

CÓDIGO ELEITORAL
Mudança prevê fim da reeleição e mandatos de cinco anos
O Senado deve votar no primeiro semestre deste ano o projeto de lei complementar (PLP) 112/2021, que institui o novo Código Eleitoral.
Principal
CÉSAR SANTOS
Chapa pronta e oposição junta formam cenário da sucessão 2024
Chapa governista terá Lawrence Amorim vice do prefeito Allyson Bezerra. A oposição encaminha nome de consenso na chamada "frente ampla".
ESPORTES
Clubes admitem fim temporário da base caso não tenham apoio
Interdição do Nogueirão desencadeia mais um problema para Potiguar e Baraúnas, que ficam sem estádio para mandar os seus jogos oficiais.
3
>> Cidade tem mais de 9 mil pessoas pretas a mais do que em 2010. Mulheres são maioria com 52% da população. O Censo aponta que coleta de lixo ocorre em 95,88% das residências.
Polícia esteve a poucos metros dos fugitivos; Força Nacional chega para
Organização: Clauder Arcanjo
clauderarcanjo@gmail.com
Escritor, membro da Academia de Letras do Brasil edmilson.caminha@gmail.com
Belo Horizonte, 2004. Quando a Faculdade de Farmácia
Universidade Federal de Minas Gerais transferiu-se para o campus da Pampulha, alguém teve a ideia, frequente no Brasil, de jogar fora “arquivos mortos” há muito esquecidos em armários, cobertos pela poeira do tempo. Inspirado por Deus, o então Diretor da Faculdade, Professor Gerson Antônio Pianetti, resolveu abrir aquelas caixas para ver exatamente o que continham – e encontrou papéis de valor histórico indiscutível para a casa que dirigia. Entre eles, documentos e provas de um aluno que estudara, de 1923 a 1925, na velha Escola Livre de Farmácia e Odontologia de Belo Horizonte, hoje pertencente à UFMG. Diplomouse farmacêutico e, embora sem nunca aviar uma receita, entrou para a história da instituição, honrada por haver acolhido o futuro grande poeta Carlos Drummond de Andrade.
Em 2016, essa memorabilia, cuidadosamente preservada pelo Centro de Memória da Faculdade de Farmácia da UFMG, foi apresentada na exposição “Drummond: alquimia poética”, com cartas, fotos e documentos inéditos do ex-aluno famoso. Surpreendentemente, conservaram-se até as provas que fez ao longo dos três anos do curso, como uma de Toxicologia, em que discorreu sobre “envenenamentos criminosos, suicidas, acidentais e profissionais”. Além delas, o requerimento de matrícula, acompanhado da certidão de nascimento, atestados de bons antecedentes e de idoneidade, declaração de residência, prova de vacinação contra a varíola e declaração de que não era portador de doença infectocontagiosa – essa, assinada pelo pai, Carlos de Paula Andrade.
Aluno que não se distinguia pelas notas (apenas em Higiene, ao atingir a média 9,74, passou “com distinção”), Drummond teve apenas dois dias para escrever o discurso que pronunciou –em lugar do colega orador que adoecera – na colação de grau da turma com apenas 13 formandos, entre os quais três mulheres. Gerson Antônio Pianetti o publicou na Revista de Farmácia e Bioquímica da Universidade Federal de Minas Gerais, em 1988.
Drummond fala na “carreira que abracei”, como se, “homem de laboratório”, fosse exercê-la, ideia a que volta no poema “A consciência suja”, do livro
Direção
Diretor de Redação:
Gerente Aadministrativa:
Dep. de Assinaturas:
Esquecer para lembrar , publicado em 1979:
Vadiar, namorar, namorar, vadiar, escrever sem pensar, sentir sem compreender, é isso a adolescência? E teu pai mourejando na fanada fazenda para te sustentar?
(...)
Hesitas. Ziguezagueias. Chope não decide. Verso, muito menos. Teus amigos já seguem o caminho direito: leva à Faculdade, à pompa estadual e talvez federal.
(...) Então, sei lá por que, tu serás farmacêutico.
Em carta ao colega Antônio Martins Amorim, com quem se corresponderia por 50 anos, copia os versos de “Final de história”, também publicado no Esquecer para lembrar, em que renuncia à profissão, ao pedir:
Faze tudo que eu devia fazer e que não farei por sabida incompetência: purgas, cápsulas, xaropes, (...) Vai, Amorim, sê por mim o que jurei e não cumpro. Fico apenas na moldura do quadro de formatura.
Drummond se forma em 1925, quando, apesar do cético que já devia ser, alude ao “momento em que para o país se desenham perspectivas mais amplas e puras”, com “a elevação do nosso nível cultural” como “o grande índice da atualidade”. E diz que “o essencial é ter fé, e nós temos fé”, com o grifo (do autor agnóstico...) a dar ênfase ao verbo. Naquele tempo, achava-se o Brasil às voltas com inquietações militares do Tenentismo, que fizeram o então presidente da República, Artur Bernardes, governar sob estado de sítio. Simpatizante (mas nunca membro) do Partido Comunista, Drummond declara, talvez sob influência dos jovens oficiais da Coluna Prestes: “Os moços de hoje aprenderam a ter juízo” – afirmação polêmica, pelo que viriam a fazer, anos depois, os adultos em que se transformaram...
Divergências à parte, o texto de Carlos Drummond de Andrade prova o bom escritor que já era, apesar do receio de que em suas palavras agisse “o veneno da literatura”.
Abaixo, na íntegra, o discurso, pronunciado no dia 24 de dezembro de 1925, pelo farmacêutico que Drum-
mond nunca viria a ser...
Escolhido, com dois dias de antecedência, para dizer adeus, em nome dos farmacêuticos de 1925, a esta casa já tradicional, nem um minuto sequer pensei em supliciar-vos com as manifestações de minha pretendida eloquência. Em primeiro lugar, o tempo demasiado escasso que se me concedia era poderoso entrave à elaboração de um discurso bem pensado. Em segundo lugar, posso afirmar, sem humildade nem humilhação, que sou pouco afeito à oratória. E digo – sem humilhação –porque, na carreira que abracei, esta senhora nada tem a ver. Considero a eloquência um simples substantivo, entre os milhares deles, masculinos ou femininos, que enxameiam o dicionário, sem nenhuma significação particular para mim, que me proponho ser um homem de laboratório e não um homem de tribuna. A sinceridade desta confissão basta para vos tranquilizar a todos quanto aos meus intuitos. Não vim dizer-vos palavras novas nem sensacionais; não pretendo debater nenhum dos problemas essenciais da nacionalidade, como parece ser de uso nos discursos de colação de grau; finalmente, não tenho a pretensão de salvar o Brasil. E creio que todos os meus colegas estão de acordo comigo.
Venho falar apenas, numa atmosfera íntima de mestres e companheiros, do sentimento que ora nos penetra e faz com que um laivo de comoção mal se disfarce no semblante de todos. Ousarei dizer que estamos tristes, que estamos alegres? Não sei. Não sabemos. Momentos como este provocam uma dupla reação em nosso espírito: misto de alegria e tristeza, o que experimentamos é uma sensação indefinível, em que se confundem o contentamento de ver concluída
a jornada e o pesar dum afastamento imperioso. Acho difícil, senão impossível, analisar intimamente esta sensação. O melhor é senti-la em toda a sua plenitude, como uma dádiva do destino. Pela mão da saudade, regressamos a esse passado de três anos, em que um pouco de nós mesmos ficou preso a estas paredes e fizemos a nossa incursão, ainda medrosa, nos caminhos da ciência. Que curto tempo foi esse, agora que o vemos distanciar-se irremediavelmente de nós! Foram três anos rápidos mas cheios. E balanceando nossa atividade, ao sentimento do dever cumprido se junta outro, igualmente legítimo: o sentimento de gratidão a todos os nossos mestres, que, numa eficiente conjugação de energias, afeiçoaram aos imperativos da vida prática mais uma geração de moços inexperientes. A todos, um por um, o nosso coração reconhecido envolve no mesmo afeto. Saudamo-los coletivamente na pessoa do nosso ilustre paraninfo, o jovem e eminente professor Almeida Cunha. E se nos for permitido formular um desejo, será o de que todos eles continuem a orientar-nos pelo futuro com as lições amadurecidas de sua experiência.
Senhores: Eu desejaria definir, de relance, o que se me afigura ser o nosso ideal coletivo. Alegramo-nos de ingressar na vida prática num momento em que para o país se desenham perspectivas mais amplas e puras. Digo isto sem otimismo. É verdade que não há indícios palpáveis, imediatos, dessa alvorada. Mas os que conhecem o mecanismo celular das nações, avaliam, pela sutileza de certos índices espirituais, a proximidade de tais momentos. E o grande índice da atualidade é a elevação do nosso nível cultural. Com efeito, assistimos à formação e à fixação de verdadeiras elites, que em
breve, queiram ou não queiram os profissionais do desânimo e da ironia, serão os diretores da nossa atividade e centralizarão todas as energias criadoras da pátria. Será uma segunda descoberta do Brasil, não tão patética, porém tão expressiva quanto a primeira, efetuada (salvo melhor juízo) pela gente destemerosa das bandeiras.
O momento é, portanto, de construção, e não de reconstrução, como querem alguns espíritos menos avisados. Pois é a essa obra de construção geral, tornada possível por uma cada vez mais rigorosa especialização de funções, que vimos trazer o nosso modesto contingente. E creio que ninguém poderá sorrir de nossa atitude. Um país não se compõe somente de estadistas: compõese também de técnicos, que nas diferentes esferas de sua atividade podem servi-lo tão bem como os ideólogos nos seus gabinetes e os políticos nas suas assembleias. O essencial é ter fé.
E nós temos fé.
Pertencemos a uma geração nitidamente espiritualista e idealista. Somos crentes. Somos brasileiros. Temos necessidade de afirmação. Repudiamos o criticismo estéril e o ceticismo dissolvente importados em má hora dos países mais decadentes da Europa. Esperamos que ninguém veja nessa atitude um simples produto daquela ingenuidade que sempre foi tida como apanágio dos moços. Os moços de hoje aprenderam a ter juízo. Nosso idealismo é pragmático; não ama o lirismo nem a declamação. Por isso mesmo não pretendo entretervos mais tempo com ele: seria um fluxo, inútil e talvez perigoso, de palavras: seria o nosso próprio desmentido... E daí, não vos prometi um discurso literário, antes expressamente declarei que ia mesmo fazer o contrário disso. Não sei se o consegui, isto é, se expurguei totalmente de minhas palavras o veneno da literatura. No caso afirmativo, será para mim uma pequenina mas consoladora glória. Se bem que, a respeito desta última, eu tenha a mesma opinião do luminoso Joaquim Nabuco. Opinião muito simples, muito justa, que envolve todo um programa sério de vida, e que por isso mesmo não hesito em recomendar a todos os meus colegas: “O mais prudente é passar pela glória como a raposa pelas uvas, que estavam altas demais, e contentar-nos com o dever e o trabalho, que estes nunca estão verdes para quem os quer alcançar...”
Cópia das sete páginas manuscritas do discurso foi enviada a Pedro Augusto Graña Drummond, neto do poeta, por Teresa Guerra, de quem Drummond era tio-avô.
MUDANÇAS / PEC que será votada no primeiro semestre deste ano prevê a coincidência de eleições para todos os cargos em disputa
OSenado deve votar no primeiro semestre deste ano o projeto de lei complementar (PLP) 112/2021, que institui o novo Código Eleitoral. O anúncio foi feito pelo relator da matéria na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), senador Marcelo Castro (MDB-PI), após reunião com o presidente da Casa, Rodrigo Pacheco, e líderes partidários.
Castro disse que, na próxima semana, deve apresentar ao colégio de líderes as principais mudanças sugeridas ao projeto original da Câmara dos Deputados.
O PLP 112/2021 consolida em um único texto toda a legislação eleitoral e resoluções do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Entre outras medidas, a matéria estabelece quarentena de quatro anos para juízes ou policiais disputarem cargos eletivos.
“Meu relatório está praticamente pronto, apenas precisando de uma revisão.
O presidente Rodrigo Pacheco me pediu que fizesse uma explanação na próxima reunião de líderes sobre as modificações que estamos introduzindo no Senado. Que eu pudesse expor isso aos líderes partidários para a gente então levar esse parecer à CCJ e, em seguida, ao Plenário. A ideia é de que a gente possa votar agora neste semestre, o mais rapidamente
possível, para o Código Eleitoral poder entrar em vigor nas eleições de 2026. Nenhuma modificação eleitoral pode entrar em vigor sem a anterioridade de um ano”, explicou Marcelo Castro, após o encontro com Rodrigo Pacheco.
Fim da reeleição
O parlamentar piauiense anunciou ainda a apresentação de duas propostas de emenda à Constituição (PECs) que acabam com a reeleição e estabelecem mandatos de cinco anos
para prefeitos, governadores e presidente da República.
A primeira PEC prevê a coincidência de eleições para todos os cargos em disputa: vereadores, prefeitos, deputados estaduais, governadores, deputados federais, senadores e presidente da República.
A segunda PEC mantém a regra atual, com eleições municipais separadas das demais. Para Marcelo Castro, a reeleição é “um malefício”.
“Foi um equívoco que se
Mandato fixo de ministros do STF entrará na pauta
Na reunião realizada na Presidência do Senado, os parlamentares defenderam durante o encontro a votação de PECs que estabelecem mandato fixo para ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). A Casa analisa pelo menos três propostas que alteram as regras para a composição da Corte:
- PEC 16/2019, do senador Plínio Valério (PSDB-AM): estabelece mandato fixo de oito anos para ministros do STF e aumenta a idade mínima para nomeação de 35 para 45 anos;
- PEC 77/2019, do senador Angelo Coronel (PSD-BA): limita o mandato dos ministros a oito anos,
permitida uma recondução, e aumenta para 55 anos a idade mínima para ingresso na Corte;
- PEC 51/2023, do senador Flávio Arns (PSBPR): prevê mandato de 15 anos para o cargo de ministro do STF e fixa em 50 anos a idade mínima para a nomeação.
Após a reunião de líde-
nl@neylopes.com.br
www.blogdoneylopes.com.br
Em Recife, vivi como repórter um drama que poderia ter me custado a vida. No dia 25 de julho de 1966, a pauta do Jornal do Commercio atribuiu-me a cobertura do retorno ao Brasil do ministro da Guerra Costa e Silva, então candidato a presidente da República, procedente da Europa. Era manhã de uma segunda-feira e muitas pessoas o aguardavam no saguão do aeroporto Guararapes. Chovia e me desloquei de ônibus para o aeroporto. Ao chegar, notei grande alvoroço. Acabara de acontecer um atentado terrorista, justamente para onde me dirigia para ficar ao lado das autoridades, como repórter credenciado. Uma bomba explodiu em pleno Aeroporto, tirando a vida de duas pessoas e ferindo outras 14. O episódio segue sem elucidação, com autores não identificados, até hoje.
Há versões de que tudo não passou de um plano orquestrado por grupo de militares dissidentes da candidatura de Costa e Silva à Presidência. O objetivo seria criar um clima de medo e pânico, visando responsabilizar a Ação Popular (organização de esquerda que atuava no combate à ditadura), pelo suposto atentado. Nada foi provado.
O secretário do governo de Pernambuco jornalista Edson Régis de Carvalho, com quem estivera dias antes, morreu no local, com o abdômen dilacerado. O vicealmirante reformado Nelson Gomes Fernandes teve o crânio esfacelado pela explosão. Outras dezenas de vítimas gravemente feridas, entre elas, uma criança de 6 anos de idade. Poderia estar ao lado deles.
cometeu no passado, que não tem trazido benefício ao país. Nós achamos, e muitos concordam conosco, que é um malefício a reeleição para cargos executivos no Brasil. Estamos propondo uma PEC pondo fim à reeleição e estendendo o mandato para cinco anos, porque a maioria entende que, sem a reeleição, um mandato de quatro anos ficaria muito exíguo para um prefeito, governador ou presidente da República executar seus projetos”, disse o senador.
res, o senador Izalci Lucas disse que “tem acerto para votar na CCJ” a PEC 16/2019, do senador Plínio Valério. O líder do Novo, senador Eduardo Girão (CE), defendeu a aprovação da matéria.
“A questão de mandato para ministro do STF é um anseio da sociedade, que está cada vez maior. O presidente Rodrigo Pacheco se comprometeu a votar neste ano. O Senado vai fazer a parte dele”, disse Girão.
(*) Fonte: Agência Senado
Diante da cena trágica, imaginei que nascera novamente. Deus me protegeu e a chuva que caía atrasou o ônibus, no qual me desloquei. A única glória teria sido morrer como repórter, atividade que tanto me encantava.
Ainda no período de permanência no Recife, outro episódio evidencia a persistência de um repórter na busca do “furo”. O famoso economista Celso Furtado dirigia a SUDENE e se negava a falar à imprensa. Fiquei na porta do seu gabinete (sem almoçar, nem jantar) e quando ele saiu, à noite, encostei-o num corredor e, de gravador em punho, colhi uma longa entrevista exclusiva. Correspondentes de órgãos de imprensa nacionais enviaram o texto para as suas sucursais.
Ainda morando em Recife, atendi apelo que Chaparro me fizera, ainda diretor da ORDEM em Natal. Passaria pelo aeroporto Guararapes o então senador JK. A minha missão era conseguir declarações exclusivas, antes que ele chegasse à capital potiguar. Quando o ex-presidente tomava um cafezinho no “hall” obtive a entrevista gravada. Perguntei-lhe sobre candidatura à Presidência. Respondeu-me o que já afirmara antes: “não serei candidato. Já sou um Presidente em férias. Pela falta da Internet e do whatsApp, peguei um avião comercial e antes que JK chegasse a Natal em avião particular, já colocava as suas declarações na Rádio Rural e em seguida a ORDEM publicava. Era mais um “furo” consumado!
Leia o “blog do Ney Lopes” – informação e opinião
Jornal
Por G1.com
Depois de uma reunião com deputados e integrantes da Comissão Mista de Orçamento do Congresso, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) editou nesta quinta-feira, 22, decreto com um calendário com a previsão de liberação de R$ 20,5 bilhões emendas até junho.
A publicação era uma demanda de congressistas, por conta da legislação eleitoral que impede a transferência de recursos dessas emendas a partir de 30 de junho. Em outubro, eleitores dos mais de cinco mil municípios brasileiros vão às urnas escolher prefeitos e vereadores.
O acordo para edição do decreto foi costurado no Palácio do Planalto. E chancelado após encontro de Lula com o presidente da Câmara, Arthur Lira, e deputados no Palácio do Alvorada.
Os pagamentos mensais vão totalizar até junho:
- R$ 12,5 bilhões em emendas individuais
- R$ 4,2 bilhões em emendas de bancada
- R$ 3,6 bilhões em emendas de comissão
Com o acordo fechado nesta quinta, o governo federal cedeu e se comprometeu a manter o cronograma do pagamento de emendas previsto pela Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO).
Este cronograma foi vetado pelo presidente Lula
ATO AVISO DE DISPENSA DE LICITAÇÃO Nº 021501/2024
AVISO DE LICITAÇÃO
EDITAL DE PREGÃO ELETRÔNICO N.º 002/2024 – PE/PMP
LICITAÇÃO EXCLUSIVA ME/EPP
O Município de Portalegre/RN, através da Prefeitura Municipal de Portalegre, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação e Desporto e por intermédio do Pregoeiro, designado pela Portaria n.º 004/2024 – GP/PMP, torna público que às 08h00min do dia 11 de março de 2024, fará realizar licitação na modalidade Pregão Eletrônico nº 002/2024, tipo Menor preço por lote, para Contratação de empresa especializada na PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS DE RETÍFICA DE MOTOR, COM AQUISIÇÃO DE PEÇAS, PARA MICRO- ÔNIBUS ESCOLAR, TIPO IVECO DAILY 70C17, (ANO: 2012/2013), PLACA: OJZ2140, pertencente a frota de veículos da Prefeitura Municipal de Portalegre/RN, com fundamento na Lei nº 14.133/2021, da Lei Complementar nº 123/2006 e demais normas que regem a matéria e as exigências estabelecidas no Edital. A sessão pública será realizada no site www.portaldecompraspublicas. com.br, com entrega das Propostas a partir da publicação desta licitação e abertura das Propostas para 11 de março de 2024, às 08h00min. O Edital e seus anexos encontram-se à disposição dos interessados nos sítios: www.gov.br/pncp, www.portaldecompraspublicas. com.br, www.portalegre.rn.gov.br, pedido pelo e-mail: licitportalegre@gmail.com, ou na Sala de Licitações da Prefeitura Municipal de Portalegre/RN, sito a Rua José Vieira Mafaldo – 122 – Centro – Portalegre/RN – CEP.: 59.810-000, a partir da publicação deste Aviso.
Portalegre/RN, 23 de fevereiro de 2024. EUFRÁSIO DANTAS ROCHA JÚNIOR Pregoeiro Portaria nº 004/2024 – GP/PMP
com o argumento de que feria Lei de Responsabilidade Fiscal.
Para substituí-lo, o governo apresentou nova proposta, mas que manteve o objetivo principal de liberar grande parte de recursos até a data da vedação eleitoral.
Na prática, o veto será mantido e o cronograma cumprido através do acordo verbal feito entre os deputados e senadores com o Planalto.
O calendário também estabelece uma previsão de
pagamentos mês a mês. Esta também foi uma demanda apresentada por deputados que temiam que o Planalto represasse os valores de emendas por vários meses.
O cronograma foi idealizado pelo Congresso com o objetivo de aumentar o poder do Legislativo sobre os gastos públicos e, com isso, diminuir a necessidade de negociação para liberação de dinheiro na véspera de votações importantes, como tradicionalmente ocorre.
PREFEITURA MUNICIPAL DE JOÃO DIAS
Comissão Permanente de Licitação
Resumo da Ata de Registro de Preços nº 002-2024
A Prefeitura Municipal de João Dias e seus Fundos Municipais com sede na(o) Rua Francisco Verissimo Filho nº 40, Bairro Centro, na cidade de João Dias/Estado do Rio Grande do Norte, inscrito(a) no CNPJ sob o nº 08.148.470/0001-09, neste ato representado(a) pelo(a) Ordenador de Despesas, Senhor Francisco Damião de Oliveira, considerando o julgamento do Pregão Eletrônico nº 91002/2024, para REGISTRO DE PREÇOS, RESOLVE registrar os preços da(s) empresa(s) indicada(s) e qualificada(s) nesta ATA, de acordo com a classificação por ela(s) alcançada(s) e na(s) quantidade(s) cotada(s), atendendo as condições previstas no Edital, sujeitando-se as partes às normas constantes na Lei nº 14.133, de 1º de abril de 2021, e demais legislação aplicável, em conformidade com as disposições a seguir: A presente Ata tem por objeto o registro de preços para a eventual Contratação de empresa especializada na prestação de serviços de transporte de passageiros com fornecimento de veículos (ônibus, micro-ônibus e vans), condutores devidamente habilitados e combustível, sob demanda e mensurados por quilômetros rodados, com itinerário em âmbito municipal, intermunicipal, interestadual, vicinal e rural, em vias pavimentadas ou não, a serem utilizados na execução das atividades institucionais da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura Municipal de João Dias/RN, anexo I do Edital de Pregão nº 91001/2024, que é parte integrante desta Ata, assim como a proposta vencedora, independentemente de transcrição. O preço registrado, as especificações do objeto, a quantidade, fornecedor(es) e as demais condições ofertadas na(s) proposta(s) são as que seguem: PILAR EMPREENDIMENTOS Apelido utilizado na sala de disputa: Participante 3 CNPJ / CPF: 13.721.826/0001- 91 Cidade UF: Olho-D'Água do Borges – RN. Item 1 Objeto da Licitação: Locação de veículos com motorista, tipo VAN (16 LUGAES) rodoviário Rota saindo de João Dias até escola sitio boa vista; escola sitio boa vistasitio saco- beito sujo-escola sitio boa vista até João Dias. Sob demanda e com motorista, para transporte de professores, estudantes e servidores Quantidade: 20.000 Kilometro(s) Valor Unitário: R$ 7,44; Item 2 Objeto da Licitação: Locação de veículos com motorista, tipo VAN (16 LUGAES) rodoviário Rota Manhã João Dias – Sitio Figueiredo – Boa Vista – Sitio Figueiredo – João Dias, As 11 horas a rota fica João Dias até sítio Figueiredo ida e volta Quantidade: 15.000 Kilometro(s) Valor Unitário: R$ 4,79; Item 3 Objeto da Licitação: Locação de Veículo com motorista , tipo Micro Ônibus (33 LUGAES) rodoviário Rota para Transporte de Alunos – Sede do Município – Catolé do Rocha – Sede do Município, Sede do Município –Catolé do Rocha – Sede do Município, veículo para 32 alunos Quantidade: 22.000 Kilometro(s) Valor Unitário: R$ 7,74; Item 4 Objeto da Licitação: Locação de Veículo com motorista, tipo Passeio (04 LUGAES) rodoviário Rota – Serraria do Germano – Serraria do Oliveira Quantidade: 20.000 Kilometro(s) Valor Unitário: R$ 5,39; Item 5 Objeto da Licitação: Locação de Ônibus para viagens eventuais, Em perfeito estado de conservação e utilização; Capacidade mínima para 44 (quarenta e quatro) passageiros; Quantidade: 5.000 Kilometro(s) Valor Unitário: R$ 8,34; Item 6 Objeto da Licitação: Locação de Veículo Micro Ônibus com motorista, para viagens eventuais, Em perfeito estado de conservação e utilização; Capacidade mínima para 15 (quinze) passageiros; Quantidade: 8.000 Kilometro(s)
Valor Unitário: R$ 7,89; DA VALIDADE DA ATA A validade da Ata de Registro de Preços será de 1 (um) ano, contato a partir da data de sua assinatura, e poderá ser prorrogada, por igual período, desde que comprovado o preço vantajoso. João Dias/RN, 23 de fevereiro de 2024.
AVISO DE LICITAÇÃO
EDITAL DE PREGÃO ELETRÔNICO N.º 003/2024 – PE/PMP LICITAÇÃO EXCLUSIVA ME/EPP
O Município de Portalegre/RN, através da Prefeitura Municipal de Portalegre, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação e Desporto e por intermédio do Pregoeiro, designado pela Portaria n.º 004/2024 – GP/PMP, torna público que às 14h00min do dia 11 de março de 2024, fará realizar licitação na modalidade Pregão Eletrônico nº 003/2024, tipo Menor preço por lote, para Contratação de empresa especializada na prestação dos serviços de manutenção corretiva da caixa de câmbio, no sistema de freio traseiro e na suspensão do veículo Tipo Van, marca FIAT, modelo Ducato ENGESIG EXE, (ano 2021), Placa RGI0B42, Chassi: 3C6EFVEK5ME558555, com o fornecimento de peças, pertencente a frota de veículos da Prefeitura Municipal de Portalegre/RN, com fundamento na Lei nº 14.133/2021, da Lei Complementar nº 123/2006 e demais normas que regem a matéria e as exigências estabelecidas no Edital. A sessão pública será realizada no site www.portaldecompraspublicas. com.br, com entrega das Propostas a partir da publicação desta licitação e abertura das Propostas para 11 de março de 2024, às 14h00min. O Edital e seus anexos encontram-se à disposição dos interessados nos sítios: www.gov.br/pncp, www.portaldecompraspublicas. com.br, www.portalegre.rn.gov.br, pedido pelo e-mail: licitportalegre@gmail.com, ou na Sala de Licitações da Prefeitura Municipal de Portalegre/RN, sito a Rua José Vieira Mafaldo – 122 – Centro – Portalegre/RN – CEP.: 59.810-000, a partir da publicação deste Aviso.
Portalegre/RN, 23 de fevereiro de 2024.
EUFRÁSIO DANTAS ROCHA JÚNIOR Pregoeiro
Portaria nº 004/2024 – GP/PMP
CRISPINIANO
Ilegalidades com presídio de Mossoró chegam a Tabanez, policial ligado a Bolsonaro
A
jornalista Patrícia Faermann, do GGN informa que as ilegalidades da empresa que atua na manutenção do presídio federal de Mossoró (RN) chegou ao policial civil bolsonarista Carlos Alberto Tabanez, que não é figura nova em polêmicas e acusações de irregularidades dos últimos anos, conforme mostram reportagens do GGN.Reportagem do Estadão da última quinta-feira (22) revela a influência de Tabanez na empresa R7 Facilities, contratada para a manutenção da prisão de Mossoró e da penitenciária de Brasília, e que foi registrada em nome de um laranja. O policial aposentado era o responsável por recomendar funcionários da R7 Facilities e tinha bom trânsito junto aos diretores da empresa, segundo o jornal. O contrato da empresa para a manutenção do presídio está sob o nome de um laranja, homem de 47 anos beneficiário de auxílio emergencial na pandemia e que vive em casa simples na periferia do DF.
Tabanez tem ampla ligação com a família Bolsonaro e o governador Ibaneis Rocha, seja pela atuação em negócios de tiros e contratos milionários obtidos do governo, como também ligado à empresa acusada de propina em venda das vacinas Covid-19 e treinamento de militares em missão do general Heleno ao Haiti.
Carlos Alberto Rodrigues Tabanez é policial civil, especialista em explosivos, instrutor de tiro e dono de um clube de tiros do Distrito Federal, o G.S.I., que era frequentado por Jair Bolsonaro e por Marcos Pollon, reconhecido defensor das armas e ligado ao clã Bolsonaro.
Tentando as eleições de 2018 sem sucesso, conseguiu uma cadeira na Câmara Legislativa do Distrito Federal em 2022, pelo PROS antes de migrar para o MDB, com a renúncia do deputado Guarda Jânio (PROS).
Trânsito com general Heleno, Ibaneis e contratos milionários. Na política, ainda assessorou o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha. E, como policial ligado a militares e instrutor de tiros, Tabanez fez o treinamento de técnicos em explosivos para a preparação do 4º e 9º Contingentes da Companhia de Engenharia do Exército para a Força de Paz no Haiti, missão que foi comandada pelo general Augusto Heleno.
Na reportagem “Xadrez do verdadeiro gabinete do ódio”, o superjornalista Luis Nassif mostrou que o clube de tiros de Tabanez, juntamente com outras pequenas empresas da família, receberam R$ 21 milhões, entre 2018 e 2020, de contratos com Ministérios do governo, predominantemente no mandato de Jair Bolsonaro.
Corrupção na venda de vacinas Covid-19. Tabanez também foi membro de uma organização evangélica do Distrito Federal, a Senah - Secretaria Nacional de Assuntos Humanitários, acusada de tentar vender ilegalmente milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 da AstraZeneca e da Janssen, em 2021.
A ONG Senah era comandada pelo reverendo Amilton Gomes de Paula e também tinha como membro o cabo Luiz Paulo Dominguetti, ambos arrolados nas acusações das vendas das vacinas durante a pandemia.
Carlos Alberto Tabanez também figurou na tentativa da venda das vacinas Covaxin, do laboratório indiano Bharat Biotech, que posteriormente gerou uma multa à empresa Precisa Medicamentos, de R$ 3 milhões por fraude no contratos junto ao governo Bolsonaro.
ESTRANhO ISOl AmENTO
PA mídia brasileira, no seu antipetismo doentio decretou o fim de Lula pela milionésima vez. Agora estaria, pobre Lula, isolado no mundo por ter declarado que Israel comete genocídio contra os palestinos e transformou Gaza num gueto. No dia seguinte, 26 países da União europeia pediram cessar-fogo em Gaza. até os estados Unidos. Nesses dias, ele encontrou-se com o secretário de estado dos estados Unidos, antony blinken e com o chanceler russo sergei Lavrov. estados Unidos que tinham vetado três pedidos de cessar-fogo, agora fizeram o seu próprio pedido; o vaticano disse oficialmente que o que ocorre em Gaza é uma carnificina; na condição de presidente do G-20 Lula liderou a primeira reunião do grupo no brasil. enquanto isso, o Japão também condensou a ação de Israel e o presidente francês exigiu de público o fim da invasão à Gaza. a mídia internacional está toda corroborando a declaração de Lula.
TRABALHO/ Mais de 2,1 milhões de pessoas vão participar do concurso
Por G1.comOcargo com o maior número de inscritos no “Enem dos concursos” é o de técnico em indigenismo na Funai. Ele é de nível médio e tem remuneração inicial de R$ 6,9 mil.
Ao todo, 323.250 pessoas vão concorrer às 152 vagas para esse cargo, segundo o governo federal, o que equivale a uma média de 2.127 candidatos por vaga.
Já entre as oportunidades de nível superior, mais candidatos se inscreveram para auditor-fiscal do trabalho (AFT), do Ministério do Trabalho, um total de 315.899 pessoas. Esse é o cargo com a maior quantidade de vagas do concurso (900) e maior salário inicial, de R$ 22,9 mil. Nesse caso, a concorrência é de 351 candidatos por vaga.
Os dados de inscrições foram divulgados pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos nesta sexta-feira, 24, em entrevista coletiva em Brasília (DF).
Em relação aos oito blocos temáticos nos quais as pessoas poderiam se inscrever, o de nível médio foi o que teve o maior número de inscritos: 701.029.
Entre os blocos de nível superior, o 7º (de Gestão Governamental e Administração Pública), é o que tem mais candidatos: 429.370.
Além disso, da lista dos 20 cargos com mais inscritos, o mais concorrido é o de analista administrativo da Previc, no bloco 7. São apenas 9 vagas para 230.545 inscritos, ou seja, 25.616 candidatos por vaga. O salário é de R$ 12,9 mil.
DO BRASIL
O Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) é o maior da história do país em número de inscrições, afirma o governo federal.
Mais de 2,65 milhões de candidatos chegaram a se in-
screver. No entanto, 512.605 (19%) não fizeram o pagamento da taxa que confirma a participação no exame.
Por isso, 2,1 milhões de candidatos poderão, de fato, fazer as provas, considerando os inscritos pagantes e que conseguiram a isenção da taxa. Eles vão concorrer
às 6.640 vagas ofertadas, em 21 órgãos do governo federal.
Do total de 2.144.435 candidatos, 56% são mulheres e 44%, homens. Na divisão por renda, a maioria dos candidatos ganha entre R$ 2.825 e R$ 4.236 (cerca de três salários mínimos).
Aviso de Desligamento Programado para Ampliações e Melhorias na Rede Elétrica
Para realizar serviços de manutenção e melhorias na rede elétrica, será necessário interromper, temporariamente, o fornecimento de energia na(s) seguinte(s) área(s):
01/03/2024 (Sexta-Feira)
Das 07h00min às 12h00min
Município: Assu. Bairro: Frutilândia. Rua Irmã Maria Margarida Soares e Adjacências. (134 Clientes)
04/03/2024 (Segunda-Feira)
Das 08h00min às 12h00min
Município: Govenador Dix Sept Rosado. Localidade: Povoado Umari e
Adjacências. (04 Clientes)
05/03/2024 (Terça-Feira)
Das 14h00min às 17h00min
Município: Assú. Bairro: Dom Elizeu. Rua Coronel Antônio Freire e Adjacências. (99 Clientes)
06/03/2024 (Quarta-Feira)
Das 08h00min às 13h00min
Município: Campo Grande. Bairro: São Pedro. Rua Antonio Gondim e Adjacências. (63 Clientes)
Município: Janduis. Localidade: Sítio Pacuti e Adjacências. (19 Clientes)
Das 08h30min às 13h30min
07/03/2024 Quinta-Feira)
Das 08h00min ás 13h00min
Município: Assú. Bairro: Dom Elizeu. Rua Doutor Luiz Antonio. (21 Clientes)
Município: Martins. Localidade: Povoado Serra Nova e Adjacências. (11
Clientes)
Município: Severiano Melo. Localidade: Povoado Ipueira e Adjacências. (8
Clientes)
Das 14h00min ás 17h30min
Município: Assú. Bairro: Dom Elizeu. Rua Coronel Antônio Freire e Adjacências. (99 Clientes)
Importante: Sem prévio aviso, essas programações podem sofrer atrasos ou ser canceladas por impedimentos técnicos. Caso os trabalhos sejam concluídos antes do horário previsto, a rede será energizada sem qualquer outra comunicação.
Aponte a câmera do seu celular para QR Code acompanhe a programação e saiba mais sobre Desligamento Programado. www.neoenergia.com
CONCESSÃO DE AUTORIZAÇÃO ESPECIAL
A CENTRAL FOTOVOLTAICA ASSÚ I, CNPJ 23.844.259/0001-14, torna público que recebeu do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do NorteIDEMA a renovação da Autorização Especial - AE nº 2022-175737/TEC/AE-0008, com prazo de validade até 14/08/2025, para o Canteiro de Obras em apoio à implantação da Central Fotovoltaica Assú I e do Conjunto Fotovoltaico Assú, localizado na Rodovia BR-304, km 99, Zona Rural do Município de Assú/RN. Giuliano Pasquali - Diretor de Implantação
PREGÃO ELETRÔNICO Nº 008-003/2024
O MUNICÍPIO DE CORONEL JOÃO PESSOA, por intermédio da SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS, TRANSPORTES E SERVIÇOS URBANO torna público a realização de procedimento licitatório, em sessão pública, na modalidade Pregão Eletrônico nº 008-003/2024, cujo objeto é o REGISTRO DE PREÇOS para futura aquisição de forma fracionada de materiais para implantação do sistema de iluminação do estádio “O Rosenão”, no Município de Coronel João Pessoa/RN, conforme especificações. As propostas e documentos serão recebidos virtualmente no site https://www.portaldecompraspublicas.com.br até o dia 07/03/2024 às 08h00min, quando iniciará a fase de lances às 08h30min, conforme especificações e normas contidas no Edital e seus Anexos, disponíveis no endereço eletrônico acima ou no site www.coroneljoaopessoa.rn.gov.br.
Coronel João Pessoa/RN, 23 de fevereiro de 2024.
Miguel Ferreira de Aquino Pregoeiro
cesar@defato.com
Asucessão municipal mossoroense está se desenhando em cores mais vivas, com decisões tomadas e/ou encaminhadas nos bastidores, que começam a chegar ao conhecimento do grande público. Uma delas, antecipada pela coluna, é a chapa governista definida, a partir do compromisso do prefeito Allyson Bezerra (União Brasil) com o presidente da Câmara Municipal, Lawrence Amorim (ainda no Solidariedade). A chapa Allyson/Lawrence está formada e só não será oficializada se houver mudança de planos ou traição. Do outro lado, a oposição caminha para ter candidatura única. O nome provável é o da ex-prefeita Rosalba Ciarlini (Progressistas), embora não se deva descartar os nomes do vereador Tony Fernandes (de saída do SD para o Avante) e da deputada Isolda Dantas (PT). O cenário ficará ainda mais nítido ao fim da “janela” partidária, que se fechará nos primeiros dias de abril.
Transcorreu com sucesso a cirurgia cardíaca a que a professora Isaura Amélia se submeteu no Hospital do Coração. Receberá alta neste fim de semana para continuar a recuperação em casa. A ex-secretária de Cultura de Mossoró é também imortal da Academia Norte-Riograndense de Letras.
Estamos à disposição de todos que querem lutar por uma Mossoró melhor”
ROSALBA CIARLINI Ex-prefeita
O casal Carlos Augusto/ Rosalba Ciarlini retornou a Mossoró após o sucesso da cirurgia de Isaura, irmã de Carlos. Eles acompanharam todo o processo, desde a internação até a intervenção cirúrgica. Agora, aliviados, vão concentrar as atenções no futuro de Mossoró, a partir do Cantópolis.
1 2 3 4
Governador Dix-sept Rosado está de luto pela morte de Edson Rosado de Almeida, que foi vice-prefeito e vereador na cidade. Estaria completando hoje 93 anos. O prefeito Artur Vale decretou luto de três dias.
Dom Mariano Manzana, agora Bispo Emérito, receberá homenagem especial na missa das 11h da Catedral de Santa Luzia neste domingo, 26. Pelos 19 anos de profícuo pastoreio na Diocese de Mossoró.
A ProTurismo-RN instalará um Centro de Informações Turísticas no Aeroporto de Mossoró. O serviço será inaugurado no dia 5 de março no saguão de espera, com objetivo de promover as ações do turismo local e regional.
Hoje é o “Dia D” da vacina contra a dengue. Em Mossoró, a mobilização ocorre nas UBSs do Santo Antônio, São Manoel e no Partage, das 8h às 16h.
A oposição tem uma robusta documentação que aponta para, digamos, deslizes graves nos contratos da saúde da gestão do prefeito Allyson Bezerra (União). Quem viu garante que o caso da São Tomé Distribuidora, que sequer tem sede, é café pequeno. A pasta começa a ganhar rumo. Anote.
O Voa Brasil, programa que será lançado pelo Governo Federal para tornar viagens e avião mais acessíveis, não garante passagens mais baratas. É que o programa reunirá apenas bilhetes que já custam R$ 200, isso porque a iniciativa não contará com subsídios federais.
O novo anel viário é uma obra importante para Mossoró. Vai resolver gargalos e melhorar a mobilidade, principalmente em trechos que envolvem a BR110, como a “Avenida Universitária” e os conjuntos residenciais da zona leste da cidade. Obra de R$ 68,7 milhões do Governo Federal e Prefeitura.
A prefeita Iraneide Rebouças (PSDB) não quer apoiar o seu vice, Bruno Filho (MDB), à sucessão municipal. Dr. Ruidemberg, o Beguinho, é o preferido. A divisão beneficia o ex-deputado Souza, pré-candidato da oposição.
IGREJA CATÓLICA / Agora Bispo Emérito, dom Mariano ganha reconhecimento pelos 19 anos de pastoreio na Diocese de Santa Luzia
Bispo Emérito dom Mariano Manzana com o economista e empresário Elviro Rebouças
Amissa das 11h na Catedral de Santa Luzia deste domingo, 26, reserva uma homenagem especial a dom Mariano Manzana, por seus 19 anos de pastoreio na
Diocese de Mossoró. A iniciativa é dos segmentos produtivos da cidade, representados pela Associação Comercial e Industrial (ACIM), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Sindicato do Comércio
Varejista (Sindilojas). Para o autor da iniciativa, o economista e empresário Elviro Rebouças, trata-se de uma justa homenagem por tudo que dom Mariano fez por Mossoró durante os 19 anos de
pastoreio. “Será um momento de reconhecimento da sociedade por tudo que dom Mariano representa para a cidade”, disse.
Dom Mariano, agora Bispo Emérito, foi o sexto bispo da Diocese de Santa
Luzia de Mossoró, entre os anos de 2004 a 2023, quando renunciou ao cargo por idade. O religioso foi sucedido por dom Francisco de Sales Alencar Batista, empossado no último sábado, 17.
Mariano, aos 12 anos de idade, certo dia surpreendeu seu pai revelando que queria ir para o seminário e tornar-se sacerdote. O senhor Luigi Manzana, após ouvir atentamente o filho, interpelou: “Você sabe o que está decidindo, Mariano? Olha, com essas coisas de Deus não se brinca”. Pouco depois, com o apoio da mãe, Agnese Tranquillini, o jovem Mariano dava entrada no seminário de Trento. Filho de um lar com excelente formação religiosa, a irmã, Maria Inez, tornara-se freira com atuação na África.
Nascido em 13 de outubro de 1947, na pequena cidade chamada Mori, na região de Trentino-Alto Ádige, Itália, Mariano, após o período inicial de estudo, já em 1963, entrava para cursar Filosofia e Teologia no Seminário Maior de Trento. Em 1973, foi ordenado presbítero passando a servir como sacerdote na Paróquia Pio X, de Trento, até 1976. Com vocação para a vida missionária tinha a consciência de que a qualquer momento poderia ser convocado para outra missão.
Dom Mariano apresentou a carta renúncia ao completar 75 anos de vida e 18 anos de mandato de pastor da Diocese de Santa Luzia, no dia 13 de outubro de 2022. O Papa Francisco acolheu no sábado, 18 de novembro 2023, o pedido de renúncia, em razão da idade, apresentado por dom Mariano Manzana ao governo pastoral da diocese de Mossoró, no Rio Grande do Norte.
Certo dia, o Bispo de Trento, visitando o Brasil, ao chegar em Recife-PE ficou muito sensibilizado com as palavras de dom Gentil Diniz Barreto, relatando o quanto estava sendo difícil encontrar padres para servir a sua diocese, situada a mais de 500 km dali, com sede na cidade de Mossoró. Voltando a Trento, o prelado, ao contar esse episódio para seus padres em uma grande reunião, notou, após sua fala,
que um deles desejava se expressar. Foi o Padre Mariano, que logo falou dizendo sentir-se disposto, se fosse também a vontade da sua autoridade, a ir voluntariamente para o Brasil. Dias depois, Padre Mariano despedia-se da sua terra, deslocando-se para um país distante, desconhecido, tendo como informação apenas tratar-se da região Nordeste, área que periodicamente era castigada pela estiagem das
chuvas (seca), formada por um povo com renda per capta baixa e de clima extremamente quente, exatamente o inverso da sua terra de origem próxima aos Alpes gelados da Itália, onde fora criado.
Mesmo assim topou, pegou o navio até o Rio de Janeiro, onde o esperava o Padre Walter Collini, já atuando, desde 1973, na Diocese de Mossoró. De ônibus, seguiram até Mossoró e imediatamente para o endereço do Palácio Episcopal, onde foi recebido no portão pelo
próprio dom Gentil Diniz Barreto. Transcorria o ano de 1977. Logo foi designado para servir à Paróquia de Umarizal.
Vigário jovem, motivado, dedicado, trabalhador e humano, logo conquistou a confiança e a amizade de seus paroquianos, ao ponto de lá permanecer por 17 anos seguidos de 1977 a 1994. Prestou também muitos outros serviços à Diocese. Por exemplo, de 1983 a 1994, além de sacerdote em Umarizal, Padre Mariano Manzana foi diretor espiri-
tual no Seminário Maior de João Pessoa, na Paraíba, com o objetivo de acompanhar todos os seminaristas
que eram encaminhados pela Diocese de Mossoró. Também assumiu as Paróquias de Alexandria e Caraúbas.
Em 1994, entendendo que já havia prestado seu bom serviço à Diocese de Mossoró, o Bispo de Trento o chamou de volta para a Itália para assumir a direção do Centro Missionário Diocesano de Trento, como Delegado Episcopal para as missões da Diocese de Trento.
Obediente, colocou-se mais uma vez à disposição para outros trabalhos missionários. Ocupou na Diocese de Trento também a função de responsável pela Casa Diocesana do Clero.
IGREJA CATÓLICA / Convidado para assumir como bispo de Mossoró, dom Mariano recebeu conselho e apoio da mãe
Em 2004, quando se encontrava plenamente satisfeito em suas funções, eis que de repente o religioso Mariano Manzana recebeu o convite para assumir como bispo da Diocese de Santa Luzia de Mossoró. Residindo com a sua mãe Agnese Tranquillini, já idosa, viúva e adoentada, quis ouvi-la para tomar a decisão. Ouviu como resposta a voz de um coração que abdicava com sorriso materno: “Mariano, esse é mais um chamado de Cristo. Vá, filho”. Em 15 de junho do mesmo ano foi nomeado Bispo da Diocese de Mossoró.
A notícia soou em toda Diocese de Santa Luzia com muita receptividade e acolhimento. Havia motivos. Dom Mariano, além de conhecer profundamente a região, gozava de um excelente relacionamento com o clero local e mais, havia se destacado como excelente administrador, predicado que contava muito para um novo bispo que viesse, naquele momento, comandar a Diocese de Mossoró.
Em 5 de setembro de 2004, Padre Mariano Manzana recebeu, na Itália, a Ordenação Episcopal pelas mãos de dom Luigi Bressan. Em 17 de outubro do mesmo ano, tomou posse como sexto bispo da Diocese, numa bonita, solene e festiva cerimônia celebrada na Catedral de Santa Luzia de Mossoró. Com o lema episcopal “Christus Ad Gentes“ – Cristo para todos, dom Mariano Manzana assumiu de forma autêntica o lema de servo de Deus no meio do seu povo.
A Diocese avançou em todas as frentes. Reacendeu, de forma gradativa, os movimentos religiosos já existentes, criando alguns. Estimulou o crescimento das
pastorais e ampliou o seu número. A última, registrese, Pastoral da Saúde. Implantou com entusiasmo as Santas Missões Populares,
grande movimento em toda Diocese. Fez realizar, após 60 anos de história, o II Congresso Eucarístico de Mossoró, trazendo à cidade mui-
tas ilustres autoridades eclesiais, entre as quais o Núncio Apostólico de Roma no Brasil, Dom Lorenzo Baldisseri.
Ao chegar à Diocese e iniciar seu Ministério Episcopal, no dia 17 de outubro de 2004, logo no domingo seguinte, 24, Dia Mundial das Missões, dom Mariano
celebrou a ordenação diaconal de quatro jovens seminaristas: José Janédson, Ricardo Rubens, Erivon Maia e Ivonzéliton Leite. Logo em seguida, no mês
de novembro, presidiu sua primeira Assembleia Diocesana como bispo.
Na assembleia, toda a Diocese assumiu o projeto das Santas Missões Popu-
lares, com metodologia idealizada pelo Padre Luís Mosconi, padre diocesano nascido e formado na Itália e que, desde 1990, vinha se dedicando às missões populares no Brasil. Em 2005, começaram os primeiros retiros diocesanos e simul-
Empreendedorismo e evangelização
Uma das grandes virtudes de dom Mariano, além de excelente pastor espiritual, é ser administrador, pode até ser dito um grande empreendedor. Após obter o equilíbrio econômico da Diocese, tão necessário no momento, partiu para realizações e obras de grande necessidade para a Diocese. Aqui, apenas alguns destaques:
1- Construção e estruturação do Seminário Maior de Mossoró, há muito sonhado e de extrema importância para as vocações sacerdotais.
2- Implantação da Faculdade Diocesana de Mossoró, hoje Faculdade Católica do Rio Grande do Norte, oferecendo vários cursos com conceito 5 (nota máxima é 5), com previsão, muito em breve, de novos cursos.
3- Construção de dependências – lares sacerdo-
tais – anexas ao seminário para acolher padres e religiosos durante a estadia em períodos de aulas no seminário e na faculdade.
4- De 2005 a 2023, Dom Mariano ordenou 60 padres na Diocese de Mossoró.
5- Adota política de incentivo para que os padres possam fazer cursos de pós-graduação, mestrados e doutorados e retornem para a Diocese.
6- Criou mais de 20 paróquias em diversos municípios da Diocese, entre eles Mossoró, Itaú, Carnaubais, Baraúna, Upanema, Encanto, Assú, José da Penha, Almino Afonso.
7- Reequipou a Rádio Rural e prepara-se, junto ao Ministério das Comunicações, para duplicar sua frequência com o acréscimo de transmissão em FM – frequência modulada.
Seu episcopado hoje
As recentes ações de dom Mariano revelam uma justa preocupação com a realidade social, de modo particular, nos últimos tempos, a agricultura familiar. Tem sido um defensor perpétuo dos movimentos em defesa do homem do campo, na zona rural, destaque na chapada do Apodi.
Em nível nacional, dom Mariano é atualmente o bispo responsável pelo setor de catequese do Regional Nordeste II da CNBBConferência Nacional dos Bispos do Brasil.
Uma última iniciativa merece destaque: a campanha “Domingo da Solidariedade”, lançada inicialmente na cidade de Mossoró. Num sistema de
taneamente os paroquiais, até o terceiro e último ocorrido de 2 a 4 de junho de 2006. Foi no II Congresso Eucarístico Diocesano, na missa de encerramento, dia 18 de novembro de 2006, presidida pelo então Núncio Apostólico Dom Loren-
rodízio foram selecionadas oito instituições de caridade vinculadas à Igreja que seriam beneficiadas, a cada terceiro domingo do mês, pelas oito paróquias da cidade com gêneros alimentícios. São beneficiadas, a cada mês, entidades que realizam obras sociais atuando em diversas realidades que afligem a dignidade humana, como por exemplo a dependência química.
Por tudo que faz, toda Diocese sente-se plenamente gratificada com a presença de dom Mariano e muito agradecida a Deus por permitir ao seu povo tão agradável convivência. Mariano, “Christus Ad Gentes” - Cristo para os povos.
zo Baldisseri, que aconteceu o envio missionário para a realização da grande Semana Missionária. Todo o processo foi acompanhado e vivido por Dom Mariano, que esteve nas Semanas Missionárias em todas as paróquias.
ocorre em 95,88% das residências em
CENSO / Os dados divulgados pelo IBGE referente ao censo de 2022 apontam que Mossoró tem 23.480 domicílios, dos quais 88.657 são contemplados com a coleta
Nesta sexta-feira, 23, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou dados do censo realizado em 2022, que trouxe informações sobre forma de abastecimento de água, destino do lixo, tipo de esgotamento sanitário, existência de banheiro ou sanitário e existência de canalização de água nas residências brasileiras.
Os números gerais em relação ao descarte adequado do esgoto e à coleta de lixo subiram, em relação ao censo de 2010. Em Mossoró, 88.657 dos 123.480 domicílios existentes são beneficiados com a coleta de lixo. Esse número representa 95,88% das residências registradas pelo censo. Em relação à conexão com a rede de esgoto, o percentual é de 53,67%, o que significa que 49.626 residências possuem essa ligação.
O censo de 2022 também trouxe dados em relação ao abastecimento de água pela rede geral e à existência de banheiros nas próprias residências. Os dados apontam que 99,29% das residências de Mossoró possuem banheiro para uso próprio. Nos casos em que não existe banheiro ou sanitário nas residências, a situação encontrada mais comumente é o esgotamento por "Fossa rudimentar ou buraco” (situação de 0,71% das residências de Mossoró).
Os dados divulgados apontam ainda que 91,56% das casas de Mossoró são abastecidas por meio de ligação direta à rede geral. No caso do município, esse abastecimento da rede geral é feito pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern).
O IBGE aponta que, assim como ocorreu em Mossoró, os dados do Estado também apontam a rede ge-
O percentual de coleta de lixo em Mossoró é maior do que a média estadual (86,4%)
ral de distribuição como sendo a principal forma de abastecimento da população. “Em 2022, a "Rede geral de distribuição" era a forma principal de abastecimento
de água em 969 mil domicílios potiguares, onde residiam 2,8 milhões de pessoas, equivalente a 84,6% da população residente no estado”, informa.
Do número total de domicílios registrados pelo IBGE em Mossoró, 88,11 são casas e 8,7% são apartamentos. Com esse percentual, Mossoró está em
Dados nacionais apresentaram crescimento em relação a 2010
O censo é um retrato da população, e se propõe a responder diversas perguntas relacionadas à cor, moradia, renda, escolaridade, entre outras, que permitem uma caracterização de elementos importantes das condições de vida da população.
O censo de 2022 cobriu 8.514.876,599 km² do território nacional e todos os municípios brasileiros, com o intuito de contar a
população e investigar as características dos domicílios e seus entornos. Os últimos dados divulgados apontaram como está o acesso a saneamento básico nos domicílios do país.
Em níveis nacionais, subiu de 64,5% em 2010, para 75,5% o número de pessoas que possuem o descarte adequado de esgoto no país. Pessoas com banheiro exclusivo passaram de 64,5% para 97,8%.
A coleta de lixo nos municípios do Brasil, que em 2010 era de 85,8%, em 2022 era de 90,9%. Já as pessoas com casas que possuem ligação à rede geral de água saíram de 81,5% para 86,6%.
Em relação à população, o Brasil tem 203 milhões de habitantes e segue se tornando cada vez mais feminino e mais velho. A idade mediana do brasileiro passou de 29 anos (em 2010) para 35 anos (em 2022).
terceiro no ranking de cidades do Rio Grande do Norte onde a população opta por morar em apartamentos. Quando observada a prevalência de moradores do tipo
de domicílio “apartamento”, destacam-se Parnamirim (24,2%), a capital Natal (19%), o município de Mossoró (8,7%)”, aponta o IBGE.
ASSOCIAÇÃO DE MORADORES E PROPRIETÁRIOS DO LOTEAMENTO FECHADO COPACABANA RESIDENCE Rua José Damião, 235, sala B, Santo Antônio, Mossoró/RN E-mail:gercomercial@olindaempreendimentos.com.br Telefone: (84) 9-8116-2676
ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA - EDITAL DE CONVOCAÇÃO
Data: 28 de fevereiro de 2024
Horário: Às 18h30 – em primeira convocação e em segunda chamada, às 19h, 30 (trinta) minutos após a primeira convocação.
Local: Requinte Buffet (Rua Dracon de Albuquerque, 113, Abolição, Mossoró/RN)
Convidamos e Convocamos todos os proprietários de lotes do LOTEAMENTO FECHA-
DO COPACABANA RESIDENCE para Assembleia da Associação, que se realizará na data, horário e local acima indicados, para discussão e deliberação da seguinte ordem do dia:
1. Informações sobre a Associação, Loteamento e Áreas Comuns, informação da entrega das áreas;
2. Aprovação do Aceite dos Proprietários no Termo de Adesão da Associação conforme previsão em contrato de venda e compra dos lotes Cláusula 7 (sete);
3. Eleição da Diretoria da Associação (Diretor-Presidente, Tesoureiro, Secretário) Conselho Fiscal, e Criação da Comissão Temporária de Instalação com os membros fundadores;
4. Deliberação e Aprovação para definição das normas Provisórias pela Diretoria da Associação e Comissão Temporária de Instalação;
5. Deliberação e Aprovação da Previsão Orçamentária para o Exercício de 2024, bem como do valor da Taxa da Associação; Apenas, será permitida a entrada e participação de 1 (um) representante por lote, o proprietário poderá participar pessoalmente (portando RG ou CNH) ou enviar seu representante (portando RG ou CNH), devidamente munido de procuração com poderes específicos, reconhecida em cartório. Segue em anexo a este edital o Estatuto da Associação. Os proprietários, após aprovação do item 3, poderão se qualificar para chapa da Associação nos termos do Estatuto. Agradecemos o vosso comparecimento, subscrevemo-nos atenciosamente. Mossoró/RN, 23 de fevereiro de 2024
Sérgio Leite de Sousa Diretor Presidente
Gente De fato
MARILENE PAIVA
Direto da Veneza Brasileira, Recife, no Camarote Seu Antônio, os amados Sílvio Roberto e Cleide. Vivas ao Galo da Madrugada, vivas!
Time presença
Antecipamos os votos de feliz aniversário para a arquiteta Silvana Escóssia, musa do médico Marcos Pedrosa. Silvana celebra idade nova, segunda, dia 26. No clique, com a filha caçula, fisioterapeuta, acadêmica de Medicina, Gaby Escóssia.
Eles são vizinhos, compadres e comadres. Amigos queridos. Casais Návila e Tiano Vasconcelos com Diego Dantas e Priscila Grace, que ganhou sessão bolo confeitado na semana.
Todos os vivas ao aniversariante muito amado de hoje: Desembargador Expedito Ferreira de Souza, ex-presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte. Tintin, gente boa!!!
O renomado percussionista Sabiá da Costa, cidadão do mundo, apaga velinhas hoje. Daqui para Berlim, seguem os votos de saúde, paz e alegrias.
sábado,
Champanhe no geloPara ganhar conhecimento, adicione coisas todos os dias. Para ganhar sabedoria, elimine coisas todos os dias.”
Lao Tse
Instagram e Facebook @colunistajeanrodrigues
Karol Fontes celebrou aniversário de 15 anos em família com sua avó Elza Fontes e os pais Robson/Kátia. Felicidades nesse desabrochar da vida, linda!
O ouvidor Dr. Rodrigo Pessoa e a corregedora geral Ladya Gama visitaram o gabinete da prefeita Iraneide Rebouças por ocasião de audiência pública na CMAB.
Bem-vindo, dom Francisco de Sales. O Pe. Raimundo Felipe, de Areia Branca, esteve presente à posse do 7º Bispo da Diocese de Santa Luzia.
Giseli Jeremias, nova presidenta da CDL/AB, empossada pelo presidente da FCDL José Maria, em noite de festa na Câmara, prestigiada pela prefeita Iraneide Rebouças e José Alfredo.
Leitura da mensagem anual da prefeita Iraneide Rebouças para prestar contas do ano 2023/2024 abre os trabalhos do Legislativo. Vereador Renan Lima presidiu a seção dia 29.
Casal Kleidenberg Tavernad/ Cristiane convida para música ao vivo com o cantor Vandinho Tomé, hoje, às 21h em seu point Intense Hall Bar. Vamos reservar: 99947-2934.
Bate-papo comigo hoje às 11h na rádio FM com o jovem advogado Dr. Mateus Melo que inaugurou ontem seu escritório com coquetel para amigos e convidados. Parabéns e sucesso!
Dados do censo de 2022 realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística apontam que a população de Mossoró é de 264.577 pessoas, um crescimento de 1,7% em relação ao censo realizado em 2010, quando a segunda maior cidade do RN tinha quase 260 mil habitantes. Desse número total, a maior parte da população é formada por mulheres.
Ao todo, 138.065 mulheres moram em Mossoró e representam 52,18% da população total. A maior parte delas (4,44%) tem idades entre 35 e 39
anos. Em números gerais, a maior parte da população feminina de Mossoró se concentra na faixa etária dos 25 aos 54 anos. Já em relação aos homens, eles são 47,82% da população mossoroense (126.512 pessoas) e, a maioria, também está na faixa etária dos 35 aos 39 anos. Um dado que o censo de 2022 trouxe é que o número de mulheres com mais de 60 anos é maior do que o número de homens com a mesma idade. Uma das razões para este dado é o índice de envelhecimento, que é de 91,63 homens para cada 100 mulheres. A idade média da
população de Mossoró é de 35 anos.
Outro dado divulgado nesta sexta-feira, 23, pelo IBGE, diz respeito à cor ou raça da população de Mossoró. Um grande crescimento, comparado ao censo de 2010, foi o aumento da população que se autointitula preta. Em 2010, eram 15.359 pessoas e em 2022, esse número passou a ser de 24.536, um aumento de 37,4%. A idade média da população preta é de 40 anos.
Apesar de, atualmente, a maior parte da população de Mossoró se declarar parda, o número de 2022 é menor do que o número
de pardos registrados em 2010. Naquele ano, eram 130.346 pardos na cidade, enquanto que em 2022 eram 128.231. Os mossoroenses declarados pardos têm idade média de 34 anos.
Feliz aniversário dia 28 para Francinete Oliveira, Viúva do saudoso Cleodon Bezerra, avó de Álvaro, Joan e Joana Zelinda e mãe de Luana Zelinda. Desejo-te parabéns e vida longa, amiga!!
A população branca também teve um leve aumento nos últimos anos, passando de 110.377 em 2010, para 111.024 em 2022, cuja idade média é de 33 anos. O censo de 2022 apontou ainda que Mossoró tem 63 pessoas quilombolas e 296 pessoas indígenas. A idade da população indígena de Mossoró é de 34 anos. A idade média da população de Mossoró é de 35 anos
Jornal de Fato
Solidariedade / A Uern Pela Vida é desenvolvida em todos os campi e visa à arrecadação de alimentos para beneficiar pessoas carentes e instituições filantrópicas do Estado
em uma ação de solidariedade e compromisso com o bem-estar social, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) iniciou mais uma edição da Campanha Uern pela Vida na última sexta-feira, 23, durante a reunião do Fórum das Diretoras e dos Diretores. No ano passado, foram mais de duas toneladas de alimentos arrecadados, beneficiando 14 projetos e instituições sociais.
A Uern Pela Vida é desenvolvida em todos os campi e visa à arrecadação de alimentos para beneficiar pessoas carentes e instituições filantrópicas do Estado. O período de arrecadação segue até o dia 20 de março. No ano passado, foram mais de duas toneladas de alimentos arrecadados.
Na Uern Mossoró, a doação dos alimentos pode ser feita na Reitoria, no Centro, e dentro do campus, especificamente na Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) e na Ouvidoria. Nos demais municípios-sede dos campi da Universidade, as doações ocorrem nas secretarias e nas ouvidorias dos respec-
Arquivo/Uern
tivos campi.
“É uma ação que visa incentivar o amor e a solidariedade e, ao mesmo tempo, levar alimentos para aqueles que não têm. A campanha está alinhada com a agenda 2030, com o ODS 2, cuja meta é erradicar a fome”, informa a reitora Cicília Maia.
A Campanha Uern pela
Vida é fruto de uma ação solidária em que envolve toda a comunidade acadêmica. “Com essa ação, a Uern reafirma seu compromisso com a promoção do bem-estar social e a melhoria da qualidade de vida das pessoas em situação de vulnerabilidade”, destaca a professora Jéssica Figueiredo, titular da Assessoria
A entrega dos alimentos arrecadados será feita no período de 22 a 27 de março. A entrega dos alimentos simboliza, na visão de gestores e responsáveis pela campanha, uma retribuição por tudo que a Universidade recebe da comunidade externa.
Para a coordenadora do Fórum, professora Meyre Ester, a campanha é bastante significativa e demonstra o papel social da Universidade. “É uma ação de responsabilidade social que envolve todos os setores da Instituição. É uma campanha extremamente simbólica, que
incentiva e mobiliza a comunidade acadêmica e externa a fazer a sua parte no combate à fome”, declara.
As diretoras da Uern Assú e Caicó, Guianezza Mescherichia e Shirlene Mafra, respectivamente, que estavam presentes à reunião de lançamento, destacaram a importância do envolvimento de todos os campi na iniciativa.
“O Campus de Caicó abrange toda a região do Seridó Potiguar. Vamos incentivar o envolvimento de todos do campus para essa ação de solidariedade. A ação demonstra que a Universidade
tem aberto suas portas para a comunidade, pensando juntos em soluções para diferentes problemáticas, como a fome”, diz Shirlene Mafra.
Guianezza Mescherichia ressalta que a Uern Assú também está em uma cidade polo, que abrange em torno de 10 municípios da região do Vale do Açu. “É imprescindível essa campanha Uern pela Vida. É um momento onde a gente pode extrapolar os muros da nossa universidade e chegar com ações concretas para aqueles que mais precisam”, frisa.
Os responsáveis insti -
de Governança e Transparência, uma das coordenadoras da ação.
O intuito deste ano é repetir ou ultrapassar essa marca. “A participação de todos será fundamental para tornar essa iniciativa um sucesso e ajudar a fazer a diferença na vida de quem mais precisa”, disse Jéssica.
“A Uern, enquanto uni-
versidade socialmente referenciada, reforça seu papel inclusivo e includente, sendo um agente ativo na construção de uma sociedade mais justa e solidária. A Campanha Uern pela Vida é um testemunho vivo de nossa missão enquanto instituição de ensino superior comprometida não apenas com a formação acadêmi -
ca, mas também com a construção de uma sociedade mais justa, solidária e inclusiva. Convido a todos a participarem ativamente desta campanha, contribuindo com o que estiver ao alcance, pois juntos podemos fazer a diferença na vida daqueles que mais precisam”, declara a reitora Cicília Maia.
Arquivo/Uern
tucionais pela campanha são o Gabinete da Reitoria, a Ouvidoria da Uern, as
pró-reitorias de Assuntos Estudantis (Prae) e de Gestão de Pessoas (Progep),
além do Fórum das Diretoras e Diretores e Fórum de Chefes.
CAÇADA / Passados dez dias da fuga de dois presos da Penitenciária Federal em Mossoró, as forças de segurança pública federais e estaduais seguiam na caça aos fugitivos
Passados dez dias da fuga de dois presos da Penitenciária Federal em Mossoró (PFM), as forças de segurança pública federais e estaduais seguem na caça aos fugitivos. Esse era o cenário, pelo menos até o começo da noite desta sexta-feira (23), horário de fechamento desta matéria. Ontem, as equipes receberam parte do reforço da Força Nacional.
O primeiro grupo che-
gou a Mossoró na madrugada desta sexta, à 0h. Parte do efetivo composto por 58 homens e 15 viaturas já está no município para atuar nas buscas de dois foragidos da penitenciária federal da região. O primeiro grupo mobilizado pela Força Nacional a serviço do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) já iniciou as operações ainda na tarde de ontem.
Na ocasião, os agentes
auxiliaram a Polícia Federal com bloqueios de rodovias para os serviços de buscas e capturas de dois foragidos do presídio federal na região. A segunda parte do efetivo, formada por 42 agentes, divididos em um ônibus e sete viaturas, também estava com chegada prevista ainda para ontem, conforme informou o MJSP no começo da tarde desta sexta-feira. Mas até o fechamento desta matéria, ainda não ha-
Investigações da fuga resultam na prisão no Acre de irmão de fugitivo de Mossoró
A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado no Acre (Ficco/ AC) prendeu, na manhã desta sexta-feira (23), um homem condenado por roubo e participação em organização criminosa e que estava com mandado de prisão em aberto. A informação foi divulga-
da na tarde de ontem pela Polícia Federal (PF).
A PF disse que os policiais chegaram até o acusado em virtude das investigações acerca da fuga de dois homens da penitenciária federal em Mossoró. A polícia explicou que foi possível localizar o irmão de um dos
foragidos, uma vez que há várias forças de segurança envolvidas nas buscas, com trocas de informações.
A Ficco (AC) é composta por integrantes da Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal, além da Polícia Civil e da Polícia Militar do Acre.
via novas informações sobre isso.
Segundo o MJSP, o grupo completo de 111 policiais e bombeiros militares disponibilizado pelo órgão atuará por 30 dias no município potiguar, mesmo com as buscas não tendo prazo para serem finalizadas. O ministério disse que essa força policial estava em processo de alinhamento estratégico para definir escalas das operações.
Inicialmente, o desembarque no Rio Grande do Norte estava definido para a última quinta-feira (22), mas teve de ser adiado por conta de fortes chuvas ao longo do trajeto entre Brasília e Mossoró. O MJSP destacou que o trabalho de busca e captura será realizado em todo o território, que é composto por matas, zonas rurais e áreas de grutas; e que as estradas da região estavam sendo monitoradas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Reportagem do G1 RN revelou que polícia esteve a poucos metros dos fugitivos no 3º dia de buscas
‘Por um fio’ / Matéria do G1 RN deu conta de que um carro da polícia penal teria passado perto da casa que fugitivos teriam invadido no último dia 16
Policiais estiveram a poucos metros dos dois fugitivos da Penitenciária Federal de Mossoró no terceiro dia de buscas. É o que revelou uma matéria publicada na tarde desta sextafeira (23) pelo site G1 RN, que deu conta de que a casa invadida pelos presos ficaria a 3 km do presídio.
A reportagem, assinada por Ayrton Freire e Fernanda Zauli, respectivamente, da Inter TV Cabugi e G1 RN, mostrou que na noite do último dia 16, os dois fugitivos teriam rendido um morador e invadido a casa dele. “Os criminosos permaneceram no local por cerca de 4 horas. Enquanto eles
estavam na casa, um carro da polícia penal passou na rua da residência e abordou um grupo de moradores”, detalhou a matéria.
“O dono da casa disse que nesse momento um dos fugitivos estava deitado na varanda da casa, onde fica a TV por onde eles viram as notícias da
fuga. O outro estava em pé e viu um carro com farol apagado se aproximando da residência. Ele chamou o morador, perguntou se era a polícia e o morador disse achar que se tratava de uma viatura policial”, relatou a reportagem, mencionando que na sequência, os dois fugitivos fugiram e mandaram o
morador e a esposa se trancarem dentro de casa. (Confira a íntegra dessa matéria do G1 RN no endereço eletrônico https:// g1.globo.com/rn/riogrande-do-norte/ noticia/2024/02/23/policia-esteve-a-poucos-metros-dos-fugitivos-demossoro-no-terceiro-diade-buscas.ghtml).
Reportagem relatou que fugitivos teriam saído do local com o presença iminente da polícia e mandado moradores da casa se trancarem dentro da residência
Policiais teriam estado
Ações de buscas a fugitivos resultam em prisões de 3 suspeitos e apreensão no Rio Grande do Norte e Ceará
Dentro desses dez dias de buscas aos dois presos fugitivos do presídio federal em Mossoró, as ações resultaram nas prisões de três suspeitos de ligação com a dupla e também em cumprimento de mandados de apreensão, tanto no Rio Grande do Norte quanto no Ceará. Esses resultados da operação foram registrados na última quartafeira (21).
A Polícia Federal, no decorrer das investigações sobre a fuga de dois deten-
tos da Penitenciária Federal em Mossoró, cumpriu, na ocasião, nove mandados de busca e apreensão nas cidades de Mossoró, Quixeré (CE) e Aquiraz (CE), contra possíveis envolvidos no fornecimento de apoio aos foragidos. Foi cumprido ainda um mandado de prisão temporária, medida pedida pela PF, em Mossoró.
Ainda neste município, outra prisão foi efetuada em virtude de mandado em aberto. A PF informou que
em uma das residências alvo das buscas (em Aquiraz), havia drogas, armamentos e munições. Houve uma prisão em flagrante. Foram apreendidos ainda telefones celulares e um veículo que, supostamente, teria sido utilizado no auxílio aos criminosos para fornecimento de armamento a ser empregado na fuga.
Além do inquérito policial, a cargo da PF, permanece em andamento a operação de recaptura, integrada pela Secretaria Na-
cional de Políticas Penais (Senappen/MJSP), Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Secretaria de Administração Penitenciária do Rio Grande do Norte e Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Norte, representada pela Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros. Ainda há o reforço da Força Nacional de Segurança Pública, além de policiais dos estados do Ceará, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Goiás.
Até o fechamento desta matéria, no início da noite de ontem, seguiam as buscas
a poucos metros dos dois fugitivos na zona rural de Mossorófabiowillard@hotmail.com
fabiowillard@hotmail.com
fabio willard de oliveira
fabio willard de oliveira
DAepois de cinco anos distante da divisão de elite, o Baraúnas volta e já enche seu torcedor de esperanças, ao carimbar seu passaporte para a semifinal do primeiro turno do estadual. Creio que este é um feito que nem mesmo o mais otimista torcedor leonino esperava, pois ficou além dos investimentos do clube. Sem caixa, o Leão faz malabarismo financeiro para contratar e manter os compromissos. Não tem cota de nenhuma competição regional ou nacional para poder contabilizar, e sua longa ausência esfriou de certa forma o mercado de investidores. Sorte que a marca e a massa que a conduz ainda é forte e, portanto, relevante para investidores. É fato que a luta principal de quem está retornando nas condições descritas acima, é manter-se na elite. O que mais conseguir, acaba sendo lucro. Agora, mais que uma final de turno, o Baraúnas tenta distanciar-se de qualquer ameaça de rebaixamento como também beliscar uma vaga na Série D, situação perfeitamente possível. Os próximos dias dirão muito sobre o horizonte tricolor desta e da próxima temporada.
semifinal é neste domingo (25), e o Baraúnas tem a chance de garantir vaga em sua primeira decisão, marcando positivamente sua volta à primeira divisão potiguar. Apesar das dificuldades naturais no caminho de quem experimentou o ostracismo e ainda vive, em função de heranças de administrações desastrosas, apertos financeiros, o clube sobrevive. Tem na força de novos, jovens e sérios diretores, a esperança de distanciar-se de qualquer possibilidade de retorno a uma segunda divisão para onde nunca deveria ter ido. No suporte à marca, comprovadamente forte, uma torcida que hibernava esperando a volta do clube aos gramados. Tirando um indesejado rebaixamento, para um recomeço, todos os outros resultados são aceitáveis. Quanto ao futuro, tem ainda um caminho longo a percorrer, devendo se desprender de vícios e conceitos do passado que só atrasaram o processo. Precisa ainda se profissionalizar, pois como todos os demais clubes do estado, excetuando os dois grandes da capital, vive o semiprofissionalismo. É para frente que se anda. Avante!
O TIME representava a AABB, mas reunia atletas de outras instituições, em torneio nos anos 90: Fábio Oliveira, Osnildo, Cleilton, Roosevelt e Lupércio Luiz (falecido); Marcos Cunha, Nilson, Zé Francisco e Toinho (falecido).
Time da
Madeireira Diniz , no campo da Cosern: Jocelito, Miguilinho, Toinho Malária, Railson, Antônio Soldado, Sérgio Cabral e Almeida Café; (treinador); Pedro Jaime, Betinho (in memoriam), Carlinhos Dantas, Sanderson, Paulo Brequim e Novinho.
O mossoroense
Nonato, exjogador revelado pelo Baraúnas, e com passagem por Cruzeiro, Fluminense e Seleção Brasileira, completou nesta sexta-feira (23), 57 anos de idade.
Quem aniversaria na próxima quinta-feira (15) é bom jogador de futsal. O caraubense tem história no esporte. Parabéns!
NoviNho
Bairro Boa vista
Torcedor do Flamengo
Torcedor do Fluminense
Fiquei muito feliz quando cantaram parabéns pra você “pra mim!”
Pau Lo Is I doro, nos tempos de Atlético Mineiro, falando da homenagem da torcida no seu aniversário.
Transmissão
J OÃO CA R LO S, zagueiro do Potiguar.
O Rafael (goleiro) tem conta a pagar com o TG. Ele vai no Tribunal de Justiça
amanhã”
O canal Nosso Futebol, pelo Youtube, transmite o jogo deste domingo entre América e Baraúnas, pelas semifinais do primeiro turno do campeonato potiguar. A transmissão começa às 16 horas.
Contra rebaixamento
CEM
Na contagem geral, o Baraúnas está seis pontos à frente que o Potyguar Seridoense, com quem tem um confronto direito na casa do adversário no segundo turno. Pode chegar.
Complicou
Será aberta neste sábado (24), às 15 horas, no Ginásio Pedro Ciarlini, a segunda edição do Circuito esportivo Mossoroense (CeM). A competição, promovida pela Prefeitura de Mossoró, reúne disputas de futebol de campo, futsal, handebol, basquete e vôlei.
CEM II
Com seis pontos atrás do Santa Cruz, o Potiguar se complica na pretensão de garantir vaga na Série D de 2024. Com um time abaixo do montado ano passado, o alvirrubro frustra sua torcida e, creio, seus próprios dirigentes.
Complicou de novo
O futebol terá disputa nos campos das zonas urbana e rural, com semifinais e final no Nogueirão. Já os esportes de quadra terão todas as suas disputas no Ginásio Pedro Ciarlini.
CEM III
Pior que ver a vaga para a Série D distanciar-se, é enxergar no retrovisor clubes aproximarem-se em luta contra rebaixamento. A diferença de dois pontos para Força e Luz e Globo, e três para o Potyguar Seridoense, tira-se em uma rodada. É grave.
O CeM é destinado exclusivamente a atletas mossoroenses ou àqueles que tenham vínculo comprovado com o município, por isso uma competição que valoriza o atleta local, fomentando a prática e o descobrimento de novos valores.
Paredão
O goleiro Edson, do Baraúnas, ainda mostra estar em excelente forma. Foi fundamental na classificação leonina, pegando finalizações e um pênalti, no segundo tempo, quando o jogo ainda estava 0 a 0.
em tempo, o Ginásio Pedro Ciarlini teve iniciada nesta sextafeira (23) a troca de toda sua iluminação. Saíram as luminárias tradicionais, entraram as lâmpadas de led. A iluminação precária, até então, privava o ginásio municipal de disputas noturnas.
Cena que se repete
Rejeitado pelo Potiguar, o atacante Wester vem se configurando no talismã leonino. Foi dele o golaço que abriu caminho para a vitória do Baraúnas, frente ao Força e Luz.
Emocionados
essa semana, durante o programa Telecab esporte, da Telecab Canal 10, o torcedor indagou sobre o CT do Potiguar, anunciado já há um bom tempo como um projeto em andamento e irreversível. Não se tem notícias.
A agressão de torcedores do Sport contra atletas do Fortaleza, esta semana, em um claro risco de morte, reacendeu a discussão sobre o papel dessas organizadas no futebol.
Alexandres Tavares e Djalma Júnior, presidente e vice, respectivamente, do Potiguar, provocaram o Baraúnas, durante entrevistas. Acabaram dando vestiário ao rival, que soube utilizar o desdém como combustível de superação no primeiro clássico e agora, contra o Força e Luz.
Combustível
A dupla Alexandre/Djalma vem sendo bastante criticada. Teoricamente com mais dinheiro, o clube montou um elenco bem inferior ao que disputou a Série D, levando o alvirrubro a uma eliminação precoce, mas por si justificada.
Alguns conseguem enxergar pontos bons na existência desses movimentos. Confesso que procuro e não acho. e enquanto relativizarem esses atos criminosos, só tende a piorar. Nada tem a ver com futebol.
Reconhecimento
Só notinhas de repúdio que não sensibilizam ninguém e determinar torcida única em jogos não vai resolver a violência das organizadas. É o mesmo que jogar sujeira para baixo do tapete. Depois não sabem o porquê dos estádios estarem vazios.
Além de pedir a saída de Alexandre e Djalma, a torcida tem utilizado as redes sociais para pedir a volta de Márcio Mossoró, como dirigente. O torcedor não esquece o bom trabalho de MM8, que projetou o Potiguar, ano passado, dando calendário e grana.
Jornal de Fato
Marcos santos
Da Redação
Oão é só o futebol profissional dos clubes que é afetado com o Estádio Nogueirão interditado, como também as categorias de base. O cenário atual permite grande preocupação ao ponto da gestão de Baraúnas e do Potiguar admitir pelo fim temporário das atividades, caso não tenha uma solução para o problema.
Ano passado, o Potiguar pôs em funcionamento as categorias Sub-15, Sub-17 e o Sub-20, e nesta sexta-feira, 23, iniciou as atividades com as duas primeiras divi-
sões. O Baraúnas, que vive um processo de reconstrução do seu futebol de base, pretende trabalhar até com quatro categorias, mas diante do cenário sombrio do Nogueirão, tal plano pode cair por terra.
“O futebol de base provavelmente é o mais afetado com essa nova realidade. O custo para se jogar fora é muito alto, daí para conseguir manter o Sub- 13, 15, 17 e o 20 que, inicialmente era o que queríamos, será muito complicado”, admitiu o presidente do tricolor, Lima Neto.
O vice-presidente do Potiguar, Djalma Freire Júnior, também comentou a situação e afirmou que o Nogueirão fechado atinge frontalmente
Marcos s antos
as categorias de bases.
“Fazer futebol de base já tem uma dificuldade e tendo o custo que o profissional tem, porque basicamente é o mesmo (deslocamento para jogar em outra cidade), fica cada vez mais difícil. Hoje (a situação) passa por uma definição por parte da Prefeitura do que vai ocorrer com o Nogueirão de fato, e daí traçarmos as metas para nos posicionarmos com relação ao assunto. Não é o interesse do clube parar as atividades da base, e sim buscar as ferramentas para que a gente possa mantêlas”, disse ele.
O estádio Leonardo Nogueira é administrado pela Prefeitura e sua interdição
msantos@defato.com
por ordem judicial se deve ao descumprimento da Prefeitura por não realizar as obras de acessibilidade. O fechamento do campo ocorreu no dia 7 de fevereiro e três dias depois a marquise do estádio caiu por conta de forte chuva.
Até a manhã desta sexta, 23, o presidente do Baraúnas aguardava reunião com o prefeito Alysson Bezerra, “para a gente expor mais essa dificuldade para os clubes de Mossoró”.
“A base era algo que nós queríamos realmente, e se dependesse só da gente ela não seria afetada. Agora, ne-
Ofechamento do Nogueirão, que passou dias consumindo noticiário (na imprensa independente) dá um tempo, porque neste fim de semana começam as semifinais do primeiro turno do Estadual. Neste sábado, 24, o ABC em casa enfrenta a surpresa do campeonato, o Santa Cruz de Natal, e no domingo, 25, o Baraúnas desafia o América na Arena das Dunas.
Natural dizer que a dupla da capital, ABC e América, é favorita considerando o tamanho do investimento, no entanto, Baraúnas e Santa podem pregar uma peça, assim façam um jogo certinho, organizado; tenham atitude e
s aiu
O zagueiro Thiago Spice não faz mais parte do elenco do ABC. O próprio atleta informou em sua rede social: "Só tenho a agradecer a oportunidade de ter vestido essa camisa tão tradicional do maior do Rio Grande do Norte", escreveu o atleta, de 38 anos, que deverá retornar ao Amazonas. Alternando entre o time titular e o reserva, Spice fez oito jogos pelo alvinegro.
Potiguar
No contato com a coluna, o vice-presidente do Potiguar, d jalma Freire Júnior, disse que mais dois jogadores devem vir para reforçar o elenco ainda neste e stadual. Um goleiro e um atacante.
Edson
Se América x Baraúnas for para os pênaltis, imaginamos que o tricolor terá uma possibilidade maior de superar o oponente do que no tempo normal de partida, porque tem em e dson, goleiro, em boa fase. Goleiro vivido, com passagem por clubes da Série A, e que pode fazer a diferença.
coragem. Não dá para jogarem por uma bolinha, precisam buscar o jogo. Do contrário, a coisa complica.
Não é fácil, como realmente não há nada fácil no futebol hoje em dia, mas o desafio para os dois tricolores é grande. Além de enfrentarem dois gigantes e fora de casa, Baraúnas e Santa Cruz terão de superar a si próprio, pois ficaram mais de duas semanas sem jogar, podendo ter perda de ritmo de jogo.
O bom tempo sem jogarem se deve à programação de jogos de ABC e América por outras competições, Copa do Nordeste e Copa do Brasil.
Pode se beneficiar
a provável chegada de Mbappé ao Real Madrid deve ser ainda mais proveitosa do que o atacante francês imaginava. Além do salário milionário prometido, Mbappé pode se beneficiar de "Lei Beckham" ao chegar à capital espanhola e economizar com impostos em investimentos.
‘Lei Beckham’
Chamada informalmente de "Lei Beckham" — relembrando a passagem do meia inglês pelo Real Madrid —, a novidade consiste em uma nova dedução do imposto de renda destinada a qualquer pessoa que não tenha residido na espanha nos últimos cinco anos e pretenda investir e mudar-se para a região, tornando-se um novo contribuinte.
Efeitos da condenação
Os moradores da cidade de Juazeiro/BA estão cobrando a retirada da estátua de daniel alves. de momento, a Prefeitura da cidade baiana disse que não irá se posicionar até a conclusão do processo. Homenageado em 2020, daniel foi condenado pela Justiça da espanha a quatro anos e meio de prisão por agressão sexual.
cessitamos do apoio do poder público para mitigar esses efeitos”, disse Lima Neto.
O dirigente leonino exaltou a importância de ter essa atividade em funcionamento, considerando o cunho social.
“Tem uma função social. O esporte, o futebol, afasta do mundo das drogas e con-
segue a formação do caráter, do profissional. Isso tudo vem do berço, e o futebol permite isso, tem a importância na formação do atleta, do cidadão”, disse. “A base é mais afetada do que o profissional, porque não dispõe de aporte financeiro, e também é menos vista”, concluiu.
Após se classificar para a segunda fase da Copa do Brasil, em uma partida complicada diante do Treze/PB, em Campina Grande, o ABC volta a campo, neste sábado, 24, pelo Campeonato Estadual. O alvinegro natalense disputa a semifinal do primeiro turno contra o Santa Cruz, em jogo único às 18h, no estádio Maria Lamas Farache – Frasqueirão.
O esforço físico do grupo, principalmente no segundo tempo, no estádio Amigão, causou um grande desgaste, além da viagem. O elenco passará por exames médicos para analisar as condições dos atletas. Alguns reclamaram de dores e de pancadas e, ao fim dos 90 minutos, vários caíram alegando câimbras.
O técnico Rafael Lacerda aguarda avaliação do pessoal da fisiologia, por isso não antecipou a escalação para o jogo, o que fara somente hoje. Wallyson, que entrou no segundo tempo e fez o gol que garantiu o time na segunda fase do torneio nacional, pode voltar a ganhar uma vaga no time titular. A única vantagem do ABC é jogar em casa, apesar de a melhor campanha da primeira fase ter sido alvinegra, com 16 pontos – cinco vitórias e um empate –, na ponta do Grupo B. O Santa Cruz, adversário da semifinal, foi classificado na segunda colocação do Grupo A, ficou com 12 pontos. As duas equipes estão invictas no Estadual.
Rennê
5 suplementos que melhoram a rotina da mulher após os 40
Para o bom funcionamento, o organismo necessita de vitaminas, aminoácidos, minerais e outros nutrientes que são produzidos naturalmente pelo corpo, ou são encontrados em uma alimentação balanceada e saudável. Mas, depois dos 40, o corpo da mulher já não é o mesmo, e apenas uma boa alimentação não supre as necessidades do corpo.
A partir dessa fase, a mulher passa identificar um metabolismo mais lento, perda de elasticidade e memória, falta de disposição e vários outros sintomas que chegam com a idade. A decisão de suplementar ajuda a evitar carências nutricionais e devolve a qualidade de vida da mulher madura.
A médica ginecologista Beatriz Tupinambá, especialista no assunto, lista 5 suplementos que não podem faltar na rotina da mulher 40+:
Creatina
Serve como fonte de produção de energia para as células musculares, de modo que melhora a força e o tônus muscular. Por isso, quem faz atividades físicas frequentes costuma suplementar essa substância. Além disso, ela pode trazer mais qualidade de vida para grupos específicos, como os idosos.
"A Creatina ajuda a célula muscular a otimizar suas funções durante a prática de exercícios físicos, além de auxiliar no aumento da eficiência da síntese proteica", diz a médica.
Ômega 3
Saúde / Médica ginecologista especialista em menopausa lista suplementos que devolvem a qualidade de vida e previnem doenças de mulheres 40+
Serve para auxiliar a cognição e os processos mentais; para as funções cardiovasculares ao auxiliar o controle do colesterol; é indicado como anti-inflamatório; contribui para a perda de peso; é recomendado para melhorar as articulações; fortalecer os músculos; para a saúde dos olhos e muitos outros.
"O Ômega 3 evita inflamações nos vasos sanguíneos, ajuda a prevenir a aterosclerose, contra a pressão arterial e auxilia no controle do colesterol e triglicerídeos. Além disso, possui propriedades anti-inflamatórias."
Vitamina D
Tem a função de regular a concentração de alguns nutrientes no corpo. É o caso, principalmente, do cálcio e do fósforo, ao auxiliar a absorção deles no trato digestivo. Contudo, nos últimos anos, a ciên-
cia descobriu muitos outros atributos desse hormônio relacionados a:
Metabolismo do colágeno — cuja função é dar firmeza, sustentação e elasticidade às estruturas do corpo;
Controle de hipertensão arterial — diminuindo o risco de doenças cardiovasculares, como infarto;
Regulação do sistema nervoso — essencial para prevenção de transtornos mentais, além de doenças como Alzheimer e outras;
Controle nos níveis de magnésio — útil na regulagem da pressão sanguínea, no fortalecimento do sistema imunológico e em outros aspectos;
Liberação da insulina pelo pâncreas — auxilia na prevenção da diabetes etc.
"A vitamina D fortalece o sistema imunológico, auxilia na resistência de ossos, dentes, nervos e músculo, e melhora a produção de insulina."
m etilfolato
É adjuvante nos tratamentos para depressão. Entretanto, a formulação do componente é capaz de aumentar os níveis de BH4, um neurotransmissor responsável por realizar a síntese de serotonina, dopamina e noradrenalina – moléculas relacionadas aos impulsos e ao humor. Os níveis insuficientes dessas substâncias estão presentes em quadros de apatia e irritação, podendo levar à depressão.
"O Metifolato, também conhecido como vitamina B9, é indispensável para o funcionamento do organismo e pela formação de hemoglobina. Além disso, ajuda na recuperação de doenças como a depressão."
m agnésio
Mineral encontrado em vários alimentos como sementes, amendoim, aveia, banana ou leite. Desempenha várias funções importantes no corpo, desde a regulação da função nervosa, o alívio de dores musculares, prevenção da osteoporose, alívio da azia e controle dos níveis de açúcar no sangue.
"O Magnésio otimiza o desempenho nas práticas de exercícios, melhora a imunidade, ajuda no controle de diabetes, controla a pressão arterial, diminui o risco de doenças cardíacas e auxilia nas funções nervosas e musculares", conclui a ginecologista.
fonte: redação Homework
www.sergiochaves.com | sergiodefato@gmail.com
> Hoje é dia de festa para o Desembargador Expedito Ferreira de Souza, Samara Silveira, Gilmara Elke Dutra Dias, Kaliane Marques, Patrícia Silva, Sabiá da Costa, Rhea Gadelha e Zênia Pinto. Amanhã (25), é dia de vivas para Lígia Lécia e Rejane Holanda. Para vocês paz, saúde, amor e alegrias. Parabéns!
As Feras
e o programa as feras estará de volta no próximo domingo (3). eu, saudade azevedo e Nelsinho filho vamos, aos poucos, fazendo mudanças tão necessárias com o intuito de oferecer sempre o melhor para você ouvinte/telespectador. agende. Na 93 fM/Nossa Tv.
a prefeitura de Mossoró deve ter tido seus motivos para transferir todos os funcionários não efetivos da saúde para uma empresa terceirizada, a Clarear serviços. Pois bem, acostumados aos salários em dia, a turma da saúde amarga o pior fevereiro de muitos anos. encerramos a coluna na quarta (21), e até este dia nada dos pagamentos do mês de janeiro. são famílias inteiras prejudicadas, contas atrasadas e, o mais preocupante, ninguém sabe quando o dinheiro estará disponível. Pelo menos o jogo do empurra já começou: a PMM diz que pagou, a Clarear diz que não recebeu. aguardemos as cenas dos próximos capítulos.
a Tudo di bão, loja dos amigos Ubiraci Tavares/Cláudia, bem localizada no CCNb na diocesana, oferece um mix de produtos de fácil preparo e saborosos ideais para se ter em casa e a solução para receber bem. Petiscos variados, burratas, queijos e um mix de frios que é dos deuses. Passa lá!
Próxima quinta (29), acontece a abertura da etapa Mossoró do Circuito food & Jazz 2024, que segue até o dia 9 de março, reunindo 25 estabelecimentos entre restaurantes, bistrôs, hamburguerias, cafeterias e docerias. Inspirado no legado de Luís da Câmara Cascudo, renomado folclorista potiguar e autor de "História da alimentação no brasil", o evento homenageará as raízes indígenas, africanas, e europeias presentes na culinária brasileira. o Circuito food & Jazz 2024 proporcionará uma experiência sensorial única, destacando o jazz brasileiro, a cadência nordestina e a alta gastronomia do país, prometendo uma experiência única que combina a riqueza da gastronomia brasileira com as vibrantes notas do jazz. as cidades de Caicó (21 a 30 de março) e Natal (11 a 20 de abril) também
receberão o festival, prometendo momentos inesquecíveis. o evento contará com apresentações de pratos e drinques exclusivos, oficinas, street bands, shows e muito mais.
Acima de tudo, não se esqueça da obrigação de amar a si mesmo.”
SOREN KIERKEGAARD
e nos dois últimos dias, 8 e 9 de março, em uma arena montada no estacionamento do Partage shopping Mossoró o festival oferece, de forma totalmente gratuita, apresentações musicais, feira de artesanato, praça de alimentação e um evento Cozinha show com oficinas gastronômicas seguidas de degustação. a realização do evento é de Juçara figueiredo Produções, com Katharina Gurgel assinando a produção local e conta com o patrocínio da Coca-Cola, por meio da Lei Câmara Cascudo, do Governo do estado do rN, e o apoio da abrasel no rN e da Intertv Cabugi. em Mossoró, o food & Jazz tem apoio local do Partage Mossoró, socel Gourmet e do Mossoró Convention & visitors bureau.
conexaosaude.defato@outlook.com
E
Se considerarmos que tecnologia social é qualquer técnica, método ou produto surgido da interação entre os conhecimentos popular e científico e que, aplicado a uma determinada situação, traga soluções efetivas para um grupo de pessoas ou comunidades, o Parecer Orientador nº 50 do Conselho Nacional de Educação trouxe uma relevante valorização em relação ao trabalho desenvolvido por famílias e professores.
Denominado pelos autores como “Protocolo de Conduta”, a tecnologia desenvolvida baseouse na história da ativista pela Inclusão e deputada estadual Andrea Werner. Mãe do Theo, um adolescente com autismo, ela pública desde 2013 um método de apresentação pautado na clareza e rápido acesso a informações sobre seu filho, que é uma pessoa com autismo de nível 3 de suporte.
Baseada em suas necessidades, habilidades e potencialidades, a iniciativa de Andrea tornou-se uma referência para várias famílias e pessoas com autismo. Passou então a ser utilizada por professores como mecanismo para melhor conhecer e incluir estes
alunos. Agora, esta tecnologia social pensada e desenvolvida no bojo da comunidade autista, e já adotada em diversas escolas, passa a ser reconhecida pelo CNE e sugerida como instrumento fundamental na educação inclusiva.
Assim, o Protocolo de Conduta do Estudante contém as informações fundamentais sobre o aluno, como suas habilidades para interagir com pessoas, do que ele gosta ou não, como se comunica, suas dificuldades, os eventuais gatilhos para crises, estratégias de como lidar com comportamentos desafiadores e procedimentos apropriados a seu caso, quando apresentar crises heterolesivas ou autolesivas. Este protocolo também deve mencionar se o estudante toma medicações, informações nutricionais, como alergias ou intolerâncias, entre outras observações pertinentes.
Dessa forma, o protocolo de conduta é fundamental para que a comunidade escolar se comporte de maneira consistente para com o estudante atendido, assim como para garantia de sua integridade e dignidade, reduzindo a probabilidade de risco para o indivíduo e as possibilidades de constrangimento (como eventualmente não se compreender como ele pede para ir ao banheiro ou água, por exemplo).
Este tipo de documento, como mostrado acima, é usualmente feito pela própria família e entregue às escolas, transferindo responsabilidades do Estado às famílias e excluindo de suas vantagens aqueles que não o realizam, por falta de informação ou de recursos.
Por isso, é acertada a decisão do Parecer Orientador nº 50 do CNE ao recomendar que este protocolo seja critério essencial no processo de planejamento educacional do estudante com autismo, garantindo, com segurança, seu direito à autonomia e ao pleno desenvolvimento no ambiente escolar.
É a demonstração clara de que ciência, participação familiar e empoderamento dos profissionais da educação podem fazer toda diferença na inclusão. Valorizar estes conhecimentos produzidos pela comunidade autista é essencial, afinal: nada sobre nós, sem nós!
(*) Flávia Marçal é advogada, professora da Ufra, doutora em Ciências sociais e gestora do Grupo Mundo azul.
(*) Lucelmo Lacerda é doutor em educação, pesquisador de educação inclusiva e autor do livro “Transtorno do espectro do autismo: uma brevíssima introdução”.
eSTUdO / Conselho Nacional de Educação traz relevante valorização em relação ao trabalho desenvolvido por famílias e professores
o transtorno do espectro do autismo (tea) reúne desordens do desenvolvimento neurológico presentes desde o nascimento ou começo da infância. são elas: autismo Infantil Precoce, autismo Infantil, autismo de Kanner, autismo de alto funcionamento, autismo atípico, Transtorno Global do desenvolvimento sem outra especificação, Transtorno desintegrativo da Infância e a síndrome de asperger. segundo o Manual diagnóstico e estatístico de Transtornos Mentais dsM-5 (referência mundial de critérios para diagnósticos), pessoas dentro do espectro podem apresentar déficit na comunicação social ou interação social (como nas linguagens verbal ou não verbal e na reciprocidade socioemocional) e padrões restritos e repetitivos de comportamento, como movimentos contínuos, interesses fixos e hipo ou hipersensibilidade a estímulos sensoriais.
Todos os pacientes com autismo partilham estas dificuldades, mas cada um deles será afetado em intensidades diferentes, resultando em situações bem particulares. apesar de ainda ser chamado de autismo infantil, pelo diagnóstico ser comum em crianças e até bebês, os transtornos são condições permanentes que acompanham a pessoa por todas as etapas da vida.
as causas do tea não são totalmente conhecidas, e a pesquisa científica sempre concentrou esforços no estudo da predisposição genética, analisando mutações espontâneas que podem ocorrer no desenvolvimento do feto e a herança genética passada de pais para filhos. No entanto, já há evidências de que as causas hereditárias explicariam apenas metade do risco de desenvolver Tea. fatores ambientais que impactam o feto, como estresse, infecções, exposição a substâncias tóxicas, complicações durante a gravidez e desequilíbrios metabólicos teriam o mesmo peso na possibilidade de aparecimento do distúrbio.
All Black. Vestido com transparência e botas Tudo Carmen Steffens.
GEORGIANO AZEVEDO
georgianoazevedo@gmail.com
> A temporada mais glamourosa da moda já chegou! E algumas marcas começaram a receber peças da coleção outono/inverno 2024, como a Carmen Steffens. Aqui, elegemos alguns hits da estação: alfaiataria renovada, jeans com aplicações de pedraria, transparência, couro… Sem deixar de lado o jogo de sobreposição!
Sobreposição com colete risca de giz e saia vazada de couro Carmen Steffens.
FICHA-TÉCNICA:
DIREÇÃO DE MODA / STYLING: GEORGIANO AZEVEDO
FOTOS: PEDRO SOBRINHO
BELEZA: JOÃO PAULO OLIVEIRA
MODELO: LAYRA HOLANDA (TRÁFEGO MODELS)
LOOKS: CARMEN STEFFENSQUARTA�FEIRA, 12 DE ABRIL DE 2023
Adengue mata. As estatísticas do Painel de Arboviroses do Ministério da Saúde apontam para 151 mortes no Brasil em menos de dois meses de 2024, conforme última atualização antes do fechamento dessa reportagem, na quinta-feira, 22. Ou seja, uma média de três mortes por dia.
Sinal de alerta: esse número pode ser ainda maior, tendo em vista que há 501 óbitos em investigação, dos quais dois são aqui no Rio Grande do Norte. O Ministério da Saúde não descarta uma epidemia de dengue no País, em razão do alto índice de proliferação com 740.942 casos prováveis da doença, sendo 1.440 deles aqui no estado; desses, 160 só em Mossoró.
Balada do Impostor d engue mata!
Reportagem especial aborda o que é, sintomas, tratamento e prevenção da dengue.
P 4
Já são 122 municípios com decretos de emergência publicados entre os estados do Acre, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro registrados no Centro de Operações emergenciais (COE) ligado ao Ministério da Saúde.
DOMINGO traz reportagem especial abordando o que é, sintomas, tratamento e prevenção da dengue. Confira.
Boa leitura!
Ângela Karina
Medicamentos contraindicados em casos de suspeita de dengue
De acordo com infectologista, objetivo é evitar agravamento da doença
P 10
Estoque de “capital social” ajuda a melhorar salários em mais de 100%
Tese de doutorado de professor da Uern avalia a situação de 38 mil pessoas, a partir dos dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2013
P 12
a rtigo de o pinião:
Caridade, farol de liberdade
P 14
P 15
• Edição – C&S Assessoria de Comunicação
• Diagramação – Rick Waekmann
• Projeto gráfico – Augusto Paiva
• Impressão – Gráfica De Fato
• Revisão – Ângela Karina
Redação, publicidade e correspondência
Av. Rio Branco, 2203 – Mossoró (RN) Fones: (0xx84) 3323-8900/99836-5320
Site: www.defato.com/domingo
E-mail: pautadefato@gmail.com
DomIngo é uma publicação semanal do Jornal de Fato. Não pode ser vendida separadamente.
Jornalista
@paiva_reboucas
O difícil aqui é ser
Decolonializado
Olhar ao redor de tudo
E não se sentir tentado
A deixar a sua terra
Subir monte, descer serra
Para viver exilado
Passei dois meses vivendo
Uma grande experiência
Aqui nas terras Ibéricas
Lugar de fácil vivência
Mas não o suficiente
Tão pouco conveniente
Para mudar minha essência
Sei que em nosso Brasil
A vida é descompassada
É tão grande o descontrole
E a justiça amordaçada
Mas para quem vê da proa
A vida é como lagoa
Que se cruza de braçada
Ao contrário, na Europa
Tudo parece perfeito
As ruas são um primor
O transporte sem defeito
Mas o povo é outra história
Pois traz em sua oratória
O que fere nosso peito
Não são pessoas ruins
É bom deixar explicado
Mas carregam no agir
Um gestual complicado
Não são gentis ao falar
Nem são bons de ajudar
De um jeito delicado
Também aqui encontrei
A triste desigualdade
Mendicância, fome, guetos
Frio e promiscuidade
Defeitos nada cristãos
Que criam nos cidadãos
Certa desumanidade
Quem mais sofre por aqui
São, claro, os imigrantes
Gente que trabalha muito
Mesmo sendo figurantes
Pois o europeu que invade
Não demonstra alteridade
Com outros itinerantes
Engraçado que europeu
Se acha de raça pura
Mas aqui mesmo na Espanha
O povo é uma mistura
De uma dezena de raças
Que deixou cá nessas praças
Tudo o que há de cultura
Fenícios, cartagineses
Gregos, celtas e romanos
Suevos e visigodos
Mouros, vikings e germanos
E mais recente os latinos
Que estão por estes destinos
Há mais de 500 anos
Mesmo com tanta mistura
Falta aqui animação
Quase não se escuta música
Tudo tem programação
Tanta regra que aparece
Que isso aqui até parece
Uma grande repartição
Não vou mentir que a Europa
É mesmo de admirar
Um lugar tão arrumado
Que a gente quer namorar
Mas se não tem sintonia
O calor, a harmonia
Não é lugar pra morar
A beleza da Ibéria
É difícil conjugar
Mas a frieza do povo
Deixa mais frio o lugar
Como isso não tem jeito
Não me obrigo a ser sujeito
E prefiro refugar
Para transformar um povo
Em uma grande nação
É preciso muito tempo
E muita combinação
Mas para ficar bem feito
Não basta só o efeito
De uma boa ordenação
Se não tem calor humano
E também diversidade
Não adianta ao país
Ter tanta prosperidade
Pois ter um povo feliz
É a flor e a raíz
Da real comunidade
Por isso não compreendo
Até fico incomodado
Ao ver gente do Brasil
Voltando daqui mudado
Todo o tempo comparando
Se exibindo, se mostrando
Virando lata adoidado
A Europa pode ter
O mais sábio faroleiro
Mas lhe falta o gingado
No jogo do tabuleiro
Prédio e rua a gente faz
Mas amor é sorrateiro
Por isso digo e repito
Neste verso derradeiro
Ser estrangeiro é fácil
Difícil é ser brasileiro
4 d omingo
Estatísticas do Painel de Arboviroses do Ministério da Saúde apontam para 151 mortes no Brasil em menos de dois meses de 2024; média de três mortes por dia
PoR ÂngEla KaRIna Da Redação
Adengue mata. As estatísticas do Painel de Arboviroses do Ministério da Saúde apontam para 151 mortes no Brasil em menos de dois meses de 2024, conforme última atualização antes do fechamento dessa reportagem, na quinta-feira, 22. Ou seja, uma média de três mortes por dia.
Sinal de alerta: esse número pode ser ainda maior, tendo em vista que há 501 óbitos em investigação, dos quais dois são aqui no Rio Grande do Norte. O Ministério da Saúde não descarta uma epidemia de dengue no País, em razão do alto índice de proliferação com 740.942 casos prováveis da doença, sendo 1.440 deles aqui no estado; desses, 160 só em Mossoró.
Já são 122 municípios com decretos de emergência publicados entre os estados do Acre, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro registrados no Centro de Operações emergenciais (COE) ligado ao Ministério da Saúde.
A dengue é uma doença causada por um vírus que pode provocar sintomas como febre alta, dor de cabeça e/ou no corpo, manchas vermelhas na pele, náusea e, em alguns casos, dor no abdome, sonolência ou sangramentos.
Esses sintomas podem ser facilmente confundidos com a zika e chikungunya, que só esse ano somam 867 e 40.658 casos, respectivamente, embora essas ar -
boviroses sejam causadas por um tipo diferente de vírus transmitido também pelo mosquito Aedes aegypti.
Enquanto na dengue a febre é alta e constante, na zika a febre pode estar presente, mas é baixa, e na chikungunya a febre é alta e se inicia repentinamente.
Além disso, a dengue pode causar dor moderada nas articulações, enquanto na zika pode causar dor leve e na chikungunya, dor intensa nas articulações.
O grande vilão disso tudo, o aedes aegypti, põe seus ovos à beira de água parada, seja ela limpa ou não. Os ovos eclodem quando a temperatura está alta e, com isso, as larvas se desenvolvem dentro dessa água até se transformarem em mosquitos.
E é aí que entra a responsabilidade de cada um de nós em se -
guir as recomendações sanitárias para evitar a proliferação desse agente causador de tantas enfermidades e, em casos mais extremos, mortes. Só para se ter uma noção do quão danoso esse inseto é, já são 6.144 casos de dengue grave e de dengue com sinais de alarme.
As arboviroses são um grupo de doenças virais que são transmitidas principalmente por artrópodes, como mosquitos e carrapatos. Dentre as mais conhecidas estão a dengue, zika, chikungunya e febre amarela.
Os principais vetores são os mosquitos, em particular, os gêneros Aedes, Culex e Anopheles. Esses insetos se tornam portadores dos vírus ao picar uma pessoa infectada e, subsequentemente, passam o vírus para outras pessoas durante suas picadas.
PRIncIPaIs sIntomas DE DEnguE:
Febre alta, acima de 39º C;
Dor de cabeça e/ou atrás dos olhos;
Indisposição;
Dor no corpo e/ou articulações;
Manchas vermelhas na pele;
Perda do apetite, náusea e/ou vômitos;
Diarreia.
A febre constantemente é o primeiro sintoma de dengue e tem uma duração que varia de 2 a 7 dias. Normalmente, está relacionada a outros sintomas, como dor de cabeça, náusea e diarreia, que também são comuns na fase inicial da dengue.
Entre o 3º e 7º dia de virose, a maioria das pessoas com dengue começa a perceber melhora da febre e outros sintomas. Contudo, em alguns casos a dengue pode evoluir para uma fase crítica, de maior risco de gravidade neste período.
Na fase crítica, a pessoa pode apresentar sintomas como dor no abdome, vômitos persistentes ou sonolência, que indicam um maior
risco de evolução para dengue hemorrágica, sendo recomendado procurar uma emergência para avaliação caso surjam.
sintomas de dengue hemorrágica
A dengue hemorrágica, por ser uma complicação grave da dengue clássica, provoca uma reação inflamatória exagerada no corpo e alterações na coagulação sanguínea. Os sintomas são sangramentos intensos ou hemorragias, pressão baixa, falta de ar, dor no peito, confusão mental ou crise convulsiva, que são mais comuns na fase crítica da dengue e podem colocar a vida da pessoa em risco.
É mais frequente em pessoas que têm dengue pela segunda vez, e pode ser diferenciada dos outros tipos de dengue por volta do 3º dia, quando além dos sintomas clássicos como cansaço, dor nos olhos e febre, surgem sangramentos das gengivas, manchas vermelhas na pele ou vômitos.
Apesar de grave, a dengue hemorrágica tem cura quando é identificada numa fase inicial. O tratamento envolve principalmente a hidratação por meio de injeção de soro na veia, sendo necessário para isso que a pessoa fique internada no hospital, pois assim também é possível que seja monitorada pela equipe médica e de enfermagem, evitando o surgimento de complicações.
como confirmar o diagnóstico
O diagnóstico de dengue normalmente é feito pelo infectologista ou clínico geral baseado nos sintomas e resultados de exames de sangue, como o hemograma ou testes para identificar o vírus da dengue.
Além disso, em alguns casos o médico também pode indicar outros exames, como a dosagem de tGO, tGP, ureia ou creatinina no sangue e a radiografia do tórax, para avaliar a gravidade da dengue.
A dengue é causada por um dos 5 tipos diferentes de vírus que são transmitidos pela picada do mosquito Aedes aegypti, conhecidos como DENV-1, DENV-2,
DENV-3, DENV-4 e DENV-5, mas os tipos presentes no Brasil são a dengue tipo 1, 2 e 3, enquanto que o tipo 4 é mais comum na Costa Rica e Venezuela, e o tipo 5 (DENV-5) foi identificado em 2007 na Malásia, Ásia.
t odos os 5 tipos de dengue causam os mesmo sintomas clássicos, que incluem febre alta, dor de cabeça, dor no fundo dos olhos e cansaço extremo. Devido ao fato de existirem vários tipos de dengue, é possível que uma pessoa que já teve dengue volte a ser contaminada, mas dessa vez por um novo tipo.
Quanto mais vezes uma pessoa é infectada por dengue, maior é o risco de desenvolver dengue hemorrágica, que resulta de uma
reação exagerada do organismo ao vírus da dengue, aumentando o risco de hemorragias e complicações graves.
como ocorre a transmissão
A principal forma de transmissão do vírus da dengue é pela picada do mosquito Aedes aegypti após ter sido contaminado pelo vírus ao se alimentar do sangue de uma pessoa doente.
Embora seja mais raro, a dengue também pode ser transmitida da mãe para o bebê durante a gravidez ou no momento do parto, caso a mãe esteja doente, e por meio de transfusões de sangue, transplante de órgãos ou acidentes com agulhas contaminadas.
como é feito o tratamento
Na maioria das vezes, o tratamento da dengue é feito com o uso de medicamentos antitérmicos, analgésicos e/ou antieméticos para aliviar os sintomas e medidas como repouso e beber bastantes líquidos. Assim, o corpo tende a eliminar o vírus naturalmente.
No entanto, especialmente nos casos mais graves, o tratamento pode necessitar ser feito com a pessoa internada no hospital, podendo envolver a injeção de soro diretamente na veia e/ou transfusões de sangue ou plaquetas, por exemplo.
Cuidado com a automedicação. Ela pode agravar o quando clínico e levar à morte Se feita com remédios contraindicados. (Leia mais sobre o assunto logo abaixo).
tratamento caseiro para dengue
Para o tratamento caseiro da
Sábado,
dengue é recomendado manter uma alimentação adequada, preferindo alimentos leves e de fácil digestão, além de evitar esforços físicos e beber bastantes líquidos para evitar a desidratação.
Além disso, alguns remédios caseiros, como o chá de camomila ou de hortelã também podem ser indicados para complementar o tratamento orientado pelo médico, porque possuem proprieda -
des que podem ajudar a aliviar os sintomas da dengue.
como é a recuperação
Na maioria dos casos, a recuperação da dengue demora em torno de uma semana após o início dos sintomas. Depois que a febre desaparece, o que normalmente ocorre entre o 3º e 7º dia de dengue, os sintomas tendem a melhorar gradualmente.
P RE v E nção Da DE ngu E
medidas para prevenir a dengue:
Usar repelentes nas partes do corpo mais expostas, como braços e pernas;
Colocar telas nas janelas e portas, para evitar a entrada do mosquito em casa;
Evitar deixar portas e/ou janelas abertas no início ou fim do
dia, que é o período em que o mosquito está mais ativo;
Usar mosquiteiros na cama para dormir, para se proteger da picada do mosquito;
Preferir roupas com mangas longas e calças, para cobrir as partes mais expostas do corpo.
Entretanto, a melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito, o que pode ser feito por meio da elimi-
nação de focos de água parada, como em vasos de plantas, baldes, pneus e garrafas plásticas, em que o mosquito pode se reproduzir.
Quando tomar a vacina de dengue?
A vacina da dengue Qdenga é recomendada para pessoas dos 4 aos 60 anos de idade que nunca tiveram dengue ou que já tenham sido infectadas anteriormente.
Essa vacina é disponibilizada gratuitamente pelo SUS e aplicada em postos de saúde. A Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte distribuiu 45.190 doses de vacina contra a dengue para 19 municípios. A primeira fase da campanha de imunização atende crianças de 10 a 11 anos.
Em Mossoró, como o público de 10 a 11 anos registrou baixa procura pela vacina contra a dengue, a Secretaria Municipal de Saúde decidiu incluir jovens de 12 a 14 anos, ampliando o acesso ao imunizante. Com a medida, a SMS avança na campanha vacinação contra a dengue que começou na segunda-feira, 19.
É necessário no ato de vacinação que os pais e responsáveis apresentem documentação comprobatória de residência no município de Mossoró. As Unidades Básicas de Saúde polos funcionam das 7h às 11h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira.
A vacina contra a dengue também é ofertada na Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), que funciona de segunda a quinta-feira, das 17h às 20h.
Não vacile. Vacina salva vidas!
10 d omingo
De acordo com infectologista e professor de Medicina Igor Queiroz, objetivo é evitar agravamento da doença
Em meio ao aumento de casos de dengue, especialistas em Saúde alertam sobre quais medicamentos não devem ser usados para tratar os sintomas que podem vir acompanhados de febre, dor de cabeça, mal-estar, dores no corpo (músculos, articulações e ao redor dos olhos), enjoo, vômitos e vermelhidão no corpo. O aviso tem o objetivo de prevenir complicações graves e melhorar a compreensão sobre o manejo adequado da doença.
O doutor Igor Queiroz, infectologista e professor de Medicina da Universidade Potiguar (UnP), cujo curso é parte integrante da Inspirali, melhor ecossistema de educação em saúde do país, destaca que medicamentos contendo ácido acetilsalicílico, anti-inflamatórios não esteroidais, corticoides e ivermectina estão entre os contraindicados.
“A dengue já é conhecida por causar diminuição nas contagens de plaquetas, aumentando o risco de sangramentos. O uso desses medicamentos contraindicados pode agravar ainda mais essa situação, comprometendo a função plaquetária e potencialmente resultando em complicações hemorrágicas”, enfatiza Queiroz, que também é Consultor da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) e presidente da Sociedade Riograndense do Norte de Infectologia (SRNI).
No caso da ivermectina, começou a ser difundida nas redes sociais como uma possível terapia para a dengue. No entanto, o especialista destaca que, apesar de não causar sangramentos, esse medicamento é estritamente destinado
ao combate de parasitas, carecendo de respaldo científico que comprove sua eficácia contra os vírus da Dengue.
Por outro lado, o profissional ressalta que o paracetamol e dipirona são recomendados como opções mais seguras para aliviar a febre e a dor associadas à dengue, desde que o paciente não tenha alergias, mas é preciso ter cautela para um uso seguro desses medicamentos.
“Os pacientes precisam compreender a necessidade de seguir rigorosamente as orientações médicas quanto à dosagem e frequência
destes e de qualquer outro medicamento, uma vez que medicamentos contraindicados e doses excessivas podem levar a danos no fígado ou rins, por exemplo”, orienta.
“A população também deve procurar atendimento médico imediato assim que surgirem os sinais de alarme, para que seja feito o monitoramento da evolução da doença e que sejam tomados cuidados para evitar agravamento do quadro. Lembrar que a hidratação pela via oral pode levar à melhora da doença, sem necessidade de internação hospitalar”, frisa o professor da UnP/Inspirali, Igor Queiroz.
Dor abdominal intensa (referida ou à palpação) e contínua;
vômitos persistentes;
Acúmulo de líquidos (ascite, derrame pleural, derrame pericárdico);
Hipotensão postural ou lipotimia;
Hepatomegalia maior que 2 centímetros abaixo do rebordo costal (contorno das últimas costelas);
Sangramento de mucosa;
Letargia (inconsciência, sono profundo) e/ou irritabilidade.
Medicamentos contraindicados:
• ácido acetilsalicílico (como aspirina e
• anti-inflamatórios não esteroidais (mais comuns são indometacina, ibuprofeno, diclofenaco, piroxicam, naproxeno, nimesulida, sulfinpirazona, fenilbutazona e sulindac);
• Corticoides (prednisona, prednisolona, dexametasona e hidrocortisona);
• ivermectina (específico para tratamento de parasitas).
Medicamentos indicados com supervisão médica:
• Paracetamol ou dipirona (desde que o paciente não tenha alergias).
Fonte: Ideia
12 d omingo
P ES qu ISA
Tese de doutorado do professor Fábio Lúcio Rodrigues, da Uern, avalia a situação de 38 mil pessoas, a partir dos dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2013
Sábado,
Por José DE PaIva REbouças Especial
Pesquisa da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) mostra que bons relacionamentos interpessoais e redes de amizade ativas ajudam a melhorar salários e a reduzir a diferença de remuneração entre homens e mulheres. O trabalho, fruto da tese de doutorado do professor do Departamento de Economia, Fábio Lúcio Rodrigues, publicado na revista Pesquisa e Planejamento Econômico, do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), ainda apresenta evidências de que o impacto do capital social sobre os rendimentos das mulheres acaba sendo maior, especialmente para aquelas que estão nas faixas salariais mais baixas.
O estoque de capital social, que é como o professor denomina o bom relacionamento interpessoal, aumenta os salários das mulheres em cerca de 196%, enquanto que, para os homens, o aumento é de cerca de 140%. “Isso significa que o impacto do capital social sobre a composição dos salários das mulheres é aproximadamente 56 pontos percentuais a
mais em relação aos homens”, explica Fábio Lúcio, que também é professor do Programa de Pós-Graduação em Economia, ambos da UERN.
A hipótese central para justificar o porquê de as mulheres serem melhor beneficiadas por este comportamento social é, de acordo com o pesquisador, porque elas têm mais facilidade em construir e manter relacionamentos. “Isso as levam a aproveitar melhor os benefícios do capital social, influenciando a velocidade de elevação dos seus salários e, portanto, reduz a diferença salarial em relação aos homens”, completa o cientista.
gação por grupo de sexo.
Esses resultados podem ser úteis para a formulação de políticas públicas que visem promover a inclusão social e a redução das desigualdades”
Fábio avaliou a situação de 38 mil pessoas, a partir dos dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2013, para construir a variável representativa do “capital social”, então compreendida como uma rede de relacionamento (amigos) por parte do indivíduo. O trabalho utilizou uma estratégia empírica com diferentes aplicações econométricas para testar a hipótese formulada. Os modelos matemáticos utilizados levaram em consideração a decomposição dos efeitos do capital social por sexo, assim como a desagre-
De acordo com o professor, o trabalho fornece evidências empíricas de que o capital social pode ser um fator importante para reduzir as diferenças salariais entre homens e mulheres e melhorar a composição da remuneração em geral. “Isso pode ter implicações significativas para a promoção da igualdade de gênero e a redução da desigualdade social. Esses resultados podem ser úteis para a formulação de políticas públicas que visem promover a inclusão social e a redução das desigualdades. A pesquisa também contribui para a literatura sobre capital social, fornecendo novas evidências empíricas sobre a relação entre capital social e desigualdade salarial”, esclarece.
Com o título de “Os amigos dos meus amigos são meus amigos?: as consequências do capital social para as diferenças salariais entre homens e mulheres no Brasil”, o trabalho de Fábio Lúcio foi orientado pela professora Mércia Santos da Cruz e coorientado pelo professor Wallace Patrick Santos de Farias de Souza, ambos do Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
14
Expositor Espírita prea838998@gmail.com
“Na sustentação do progresso espiritual precisamos tanto da caridade quanto do ar que nos assegura o equilíbrio orgânico.”
Chico Xavier / Emmanuel
Livro Ceifa de Luz. 1º cap.
OAmor a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo, informa-nos Jesus, resume toda a Lei e os Profetas. Ao eleger o amor como o mandamento maior, o Cristo não fez referência a nenhuma formalidade; Ame!
Perde-se na esteira do tempo o equívoco em associarmos esmola à caridade; a esmola material é um dos itens da caridade, mas não a sustenta.
Luiz Gonzaga, o embaixador do Sertão, em uma de suas canções, falando das necessidades do nordestino e pedindo providências aos governantes para criar frentes de trabalho, assim se pronunciou:
“Seu doutor, os nordestinos têm muita gratidão pelo auxílio dos sulistas nesta seca do sertão, mas doutor, uma esmola a um homem que é são ou lhe mata de vergonha ou vicia o cidadão.”
A doação material se faz necessária, todavia não preenche os anseios humanos, pois é essencialmente alternável e fugidia. Mas às vezes a esmola, da maneira como é oferecida, fere a mão, a dignidade e o coração de quem a recebe.
“É preciso distinguir a esmola propriamente dita da beneficência. O mais necessitado não é sempre aquele que pede; o receio de uma humilhação retém o verdadeiro pobre e, frequentemente, ele sofre sem se lamentar. É a este que
o homem, verdadeiramente humano, sabe ir procurar sem ostentação.” (São Vicente de Paula).
A Caridade é acessível e deve ser praticada por todos de maneira inequívoca e lúcida.
Paulo de tarso em sua primeira epístola aos Corintos (13, 1), descreve em um verdadeiro hino de Amor a amplitude dessa virtude, e diz: (transcrevo alguns trechos).
“Ainda que eu falasse línguas, as dos homens e as dos anjos, se não tivesse Caridade, seria como bronze que soa ou címbalo que tine.
[...] Ainda que distribuísse todos os meus bens aos famintos, ainda que entregasse meu corpo às chamas, se não tivesse a Caridade, isso nada me adiantaria.
A Caridade é paciente, a Caridade é prestativa, não é invejosa, não ostenta, não se incha de orgulho.
Não faz de inconveniente, não procura o seu próprio interesse, não se irrita, não guarda rancor.
Não se alegra com a injustiça, mas se regozija com a verdade [...]. Agora, portanto, permanecem a fé, esperança e Caridade, essas três coisas. A maior delas, porém, é a Caridade.”
A Caridade não é lábaro exclusivo de nenhuma religião e ou doutrina, é água límpida que irriga os corações fraternos, amando-se reciprocamente. “Dou-vos um mandamento novo: que vos ameis uns aos outros. Como eu vos amei. [...] Jesus. (João; 13, 34).
Possuímos deveres para com Deus, para com o próximo e para conosco. A caridade é um laço de harmonia ao relacionamento do homem com seu semelhante; fomentando uma outra virtude, que um dia a tornasse idioma universal, a Fraternidade.
Na questão 886 do Livro dos Espíritos, é questionado por Allan Kardec aos
Espíritos Venerando:
- Qual o verdadeiro sentido da palavra caridade, como a entendia Jesus?
- Benevolência para com todos, indulgência para com as imperfeições alheias, perdão das ofensas.
Vejamos a realeza desta máxima.
A benevolência é a estrela que nos guia de como agir para com o próximo.
A prática da benevolência pressupõe que façamos ao outro todo o bem possível.
Para o benevolente abster-se de fazer o mal não é suficiente.
Ser indulgente não é ser conivente. A indulgência embora perceba os equívocos do próximo, não julga, ao contrário, procura ressaltar suas virtudes.
O ódio nos aprisiona; o Amor nos une, o perdão nos liberta das amarras do orgulho e do egoísmo.
Em face dos equívocos alheios, é necessário perdoar.
O perdão é o antídoto o qual evita que o mal que há no mundo penetre em nosso íntimo.
Disciplinando nossos sentimentos, o ato de perdoar se torna instintivo.
Dessa forma, podemos perceber a riqueza de conteúdo que a Caridade possui.
Ela envolve todas as maneiras pelas quais interagimos com o semelhante.
Perdão no sentir, indulgência no refletir e benevolência no agir.
Quando os corações, conscientes de seus verdadeiros valores, estenderem os braços fraternos aos que deslizam na sombra, diminuirá a penúria. Cada consciência despertará para o servir sem exigências, na certeza de que amando e auxiliando sem nada exigir nem reclamar, alinhando-se às Leis Divinas, é que seremos livres para ascensão a Deus.
Experimentemos!
15 d omingo
A torta de uva é uma deliciosa sobremesa que combina a doçura das uvas frescas com a cremosidade irresistível do recheio.
A torta de uva é montada sobre uma base de biscoitos triturados, criando uma camada crocante que contrasta perfeitamente com o recheio suave e aveludado.
Decorada com uvas frescas, a torta de uva com quatro leites oferece uma experiência única de sabores e texturas, sendo uma opção refrescante e marcante para ocasiões especiais.
Na receita de torta de uva com quatro leites, cada ingrediente desempenha um papel na criação da textura cremosa, sabor rico e equilíbrio da sobremesa. Aqui estão os principais ingredientes e suas funções típicas:
Base de Biscoitos: Fornece uma base crocante e contrastante para o recheio cremoso.
Manteiga (para a base): Liga os biscoitos triturados, ajudando a formar uma base firme e dando um sabor rico à crosta.
Uvas (para o recheio e decoração): adicionam um toque frutado, fresco e suculento à torta, contribuindo para a textura e sabor.
Leite Condensado: adiciona doçura intensa e cremosidade ao recheio, contribuindo para a riqueza geral da sobremesa.
Leite em pó: enriquece a textura do recheio, proporcionando uma cremosidade mais leve e sabor lácteo.
Creme de Leite: Contribui para a suavidade e cremosidade do recheio, equilibrando a doçura e proporcionando uma textura aveludada.
essência de baunilha (opcional): adiciona
um aroma suave e uma nota de baunilha que complementa os sabores lácteos.
Ao combinar esses ingredientes, a torta de uva com quatro leites ganha sua textura única, uma doçura equilibrada e uma riqueza de sabores que a tornam uma sobremesa deliciosa e sofisticada.
Ingredientes Crosta crocante
225 g Biscoito tipo maizena
100 g Manteiga sem sal derretida
Ingredientes Recheio
395 g Leite Condensado
150 g Leite em pó integral (aproximadamente 1 e ½ xicara)
200 g Creme de leite
240 g Leite (aproximadamente 1 xicara)
Ingredientes Recheio e cobertura
300 g Uva verde sem semente
Leite em pó (Q.b)
Modo de preparo Crosta Crocante
1- bata os biscoitos em um processador de alimentos ou liquidificador até ficar bem moído.
2- Coloque em uma tigela grande e misture a manteiga derretida.
3- Use uma forma de fundo removível redonda de 20 cm.
4- Pressione suavemente as migalhas usando os dedos ou uma espátula, até que as migalhas formem uma camada uniforme no fundo e lateral da forma.
Modo de preparo Recheio
1- em uma panela grossa, leve todos os ingredientes ao fogo até engrossar.
2- em seguida cubra o recheio com plástico e deixe em temperatura ambiente.
3- Coloque o recheio na crosta crocante.
Tempo de Preparo: 20 min
Rende: 10 Fatias
>> À frente do “The Masked Singer Brasil”, Ivete Sangalo divide o tempo entre a tevê e os palcos
Jornal de Fato • sábado, 24 de fevereIro de 2024Destaques das séries e conteúdo “on demand”
> Após um longo período de espera, o thriller psicológico "Constellation" chega ao Apple TV+. Estrelada por Noomi Rapace e Jonathan Banks, a trama gira em torno da história de Jo (Rapace), que retornou à Terra após sofrer um desastre no espaço — apenas para descobrir que peças-chave da sua vida parecem estar faltando. A série é repleta de ação e explora as bordas sombrias da psicologia humana, a busca desesperada de uma mulher para expor a verdade sobre a história oculta das viagens espaciais e recuperar tudo o que ela perdeu. Criada e escrita por Peter Harness, a produção é dirigida por Michelle MacLaren.
Questão de convivência (Prime Video, seg, dia 26)
o Prime v ideo estreia o drama " f ilha do Prisioneiro". o longa acompanha Max ( b rian Cox), que recebe liberdade compassiva após cumprir 12 anos de prisão com a condição de morar com sua filha distante, Maxine (Kate b eckinsale) e o neto que nunca conheceu (Christopher Convery). Quando o ex-marido abusivo (Tyson r itter) e viciado em drogas de sua filha reaparece, o passado sombrio e violento do pai volta para assombrar a todos. d irigido por Catherine Hardwicke, o elenco ainda conta com Mark Kubr e Terrell Lee.
Erros cósmicos (Prime Video, qua, dia 27 )
a primeira temporada de " o s egundo Melhor Hospital da Galáxia" chega ao Prime v ideo. Na animação criada por Cirocco d unlap, as doutoras s leech e Klak enfrentam um caso altamente perigoso e potencialmente revolucionário, e ao fazerem isso, colocam a existência em perigo. Mas considerando suas vidas deprimentes, o esquecimento pode ser uma melhoria. Na versão original, a animação é estrelada por s tephanie Hsu, Keke Palmer, Kieran Culkin, s am s mith, Maya r udolph e Natasha Lyonne.
Novo mundo (Disney+, qua, dia 28)
Colaboração inédita entre o Walt d isney a nimation s tudios e a empresa panafricana de entretenimento e quadrinhos Kugali, "Iwájú" estreia no d isney+. a mbientada na futurística Lagos, Nigéria, a emocionante história acompanha Tola (voz em inglês de s imisola Gbadamosi), uma jovem da próspera ilha, e seu melhor amigo Kole (voz em inglês de s iji s oetan), um autodidata expert em tecnologia, enquanto descobrem os segredos e perigos escondidos em seus diferentes mundos.
Sem juízo (Netflix, qui, dia 29)
e m "Mea Culpa", da Netflix, a advogada criminalista Mea Harper (Kelly rowland) pega o caso do artista Zyair Malloy (Trevante r hodes), acusado de assassinato. s ó que a verdade não é tão óbvia quanto parece. e nquanto tenta descobrir se esse cliente misterioso e sedutor realmente cometeu o crime, ela percebe que todo mundo é culpado de alguma
coisa. o longa explora o que acontece quando o desejo e o perigo se misturam. d irigido e escrito por Tyler Perry, o filme traz no elenco Kerry o ’Malley, s hannon Thornton, Nick s agar e KateLynn e . Newberry.
Vidas passadas (Globoplay, sex, dia 1) a versão original de " e scrito Nas e strelas" chega ao Globoplay. e scrita por e lizabeth Jhin e dirigida por rogério Gomes, a trama mostra um homem em busca da mulher ideal para gerar uma criança a partir do sêmen congelado de seu filho morto, além das implicações disso na esfera jurídica e espiritual. Pai, filho e a jovem escolhida para se submeter à inseminação artificial têm uma forte ligação, relacionada a vidas passadas. e xibida em 2010, a novela tem em seu elenco principal nomes como de Humberto Martins, Nathalia d ill, Jayme Matarazzo, a lexandre Nero, a ntonio Calloni, Cássia Kis, Zezé Polessa e d ébora f alabella, entre outros.
Arotina de Ivete Sangalo é bastante atribulada. Ainda assim, a cantora baiana encontra momentos para aliviar a intensa agenda de shows e apresentações. Desde 2021, ela tem se deparado com esses períodos de descontração e euforia no palco do “The Masked Singer Brasil”, que atualmente exibe sua quarta temporada. “Sempre chegamos aos estúdios para levar emoção, leveza, arte e alegria para vida das pessoas. Todas as pessoas que passaram aqui colaboraram com isso, então somos uma família que só aumenta – desde os primeiros que fizeram parte da bancada até os que estão entrando agora. Eu acho que o universo conspira para que a gente faça desse propósito algo comum, e é isso que está acontecendo”, aponta.
Baseado no formato sulcoreano criado pela Mun Hwa Broadcasting Corp, o “The Masked Singer” é uma competição musical para descobrir quem são as personalidades por trás das fantasias a partir das apresentações musicais cheias de performance. “Temos uma su-
perprodução e cada vez mais arrojada. As fantasias estão impressionantes”, vibra.
P – O “The Masked Singer Brasil” está em sua quarta temporada. Qual o motor dessa longevidade do programa na grade da Globo?
R – É um programa que traz alegria, né? Representa a alegria, a nossa vida mais leve, a família curtindo o momento, a união em tentar desvendar quem está naquelas fantasias.
P – Após quatro temporadas, de que forma o programa se mantém atualizado?
R – Sempre estamos tentando agregar novidades que chamem o público para a brincadeira que é o “Masked”. Nesta quarta temporada, me deparei com um palco completamente diferente e ainda mais sensacional do que a gente já está habituado a ver. Novos jurados, novos detetives, que são José Loreto e Paulo Vieira, e as divas maravilhosas, Sabrina Sato e Thais Araújo. Kenya Sade é a minha companheira de bate-papo com plateia e com os personagens. Há no-
vidades nas fantasias também. Ou seja, embora seja a minha quarta temporada, esse programa me surpreende da hora que eu chego até quando vou embora.
P – De que forma?
R –Todas as pessoas que passaram aqui colaboraram com a ideia de levar emoção, leveza, arte e alegria para vida das pessoas. Somos uma família que só aumenta – desde os primeiros que fizeram parte da bancada até os que estão entrando agora. Eu acho que o universo conspira para que a gente faça desse propósito algo comum, e é isso que está acontecendo. Tenho certeza de que essa temporada será mágica e que vai deixar muita gente feliz, vai deixar muita gente envolvida nessa energia de alegria e de satisfação.
P – A nova temporada do “The Masked Singer” estreou logo após o “Pipoca da Ivete” e poucas semanas antes do Carnaval. Você faz alguma preparação especial para essa maratona de projetos?
R – Minha carreira é uma coisa só. Eu faço um preparo
físico o ano todo, mas no final do ano eu dou uma intensificada maior por conta das festas do final de ano, como o Maracanã que eu fiz agora e o Carnaval. Minha vida gira um pouco em torno desse preparo físico e emocional.
P – O que você faz?
R – Eu cuido da voz, mas cuido também das minhas emoções, preparo que me coloca ali um equilíbrio para poder encarar o Carnaval. E tudo isso acaba desaguando no projeto do “Masked”, porque eu preciso ter bastante energia e a leveza que o programa merece. Emocionalmente, esse programa me dá tantos argumentos e tantos subsídios para chegar ao Carnaval com a energia na melhor qualidade, mas o preparo é todo dia.
P – Como tem sido a interação com José Loreto e Paulo Vieira, que chegaram recentemente ao time de jurados?
R – Paulo e José são pessoas que admiro muito, ambos muito competentes, excelentes em suas carreiras. Eles têm um timing muito bom de humor.
close / À frente do decano “Globo Repórter”, Sandra Annenberg tem a chance de voltar às reportagens
São mais de 40 anos de carreira na tevê, entre aparições como repórter, âncora de telejornais, correspondente e até atriz. Mas Sandra Annenberg está longe de pensar em se afastar para descansar. A jornalista mostra uma empolgação típica de iniciante à frente do “Globo Repórter”, um dos programas mais tradicionais da televisão brasileira, que completa 51 anos em abril. E, jura, com disposição para ajudar a garantir a permanência dele na grade da Globo por mais décadas ainda. “Fazemos o nosso trabalho para que o público fique bem informado e possa relaxar também. É uma relação recíproca de amor. Estamos dando a largada para os próximos 50 anos”, exclama.
Na essência, o “Globo Repórter” é uma produção jornalística de pautas que podem mergulhar por diversos assuntos, passando por viagens capazes de transportar a quem assiste aos lugares mais deslumbrantes e curiosos do planeta. A nova temporada, que estreou em 16 de fevereiro, já desbravou os 150
anos da imigração italiana no Brasil, por exemplo. “Queremos levar o público a ter novas descobertas toda semana! Pensamos em uma diversidade de temas que certamente vai encantar e surpreender”, adianta, sobre novos temas possíveis para 2024.
Ao longo de uma trajetória de quatro décadas nas telas, Sandra ficou mais no estúdio do que nas apurações de rua. Desde cedo, se acostumou ao posto de apresentadora e de âncora de jornalísticos como o local paulista “SPTV”, o “Fantástico” e o “Jornal Hoje”, onde deu expediente por quase 20 anos, sendo a última passagem entre 2003 e 2019. “Passei praticamente toda a minha vida profissional no estúdio, nas bancadas, nos telejornais ao vivo. Fiz muita reportagem também, mas minha especialidade sempre foi a apresentação”, assume.
Agora, porém, com a proposta de dar mais dinamismo ao trabalho no “Globo Repórter” – e, claro, por ter mais tempo livre, já que se trata de um semanal com cerca de uma hora de duração –, Sandra tem ainda
mais chances de exercitar seu faro para as notícias fora da emissora. “Estou amando! O ‘Globo Repórter’ me dá a oportunidade de voltar às ruas e de ter novas experiências. Depois de 33 anos de jornalismo, experimentar novos desafios é muito bom”, entrega.
Esse contato mais próximo com o público que a vê no comando do “Globo Repórter” não propicia apenas uma experiência diferente de trabalho. Quando sai para fazer matérias, entrevistar personagens e conhecer os lugares que viram pauta na produção, ela também aproveita para entender melhor como funciona a rela -
ção de quem assiste ao programa com o que ele normalmente aborda. “É uma honra fazer parte de um programa que está há 50 anos no ar. Nas ruas, enquanto faço as reportagens, sinto que o ‘Globo Repórter’ é uma instituição nacional. Percebo que todo brasileiro sente que o programa faz parte da sua vida e eles têm razão”, afirma, entregando o que o público pode esperar da atual temporada. “Lugares que vamos desbravar, delícias produzidas no Brasil, gente que preserva a cultura, as tradições e o meio ambiente. Espero que o público sinta tanto prazer em assistir quanto nós temos em fazer”, torce.
ponto de vista / “Quem Vem Pra Cantar”, novo quadro do “Domingão com Huck”, pode emocionar, mas depende demais da escalação
Desde quando assumiu o “Domingão com Huck”, em 2021, Luciano Huck aposta em uma estratégia cautelosa e, ao mesmo tempo, interessante para a condução do programa herdado de Fausto Silva na Globo. Afinal, o apresentador foi obrigado a incorporar sucessos já consagrados do “Domingão do Faustão”, como o “Dança dos Famosos”, mas também trouxe quadros que já apresentava à frente do “Caldeirão do Huck”, como “Quem Quer Ser um Milionário” e “The Wall”. Por outro lado, também não hesitou em novas investidas que poderiam agradar, como a “Batalha
do Lip Sync” e, agora, na largada de 2024, o inédito “Quem Vem Pra Cantar”. Uma chance de garantir convidados de peso como atrações musicais, proporcionar parcerias inusitadas e curiosas e, de quebra, prender a atenção do público, para descobrir quem é o cantor misterioso que soltará a voz junto com o convidado.
A dinâmica do “Quem Vem Pra Cantar” é simples. No palco, o convidado fica de um lado e a pessoa misteriosa, do outro. Entre elas, uma parede impede que se vejam. Público e convidado não fazem ideia de quem está ali, só se sabe que ambos se conhecem e têm
grande importância na vida um do outro. Dicas são apresentadas tanto pelo apresentador quanto por amigos do convidado especial. Na estreia, por exemplo, Carolina Dieckmann, por vídeo gravado previamente, tentou ajudar Preta Gil a descobrir que se tratava de Alcione. O fim do mistério, porém, só acontece no meio do dueto, quando o telão se abre. Preta, aliás, ainda ganhou homenagens que lembraram a época do “Arquivo Confidencial”, do antigo “Domingão do Faustão”, com diversas pessoas se declarando a ela em vídeos ao final do quadro.
É claro que, dependendo de quem está no palco,
a vontade de tentar descobrir quem é a pessoa misteriosa se torna inevitável. Preta, por exemplo, é de uma família de artistas e seria até óbvio imaginar que algum deles estivesse ali. No entanto, não foi o caso, embora a filha de Gilberto Gil tenha mencionado que Alcione é como “uma mãe” para ela. Curioso é que já na semana seguinte, quando Matheus & Kauan foram as participações especiais, foi justamente a mãe da dupla, a Dona Sirlene, quem apareceu do outro lado da parede. Ou seja, nem sempre a pessoa misteriosa será alguém que os telespectadores conhecem ou admiram. O que pode ser interessante em alguns casos, mas também decepcionante em muitos outros.
O “Quem Vem Para Cantar”, no entanto, não é o único trunfo novo de Luciano Huck para o “Domingão” neste primeiro semestre. O apresentador tem ainda o “Salvou, É Seu!”. Assim como o primeiro, trata-se de uma versão brasileira de um formato internacional. Só que deve trazer mais agilidade ao programa e, dependendo de quem estiver participando, garantir ainda boas doses de emoção. É que o jogo coloca um convidado com R$ 1 milhão no bolso. Só que é preciso se virar para não perder tudo até o final do quadro.
6 Televisão Jornal de Fato
>> Elas por Elas
Globo –18h15
>> Fuzuê
Globo –19h15
s egunda – Todos ficam constrangidos com a presença de Marcos, e Natália apoia o sobrinho. rico termina o relacionamento com renée. Carlinhos se declara para Carol. Giovanni convida Marcos para conhecer a empresa da família. Helena pede que roberto afaste Marcos de sua vida. Natália conta para Carol que Marcos é filho de Helena. Ísis sofre uma agressão ao tentar defender um animal na rua, e Marcos a defende. Lara, Yeda e Mário descobrem que o atestado de óbito de átila foi falsificado.
segunda – Miguel chega para falar com César, e consegue plantar a escuta no quarto de hotel. r ui sofre um acidente. alícia inicia seu podcast com Maria, e todos se emocionam. vieira explica a Pascoal como será seu julgamento. César revela para Preciosa o esquema de contrabando. b ebel decide vender seu apartamento e sua parte na Conde de Montebello. soraya e francisco se emocionam ao ouvir o coração do bebê. Lampião pede Mercedes em casamento. Preciosa insiste para ver as pedras preciosas de César, e rebeca ouve a conversa dos dois. Pascoal se preocupa ao saber que o julgamento não correrá como o previsto.
Terça – Lara e Mário decidem iniciar uma investigação sobre a morte de átila. Natália confronta Helena sobre sua relação com b runo. Giovanni pede que Jonas retorne à empresa. renée confessa a Tony que teve uma recaída por Wagner. Jonas revela a Giovanni que Ísis decidiu se mudar para a austrália. Taís questiona Pedro sobre seu comportamento obsessivo em relação a ela. Giovanni diz a s érgio que Jonas aceitou fazer assessoria na empresa, e Helena ouve. Wagner desmaia, e renée se desespera. Helena anuncia que se internará em uma clínica de repouso.
Terça – César e Preciosa são presos. b ebel e Heitor se preocupam com a prisão de Preciosa. Começa o julgamento de Pascoal. rebeca avisa a b ebel que ela também será investigada. Pascoal se enfurece com o depoimento de Luna. César se irrita ao descobrir que Miguel colocou uma escuta em seu quarto e promete vingança. francisco pede soraya em casamento. a Juíza lê a sentença de Pascoal. Mercedes e bianca percebem a troca de olhares entre Caíto e vitor. s oraya visita Merreca na penitenciária. César faz uma denúncia anônima contra a fuzuê. agentes da receita federal chegam à fuzuê.
sábado, 24 de fevereIro de 2024
>> Renascer Globo –21h15
s egunda – d ona Patroa pressiona egídio, que confessa ter pegado o vestido de Joana no varal. damião revela a ritinha seu interesse por ela. venâncio inventa para eliana que Teca é sobrinha de buba. bento não gosta da ideia de João Pedro cuidar de suas terras. bento e Kika descobrem que Zé augusto foi traído pela mulher e está sendo investigado no hospital. Kika se oferece para ajudar augusto. José Inocêncio reclama dos filhos para Mariana. d amião beija r itinha. João Pedro pensa em Mariana. José Inocêncio diz a Mariana que recebeu um ‘aviso’ e ela fica tensa.
Terça – Mariana comenta com Inácia sobre a conversa do marido e demonstra certo receio. buba se apavora quando Teca conta que conheceu eliana. ritinha conta a Morena que sentiu seu corpo tremer ao beijar damião. buba se recusa a falar de seu passado com venâncio. Padre s anto fica aliviado quando d ona Patroa informa que egídio acolheu a família de Tião Galinha, mas Pastor Lívio pressente que algo não está certo. Joana comenta com Tião Galinha que seu vestido sumiu do varal e depois reapareceu. João Pedro pede suas contas a José Inocêncio e diz que quer seguir seu próprio caminho.
Quarta – Wagner aguarda na fila prioritária pelo transplante, e renée, vic e Tony se unem. aramis consegue instalar uma câmera no escritório roberto. Giovanni apresenta Marcos aos funcio nários da Helàne. rico e Érica se aproximam, e questiona a ex. Helena se interna em uma clínica. Natália confronta r ico sobre o dia da morte bruno. Lara e Mário iniciam a investigação sobre morte de átila. Cris descobre que Ísis está grávida. sérgio tenta impedir Ísis de viajar para a austrália. adriana revela a Jonas que Ísis é filha de sérgio.
Quarta – Nero é acusado de sonegação de postos. vieira ameaça abandonar a defesa de Pas coal. francisco discute com Nero e Miguel. soraya conversa com Luna sobre Merreca e f rancisco. Nero confirma a fraude cometida por francisco. Heitor impõe condições para reatar com Preciosa. Mercedes aconselha v itor sobre seu relaciona mento com b ianca. alícia e Cláudio tentam con vencer f rancisco a assumir seus erros. Luna Miguel se reúnem com o advogado do banco. raya revela a francisco que ele pode não ser o do bebê que espera. v itor e b ianca terminam namoro. selena se aconselha com Lampião.
Quarta – José Inocêncio não se conforma com a decisão de João Pedro. venâncio pede a Teca para ficar na casa de b uba. Morena afirma para Mariana que a jovem é o pivô do desentendimento entre João Pedro e José Inocêncio. Mariana enfren ta José Inocêncio e garante que não gosta o sufi ciente de João Pedro para trair o marido. d amião se lembra do serviço que lhe foi encomendado. egídio se assusta quando Tião Galinha conta matou dois homens que se aproximaram de Joana. Tião fica desconfiado quando Joana lhe alerta bre a forma com que egídio trata o marido.
>> A Infância de Romeu e JulietaSBT –20h30
segunda – Julieta faz festa na casa do pai e chama os jovens do Lado vila e do Lado Torre. Téo percebe que a chuteira que antes tinha ganhado do b ernardo, agora está nos pés de romeu. fausto passa mal ao descobrir que bassânio namora Pórcia. Na confraternização, romeu tenta agradar a Téo, que não facilita. romeu fica incomodado com o jeito ranzinza do rival e Téo com a presença de romeu na casa. romeu alega estar tentando ser legal com Téo desde quando bernardo doou sangue para ele. Téo fala que não pediu para bernardo doar e romeu rebate dizendo que Téo é ingrato.
Terça – romeu quer saber dos pais como vai ser a vida dele sendo irmão do Téo. Pórcia alerta fausto que está saindo de casa e que precisa cuidar da vida sozinha. Lívia acredita que Karen foi a responsável por soltar a notícia para o site de fofoca. vera fica preocupada com o fato da paternidade de b ernardo e acha que isso vai estragar a fama da família. amanda explica para Nath que Téo é filho de bernardo, mas que vai fazer de tudo para manter a família como está. b ernardo anuncia aos Monteiro que agora que o bairro inteiro sabe da paternidade, ele vai assumir o filho de vez.
Quarta – Téo deseja saber quem revelou segredo para o site de fofoca. vera sente que está perdendo o marido e a tranquilidade no casamen to, e pede um tempo para bernardo. após ver Pór cia sair de casa, fausto diz para a filha que vai uma chance para o relacionamento dela com bassânio. Glaucia flagra romeu abraçando Julieta novamente e fica brava; chantageando o sobrinho, Glaucia pede para romeu elogiar o serviço dela CeC à família Monteiro. fausto obriga bassânio começar a trabalhar no condomínio residencial verona como ajudante.
pelo ramis escritório de funcioedu clínica. morte de sobre a grávida. ustrália. érgio.
imPasoraya rancisco. rancisco. Preciosa. relacionaconLuna e soo pai terminam o
com Teca para desentendimento enfrensufiamião encomendado. que Joana. so-
sábado, 24 de fevereIro de 2024
seu está casamenPórdar com o Julieta sobrinho, dela no assânio a esidencial
Quinta – Jonas se revolta contra adriana por ter lhe omitido a paternidade de Ísis e rompe o relacionamento com ela. Na clínica, Helena dispensa a ajuda de Lígia e aciona fagundes. renée se desespera com o estado de Wagner. Helena orienta fagundes a sequestrar Jonas. sérgio e Giovanni tentam convencer Marcos a começar a trabalhar na Helàne. adriana desabafa com Carol sobre o término de seu relacionamento com Jonas. Natália questiona Pedro sobre a morte de bruno. Pressionado por Taís, Pedro acaba revelando que acredita ter sido Natália a responsável pela morte do irmão.
Quinta – a emissora não divulga o resumo do penúltimo capítulo.
Quinta – dona Patroa avisa a egídio que devolveu a peça íntima de Joana que o marido furtou, e ameaça deixá-lo. Padre s anto e Pastor Lívio gostam da ideia de ter Lu como professora na escola rural. João Pedro desiste de ir embora e pede permissão a José Inocêncio para voltar a morar em casa. Tião Galinha se decepciona ao ver as terras que o patrão lhe cedeu. Morena acolhe Lu em sua casa, a pedido de José Inocêncio. Pastor Lívio fica sem ação quando r itinha lhe diz que ele é muito bonito para ser pastor. damião fica intrigado quando Zinha avisa que tem mais gente interessada em ritinha. d
Quinta – Mauro pega um produto fora da validade no Monter Mercado e notifica vera; vera chama atenção de Pórcia. Téo revela a romeu que bernardo o presentou com a mesma chuteira que o irmão está usando, mas que foi obrigado a devolver. Nath e dimitri pensam em um plano para juntar Téo e romeu. bernardo confessa para romeu que a chuteira era um presente para Téo; romeu fica chateado por tantas mentiras do pai. Julieta observa Patrick junto à Karen. bassânio inicia o serviço no residencial verona e fausto afirma que não gosta dele e que vai pegar pesado com o genro.
Jornal de Fato
sexta – Pedro explica sua teoria sobre o acidente de b runo para Taís, e pede segredo à mulher. Marcos garante a Natália que descobrirá quem tirou a vida de bruno. rico reabre o caso de átila, e Lara e Mário comemoram. fagundes informa a Helena que Jonas deixou a casa de adriana. Lara e Mário invadem a casa de roberto, e Nice os ajuda quando o patrão chega. Yeda revela seu interesse por aramis. Giovanni desabafa com sérgio sobre Ísis e Cris. adriana sofre com a falta de notícias de Jonas, e aconselha Ísis a ser verdadeira com Giovanni. Cris inventa para Giovanni que está grávida.
s exta – a emissora não divulga o resumo do último capítulo.
7 Televisão
s exta – Joana se assusta com a obsessão de Tião pelo diabinho da garrafa de José Inocêncio. buba avisa a venâncio que manterá Teca em casa até a criança nascer. Pitoco diz a Neno que eles precisam encontrar Teca. Lu reflete sobre a relação de João Pedro com o pai. Zinha não gosta de ter que dividir o quarto com a professora Lu. ritinha confidencia a Morena que está apaixonada por d amião. José Inocêncio conhece d amião. e riberto abre o jogo com venâncio e conta que está interessado em eliana. buba estranha quando Teca lhe diz que acha que conhece José Inocêncio, ao olhar para o quadro na parede.
sexta – Téo fala para bernardo que não faz sentido ele aparecer agora e bancar o pai. Pórcia vai até a casa de Hélio e confronta vitor, mostrando as imagens da câmera de segurança do Monter Mercado e revelando que ele sabotou o estabelecimento com produtos vencidos. Julieta se depara com rosalina no apartamento de Lívia e fica com ciúmes. Leandro fica preso no elevador com Julieta. amanda desabafa com enzo e acha que Téo não está preparado para relação com bernardo. amanda fica preocupada se Téo gostar mais da outra família do que dela.
sábado – Giovanni fica abalado com a suposta gravidez de Cris. aramis garante a Yeda que é apaixonado por ela. Pedro implora para que Taís o ajude a manter em segredo sua teoria sobre bruno, para proteger Natália. renée usa suas economias para comprar o remédio de Wagner. Giovanni desabafa com sérgio sobre o estado de Cris, e Marcos ouve. Marcos conta a Ísis que Cris está grávida de Giovanni. aramis não consegue terminar com Carmen. r ico confirma a Pedro que Marcos forjou seu sequestro com Jairinho. fagundes sequestra Jonas e o leva até Helena.
sábado – reprise do último capítulo.
s ábado – José Inocêncio não se abala com o jeito servil de damião e desconfia que o empregado seja um matador. d amião toma uma bebida servida por Inácia e acaba revelando seu plano de tirar a vida de José Inocêncio. Mariana sente a desconfiança de Inácia sobre ela. damião pede ajuda a ritinha para mudar seu destino. José Inocêncio conta a Chico sobre a confissão de damião, e pede ao marido de Inácia que não faça nada contra o homem. João Pedro pede perdão ao pai por ter contratado damião. João Pedro flagra Mariana com uma arma na mão, e a imobiliza.
cinco perguntas / Em “Renascer”, Jackson Antunes equilibra passado e presente na pele do dedicado Deocleciano
De fala mansa, articulada e gentil, Jackson Antunes preza pelas coisas simples da vida e as conexões reais que construiu ao longo de sua trajetória. É por isso que ele se emocionar ao falar sobre a importância de Benedito Ruy Barbosa em sua carreira. Foi o autor que, ao lado do diretor Luiz Fernando Carvalho, viu em Jackson a crueza e rusticidade necessária para viver Damião, o sedutor capataz que fez o ator ganhar fama na versão original de “Renascer”, em 1993. Pouco mais de 30 anos depois, na pele do batalhador Deocleciano, ele volta ao universo da trama saudoso dos tempos idos, mas com os olhos voltados para o atual momento, sob o comando de Gustavo Fernandez e texto de Bruno Luperi “É incrível estar nas duas versões. É um delicioso encontro com minhas referências do passado. Mas também uma possibilidade de enxergar as belezas do curso da vida. Para mim, é uma obra-prima que está sendo muito bem cuidada e adaptada aos dias de hoje”, avalia.
Mineiro da pequena Janaúba e hoje morador da Região Serrana do Rio de Janeiro, Jackson começou a carreira como cantor e violeiro, apresentando seus cau-
sos e canções pelo interior do país. Após o sucesso em “Renascer”, que o fez ganhar diversos prêmios de Ator Revelação e ainda o catapultou ao posto de sex simbol, Jackson se manteve firme na tevê. Apesar do gosto por personagens mais rurais, o ator também mostrou versatilidade ao encarar desde galãs românticos a assassinos sanguinários. Hoje, aos 63 anos, Jackson é orgulhoso da carreira, que segue em intensa construção. “Os autores e diretores sempre tiveram o carinho de me chamar para os tipos mais diferentes possíveis. Gosto de viver personagens próximos a mim, com histórias mais ligadas ao jeitinho do interior.
P – Você foi uma das grandes revelações da versão original de “Renascer”. Como é voltar a este universo tantos anos depois?
R – É a mesma emoção de 30 anos atrás. Eu era um jovem cantor que saiu de Janaúba por conta de um chamado de Luiz Fernando Carvalho (diretor) e Benedito Ruy Barbosa (autor). O projeto do remake começou no final de 2023 e, na primeira cena que gravei em Ilhéus, as minhas mãos estavam frias, não sabia o que fazer, meu coração batia de um jeito diferente. Tudo isso porque eu estava na mesma locação de anos atrás.
P – Você buscou participar do projeto ou esse reencontro aconteceu de forma natural?
R – Foi muito natural. As pessoas responsáveis por essa adaptação sabem da minha relação com a obra do Benedito. Foi um convite muito carinhoso e que me deixou em um estado de encantamento e agradecimento por inter -
pretar o Deocleciano, personagem muito bem feito pelo meu amigo Roberto Bonfim.
P – Você chegou a rever algumas cenas de 1993 para se inspirar?
R – Não precisei. Eu estava lá e, além disso, “Renascer” é uma novela em eterna redescoberta. Nesses 30 anos, pessoas de todas as idades chegam para conversar comigo sobre esse trabalho. Eu era novato e ficava no estúdio observando o trabalho dos atores mais experientes. Assim como o Roberto, vivo este personagem com a magia e o encanto que ele merece.
P – Em que sentido?
R – Deocleciano é um caboclo centrado e de muita sabedoria, bem ao estilo do mundo criado pelo autor. Apesar de todo o sofrimento, sabe perceber e valorizar as pessoas. Às vezes, ele é a dose de amor que o José Inocêncio (Marcos Palmeira) deixou de dar para o João Pedro (Juan Paiva), mas também sabe ser duro quando tem de ser. É um tio, avô ou pai que todo mundo gostaria de ter.
P – E como você se sente ao ver o Xamã interpretando o Damião?
R – Ele está fazendo um trabalho lindo, muito focado e inspirado. Aliás, a produção recrutou uma meninada muito boa para essa novela. Estão todos exalando amor e entrega. Damião agora é um cara rústico dos dias de hoje, ele usa até boné (risos).
raio-X / J acqueline Sato está em série do Star+ e se prepara para estrear programa de representatividade feminina asiática no E!
Os últimos meses têm sido intensos para Jacqueline Sato. A atriz, que faz parte do elenco de “A História Delas”, série disponível no Star+ desde dezembro, também se prepara para estrear o programa “Mulheres Asiáticas” neste ano, no E!. A ideia é dar protagonismo às mulheres asiáticas brasileiras, quebrando estereótipos e desconstruindo narrativas que possam ter conotações preconceituosas. Ou seja, um mergulho intenso no empoderamento feminino, com uma representatividade bem diferente da que costuma ver quando criança e adolescente. “Cresci em uma realidade onde o protagonismo feminino nos conteúdos audiovisuais era ínfimo, raso e, muitas vezes, reforçando uma visão masculina sobre quem somos nós, mulheres. Muitas das histórias colocavam o amor romântico como centro da órbita das protagonistas, o que é bastante limitante”, aponta.
Em “A História Delas”, Jacqueline dá vida à exuberante Mirella, uma ex-modelo falida, casada com um agiota interpretado por Léo Jaime e que abriu, recentemente, um novo empreendimento. Trata-se da Mira Laser, espaço de depilação. “Ela tem um quê de deslum-
bre, é bastante expansiva e extrovertida, usa muito as redes sociais e sai vendendo seu negócio sempre que pode”, descreve a atriz, completando que, apesar de ser solar, quase ninguém sabe da dinâmica complicada e perigosa que a personagem vive em seu relacionamento amoroso. “Essa dualidade de um ser muito feliz, mas com algo obscuro me atraiu muito quando li a sinopse”, revela.
Já em “Mulheres Asiáticas”, ainda sem data divulgada de estreia, Jacqueline aposta em um formato que mistura traços de talk show com documentário. “A cada episódio, trago duas mulheres icônicas e de profissões diferentes para compartilharem suas experiências de vida”, entrega. A ideia é que uma ensine algo da sua própria profissão para a outra. Para prender a atenção do público, a apresentadora também aposta na diversidade entre as participantes. “O contraste que há nos episódios, tanto de personalidade quanto de diferença de idade, é de uma riqueza imensa. Tenho convidadas de 20 e a 80 e poucos anos”, adianta.
Nome completo: Jacqueline Hikari Santos Sato.
Nascimento: 21 de setembro de 1988, em Guarulhos, São Paulo.
Atuação inesquecível:
Yumi, na novela “Sol Nascente”, escrita por Walther Negrão, Suzana Pires e Júlio Fischer e exibida originalmente pela Globo entre 2016 e 2017.
Interpretação memorável: “Meryl Streep em tudo que ela fez”.
Momento marcante na carreira: “Fazer minha primeira protagonista, a Marina da série ‘(Des)encontros’ (Sony)”.
O que falta na televisão: “Diversidade, representatividade de minorias. E aí levanto a bandeira do grupo ao qual pertenço. Quando vimos, por exemplo, uma protagonista com ascendência asiática na tevê ou no cinema? Ou uma família inteira de pessoas de ascendência asiática em uma novela? Ou, ainda, famílias que não sejam inteiras de ascendência asiática, e sim birraciais, como é o caso da minha e de tantas outras pessoas? Quando tem,
são personagens soltos, no máximo um ou dois”.
O que sobra na televisão: “O chamado padrão".
Se não fosse atriz, seria: “Não seria eu mesma, mas já cogitei engenharia ambiental. E tenho sido outras coisas, além de atriz, como roteirista e produtora, por exemplo. Tudo em prol de contar boas histórias”.
Ator: Morgan Freeman.
Atriz: Meryl Streep.
Novela: “Avenida Brasil”, escrita por João Emanuel Carneiro e exibida originalmente pela Globo em 2012.
Vilão marcante: Félix, papel de Mateus Solano em "Amor à Vida", novela escrita por Walcyr Carrasco e exibida originalmente pela Globo entre 2013 e 2014.
Filme: “Vidas Passadas”, de Celine Song, lançado em 2023. “Foi um dos últimos que assisti e que mexeu comigo”.
inside / Paulo Tiefenthaler estreita seus laços com os folhetins na pele do mulherengo Pedro de “Família é Tudo”
Quanto mais Paulo Tiefenthaler se mostra disponível para atuar, mais oportunidades aparecem no vídeo. Sempre mais envolvido em séries e projetos de duração curta, o ator agora está empolgado ao viver o passional Pedro em “Família é Tudo”, próxima novela das sete, que estreia na segunda, dia 4 de março. Na trama, Pedro é o único e falecido filho da matriarca da história, a milionária Frida Mancini, de Arlete Salles. Embora já comece a novela morto, a presença do personagem será intensa em flashbacks durante todo o folhetim, pois é o pai dos cinco protagonistas da trama: Vênus, Júpiter, Andrômeda, Electra e Plutão, papéis de Nathalia Dill, Thiago Martins, Ramille, Juliana Paiva e Isacque Lopes, respectivamente. “Meu personagem era muito mulherengo e cada filho tem uma mãe diferente. O Pedro era o principal elo entre todos. A morte dele aumentou as diferenças e causou um racha na família. O texto é muito inspirado e
as cenas são cheias de amor e emoção”, avalia.
Apaixonado por astronomia, Pedro é o responsável pelos nomes dos cinco filhos. E, mesmo que não tenha um preferido, ele elege a primogênita Vênus como sucessora na tarefa de manter a paz entre os irmãos. “O fato de ter sido filho único fez o Pedro querer ser pai de mais gente, ter a casa cheia. Para ele, é inconcebível os irmãos ficarem brigando”, argumenta.
Embora considere o personagem um excelente pai, Paulo não pode dizer o mesmo da relação de Pedro com as cinco ex-mulheres. Os conflitos, entretanto, são carregados de humor, bem ao estilo do horário das sete. “Pedro acredita muito na máxima ‘que seja eterno enquanto dure’. O personagem tem suas contradições e isso é incrível. Ainda estou descobrindo sobre as relações com as ex-esposas. O texto vai me dando o material aos poucos e acho que esse é o grande barato das novelas, tenho de estar preparado para tudo”, exalta.
Tendo a união familiar como principal mensagem da trama assinada por Daniel Ortiz e dirigida por Fred Mayrink, o processo de composição para a novela levou Paulo diretamente para as lembranças que tem do pai, falecido há muitos anos, e que também tinha a força de agregar todos à sua volta. “Meu pai era muito engraçado, palhaço mesmo. Adorava montar viagens, planejava todo o itinerário e tinha prazer nisso. Também gostava de criar e fazer paródias musicais e a gente viajava de carro cantando essas canções”, lembra, emocionado.
Muito grudado à irmã, Adriana, é na relação fraterna que ele acaba se inspirando na hora de defender a união entre seus filhos em cena. “Somos apenas eu e minha irmã. Somos unidos e nos amamos muito. Para mim, é
muito estranho não falar com irmão. Não consigo me colocar nesse lugar de rompimento. Brigar é uma coisa. Você briga, pode até brigar feio, mas depois volta ao normal. O rompimento, cortar o laço, é muito violento”, acredita.
Nascido na Suíça - durante uma viagem de seus pais pelo país -, e criado em meio à diversidade de Copacabana, Zona Sul do Rio de Janeiro, Paulo credita ao bairro boa parte de seu jeito anárquico e irreverente. Por conta da dupla cidadania, ficou muitos anos vivendo entre o Brasil e a Europa estudando Artes Cênicas, Fotografia, Cinema, Jornalismo e Filosofia. “Passei um tempo meio perdido. Sem saber bem o que eu queria fazer da minha vida. Ter essa bagagem de estudo e vivência criou em mim o interesse por uma arte multimídia”, explica.
bastidores / Gravada em Fortaleza com elenco local, “Se Avexe Não” foca nas confusões familiares
Com uma área de 8,5 milhões de km², o território brasileiro tem muita história para contar em cada canto do país. Não à toa, um movimento tem se fortalecido nos últimos anos dentro do cenário audiovisual. Para muito além do eixo Rio-São Paulo, o mercado tem mergulhado em enredos que contemplem a pluralidade brasileira. E é nesse contexto de crescimento que surge a série “Se avexe não”, da TV Brasil, que estreia no dia 6 de março. A produção é totalmente ambientada e gravada em Fortaleza e conta com 100% de elenco local. “Fazer uma série que terá alcance nacional com um corpo técnico e artístico majoritariamente nordestino é, para nós, um gesto político importante: fomos capazes de criar um produto carismático e acessível para um grande público com a força que temos ‘dentro de casa’”, explica Luciana Vieira, uma das criadoras, roteiristas e diretoras do projeto.
Com produção da Orla Filmes, a trama de comédia mostrará, ao longo de 10 episódios semanais, os integrantes da família Nobre se
aventurando nas mais variadas atividades profissionais a fim de driblar os problemas econômicos que os obriga a voltar a viver sob o mesmo teto, gerando muitas confusões. “Temos certeza de que muita gente se identificará com esse perrengue financeiro. A família Nobre tenta dar a volta por cima, de maneira muito criativa e inusitada, evocando sempre o talento do brasileiro para a gambiarra”, afirma Luciana.
Tudo começa quando Selma, papel de Juliana Maia, se vê obrigada a acolher sua família em casa depois que cada um dos integrantes passa a ter grandes problemas financeiros. De uma hora para outra, ela recebe a mãe Divina, de Fabíola Liper, que acabou perdendo a casa em um golpe. Divina traz junto o próprio irmão, Valdisney, vivido por Rafael Martins, um evangélico em crise existencial que deixa uma enorme dívida de aluguel. Esse, por sua vez, leva junto os filhos Silvanya, papel de Bruna Pessoa, uma estudante de filosofia, e Enzo, de Lucas Cavalvante, um jovem aspirante a influencer. “Para além do gene cea-
rense, acho que a série possui uma fauna de personagens caótica, colorida e divergente, tal como o Brasil de hoje. Valdisney já trabalhou num restaurante chiquérrimo em São Paulo, mas sua mulher fugiu com o chefe e ele voltou para Fortaleza desempregado, solteiro, com dois filhos para terminar de criar. Sem consciência dos próprios defeitos, é quase um anti-herói, um típico perdedor que, por inocência ou por não ter outra opção, jamais desiste”, defende Rafael.
No meio de tudo isso, Selma ainda precisa lidar com sua nova namorada, com a sua necessidade de aprender inglês para não perder o emprego e com as suas atividades como atendente de uma pousada que recebe hóspedes para lá de peculiares. “Foram 36 dias de gravações dos 10 episódios cheios de dedicação, disciplina, muito trabalho e alegria. Cercados de excelentes profissionais, tentamos entregar nossa melhor parte e agora estamos ansiosos para a estreia desse projeto”, vibra Juliana.
12 Televisão
> Uma das produções mais tradicionais da tevê está de volta. O “Sem Censura” reestreia na próxima segunda, dia 26, na TV Brasil. A produção será comandada pela apresentadora Cissa Guimarães. Com novos quadros, debatedores, entrevistas e atrações musicais, o programa volta à programação de segunda a sexta, ao vivo, das 16h às 18h. “Estou muito animada e com frio na barriga para essa estreia. A TV Brasil e a EBC são do povo brasileiro. Isso me dá uma responsabilidade e, também, uma alegria muito grande de fazer parte da retomada do ‘Sem Censura’”, afirma Cissa. O novo “Sem Censura” traz de volta a presença dos debatedores fixos, que se revezarão a cada episódio. Estarão junto de Cissa Guimarães a comediante Dadá Coelho; o diretor de cinema e teatro, Rodrigo França; e a jornalista cultural e radialista, Fabiane Pereira. Eles se revezam na produção com outros nomes que já são da emissora.
Sucesso além da fronteira
o ator brasileiro Paulo Guidelly está na televisão portuguesa na novela “Cacau”, superprodução da TvI, emissora líder de audiência no país. dirigida pelo também brasileiro edgar Miranda e escrita pela portuguesa Maria João Costa, “Cacau” estreou no dia 15 de janeiro e traz Guidelly como o baiano Tiradentes, personagem de destaque na trama. “eles me acolheram muito bem, todos têm uma ótima relação com os brasileiros”, vibra.
No catálogo
o Globoplay já disponibiliza a série documental original Globoplay “MC daleste - Mataram o Pobre Loco”. a produção revela detalhes do fim trágico do funkeiro MC daleste que virou lenda nas periferias do brasil. em quatro episódios, o projeto conta a história do MC, se aprofunda na investigação do crime, além de percorrer a trajetória do funk ostentação em são Paulo. a série tem direção de Guilherme belarmino e eliane scardovelli, que também assina o roteiro junto com Caio Cavechini.
Dose dupla
fernanda de freitas e raphael Logam podem ser vistos na série “Matches”, da Warner Channel. os dois, porém, também irão contracenar juntos em “Capoeiras”, nova série original s tar+. o projeto inédito ainda não tem data de estreia.
Tempo bíblico
Hall Mendes, que participou de “Todas as Garotas em Mim”, estará no elenco de “a rainha da Pérsia”, da record. a produção bíblica já está em fase de gravações.
Na direção
fabrício Mamberti está à frente da terceira e última temporada de “as five”, original Globoplay. Criada por Cao Hamburger, a série estreia no próximo dia 1º.
sábado, 24 de fevereIro de 2024
Dando tchau
Giovana Cordeiro tem o espírito de trabalho em equipe. a atriz, que se despede da Luna de “ f uzuê”, tem uma série de elogios ao colega Nicolas Prattes, que vive o advogado Miguel. “ele veste a camisa da novela. Tivemos uma boa sintonia e conversas. valorizamos o grupo e a boa energia do ‘set’. o Nicolas é uma pessoa bacana para ter por perto”, valoriza Giovana, que também foi vista recentemente no filme “Meu s angue ferve Por você”. “Cantei e dancei em cena. foi uma experiência maravilhosa”, completa.