De Fato

Page 1


Jornal de Fato

Tarifaço ameaça 4 mil empregos na indústria salineira

>> Estados Unidos respondem por 47% de todos os negócios que a indústria salineira do Rio Grande do Norte tem com o exterior. A taxação de 50%, que entrará em vigor no dia 1 º de agosto, afetará 70% da produção potiguar

Mossoró 1

OPINIÃO

>> Era uma vez um escritor, uma editora e

CÉSAR SANTOS

>>

MARCOS

>>

MOVIMENTO

Servidores Públicos de Mossoró realizam Dia de Luta para cobrar Prefeitura

Movimento nesta quarta-feira é parte da pressão para que a gestão do prefeito Allyson atenda reivindicações das categorias

3

SEGURANÇA

Rio Grande do Norte registra queda de 35% em casos de Roubos a residências

Governo do Estado atribui queda de crimes a investimentos em segurança pública, como ações de policiamento e reforços nas ruas

ESPORTE

Prefeitura publica edital e ignora que Estádio Nogueirão está sub judice

Edital prevê a escolha de uma empresa para construir o novo Nogueirão. No entanto, o estádio está em disputa jurídica

Lula Marques - Agência Brasil

ESPAÇO JORNALISTA MARTINS DE VASCONCELOS

ERA UMA VEZ UM ESCRITOR, UMA EDITORA

THIAGO GONZAGA

Escritor e pesquisador da Literatura Potiguar thiagokats@hotmail.com

Escritor, publicitário, jornalista, editor e ativista cultural, o natalense Carlos Fialho já comentou em diversas entrevistas que, na sua juventude, era leitor assíduo de cronistas como Luis Fernando Verissimo, Mario Prata, Antonio Prata, dentre outros; por isso acreditamos ser assim tão grande a sua paixão pela crônica.

Discorreremos a seguir um pouco sobre esse importante escritor contemporâneo que está em plena comemoração dos vinte anos de lançamento do seu primeiro livro Verão Veraneio –Crônicas de uma Cidade Ensolarada , publicado em 2004, pela, então, recém-criada editora Jovens Escribas.

De acordo com o Dicionário de Escritores do Rio Grande do Norte , de Conceição Flores, Carlos Henrique Dias Fialho nasceu em Natal, no final dos anos 70. Estudou no Colégio Nossa Senhora das Neves, e foi lá que se apaixonou primeiramente pelos quadrinhos, lendo revistas diversas até iniciar-se na leitura de livros indicados pelos bons educadores que teve.

Carlos Fialho fez Jornalismo, Publicidade & Propaganda, cursou especialização no Rio de Janeiro; estudou nos Estados Unidos e na Espanha, trabalhou com Publicidade e Marketing Político a serviço de várias agências. Em 2004, fundou com amigos a Editora Jovens Escribas, atual Escribas Editora, que já

De Fato com e

Redação:

publicou numerosos livros desde então.

Autor de diversos livros, entre eles: É Tudo Mentira – Histórias Inverídicas de um Autor Falso e Fingido (2006), Mano Celo – O Rapper Natalense (2009), Crônicas na Escola (2016), todos pela Editora Escribas. Participou de várias coletâneas de contos e escreve para diversos veículos de comunicação.

Organização: Clauder Arcanjo

clauderarcanjo@gmail.com

livro A Noite Que Nunca Acaba , contendo histórias fantásticas de assassinato e o relato impressionante de uma epidemia zumbi, com graves consequências na sociedade da cidade imaginada pelo autor. Tudo isto, e muito mais, numa linguagem coloquial permeada de gíria, extremamente criativa.

Em 2018, publicou o segundo volume de Crônicas na Escola , coletânea de textos com estilo leve, numa linguagem simples, atualizada e ideal para ser trabalhada em sala de aula. Em 2019, Carlos Fialho, juntamente com a escritora Clotilde Tavares, foi convidado para participar do projeto “Arte da Palavra”, promovido pelo Sesc-RN, pelo qual deu palestras em todo o Brasil para estudantes e leitores, incentivando o gosto pela leitura.

convidado

Em 2011, a editora iniciou o “Ação Leitura”, projeto que leva a literatura para o grande público, sobretudo alunos de escolas públicas. “A ideia era realizarmos um projeto que pudesse incentivar a leitura nas escolas através de uma mensagem simples: ler pode ser muito divertido. Para isso, pesquisamos bastante e desenvolvemos uma metodologia que já dá certo em outros lugares do Brasil. Os resultados têm sido atestados pelos professores das escolas como muito bons. Para nós (eu e os outros autores amigos que temos participado da AÇÃO SESC DE LEITURA), é a coisa mais gratificante que fizemos em 10 anos de editora” – nos disse o autor em uma entrevista para o livro Impressões Digitais – Escritores Potiguares Contemporâneos, Vol. 2 (CJA Edições, 2014).

As crônicas de Carlos Fialho são elaboradas, na maioria das vezes, com base no cotidiano,

sobretudo o natalense, e a sua grande marca é o humor, a ironia, a irreverência. Sobre um livro dele, já referido, É Tudo Mentira , tivemos oportunidade de fazer um artigo para um congresso de literatura e o publicamos no livro Presença do Negro na Literatura Potiguar e Outros Ensaios (CJA Edições,2014).

Reconhecemos a importância do risível na obra de Carlos Fialho e mais especificamente no que diz respeito à comicidade. A obra do escritor se compromete dentro da sua perspectiva, em criar uma realidade cômica, engraçada, imaginada em fatos do cotidiano. Uma verdade “mentirosa” ou uma mentira “verdadeira”, que chega a beirar o ridículo. Certas passagens

das crônicas são impagáveis: como se sabe, tudo aquilo que está fora de moda, tudo aquilo que não segue normalmente os padrões convencionais torna-se ridículo, engraçado e cômico. Algumas de suas crônicas são verdadeiras fontes de comicidade, que misturam verdade com mentira e vice-versa.

Em outro livro, de sua autoria, Uns Contos de Natal (2011), Carlos Fialho apresenta duas histórias, divididas em duas partes cada. Mas, segundo ele, ficou uma sensação de que as narrativas estão inacabadas. Ambas precisavam de um desfecho. Esse livro mereceu um ensaio na obra Alguns Escritores Potiguares (CJA Edições, 2014), do escritor Chumbo Pinheiro.

centivando

No período da póspandemia, o escritor lançou outro livro de crônicas bem-humoradas, Não peça nudes, papai! , e ainda trabalhou em um megaprojeto de reedições de diversos livros de autores norte-rio-grandenses, dentre eles, Nei Leandro de Castro, Patrício Junior, Bea Madruga e Octávio Santiago.

No próximo sábado, 19 de julho, a partir das 16 horas, na Praça de Eventos Cláudio Porpino (Praça do Gringo’s), Carlos Fialho e sua turma vão celebrar todos esses anos de trajetória e convidam amigos e o público em geral para participar.

Em 2016, Fialho publicou o Serviço:

20 anos da Escribas Editora

Data: 19 de julho de 2025 (próximo sábado) Horário: A partir das 16h Local: Praça de Eventos Cláudio Porpino – Ponta Negra – Natal/RN Atrações do evento: Clotilde Tavares e Pablo Capistrano, DJ Samir, Júlio Lima e Diego Francisco, DJ Papel e lançamentos de livros da Editora.

: (84) 99956-4810

ciou o “Ação Leitura”, projeto

Allyson usou máquina pública para se reeleger, afirma MP Eleitoral

COM PROVAS / Procuradora regional eleitoral emite parecer pela cassação de mandato do prefeito de Mossoró

da redação

Para o Ministério Público Eleitoral do Rio Grande do Norte (MPE-RN), o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União Brasil), beneficiouse da máquina pública para renovar o mandato nas eleições 2024. O uso excessivo do dinheiro público, principalmente para bancar a mídia favorável, desequilibrou a disputa municipal em favor do chefe do Executivo.

O diagnóstico, sustentado por provas robustas, justifica o parecer da procuradora regional eleitoral Clarisier Azevedo Cavalcante Morais pela cassação do mandato de Allyson Bezerra e do vice-prefeito Marcos Medeiros Bezerra (PSD).

O futuro do prefeito, que é pré-candidato a governador, está mãos dos juízes do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN). Não há previsão de quando o processo será pautado para julgamento em plenário.

O parecer da procuradora, protocolado eletronicamente na segunda-feira, 14, refere-se ao recurso eleitoral nº 0600127-80.2024.

6.20.0033. Clarisier Azevedo opina pela reforma parcial da sentença de primeiro grau, que havia rejeitado a cassação de Allyson, mas admitido os excessos cometidos pela campanha do candidato à reeleição.

A procuradora sustenta que houve uso excessivo da máquina para pagar, com dinheiro público, produção de material na mídia em fa-

vor da candidatura de Allyson. Segundo o documento, o volume de postagens e o alcance de perfis e sites ligados à campanha geraram “claro desequilíbrio da disputa eleitoral”, favorecendo a construção de uma imagem positiva do prefeito junto ao eleitorado. “O conjunto probatório comprova que os investigados (Allyson e Marcos) foram os beneficiários do uso excessivo da internet, o que comprometeu objetivamente a igualdade de condições entre os concorrentes”, diz um trecho do documento.

A procuradora Clarisier Azevedo, em entrevista ao Diário do RN, edição desta terça-feira, 15, detalhou os fundamentos da sua manifestação. “Foram vários fundamentos fáticos e jurídicos. Em alguns casos, eu entendi que havia elementos suficientes. Em outros, entendi que houve cerceamento de defesa, como no caso do pedido de quebra de sigilo ban-

cário que foi indeferido”, explicou.

Sobre a possibilidade da Justiça Eleitoral de segundo grau acatar o pedido de cassação de mandato de Allyson, a procuradora disse: “Por um dos fundamentos, eu entendi que havia provas suficientes. Tem outros que afastei. O parecer agora vai ao TRE, que vai julgar se acolhe o recurso. Se acolher o mérito, pode haver a cassação. Se acolher apenas a preliminar, o processo volta para o primeiro grau.”

O MP Eleitoral mão tem dúvidas que houve clara instrumentalização da mídia em favor da promoção da candidatura de Allyson e o seu conhecimento quanto à propagação de conteúdo em seu benefício.

“Embora não tenha sido possível demonstrar a extrapolação de limite de gastos com publicidade institucional ou o desvio de recursos públicos no seu implemento, dada a já abordada limitação

Campanha de Allyson teve contas desaprovadas na 34ª Zona Eleitoral

Em março deste ano, o prefeito Allyson Bezerra e o vice-prefeito Marcos Bezerra Medeiros tiveram as contas de campanha desaprovadas pela Justiça Eleitoral e foram condenados a devolver R$ 420 mil, que correspondem a 12,40% do total de despesas apresentadas

pela campanha eleitoral de 2024. Eles recorreram.

A decisão assinada pela juíza Cinthia Cibelle Diniz de Medeiros, da 34ª Zona Eleitoral da Comarca de Mossoró, abriu caminhos para partidos adversários contestarem o resultado das eleições.

Várias irregularidades foram apontadas pela magistrada, com base no parecer de órgão técnico da Justiça Eleitoral. A decisão da magistrada aponta entre outras coisas: - Descumprimento do prazo para envio de dados relativos aos relatórios fi-

probatória, o fato é que as postagens favoráveis divulgadas em rede social, com amplitude de perfis de largo alcance social, demonstram a construção de uma imagem politicamente favorável dos investigados junto ao eleitorado”, diz o parecer, para afirmar que essa conduta “contribuiu para o reforço de sua visibilidade em ambiente de disputa eleitoral, revelando a gravidade da conduta, com claro desequilíbrio da disputa eleitoral (aspecto quantitativo).”

A partir de agora, as atenções se voltam para o plenário do TRE-RN, que pode julgar o recurso com base no parecer do Ministério Público. Entre as possibilidades de decisão do pleno estão a manutenção da sentença original, que manteve Allyson no cargo; a cassação do mandato e convocação de novas eleições; ou devolver o processo à Zona Eleitoral de Mossoró para novo julgamento com reabertura da instrução.

nanceiros de campanha; - Ausência de comprovação de despesas com pessoal, atividades de militância e mobilização de rua, publicidade por carro de som, cessão ou locação de veículos e eventos e promoção da candidatura; - Não comprovação de despesas com produção de jingles.

De acordo com a decisão da juíza Cinthia Cibelle, as irregularidades comprometem a transparência e a confiabilidade das informações prestadas.

Juiz Cláudio Mendes rejeitou pedidos de cassação em Mossoró

Allyson Bezerra e Marcos Medeiros Bezerra tiveram melhor sorte na Justiça Eleitoral de primeiro grau, em Mossoró. Em maio deste ano, o juiz Cláudio Mendes Júnior, da 33ª Zona Eleitoral, rejeitou duas ações que pediam a cassação dos mandatos do prefeito e do vice-prefeito Marcos Medeiros. As ações, por supostos abusos de poder político, econômico e midiático nas eleições municipais de 2024, foram movidas por adversários derrotados no último pleito. Uma delas é assinada por Lawrence Amorim (PSDB) e Carmem Júlia (MDB), candidatos a prefeito e vice, e a outra foi apresentada pela coligação de Genivan Vale (PL). Os autores alegaram que a Prefeitura de Mossoró teria utilizado recursos públicos, por meio de contratos de publicidade institucional e parcerias com influenciadores digitais, para promover indevidamente a imagem do prefeito durante o período eleitoral.

Entre as acusações, estão possíveis irregularidades na contratação de blogueiros, divergências nos valores pagos conforme os dados do Portal da Transparência e do Tribunal de Contas do Estado (TCE), além da suspeita de uma rede de impulsionamento

de conteúdo financiada com verba pública.

O Ministério Público Eleitoral chegou a identificar indícios de irregularidades e solicitou novas diligências, incluindo a quebra de sigilo bancário de três empresas de publicidade e o envio de dados complementares pelo TCE. No entanto, o juiz Cláudio Mendes indeferiu os pedidos, argumentando que “nulidades precisam ser demonstradas” com fundamentos jurídicos consistentes, o que, segundo ele, não se verificou nos autos.

Durante a instrução processual, testemunhas foram ouvidas e documentos analisados. Embora o magistrado tenha reconhecido contradições nos dados apresentados pelas partes acusadoras, concluiu que não havia provas concretas de que os atos apontados comprometeram a lisura do processo eleitoral.

A defesa do prefeito alegou que todos os contratos foram firmados dentro dos limites legais e que os conteúdos publicados por influenciadores tinham caráter pessoal, sem vínculo formal com a campanha. Também ressaltou que os gastos de campanha foram declarados e obedeceram às normas eleitorais.

Prefeito Allyson Bezerra será julgado pelo Tribunal Regional Eleitoral do RN
Reprodução

Penas a Bolsonaro podem chegar a 43 anos de reclusão

JUSTIÇA / Entre outras acusações, o ex-presidente responde por tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito

Oex-presidente do Brasil, Jair Messias Bolsonaro (PL), caso seja condenado, as penas podem chegar a 43 anos de reclusão. Nesta terça-feira, 15, a Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) a condenação do exchefe da Nação pelos crimes de tentativa de golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e organização criminosa. Bolsonaro nega todas as acusações.

Em caso de condenação, a Primeira Turma vai definir qual será o tamanho da pena de Bolsonaro, levando em consideração fatores como idade, antecedentes, entre outros.

Em junho, durante interrogatório no Supremo, o ex-presidente da República negou que tenha feito parte da organização da trama golpista. Ele afirmou ainda que “a questão da desconfiança, suspeição ou crítica às urnas [eletrônicas] não é algo privativo” dele.

A PGR pediu a condenação pelos seguintes crimes:

- Organização criminosa armada: pratica o crime quem lidera organização de quatro ou mais pessoas, estruturalmente ordenada, com uso de armas, caracterizada pela divisão de tarefas, e que tem o objetivo de cometer crimes;

- Tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito: acontece quando alguém tenta “com emprego de violência ou grave ameaça”, abolir o Estado Democrático de Direito, impedindo ou restringindo o exercício dos poderes constitucionais;

- Golpe de Estado: fica configurado quando uma pessoa tenta “depor, por meio de violência ou grave ameaça, o governo legitimamente constituído”;

Ex-presidente Jair Bolsonaro teve pedido de condenação apresentado pela PGR

- Dano qualificado pela violência e grave ameaça: ocorre quando alguém age para destruir, inutilizar ou deteriorar o patrimônio da

União, com considerável prejuízo para a vítima;

- Deterioração de patrimônio tombado: o crime fica caracterizado quando

alguém age para destruir, inutilizar ou deteriorar bem especialmente protegido por lei, ato administrativo ou decisão judicial.

Se BolSonaro for condenado, aS penaS São:

- organização criminosa armada: 3 anos (mínima) a 8 anos (máxima) – pode chegar a 17 anos, com os agravantes;

- Tentativa de abolição violenta do estado de direito: 4 anos (mínimo) a 8 anos (máximo);

- Golpe de estado: 4 anos (mínima) a 12 anos (máxima);

- dano qualificado pela violência e grave ameaça, contra o patrimônio da União, e com considerável prejuízo para a vítima: seis me-

ses (mínima) a 3 anos (máxima);

- deterioração de patrimônio tombado: um ano (mínima) a 3 anos (máxima).

- embora a pena máxima possa passar de 40 anos, se Bolsonaro for condenado, ele não ficará todo esse tempo na prisão.

- o período total de reclusão depende de variáveis, como comportamento, primariedade e trabalho ou estudo no estabelecimento penal.

Onde Bolsonaro pode cumprir pena caso seja condenado?

A defesa de do ex-presidente Jair Bolsonaro não está muito otimista com a possibilidade do Supremo Tribunal Federal condenálo à prisão domiciliar. A justificativa para o tipo de cumprimento da pena é sustentada pela idade do réu, que está com 70 anos, e também pelo quadro de saúde cada vez mais complexo, com constantes

procedimentos cirúrgicos e internações. Segundo aliados, o político também não deve pedir para cumprir a pena em casa, fator que poderia “aliviar a pressão” sobre o STF e o ministro Alexandre de Moraes. Se ficar preso em uma unidade militar, por exemplo, os bolsonaristas teriam mais argumentos para inflar a

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

FRANCISCO NEVES DE BRITO NETO, brasileiro, divorciado, presidente do SINDICATO

INTERMUNICIPAL DOS TRABALHADORES NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL EM GERAL, LEVE E PESADA, INDÚSTRIA E PRODUTOS DE CIMENTO, PRÉ-MOLDADOS, CONCRETOS, BRITAS, BRITADOR, CAL E GESSO, CONSTRUÇÃO DE EDIFÍCIOS, OBRAS DE INFRAESTRUTURA E SERVIÇOS ESPECIALIZADOS PARA CONSTRUÇÃO, PARQUES EÓLICOS E SOLARES DE MOSSORÓ E REGIÃO OESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - SINTRACOM/ RN. C.N.PJ. 08.279.283/0001-64, no uso de suas atribuições legais, de conformidade com o que determina O ART. 27 – PARÁGRAFO PRIMEIRO DO ESTATUTO EM VIGOR, CONVOCO os três associados deste sindicato, abaixo, escolhidos em Assembleia Geral da categoria, realizada no dia 13 de Julho de 2025, AS 09:00, conforme ata lavrada e arquivada nos arquivos do sindicato, a fim de constituírem a

O NOTÁRIO E REGISTRADOR PÚBLICO DO CARTÓRIO ÚNICO DE PORTALEGRE/ RN, faz saber, com base no Art. 216-A da Lei 6.015/73 e Provimento 145 da Corregedoria Geral do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte/RN, que foi protocolizado PEDIDO DE RECONHECIMENTO DE USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL. SOLICITANTE: Sra GERLANE MARIA DE MEDEIROS MAGALHÃES, brasileira, solteira, agricultora, pessoa física, inscrita no CPF nº 671.410.484-72, portadora da Cédula de Identidade RG nº 001.070.716 SSP/RN, natural de Portalegre-RN, nascida em 20/01/1968, filha de Paulo de Magalhães Freitas e Laurides de Medeiros Freitas, residente e domiciliada no Sítio São Luís, Zona Rural, Portalegre/RN, CEP 59.810-000. IMÓVEL: O IMÓVEL RURAL DENOMINADO SÍTIO MATURI, SITUADO NO MUNICÍPIO DE PORTALEGRE/RN, MEDINDO ÁREA TOTAL: 135.651,88M2 - ÁREA HA = 13,5651 HECTARES. Com as seguintes características e confinantes: NORTE – do Ponto P01 ao P17 com a distância de 295,54m, limita-se com a via Pública Estrada Carroçal de São Gonçalo; SUL - do Ponto P24 ao P35 com a distância de 683,58m, limita-se com o Terreno do Sr. José de Souza Simplício; LESTE - do Ponto P37 ao P38 com a distância de 625,63m, limita-se com o Terreno do Sr. Antônio de Magalhães Freitas e do Ponto P38 ao P01 com a distância de 469,14m, limita-se com o Terreno da Sra. Maria do Socorro de Freitas Rêgo; OESTE - do Ponto P17 ao P24 com a distância de 390,75m, limita-se com o Terreno do Sr. Antônio Marcelo Diógenes Rêgo. Conforme o Art. 9 do Provimento 145-Corregedoria Geral do TJ/RN, ficam terceiros eventualmente interessados cientes da tramitação do procedimento acima, podendo manifesta-se no prazo de 15 (quinze) dias.

Portalegre-RN, 15 de Julho de 2025.

Maria Bernadete Nunes Rêgo Gomes Oficiala do Registro de Imóveis

O NOTÁRIO E REGISTRADOR PÚBLICO DO CARTÓRIO ÚNICO DE PORTALEGRE/ RN, faz saber, com base no Art. 216-A da Lei 6.015/73 e Provimento 145 da Corregedoria Geral do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Norte/RN, que foi protocolizado PEDIDO DE RECONHECIMENTO DE USUCAPIÃO EXTRAJUDICIAL.

SOLICITANTE: Sra. GERLANE MARIA DE MEDEIROS MAGALHÃES, brasileira, solteira, agricultora, pessoa física, inscrita no CPF nº 671.410.484-72, portadora da Cédula de Identidade RG nº 001.070.716 SSP/RN, natural de Portalegre-RN, nascida em 20/01/1968, filha de Paulo de Magalhães Freitas e Laurides de Medeiros Freitas, residente e domiciliada no Sítio São Luís, Zona Rural, Portalegre/RN, CEP 59.810-000. IMÓVEL: UM IMÓVEL RURAL, localizado na zona rural deste Município de Portalegre/RN, denominado SÍTIO LAGES, COM ÁREA TOTAL DE 24,0521 HECTARES, com a seguinte descrição deste perímetro no vértice P01, de coordenadas N 9.331.483,267m e E 611.177,261m; deste, segue confrontando com MANOEL DE PAIVA RÊGO, no azimute de 105°01'06", na distância de 546,589 m; até o vértice P02, de coordenadas N 9.331.341,630m e E 611.705,180m; no azimute de 106°29'35", na distância de 526,066 m; até o vértice P03, de coordenadas N 9.331.192,280m e E 612.209,600m; no azimute de 115°22'29", na distância de 620,149 m; até o vértice P04, de coordenadas N 9.330.926,523m e E 612.769,920m; deste, segue confrontando com SÍTIO FORQUILHA, no azimute de 200°26'40", na distância de 21,140 m; até o vértice E1V-P-0309, de coordenadas N 9.330.906,715m e E 612.762,536m; no azimute de 206°04'35", na distância de 123,073 m; até o vértice P06, de coordenadas N 9.330.796,170m e E 612.708,437m; deste, segue confrontando com ELPÍDIO DE LIMA JÚNIOR. Conforme o Art. 9 do Provimento 145-Corregedoria Geral do TJ/RN, ficam terceiros eventualmente interessados cientes da tramitação do procedimento acima, podendo manifesta-se no prazo de 15 (quinze) dias.

Portalegre-RN,15 de Julho de 2025. FRANCISCO GENILSON DAMASCENA Oficial Substituto do Registro de Imóveis.

base e criticar a corte, conforme noticiou a jornalista Bela Megale, de O Globo. Um pedido de prisão domiciliar — que precisa ser apresentado pela defesa após a condenação — estaria, nesse sentido, “chancelando a condenação” e esvaziando possíveis “discursos de inocência”. Ainda de acordo com a jornalista, integrantes do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) corroboram a percepção de que o estado de saúde de Bolsonaro será decisivo na aplicação da pena.

O Fundo Municipal de Saúde de Portalegre/RN, por intermédio da Comissão de Contratação designada pela Portaria nº 106/2024, torna público que, em atendimento as exigências da Lei nº 14.133/2021 c/c Decreto Municipal nº 713 de 21 de fevereiro de 2024, estará recebendo propostas e documentos de habilitação, bem como credenciamento para Realização de Procedimento Auxiliar de Credenciamento para Prestação de serviços laboratoriais especializados em Prótese Dentária, visando à confecção e entrega de próteses totais e/ou parciais removíveis aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) no Município de Portalegre/RN, conforme diretrizes da Política Nacional de Saúde Bucal nos termos da Lei Federal nº 14.133/2021. O Termo de Adesão ao Credenciamento e a Documentação de Habilitação deverão ser encaminhadas, EXCLUSIVAMENTE por meio eletrônico, através do Portal de Compras Públicas (www.portaldecompraspublicas.com.br), a partir do dia 16 de julho de 2025 às 08h00min.

O Edital e seus anexos encontram-se à disposição dos interessados nos sítios: www.gov.br/pncp, www.portaldecompraspublicas.com.br, www. portalegre.rn.gov.br, pedido pelo e-mail: licitportalegre@gmail.com ou na Sala de Licitações da Prefeitura Municipal de Portalegre/RN, sito a Rua José Vieira Mafaldo – 122 – Centro – Portalegre/RN – CEP.: 59.810-000, a partir da publicação deste Aviso. Portalegre/RN, 15 de julho de 2025. EUFRÁSIO DANTAS ROCHA JÚNIOR Comissão de Contratação Portaria nº 106/2024

Da Re Dação
Jornal de Fato
Agência Brasil

RN realiza I Festival do Queijo da Agricultura Familiar Potiguar

MERCADO / Evento vai contribuir para o desenvolvimento econômico da agricultura familiar, gerando renda e empregos

DA REDAÇÃO

Uma oportunidade pensada para fortalecer a agricultura familiar, impulsionar a cadeia produtiva do leite e derivados, e promover o turismo cultural e gastronômico. Com essa ideia nasceu o 1º Festival do Queijo da Agricultura Familiar Potiguar, que vai acontecer nos dias 18 e 19 de julho, no Mercado de Agricultura Familiar, em Natal.

A iniciativa partiu do Governo do RN, via Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf/RN) e Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater/RN).

O evento visa ser um espaço para agricultores familiares e consumidores interagirem, gerando novas oportunidades de negócios e parcerias. O festival vai apresentar práticas de produção, incentivando a melhoria contínua na qualidade e diversidade dos queijos potiguares. De acordo com o titular

da Sedraf/RN, Alexandre Lima, ao promover a comercialização e o consumo de queijos potiguares, o I Festival do Queijo almeja contribuir para o desenvolvimento econômico da agricultura familiar, gerando renda e empregos.

“A produção de queijos na agricultura familiar é parte da identidade cultural do Rio Grande do Norte. Nesse sentido, o governo estadual vem investindo fortemente na qualificação do setor, garantindo a sustentabilidade da produção familiar.”, explica o secretário.

Festival vai apresentar práticas de produção dos queijos potiguares

Programação completa:

18/7 (Sexta-feira)

– 10h – Abertura Oficial

– 10h as 19h – Exposição e Comercialização de Produtos da Agricultura Familiar – 14h as 16h45 – Evento Técnico (Palestras)

Painel: Caminhos do Queijo Artesanal: conhecer, legalizar e valorizar (Moderadora: Joadilza da Silva Bezerra)

Palestra 1 (14h as 14h45) – “Regularização de Queijeiras no RN”, com Guilherme Saldanha (Titular da Sape/RN)

Palestra 2 (14h50 as 15h35) – “Novas pesquisas na cadeia do queijo artesanal do RN: onde podemos inovar?”, com Adriano Rangel (Professor da UFRN)

Palestra 3 (15h40 as 16h25) – “Turismo rural pela rota do queijo Artesanal: onde nasce o sabor do queijo produzido no Triângulo Mineiro”, com Patrícia Freitas (Emater/MG)

Palestra 4 (16h25 as 16h45) – Debate, com mediação de Joadilza Bezerra (Consultora da JB Alimentos de Origem Animal)

– 15h – Fabricação de Queijo de Manteiga

– 15h as 18h – Concurso de Queijos da Agricultura Familiar

– 16h as 17h – Oficina de Harmonização, com Verlândia Morais (Queijista da Queijeira 504)

– 16h as 19h – Programação Cultural: Show de Nara Costa

19/7 (Sábado)

– 10h as 14h – Exposição e Comercialização de Produtos

– 10h – Fabricação de Queijo de Manteiga

– 10h as 12h – Evento Técnico (Palestras)

Painel: Regularização do Queijo Artesanal: o que diz a lei? (Moderadora: Tibério Souza)

Palestra 1 (9h as 9h40) – “Possibilidades de registro de estabelecimentos artesanais no RN”, com Danielly Avelino (Fiscal Agropecuária do Idiarn)

Palestra 2 (9h40 as 10h20) – “A lei Nivardo Melo e sua aplicação nas queijeiras artesanais”, com Samara de Melo (Fiscal Agropecuária do Idiarn)

Palestra 3 (11h as 11h40) – “Selo Arte e Queijo Artesanal” – Considerações do MAPA e “Aquisição do Selo Arte no RN”, com Rose de Aquino (Analista da Emater e Idiarn) e Sônia Nunes (Fiscal Agropecuária do Mapa)

Palestra 4 (11h40 as 12h) – Debate, com mediação de Tibério Clemente Rodrigues Souza (Fiscal Agropecuário do Mapa)

– 11h as 12h – Oficina Gastronômica com Queijos: Gastronomia regional, inovação e empreendedorismo, com Alexandre Dantas, Ana Lacerda e Leila Paiva (todos da Emater)

– 12h30 – Entrega de Prêmios e Encerramento

– 13h as 15h – Programação Cultural: Show de Zé Hilton

César Santos

cesar@defato.com

A LEI E A INTERPRETAÇÃO

Oprefeito Allyson Bezerra (União Brasil) usou a máquina pública em sua campanha pela reeleição em 2024? O Ministério Público Eleitoral afirma que sim. Daí, pede a cassação de mandato por abuso de poder. A coluna teve acesso ao conteúdo da ação e, de fato, as provas são robustas. Não resta qualquer dúvida, e o parecer da procuradora regional eleitoral Clarisier Azevedo Cavalcante Morais afirma isso, que Allyson usou o dinheiro público para potencializar a sua mídia eleitoral, desequilibrando a disputa pela Prefeitura de Mossoró. Para quem acompanhou a campanha de perto, o documento do MP Eleitoral não surpreende. Allyson usou a máquina de forma aberta e deliberada, não apenas para renovar o mandato, mas para ter uma votação recorde, como de fato teve. Não foi só isso. Durante a campanha, as denúncias se multiplicaram apontado que o prefeito estava usando o poder para eleger vereadores, bancando apoios a peso e valores absurdos. Dito isto, o leitor deve perguntar: o prefeito será cassado? A resposta é simples: se a Justiça aplicar a lei, sim, haja visto como não há menor dúvida do uso da máquina pública. Agora, do pleno do Tribunal Regional Eleitoral do RN qualquer coisa pode acontecer, inclusive, a não cassação do mandato de Allyson Bezerra.

...gerou claro desequilíbrio da disputa eleitoral”

CLARISIER AZEVEDO

Procuradora regional eleitoral sobre o uso do dinheiro público na campanha eleitoral de Allyson Bezerra em 2024

SIGILO...

O parecer da procuradora regional eleitoral Clarisier Azevedo, que pede a cassação do mandato de Allyson Bezerra, afirma que a justiça eleitoral em Mossoró prejudicou a “apuração da prática de conduta vedada”, ao negar a quebra de sigilo bancário de agências de publicidade e dos investigados.

...BANCÁRIO

Agora, o MP Eleitoral reforça o pedido ao TRE-RN para que o sigilo bancário das agências seja quebrado, acompanhado da realização de perícia contábil e financeira detalhada. Vale ressaltar que Allyson usou na campanha as mesmas agências que detém a conta publicitária do município.

MAIS UM

O ex-senador José Agripino Maia ganhou mais uma nas barras da Justiça. O TRF-5 o livrou da condenação de propina no caso OAS - Arena das Dunas. O Ministério Público Federal decidiu que não vai recorrer. Daí, Maia se livra de mais um caso de sua extensa lista de processos na Justiça.

NEY LOPES

1 2 3 4

O presidente da Câmara, Hugo Motta, pagou R$ 807,5 mil de salários a uma funcionária fantasma. Gabriela Pagidis, a beneficiada, trabalha em duas clínicas de fisioterapia de Brasília, mas aparece na lista do gabinete de Hugo.

Não se discute se o ex-presidente Bolsonaro será condenado ou não. A bolsa de aposta é sobre o tempo de prisão. Ou se ele cumprirá em quartel ou em casa. A sentença sairá antes dos fogos de artifícios do Réveillon 2026.

Voluntários da Neoenergia Cosern doaram 2.150 peças de roupas que serão distribuídas para instituições em todo o RN. Em Mossoró, contemplará a Fundação Casa do Caminho.

O trânsito já comprometido entorno da Estação das Artes Elizeu Ventania, devido a interdições para o festival Mossoró Sal & Luz. Evite transitar pelas imediações. O evento será aberto na sexta-feira, 18, e vai até dia 27. É notícia...

O ex-deputado Ney Lopes de Souza está em São Paulo para um check-up. Ele se submete a uma série de exames preventivos. Retorno ao estado previsto para terça-feira, 22. Daí, ele desfalca a nossa edição diária com a sua prestigiada coluna na página 3. Estará no batente na próxima semana.

JANTAR

Chega convite para o jantar de reconhecimento da trajetória vitoriosa de Sílvio Torquato na Secretaria do Desenvolvimento Econômico do RN. Ele recepcionará a classe empresarial e política na terça-feira, 22, no Hotel Holiday Inn, em Natal.

AVALIAÇÃO

Depois da tarifação deTrump, a aprovação do presidente Lula subiu de 47,3% em junho para 49,9% em julho, e a desaprovação desceu de 51,8% no mês passado para 50,3% agora. Os dados são pesquisa AtlasIntel/ Bloomberg divulgada nesta terça-feira, 15.

Divulgação

RN registra 284 casos e Estado destaca queda de 35%

Roubos a R esidências / Números divulgados ontem pela Secretaria de Segurança potiguar deu conta de ocorrências notificadas no primeiro semestre dos últimos seis anos

Quase 300 roubos a residências foram registrados no Rio Grande do Norte no primeiro semestre deste ano. Os dados divulgados nesta terça-feira (15) são da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SESED/RN). A pasta chamou atenção para uma queda de 35% no número de casos nos seis primeiros meses de 2025 em comparação com o mesmo período de 2024.

Segundo as estatísticas da Sesed disponibilizadas ontem referentes aos primeiros semestres dos últimos seis anos, foram 755 roubos a residências no RN em 2020; 824 em 2021; 670 em 2022; 475 em 2023; 438 em 2024; e 284 em 2025. A secretaria destacou que esse tipo de ação criminosa registrou uma considerável redu-

ção nos seis primeiros meses deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado.

“Os roubos a residências no Rio Grande do Norte di-

minuíram de 438 casos registrados em 2024 para 284 ocorrências em 2025, o que representa uma diminuição de 35,16%”, ressaltou a Sesed em material sobre o as-

Loja de manequins em Mossoró é destruída por incêndio

Fogo destruiu praticamente todos os materiais e ainda afetou estrutura do local

semana. O fogo destruiu praticamente todos os materiais do estabelecimento e ainda

Acolhendo parecer do Ministério Público Federal (MPF) da 5ª Região, a 7º Turma do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) manteve, por unanimidade, a condenação de um pastor evangélico e de uma professora em Mossoró por crime de trabalho análogo à escravidão. A sentença divulgada ontem pelo MPF afirma que o casal submeteu em sua casa, por mais de três décadas, uma mulher a jornadas exaustivas de trabalho e sem remuneração; e detalha que a vítima começou a trabalhar no local ainda adolescente, aos 16 anos. Proferido no último dia 3, o acórdão fixou as penas em três anos e nove meses e dois anos e 11 de meses de reclusão para o pastor e para a mulher, respectivamente; além do pagamento de multa.

afetou a estrutura do local.

Diante do ocorrido no último sábado (12), os proprietários do negócio tiveram que recorrer a uma campanha na internet por uma vaquinha on-line para poder retomar o comércio. Eles compartilharam em rede social imagens da loja antes e depois do incêndio; deram explicações sobre o ocorrido; e também falaram sobre a vaquinha virtual, que tem uma meta de R$ 20 mil, e até consulta feita pela reportagem na tarde desta terça-feira (15), marcava quase R$ 8.700.

sunto divulgado nesta terçafeira. O levantamento enfatiza que se levando em consideração a série histórica para crimes desta natureza, iniciada em 2020, o período

com mais assaltos a moradias aconteceu no primeiro semestre de 2021, quando 824 pessoas foram roubadas dentro de casa no estado.

“Neste recorte, a redu -

Guarda Civil anuncia medidas após vandalismo em praça de Mossoró

A Guarda Civil Municipal (GCM) anunciou nesta terça-feira (15) uma série de medidas após uma ação de vandalismo ter sido registrada em uma praça de Mossoró. Um vídeo com imagens do ocorrido circulou amplamente em redes sociais.

Com a repercussão do caso, ontem a GCM divulgou um vídeo institucional direto da praça onde se deu o fato no bairro Aeroporto e integrantes

Um detento foi encontrado morto dentro da cela onde estava custodiado, na madrugada desta terça-feira (15), na Penitenciária Agrícola dr. Mário Negócio, em Mossoró, região Oeste do Rio Grande do Norte. A informação é de que o preso foi identificado como Joseilton Katson da Silva Justo, de 28 anos de idade, natural da cidade de Assú. O relato é de que ele havia sido transferido da Cadeia Pública de Caraúbas para a unidade prisional de Mossoró há cerca de quatro dias. Até o fechamento desta edição, ainda não havia informações oficiais sobre as circunstâncias da morte. O corpo do apenado foi removido pela equipe do Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP) e passará por exames necroscópicos que deverão apontar a causa do óbito.

!Dados da Sesed apontam 755 crimes em 2020, 824 em 2021, 670 em 2022, 475 em 2023, 438 em 2024 e 284 em 2025; casos se referem ao 1º semestre de cada ano

ção da criminalidade foi ainda maior: - 65.53%”, pontuou a Sesed, detalhando o total de crimes de roubos a residências ocorridos no RN nos seis primeiros meses de cada ano, desde 2020, quando se iniciou a série histórica. O Governo do Estado atribui essa diminuição de casos a um alegado investimentos em medidas de segurança pública, como ações de policiamento ostensivo e preventivo.

da corporação falaram sobre ações de combate ao crime de vandalismo.

“Depredar o patrimônio público é tirar da população o acesso a espaços que são de todos”, asseverou o material de divulgação.

“Parquinhos, praças, escolas, entre outros equipamentos municipais… cada lugar vandalizado representa prejuízo para toda a cidade”, acrescentou o material, com falas de integrantes

da GCM, frisando que a corporação “está nas ruas protegendo o que é nosso, mas a principal força é a da população consciente e parceira”. O material enfatizou que cuidar de Mossoró é uma responsabilidade de todos e pontuou que é importante preservar o patrimônio e denunciar qualquer ato de vandalismo, pelos números 153 ou pelo WhatsApp: (84) 98631-7000. O vídeo com imagens do vandalismo na referida praça mostra imagens de um grupo de crianças e adultos supostamente depredando a estrutura do local recém-inaugurado.

Latrocida e homicida

Policiais civis da delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (dEAM) de Pau dos Ferros, em ação conjunta com a Polícia Civil do Ceará, deflagraram, na manhã desta terçafeira (15), a operação “Fronteira Cruzada”. durante a ação, foi cumprido na cidade potiguar de Encanto um mandado de prisão preventiva contra um homem de 28 anos, suspeito de envolvimento em crime de latrocínio. O suspeito, que seria integrante de uma facção criminosa oriunda do Rio deJaneiro, teria cometido, em março de 2025, um crime de latrocínio no município de Russas, no estado do Ceará. Além do latrocínio, ele também é investigado por homicídio, tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo e participação em organização criminosa.

Estado atribui queda de crimes a investimentos em segurança pública, como ações de policiamento
Trabalho escravo
Preso morto
Uma loja de manequins em Mossoró foi atingida por um incêndio neste fim de

Botafogo enfrenta Vitória e faz estreia oficial de Davide como técnico

BRASILEIRÃO / Duelo acontece nesta quinta, no Nilton Santos; Davide Ancelotti estreia no comando da equipe Vitor Silva cal, que os torcedores gostem. Quero representar os torcedores do Botafogo”, projetou.

Rio – Chegou a hora do técnico Davide Ancelotti fazer sua estreia oficial como técnico do Botafogo. Depois de ficar na beira do campo auxiliando Cláudio Caçapa no triunfo por 2 a 0 sobre o Vasco, ele foi regularizado no BID e comandará o time alvinegro nesta quarta-feira, 16, contra o Vitória, pela 14ª rodada do Brasileirão. O duelo acontecerá no Estádio Nilton Santos e terá início às 21h30.

Ainda em momento de adaptação com início de trabalho do novo treinador, o Botafogo chega cercado de expectativa para o confronto. A partida marca o retorno do Glorioso ao seu estádio.

A última vez que atuou diante da sua torcida foi no dia 4 de junho, quando venceu o Ceará, antes do Mundial de Clubes. O clube é o oitavo colocado, com 21 pontos, seis atrás de Cruzeiro e Flamengo, que ocupam as primeiras posições.

O Vitória passa por um momento turbulento na temporada e vai para seu segundo jogo sob o comando de Fábio Carille. Na última rodada, a equipe perdeu por 1 a 0 para o Internacional e ficou em situação complicada na zona de rebaixamento. Sem vencer há cinco jogos no Brasileirão, o Leão é o 18° coloca -

Palmeiras faz duelo caseiro contra o Mirassol

Após a participação no Mundial de Clubes, o Palmeiras retorna ao calendário nacional nesta quartafeira, 16. O time alviverde enfrenta o Mirasso l , no Allianz Parque, às 19h. A partida, válida pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro, será a primeira após a saída de Estêvão e o técnico Abel Ferreira será obrigado a fazer mudanças na frente. Uma vitória em casa pode colocar a equipe no G-4 da competição.

Estêvão deixou o Palmeiras a caminho do inglês Chelsea, campeão do Mundial e

do, com 11 pontos.

BOTAFOGO

O volante Gregore treinou normalmente com o restante do elenco e deve ser titular nesta quarta-feira. O jogador tem conversas em andamento com o AlRayyan, mas o Botafogo ainda não autorizou a transferência.

O empresário John Textor, dono da SAF do time de General Severiano, exige o pagamento da multa rescisória do camisa 26 à vista, mas o clube do Catar negocia um acordo parcelado. Enquanto as negociações continuam, ele segue nos planos da comissão técnica.

Davide Ancelotti não deve fazer mudanças e a tendência é que a escalação seja a mesma da última rodada. Apresentado oficialmente na segunda-feira, 13, o treinador afirmou que espera ver um time com coragem e personalidade, com um estilo de jogo que represente os torcedores dentro de campo.

“Os jogadores têm que representar os valores do Botafogo. O sistema pode mudar, mas temos que jogar com coragem e personalidade. Somos um time campeão. O Botafogo é muito grande e representa muita coisa. Tem que ser uma equipe que sabe ganhar de formas diferentes. Queremos jogar um futebol verti-

com quem estava negociado desde o ano passado. O atacante de 18 anos sai do Brasil como o artilheiro do time na temporada, com 12 gols em 38 jogos. A tendência é Abel continuar dando chances ao jovem Allan, cria das categorias de base, no ataque palmeirense.

Apresentado na segunda-feira, o atacante paraguaio Ramón Sosa chega para ser opção à saída de Estêvão. O jogador de 25 anos foi contratado junto ao Nottingham Forest, da Inglaterra, por R$ 89 milhões. Ele está regularizado e já pode estrear com a camisa alviverde.

Fora das atividades nos últimos dias, Mauricio e Piquerez treinaram com o restante do elenco nesta

Davide Ancelotti é filho do técnico da Seleção Brasileira, Carlo Ancelotti

segunda-feira e devem reforçar o Palmeiras. O meiaatacante passou por um procedimento no ombro direito, já previsto pela comissão técnica, enquanto o lateral-esquerdo está recuperado de uma cirurgia dentária. Em contrapartida, o zagueiro Murilo e lateral-direito Giay continuam no departamento médico e são desfalques. Com dois jogos a menos do que os adversários, o Palmeiras está na quinta posição com 22 pontos, a cinco do líder Flamengo. Como o Bahia, quarto colocado com 24, teve o duelo com o Internacional adiado, a equipe palmeirense pode entrar na zona de classificação para a Libertadores em caso de vitória no Allianz.

O zagueiro Bastos, que se recupera de uma cirurgia no joelho esquerdo, e o atacante Matheus Martins, em tratamento de uma lesão na coxa esquerda, são desfalques.

Prestes a ser anunciado como reforço para o restante da temporada, o meia Jordan Barrera já está treinando no CT Lonier, mas ainda não foi liberado para atuar. O Botafogo ainda acerta os detalhes finais da operação junto ao Junior de Barranquilla.

O provável time botafoguense será John; Vitinho, Kaio Fernando, Alexander Barboza e Alex Telles; Gregore (Allan), Marlon Freitas e Savarino; Artur, Arthur Cabral e Montoro.

VITÓRIA

O Vitória terá um importante desfalque para enfrentar o Botafogo. O volante Gabriel Baralhas recebeu o terceiro cartão amarelo na derrota para o Internacional e cumprirá suspensão automática.

Diante deste cenário, Ricardo Ryller, reserva contra o Colorado, deve ser utilizado e pode formar o meiocampo ao lado de Willian Oliveira e Ronald. Pepê também é opção.

Além de Baralhas, o Vitória não contará com o zaguei-

ro Lucas Halter, que está emprestado pelo Botafogo. O defensor fica fora por questão contratual e só jogaria se o Rubro-Negro pagasse R$ 1 milhão, o que não aconteceu. Edu é o favorito para substituir o atleta e fazer dupla com Zé Marcos. O Leão tenta acelerar o processo de regularização do meia Rúben Rodrigues, recém-contratado, para ter o jogador à disposição contra o clube carioca. O zagueiro Neris, em transição, e o lateral-esquerdo Jamerson, que se recupera de uma cirurgia no tornozelo direito, são desfalques.

Após o revés diante do Inter, o técnico Fábio Carille prometeu dedicação total do elenco e comentou sobre o que espera visando a sequência da temporada.

“Tem muita coisa para melhorar. Quero trabalhar algumas aproximações, ficar mais com a bola, fazer o adversário correr atrás de nós com inversões, com lado oposto. Vamos melhorar. A nação pode ter certeza, vamos nos apoiar porque vamos trabalhar forte para dar a melhor resposta”, disse, O provável time será Lucas Arcanjo; Raúl Cáceres, Edu, Zé Marcos e Maykon Jesus; Willian Oliveira, Ricardo Ryller (Pepê) e Ronald; Matheuzinho, Renato Kayzer e Lucas Braga (Osvaldo).

Santos recebe o Flamengo na Vila Belmiro

Santos e Flamengo se enfrentam nesta quartafeira, 16, pela 14ª rodada do Brasileirão. A partida será disputada na Vila Belmiro, com início marcado para as 20h.

Depois de quase um mês sem jogar pelo Brasileirão, o Santos está pronto para voltar a campo. O time ainda deveria ter jogado no último fim de semana, mas o clássico contra o Palmeiras foi adiado por causa da participação do rival no Mundial de Clubes da Fifa, nos Estados Unidos.

Durante essa pausa, o técnico Cleber Xavier aproveitou para ajustar o time, especialmente o se -

tor ofensivo. O Santos ainda fez um amistoso contra a Desportiva Ferroviária/ES, vencendo por 3 a 1, com gols de Neymar, Guilherme e Diego Pituca.

Agora, contra o Flamengo, o Peixe terá desfalques importantes: João Schmidt e Benjamín Rollheiser estão suspensos. Por outro lado, o time ganha reforços com o retorno de Willian Arão e Igor Vinicius.

O provável time deve iniciar com Gabriel Brazão, Aderlan, João Basso, Luan Peres, Escobar; Zé Rafael, Rincon, Barreal, Guilherme, Neymar; Deivid Washington.

No Flamengo, o centroavante Pedro não foi relacionado. O atleta vive uma crise após desentendimento com a diretoria e por último com o técnico Filipe Luís. Assim, Bruno Henrique segue como o “9” da equipe.

O rubro-negro deve começar com Rossi, Wesley, Léo Ortiz, Léo Pereira, Varela; Jorginho, Allan, Luiz Araújo, Bruno Henrique, De Arrascaeta; Plata Na tabela, o Santos aparece em 16º lugar, com 11 pontos, só uma posição acima da zona de rebaixamento. Já o Flamengo vem embalado após vencer o São Paulo por 2 a 0 na última rodada.

Prefeitura publica edital e ignora que Nogueirão está sub judice

IMPASSE / Isso para não gerar maior desgaste, visto que, há cinco anos, o prefeito Allyson Bezerra vem prometendo melhorias para o estádio, sem que as ações se concretizem

Marcos santos

Da Redação

APrefeitura de Mossoró publicou, no início desta semana, o edital de licitação para a construção do novo Estádio Leonardo Nogueira, o Nogueirão. Conforme o documento, as propostas devem ser entregues até o dia 3 de setembro, com a abertura da sessão prevista para a mesma data. No entanto, o estádio ainda está sub judice, com uma ação tramitando na 1ª

Vara da Fazenda Pública. O processo foi movido pela Liga Desportiva Mossoroense (LDM), que contesta a legalidade da reversão do terreno e a consequente municipalização do equipamento esportivo. A entidade desportiva alega uma série de irregularidades, entre elas falsidade ideológica, cometidas pela gestão municipal no processo.

Apesar da gravidade da situação jurídica, a prefeitura evita mencionar o tema publicamente, para não gerar maior desgaste com a comunidade esportiva local. Isso porque, há cinco

De Letra

anos, o prefeito Allyson Bezerra vem prometendo melhorias para o estádio, sem que as ações se concretizem.

Ainda assim, trata-se de um fator relevante, que pode impactar diretamente o interesse de possíveis investidores, dada a insegurança jurídica envolvida.

Na ação judicial, a LDM solicita a devolução do estádio à sua gestão.

a B an D ona D o O Estádio Nogueirão segue em completo abandono. Nesta quarta-feira, 16, a praça esportiva chega à marca

msantos@defato.com

Real Madrid propõe Mundial bienal à Fifa

Sde 525 dias fechada.

Recentemente, uma imagem aérea viralizou nas redes sociais ao mostrar o campo coberto por mato alto e com presença de animais, retratando o estado de degradação do local.

Vale lembrar que o estádio foi interditado judicialmente em 7 de fevereiro de 2024, após a Prefeitura descumprir um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público. O acordo previa a realização de obras básicas de acessibilidade, que deveriam ter sido concluídas entre 2022 e 2023,

ucesso comercial na edição inaugural do novo formato do Mundial de Clubes, o Real Madrid defendeu junto à Fifa a proposta de realizar o torneio a cada dois anos. No entanto, segundo o jornal britânico The Athletic, a entidade máxima do futebol considera a ideia um exagero e, por ora, não pretende acatar o pedido.

O clube espanhol foi o principal atrativo da última edição, disputada em moldes semelhantes à Copa do Mundo de seleções. O Real Madrid respondeu por 25% das vendas totais de ingressos e registrou a maior média de público da competição, com cerca de 68,9 mil torcedores por jogo.

Apesar do apelo do Real Madrid, a proposta encontra resistência dentro da própria Europa. O presidente da La Liga, Javier Tebas, já manifestou publicamente, em mais de uma ocasião, sua oposição ao torneio. Segundo ele, o Mundial de Clubes representa um risco à integridade do calendário europeu, ao aumentar ainda mais a carga de jogos para os clubes.

A Fifa, por sua vez, estuda mudanças para a próxima edição do torneio, prevista para 2029. Entre as possibilidades está o aumento do número de participantes, de 32 para 48 clubes — nos mesmos moldes da expansão da Copa do Mundo. O presidente Gianni Infantino citou a ausência de gigantes como Arsenal, Liverpool, Manchester United, Barcelona e Milan como um fator que pode ser revisto, já que essas equipes poderiam agregar valor técnico e comercial ao evento.

Recusou

jhon Arias recusou uma proposta milionária do Al Nassr. o clube saudita ofereceu um salário de uS$ 10 milhões por ano, o que representaria um aumento de 500% em relação ao que o camisa 21 recebe atualmente no Fluminense. o contrato seria válido por 5 temporadas, mas Arias nem quis abrir conversa. o atleta colombiano deve ir para a Premier league defender o Wolverhampton.

Vasco o Vasco da Gama oficializou a contrata-

ção do volante Thiago Mendes. o jogador de 33 anos realizou exames médicos, foi aprovado e assinou contrato com o Gigante da Colina até dezembro de 2027.

Flamengo o Flamengo já tem tudo acertado com Taty Castellanos. Salários e tempo de contrato definidos com o atacante de 26 anos, que está muito animado em defender o rubro-negro. Atualmente na lazio, o argentino segue com o futuro em aberto, mas segundo a imprensa carioca, as negociações entre os clubes avan-

Fechamento do n ogueirão já gerou vários protestos

mas foram ignoradas.

A ação movida pelo Ministério Público foi acolhida pela Justiça, resultando no fechamento do estádio. Em seguida, a Defesa Civil também interditou o local após o desabamento da marquise, ocorrido durante uma forte chuva. Moradores da

região ficaram assustados com o incidente, que por pouco não se transformou em tragédia. Com mais de 20 anos de uso, a cobertura metálica do estádio nunca passou por manutenção adequada, nem mesmo após a municipalização.

Richardson está de volta ao ABC para sua quarta passagem pelo clube

çaram bem nas últimas horas.

Almada no Atl. Madrid Atlético de Madrid e Botafogo comunicaram que atingiram um acordo pela transferência de Thiago Almada ao clube espanhol. o argentino irá viajar para realizar exames médicos e, caso seja aprovado, irá reforçar o time da capital da espanha. de acordo com o jornalista Fabrizio Romano, os espanhóis irão desembolsar 21 milhões de euros (R$ 135 milhões) por 50% dos direitos econômicos de Almada.

O ABC confirmou o retorno de um velho conhecido da torcida alvinegra: o zagueiro Richardson, que estava atuando pelo Capital/DF. O defensor chega por empréstimo até o fim da Série C do Campeonato Brasileiro e tem apresentação prevista para esta quarta-feira, 16. Esta será a quarta passagem de Richardson pelo Mais Querido. Ao longo de quase cinco temporadas com a camisa alvinegra, o zagueiro disputou 153 partidas, marcou oito gols e conquistou dois títulos estaduais: o Campeonato Potiguar de 2020 e 2022. Richardson chegou ao ABC pela primeira vez em 2019, permanecendo até 2020. Voltou em 2022 e integrou o elenco que garantiu o acesso à Série B. Em 2023, começou o ano como titular, mas perdeu espaço durante o Brasileirão e acabou emprestado ao Náutico/PE. No ano seguinte, retornou ao ABC e foi peça importante na reta final da temporada, ajudando o time a se manter na Série C. Sem acordo para renovação contratual para 2025, deixou o clube e assinou um pré-contrato com o Capital/DF — o que inviabilizou sua permanência, já que o ABC teria que pagar uma multa de R$ 100 mil, o que não ocorreu. Pelo time brasiliense nesta temporada, Richardson disputou 26 partidas e marcou quatro gols. Na Série D, o Capital ocupa a 5ª colocação do Grupo A5, com 14 pontos — seis a menos que a zona de classificação para o mata-mata.

M AR cos sA ntos
Jaedson Freitas

Mossoró

Jornal de Fato • quarta-feira, 16 de julho de 2025

Tarifaço dos EUA coloca em risco 4 mil empregos diretos no setor salineiro

Impacto / A estimativa foi divulgada pelo Sindicato da Indústria da Extração do Sal do Estado do Rio Grande do Norte (SIESAL-RN)

OSindicato da Indústria da Extração do Sal do Estado do Rio Grande do Norte (SIESAL-RN) teme colapso do setor salineiro no estado após a taxação de 50% imposta pelos Estados Unidos sobre a importação de produtos brasileiros. Segundo estimativa da entidade que representa os salineiros potiguares, o tarifaço coloca em risco milhares de empregos diretos.

Segundo a entidade, a taxação colocará em risco 4 mil empregos diretos instalados em municípios do Semiárido Potiguar, além de postos de trabalho nas cadeias subjacentes, como venda, distribuição, frete rodoviário e frete marítimo.

O estado é responsável por produzir 98% do sal brasileiro e deve, portanto, sofrer grandes consequências com a medida e, segundo nota divulgada pelo SIESAL/RN, a medida do governo americano “vai excluir o sal nacional do mapa de negócios com as empresas americanas”.

O presidente do SIESALRN, Airton Torres, destaca ainda que os EUA respondem por 47% de todos os negócios que a indústria salineira tem com o exterior, segundo dados dos últimos seis anos levantados pelo sindicato. “Os Estados Unidos são, notadamente, o maior importador de sal do

mercado atingível pelo produto sal brasileiro, com participação de 27% dos em -

barques”, informa. Torres aponta que os Estados Unidos consomem

cerca de 16 milhões de toneladas de sal importado e têm um consumo total de

Perda de receita inviabilizará operação do Porto Ilha

A nota divulgada pelo Sindicato da Indústria da Extração do Sal do Estado do Rio Grande do Norte (SIESAL-RN) destaca também que 58% do sal embarcado pelo Terminal Salineiro de Areia Branca, o Porto Ilha-Intersal, destina-se ao exterior, e que

27% dos embarques totais são exportados para os Estados Unidos, gerando uma média de vendas de 530 mil toneladas de sal por ano.

A perda dessa fonte de receita inviabiliza também a operação da concessão portuária do Terminal Sa-

lineiro Intersal, o Porto Ilha, que movimenta exclusivamente sal, aponta a nota. “O sal é estratégico e a derrocada da indústria salineira jogará o Brasil na dependência da importação”, afirma o documento.

O sindicato aponta que a desvantagem competitiva do produto brasileiro se acentua à medida que todos os competidores estrangeiros, como Chile, Egito, Na-

Divulgação perior ao consumo interno. “A título de informação, o mercado brasileiro consome por ano cerca de 7 milhões de toneladas.”

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou o aumento de tarifas a produtos importados do Brasil para 50%, na noite da última quarta-feira (9). O país, até então, havia ficado com a sobretaxa mais baixa, de 10%, nas chamadas tarifas recíprocas, anunciadas pelo presidente estadunidense em 2 de abril.

aproximadamente 50 milhões de toneladas anuais, valor expressivamente su -

míbia e México, são taxados pelo governo americano com tarifas inferiores.

Sobre a busca por possíveis novos mercados, o presidente Airton Torres afirma, em nota, que a possibilidade de exportar para outros destinos, como o mercado asiático, torna-se inviável devido aos altos custos logísticos. Outros mercados, como o europeu, que possui produção pró -

A posição dos Estados Unidos foi formalizada em uma carta endereçada nominalmente ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo o comunicado, as tarifas serão cobradas a partir de 1º de agosto. Por meio de nota, Lula criticou o aumento das tarifas e afirmou que a medida será respondida com base na Lei de Reciprocidade Econômica.

pria e importa seu déficit do Norte da África e do Oriente Médio, também são considerados fechados para a produção potiguar.

“Trata-se, pois, de produto com vendas regionalizadas e não globais, como é o caso de outras commodities. Logo, não há alternativas que possam receber o volume de sal brasileiro que deixará de ser enviado aos Estados Unidos”, afirma Torres.

@jornaldefato /jornaldefatorn

Gente De fato

marilene.paiva@gmail.com

Do meu mais sincero benquerer, casais Nilson Brasil e Ione com a filha Ana Raquel e Elder Heronildes e Zélia Macedo com o filho Disraelli. Amo!

CHAMPANHE NO GELO

Celebram idade nova hoje: Clécio Bezerra, Pedro Carlos, Igor Rosado, Pacelly Rodrigues, Carmem Santos, João Pedro, Roberto Barrocas Rosado, Wagner Sivini Santos, Maria da Apresentação Medeiros, Wanderlânio Carolino, Ludmila Amorim Rosado. Muitas felicidades!!

Hoje é dia de bolo confeitado para o caçulinha de Maria Lúcia, o lindíssimo e boníssimo Igor Rosado. No clique, com a mana médica Isadora. Parabéns, Iguinho!!!

As queridas irmãs Margarida Costa, Graça e Marlene Araújo, martinenses de nascimento, prestigiando a 17ª edição do Festival Gastronômico E Cultural de Martins. Salve, simpatias!!!

EDUCANDO GERAÇÕES E INSPIRANDO FUTUROS

Enquanto houver um louco, um poeta e um amante haverá sonho, amor e fantasia. E enquanto houver sonho, amor e fantasia, haverá esperança.”

O melhor professor de inglês do planeta, André Pinheiro com Vitor Carvalho e o artista plástico Jennison Villaça no Festival Gastronômico e Cultural de Martins.

Agradeço com alegria o convite para participar da comemoração dos 68 anos da Escola Municipal Rotary, em Mossoró, que acontecerá no dia 17 de julho, às 15 horas. Uma instituição que tem história, compromisso com a educação e um papel essencial na formação de gerações. Vida longa à querida Escola Rotary!

OURO DE MINA

Na contramão do esperado, chamou atenção a ausência dos restaurantes Mirante do Canto e Mirante da Carranca no 17º Festival Gastronômico e Cultural de Martins. Dois nomes consagrados da culinária local, verdadeiros patrimônios da serra, ficaram de fora da programação oficial. Fica a pergunta: por que não participaram? Logo eles, que são o ouro da casa!

DE FATO

Destaque para a excelente cobertura jornalística da talentosa Joyce Moura durante o 17º Festival Gastronômico e Cultural de Martins. Com olhar atento, sensibilidade e profissionalismo, Joyce traduziu em palavras e imagens a essência do evento, valorizando cada detalhe da serra, da cultura e da gastronomia. Trabalho de gente que faz jornalismo de fato!

A jornalista Joyce Moura conquistou a admiração do público com a sua empatia na cobertura do Festival Gastronômico e cultural de Martins. Ela realiza com expertise.

SALVE A DATA

Vem aí o 23º Chá Solidário da Rede Feminina de Combate ao Câncer! O tradicional evento que une solidariedade, elegância e amor ao próximo já tem data marcada: será no dia 24 de setembro, no Requinte Buffet. Um encontro do bem que merece presença confirmada e apoio de todos!

ORAL CLÍNICA

Com muito carinho, agradeço o gentil convite para celebrar os 28 anos da Oral Clínica, marcado para o dia 31 de julho, às 19 horas. Uma trajetória de excelência que merece todos os aplausos! Parabenizo o querido casal de cirurgiões-dentistas, Katia Maia e Ney Robson, pela dedicação, competência e compromisso com a saúde bucal de tantos mossoroenses. Que venham muitos outros anos de sucesso!

ORFEU
FERNANDO PESSOA

Lisboa Batista

sargi13tario@hotmail.com

O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que elas acontecem. Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis.”

FESTA DOS DESTAQUES EM EVIDÊNCIA

Durante o mês de julho e início de agosto os olhares da sociedade pauferrense se voltam para a Festa dos Destaques, uma promoção já vitoriosa do Colunista aqui, que vai realizar no dia 2 de agosto, a partir das 22h, no Clube AABB. A 23ª edição do evento homenageará 36 destaques profissionais e 16 empresariais, aqueles que se notabilizam pela profissão que exercem e pelo trabalho de prestação de serviços que contribuem para o crescimento de nossa Pau dos Ferros. Vamos celebrar também, além dos 23 anos da execução da festa, os 23 anos de Coluna “Lisboa Batista” no Jornal de Fato. Clima de expectativa para uma noite de emoções na história social da cidade de Pau dos Ferros/RN.

O TROFÉU – A

COMENDA

No último dia 2 anunciamos aqui o Patrono do Troféu que homenageará os referidos destaques, tendo a denominação de Troféu “Saturno Almeida”, homenagem em memória e de reconhecimento ao comerciante e prestador de serviços por muitos anos na cidade. Na próxima sexta-feira anunciaremos aqui a denominação da Comenda que é dedicada aos Padrinhos e Madrinhas da Festa dos Destaques de 2025. Aguardem mais informações.

Prefeita marianna almeida e viceprefeita Lara Figueiredo; ontem a pesquisa sebrae indicou 81% de aprovação da gestão e hoje destaque em administração Pública da Festa dos destaques 2025. Cumprimentos!

tCm telecom destaque como 'Provedor de internet' para Festa do Colunista. Fez-me lembrar do seu grande idealizador e gestor dr. milton marques. nossa homenagem!

OS DESTAQUES EM PRIMEIRA MÃO!

I - PROFISSIONAIS:

01 – Advogado: Klinton Correia Rocha

02 – Arquiteta: Viviane Fernandes

03 – Assistente Social: Zenólia Fernandes

04 – Administradora Pública: Marianna Almeida (Prefeita)

Breno Alencar Pinto 10 – Engenheiro: Canindé Júnior

Esteticista: Leila Sabino

– fisioterapeuta: oséas rodrigo r ferreira 13 – Fonoaudióloga: Najara Batalha Diógenes

14 – Fotógrafo: Vicente Gabriel 15 – Manicure/Nail Designer: Carine Costa 16 – Maquiadora: Lauana Pignataro 17 – Médico: Matheus Maia

18 – Nutricionista: Robson Paiva

19 – odontólogo: jorge duarte

20 – Policial Civil: hércules freitas de Sales

21 – Professor do Ensino Médio: Edwígenes Fernandes

22 – Professor Universitário: José Flávio Timóteo

a imprensa sempre presente na Festa dos destaques deste Colunista. aqui os Colunistas do Jornal de Fato prestigiando a Fd/2024. Bem-vindos!

23 – Profissional de educação física: alexandre Maia oliveira

24 – Psicólogo: Matheus Bezerra de Queiróz

25 – Radialista: Deyvison Néris

26 – Veterinária: Keila Fernandes

II – EMPRESARIAIS:

01 – academia: Studio MoVa - júnior jocas’

02 – Boutique de Modas: Dressy

03 – Clínica Médica: oeste + Saúde

04 – Construtora: MaQ Engenharia

05 – Farmácia: Farmácia Ideal

06 – Laboratório de A. Clínicas: CAAC

07 – Loja de Móveis e Eletro: Total Eletro

08 – Loja Revendedora de Veículos: Sassá Veículos

09 – Ótica: A Graciosa

Servidores Públicos de Mossoró realizam Dia Municipal de Luta nesta quarta-feira, 16

Mobilização / Atos do Dia Municipal de Luta iniciam a partir das 7h, em frente à sede administrativa do Sindiserpum, localizada na Avenida Rio Branco

Os servidores públicos municipais de Mossoró realizam nesta quarta-feira, 16 de julho, o Dia Municipal de Luta, ato que tem o intuito de cobrar da Prefeitura de Mossoró respostas às reivindicações apresentadas por várias categorias do serviço público municipal. A mobilização foi definida em assembleia geral realizada em 30 de junho pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mossoró (Sindiserpum).

Reunindo diversas categorias do serviço público, o

movimento é resultado do acúmulo de pautas ignoradas pela gestão municipal e das condições cada vez mais precárias enfrentadas pelos servidores. De acordo com a presidente do sindicato, professora Celina Gondim, a falta de diálogo e de reajustes salariais vem agravando as condições de trabalho dos servidores do município.

“Sem reajustes salariais, com várias pautas reprimidas, sem qualquer sinalização por parte da Prefeitura e com um quadro de adoecimento se agravando, não restou outra alternativa aos servidores senão tomar esta medida e denunciar os des-

O Dia Municipal de Luta deve reunir todas as categorias do serviço público de Mossoró.

casos que estão vivenciando em Mossoró”, declarou.

Os atos do Dia Municipal de Luta iniciam a partir das 7h, com concentração na sede administrativa do Sindi-

serpum. Durante todo o dia, os servidores vão realizar atos públicos para denunciar o que classificam como perseguição e retirada de direitos. Celina Gondim explicou

10 – Padaria: Sabores & Massas

11 – Pet Shop: Zoona Rural 12 – Posto de Combustível: Posto Pauferrense 13 – Provedor de Internet: TCM Telecom

– OUTRAS CATEGORIAS:

– Artista Plástico: Alcivan Silva

02 – Casal Filantrópico: Dr. Gaudêncio/Ana Cavalcante

03 – Empresária: Gilsameire Bezerra de Queiróz 04 – Gestor de Escola Pública: Jorium Raulino

que, nas últimas semanas, o sindicato realizou ampla mobilização nos locais de trabalho para envolver o maior número possível de trabalhadores.

“Foi feita toda uma mobilização nos locais de trabalho. O sentimento de medo, de adoecimento é real e já estamos organizados para realizar um ato que possa repassar para a sociedade este real estado de perseguição e de retirada de direitos que os servidores estão vivenciando em Mossoró”, destacou.

Questionada sobre quais as expectativas em relação à participação das categorias, a professora Celina Gondim informou que o Sindiserpum aguarda um bom engajamento dos servidores municipais convocados (servidores da Educação, da Saúde, dos Serviços Gerais, da Assistência Social, entre outras categorias).

“A expectativa é que haja um engajamento. Só unidos e cientes desta unidade é que podemos ter alguma possibilidade de alcançar os nos-

sos objetivos que não é mais que restabelecer os nossos direitos e fazer valer a nossa dignidade”, destacou a presidente do sindicato.

Entre as pautas que são reivindicadas pelas categorias estão a falta de reajuste salarial, o não cumprimento de acordos firmados anteriormente e a ausência de diálogo por parte da gestão municipal. Segundo Celina Gondim, o sindicato espera que, com a realização do Dia Municipal de Luta, a gestão municipal possa se abrir para um diálogo.

O Sindiserpum aguardou até agora. Cumprimos um acordo firmado em mesa de negociações com relação, por exemplo, ao reajuste do Piso dos professores, a pedido da gestão, retirando uma causa da Justiça para que pudéssemos negociar, até hoje o prefeito não chamou o sindicato para fazer a sua parte no acordo. Então, ao que parece, o gestor está subestimando a força do servidor público e do Sindiserpum”, concluiu a presidente do Sindiserpum.

Fernando Pessoa
a mina Costa Da redação
Cedida
Cedida
Cedida
SINDISERPUM

Demais

georgianoazevedo@gmail.com

FESTIVAL GASTRONÔMICO

A 17ª edição do Festival Gastronômico e Cultural de Martins recebeu grande público nos dias 10, 11, 12 e 13 deste mês para momentos únicos recheados de música, cultura, saberes e muitas emoções. Na programação musical, registramos: Nando Reis, Marina Elali, Maria Gadú, Geraldo Azevedo, Igor Alves, Alex do Acordeon, Robinz Band, h appy Street Band e muito mais.

César Móveis, prefeito de Martins, e Fafá Galdino, primeira-dama, comemorando o sucesso do Festival Gastronômico e Cultural de Martins.

O cantor pernambucano Igor Alves encantou o público com seu estilo lírico e pop romântico.

Geor G iano a zevedo

Por meio das redes sociais de alguns jornalistas e blogueiros, acompanhamos os looks do pessoal no Festival Gastronômico e Cultual de Martins. u m ótimo momento para usar e abusar dos tradicionais casacos e botas! Alguns capricharam e arrasaram. o utros, ousaram, e deixando a desejar; e teve exageros, sem necessidade!

Viegas

governadora Fátima

Cadu Xavier, Secretário da Fazenda do RN, com a deputada estadual Isolda Dantas e Marianna Almeida, prefeita de Pau dos Ferros, conferindo o Festival de Martins.
Railson Honorato e Walker Leal, direto de Upanema.
Tuca
e Kadidja Nascimento não poderiam levar falta!
Encontro de Robson Carvalho, vereador de Natal, Allyson Bezerra, prefeito de Mossoró, e Petras Vinícius, vereador de Mossoró.
Clara Borges, Miss Martins Teen, toda linda!
Josy Maia, de Apodi para a Serra de Martins.
A
Bezerra foi abraçar o cantor Nando Reis no camarim.

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.