e constrói futuros mais justos.

Mais do que tolerar, é preciso incluir, ouvir, acolher. E que essa prática seja uma constante – dentro e fora dos muros acadêmicos. Porque toda pessoa merece, ao menos em algum lugar do mundo, sentir que pode simplesmente ser.

Confira mais sobre a temática em reportagem especial produzida por Karen Oliveira.

Boa leitura!

Ângela Karina

Balada do Impostor

Orgulho e pertencimento

Para estudantes LGBTQIA+, a UFRN é um espaço seguro para que sejam quem são.

pintura naïf

Analice Uchôa: o vinco da arte nas dobras da realidade.

artigo de opinião:

Para seguir em frente

receita

• Edição – C&S Assessoria de Comunicação

• Diagramação – Augusto Paiva

• Projeto gráfico – Augusto Paiva

• Impressão – Gráfica De Fato

• Editora e Revisão – Ângela Karina

Redação, publicidade e correspondência

Av. Rio Branco, 2203 – Mossoró (RN) Fones: (0xx84) 3323-8900/99836-5320

Site: www.defato.com/domingo E-mail: pautadefato@gmail.com

DomIngo é uma publicação semanal do Jornal de Fato. Não pode ser vendida separadamente.

BALADA DO IMPOSTOR

O sussurro esquecido em linhas planejadas

JOSÉ DE PAIVA REBOUÇAS

Jornalista

@paiva_reboucas

Dezessete anos atrás, sob o mesmo sol que agora acaricia nossos rostos, Aracaju teceu o início de uma história que segue viva e em movimento. Hoje, casados, retornamos a esta capital sergipana, não mais como visitantes desavisados, mas como quem refaz um percurso, passo a passo, ao lado de quem compartilhou o primeiro encantamento.

Em meio ao vasto abraço litorâneo do Nordeste, descobrimos uma joia miúda, por vezes negligenciada pelo fulgor dos holofotes: Aracaju e, com ela, a alma de Sergipe. A capital, nascida sob o signo do cálculo e da visão, em 17 de março de 1855, emergiu do engenho de Sebastião Basílio Pirro. Suas ruas, dispostas como um tabuleiro de xadrez sobre a planície, convergem com propósito para as águas serenas do Rio Sergipe. Um modelo de urbanismo que, em sua sobriedade geométrica, oferece uma fluidez rara nas metrópoles de crescimento orgânico, um testamento silencioso de uma ideia à frente de seu tempo.

A Orla da Atalaia, mais do que um cartão-postal, é a poesia concreta da cidade. Seus seis quilômetros se desvelam como palco onde o mar beija a terra e a cultura se manifesta. Lá, no Largo da Gente Sergipana, o bronze ganha vida, eternizando a dança vigorosa dos Bacamarteiros, o misticismo do Cacumbi e a exuberância do Reisado.

Não são meras esculturas; são ecos

de uma herança, materializações do espírito de um povo em uma linguagem visual que reverbera a inovação do Museu da Gente Sergipana. Inaugurado em 2012 e concebido pelo Brasil Arquitetura com museografia interativa de vanguarda, esse espaço eleva a identidade local a um patamar de reconhecimento nacional, convidando-nos à imersão sensorial nas raízes sergipanas e permitindo-nos revisitar memórias com novo olhar.

Neste cenário de identidade e memória, ouvimos vozes ilustres ecoarem. Tobias Barreto (1839–1889), jurista e filósofo de renome, legou um pensamento que moldou as correntes intelectuais do Brasil Império, influência profunda e perene: “Sou eu quem assiste as lutas que dentro d’alma se dão”... Sílvio Romero (1851–1914), crítico literário e folclorista, um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras, dissecou a alma cultural do país e teceu as bases para o estudo da brasilidade. E, entre os vultos históricos, emerge Zé Peixe (1927–2012), figura simples que, com sua simbiose aquática, tornou-se lenda urbana, um lembrete do extraordinário no cotidiano.

Mas a narrativa de Sergipe se estende além de sua capital. A poucos instantes dali, o tempo recua em São Cristóvão, primeira capital do estado e quarta cidade mais antiga do Brasil. Sua Praça São Francisco, Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO, é um santuário de pedras e fé, onde a arquitetura colonial sussurra histórias de séculos passados, um convite à contemplação e ao reencontro com nossas origens, que ganham novo significado a cada passo revisitado.

E entre os que moldaram esse solo, reverenciamos a memória de Dom José Tomaz Gomes da Silva (1873–1948). Nascido em Martins, no Rio Grande do Norte, foi o primeiro bispo de Aracaju, figura cuja devoção e pastoreio lançou as bases da diocese, tecendo elos invisíveis entre o sertão potiguar e a nascente capital sergipana.

E a cada brisa que nos toca, sentimos o convite à fuga poética. Mangue Seco, na divisa com a Bahia, é um cenário de dunas douradas e coqueiros que a pena de Jorge Amado imortalizou em “Tieta”. Embora ainda não tenhamos pisado em suas areias, a lembrança da novela, assistida juntos, já nos transporta para aquele paraíso. Um trecho de terra onde natureza dialoga com a ficção, atraindo peregrinos em busca de beleza e sossego e que agora, mais do que nunca, nos chama.

O clímax da grandiosidade natural repousa nos Cânions do Rio São Francisco, acessíveis por Canindé de São Francisco (SE) ou pela alagoana Piranhas. O Cânion do Xingó, o quinto maior navegável do mundo, é uma epopeia geológica, onde paredões colossais abraçam águas esmeraldinas. Navegar por ali é sentir a força primordial da Terra, um espetáculo que reafirma a magnitude escondida em Sergipe.

Aracaju, e Sergipe, com sua discrição e beleza intrínseca, aguardam nosso olhar atento. São um convite à descoberta, um território onde a engenharia encontra a poesia, a história respira em cada pedra e a cultura pulsa, às vezes como sussurro esquecido, mas sempre presente. E, para nós, cenário de nossa história que floresceu e se renova a cada retorno.

4 d omingo

D I ve RSIDAD e

OrgulhO e pertencimento

Para estudantes LGBTQIA+, a Universidade Federal do RN é um espaço seguro para que sejam quem são

Jornal de Fato

“Aqui na UFRN, eu sinto que posso ser eu.” Esse é o relato de Carlota Julia Cartuela, mulher transgênero de 25 anos que cursou Tecnologia da Informação (TI) na universidade. Quando começou a se apresentar de forma mais feminina, a comunidade acadêmica a recebeu de braços abertos, possibilitando um ambiente de acolhimento e de pertencimento.

De acordo com Paulo Victor Leite Lopes, professor do Departamento de Antropologia, vinculado ao Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (DAN/ CCHLA), a noção de pertencimento está relacionada ao modo como o indivíduo se percebe e aos lugares que ele ocupa. É uma dimensão afetiva e emocional que as pessoas mantêm com uma característica que possuem e/ou que associam com outros.

É frequente que pessoas LGBTQIA+ sintam que não pertencem a determinados espaços. “Se você está numa sociedade que demarca que você não é o suficiente, que você não merece o mesmo valor, que você é errado ou que não é natural, você não vai se sentir parte”, explica Paulo. Para o professor, as diversas formas de violência sofridas pela comunidade inviabilizam a formação de vínculos afetivos que ofereçam suporte a esses indivíduos.

De acordo com o docente, para que alguém se veja como pertencente, é fundamental estar num

ambiente onde se sinta confortável para ser quem verdadeiramente é. Para os estudantes da UFRN, o campus representa esse lugar. “A gente tem muitos estudantes que relatam que, na universidade, sentem-se seguros”, afirma Paulo. “A preocupação, por exemplo, de uma violência física ou mesmo de uma agressão verbal que se tem andan-

Quando o respeito guia os passos, a liberdade floresce
PoR KaREn olIvEIRa Especial – UFRN

6 d omingo

do nas ruas não se tem aqui, ou ela é muito reduzida aqui dentro”, completa.

Para João Gabriel, homem gay de 19 anos e aluno do curso de Direito, pertencimento é saber que, na universidade, tem-se um lugar mais seguro onde seus direitos básicos são respeitados, onde se pode andar livremente. “Quando a gente vem de fora da UFRN, a gente está acostumado com um ambiente que não é tão acessível para as pessoas LGBTs”, explica.

“Assim que a gente entra na universidade, acho que um dos principais pontos que a gente observa é que é um mundo plural”, afirma João Gabriel. Essa diversidade pro-

move um universo onde pessoas podem compartilhar experiências e desafios umas com as outras.

Paulo destaca que alguns estudantes da comunidade passam pelo processo de reconhecimento de sua própria identidade na UFRN e se sentem empoderados por meio dos espaços promovidos pela universidade. Atividades de cultura, de arte e até de extensão e de pesquisa proporcionam esses ambientes.

“Quando eu estava no início de me assumir e fui começar a me vestir mais feminina, as mulheres do meu setor me acolheram e até permitiram quando eu perguntei se podia usar o banheiro feminino”,

afirma Carlota. A egressa foi convidada a entrar num grupo de mulheres do curso de TI e participou de um encontro exclusivamente feminino.

As amizades de Carlota na UFRN foram essenciais na sua trajetória, incentivando-a a ser ela mesma no campus inteiro, e não apenas no Instituto Metrópole Digital (IMD), onde estudava. Mas o acolhimento vai além do corpo discente. Os professores de Carlota a tratavam com seu nome real, mesmo não havendo uma mudança legal de nome, e a permitiam assinar as listas de presença como ela mesma.

“A importância que eu vejo em ter uma comunidade ativa é a se-

A UFRN tem o compromisso de promover a diversidade no campus

gurança de que aqui você pode ser você mesmo”, declara Carlota. “Muitas pessoas não conseguem ser elas em casa ou em outros ambientes”, completa.

Para João Gabriel, uma comunidade LGBTIQIA+ ativa no campus é essencial para garantir os direitos e o bem-estar das pessoas nela inseridas. “É importante que elas permaneçam seguras, porque, muitas vezes, a UFRN é o único espaço que elas podem encontrar de serem quem são”, declara.

“É preciso não só que a gente não aja com LGBTfobia, que a gente procure ter uma atenção aos nossos comportamentos, às nossas falas, aos nossos pensamentos”, declara Paulo. “Mas também refletir o que a gente pode fazer para fortalecer esses estudantes”, complementa. Segundo o docente, o papel da comunidade é corrigir comportamentos discriminatórios e trabalhar ativamente para promover a diversidade.

“Pessoas LGBT, muitas vezes, sofrem pelo esquecimento. Elas sofrem porque não são lembradas dos espaços que elas têm que estar. E é bastante importante que a gente faça com que esse esquecimento seja acabado”, afirma João Gabriel.

O discente ocupa a Coordenação de Diversidade Sexual do Diretório Central dos Estudantes (DCE), que atua articulando ações de inclusão e garantindo que os espaços de acolhimento da universidade continuem funcionando devidamente.

João Gabriel e o DCE lutam para continuar assegurando os direitos dos estudantes LGBTQIA+ na universidade

A UFRN garante o direito dos estudantes trans de serem tratados pelo seu nome de preferência, como foi o caso de Carlota

A UFRN tem dois órgãos destinados a receber denúncias de casos de preconceito: a o uvidoria, localizada no Centro de Convivência, e o espaço acolher (espacoacolher@ progesp.ufrn.br), na d iretoria de d esenvolvimento de Pessoas ( dd P).

Jornal de Fato

8 d omingo

AnAlice uchôA: o vinco da arte nas dobras da realidade

d omingo
Jornal de Fato

NaSe acaso me tivessem dado o jugo e o poder de apontar a obra de um pintor naïf como um dos mais importantes das terras nordestinas, lembraria sem hesitar o nome da paraibana Analice Uchôa (Campina Grande, 1948). Não desmerecendo quem quer que seja, haja vista que o Nordeste detém uma seara fértil e sempre possibilitadora de ofercer segas com fartas colheitas.

Como todo naïf, ela engendra uma linguagem extremamente particular, eivada de uma profusão de artifícios que são extraídos de uma necessidade íntima. Quem sabe, isso pode explicar o autodidatismo dessa tradição pictórica, que sempre seguiu e dialogou com o que ficou conhecido como arte acadêmica ou os estilos históricos, com suas particularidades, ansiados por circunstâncias inerentes a cada época, ou seja, pelo Ar do Tempo, espécie de aura constelada por imagens e símbolos, consoante o modus vivendi inerentes às formas de viver, sentir e representar.

Com efeito, a artista é detentora de uma dicção pictórica muito singular, mesmo se a contemplarmos no conjunto dos naïfs, outorgando à tradição de representar ingênua ou primitiva um condão que faz jorrar uma espécie de elixir, ordenando-nos a ser cientes das tempestades emocionais impostas pela Sra. Vida. Sem embargo, presenteia-nos, por seu turno, com a possibilidade de contemplar essa pintura chapada, sem nenhuma pretensão de manuseio da perspectiva,

10 d omingo
Jornal de Fato

nunca buscando traços faciais ou de delinear figuras. Quero dizer que há uma espécie de apagamento ou ausência dos rostos, apenas corpos que remetem a índices evocadores de que essa ou tal figura é um ser humano. Por isso, bom remarcar um dos componentes primaciais dessa pintura, a saber: a cor preta funciona como elemento neutro, sendo recorrente em quase todas as telas, para fazer, à guisa de corpo. Então, o resto da figura é delineado por meio do uso de cores vivas e puras, numa festa para os sentidos.

Tenho para mim que havera de buscar as razões pelas quais essas obsessões de negar o rosto humano aparece de maneira ostensiva em uma pintura autodidata e sem remeter às tradições iniciadas pelo Impressionismo, Expressionismo, Fauvismo, Cubismo, e que vai atingir o seu fastígio com o Abstracionismo. Todos esses estilos históricos sofreram o impacto da invenção da fotografia e do cinema, artes capazes de retratar o humano e sua dinâmica em sociedade, bem como a paisagem do final do século XIX e XX, na qual os indivíduos perdem

o contorno que os fazia distintos uns dos outros e mergulham no anonimato das turbas das grandes cidades ou daquelas com tônus mais cosmopolitas.

Mas vejam, nem só de macroestruturas os homens vivem, – e a arte não se cansa de refletir –, mas de toda uma sorte de matizes subjetivos que contemplam as maneiras de travar relacionamentos interpessoais, familiares, amorosos, ou melhor, tudo o que diz respeito ao compasso do dia a dia, no qual vigora uma espécie de prova dos nove, pois há de se submeter e dar

12 d omingo

respostas muitas, e um tanto de atribulações, nos quais, muitas vezes, não temos a devida compreensão, e muito menos solução ou refutação. É como se não tivéssemos recebido a esperada carta emitida pelas forças do destino. Sendo assim, quedamo-nos em hiatos ou no vácuo de sempre. Quer queiramos ou não, parece ser assim que a sintaxe do existir impõe seu número.

Voltando à arte de Analice Uchôa. É perceptível em suas telas uma necessidade de preencher todo o espaço do quadro. Vamos chamar aqui de horror vacui, evocadora de subjetividades com temperamento voluntarioso ou obstinado, teimando em não organizar acordos subservientes ou uma adesão incondicional a uma presença no mundo. Prefiro reter essa metáfora, na medida em que o expresso nas telas reflete um hieratismo estoico ou uma permanente festa dos sentidos.

A pintora nos presenteia com o sumo que escorre de uma obra clamando por possíveis encantos, que nossas experiências subjetivas ou a chamada realidade pode nos ofertar. Líquido advindo de uma alma ancha de estar sob a luz do sol, escandindo os dias por meio de manobras interiores ou artifícios necessários para se obter nacos de tranquilidade. É preciso lembrar que nem todo afluente lança suas plácidas águas para o largo estuário no qual uns e outros, o que conhecemos por maioria, escorre para o mar. É como se o “realitas” (tudo o que existe), antípoda da “imaginação” ou “faz de conta”, pudesse conviver sem grandes interferências, paralelos, sendo que o segundo é que a arte propõe.

Quero dizer com isso do convi-

te a uma organização interior por meio da arte, consabido é da capacidade desta de circunscrever uma outra realidade, paralela ao perímetro do que fomos habituados a chamar de tempo e espaço, no qual os seis sentidos conheci -

dos apalpam nosso íntimo, para podermos saber o que sensações nos causa um estar no mundo.

Rompendo as tramelas nossas, aprisionadoras ao sansara, a que estamos ligados por uma espécie de costume ou vício, habituados

Jornal de Fato

desde que o mundo é mundo, desde que somos amarrados às rédeas da linguagem, impostos desde a primeira luz que nos ofusca no nascimento. Esta, menos dizer, com sua tirania (Roland Barthes), impõe-nos o dizer, desencadeando determinados comportamentos. Só através de muito esforço, por meio da vontade, é que conseguimos romper essas correntes.

Só mais uma coisa, para encer-

rar essa digressão que a requintada pintura de Analice Uchôa evocou-me. Eis a anterioridade nossa, o que nos faz sujeito, mas também nos assujeita, irmanados por uma gramática que, logo que tomamos consciência, podemos aquiescer e prosseguir no coro dos que salmodiam as sílabas daquilo que indigitaram como normal.

Mesmo assim, existem as frestas e locas onde podemos forçar a entrada para alargar a vera dimen -

são do mesmo, lugares nos quais havemos de encontrar o que nos identifica, o que nos representa, o que nos imprime prêmio e valia, o que espelha e nos retrata. Por fim, vale sempre repetir: os que detêm a aptidão da arte e a fazem ofício ou aqueles contempladores e apreciadores, resguardam uma outra dimensão, deixando a realidade um tanto distante, e nos abrindo as portas para as salas mais confortáveis do nosso ser.

14 d omingo

ARTIgO De OPInIãO

Para seguir em frente

A RTUR L EITE

Expositor Espírita prea838998@gmail.com

“Quem põe a mão no arado e olha para trás não é apto para o Reino de Deus.” Jesus (lucas; 9, 62).

O universo é regido por Leis Divinas ou Naturais, e uma é a Lei do Progresso. Todos os seres estão sob sua batuta. O homem que é responsável por seu próprio progresso, como também em contribuir para a marcha evolutiva do ambiente em que esteja inserido. Pela inferioridade de alguns, pode até, por um momento, entravar a marcha, mas jamais poderá detê-la.

Alguns fatores morais podem atrasar seu progresso, sendo culpa um dos principais, como também existem os sociais: miséria, educação, falta de certas políticas públicas. Porém, não são determinantes.

Culpa quer dizer paralisação das oportunidades de crescimento no presente em consequência da fixação doentia em comportamentos de quem se sente culpado, e se julga em “peccatum”, palavra latina que quer dizer “pecado ou culpa”, capa densa e obscura que reveste parte dos seres desde a mais tenra infância.

É quase unânime a pedagogia do medo que boa parte das religiões usa como meio de explorar a submissão de seus fiéis; usam Deus e suas Leis como provedores do mecanismo de punição e repressão, afirmando que apenas aqueles que temem a Deus serão salvos. Isso faz com que os indivíduos mergulhem nas águas turvas da culpa e do remorso constante. A culpa não é educativa e tão pouco gera crescimento.

Quando o homem fica preso a gri-

lhões do passado culposo, tal comportamento se torna um dos maiores entraves a seu progresso espiritual, reverberando, também, no material. Um outro, não menos deletério à sua evolução, é buscar culpados para as próprias mazelas.

A doutrina dos Espíritos nos esclarece que os homens (Espíritos), necessariamente, não necessitam passar pela fieira do mal para chegar ao bem, mas pela fileira da ignorância. (Livro dos Espíritos, item 120).

Todos nós fomos criados com possibilidades de acertar e errar; por isso, há a necessidade de exercitar para aprender as coisas, de colocar as aptidões em treino, de repeti-las várias vezes entre ensaios e erros, alimentando a ideia de que não é bom o suficiente. E continuar olhando pelo retrovisor, sentindo o fantasma da culpa a lhe perseguir, criando pedras e espinhos nas sendas das existências, o homem continua atrasando o seu caminhar para o porvir. Esquece que o passado é imutável, e que todo o comportamento equivocado do pretérito é decorrente da idade evolutiva. Assim se faz necessário que o homem não se prenda ao passado delituoso, para seguir em frente.

Muitas vezes o homem sente dificuldade em assumir suas imperfeições, mas somente através da Verdade poderá vislumbrar novo horizonte, saindo das ilusões impostas por ele mesmo, pois só ele poderá assumir suas falhas, somente dessa forma é que se libertará da prisão mental à qual se confinou.

A Divina Providência sempre concede a faculdade da reparação e não condena irrevogavelmente. Não há, porém, necessidade de o cristão culpar-se sistematicamente.

Paulo de Tarso, que era Saulo, perseguidor dos Cristãos, disse: “A mim, que fui antes blasfemador, perseguidor e injuriador, mas alcancei a misericórdia de

Deus, porque o fiz por ignorância, e por ser incrédulo.” Paulo de Tarso, que foi considerado o bandeirante do cristianismo, ficou conhecido como o apóstolo dos gentios. Caso ele tivesse ficado preso ao seu passado bárbaro, não teria conseguido tão belas proezas. Não cultivando culpa, optando sempre por modificar sua conduta, muitas vezes por meio do sacrifício, reconhecendo o erro, mas olhando sempre para frente, dando continuidade à sua tarefa na Terra.

Há um antigo adágio que esclarece: “Águas passadas não movem moinho.” Que é atemporal. A criatura, por seu livre arbítrio, pode se decidir por caminhos tortuosos e obscuros, cheios de dor e desencanto. Cada qual é livre para gerenciar o seu processo evolutivo, apressá-lo ou retardá-lo, de acordo com seus atos, pensamentos e sentimentos. Porém, para seguir em frente, a vontade é o vetor predominante para o sucesso.

Sendo o egoísmo incompatível com a sublimação espiritual. Outro fator não menos importante a quem deseja se libertar de injunções dolorosas se faz necessário exercitar a abnegação. Aprender a servir, a calar e a compreender, sem qualquer expectativa de retorno. Tratase do esquecimento dos próprios interesses no cuidado do semelhante.

Quem se esquece de si mesmo no afã de ajudar o outro ultrapassa o limite de seus deveres. Não mede perdas e ganhos e se entrega à atividade do bem, pela simples alegria de ser útil.

Talvez o programa de trabalho pareça difícil em um mundo marcado pelo egoísmo, mas representa a rota de acesso à paz e à plenitude.

Para nossa reflexão:

O jardim que nos renderá flores e frutos é o presente! Cultivando a árvore do Bem, ceifaremos Paz. (Artur Leite).

“Cada um de nós compõe a sua história

Cada ser em si carrega o dom de ser capaz De ser feliz.” (Tocando Em Frente Canção de Leonardo e Paula Fernandes).

Jornal de Fato

Jornal de Fato

15 d omingo

Palitos de Frango crocante

IngredIentes (10 pedaços)

300 g de peito de frango

Sal

Páprica defumada

Pimenta-do-reino

2 colheres (sopa) de farinha panko

2 colheres (sopa) de farinha de trigo

50 g de queijo parmesão Óleo para fritar

para o molho

2 colheres (sopa) cheias de maionese

2 colheres (sopa) de ketchup

1 colher (sopa) de mostarda

modo de preparo

Modo de preparo: 30min

Corte os peitos em cubos e leve para o mixer para deixá-los bem processados.

Depois disso, tempere bem com sal e todos os ingredientes.

Abra a “massa” num papel filme retangular e leve para o congelador por 30 minutos para ajudar na fritura.

Depois, corte no tamanho que desejar antes de levar para a panela. Cortamos em tirinhas finas e compridas.

Bom apetite!

Fonte: Tudo Gostoso

Televisão

Jornal de Fato • sábado, 19 de julho de 2025

>> No elenco de “Dona de Mim”, Juan Paiva exalta sequências de trabalho no vídeo

Sem limite

@jornaldefato /jornaldefatorn @defato_rn

Seriais

Destaques das séries e conteúdo “on demand”

Mundo inédito

Bíblia na mão

> O documentário "Apocalipse nos Trópicos" chega ao catálogo da Netflix. Na produção, a cineasta Petra Costa mergulha na interseção alarmante entre religião e política no Brasil ao revelar como o movimento evangélico, com sua ideologia apocalíptica, desempenhou um papel crucial na ascensão de Jair Bolsonaro à presidência e levanta questões sobre a ameaça de uma teocracia nacional. O filme oferece uma visão inédita dos bastidores do poder, acompanhando figuras proeminentes como o presidente Lula, o ex-presidente Bolsonaro e o influente televangelista Silas Malafaia.

Três é legal (Globoplay, seg, dia 21)

O programa "Terceira Metade" desafia a ideia tradicional de relacionamentos e propõe uma nova forma de viver o amor: o trisal. A cada temporada, quatro casais comprometidos e dispostos a ampliar sua relação são confinados em uma experiência intensa e transformadora. j unto deles, pessoas solteiras e interessadas em se envolver com um casal completam a dinâmica. Apresentada por Deborah Secco, a produção conta com a sexóloga e escritora Regina Navarro lins auxiliando os participantes na construção de conexões afetivas.

Hora de decidir (Prime, ter, dia 22)

A terceira e última temporada de "O Verão Que Mudou a Minha Vida" estreia no Prime Video. A série é um drama multigeracional que gira em torno de um triângulo amoroso entre uma garota e dois irmãos, a relação em constante evolução entre mães e filhos e o poder duradouro de uma forte amizade feminina. É uma história de amadurecimento sobre o primeiro amor, a primeira decepção e a magia de um verão perfeito. A temporada explora o desenvolvimento do relacionamento de b elly com j eremiah, já que ela e Conrad terminaram no final da segunda temporada. Steven e Taylor também devem ter mais destaque, já que eles finalmente ficaram juntos no final da segunda temporada.

No meio do nada (HBO Max, qua, dia 23)

No terror " s angue Possuído", que acaba de chegar ao hbo Max, após a morte de uma jovem em uma comunidade religiosa isolada, um grupo de adolescentes reúne sua coragem e libera seus instintos mais obscuros para combater o culpado pelo crime: uma série de entidades malignas que habitam a montanha. No elenco, Sarah-Maxine Racicot, Michael Wittenborn, s ummer h h owell e Greg b ryk.

Quase paraíso (Apple TV+, qui, dia 24)

A terceira temporada de "Acapulco" estreia no Apple TV+. A série continua a história de Máximo Gallardo e sua vida no resort las Colinas, em

Acapulco, misturando o passado e o presente. Os episódios trazem de volta o elenco principal, incluindo e ugenio d erbez e e nrique a rrizon, e a trama aborda o desenvolvimento profissional e pessoal de Máximo, suas relações com os funcionários e um furacão que atinge a região do empreendimento.

Farpas técnicas (Disney+, sex, dia 25) e m " j ogo Cruzado", nova série brasileira do d isney+, a maior estrela do futebol nacional, Matheus Reis ( j osé loreto), vê sua brilhante carreira sair de campo quando descobre um terrível problema cardíaco que o obriga a pendurar as chuteiras antes da hora. É em meio a essa transição de estrela para ex-jogador que Reis finalmente encontra e lisa (Carol Castro), uma jornalista veterana que há anos espera um lugar na bancada do principal programa esportivo do canal Antena Sport, e que também é seu maior desafeto. O encontro da dupla no estúdio é marcado por intrigas e barracos que elevam a audiência, mas que podem custar credibilidade de e lisa e todas as amizades de Matheus.

prinCipal / No elenco de

“Dona

de

Mim”, Juan Paiva exalta sequências de trabalho no vídeo

Sem limite

Juan Paiva ainda é um novato diante das câmeras. Mesmo assim, o ator de 25 anos começou a construir uma trajetória de veterano na tevê ao longo da última década. Protagonista de produções recentes do horário nobre, ele retorna ao posto de destaque na trama de “Dona de Mim”, atual novela das sete. De volta ao ar menos de um ano após o fim de “Renascer”, Juan, que vive o correto Samuel, não pretende desacelerar a rotina de projetados engatados tão cedo. “Sou muito novo para descansar. Não me sinto cansado. O Tony (Ramos) também não se sente cansado e faz novela há muito tempo. Faz teatro, novela e série simultaneamente. Quem sou eu para falar que estou cansado?”, afirma.

Na história, Samuel é filho adotivo de Abel, papel de Tony Ramos. Ele é responsável e só dá um próximo passo com a certeza de que é seguro. Em sua vida na mansão, nas escolas de elite e na universidade de excelência – em que a maioria esmagadora das pessoas era branca –, Samuel muitas vezes se sentiu deslocado, mas sem conseguir elaborar o motivo da sua solidão. Fica interessado pelo jeito leve e brincalhão de Leona, de Clara Moneke, quando ela

começa a trabalhar na casa, mas toma cuidado para não deixar transparecer. “O Samuel é observador e só ataca quando se sente seguro. Ele tem a sensatez que o mundo precisa. Está atento a todas as questões por conta de sua sensibilidade”, valoriza.

P – Nos últimos anos, você emendou uma série de papéis mais dramáticos. “Dona de Mim”, apesar de carregar com alguns enredos mais sofridos, conta com uma história mais lúdica. Você estava em busca de trabalhos mais leves?

R – Não necessariamente. Mas estou muito feliz de viver o Samuel. É um personagem concentrado e responsável. Um personagem que leva a vida com seriedade. Precisa equilibrar os momentos de lazer com o trabalho, porque ele foca muito no trabalho. Ele só precisa descobrir agora os momentos dele de lazer. Samuel está caminhando. Ele tem uma família bacana. É uma família que deu a ele muito amor, carinho, afeto, e até agora não vi sofrimento nenhum. Não sei como vai ser o desenrolar da história, mas acredito que vai ter uma história bacana. Tenho muita confiança no desenvolvimento da Rosane.

P – Por quê?

R – Sou muito grato a ela porque foi a primeira que me deu oportunidade em uma novela. Ela tem um olhar atento aos talentos que estão começando. Estou curtindo muito trabalhar com esse elenco genial e vejo Samuel como um personagem potente e profundo.

P – Ao longo da novela, o Samuel se vê envolto em um dilema amoroso com Leona. Como irá desenrolar esse novelo romântico?

R – É um caminho longo ainda. O Samuel é um cara bem resolvido, mas a Leona tem uma série de questionamentos. Tem o Marlon, que é um amor do passado, e ainda tem o Da-

vi, que também sente atraído por ela. A Leo que tomará essa decisão. Esse mundo moderno... não sabemos se ela vai ficar com três (risos).

P – Esse triângulo não estremece a relação com o irmão?

R – Não acho que abale. Samuel é muito bem resolvido, mas tem sentimentos. Eu acho que esses sentimentos são momentâneos. Afeta profundamente, mas não sei se durante muito tempo. Aquela família se ama muito. Samuel é um personagem adotado, mas ele está dentro daquela família. Ele faz parte daquela família. Acho que, se for para abrir mão, ele é esse cara maduro que consegue.

Close

/ No ar em “Guerreiros do Sol”, Larissa Góes celebra estreia após quase dois anos de gravações finalizadas

Tempo rei

As transformações do tempo estão sempre em ação. Larissa Góes tinha inúmeros pensamentos e opiniões sobre a reservada Petúnia quando finalizou as gravações de “Guerreiros do Sol” no final de 2023. Agora, mais de um ano após o fim dos trabalhos, a atriz encara novas sensações ao acompanhar a trajetória da personagem de George Moura e Sergio Goldenberg, que chegou recentemente ao Globoplay e ao novo canal Globoplay Novelas. “Ao final das gravações, o que ficou em mim foi uma meiguice, ternura, delicadeza e hoje, quando assisto a determinadas cenas, vejo camadas de força e bravura das quais eu não me recordava. Foi tanta coisa, quase um ano de processo, cenas muito intensas e agora posso ver de maneira detalhada as cores que vibram na Petúnia. Tenho me divertido e, mesmo com a distância do tempo, sinto tudo de novo”, aponta.

Na história, Petúnia é uma jovem católica que cresceu tímida e reservada. Na única vez em que foi a um bate-coxa na bodega de sua vizinha, caiu de amores pelo moço alto e bonito que lhe

pediu a honra de uma contradança. Rapidamente, a jovem se apaixona pelo desconhecido Sabiá, papel de Vitor Sampaio. “A Petúnia tinha um destino de submissão projetado. Ao conhecer o cangaceiro Sabiá, ela se apaixona perdidamente e em uma circunstância criada pelo acaso, ela se vê longe de sua família e tendo de lidar com a vida no cangaço. Com a ajuda de sua prima e guiada pelo amor que sente por Sabiá, Petúnia encara o novo destino e enfrenta consequências que mudam sua maneira de ver a vida”, explica.

A chegada de Larissa ao elenco de “Guerreiros do Sol” aconteceu de forma inesperada e rápida. Enquanto finalizava a divulgação do lançamento da terceira temporada de “Cine Holliúdy”, em que viveu a protagonista Rosalinda, a atriz recebeu uma ligação que alterou seus planos de retornar à Fortaleza, onde morava na época.

“Já havia outra atriz na escalação que estava em andamento nas gravações. Recebi uma ligação da produtora de elenco e ouvi: ‘está preparada para começar a gravar depois de amanhã?’. A atriz que faria a Petúnia estava grávida e precisou sair do

projeto. Era uma proposta irrecusável, mas estava ciente de que seria uma grande missão assumir uma personagem do núcleo principal, com uma narrativa tão densa em pouquíssimo tempo”, relembra. Enquanto finalmente curte o desenrolar da história de Petúnia no vídeo, Larissa toca outros projetos profissionais. A atriz está escalada para a próxima temporada de “Os Outros”, série original Globoplay, que ainda não tem data de estreia prevista. “Esta série reúne os elementos que mais me atraem em uma obra: mistério, ação, personagens

complexas e uma equipe de alta competência. Desde que assisti à primeira temporada, em 2023, acompanhei com muito afinco os episódios. Curiosamente, neste período, estava gravando ‘Guerreiros do Sol’ ao lado de Thomas Aquino, que abrilhanta a série ‘Os Outros’ e conversávamos bastante sobre a consistência do enredo e as atuações deste elenco de peso. Hoje, atuar nesta obra ao lado de Pedro Wagner, que também esteve comigo em ‘Guerreiros’ e está no elenco principal da terceira temporada de ‘Os Outros’ me traz imensa satisfação”, elogia.

ponto de vista / Com guinada para o entretenimento, “Saia Justa”cresce em audiência e faturamento ao apostar na falta de debate e assunto banais

Conversa fora

No ar há exatos 23 anos, o “Saia Justa” é um programa que precisa de movimento. O formato pode até não mudar muito, afinal é, basicamente, um debate feminino sobre os mais diversos temas. No entanto, por orbitar no universo das ideias e opiniões, a renovação das vozes está na ordem do dia ou a produção corre o sério risco de andar em círculos. Engessar um de seus programas de maior repercussão é o grande medo da direção do GNT. Por isso, mais uma renovação se fez necessária na dinâmica do programa, que acaba de ganhar duas novas debatedoras Erika Januza e Juliette. A atriz e a vencedora da edição 2021 do “Big Brother Brasil” se juntam a Bela Gil, que está no sofá desde 2023, e Eliana, âncora que fez sua estreia no programa na temporada passada. Já esperada, a permanência de Eliana à frente da produção é algo que diz muito sobre as prioridades do GNT e sua atual programação, onde audiência e faturamento estão acima de qualquer aprofundamento ou prestígio.

A primeira fase do “Saia Justa” teve duração de 10

anos com a mediação da jornalista Mônica Waldvogel, que dividiu o sofá com nomes como Fernanda Young, Marina Lima, Rita Lee e Marcia Tiburi. Quando resolveu sair da produção, Mônica foi substituída por outra jornalista, Astrid Fontenelle, que foi âncora do programa por 11 anos e teve ao seu lado figuras como Larissa Luz, Mônica Martelli, Taís Araújo e Pitty. Sempre privilegiando diferentes origens e vivências, o grande trunfo do “Saia

Justa” era incentivar as vozes dissonantes, onde mulheres podem e devem discordar uma das outras sem parecer falta de sororidade, o que afastava o programa de uma simples conversa de comadres. Acontece que, com a entrada de Eliana, a produção naturalmente tomou um caminho mais superficial e próximo do entretenimento. Com isso, pautas e temas ficaram mais leves e o programa tem ficado cada vez mais chapa branca.

A audiência dessa fase mais branda respondeu positivamente – apostar no simplório sempre dá certo. Além disso, o nome de Eliana ajudou o programa não apenas a se manter como o maior faturamento do canal pago, mas também a conquistar grandes marcas como patrocinadores. A entrada de Juliette, com seus milhões de seguidores nas redes sociais e alto apelo popular, só reforça que o GNT escolheu para o “Saia Justa” o caminho fácil do sucesso, mesmo que isso signifique cair no discurso óbvio e nas conversas sem profundidade. Do quarteto atual, a única que parece ter algo realmente original e relevante para dizer é Januza, presença realista e espirituosa que conecta o programa aos seus anos mais relevantes.

resumo das novelas

s egunda – Zenaide revela a Zulma que e rnesto está de volta. Celso confessa a Asdrúbal e Candinho que está apaixonado por e stela. Candinho confirma para Asdrúbal seu interesse por Dita. Quincas beija Sônia, e Dita flagra os dois. Zé dos Porcos diz a Maria Divina que não pretende se casar com ela. lauro fica constrangido diante de Tobias ao sair com Olímpia. Tamires vê Celso no dancing e alerta e rnesto. Candinho visita d ita, e Manoela confronta os dois.

Terça – Candinho afirma que não desistirá de d ita. lauro nota Celso na companhia de Tamires. Olga se recusa a prejudicar Candinho, e Araújo se preocupa. Tamires sonda Asdrúbal sobre Candinho. Celso alerta Asdrúbal e Candinho sobre Tamires. Samir sonha em encontrar seu pai. Cunegundes e sua família tentam vender o sítio. Candinho comemora o sucesso de Dita na rádio. lauro confirma a e stela que Celso estava no dancing. Tales demite Dita da rádio por não ter boas maneiras. Candinho encontra Samir, e Zulma deduz que ele é o pai do menino.

Quarta – Zulma tenta convencer Samir de Candinho é um homem mau. Candinho garante que ajudará Dita a retomar seu emprego na rádio. Samir diz a Felícia que gostaria de ter um pai mo Candinho. e stela recebe um telegrama mis terioso, e l auro avisa a Celso. Zulma castiga Samir, que pede ajuda a Felícia para ir até Candi nho. Simbá revela a Zulma que Samir fugiu. Asd rúbal critica Candinho por beijar Dita. Samir che ga à mansão de Candinho.

segunda – Nina furta a carta de ellen. sofia desconfia de Vanderson. Tânia confessa a leo que Vanderson não se importa com Sofia. Patrícia comenta com jaques que samuel está investigando as contas da Boaz. Nina e Danilo leem a carta de ellen. leo chama a atenção de danilo para o sofrimento de sofia. orientado por danilo, jaques rouba a carta de e llen. a bel pede que d avi volte a morar na mansão. Chega o dia da audiência pela guarda de sofia. o juiz Gomez questiona abel sobre a veracidade da carta de ellen para sofia.

Terça – Abel reconhece a veracidade da carta para o juiz. samuel questiona leo sobre o roubo da carta, e deduz que foi autoria de j aques. o juiz transfere a guarda de Sofia para Vanderson, e acusa abel de falsidade ideológica. jaques e Ricardo comemoram sua vitória, e Abel e sua família se desesperam. Rosa teme ter sido ela quem entregou a carta para jaques, e Filipa a apoia. Nina questiona danilo sobre a carta. leo pede que jaques a mantenha como babá de Sofia. Abel conta a Sofia que ela precisará morar com Vanderson, e a menina se desespera. leo registra em vídeo a armação de jaques e Vanderson.

Quarta – Abel oferece a presidência da Boaz troca da guarda de sofia, e jaques faz uma exigên cia. Cássia sugere um novo tratamento a Filipa. s ofia afirma a leo que não quer morar com Van derson. Tânia, Ricardo e Vanderson comemoram vitória de j aques sobre abel. Gisele é hostil com ayla. s amuel e leo se aproximam, quando d flagra os dois. jaques manipula davi contra abel samuel. Rosa teme que jaques destrua o patrimô nio de sua família. jaques arma contra samuel, pede ajuda a Katinha. Samuel se declara para leo.

Segunda - Ivan revela a Raquel que ainda pensa nela. Solange cumpre a promessa que fez a Renato. Bartolomeu aconselha Ivan sobre seu casamento com heleninha. afonso procura Raquel, que deixa claro seu desinteresse por Fátima. Consuêlo reclama de seu casamento para jarbas. afonso observa um cartão da Paladar na bolsa de Celina. Raquel comenta com Poliana que Afonso não enxerga quem é a verdadeira Maria de Fátima. Odete observa dois carregadores de mudança na casa do sítio em que vive leonardo.

Terça – Ana Clara avisa a Odete que precisou trancar a faculdade para cuidar de Nise. Odete demonstra impaciência com Walter. Marco Aurélio conta para Mario Sérgio e Freitas seu plano para se aproximar do sheik. Walter flagra o dete com Mario sérgio. jarbas surpreende Consuêlo. Renato toma uma decisão sobre seu namoro com Solange. jarbas sofre um acidente de carro. heleninha percebe o clima hostil entre Ivan e Maria de Fátima. Maria de Fátima flagra César com uma modelo.

Quarta – Maria de Fátima diz a César que a lação deles não é aberta. Odete evita Walter. Frei tas sente ciúmes da relação de Marco Aurélio com Mário Sérgio. Solange tem uma crise de hipoglice mia, e Afonso a socorre. Marieta é contratada lugar de Aldeíde na TCA. Poliana estranha o fato Aldeíde querer ser sócia do clube onde André balha. Afonso tem um acidente com um carro aplicativo, sem saber que os passageiros são ria de Fátima e César.

Segunda - Norma fica apaixonada por César. No colégio, Flora afirma a Norma que será a maior inimiga das meninas. e lisa leva César ao colégio e exige que ele esclareça a Norma que não tem sentimentos pela diretora. Pedro revela a Isadora que ouviu boatos de que o Senor gosta dela; a fofoca se espalha pelo colégio. Fafá oferece a Gabriel um serviço de consultoria para cerimônia de casamento. Moisés escreve uma carta de despedida para Dalete e a deixa na cozinha para que ela leia. Norma procura os serviços de consultoria de Fafá, alegando que também deseja se casar em breve.

Terça – Pilar impede que Moisés fuja com seu irmão Thomas. lavínia se veste de Poliana para tentar se aproximar de Flora, que tem a personagem como sua favorita. Mas Flora afirma que sabe de tudo o que ela e as amigas aprontaram. Senor faz Isadora chorar, e Pedro parte para um confronto com ele. lavínia implora pela amizade de Flora, mas ela quer distância para sempre. Flora atormenta todas as crianças do colégio. anna e lavínia pedem perdão por todos os conflitos do passado.

Quarta – Após briga, Pedro e Senor usam a miseta da vergonha” — uma única peça de roupa gigante que ambos vestem ao mesmo tempo. ra escreve uma carta em nome de Paulo. Cristina faz uma visita a Betina em Milagres. Chateada com Moisés por querer partir, Dalete ouve do filho ele deseja conhecer a família biológica com Anna acredita que seu pai está vivo e quer ir atrás dele.

que garante rádio. comiscastiga CandiAsdche -

Quinta – Quitéria prepara o jantar para Samir. Picolé sugere que Samir more na mansão de Candinho. Dita revela a Manoela que foi demitida da rádio. Celso confessa a Araújo sua paixão por e stela. Zulma finge apego a s amir, e Candinho acredita na golpista. Zulma confronta Samir. Asdrúbal pede para conversar com Manoela. Celso e Zulma planejam afastar Candinho de Samir, e o menino ouve.

Sexta – Samir afirma que deseja morar com Candinho. Manoela explica por que não deixará Dita namorar Candinho. Celso orienta Zulma a encontrar uma família para s amir. e stela é hostil com Celso, que garante que não desistirá de seu amor. a nabela é internada, e Celso apoia e stela. e rnesto sugere que Zulma se aproxime de Candinho. Medeia decide impedir que Cunegundes e Quinzinho apliquem um golpe em Candinho. Dita confessa a Margarida que está apaixonada por Candinho. Zulma diz a Celso que conseguirá seduzir Candinho.

Sábado – Celso alerta Zulma sobre seu relacionamento com Candinho. Anabela pergunta sobre Celso para e stela. Tales rejeita d ita novamente, e Candinho se incomoda. Asdrúbal pede uma nova chance de aproximação a Margarida. Medeia afasta Zé dos Porcos e Maria Divina do trabalho no sítio, e Cunegundes se irrita. e stela pede ajuda a Celso para cuidar de Anabela. Candinho diz a Picolé que gosta de Samir como se fosse seu filho. Zulma visita Candinho, que a acusa de querer lhe aplicar um golpe.

Boaz em exigênFilipa. Vancomemoram a com d avi bel e patrimôamuel, e para

Quinta – s ofia comemora a relação de leo e Samuel, e conta para Davi. Rebeca tem uma conversa sobre o comportamento de Abel. Breno e Ayla se incomodam quando jaques pede que uma das modelos do desfile seja trocada por Katinha. Abel faz uma proposta para Vanderson. Manuel sente ciúmes de Yara ao vê-la com edmilson. Rosa exige que abel desista de mandar jaques para a cadeia. Marlon questiona a desonestidade de Adriano, e é chantageado pelo colega. Dara cobra uma atitude de Marlon contra uma apreensão injusta. Katinha procura Samuel.

a reFreicom hipoglicecontratada no fato de tracarro de Ma-

Quinta – César se oferece para pagar os custos do carro de Afonso. André estranha quando Carlos lhe conta que ele conseguiu um patrocinador que não quer ser identificado. Ivan questiona Marco aurélio sobre a verba de marketing da TCa . Renato demonstra a Solange sua frustração de ter investido na relação do casal. j arbas avisa a Consuêlo que foi contratado para ser motorista da família Roitman. Maria de Fátima discute com Celina. Ivan intervém na discussão de h eleninha com Marco Aurélio sobre os interesses educacionais de Tiago.

Sexta – Katinha diz para Samuel que está grávida, e leo ouve. ayla vê Gisele com jane. samuel afirma a Katinha que assumirá o suposto bebê, e ela avisa a j aques. s amuel diz a leo que precisa dar uma chance à relação com Katinha. Davi confronta samuel sobre leo. Marlon denuncia a conduta de Adriano para Rangel. Natara comenta com Breno que Katinha está grávida de Samuel, e Davi ouve. d avi desconfia de j aques. abel faz uma revelação para Samuel. Marlon sofre uma retaliação. samuel vê Katinha saindo da sala de jaques.

Sábado – Katinha consegue despistar Samuel ao deixar a sala de jaques. leo ajuda Caco, que a elogia. leo e Marlon se apoiam. Kami decide ser influencer digital, e Marlon se incomoda. Sofia se anima com a festa de 60 anos da b oaz, e d enise conta a leo que a menina estará com Vanderson no dia da comemoração. Sofia questiona Samuel sobre Katinha e leo. Vanderson propõe aliança a Tânia. davi provoca leo por conta de samuel e Katinha. Nathan diz a Filipa que ela pode ter um transtorno psiquiátrico. leo desconfia da gravidez de Katinha. Nina ouve quando Danilo confessa sua paixão por Filipa, e reage.

“caroupa FloCristina com que ela. atrás

Quinta – elisa diz a César que deseja morar com ele. Cristina revela a Betina que sente saudade de Thomas e que isso atrapalha o sonho de cantora dela. Thomas desiste de viajar até a cidade dos tios. Gabriel e Pilar planejam os detalhes do casamento e discutem se vão convidar Norma. Felipe e Rui gravam André e Isadora se abraçando e mostram a imagem a Pedro. Norma aparece no pet shop, ouve e lisa e César falando sobre morar juntos e fica espantada.

sexta – Ivan tenta acalmar heleninha. jarbas e Consuêlo alertam André para a importância de saber quem está patrocinando o filho. Maria de Fátima sugere que César e Olavo roubem um quadro de heleninha. Marco aurélio manda Mário sérgio reduzir a verba de marketing. eugênio descobre que o quadro de heleninha foi roubado. Marco aurélio se irrita quando o sheik decide fechar negócio diretamente com Odete. Daniela flagra André com Aldeíde. Olavo apresenta Walter para César. Maria de Fátima manda Marco Aurélio transferir César para o Brasil. Odete se depara com César ao entrar na sala de Marco Aurélio.

Sexta – César diz a Norma que não vai se casar com ela. Thomas vê Cristina indo embora de carro da cidade e se joga em frente ao veículo. Flora admite a Anna que seu plano de vingança era fingir que Paulo foi encontrado. Betina pede a Thomas que não atrapalhe a vida de Cristina, pois ela está feliz. Pedro pede a André que o afaste temporariamente dos l uíses. j ane e Nina escutam alguém tocando piano na caverna. César diz a Norma que Goma é quem está interessado nela, e ela decide ir atrás do novo amor.

Sábado – Odete gosta de César e pergunta a Marco aurélio sobre o rapaz. h eleninha comenta com Celina que teve a impressão de que já conhecia o rosto de Olavo. Daniela aconselha André a não se relacionar com Aldeíde. Celina fica sabendo que a empresa que fornece comida para as aeronaves da TCA faliu, e sugere a Raquel e Poliana que a Paladar assuma o posto. l ucimar promete a Vasco que pensará sobre a proposta de reatar com ele. Consuêlo identifica o perfume de Aldeíde em André. Maria de Fátima fica preocupada ao saber por heleninha que um dos homens que roubou o quadro foi identificado pela empresa de segurança.

CinCo perGuntas / Enquanto desfruta o sucesso de “Êta

Mundo Melhor!”, Walcyr Carrasco prepara outras 2 novas novelas

Foco criativo

Walcyr Carrasco se define como um workaholic. Sem ligar muito para férias, assim que coloca o ponto final em uma trama, logo se envolve em outros projetos. Um dos autores mais prolíficos do casting da Globo, ele agora celebra o breve retorno ao sucesso “Êta Mundo Bom!”, de 2016, em “Êta Mundo Melhor!”. Responsável pela escrita dos 30 primeiros capítulos da atual trama das seis, Walcyr evita a palavra continuação e prefere tratar a produção como uma nova obra no mesmo universo de Candinho, papel de Sérgio Guizé. “Fiquei honrado com a proposta de revisitar essa obra e criar algo novo a partir dela. As aventuras de Candinho têm uma certa ingenuidade que as pessoas estão precisando”, avalia.

Natural da pequena Bernardino de Campo, interior de São Paulo, Walcyr estreou na tevê de forma discreta com a desconhecida “Cortina de Vidro”, do SBT, em 1989. Alternando trabalhos na extinta TV Manchete e no SBT ao longo da década de 1990, ele só conseguiu chamar atenção do público e da crítica com a libertária “Xica da Silva”, de 1997. Contratado da Globo

em 2000, escreveu sucessos como “O Cravo e a Rosa”, “Chocolate com Pimenta” e “Alma Gêmea”. Habilidoso e funcional, já concebeu novelas para todos os horários de teledramaturgia da emissora e, no momento, além de “Êta Mundo Melhor!”, ele está envolvido na criação de “Vidas Paralelas”, cujo formato é inspirado nos doramas sul-coreanos, e prepara uma novela tradicional para a faixa das nove.

P – Em “Êta Mundo Melhor!” você retorna ao universo de “Êta Mundo Bom!” depois de nove anos. Como foi esse processo?

R – Amauri Soares (diretor dos Estúdios Globo) me chamou para uma reunião e propôs uma

do Bom!” eu não tinha ideia de que ela cantava tão bem.

P – “Êta Mundo Melhor!” tem dado muito destaque ao núcleo do orfanato. É uma forma de conversar com um público mais novo?

R – Minhas novelas das seis sempre contaram com um núcleo infantil, agora ele está mais robusto mesmo. Mas faz parte do novo mote da história, que é a busca do Candinho pelo filho desaparecido. É no orfanato que o filho do protagonista acaba morando, uma trama cheia de referências aos livros do Charles Dickens, em especial, “Oliver Twist”.

P – A atual trama das seis marca sua terceira parceria com a Amora Mautner como Diretora Artística. Como é a dinâmica entre vocês?

continuação da novela. Eu adorei a ideia de voltar a trabalhar na história e nos personagens, mas achei que o projeto merecia também algo novo. Então, comecei a pensar mais no universo do Candinho do que em uma continuação de fato.

P – Antes secundária, a Dita (Jeniffer Nascimento) agora volta como protagonista. O que motivou a promoção da personagem?

R – O talento da Jeniffer. Acho que a Dita é realmente o principal exemplo de como os personagens antigos foram inseridos na história. Fui despretensiosamente ao teatro ver um musical com a Jeniffer e saí de lá muito impactado, inspirado mesmo. Na época de “Êta Mun-

R – Muito boa. Tive grandes parceiros profissionais desde a minhaestreianatevê,comomeus saudososWalterAvancinieJorge Fernando.ConheciAmoraquando ela era da equipe de direção de “O Cravo e a Rosa” e nos reencontramos quase 20 anos depois em “A Dona do Pedaço”.

P – Você escreveu apenas os 30 primeiros capítulos de “Êta Mundo Melhor!”. Como encara o movimento de deixar a novela para se dedicar a outros compromissos?

R – Tenho duas novelas para fazer, uma na faixa das nove inclusive. Então, foi o combinado desde o início. A sensação é de dever cumprido. Vou continuar assistindo e acredito que a novela está em boas mãos com o texto do Mauro (Wilson).

r aio-X / Gustavo Machado vive delegado cruel em “Guerreiros do Sol” e senador apaixonado em “Paulo, o Apóstolo”

Entre extremos

Adiversidade de emoções e valores que podem caber em um só ator move Gustavo Machado na carreira. No ar simultaneamente em duas novelas inéditas na tevê — “Guerreiros do Sol”, do Globoplay, e “Paulo, o Apóstolo”, da Record —, ele transita entre a brutalidade de um delegado reacionário e a delicadeza amorosa de um senador romano. “O delegado Novaes é um homem que não tem escrúpulos para conquistar seus objetivos e manter sua antiquada e covarde ideia de ordem e progresso”, resume, sobre o vilão.

Na novela ambientada no sertão das décadas de 1930 e 1940, Gustavo dá vida a um dos principais inimigos de Josué, papel de Thomás Aquino. Ligado ao Coronel Elói Bandeira, vivido por José de Abreu, Novaes age como força opressora do sistema e faz da perseguição ao protagonista sua obsessão. “‘Guerreiros do Sol’ tem um enfoque feminino, dando destaque à sensibilidade e à força da mulher do sertão. No Novaes, me chamou atenção a maldade, a frieza e a ambição dele. É sempre bom fazer um belo vilão”, avalia.

A oportunidade de interpretar o delegado surgiu de um reencontro profissional. “Foi um convite do diretor Rogério Gomes, o Papinha, com quem eu já havia feito dois outros trabalhos, entre eles ‘A Força do Querer’”, revela. Para compor Novaes, o ator buscou referências atuais, sem precisar recorrer tanto à ficção. “De modo geral, busquei retratar esse tipo de homem reacionário, armamentista, machista, sem nenhuma consciência social, defensor dos mais ricos e inimigo do povo. Infelizmente, um tipo bem em voga nos dias de hoje”, lamenta.

Na outra ponta do espectro emocional, Gustavo aparece na Record como Fábio, um senador romano de “Paulo, o Apóstolo”. “É um homem movido por amor, um professor de altruísmo e resignação. Um apaixonado absoluto. Aprendi muito com ele”, define. Na produção, ele atua ao lado de Michelle Batista, que interpreta Rode, esposa do personagem. E mesmo sendo uma figura de outro tempo, o papel trouxe identificações profundas. “Ele é longínquo em termos de época, mas muito atual em ter-

mos de sentimentos. O coração apaixonado bate igual, independentemente da época ou do local”, reflete Gustavo, que está em sua quinta produção na Record, onde diz adorar trabalhar. “O clima é maravilhoso e o nível dos profissionais é de primeira qualidade”, garante.

Nome completo: Gustavo Machado Urbano da Silva.

Nascimento: 16 de janeiro de 1973, no Rio de Janeiro.

Atuação inesquecível: Em “Olho de Boi”, filme de Hermano Penna, como Cirineu.

Interpretação memorável: Paulo José como Paulo no filme “Todas as Mulheres do Mundo”, de Domingos Oliveira, lançado em 1967.

Momento marcante na carreira: “Esse momento atual, com a exibição de dois trabalhos, no Globoplay e na Record. Este ano, lancei um longa-metragem que dirigi e protagonizei, chamado ‘A Voz Que Resta’, um projeto muito especial. Também sou vocalis-

ta e letrista de uma banda de rock autoral, A Baderna Baila, e lancei meu primeiro romance, ‘Mordido’, além de estar terminando de criar o espetáculo ‘Duelos Consigo’, de poemas e canções 100% autorais”.

O que falta na televisão: “Um protagonista de novela”.

O que sobra na televisão: “Programas policiais”. Com quem gostaria de contracenar: Fernanda Montenegro.

Se não fosse ator, seria: Cantor.

Ator: Joaquin Phoenix.

Atriz: Fernanda Torres.

N ovela: “Que Rei Sou Eu?”, escrita por Cassiano Gabus Mendes e exibida originalmente pela Globo em 1989.

Vilão: Coringa, vivido por Jack Nicholson no filme “Batman”, de Tim Burton, lançado em 1989.

Personagem mais difícil de compor: Paulo, do filme “A Voz Que Resta”.

inside / Lucas Drummond dá

vida a médico em série da HBO Max

sobre a epidemia de Aids

Arte urgente

Para Lucas Drummond, interpretar Wes em “Máscaras de Oxigênio (Não) Cairão Automaticamente”, da HBO Max, foi uma experiência de entrega total. Na pele de um dermatologista norte-americano que se envolve com o protagonista interpretado por Johnny Massaro, ele mergulhou em um período doloroso da história – o início da epidemia de Aids, ainda nos anos 1980. “Poderia ter sido eu, se eu tivesse vivido naquela época. Muitos homens gays morreram para que nós tivéssemos a liberdade e os direitos que temos hoje”, reflete. A produção, com cinco episódios e direção de Marcelo Gomes, estreia no dia 31 de agosto na plataforma HBO Max.

Com todas as suas cenas ambientadas nos Estados Unidos, o trabalho exigiu domínio do idioma inglês. “Foi um projeto que me desafiou. O personagem é norte-americano, os diálogos são todos em inglês”, adianta. A seleção para o elenco veio de forma inesperada. “Em 2023, eu vi uma chamada no perfil dos produtores de elenco Cibele Santa Cruz e Júnior Prado, em busca de atores americanos ou ingle-

ses que morassem no Brasil. Apesar de não ser de nenhuma dessas nacionalidades, meu inglês é praticamente nativo. Morei um tempo nos Estados Unidos”, conta.

A série acompanha Fernando, personagem de Johnny Massaro, um comissário de bordo soropositivo que decide contrabandear AZT para o Brasil, medicamento então proibido no país. É Wes, vivido por Lucas, quem fornece as receitas para que Fernando consiga comprar o remédio. “Ele inclusive é uma das pessoas que conscientiza o Fernando sobre a seriedade da Aids”, explica. O ator destaca a importância social dos assuntos retratados. “Apesar dos recursos que a gente tem hoje, seja na prevenção ou tratamento, as pessoas que vivem com HIV ainda enfrentam muito preconceito. Por isso, é fundamental que este tema seja discutido na indústria cultural”, avalia.

Para compor o personagem, Lucas aprofundou ainda mais os estudos sobre o assunto. “Eu já havia lido bastante. Mas busquei referências na literatura, no teatro e no próprio audiovisual”, diz. Ele cita como inspirações as peças “Um Coração

Normal”, de Larry Kramer, e “Angels in America”, de Tony Kushner, além das séries “It’s a Sin” e “Pose”. “Acho fundamental falar sobre isso para combatermos o estigma que esse vírus ainda carrega”, defende.

Além da série, o ator está prestes a viver outro marco na carreira. Ele protagoniza o filme “Apenas Coisas Boas”, de Daniel Nolasco, com estreia prevista para 2026. “O primeiro longa-metragem como protagonista é sempre um momento importante na car-

reira de um ator. Fiquei ansioso para, finalmente, poder compartilhar este trabalho, do qual tenho tanto orgulho, com o público”, afirma. A história se passa em Catalão, interior de Goiás, em 1984, e acompanha o caubói Antônio, interpretado por Lucas, que vive isolado até conhecer Marcelo, personagem de Liev Carlos. “Talvez ele nunca tenha vivido um romance. Isso muda quando ele encontra o Marcelo na estrada, e os dois acabam se apaixonando”, resume.

Bastidores

/ Dividida em duas partes, sucesso “Além do Tempo” completa 10 anos

De outras vidas

Dividir a trama em duas fases complementares é uma tática comum dos autores de novelas. No entanto, há exatos 10 anos, Elizabeth Jhin queria levar isso a outro patamar com “Além do Tempo”. Folhetim atualmente reprisado no Globoplay Novelas, a produção inovou ao fazer da primeira fase não apenas um prólogo, mas uma novela completa, com início, meio e fim. E após 87 capítulos, a trama fez a passagem para a segunda fase. “Minhas novelas sempre eram contemporâneas e, eventualmente, olhavam para o passado para justificar as atitudes dos personagens. Não quis reutilizar essa fórmula. Meu intuito foi criar duas tramas em uma, onde as vivências anteriores acabaram por interligar e definir os personagens na parte dois”, conceitua a autora.

A primeira parte se passa no Século XIX, na fictícia cidade de Campo Bello, e retrata a história de amor de Lívia e Felipe, papéis de Alinne Moraes e Rafael Cardoso. De origens sociais distintas, ela é uma jovem humilde que foi obrigada a viver no convento pela própria mãe, a sofrida Emília, de Ana Bea-

triz Nogueira. Já ele é um nobre Conde, sobrinho-neto da poderosa Condessa Vitória, e está às vésperas de subir ao altar com a bela e maliciosa Melissa, personagens de Irene Ravache e Paolla Oliveira. “Estava há um tempo distante das novelas e o convite para viver a Lívia me pareceu tão instigante e curioso pelo fato de ter de construir duas personagens. Na primeira fase, a Lívia era uma jovem de 19 anos, muito ingênua e insegura. Na fase contemporânea, a Lívia surge mais dona de si. Entre semelhanças e diferenças, a versão mais nova do papel dependia das situações vividas nos primeiros capítulos. Foi um processo de trabalho longo e intenso”, relembra Alinne.

A segunda fase se desenvolve na interiorana Bela Rosa. É nesse ambiente que a autora propõe um ajuste de contas entre os personagens. Como se fosse possível ter outra chance para resolver complexos casos amorosos e desejos de outras vidas, cerca de 150 anos depois, Felipe agora está casado e tem um filho com Melissa e acaba conhecendo – ou reconhecendo – Lívia em um encontro casual. “A vida de todos estava bem normal, até que essa troca de olhares

fulminante traz todo o sentimento à tona. É uma história forte e lúdica”, defende Rafael Cardoso. Além do trio protagonista, outras fortes ligações da trama foram retomadas de forma dramática, como a relação entre Vitória e Emília. Antes rivais, na fase dois da trama elas surgem como mãe e filha. “A Amélia não quis mais saber de ser boazinha. Ela se tornou revanchista e tem uma péssima relação com a mãe”, resume Nogueira. Apenas duas semanas separaram o fim das gravações da primeira parte da novela e o início dos trabalhos para a segunda. Diretor de “Escrito nas Estrelas” e “Amor Eterno Amor”, tramas anteriores de Jhin, Rogério Gomes foi um dos maiores entusiastas do novo formato elaborado pela novelista. No entanto, o diretor afirma que teve de se desdobrar para garantir que

ambas as fases tivessem a mesma qualidade técnica. “A equipe pensou de forma dupla a novela inteira. Tivemos de dividir o espaço de estúdio e cidade cenográfica que a Globo separa para uma novela tradicional. Além de ficar de olho nos gastos de pré e pós-produção. Não foi fácil, mas acho que a resposta do público e da crítica indicaram que fizemos um bom trabalho”, acredita Gomes. Feliz com a estética e as escolhas de ambas as fases, Elizabeth Jhin sabe que sua ideia deu trabalho para a produção, mas sinaliza que, muito mais do que subverter o formato, sua trama estava a serviço da mensagem. “A novela mudou, se atualizou, mas não perdeu o clima romântico. Afinal, o que importava mesmo em ‘Além do Tempo’ era a história de amor”, ressalta Jhin.

Zapping

Mundo inédito

por Caroline Bor G es

Nos palcos

> Jean Paulo Campos é um dos reforços da nova temporada de “Rensga Hits!”, original Globoplay. Na produção sertaneja, ele vive Pedro, ator escolhido para viver Theo, de Sidney Santiago, na peça musical sobre o cantor e sua irmã, Thamy, interpretada por Jeniffer Dias. “Foi fantástico entrar para a série. Logo de início, todo mundo nos abraçou (eu e Fanieh) de uma forma incrível, e isso facilita muito para conseguirmos entrar no personagem. Me diverti demais em todo o processo. Foi um tempo curto, mas pareceu ainda mais curto de tão legal que foi toda a gravação. E essa é a primeira vez que estou fazendo um personagem que é ator. Então, essa foi a grande novidade para mim”, destaca Jean, que também pode ser visto em “Dona de Mim”.

Sala de encontros

Maya Dias tem tido bons reencontros nos estúdios de “Êta Mundo Melhor!”. A atriz, que vive Denguinho na obra de Walcyr Carrasco e Mauro Wilson, volta a contracenar com larissa Manoela. as duas estiveram juntas no musical “a Noviça Rebelde”.

Previsão de estreia

o filme “o Filho de Mil homens”, original Netflix, tem previsão de estreia para 2025. a produção contará com Rodrigo santo no papel principal e direção de Daniel Rezende.

Clássico e nostalgia

o Multishow voltará a exibir os seriados “Chaves” e “Chapolin”. as produções mexicanas estreiam no dia 4 de agosto.

Dose dupla

No ar em “Êta Mundo Melhor!”, Castorine também poderá ser vista na televisão fechada. a atriz está no elenco do seriado “Volte sempre”, do Multishow. a produção de humor estreia na próxima segunda, dia 21.

Produção nacional

a série “Tarã” tem estreia prevista para o segundo semestre de 2025. estrelada por Xuxa Meneghel, a produção ainda conta com angélica, bruno Garcia e Fafá de Belém no elenco.

Jornada dupla

Bruna Marquezine seguirá assinando a direção de cena da nova temporada de “Amor da Minha Vida”, original Disney+. Ainda sem data de estreia prevista, a produção também conta com Sergio Malheiros e Danilo Mesquita no elenco.

Catálogo

a trama de “Fera Ferida” chega ao Globoplay no próximo dia 28. originalmente exibida em 1993, a novela contou com Tarcísio Meira, lucinha lins e edson Celulari no elenco.

Sempre atenta

Ramille é uma profissional atenta. A atriz, que está no elenco de “Vale Tudo”, valoriza bastante as trocas profissionais com o diretor Paulo Silvestrini e a autora Manuela Dias. Na trama das nove, ela vive a decidida Fernanda, que foi originalmente interpretada por Flavia Monteiro na primeira versão. “Tenho escutado muito a Manu e o Paulo. e também pego algumas características com a preparadora de elenco. Isso permite que a personagem tenha muitas camadas”, aponta. Além de “Vale Tudo”, Ramille também viveu um dos papéis centrais da última temporada de “encantado´s”, que foi ao ar na Globo.

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.