




















>> Daqui a 45 anos , os brasileiros com mais de 60 anos deverão corresponder a cerca de 37,8% da população do país. Envelhecimento impulsiona novas ações em defesa dos idosos











>> Daqui a 45 anos , os brasileiros com mais de 60 anos deverão corresponder a cerca de 37,8% da população do país. Envelhecimento impulsiona novas ações em defesa dos idosos
Tabela periódica inteligente facilita aprendizado de estudantes Potiguar definirá novo presidente ainda este mês; Djalma decide que não continuará
PT vive domingo de eleições no Rio Grande do Norte e no país
Penas mais duras para crimes em escolas entram em vigor
RN recebe 34 novas viaturas para reforçar segurança pública
Organização: Clauder Arcanjo
EDMÍLSON CAMINHA
Escritor, membro da Academia de Letras do Brasil edmilson.caminha@gmail.com
No dia 23 de março de 2023, vim a esta tribuna para receber, em nome da Academia Brasiliense de Letras, o querido e agora saudoso confrade Vladimir Carvalho. Hoje, saúdo, com a mesma emoção, a escritora que o sucede na Cadeira XXXVIII, minha fraterna amiga Vera Lúcia de Oliveira. Junta-se, a nova confreira, às acadêmicas Margarida Patriota, Tânia Serra, Ana Maria Lopes e Lucília Neves. São apenas cinco dos 40 titulares: grandes nomes da literatura de Brasília, mas quantitativamente poucas, muito poucas, considerada a presença das mulheres em nossas letras. Que venham outras, para fazer maior e mais representativa a Casa a que pertencemos.
Em 18 de outubro de 2018, neste Auditório Cyro dos Anjos, já merecera a distinção de dar, à confreira que nesta noite se empossa, as boas-vindas à Academia de Letras do Brasil. Peço-lhes permissão para repetir o começo da minha fala:
Estabelece a praxe acadêmica que, em sessões como esta, os discursos primem pelo tom cerimonioso, formal, solene. Deem-me, pois, licença para quebrar o protocolo: não posso falar sobre Vera Lúcia de Oliveira senão com a voz do coração, com a singeleza da estima, com o sentimento da fraterna amizade que nos une há 34 anos, desde que Ana Maria e eu chegamos a Brasília. Apresentada por meu querido colega Paulo Afonso Lopes Cabezon, Vera foi das nossas primeiras e já maiores amigas, tantas as afinidades que logo descobrimos: a experiência do magistério, a paixão pela literatura, o amor aos livros, o gosto da leitura, a alegria de exercer a prazerosa arte da conversa.
Vera Lúcia de Oliveira nasceu em Goiás, na histórica Luziânia, cidade que em 2026 comemorará 280 anos de fundação. Um dos seis filhos de Dona Odette e de Seu Dozinho, teve o privilégio de viver a infância na fazenda onde, por entre bichos e plantas, descobriria o mundo, experiência que a marcaria para sempre. Nos contos merecedores de
Direção Geral: César Santos
Diretor de Redação: César Santos
Gerente Aadministrativa: Ângela Karina Dep. de Assinaturas: Alvanir Carlos
que se reúnam em livro, resgata homens e mulheres, casos e histórias de que soube quando menina, plenos de grandeza humana e de força literária. Lembranças do tempo e da terra que, diferentemente do Álvaro de Campos no poema “Aniversário”, trouxe roubadas na algibeira... Significativamente, dessas memórias rurais constitui-se a matéria-prima da obra de autores com o relevo de Hugo de Carvalho Ramos, Bernardo Élis, José J. Veiga, Carmo Bernardes, Bariani Ortêncio, Alaor Barbosa e os irmãos José e Gilberto Mendonça Teles, linhagem goiana em que se inclui Vera, pela conterraneidade e pela natureza da literatura que escreve.
Já moradora da capital não havia muito criada por Juscelino, fez, brilhantemente, o Curso de Letras da Universidade de Brasília. No magistério de Língua Portuguesa e de Literatura Brasileira, transmitiu a milhares de jovens estudantes a paixão com que se dá por inteiro em tudo que faz – ontem, nos colégios de que foi professora; agora, ao elaborar artigos, ensaios e estudos publicados na imprensa e depois enfeixados em livros: O beijo da mãe (2017), O beijo de Judas (2019), Dostoiévski, sem moderação (2021) e Dostoiévski arrebatador (2024).
Especializada em Teoria Psicanalítica pelo UniCEUB, Vera Lúcia de Oliveira distingue-se pelo saber da História, da Filosofia, da Mitologia, das Religiões, pelo conhecimento profundo com que lê e escreve à luz da psicanálise de Freud, de Jung, de Lacan. Entre nós, poucos o fazem com tanta argúcia, com tanta acuidade, com tanta segurança, conforme repara, na apresentação do livro de estreia, o terapeuta e romancista Frederico Lucena de Menezes:
Vera Lúcia de Oliveira toca uma nota no concerto “psicanálise e literatura”, acertando a harmonia perdida pela tentativa de outros autores. Graças a seu virtuosismo, Vera Lúcia consegue construir a ponte necessária entre a psicanálise como disciplina e a literatura como arte, sobretudo como linguagem daqueles que escrevem bem.
Diz nosso confrade Ronaldo Costa Fernandes, prefaciador do Dostoiévski, sem moderação:
Vera Lúcia de Oliveira envereda pela crítica psicanalítica sem abandonar o aspecto estético da criação literária per se. Sua argúcia argumentativa é grande e se revela nas análises do enredo, e mais precisamente no comportamento e nos anseios, dúvidas, angústias, desejos e ambições dos personagens. A crítica da autora tem a capacidade de revelar o estranho, o escondido, o reprimido. Vera Lúcia domina a contento a sua condição de crítica de literatura.
Tomem-se, por exemplo, as agudas observações da autora acerca de um romance primoroso da nossa literatura:
Crônica da casa assassinada é um livro perturbador, assustador. Assustador no sentido de Dostoiévski, no sentido de mostrar o ser humano no seu limite, entre forças poderosas e opostas que o conduzem tanto à vida quanto à morte. É um livro sobre Amor e Morte, Eros e Thanatos, forças inconscientes que governam a natureza humana, que fazem o homem cometer todos os crimes, que o levam também às regiões mais sublimes da alma. É, sobretudo, um livro sobre o pecado, que torna o homem verdadeiramente humano. Lúcio Cardoso traz audaciosamente os temas da religião e da sexualidade, que são considerados tabus, que mexem com o leitor (...).
Sobre O adolescente, romance estudado em substancioso capítulo do livro que lançou por último, ressalta Vera:
É interessante como Dostoiévski antecipou Freud na compreen-
são do que se chama adolescência, fase de elaboração de perdas, da falta, sobretudo do desligamento da autoridade paterna, o que, segundo o pai da psicanálise, “constitui um dos mais necessários, ainda que mais dolorosos, resultados do curso do seu desenvolvimento”. (...) Vimos com Lacan – que chamou de “o nome-do-pai” essa marca paterna – que, mesmo Viersílov não tendo exercido a paternidade, ainda assim preservou a sua função simbólica portadora da Lei. Afirma: “(...) no nível da realidade, podemos dizer que é perfeitamente possível, concebível, exequível, palpável pela experiência que o pai esteja presente mesmo quando não está”.
A propósito de um artigo meu, “Exupéry, a miss e o Pequeno Príncipe cearense”, comentou:
O escritor Carlos Emílio Corrêa Lima criou uma lenda para si mesmo: a de que não era filho dos pais biológicos, e sim, da belíssima irmã Emília – Miss Brasil em 1955 – e de um escritor mundialmente famoso, e ás da aviação, ninguém menos que o francês autor de O Pequeno Príncipe, Antoine de Saint-Exupéry. Essa história é muito rica do ponto de vista psicanalítico porque nos remete ao que Freud chamou de “romance familiar”, ou seja, a fantasia em resposta ao sentimento de abandono e da suposta hostilidade dos pais ao filho na infância. Essa fantasia parte do desejo de se ter um pai herói e uma mãe bela. (Acrescentando que, na lenda da origem do herói, como diz o psicanalista Otto Rank em O mito do nascimento do herói (1909), esse vem sempre de longe ou nasce em situações inusitadas em caixas, conchas, pedras, cestos, sempre jogados nas águas, como Moisés, por exemplo). Há ainda, segundo Freud, uma evidência de fixação na vida infantil e mesmo
o sentimento de não ver correspondidas as próprias inclinações na pré-adolescência, que se convertem na ideia de que se é um enteado ou filho adotivo.
Outra explicação possível é que, sendo grande leitor e talentoso escritor, Carlos Emílio pode ter imaginado que, do mesmo modo que a personagem proustiana, a belíssima duquesa de Guermantes, era ele filho de um pássaro com uma deusa. Segundo o narrador proustiano “[ela] era dessa raça tão particular no meio do mundo (...) pois parecia surgida, nas eras mitológicas, da união de um pássaro com uma deusa.” Assim, talvez, para Emílio, o “pai” piloto, que vem de muito longe como um pássaro de prata, e a “mãe” bela como uma deusa (grega, no caso da irmã Emília), formavam os pais perfeitos para o mito do seu nascimento de herói. É curioso ainda observar que ambos os irmãos receberam o mesmo nome, o que pode ter possibilitado a forte identificação dele, Emílio, com a irmã, Emília, mais velha, como se fosse seu duplo, seu filho, e, ainda, ela mesma.
Quando publiquei a história no livro
A noite em que dei autógrafo a Belchior, acrescentei-lhe a análise de Vera, como expressão de agradecimento mas também, confesso, em causa própria, por tornar o que escrevi muito melhor, mais rico, mais interessante...
Esta, a literatura de Vera Lúcia de Oliveira: profunda, mas não incompreensível; substanciosa, mas não pesada; erudita, mas não obscura, sem o pedantismo e a arrogância de acadêmicos cujas elucubrações poucos entendem, às vezes nem eles próprios...
Aplica-se ao texto de Vera o que afirmou Affonso Romano de Sant’Anna sobre duas obras de Luciana Viégas, A leitora e seus personagens e Escritos da maturidade:
Experiência interessante esta, em nossos dias, de ler ensaios onde o autor não pretende ser mais “inteligente” que seu tema ou seu autor. Ou seja, a inteligência consiste não em fazer maquinações eruditas, mas em disponibilizar, desdobrar o texto alheio e o pensamento próprio num aliciante diálogo com o leitor.
Não por acaso, inscreve-se o nome de Vera Lúcia de Oliveira na linhagem a que pertencem críticos com a relevância de Otto Maria Carpeaux, Lúcia Miguel Pereira, Tristão de Athayde, Antonio Carlos Villaça, Afrânio Coutinho, Antonio Candido, Wilson Martins, José Castello e o próprio Affonso Romano de Sant’Anna.
Despeço-me com as palavras que disse, há dois anos, a Vladimir Carvalho: Estivéssemos todos sentados a uma grande mesa, o lugar mais importante seria o vosso, Confreira que chegais, fosse qual fosse o assento que ocupásseis. Parodio a sábia sentença de Dom Quixote a Sancho Pança: “Onde está a cabeça está a cabeceira”. Vós sois a cabeça, Vera Lúcia de Oliveira!
POPULAÇÃO BRASILEIRA / Daqui a 45 anos, os brasileiros com mais de 60 anos deverão corresponder a cerca de 37,8% da população do país
Da agên C ia Sena D o
Daqui a 45 anos, os brasileiros com mais de 60 anos deverão corresponder a cerca de 37,8% da população do país, ou 75,3 milhões de pessoas idosas. Essa projeção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) alerta que não há muito tempo para o Brasil adaptar suas políticas públicas ao envelhecimento
acelerado da população. A Europa pode fazer isso em mais de um século. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), o Brasil já é a sexta nação com o maior número de idosos no mundo.
De olho nesse cenário, o Senado tem se preocupado em propor e aprovar projetos voltados à população idosa. No primeiro semestre, uma série de projetos foi votada, incluindo uma proposta de emenda à Constituição que autoriza estados e o Distrito Federal a instituírem normas com-
plementares sobre o tema (PEC 81/2015).
Em novembro do ano passado, foi criada a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Pessoa Idosa, com duas senadoras na condução: Damares Alves (Republicanos-DF) na presidência e Margareth Buzetti (PSDMT) na secretaria-geral.
A preocupação com aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), prejudicados por fraudes superiores a R$ 6 bilhões, sustentou a proposta de uma CPMI, cujo requerimento foi lido
População acima de 60 anos passou para 33 milhões de pessoas
O IBGE mostrou que, pela primeira vez, há mais idosos que jovens no Brasil. Essa mudança foi registrada pelo instituto em 2023, quando o percentual da população idosa de 15,6% ultrapassou os 14,8% dos que têm entre 15 e 24 anos. No período de 2000 a 2023, a proporção de idosos (60 anos ou mais) na popula-
ção brasileira quase duplicou, subindo de 8,7% para 15,6%. Em pouco mais de duas décadas, a população com 60 anos ou mais passou de 15,2 milhões para 33 milhões de pessoas. Outro indicador que ilustra a mudança no padrão etário do país é a idade média da população, que era de 28,3 anos em
2000 e subiu para 35,5 anos em 2023. Para 2070, a idade média projetada da população brasileira é 48,4 anos.
De acordo com o IBGE, a esperança de vida ao nascer subiu de 71,1 anos em 2000 para 76,4 anos em 2023, e deve chegar aos 83,9 anos em 2070. Muitos fatores contribuíram para
nl@neylopes.com.br www.blogdoneylopes.com.br
Opinião de jovens no Brasil, Europa e USA
Jovens europeus perdem a fé na democracia, revela sondagem. Um em cada cinco britânicos entre 18 e 45 anos prefere líderes não eleitos à democracia. No Brasil, estudo da Open Society Foundations apontou que uma parcela significativa de jovens (42% na faixa de 18 a 35 anos) preferem regimes militares como forma de governo. Nos Estados Unidos, uma nova pesquisa nacional do Instituto de Política da Escola Kennedy de Harvard revela uma geração que enfrenta dificuldades financeiras, laços sociais desgastados e confiança em declínio nas instituições. Mais de 4 em cada 10 jovens americanos com menos de 30 anos dizem que “mal conseguem sobreviver” financeiramente, — sendo as mulheres e os jovens sem curso superior os mais afetados.
A maioria (51%) acredita que o país está no caminho errado. Menos de um em cada três aprova o presidente Trump, cuja aprovação entre os jovens negros americanos cresceu de apenas 6% em 2017 para 16% hoje. Os objetivos de vida tradicionais estão mudando, com apenas 48% dos jovens americanos dizendo que ter filhos é importante.
O presidente Kennedy disse certa vez: “É hora de uma nova geração de líderes lidar com novos problemas e novas oportunidades”. O Projeto de Opinião Pública de Harvard prepara uma nova geração de líderes políticos para enfrentar desafios e adquirir a capacidade de liderar com sucesso no complexo cenário político atual. “Em meio a dificuldades financeiras e uma crise comunitária devastadora, os jovens americanos estão cada vez mais desiludidos com o mundo, enquanto lutam para encontrar seu lugar nele”, disse Jordan Schwartz, presidente do Projeto de Opinião Pública de Harvard.
Outras descobertas da pesquisa revelam uma geração que se sente desconectada das instituições, incerta sobre o futuro. Pouco mais da metade (52%) dos jovens hispânicos estão tendo dificuldades para sobreviver. Tarifas — um dos elementos principais da agenda política do presidente Trump — são profundamente impopulares entre os jovens americanos. Apenas 19% apoiam a implementação de novas tarifas sobre produtos estrangeiros, enquanto 50% se opõem.
pelo presidente do Congresso, Davi Alcolumbre. Isso significa que a comissão parlamentar mista de inquérito já pode ser instalada assim que os seus integrantes forem designados e começar a trabalhar nas averiguações.
O líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), disse que o Executivo espera que esse esforço do Congresso se some às investigações que já estão sendo feitas pela Polícia Federal e pela Controladoria-Geral da União (CGU).
essas alterações na composição etária do Brasil, desde o processo de industrialização com a atração de trabalhadores para as cidades, a inclusão da mulher no mercado de trabalho que colaborou para a queda na fecundidade, até a melhora nas condições de nutrição e saneamento básico, a ampliação do acesso a serviços de saúde e medicamentos, os avanços na ciência e a redução da mortalidade.
O marco da vida dos jovens americanos coloca a segurança financeira no topo da lista: 86% dizem que é importante ter uma casa própria (74) e encontrar um parceiro romântico para o longo prazo (67%). Mais da metade (55%) dos jovens americanos que vivenciaram o isolamento social durante a pandemia — como perder o contato com amigos — relatam pelo menos alguns sintomas associados à depressão. Regra geral, o pensamento dos jovens é preocupante para o futuro da humanidade.
Hoje na história
- 1962 — Proclamada a independência oficial da Argélia após uma guerra de oito anos com a França. 1975 — Cabo Verde ganha sua independência de Portugal.
- 1995 — A República da Armênia adota sua constituição, quatro anos após sua independência da União Soviética. Dia Internacional do Cooperativismo e a Independência de Cabo Verde.
- 1914 - O aviador Eduardo Pacheco Chaves realizou o primeiro voo entre São Paulo e Rio de Janeiro, levando 4 horas e 40 minutos.
1922 - Ocorreu o Levante dos 18 do Forte de Copacabana.
Curtinhas
Filme
Assista no fim de semana “Air Cocaine: Traficantes nas Alturas” NETFLIX. Em 2013, quatro franceses são presos em Punta Cana com 700 kg de cocaína, nenhum com o perfil de traficante. Este documentário investiga quem estava por trás da operação.
Air FrAnce-Klm
A Air France-KLM está assumindo o controle da companhia aérea escandinava SAS. A companhia aérea francoholandesa anunciou que aumentará sua participação na SAS de 19,5% para 60,5%.
AssAssinAtos de ortegA
Depois que um ativista de direitos humanos nicaraguense que havia fugido foi morto, cresceu a preocupação de que o governo Ortega possa estar mirando seus inimigos no exterior. Estaria assassinando críticos do governo na Costa Rica.
Leia o “blog do Ney Lopes” – informação e opinião
APROVADA / Proposta estende aos estados e ao Distrito Federal a competência para criar leis destinadas a essa população
cas”, afirmou Wellington.
APEC 81/2015, aprovada por unanimidade no Plenário em maio, amplia a proteção aos idosos ao estender aos estados e ao Distrito Federal a competência para criar leis destinadas a essa população. Atualmente, esse poder cabe apenas à União. A matéria está em análise na Câmara dos Deputados. O autor do texto, senador Wellington Fagundes (PLMT), disse que a proposta abre caminho para mais investimentos em saúde preventiva, acessibilidade, combate à violência contra os idosos, programas de inclusão digital e apoio familiar.
“É muito urgente fortalecer a autonomia dos estados e do Distrito Federal e, se possível, dos municípios, para que eles possam criar leis específicas de proteção a toda população idosa, respeitando as realidades regionais e ampliando o alcance das políticas públi -
Para o senador, o Parlamento deve se preocupar não só com o cuidado, mas também com o protagonismo da pessoa idosa. “Precisamos sair da lógica apenas assistencialista e pensar no idoso como cidadão ativo, que tem direito à mobilidade, à cultura, à saúde mental e física e ao respeito.”
Wellington também avalia como essencial criar oportunidades de trabalho para a população idosa. Ele afirmou ser necessário aproveitar a experiência deles para aumentar a produtividade do país.
De acordo com consultores do Senado, um dos pontos favoráveis da proposta é estabelecer uma simetria com relação ao tratamento já conferido pela Constituição Federal a outros grupos vulneráveis, como pessoas com deficiência (PcD), crianças e jovens. Ao incluir os idosos no conjunto de grupos que merecem atenção especial e proteção legal por meio de competência concorrente, a PEC reforça a coerência e o princípio da igualdade presentes no tex-
to constitucional.
O senador Paulo Paim (PT-RS), autor do Estatuto da Pessoa Idosa (Lei 10.741, de 2003), também chama a atenção para as dificuldades enfrentadas pelos idosos para encontrar espaço no mercado de trabalho. Para Paim, é necessário investir em políticas públicas que promovam a diversidade etária nas empresas e reforçar a importância do conhecimento adquirido por pessoas a partir dos 60 anos.
Um projeto do senador Chico Rodrigues (PSB-RR) concede incentivos fiscais com duração de cinco anos a empregadores que contratarem colaboradores com idade igual ou superior a 60 anos (PL 4.890/2019). Aprovado no Senado, o projeto está em análise na Câmara dos Deputados. Ele permite ao empregador deduzir dos 20% de Contribuição Patronal sobre a Folha de Pagamento (Lei 8.212, de 1991) o valor de um salário mínimo para cada semestre de contrato de trabalho vigente relativo ao empregado contratado que tiver idade igual ou superior a 60 anos.
O Brasil já c Onta c Om leis que tratam especificamente das pess Oas
1994 – Lei 8.842
Instituiu a Política Nacional do Idoso, com a criação do Conselho Nacional do Idoso. O principal objetivo da política é assegurar os direitos sociais do idoso, com a criação de condições para a promoção da autonomia, integração e participação efetiva na sociedade.
2000 – Lei 10.048 estabeleceu atendimento prioritário às pessoas com deficiência física,
idosos com idade igual ou superior a 60 anos, gestantes, lactantes e pessoas acompanhadas por crianças de colo em repartições públicas e empresas concessionárias de serviços públicos, instituições financeiras, logradouros, sanitários públicos e veículos de transporte coletivo.
2003 – Lei 10.741
Criou o estatuto da Pessoa Idosa, que está prestes a completar 22 anos, assegurando que os direitos às
pessoas com idade igual ou superior a 60 anos fossem regulados.
2007 – Lei 11.551
Instituiu o Programa Disque Idoso, destinado a atender denúncias de maus-tratos e violência contra as pessoas idosas.
2017 – Lei 13.466
Inclui no texto do estatuto da Pessoa Idosa a garantia de prioridade máxima aos cidadãos com mais de 80 anos em
relação aos demais idosos.
2024 – Lei 14.878
Foi sancionada a Política Nacional de Cuidado Integral às Pessoas com Doença de Alzheimer e Outras Demências. A norma estabelece as diretrizes da política de enfrentamento, como a capacitação dos profissionais de saúde para a prevenção, identificação e atendimento das demências e a integração dos serviços existentes.
O Senado tem dado atenção especial às constantes tentativas de golpes financeiros direcionadas a esse grupo. Com o objetivo de enfrentar esse problema, o senador Paim apresentou um projeto que torna obrigatória a assinatura física em contratos de empréstimo firmados por idosos (PL 74/2023).
A proposta visa proteger esse público contra fraudes e assegurar que estejam plenamente cientes dos termos acordados. O projeto está em análise na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).
A proposta também prevê a aplicação de multas às instituições financeiras que descumprirem a regra. Ela vale para contratos, serviços ou produtos da modalidade de consignação, como empréstimos, financiamentos, arrendamentos, hipotecas, aplicações financeiras, retiradas de dinheiro, investimentos duvidosos ou qualquer outro tipo de operação que possua natureza de crédito consignado.
Segundo Paim, auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU) apontou que mais de 35 mil reclamações sobre empréstimos consignados foram registradas apenas em 2023.
id Osas.
2024 – Lei 15.069 estabelece a Política Nacional de Cuidados. A lei prevê a garantia do direito ao cuidado e estabelece a corresponsabilidade social entre estado, família, setor privado e sociedade civil. entre os principais objetivos da lei está a integração de políticas públicas nas áreas de saúde, assistência social, trabalho, educação e direitos humanos, com a intenção de garantir acesso de qualidade ao cuidado.
PED 2025 / Filiados vão às urnas a partir das 8h para definir as novas direções municipais, estaduais e nacional
Neste domingo, 5, o PT definirá as novas direções municipais, estaduais e nacional. Em todo o Brasil, filiados vão às urnas entre 8h e 17h para votar no Processo de Eleições Diretas – PED 2025.
No Rio Grande do Norte, a disputa pelo comando do Diretório Estadual está polarizada entre a chapa coletiva composta pela deputada estadual Isolda Dantas e a vereadora de Natal, Samanda Alves, e a candidatura da deputada estadual Divaneide Basílio. Já em Mossoró, a professora Ana Morais caminha para ser eleita presidente do Diretório Municipal.
No cenário estadual, além da eleição para presidência do partido, outras quatro chapas concorrem pela composição do diretório estadual, que deve ser distribuído proporcionalmente entre as chapas de acordo com a votação
nesse processo. A eleição tem mobilizado intensamente a militância petista e expressa diferentes visões sobre os caminhos que o partido deve trilhar nos próximos anos. A chapa formada por Samanda e Isolda é tida como a que parte com maior força na disputa. A chapa, que conta com duas correntes internas do partido, conseguiu agregar a capilaridade da atuação da deputada Isolda, muito forte no interior do estado, e a força do Avante, corrente da Vereadora Samanda e da governadora Fátima Bezerra, na região metropolitana de Natal. A articulação com diferentes setores da base petista é fundamental para o sucesso dos grupos presentes na disputa. Ainda assim, o cenário indica uma disputa acirrada. Nos últimos anos, o PTRN ampliou significativamente sua presença institucional, fortaleceu sua bancada parlamentar, conquistou prefeituras estratégicas e consolidou sua atuação como principal
cesar@defato.com
Asegunda etapa do Programa de Recuperação de Rodovias Estaduais contempla trechos importantes de estradas que ligam Mossoró aos municípios do Médio e Alto Oeste do Rio Grande do Norte. Serão restaurados: RN-117 entre Governador Dix-sept Rosado e Caraúbas, entroncamento RN-233 com 38 km; Caraúbas a Olho D’Água do Borges, com 25 km; entroncamento da RN-079/ Tenente Ananias, com 18 km; RN-078 entre Rafael Godeiro a Almino Afonso – entroncamento da BR-226, com 20 km; RN-075 entre Martins e Serrinha dos Pintos, com 6 km e Serrinha dos Pintos/BR-226, com 12 km. São quase 120 quilômetros de rodovias que se somam à reconstrução dos trechos das RNs 117, 177, 015 e 046, todas no Oeste, que foram contempladas na primeira etapa do programa. Veja como a região liderada por Mossoró teve a sua importância respeitada no programa do Governo do Estado. Esse é, sem dúvida, o maior programa de restauração da malha viária na história do RN. Juntando todas as etapas serão quase 2 mil quilômetros de estradas recuperadas, alcançando todas as regiões e a capital do estado. Só nas duas etapas de 2024 e 2025, o governo estará investindo mais de 1 bilhão de reais. A governadora Fátima Bezerra terá um tapete para caminhar nas eleições do próximo ano.
É o maior programa de restauração de estradas da história do Rio Grande do Norte”
FÁTIM a B e Z e RR a Governadora sobre o Programa de Restauração de Estradas que contemplará ao todo 2 quilômetros de rodovias estaduais
referência da esquerda potiguar.
A definição da nova direção estadual será decisiva para manter esse ciclo de crescimento e preparar o partido para os desafios eleitorais dos próximos anos, tanto no plano estadual com o aumento da bancada de deputados estaduais e federais e a recondução de Fátima ao Senado, quanto nacional com a reeleição do presidente Lula.
Os dois grupos já presidiram o partido no RN em momentos diferentes, mas atualmente o partido é presidido no estado pelo ex-deputado estadual Junior Souto, do grupo da governadora Fátima.
Independente da visão de partido defendida, o PT-RN já definiu suas prioridades para 2026 e caberá às novas lideranças partidárias tocar o projeto de crescimento do partido de esquerda mais robusto do estado. Em 2026, o PT deverá se apresentar na disputa eleitoral em sua composição mais expressiva no RN desde a sua criação.
A posse de Shirley Targino na pasta da Assistência Social não rendeu o prestígio que o prefeito Allyson Bezerra esperava. Dos prefeitos do Oeste que foram convidados, apenas Sabino de Apodi e Pezão de Umarizal ganharam os holofotes. Os dois são liderados do deputadoJoão Maia, marido da empossada.
De um palaciano das antigas ao registrar o retorno de Shirley Targino ao Palácio da Resistência, sede da Prefeitura de Mossoró: “Tá a cara do rosalbismo.” A ex-prefeita de Messias Targino fez carreira na sombra da ex-prefeita Rosalba Ciarlini, de quem foi cunhada e mantém amizade há décadas.
O Partage ShOPPing MOSSOró celebra 18 anos neste sábado, 5. Inaugurado em 2007 como Mossoró West Shopping, esse centro comercial transformou a Avenida João da Escóssia em movimentada área econômica.
hOje cOMPleta SeiS anOS da partida do comerciante José Morais de Lima, que construiu a sua história no centro comercial de Mossoró com a Casa Morais, e como presidente da CDL.
O aSSaí eStá cOM MaiS de 40 vagaS de eMPregO abertas no Rio Grande do Norte, inclusive, na unidade de Mossoró. Os interessados devem ter acima de 18 anos e ensino médio completo. Inscrição pelo link: https://assai.gupy.io.
OS rOubOS a PeSSOaS em via pública no RN diminuíram de 4.220 casos registrados em 2024 para 2.840 ocorrências em 2025. Uma redução de 32,7%. Dados da Secretaria de Segurança e Defesa Social (SESED).
O PT vive dia de eleição neste domingo, 6. Na disputa pelo comando estadual a candidatura coletiva da deputada Isolda Dantas e vereadora Samanda Alves tenta desbancar o poderio da deputada Divaneide Basílio. Em Mossoró, a professora Ana Morais será escolhida a nova presidente do partido.
O prefeito César Móveis ampliou a estrutura do Festival Gastronômico e Cultural de Martins, que acontece entre os dias 10 e 13 deste mês. A 17ª edição será realizada numa área coberta de 3 mil metros quadrados, com palcos para os shows de atrações como Nando Reis, Geraldo Azevedo, Maria Gadú, entre outras atrações.
SERRA DO MEL
O empresário Antônio Leite Jales, da SterBom, manifesta interesse de instalar uma unidade no município de Serra do Mel, para aproveitar a produção de caju. A possibilidade de investimento ganhou força após o prefeito Kênio Azevedo ter firmado acordo de cooperação técnica com a FIERN, para incentivar atração de novas indústrias.
A intenção do prefeito Kênio é consolidar Serra do Mel como um polo industrial. Existe um terreno na Serra do Mel, que pertence ao governo, que pode ser transformado em distrito industrial.
TPI / Professora da rede pública de ensino básico, desenvolveu uma Tabela Periódica Inteligente
TIAGO ENEAS Especial / UFRN
Já pensou como seria se você pudesse interagir diretamente com o conteúdo que está tentando aprender?
Foi com base nessa premissa que Kaline Ferreira Nóbrega, discente do Mestrado Profissional em Química em Rede Nacional (Profqui/ UFRN) e professora da rede pública de ensino básico, desenvolveu uma Tabela Periódica Inteligente (TPI). O aparato aceita perguntas sobre elementos químicos e propriedades periódicas, feitas por meio de um aplicativo conectado via Bluetooth.
As respostas, então, são dadas a partir de LEDs individuais (dispostos sob cada elemento), ou sequenciais, que descrevem uma tendência de variação de uma propriedade ao longo da tabela. Se o indivíduo deseja saber, por exemplo, de qual maneira o raio atômico muda do grupo 1 ao 18, os LEDs dos elementos se acendem em sequência e com diferentes
intensidades, expondo um aumento do raio atômico conforme há uma inclinação para a esquerda da tabela.
A pesquisa demonstrou que o uso da TPI como método educacional, aplicada em conjunto com a mediação docente, contribuiu para um novo nível de conhecimento na disciplina por parte da turma que trabalhou com o aparelho. Verificou-se também que a ferramenta apresentou potencial para aumentar o engajamento e o progresso conceitual na aprendizagem das propriedades periódicas.
Essa ideia articula uma aproximação pedagógica que visa, sobretudo, o engajamento e a participação da sala de aula. Por isso, a primeira série B da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio João XXIII, localizada em Cabedelo (Paraíba), foi uma parte essencial do desenvolvimento do aparelho. Os estudantes interagiram ao longo de todo o processo, atuando tanto na elaboração de perguntas para serem inseridas no sistema quanto na avaliação da estra-
tégia como um todo.
A tabela periódica é um agrupamento de todos os elementos químicos, organizados da esquerda para a direita e de cima para baixo, na ordem de seus números atômicos (número de prótons no núcleo do átomo). É uma parte essencial da Química, uma vez que facilita a organização e o entendimento das propriedades desses elementos.
Mesmo assim, ainda são várias as dificuldades enfrentadas durante o ensino da disciplina, seja por parte de alunos ou professores. De acordo com a autora, os principais problemas se referem à falta de conexão dos assuntos com a realidade dos alunos, abstração dos conceitos, relação entre símbolos e significados, e didáticas que incentivam a memorização mecânica.
Visando contornar tais percalços, a pesquisadora empregou a robótica educacional (RE), uma abordagem educativa que usa a tecnologia para promover o aprendizado em diversas áreas do saber. Como complemento, usou o Arduino, uma plataforma de prototipagem eletrônica de código aberto, que, neste contexto, foi progra-
mada para iluminar elementos específicos ou fornecer informações adicionais sobre eles. Desse modo, os alunos conseguiram explorar a Tabela Periódica de uma maneira mais tátil e visual. Com o objetivo de auxiliar os discentes com os fundamentos tecnológicos necessários para o manuseio e utilização do apare-
lho, a professora executou uma oficina de robótica, na qual instruiu os alunos sobre como controlar os LEDs, utilizando um módulo Bluetooth e comandos de voz com Arduino. Para a realização da atividade, foram organizadas quatro equipes: três delas de quatro componentes e outra de cinco.
Posteriormente, os dis-
centes elaboraram perguntas para a TPI com base tanto no entendimento conceitual proporcionado pelas aulas expositivas dialogadas quanto no conhecimento adquirido na oficina. Antes da implementação no sistema, as questões colocadas foram revisadas e avaliadas pela professora e, quando necessário, corrigidas.
Em sua maioria, os educandos reconheceram a eficácia do aparato e o consideraram útil de alguma maneira. Um deles declarou que gostou bastante da experiência e que as aulas tornaram-se mais divertidas e mais fáceis de entender. “Ela [a TPI] deixa o ensino muito mais divertido e dinâmico, e as aulas mais interessantes. Não tenho do que reclamar”, comentou mais um aluno. No que tange às críticas e propostas de melhorias, estudantes citaram “a dificuldade que ela tem para entender as perguntas” e que “uma sugestão é melhorar a capacidade de resposta, mas [isso] não é um problema”. Outro comentário menciona que o projeto é interessante, mas que o tempo despendido para a montagem do sistema da tabela foi custoso.
Fernando José Volpi Eusébio de Oliveira, docente do Instituto de Química (IQ) e orientador de Kaline, declara que a ideia de uma TPI não é nova, mas que torná-la portátil e acessível em qualquer local é algo inovador. “Para o desenvolvimento do dispositivo, foi traçada uma estratégia de abordagem, envolvendo uma série de atividades sobre o assunto,
baseadas nos preceitos da aprendizagem significativa, que propõe um ensino interdisciplinar e aplicado, no qual os alunos utilizam de seus conhecimentos prévios para consolidar novos conceitos, a partir de experiências concretas”, comenta o professor. A aplicação e os resultados foram, para Kaline, muito satisfatórios e recompensadores. Ela destaca que, com a elaboração da TPI, buscou-se promover uma compreensão semiótica dos conceitos químicos, contribuindo para a construção dos significados por parte dos estudantes, proporcionando subsídios para o desenvolvimento de uma aprendizagem mais significativa no contexto do ensino de Química.
“Continuaremos, mesmo após o mestrado, fazendo melhorias. Nosso objetivo é que o protótipo se torne realmente vendável e acessível ao mercado. A proposta é que, futuramente, possamos utilizar inteligência artificial integrada à TPI”, completa. Além disso, a autora conta que o software que se conecta à tabela pode ser patenteado e que o processo deverá ser iniciado em breve, junto à Agência de Inovação (Agir/UFRN).
AMPLIAÇÃO | Lei qualifica como agravante o fato de um crime ocorrer no ambiente escolar, faculdades, universidades ou centros educacionaisacadêmico
Alex Rod R igues
Da Agência Brasil
Ovice-presidente Geraldo Alckmin sancionou a lei que aumenta as penas para quem comete crimes nas dependências de instituições de ensino em geral. A Lei nº 15.159 altera o Código Penal e a Lei dos Crimes Hediondos, qualificando como agravante o fato de um crime ocorrer no ambiente escolar, faculdades, universidades ou centros educacionais.
A lei amplia as penas de homicídio já estabelecidas, que variam de seis a 20 anos de prisão. Se cometido nas dependências de instituições de ensino, por pais, padrastos, madrastas, tios, irmãos, cônjuges, companheiros, tutores, curadores, preceptores ou empregadores da vítima, bem como por professores ou funcionários da instituição de ensino, a Justiça poderá aplicar uma pena 2/3 maior.
A pena por homicídio será de 1/3 até a metade maior se a vítima tiver alguma deficiência, doença limitante ou for considerado física ou mentalmente vulnerável. E de 1/3 a 2/3 se a lesão dolosa for praticada contra autoridade ou agente público integrante do sistema prisional ou da Força Nacional de
Segurança Pública, no exercício da função ou em decorrência dela.
O novo texto legal também qualifica como crime hediondo o homicídio praticado em atividade típica de grupo de extermínio – mesmo que cometido por uma só pessoa -; a lesão corporal dolosa de natureza gravíssima, bem como a seguida de morte, quando praticada contra autoridade ou agente público integrante do sistema prisional ou da Força Nacional de Segurança Pública; membros do Poder Judiciário, do Ministério Público, da Defensoria Pública, da Advocacia Pública ou oficiais de justiça no exercício de suas funções ou em decorrência dela.
Coube a Alckmin sancionar a nova lei, na condição de presidente em exercício, porque, ontem (3), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se ausentou do país para participar da Cúpula do Mercosul. O evento aconteceu na capital da Argentina, Buenos Aires, onde Lula aproveitou para se reunir com o presidente do Paraguai, Santiago Peña, e para visitar a ex-presidenta da Argentina, Cristina Kirchner, que cumpre pena em prisão domiciliar, por corrupção.
mAus-t RAtos
Além de Alckmin, assinam a Lei nº 15.159 os ministros
em exercício Manoel Carlos de Almeida Neto (Justiça) e Janine Mello dos Santos (Direitos Humanos). Alckmin e Neto também sancionaram a Lei nº 15.163, que endurece as penas para os crimes de abandono de incapaz e de maus-tratos; exposição a perigo da saúde e da integridade física ou psíquica da pessoa idosa; abandono de pessoa com deficiência que resulte em lesão corporal de natureza grave ou em morte; e apreensão indevida de criança ou de adolescente. As duas leis já estão em vigor.
Além do Código Penal, a Lei nº 15.163 modifica pontos dos estatutos da Pessoa Idosa; da Pessoa Com Deficiência e da Criança e do Adolescente.
Com isso, a pena para quem abandonar pessoa incapaz sob seu cuidado, guarda, vigilância ou autoridade passa de detenção de seis meses a três anos para reclusão de dois anos a cinco anos. Em geral, penas de reclusão se aplicam a casos considerados mais graves que os sancionados com a detenção, que não admite que a pena comece a ser cumprida no regime fechado. Se a pessoa abandonada morrer, o responsável pode ser punido com até 14 anos de reclusão. E com algo entre 3 anos e 7 anos se resultar em lesão grave.
SEducar também é limitar: o valor da nova l E i sobr E c E lular E s nas E scolas
e lto N g omes
Diretor Pedagógico do Colégio Simples
Anova lei que proíbe o uso de celulares nas escolas representa um avanço importante na construção de um ambiente escolar mais saudável e produtivo. Ao restringir o uso desses aparelhos durante as aulas e os intervalos, busca-se combater o crescente vício em telas que afeta crianças e adolescentes em todo o país. Estudos mostram que o uso excessivo de dispositivos eletrônicos compromete a concentração, aumenta os níveis de ansiedade e prejudica o desempenho acadêmico. A escola, como espaço de formação integral, precisa proteger seus alunos desses excessos e criar rotinas que favoreçam o aprendizado pleno.
Além disso, a medida tem impacto direto na socialização. Sem a distração constante dos celulares, os estudantes tendem a conversar mais entre si, brincar, trocar experiências e fortalecer os laços de convivência. Isso é especialmente importante nos momentos de intervalo, que voltam a ser oportunidades de interação real, promovendo o
JOGADA DE MESTRE
e m meio ao intervalo, uma partida de xadrez chama a atenção. estratégia, concentração, lógica e respeito ao tempo do outro entram em cena — tudo isso com leveza e bom humor.
No Colégio Simples, cada espaço é oportunidade de aprendizado, inclusive nas pausas. o jogo, além de divertido, desenvolve o raciocínio, a tomada de decisão e a paciência — habilidades fundamentais para a vida. Aqui, pensar faz parte do brincar.
Nada melhor do que encerrar o semestre celebrando nossas tradições!
No Simples, o São j oão foi motivo de alegria, cores e muitos sorrisos. Alunos e alunas capricharam nos trajes típicos, decoraram os espaços e viveram momentos especiais de convivência.
Mais do que festa, o arraiá foi oportunidade de fortalecer laços, valorizar a cultura nordestina e lembrar que aprender também é festejar junto. u m jeito cheio de afeto de fechar mais um ciclo letivo.
desenvolvimento de habilidades sociais, empatia e espírito de coletividade — elementos essenciais para a formação humana.
O Colégio Simples está profundamente comprometido com esse movimento. Entendemos que nosso papel vai além do ensino de conteúdos: queremos formar indivíduos conscientes, equilibrados e preparados para os desafios do mundo atual. Por isso, vamos aplicar essa nova diretriz com responsabilidade, diálogo e acolhimento, ajudando nossos alunos a fazerem um uso mais saudável da tecnologia e a aproveitarem ao máximo a experiência escolar.
No Simples, a relação entre alunos e nosso pedagógico é construída com diálogo, cuidado e proximidade. Mais do que transmitir conteúdos, nossos educadores inspiram, acolhem e acompanham cada etapa da jornada de quem aprende.
A troca de sorrisos e a leveza no olhar mostram que a escola é, acima de tudo, um lugar de vínculo. um espaço onde o saber se fortalece por meio do afeto.
Jornal de Fato • Sábado, 5 de julho de 2025
Influenza / Parazinho, Pedra Grande, Jandaíra e Pilões atingiram 90%.
Por outro lado, grandes cidades do estado estão com índice abaixo de 40%
ACampanha Nacional de Vacinação contra a Influenza teve início no último dia 10 de maio e mesmo com todos os esforços das secretarias estadual e municipais somente quatro cidades do Rio Grande do Norte conseguiram atingir a meta de vacinação contra a gripe na atual edição da campanha.
De acordo com o mais recente relatório da cobertura vacinal acumulada para Estratégia Influenza, apenas Parazinho, Pedra Grande, Jandaíra e Pilões chegaram à marca de 90% de vacinação do público-alvo. A primeira tem percentual de 96,95%, enquanto que as demais que atingiram a meta estão com índices de 95,7%, 93,69% e 90,97%, respectivamente.
Outros dois municípios potiguares estão com cobertura vacinal acima dos 80%, que são Frutuoso Gomes (89,77%) e Severiano Melo (83,64%). Fecham as 10 ci-
registrava somente 36% de imunização do público-alvo no
mente na 164ª posição do ranking, com apenas 26,48%.
Logo após a maior cidade do estado, vem São Gonçalo do Amarante, com cobertura vacinal de somente 33,48%, ocupando a posição de número 158. Parnamirim tem o terceiro pior índice entre esses municípios, com 33,68%, na 156ª colocação do ranking de cobertura vacinal contra a gripe.
Mossoró ocupa no momento a 151ª posição. A cobertura vacinal da segunda maior cidade do Rio Grande do Norte se encontra em 36,17%.
A imunização é gratuita e está disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de todo o país. A vacinação é recomendada para mais de 20 grupos prioritários, com foco especial em: Crianças de 6 meses a menores de 6 anos; Gestantes e puérperas;
dades com maiores percentuais de vacinação contra a Influenza Lucrécia (79,62%), Fernando Pedroza (79,52%), Jardim de Angicos (78,48%) e Francisco Dantas (78,32%). A última atualização do RN+Vacina apontava que a cobertura vacinal em todo o Rio Grande do Norte era de 40,80%. Do público-alvo de 845.179, foram imunizadas contra a doença 344.822 pessoas. Esse pessoal corresponde à soma das pessoas que receberam a vacina dentro dos grupos prioritários.
Idosos com 60 anos ou mais; Trabalhadores da saúde e professores das escolas públicas e privadas; Trabalhadores dos Correios; Trabalhadores Portuários; Povos indígenas e quilombolas; Pessoas com comorbidades, outras condições especiais e deficiência permanente; Caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo; Profissionais das Forças Armadas, segurança e salva-
mento; Pessoas em situação de rua; População privada de liberdade e Adolescentes e jovens em medida socioeducativa e Funcionários do Sistemas Prisional.
gRandeS cidadeS
A cobertura vacinal continua baixa nas maiores cidades potiguares. Entre as quatro mais populosas, Natal tem a pior colocação. A capital do estado está so -
Ranking pa R a cobe R tu R a vacinal i nfluenza 2025 po R Município do R n
1#Parazinho - 96,95%
2#Pedra Grande - 95,7%
3#jandaíra - 93,69%
4#Pilões - 90,97%
5#Frutuoso Gomes - 89,77%
6#Severiano Melo - 83,64%
7#lucrécia - 79,62%
8#Fernando Pedroza - 79,52%
9#jardim de angicos - 78,48%
10#Francisco dantas - 78,32%
11#Pedro avelino - 77,44%
12#Galinhos - 76,13%
13#Caiçara do Rio do Vento - 73,89%
14#Caiçara do Norte - 73,39%
15#lagoa de Velhos - 72,41%
16#janduís - 71,88%
17#encanto - 71,54%
18#Serrinha dos Pintos - 71,47%
19#Portalegre - 71,25%
20#Major Sales - 70,84%
21#japi - 70,64%
22#Pedra Preta - 70,55%
23#Passagem - 69,57%
24#Martins - 69,51%
25#umarizal - 69,48%
26#Riachuelo - 69,32%
27#Viçosa - 69,14%
28#josé da Penha - 69,13%
29#Maxaranguape - 68,97%
30#Senador Georgino avelino - 67,37%
31#São joão do Sabugi - 66,88%
32#Santo antônio - 66,36%
33#São josé do Seridó - 66,27%
34#São bento do Norte - 65,85%
35#doutor Severiano - 65,57%
36#almino afonso - 65,42%
37#Riacho da Cruz - 64,88%
38#Pureza - 64,38%
39#bento Fernandes - 63,49%
40#Sítio Novo - 63,01%
41#Venha-Ver - 62,99%
42#Itaú - 62,26%
43#Coronel joão Pessoa - 62,2%
44#Timbaúba dos batistas - 61,84%
45#água Nova - 61,64%
46#São bento do Trairí - 61,46%
47#Guamaré - 61,01%
48#Monte das Gameleiras - 61,01%
49#São Vicente - 60,58%
50#Serrinha - 60,55%
51#jardim de Piranhas - 60,54%
52#lajes - 60,5%
53#barcelona - 60,22%
54#Ruy barbosa - 59,7%
55#Rafael Fernandes - 59,68%
56#lajes Pintadas - 59,47%
57#Ipueira - 58,84%
58#Poço branco - 58%
59#afonso bezerra - 57,87%
60#Riacho de Santana - 57,76%
61#São Francisco do oeste - 57,61%
62#joão Câmara - 57,49%
63#São Miguel do Gostoso - 57,1%
64#Campo Redondo - 56,84%
65#Caraúbas - 56,66%
66#Felipe Guerra - 56,17%
67#Rafael Godeiro - 56,13%
68#Ielmo Marinho - 55,56%
69#Goianinha - 55,07%
70#Pendências - 55,03%
71#Paraú - 54,79%
72#Touros - 54,28%
73#equador - 53,73%
74#olho d’água do borges - 53,55%
75#Santana do Matos - 53,42%
76#Rio do Fogo - 52,81%
77#Vera Cruz - 52,74%
78#Taipu - 52,64%
79#Tenente ananias - 52,28%
80#Várzea - 52,25%
81#Serra Negra do Norte - 51,95%
82#jundiá - 51,83%
83#antônio Martins - 51,65%
84#apodi - 51,45%
85#acari - 51,15%
86#São Miguel - 51,05%
87#Tenente laurentino Cruz - 50,92%
88#lagoa de Pedras - 50,86%
89#ares - 50,36%
90#jaçanã - 50,19%
91#brejinho - 50,16%
92#Santana do Seridó - 49,8%
93#São Fernando - 49,65%
94#Pau dos Ferros - 49,54%
95#Ceará-Mirim - 49,06%
96#Cruzeta - 48,98%
97#angicos - 48,61%
98#januário Cicco - 48,51%
99#Coronel ezequiel - 48,48%
100#Marcelino Vieira - 48,16%
101#baraúna - 47,93%
102#lagoa Salgada - 47,48%
103#jardim do Seridó - 47,19%
104#São josé de Mipibu - 47,12%
105#Canguaretama - 46,84%
106#alexandria - 46,79%
107#Montanhas - 46,62%
108#Serra de São bento - 46,24%
109#São Tomé - 45,82%
110#alto do Rodrigues - 45,45%
111#Passa e Fica - 45,08%
112#Paraná - 45%
113#Patu - 44,81%
114#Parelhas - 44,72%
115#espírito Santo - 44,49%
116#luís Gomes - 44,05%
117#Tangará - 43,96%
118#Serra Caiada - 43,85%
119#Porto do Mangue - 43,72%
120#São josé do Campestre - 43,42%
121#Carnaúba dos dantas - 43,33%
122#jucurutu - 43,27%
123#bom jesus - 43,18%
124#Nova Cruz - 43,06%
125#São Rafael - 43,02%
126#Currais Novos - 42,99%
127#ouro branco - 42,81%
128#joão dias - 42,77%
129#Vila Flor - 42,46%
130#Grossos - 41,91%
131#Florânia - 41,82%
132#Pedro Velho - 41,63%
133#açu - 41,38%
134#bodó - 41,21%
135#Caicó - 41,02%
136#Monte alegre - 40,92%
137#Santa Maria - 40,3%
138#Santa Cruz - 40,08%
139#São Paulo do Potengi - 40,04%
140#Governador dix-Sept Rosado39,96%
141#lagoa d’anta - 39,29%
142#Macau - 38,77%
143#areia branca - 38,71%
144#Triunfo Potiguar - 38,2%
145#lagoa Nova - 38,12%
146#Macaíba - 37,58%
147#Senador elói de Souza - 37,48%
Recentemente, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) recomendou aos municípios potiguares que realizem estratégias de busca ativa da população, em especial os públicosalvo prioritários, que ainda não tomaram a vacina contra a gripe. A medida é necessária para ampliar a cobertura de proteção contra a doença.
148#Carnaubais - 37,48%
149#Itajá - 37,36%
150#Messias Targino - 37,08%
151#Mossoró - 36,17%
152#Rodolfo Fernandes - 36,12%
153#Taboleiro Grande - 36,1%
154#Nísia Floresta - 35,84%
155#Campo Grande - 33,77%
156#Parnamirim - 33,68%
157#Serra do Mel - 33,65%
158#São Gonçalo do amarante - 33,48%
159#upanema - 33,31%
160#Tibau do Sul - 32,86%
161#Ipanguaçu - 30,79%
162#baía Formosa - 29,43%
163#Tibau - 27,32%
164#Natal - 26,48%
165#Cerro Corá - 25,13%
166#extremoz - 21,07%
167#São Pedro - 20,42%
MARILENE PAIVA
Todos os vivas para a aniversariante de hoje, Reni Kátia, musa absoluta do fisioterapeuta Éder Filho. Parabéns, saúde e alegrias!
marilene.paiva@gmail.com
Hoje é dia de bolo confeitado para o médico cardiologista Fernando Albuerne. Ganha os mimos da esposa Karina, filhos e amigos. Parabéns!
ORPHEU
“Todo começo é involuntário.”
Fernando Pessoa
A Unimed vai inaugurar seu Centro Clínico de Atendimento, no espaço onde antes funcionou a tradicional San Remo, na Avenida João da Escóssia. A informação foi confirmada pelo Coordenador Médico da Unimed Mossoró, Dr. Marco Antônio Araújo. Modernidade e cuidado reunidos num só endereço!
Raíza Leite recebendo a magnífica reitora da UERN, Cicília Maia, e Presidente do Sindilojas Mossoró, Michelson Frota, no lançamento do Bazar da Vida e Bem Mais Saúde.
Zilene Marques e Stella Maris, em noite de lançamento da Bem Mais Saúde e Bazar da Vida. Superqueridas e atenciosas.
> Durante o lançamento do Bazar da Vida e Bem Mais Saúde, muitos detalhes chamaram a atenção dos presentes, entre eles, um cubo gigante em led, suspenso por um guindaste, exibindo as logomarcas das marcas parceiras. Inovação com assinatura da marca CYM, de Thiego Casado.
Também merece destaque especial os profissionais que contribuíram com talento e inovação na noite de lançamento da Bem Mais Saúde e Bazar da Vida: Dayvison Nery, como palestrante convidado e Élio D’angelis, com sua assinatura em décor impecável. Autoridades presentes, apoiadores e parceiros confirmam o quanto o evento tem valor — não apenas pelo que representa para o empreendedorismo local, mas pela capacidade de unir pessoas, projetos e propósitos.
A atmosfera de encantamento vivida no lançamento das Feiras Bazar da Vida e Bem Mais Saúde foi prova de que quando há talento, entrega e visão coletiva, o resultado transcende expectativas. Mais que um evento, foi um marco que reforça o poder das conexões verdadeiras.
Lembrando que as Feiras Bem Mais Saúde e Bazar da Vida acontecem nos dias 28, 29 e 30 de agosto, no Garbos Recepções e Eventos, das 10h às 22h.
Esta coluna foi escrita com o auxílio de colaboradores.
Apagam velinhas hoje: Fernando Albuerne, Lissa Melo, Reni Kátia Cunha, Jordana Gurgel, Lana Débora, Andreza Raquel, Fernanda Rego, Christiane Marques, Edith Laura Miranda, Paulinha Gurgel, João Manoel, Elk Carvalho e Nilda de Souza. Antecipamos os parabéns dos aniversariantes de domingo, 6: Mariana Formiga, Algecira Moreira de Lima Leite, Janaina Henrique Vale, Sâmia Gabriela Lopes de Araújo, Ana Maria de Melo, Priscila Felipe de Souza, Jussara Chaves Costa, Ana Katarina, Kelly Tandrianny, Valcione Alves, Mariana Cardoso e Léa Leandro. Felicidades, meus amores!
Aplausos para o ministro da Educação, Camilo Santana, pela sensata e necessária criação do Exame Nacional de Formação Médica — o ENAMED. A medida eleva o compromisso com a qualidade do ensino médico no Brasil, valoriza o esforço dos bons estudantes e protege a população. Uma decisão à altura de quem compreende a urgência de formar médicos preparados e humanos.
Na última quinta-feira, o Garbos Le Jardin foi palco do lançamento das Feiras Bazar da Vida e Bem Mais Saúde – edição 2025. Em clima de festa e bom gosto, expositores e convidados se reuniram para uma noite marcada por conexões, aprendizados e experiências inspiradoras. A trilha sonora ficou por conta do ritmo contagiante de As Batukeiras, e o momento cultural ganhou reforço dos repentistas que encantaram o público com versos criativos. O buffet 5 estrelas foi assinado pela ToGo, coroando a noite com sabor e sofisticação.
Instagram e Facebook @colunistajeanrodrigues
FESTA DO BODE / A edição deste ano terá cinco torneios leiteiros
Amaior caprifeira do Rio Grande do Norte, a Festa do Bode, vai acontecer entre os dias 7 e 10 de agosto, no Parque de Exposições Armando Buá, em Mossoró, e deve reunir criadores de todo o Rio Grande do Norte e demais estados da região Nordeste. Durante quatro dias de evento, a expectativa é de que, além de muitos negócios, as exposições e os torneios possam atrair a atenção de criadores e do público em geral.
Realizada pela Prefeitura de Mossoró, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural (Seadru), a 25ª edição da Festa do Bode deve realizar cinco torneios leiteiros nas categorias interestadual e local. São eles: caprino interestadual, caprino e bovino local, além do torneio peso pesado ovino e caprino.
A exposição e o julgamento dos animais dentro da Festa do Bode são orga-
A edição deste ano da Festa do Bode ocorrerá entre os dias 7 e 10 de agosto
nizados a partir da parceria de algumas instituições. Nas raças de ovinos e caprinos o julgamento é organizado pela Associação Norte-RioGrandense dos Criadores de Ovinos e Caprinos (ANCOC), enquanto nas raças bovinas é realizado pela Associação dos Criadores do Rio Grande do Norte (ANORC).
De acordo com Aluísio Sousa, coordenador de Pecuária da Secretaria, essas associações são as responsáveis por mobilizar os criadores que vão participar da festa. “Essas duas associações já têm uma longa atuação no estado do Rio Gran-
Boa notícia! A prefeitura de Areia Branca assinou convênio com a Funcitern para iniciar na próxima semana a castração de 300 cães e gatos de ruas, diminuindo a população animal que será controlada em nossa cidade. Aplausos!
de do Norte de organização destes eventos. Elas entram em contato com os produtores que são associados e trazem esses produtores a Mossoró. Teremos produtores do município e também de outros estados nestes eventos”, disse. Ele disse ainda que as premiações que são oferecidas nos torneios são um grande atrativo para que os criadores possam participar da Festa do Bode. “Na categoria dos pequenos ruminantes, temos os torneios leiteiro interestadual caprino, que é organizado pela ANCOC, e oferece uma premiação considerável, além do torneio leiteiro caprino local, que é dividido em algumas categorias. Também temos o torneio peso pesado, que é um torneio que avalia o ganho de peso dos animais. Ele é destinado às raças bovinas e caprinas”, disse. Aluísio Sousa também destaca que nesta edição da Festa do Bode, evento que faz parte do Calendário Estadual de Exposições Agropecuárias do Rio Grande do Norte, haverá torneio leiteiro bovino destinado somente para os produtores atendidos pelo Programa Mossoró Rural, que receberam algum tipo de serviço como o melhoramento genético mediante inseminações ar-
tificiais.
Com o objetivo de aumentar a capacidade do parque para receber novos animais, o espaço para o julgamento dos animais das diversas raças de ovinos, caprinos e bovinos está maior para este ano. Além disso, novas raças de animais serão admitidas para participar da Festa do Bode. Neste ano, além desta raça Santa Inês, será feito um ranqueamento nacional das raças Dorper, White Dorper e da Soinga, que é uma raça local, onde neste ano foi reconhecida oficialmente como uma raça, a primeira de ovinos do Rio Grande do Norte.
“Além destas raças, a Festa do Bode contará com outras raças como Morada Nova, Bergamácia, dentre outras na exposição e no julgamento. Já nas raças caprinas, a principal raça julgada será Boer, que também vai passar pelo ranqueamento nacional. Haverá ainda o aumento de raças na espécie bovina. Geralmente trabalhávamos somente com a raça Sindi, mas neste ano vamos trabalhar também com as raças Gir e Girolando, que são raças de dupla aptidão e a última específica para produção de leite”, destaca Aluísio Sousa.
Vem nadar / Evento realizado em parceria com a Ufersa e o apoio da Funcitern terá mais duas etapas, que acontecerão em Assú e em Mossoró
Rosalba Mo R ei R a Especial para o De Fato
NoNeste domingo, 6, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) receberá a primeira etapa do IV Campeonato de Natação do Oeste Potiguar - Troféu Madalena Nunes, que acontecerá na piscina da Faculdade de Educação Física (Faef), em Mossoró. O evento é realizado em parceria com a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), por meio do Programa de Atividades Aquáticas (Proaqua), e com o apoio da Fundação para o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio Grande do Norte (Funcitern).
A cada ano, o evento tem conquistado mais adeptos, tanto em número de participantes quanto de público, consolidando o campeonato como um dos maiores do segmento no Rio Grande do Norte. “Nós estamos tendo a participação em torno de 385 inscrições e muito provavelmente essa quantidade deve dobrar ou triplicar com relação ao público que vai assistir. É um evento que
a gente faz com todo carinho para fazer a natação na região crescer”, comentou o professor da Uern, Adalberto Veronese, que é um dos organizadores do campeonato.
O intuito é promover a integração dos clubes, academias e escolas que trabalham com a natação de base no semiárido potiguar, contribuindo para a massificação da modalidade. Além disso, é uma oportunidade de incluir a prática de atividade física na rotina dessas pessoas. “O resultado disso é muita gente cuidando da sua saúde por meio da nata-
ção. Crianças que vivem, de repente, na dinâmica dos jogos eletrônicos, estão procurando um esporte diferente, um esporte salutar, e atletas da nossa região que acabam se destacando, vão representar o Estado do Rio Grande do Norte em eventos regionais e nacionais”, destacou Adalberto Veronese.
Nesta primeira etapa, os participantes vão disputar nas modalidades crawl e costas. “As provas que acontecem neste domingo são as provas de 25 metros nado livre, 25 metros nado costas, 50 metros nado livre e 50 metros costas, 100 me-
tros livre e 100 metros costas. Nós temos os revezamentos mistos, onde homens e mulheres nadam juntos, representando a sua instituição. E temos uma categoria que a gente trata de forma muito, mas muito especial, que é a categoria mirim, que são aquelas crianças de 3 a 4 anos, que com seus pais e seus professores atravessam a metade da piscina”, enfatizou Veronese.
A competição acontecerá pela manhã, com início às 7h30, e à tarde a partir das 14h30. A segunda etapa do campeonato está prevista
para acontecer no dia 20 de setembro, em Assú, onde serão disputadas as modalidades crawl e peito. E encerrando a edição 2025, a terceira etapa será realizada novamente em Mossoró, desta vez na Ufersa, no dia 29 de novembro, com as modalidades crawl e borboleta.
inclusão e ação social
Quem pensa que a natação não pode ser praticada por qualquer pessoa está enganado. A modalidade é permitida para todas as idades, desde bebês até idosos. Sabendo disso, a organiza-
Ênio Freire/Agecom
Para além de competir, o evento busca incentivar a prática da atividade física em todas as idades.
ção do campeonato oferece várias categorias: mirim, infantil, juvenil, adulto e idoso.
E tem mais: o evento também preza pela inclusão de pessoas com deficiência (PcD), reafirmando assim a importância da prática da atividade física para todos os indivíduos. “Com o passar dos anos a gente tem aumentado essas categorias para cada vez se tornar mais democrática a participação do público PcD”, disse Adalberto Veronese.
Em cada etapa do campeonato, haverá provas para pessoas com deficiência nas categorias Pré-Mirim/ Mirim, Petiz/Infantil, Juvenil/Júnior e Master em que ocorrerão no início de cada turno. “Uma característica interessante é que, apesar de muitas dessas categorias nadarem juntas numa respectiva prova, as premiações acabam acontecendo de forma separada. Isso é um processo democrático, onde a gente respeita a individualidade dos níveis de cada um”, comentou Veronese.
Além do incentivo à prática esportiva e da disseminação da natação a um público cada vez maior e mais variado, o campeonato ainda desempenha um papel social. No ato da inscrição, os competidores fizeram a doação de alimentos, os quais serão doados para entidades filantrópicas
E para quem quiser prestigiar o evento, é gratuito e aberto ao público em geral. A Uern estará com uma estrutura montada para receber a todos que quiserem prestigiar o campeonato e torcer pelos atletas.
Tribunal do Júri / Segunda Reunião Ordinária deste ano do Tribunal do Júri Popular de Mossoró conta com 28 processos de homicídios e tentativas
Segunda Reunião Ordinária deste ano do Tribunal do Júri Popular (TJP) de Mossoró foi iniciada nesta semana. Quase 30 processos de homicídios e tentativas devem ir a julgamento até o fim de novembro deste ano. A série de sessões do TJP foi iniciada nesta semana.
Na última terça-feira (1º), quem estreou esta sequência de julgamentos no fórum Desembargador Silveira Martins, em Mossoró, foi o acusado de um homicídio ocorrido no município de Caraúbas, no ano de 2013. Lucas Gradestone Fernandes Rodrigues de Arruda, 30 anos, foi ao banco dos réus pelo assassinato de Gleice Kelly Pimenta Diogenes.
Na ocasião, ele, que está
preso no estado de Alagoas por outros delitos, foi absolvido desse homicídio, que teve o processo desaforado de Caraúbas para ser julgado em Mossoró. O outro acusado do crime que vitimou Gleice, Fabiano Cavalcante da Silva, de 51 anos, foi morto a tiros no fim do ano passado, em Caraúbas. A denúncia dava conta de que ela teria sido assassinada por Fabiano a mando de Lucas, por conta de uma suposta dívida de droga. O TJP é presidido pelo juiz Vagnos kelly, da 1ª Vara Criminal da Comarca de Mossoró.
“Fusquinha” absolvido
Outro que também já foi levado a julgamento, nesta Segunda Reunião Ordinária
Um dos processos de destaque na pauta é o júri de um acusado de golpear a esposa em 2018, em Mossoró, que foi suspenso por alegada incapacidade mental do réu
Série de julgamentos, que ocorre no fórum de Mossoró, foi iniciada nesta semana e segue até novembro deste ano
deste ano do Tribunal do Júri Popular de Mossoró, foi o servente de pedreiro Evano Menino de Brito, de 31 anos, mais conhecido como
Júri de acusado de golpear esposa em 2018 é suspenso por alegada incapacidade mental dele
A série de julgamentos da Segunda Reunião Ordinária deste ano do Tribunal do Júri Popular (TJP) de Mossoró iniciada nesta semana, com duas sessões que resultaram na absolvição de acusados de homicídio, está programada na pauta para ser retomada nesta terça-feira (8).
No entanto, uma decisão judicial datada do mês passado determinou a suspensão do processo contra o acusado Genildo Duarte, em razão de alegada incapacidade mental atual dele, constatada em perícia que deu conta
“Fusquinha”. Ele sentou no banco dos réus na última quarta-feira (2), no fórum de Mossoró, e foi julgado por acusações de rapto, ho-
de “significativo comprometimento de discernimento e dependência de cuidados de terceiros para atividades básicas”.
Na decisão de suspensão do processo, “enquanto persistir a doença mental do acusado” e “em razão da incapacidade atual do acusado Genildo Duarte de compreender os fatos que lhe são imputados”, o juiz Vagnos Kelly até citou que o Ministério Público opinou pelo prosseguimento da ação penal alegando em
micídio e ocultação de cadáver de Daniel Sousa do Nascimento, morto em 14 de janeiro de 2024, na Comunidade do Pirrichil, em Mos-
suas razões que o acusado já possuía a doença no momento dos fatos, razão pela qual não se aplicaria a suspensão prevista, devendo, para o órgão ministerial, o processo seguir seu curso regular.
O servidor público responde por tentar matar a esposa Márcia Regina Fernandes Lopes a golpes de tesoura, por suposta briga.
O crime aconteceu em março de 2018. Na época, ele foi preso e a vítima, submetida a tratamento médico.
soró. A denúncia dá conta de que o crime teria sido motivado por um suposto desaparecimento de uma bolsa contendo drogas.
Na quarta-feira (9), Francisco das Chagas de Lima Costa deve sentar no banco dos réus pelo homicídio ocorrido no dia 14 de outubro de 2022, por volta das 16h30min, no bairro Belo Horizonte, em Mossoró, tendo como vítima a pessoa de George Lopes de Melo. A denúncia dá conta de que na época, o denunciado tentou até golpear a vítima com uma pá e depois correu atrás dela com uma arma de fogo, efetuando disparos que resultaram em morte.
A série de julgamentos deve ser então retomada no próximo dia 15. O acusado Jessé Arruda da Silva deve sentar no banco dos réus. Ele é denunciado por homicídio ocorrido em 3 de abril de 2021, no bairro
Santo Antônio, em frente a um espetinho, que vitimou Antônio Carleno de Queiroz, proprietário do estabelecimento.
A denúncia dá conta de que o acusado chegou ao estabelecimento da vítima
portando arma de fogo, e efetuou disparos contra a vítima que morreu no local. “Realizadas as investigações, extrai-se dos depoimentos colhidos que a vítima e o denunciado eram inimigos há cerca de
20 anos, e que, momentos antes do fato, haviam tido uma discussão no local, inclusive mediante luta corporal, a qual foi iniciada pelo próprio acusado”.
E no dia 16, julga-se o processo sobre o crime ocorrido no dia 5 de novembro de 2022, no Conjunto Odete Rosado, em Mossoró, quando o denunciado Ivanildo Jales de Macedo
ceifou a vida de Antônio Epaminondas da Silva Filho. Em meio aos 28 processos já agendados para julgamento neste período, além de outras datas reservadas para réu preso, o último júri marcado desta Segunda Reunião Ordinária deste ano do Tribunal do Júri Popular (TJP) de Mossoró, iniciada nesta semana, é o do dia 27 de no-
vembro deste ano.
A sessão julga o crime ocorrido no dia 28 de setembro de 2014, no bairro Aeroporto II, em Mossoró, quando o denunciado Alexandre Viana Freire, conhecido por “Melão”, por motivo desconhecido, assassinou com disparo de arma de fogo Luciano Barbosa Florêncio, mais conhecido como “Roliço”.
i nvesT imen Tos / Dentre os veículos entregues ontem pelo Governo do Estado, estão 25 novas viaturas para o Corpo de Bombeiros Militar potiguar
OGoverno do Rio Grande do Norte realizou nesta sextafeira (4), na área de estacionamento da Arena das Dunas, em Natal, a solenidade oficial de entrega de mais 34 novas viaturas para as forças de segurança pública que atuam no estado. Os investimentos somam R$ 18.910.984,75. A solenidade de ontem, realizada em meio à Semana Nacional do Corpo de Bombeiros, comemorada no dia 2 de julho, entregou 25 novas viaturas para o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte, com a aplicação de um investimento no valor de R$ 17.872.060,84. O Governo do RN explicou que os recursos são oriundos de diferentes fontes: R$ 16.508.060,80 do Fundo de Reaparelhamento dos Bombeiros (FUNREBOM), de origem estadu -
Novas viaturas foram entregues ontem, em solenidade em Natal
al; R$ 1.168.000,00 de recursos federais, via Fundo a Fundo; e R$ 196 mil de emenda parlamentar
Grande do Norte
mais de 2.800 roubos em via pública em 2025
Os roubos a pessoas em via pública no Rio Grande do Norte diminuíram de 4.220 casos registrados em 2024 para 2.840 ocorrências em 2025. Os dados divulgados nesta sexta-feira (4) são da Secretaria Estadual da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED).
A pasta destacou que esse cenário representa
uma diminuição neste ano de 32,70%, no número de roubos em via pública do território potiguar, em comparação com mesmo período do ano passado. O levantamento compara os crimes ocorridos ao longo do primeiro semestre de 2024 com os seis primeiros meses deste ano. Segundo a Sesed, levando-se em considera -
Tiros em Mossoró
do senador Jean Paul Prates.
Além da entrega das 25 viaturas ao CBM, a soleni -
ção a série histórica para crimes desta natureza, iniciada em 2020, o período com mais assaltos em via pública aconteceu justamente no primeiro semestre daquele ano, quando 7.032 pessoas foram roubadas no estado. “Neste caso, a redução da criminalidade foi ainda maior: - 59,61%”, frisou a secretaria.
A pasta detalhou que foram 7.032 crimes em 2020, 5.892 em 2021, 5.191 em 2022, 4.570 em 2023, 4.220 em 2024 e 2.840 em 2025.
um ataque a tiros foi registrado no início da tarde desta sexta-feira (4), na rua antônio Vieira de sá, no bairro aeroporto, em Mossoró. a ação criminosa ocorreu nas proximidades do hospital Regional Tarcísio Maia (hRTM) e gerou tensão na região. um homem, que já teria passagens pela polícia, teve o carro alvejado por vários disparos de arma de fogo. o veículo ficou com diversas marcas de tiros, evidenciando a intensidade do ataque. a informação preliminar é de que o condutor, mesmo baleado, teria conseguido chegar à unidade de saúde para receber atendimento médico. o atual estado de saúde dele não foi informado. o caso deve ser apurado pela polícia, com o fim de apontar a autoria e motivação do ataque.
dade também marcou a destinação de seis veículos descaracterizados para a Polícia Civil e três veículos
descaracterizados para a Polícia Militar, em um investimento no valor de R$ 1.038.923,91. A aquisição
A Polícia Civil do Rio Grande do Norte, por meio da 17ª Delegacia de Polícia de Parnamirim (17ª DP), realizou, na manhã desta sexta-feira (4), a entrega de 120 aparelhos celulares recuperados no âmbito da “Operação Retorno”. A solenidade de restituição ocorreu na sede da Delegacia Geral da Polícia Civil (DEGEPOL), em Natal, e contou com a presença de víti -
mas, jornalistas e representantes da instituição.
A ação é resultado de investigações conduzidas pela equipe da 17ª DP, com foco no combate à receptação de aparelhos roubados, furtados ou adquiridos de forma irregular. Os celulares foram localizados a partir de cruzamentos de dados, denúncias anônimas recebidas por meio do Disque Denúncia 181 e ações de
o Comando de Policiamento Rodoviário estadual (CPRe), por meio da 2ªCPRV/bPRV, prendeu na última quinta-feira (3) um homem após se envolver em sinistro de trânsito junto à viatura da Polícia Militar. o caso foi divulgado nesta sexta (4) pela própria PM que informou que o sinistro ocorreu na avenida Itapetinga, zona Norte da capital potiguar. a polícia disse que na ocasião o teste de alcoolemia foi oferecido aos dois motoristas, tendo o condutor da Kombi se recusado. a polícia detalhou que diante dos visíveis sinais de alteração da capacidade psicomotora, foi confeccionado Termo de Constatação de embriaguez (TCe) com a consequente voz de prisão ao infrator.
!Entrega também incluiu seis veículos descaracterizados para a Polícia Civil e três veículos descaracterizados para a Polícia Militar
destes novos veículos acontece no processo de doação do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
Além da presença da governadora, professora Fátima Bezerra, a entrega teve participação do titular da SESED, coronel Araújo; do adjunto, delegado Osmir Monte; além do comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Monteiro; do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Alarico; e do delegado-geral adjunto da Polícia Civil, Herlânio Cruz; dentre outras autoridades.
campo realizadas nos últimos meses.
Durante o processo de apuração, os policiais civis utilizaram consultas ao número de IMEI (Identificação Internacional de Equipamento Móvel) – código único que permite identificar legalmente o aparelho – para rastrear a origem e confirmar a procedência ilícita dos equipamentos. A Polícia Civil reforça que a aquisição de aparelhos de origem duvidosa ou sem nota fiscal pode configurar o crime de receptação, previsto no artigo 180 do Código Penal, cuja pena pode chegar a quatro anos de reclusão.
Caçada a assaltantes as forças de segurança do Rio Grande do Norte realizaram na manhã desta sextafeira (4) uma verdadeira caça a um grupo acusado de assaltar uma propriedade na Grande Natal. Vídeo e fotos divulgados pela secretaria de segurança Pública do estado (sesed/RN) mostraram imagens aéreas gravadas pela equipe do helicóptero Potiguar 02, utilizado nas diligências de ontem, durante as buscas pelos criminosos na área rural de Macaíba.
fabiowillard@hotmail.com
fabiowillard@hotmail.com
willard de oliveira
DAnova versão do Mundial de Clubes da FIFA, com 32 participantes, pode representar uma revolução financeira para os clubes brasileiros. Com premiação milionária e ampla visibilidade internacional, times como Flamengo, Palmeiras e Fluminense garantiram arrecadação de valores que beiram R$ 200 milhões entre premiação, patrocínios e exposição de marca. Isso coloca o futebol sul-americano em um novo patamar de oportunidades, com a possibilidade real de diminuir a distância econômica para os gigantes europeus. No entanto, o desafio será transformar essa renda pontual em investimento estrutural e técnico duradouro. O sucesso fora de campo dependerá da gestão. O futebol brasileiro pode, enfim, tornar o Mundial um negócio vantajoso, desde que saiba usá-lo estrategicamente.
epois de cinco anos distante da divisão de elite, o Baraúnas volta e já enche seu torcedor de esperanças, ao carimbar seu passaporte para a semifinal do primeiro turno do estadual. Creio que este é um feito que nem mesmo o mais otimista torcedor leonino esperava, pois ficou além dos investimentos do clube. Sem caixa, o Leão faz malabarismo financeiro para contratar e manter os compromissos. Não tem cota de nenhuma competição regional ou nacional para poder contabilizar, e sua longa ausência esfriou de certa forma o mercado de investidores. Sorte que a marca e a massa que a conduz ainda é forte e, portanto, relevante para investidores. É fato que a luta principal de quem está retornando nas condições descritas acima, é manter-se na elite. O que mais conseguir, acaba sendo lucro. Agora, mais que uma final de turno, o Baraúnas tenta distanciar-se de qualquer ameaça de rebaixamento como também beliscar uma vaga na Série D, situação perfeitamente possível. Os próximos dias dirão muito sobre o horizonte tricolor desta e da próxima temporada.
representava a em torneio nos Osnildo, Cleilton, Marcos Cunha, Toinho (falecido).
Time do Potiguar, de 1984: Ibiapino (Massagista), Tiquinho (falecido), Mazinho, Onezimar, Ananias, jocelito, luciano; Valter, Carlinhos Dantas, Magno (falecido), Zé Augusto e Genilson.
em 10 de julho de 1994, o Brasil venceu a Suécia por 1 a 0, com gol de Romário, e se classificou para a final da Copa do Mundo dos euA. Dias depois, conquistaria o tetracampeonato.
Quem aniversaria na próxima quinta-feira (15) é Neto Caraúbas, O caraubense tem história no esporte. Parabéns!
Rutênio
Fe R nandes
Bairro Boa Vista torcedor do Flamengo
Torcedor do Flamengo
Clássico é clássico e vice-versa.”
JARDEL , ex-atacante do Grêmio e Porto.
Baru e MEC na 2ª divisão
Pelo segundo ano seguido, Mossoró terá dois clubes na segunda divisão estadual, reafirmando sua força e tradição no futebol potiguar. Baraúnas e Mossoró esporte Clube voltam a alimentar a rivalidade local.
O Rafael (goleiro) tem conta a pagar com o TG. Ele vai no Tribunal de Justiça amanhã”
J OÃO CA R LO S, zagueiro do Potiguar.
Baru
Contra rebaixamento
Claro que a participação do Baraúnas na segundona ainda depende de um desfecho negativo do caso “Globo”, em que o tricolor pleiteia punição ao clube de Ceará-Mirim por atuação irregular no estadual deste ano.
Na contagem geral, o Baraúnas está seis pontos à frente que o Potyguar Seridoense, com quem tem um confronto direito na casa do adversário no segundo turno. Pode chegar.
Jogos no CT
Complicou
Com as obras das arquibancadas avançando, o Mossoró esporte Clube avalia mandar seus jogos no próprio CT. A medida pode representar economia e identidade para o clube, bem como faturamento.
Com seis pontos atrás do Santa Cruz, o Potiguar se complica na pretensão de garantir vaga na Série D de 2024. Com um time abaixo do montado ano passado, o alvirrubro frustra sua torcida e, creio, seus próprios dirigentes.
Leão na Serra
Complicou de novo
O Baraúnas deve atuar como mandante no estádio de Serra do Mel, repetindo o expediente da última temporada, quando teve que atuar fora de casa. A opção visa viabilizar logística.
Pior que ver a vaga para a Série D distanciar-se, é enxergar no retrovisor clubes aproximarem-se em luta contra rebaixamento. A diferença de dois pontos para Força e Luz e Globo, e três para o Potyguar Seridoense, tira-se em uma rodada. É grave.
Alternativa
Paredão
Mas o próprio CT do MeC pode servir ao Baraúnas, caso o tricolor não defina o campo de Serra do Mel como sua casa. embora com público reduzido, ou mesmo sem público, ainda assim pode ser mais econômico.
O goleiro Edson, do Baraúnas, ainda mostra estar em excelente forma. Foi fundamental na classificação leonina, pegando finalizações e um pênalti, no segundo tempo, quando o jogo ainda estava 0 a 0.
Potiguar e IFRN
Cena que se repete
O Potiguar pretende renovar sua parceria com o IFRN para treinar no campo da instituição novamente em 2026. A colaboração ajuda serviria apenas para o elenco principal, vez que a base vive hoje um projeto separado.
Rejeitado pelo Potiguar, o atacante Wester vem se configurando no talismã leonino. Foi dele o golaço que abriu caminho para a vitória do Baraúnas, frente ao Força e Luz.
Venda da ACDP
Emocionados
em entrevista à Telecab, o presidente Djalma júnior revelou que o clube busca investidores para vender o terreno da sede social da ACDP. O objetivo é captar recursos e modernizar o clube
Alexandres Tavares e Djalma Júnior, presidente e vice, respectivamente, do Potiguar, provocaram o Baraúnas, durante entrevistas. Acabaram dando vestiário ao rival, que soube utilizar o desdém como combustível de superação no primeiro clássico e agora, contra o Força e Luz.
Leilão da ACDP sem interessados
Combustível
O leilão da sede da ACDP não atraiu interessados, em razão do valor estipulado pela justiça: R$ 7 milhões. O montante foi considerado alto pelo mercado local e localização (à margem do rio), que impõe restrições devido a questões ambientais.
A dupla Alexandre/Djalma vem sendo bastante criticada. Teoricamente com mais dinheiro, o clube montou um elenco bem inferior ao que disputou a Série D, levando o alvirrubro a uma eliminação precoce, mas por si justificada.
Reconhecimento
Potiguar ainda acredita
Mesmo sem lances no leilão, o Potiguar mantém esperança de vender a sede da ACDP. O clube pretende quitar dívidas e aplicar o restante na estrutura do clube, sobretudo na construção do tão sonhado CT.
Além de pedir a saída de Alexandre e Djalma, a torcida tem utilizado as redes sociais para pedir a volta de Márcio Mossoró, como dirigente. O torcedor não esquece o bom trabalho de MM8, que projetou o Potiguar, ano passado, dando calendário e grana.
FUTEBOL / Realizadas no mês de setembro, as eleições no clube, geralmente uma mera formalidade, serão antecipadas neste ano
De acordo com Djalma, a medida visa dar ao novo presidente mais tempo para planejar a próxima temporada.
Onovo presidente do Potiguar será anunciado em breve, segundo informou o atual mandatário do clube, Djalma Júnior, que deixará o cargo ao final de seu mandato.
“O novo gestor será conhecido até o fim deste mês ou até meados de julho”, afirmou Djalma durante entrevista ao programa Telecab Esporte.
Realizadas ultimamente no mês de setembro, as eleições no clube, geralmente uma mera formalidade, serão antecipadas neste ano.
Embora esteja se despedindo da diretoria, Djalma garantiu que continuará contribuindo como torcedor apaixonado pelo Alvirrubro.
“De fato, não vou continuar. Não pretendo, não quero. Mas vamos seguir ajudando dentro das possibilidades”, declarou.
Outro tema abordado foi o leilão do terreno da ACDP (Associação Cultural e Desportiva Potiguar), promovido pela Justiça do Trabalho da 21ª Região (TRT/RN), que terminou sem lances, frustrando as expectativas da diretoria e dos torcedores.
A diretoria esperava que a venda do terreno possibilitasse a quitação de débitos trabalhistas e outras pendências financeiras. O valor restante seria destinado à construção de um Centro de Treinamento (CT) próprio para o clube.
“Acompanhamos o leilão com expectativa, pois a área é valorizada. Infelizmente, não aconteceu (comprador). Agora, esperamos um novo leilão ou mesmo a venda direta (comprador particular), já que o imóvel ganhou notoriedade e objeto de especulação. Com os recursos de uma possível venda, pretendemos pagar as dívidas e investir na construção do CT”, explicou o dirigente.
Djalma adiantou que a
msantos@defato.com
Djalma Júnior confirmou que não irá seguir no Quadro Diretivo
dificuldade é o dinheiro para construir, pois uma nova área será doada por empresários e colaboradores que apoiam o clube.
“Temos duas possibilidades de terrenos. Acredito que, graças aos empresários que amam o Potiguar, a área
Um sábado de Mundial marcado por duelo de titãs
Dois jogaços agitam o Mundial de Clubes neste sábado, 5: PSG x Bayern, às 13h, e Real Madrid x Borussia Dortmund.
Duelos dignos de Champions League agora se enfrentam no cenário global da Copa do Mundo de Clubes da FIFA.
Penso que PSG x Bayern é uma verdadeira final antecipada. Ambas as equipes têm poder de fogo impressionante, elenco qualificado e repertório tático de sobra. São duas potências em alto nível, o que torna qualquer prognóstico extremamente difícil.
No outro confronto, o Real Madrid — em busca de redenção após uma temporada sem títulos — entra como favorito. No entanto, se repetir o erro do Manchester City, que subestimou o Al Hilal achando que venceria a qualquer momento, pode acabar surpreendido.
É verdade que o Borussia Dortmund não está exatamente entre a elite do futebol europeu neste momento, mas tem qualidade e pode muito bem aprontar.
absolvido
Gabigol foi absolvido pela Corte Arbitral do Esporte (CAS) no caso do exame antidoping realizado quando ainda defendia o Flamengo. Com isso, o atacante do Cruzeiro está liberado para seguir jogando normalmente.
coutinho segue no Vasco
O Aston Villa/ING anunciou oficialmente a rescisão de contrato com Phillipe Coutinho nesta sexta-feira. Pouco depois, o Vasco da Gama confirmou a permanência do meia-atacante com um vídeo nas redes: “A magia continua!”. Coutinho agora usará a camisa 10 do Vasco da Gama e assinará contrato de 1 ano, válido até meados de 2026.
Desligamento oficial
O Flamengo confirmou nesta sexta-feira, 4, a rescisão contratual de Gerson, após o jogador apresentar pedido de demissão e rescisão unilateral. O Zenit, da Rússia,
pagou a multa integral de 25 milhões de euros (R$ 160 milhões) pelo volante. Em nota, o clube agradeceu pelos títulos conquistados, pela entrega em campo e classificou Gerson como um ídolo que “honrou o manto RubroNegro”.
thiago silva
Em entrevista coletiva, o técnico do Fluminense, Renato Gaúcho, disse que o zagueiro Thiago Silva ainda deveria estar na Seleção Brasileira. Concordamos com ele. Thiago é monstro!
aBc
O técnico Rodrigo Santana teve seu nome publicado no BID da CBF e já pode comandar o ABC contra o Confiança/SE. O treinador já se encontra em Aracaju/SE e fará estreia no duelo deste sábado, 5. Jogo de risco, pois se o time potiguar perder irá para a zona do rebaixamento.
não será um obstáculo. Com o dinheiro em caixa, podemos dar o pontapé inicial para erguer o nosso CT. É um sonho, e esperamos concretizá-lo o quanto antes”, afirmou. Por fim, Djalma Júnior destacou que deixará o clu-
be com uma parceria encaminhada com o IFRN, para que o campo da instituição possa ser utilizado nos treinamentos da equipe profissional visando ao Campeonato Estadual de 2026, além de atividades das categorias de base.
Cada vez mais distante da briga por uma vaga no G-8, o ABC passou a se preocupar mais em evitar o rebaixamento do que com qualquer outra meta na Série C do Campeonato Brasileiro. Em caso de derrota para o Confiança neste sábado, 5, no estádio Batistão, a equipe potiguar — atualmente a primeira fora da zona da degola — pode trocar de posição com os sergipanos, correndo o risco de cair até mais duas colocações e encerrar a 11ª rodada na vice-lanterna. O confronto em Aracaju está marcado para as 19h30. Vindo de uma derrota acachapante justamente no dia em que comemorou 110 anos de fundação, o ABC não resistiu ao histórico de baixo aproveitamento do técnico Evaristo Piza e decidiu trocar o comando da equipe. O escolhido para assumir o cargo foi Rodrigo Santana, anunciado oficialmente na última quarta-feira. Ele sequer passou por Natal para ser
apresentado, seguindo direto para a capital sergipana, onde já iniciou os trabalhos.
A situação que Santana encontrará está longe de ser animadora. Faltando nove rodadas para o fim da primeira fase, o clube precisa somar, a partir de agora, mais 18 pontos para chegar à última rodada com chances reais de lutar pelo acesso.
A matemática é clara: dos 27 pontos ainda em disputa, o time alvinegro precisa conquistar 66,67%. Na teoria, isso exigiria que a equipe dobrasse o aproveitamento obtido nas dez rodadas já realizadas — uma mudança drástica, da água para o vinho, especialmente considerando um elenco que tem demonstrado falta de constância nas partidas. Por isso, o site Chance de Gol aponta o ABC com apenas 1,7% de probabilidade de acesso e com 45,7% de risco de rebaixamento.
PROTAGONISTAS / Produção celebra a potência feminina na cultura de Mossoró
ÂNGELA KARINA
Da Redação
Osétimo mês do ano marca a estreia do Podcast Delas nas Artes, “uma produção que traz a voz e as histórias de vida de mulheres que movimentam e constroem diferentes linguagens artísticas na cidade de Mossoró”, informa trecho de material de divulgação. Lançado ontem, 4 de julho, a primeira temporada do projeto conta com cinco episódios inéditos com artistas de diferentes áreas, publicados semanalmente no YouTube, sempre às sextas-feiras, às 18h, no canal da Íntegra Comunicação, produtora do projeto.
“Cada episódio contará um pouco sobre as mulheres nas artes em que elas protagonizam, partindo de suas memórias e referências. É uma oportunidade única de conhecer histórias que inspiram e alimentam a cena cultural do nosso tempo”, consta em outro trecho do release. O episódio de estreia trouxe um batepapo com Joriana Pontes que falou sobre a vida dela e trabalhos no mundo do Teatro.
O Podcast Delas nas Artes foi idealizado para celebrar a presença feminina na arte e ampliar o diálogo sobre criação, desafios e conquistas das mulheres no cenário cultural, além de documentar, em episódios afetivos e cheios de emoção, a trajetória de vida de mulheres que há muito contribuem para a cultura em Mossoró e região.
Para o bate-papo com cada uma das convidadas e sobre a arte na vida delas, não é publi da Marisa, mas um pouco de intertextualidade para dizer que é de “mulher para mulher”, já que a apresentação desse projeto é da jornalista, escritora e produtora cultural, Izaíra Thalita Lima, que nos conta como surgiu a ideia do Podcast: — O Podcast Delas nas Artes surgiu por perceber que na cidade de Mossoró temos muitas mulheres artistas nas diferentes expressões, que representam Mossoró com seu teatro, música, literatura, cinema e esculturas, mas que pouco se sabe sobre elas, o que as motivou a seguir pela carreira artística. Não há espaços específicos para a divulgação de mulheres artistas, fazendo esse recorte de gênero que é fundamental. Além disso, enquanto jornalista, sempre gostei de entrevistar e ouvir as histórias de vidas.
Izaíra revela também que vislumbrou na ausência de trabalho na internet com mulheres artistas uma oportunidade de unir duas paixões: o jornalismo e a produção cultural, ambos muito bem desempenhados por ela.
— Percebendo que hoje com interesse das pessoas pelos videocasts e podcasts, pensei que seria uma oportunidade fazer as entrevistas e deixá-las contar sobre si e suas artes. Também não há um trabalho assim só com as mulheres artistas, na internet, por isso, submetemos em 2024 o projeto concorrendo ao edital 04/2024 lançado pela Secretaria de Cultura de Mossoró, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc do Ministério da Cultura.
Felizmente, o projeto foi aprovado e as convidadas desta primeira temporada são:
- Joriana Pontes – Atriz, palhaça, professora;
- Symmara Fèrnandes – Cantora, compositora e professora;
- Dulce Cavalcante – Escritora, poetisa;
- Luíza Gurgel – Jornalista, bailarina e cineasta;
- Nôra Aires – Artista visual, escultora, agrônoma.
Diante de tantos talentos, Izaíra nos conta como se deu a seleção de mulheres artistas para essa primeira temporada:
— A seleção dos nomes primeiro partiu do contato com as artistas que integram a Academia Feminina de Letras e Artes de Mossoró (AFLAM), que reúne um número considerável de artistas. Com exceção de Luíza Gurgel, as demais são todas da AFLAM, assim como eu. Mas a escolha dos nomes se deu muito por afinidade também, de saber um pouco sobre elas e do quanto agregaria a esse projeto. Espero que possamos ter a continuidade, outras temporadas com outras mulheres artistas. Vamos batalhar para isso.
Entusiasmada, ela conta como foi a logística dos encontros. “Em duas das entrevistas a gente levou o studio para o terraço e o jardim de nossas convidadas. Nos episódios de Dulce Cavalcante e Nôra Aires a gente faz a entrevista ao ar livre, mostrando as obras e esculturas, respectivamente. Os episódios de Joriana, Symmara e Luíza foram no studio. Foi desafiador, mas também maravilhoso!”
Por fim, Izaíra deixa um convite: “Acompanhe, divulgue e conheça um pouco mais sobre as mulheres artistas de nossa cidade.”
e produtora cultural
Nôra Aires, artista visual, escultora, agrônoma
O quê: Podcast Delas nas Artes
Episódio de Estreia: com Joriana Pontes (ontem, 4)
Episódios novos: Todas as sextas-feiras, às 18h
Onde assistir: Canal da Íntegra Comunicação no YouTube (www.youtube.com/c/ ÍntegraComunicação)
Acesso rápido: Link na bio do Instagram e nos stories da @integraecomunica
Realização: PNAB – Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) - Ministério da Cultura, Governo Federal. Operacionalização da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Mossoró.
Projeto e Produção: Íntegra Comunicação.
Gravação, edição e tratamento de áudio: GilboyStudio.
E o Mossoró Cidade Junina chegou ao fim com o Boca da Noite, no sábado (28), com Bell Marques e outras 8 atrações nos trios levando multidão pelo Corredor Cultural da Rio Branco. Destaque para o Camarote La Goccia Blu, que lotou e teve shows com Renata Falcão e Bruno Martins!
e Sandra com os
Larissa.
Lisboa Batista ultimando todos os detalhes para a realização de mais uma Festa dos Destaques, o maior evento social do Alto Oeste. Esse ano a festa acontece no dia 2 de agosto, na AABB, e terá animação do grupo Skema Sertanejo. O Troféu dos Destaques esse ano recebe o nome de Saturnino Gonçalves de Almeida (Saturno), de saudosa memória.
Boca da Noite Márcio
Rangel na Itália
Márcio Rangel, músico mossoroense, segue para a Itália na próxima semana a convite das prefeituras de Siena e Monteriggione. Dia 17 se apresenta no Bastioni Fortezza Medicea e no dia 19, no Castelo Monteriggione. Shows que projetam o artista no país europeu. Sucesso, Márcio!
O músico mossoroense Márcio Rangel tem apresentações na Itália esse mês!
Casais Noguchi Filho/Ediane e Barreto Júnior/Kaline Olímpia.
Meus queridos Walter Júnior/ Angélica e João Gentil/Isadora.
Semana de festa para as amigas queridas: Marta Dias (7) e Ednê Soares (11). Felicidades!
Nilo Amâncio faz festa para comemorar a querida Gorete Mendes, com aniversário nesse domingo (6). Saúde e paz!
Vale, Danúsia Morais, Socorro Estrela e Návila Vasconcelos.
Casal Liane/Eronildo Pereira, os donos da Master Eventos. Liane com idade nova na quinta (10), recebe os parabéns da coluna!
Minha querida Ana Laura Escóssia, folhinha da quinta (10). Felicidades!
Lissa Melo e Igo Fernandes. Lissa amanhece em idade nova neste sábado (5) e a coluna festeja. Parabéns!
Rosado em coro de vivas para a amiga Amélia Queiroz, que comemora idade nova na quinta (10). Tim tim!
A vida é a espera do que pode ser vivido.”
Hoje é dia de festa para a professora Elizabeth Silva Veiga, Cristiane Rosado Negreiros, Lissa Melo Fernandes, Clayton Monte Sena, Jordana Gurgel, Reni Kátia Cunha e Marilene Bezerra. Amanhã (6), é dia de vivas para Kelly Tandrianny Souza, Mariana Cardoso, Gorete Mendes, Oséas Luís, o dr. Fernando Albuerne e Henrique Procópio. Para vocês paz, saúde, amor e alegrias. Parabéns!
A edição 2025 da Feira do Livro de Mossoró acontece de 11 a 15 de agosto, no Campus Central da Universidade do Estado do RN – UERN. Comemorando a sua 20ª edição, a Feira terá a participação de mais de 40 autores independentes e a presença confirmada do escritor João Almino, imortal da ABL. Retorno.
Julho começou e a expectativa para o Festival Gastronômico e Cultural de Martins é imensa. Maria Gadú, Nando Reis e Geraldo Azevedo são os shows principais e dividem o palco com uma gama de outros bons nomes da nossa música. O Festival Gastronômico é um show à parte, com vários restaurantes concorrendo ao prêmio. Hospedagens quase não existem mais, mas vale a pena tentar. De 10 a 13 próximo.
A trabalho fora de Mossoró, não consegui retornar para o abraço em Francisquinha Furtado, Vanessa, Wagner, Vânia e Walker, na segunda (30), com a partida do dr. Edmilson Araújo. Que Edmilson continue sendo luz e que Deus conforte o coração de todos vocês.
conexaosaude.defato@outlook.com
CUIDADOS / O lábio é uma parte do corpo que também pode ser diretamente afetada pela incidência aos raios solares
Ocâncer de lábio é o terceiro tipo mais comum entre todos que podem afetar a boca e corresponde a cerca de 30% dos diagnósticos. A maioria dos pacientes são homens brancos, acima dos 50 anos. O câncer de lábio pode atingir qualquer lugar dos lábios da boca, entretanto, o lábio inferior é o que apresenta maior incidência de casos.
O tipo mais comum do câncer de lábio é chamado de “carcinoma de célula escamosa”.
Como se prevenir de um câncer de lábio
A principal forma de aumentar as chances de prevenção do câncer de lábio é evitar as principais causas da doença: a exposição excessiva ao sol - sem a devida proteção - o tabagismo e o consumo excessivo de bebidas alcoólicas. Veja como é possível se prevenir desses fatores de risco do câncer de lábio:
Proteja seus lábios do sol - utilizar um protetor solar labial é uma grande ajuda na prevenção do câncer, para proteger os lábios da exposição aos raios ultravioleta. O uso de chapéus, bonés e sombrinhas também podem auxiliar, pois evitam que o lábio fique diretamente exposto ao sol. Essas proteções devem ser feitas especialmente por quem precisa ficar longos períodos exposto ao sol, seja por trabalho ou lazer.
Não fume - o tabagismo é o principal fator de risco para vários tipos de câncer de boca, entre eles o de lábio. Qualquer tipo de produto derivado do tabaco, como o cigarro, cachimbo, charuto ou o narguilé, pode aumentar as chances de desenvolver a doença.
Bebidas alcoólicas só podem ser consumidas com moderação. O álcool também é um fator de risco para desenvolvimento do câncer de cabeça e pescoço e se associado ao tabagismo esse risco aumenta consideravelmente.
A cor da pele também pode influenciar o risco do desenvolvimento do câncer de lábio: as pessoas de pele mais claras podem ser mais suscetíveis por ter menos melanina, que é responsável em determinar a cor da pele e do cabelo, e essa substância também desempenha uma defesa natural contra o sol. Isso não significa que quem tem a pele mais escura está
invulnerável ao câncer de lábio, mas sim tem uma proteção um pouco maior.
Como identificar um câncer de lábio
O câncer de lábio pode apresentar alguns sintomas que merecem a atenção médica para uma avaliação mais precisa. Fique atento a sinais como:
Ferida no lábio que não cicatriza após 15 dias;
Dor, formigamento ou dormência nos lábios ou na pele ao redor da boca;
Descoloração esbranquiçada que surge nos lábios.
Ao relatar esses sintomas para um especialista, ele deverá iniciar uma análise clínica, em que examinará, além dos lábios, toda a região da cabeça e pescoço. Depois disso, o médico irá solicitar exames que possam auxiliá-lo em um diagnóstico mais preciso.
O principal método de diagnóstico do câncer de lábio é a biópsia, que é feita após a remoção de uma pequena parte do tecido em que há a suspeita da doença.
Essa amostra será analisada em laboratório, no qual será possível definir se há um câncer, qual o tipo e até o estágio de agressividade do tumor.
Por fim, o médico poderá também solicitar exames de imagens, como a tomografia ou a ressonância magnética, que podem verificar se o câncer se espalhou para outras partes do corpo além do lábio.
Como é feito o tratamento do câncer de lábio
O tratamento do câncer de lábio será realizado de acordo com o estágio em que a doença foi detectada. Em casos iniciais, com o tumor pequeno e localizado somente no lábio, uma cirurgia de remoção pode ser feita, na qual o procedimento busca ter um impacto mínimo para a qualidade de vida e aparência do paciente.
Em casos mais avançados do câncer de lábio, mas que ainda estão somente nessa parte do corpo, uma cirurgia mais complexa e extensa pode ser necessária. São pacientes que podem depois necessitar de uma reconstrução, para que a capacidade de se alimentar e falar seja preservada, além também de garantir uma melhor estética.
Outros tipos de tratamento podem ser realizados, como a radioterapia, que pode ser indicada de forma isolada ou complementar à cirurgia. Neste procedimento, a radiação é feita diretamente para a região dos lábios afetada pelo câncer.
A quimioterapia é uma alternativa para o tratamento do câncer de lábio, que pode ser utilizada em conjunto com a radioterapia ou caso a doença se estenda para outras partes do corpo (em um processo chamado de metástase). Nesta situação mais avançada do câncer, os medicamentos quimioterápicos podem reduzir sintomas da doença e melhorar a qualidade de vida. A quimioterapia também pode ser associada à terapia-alvo, que utiliza drogas que agem diretamente contra as células cancerígenas.
A imunoterapia também pode ser indicada para alguns casos de
câncer de lábio. Esse procedimento utiliza medicamentos que ajudam a fortalecer o sistema imunológico no combate à doença. Veja alguns dos melhores protetores labiais:
Protetor Labial Bepantol Derma FPS50 4,5 g; Protetor Hidratante Labial Granado Granaderma Hidra-Intenso FPS8 4,5 g; Protetor Hidratante Labial
Epidrat Lábios FPS30 5,5 g; Protetor Labial Nivea Med Repair FPS15 4,8 g; Protetor Labial Anasol Multifunção Coconut FPS60 5 g; Protetor Solar Labial FPS 60 Coconut; Protetor Solar Labial FPS 60 Açaí com Morango; Protetor Solar Labial FPS 60 Menta; Protetor Solar Labial An Sport FPS 60.
Qual a diferença entre protetor solar labial e hidratante labial?
O hidratante labial tem a função de restaurar a umidade perdida pelos lábios e protegê-los de efeitos externos e contraindicados. Já o protetor labial é um produto que além de hidratar, contém filtro solar para bloquear os raios ultravioleta do sol.
O que é bom para insolação nos lábios?
Aplicar compressas frias pode ajudar a reduzir a inflamação e proporcionar alívio imediato. Evite usar gelo diretamente nos lábios, isso pode causar mais danos; em vez disso, envolva o gelo em um pano macio ou use um pacote de gel frio.
A manteiga de cacau não é uma boa opção para hidratação labial intensa porque ela não possui glândulas sebáceas ou mecanismos para reconstrução celular eficaz, agindo apenas como uma barreira física que impede a perda de água, mas não hidrata por si só.
Saliva: Molhar os lábios com saliva pode causar ressecamento, pois ela contém enzimas que prejudicam a hidratação da pele.
Filtro solar : Se você passa muito tempo ao ar livre, um protetor labial com FPS é essencial para proteger os lábios dos raios UV.
Lançado em 1993, o Tráfego Look é, atualmente, a maior seleção de modelos do Nordeste. E, neste ano, o concurso vem cheio de novidades!
“Vamos permitir a participação de modelos que já tentaram em outras temporadas, e também abrir inscrições em outros Estados, como: Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Bahia, Rio de Janeiro e Distrito Federal”, comentou George Azevedo, diretor da Tráfego Models, agência responsável pelo concurso.
No Rio Grande do Norte, acontecerá duas etapas semifinais: em Natal; e Mossoró, onde os vencedores de cada etapa irão direto para a Grande Final.
Os vencedores ganharão contrato de trabalho e premiação da Mega Model Agency, Another Mega e IMG Models.
“Através do Tráfego Look, comecei minha carreira nacional e fiz grandes trabalhos em São Paulo; como desfiles no Brasil Eco Fashion Week e São Paulo Fashion Week”, comentou Vicctor Saccani, vencedor da edição 2024.
“Quando convidada para participar do Tráfego Look, não imaginava que seria uma vencedora. Atualmente resido em São Paulo, com apenas 15 anos, e cada dia venho ganhando experiência e me preparando para seguir carreira internacional”, falou Rayslla Gomes, vendedora da edição 2024.
Rapazes maiores de 16 anos; Garotas maiores de 13 anos; Obs.: Não tem altura mínima.
As inscrições estão disponíveis por meio do link no Instagram @trafegomodels
Nesta edição, conheça a trajetória do empresário do agronegócio Ângelo Shigueyuki Morita – com formação em Engenharia Agrônoma pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) –, por meio de entrevista exclusiva concedida ao jornalista Márcio Morais na cidade de Apodi, onde ambos têm raízes e/ou negócios.
Nela, o empresário que é natural de Capão Bonito, no interior de São Paulo, e herdeiro de uma família com raízes profundas no campo relata os diferenciais da Chapada do Apodi e os planos de expansão da Angel Agrícola, empresa fundada por ele que, atualmente, atende aos mercados interno e externo, com entregas para São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais e exporta centenas de toneladas de melão para diversos países, e ainda com perspectiva real de dobrar a produção, além da possibilidade de diversificá-la.
“Apodi tem um potencial imenso. O clima, o solo e o povo trabalhador foram decisivos para que eu escolhesse essa região como base. Hoje, somos mais de 100 colaboradores, com geração de emprego direto e indireto para famílias locais”, afirma Morita que emprega um modelo de gestão que alia eficiência e compromisso social.
Para Márcio Morais, “A trajetória de Ângelo Morita é mais do que um caso de sucesso empresarial — é um exemplo de como o interior do Rio Grande do Norte pode ser protagonista no cenário internacional do agronegócio.” Confira.
Boa leitura!
Ângela Karina
Balada do Impostor
Agronegócio na Chapada do Apodi
Ângelo Morita realiza sonho na terra fértil .
Exegese estética
A subliminar semiótica de uma tela de Moura Rabello.
artigo de opinião: Em seu devido lugar
• Edição – C&S Assessoria de Comunicação
• Diagramação – Augusto Paiva
• Projeto gráfico – Augusto Paiva
• Impressão – Gráfica De Fato
• Editora e Revisão – Ângela Karina Redação, publicidade e correspondência
Av. Rio Branco, 2203 – Mossoró (RN) Fones: (0xx84) 3323-8900/99836-5320
Site: www.defato.com/domingo E-mail: pautadefato@gmail.com
DomIngo é uma publicação semanal do Jornal de Fato. Não pode ser vendida separadamente.
JOSÉ DE PAIVA REBOUÇAS
Jornalista
@paiva_reboucas
Tem gente que acorda cedo, pega dois ônibus, almoça quentinha de plástico sentada no meio-fio e volta pra casa com o corpo moído, mas a cabeça cheia de ideias que não são suas. Ideias que aprendeu vendo vídeo no YouTube, ouvindo o patrão ou lendo manchete do portal. É o sujeito que diz com toda convicção que não se pode taxar os bilionários, porque “eles é que geram emprego”.
Ele não sabe o nome de nenhum bilionário. Nunca viu um. Talvez ache que bilionário é aquele dono da loja grande no centro de Mossoró, aquele que tem um Corolla e paga salário mínimo em dia. Não tem ideia do que é viver de dividendos, do que são fundos especulativos, offshore, isenção de lucros e rendimentos. Mal sabe que tem gente no Brasil ganhando milhões por mês sem trabalhar um único minuto.
Não é culpa dele. Ninguém ensinou. Nem escola, nem televisão, nem os políticos por quem ele votou. Só disseram que imposto é roubo, que o Estado atrapalha, que o livre mercado resolve. Nunca contou quantos centavos deixa por dia em imposto embutido no arroz, no sabonete, na pas-
sagem de ônibus. E segue repetindo que não pode mexer com os ricos, porque se eles forem embora, “o país quebra”.
Pra onde iriam, mesmo? Pra um paraíso fiscal onde não se pisa na rua, onde o dinheiro dorme mas não circula? Bilionário não larga um país do tamanho do Brasil só porque vai pagar imposto. Eles continuam aqui porque aqui tem consumo, tem mão de obra barata, tem lucro alto e regulação frouxa. Mas contam com a ajuda dos que defendem seus interesses sem perceber.
E o mais curioso é que esse defensor improvisado do capital nem percebe que, enquanto briga por bilionário no grupo da família, ele mesmo está atolado em carnê, em dívida, em
crédito rotativo. Trabalha pra pagar juro e ainda agradece o banco. Lê notícia de taxação de grandes fortunas como se fosse com ele, como se tivessem ameaçando a herança que não tem.
A lógica é dura. O rico é invisível na hora de pagar imposto, mas vira herói na hora de dizer que gera riqueza. E o pobre, cansado, sem tempo, sem leitura, sem apoio, acaba defendendo quem sempre esteve do outro lado da trincheira.
Não é burrice. É estratégia. Estratégia de quem sempre teve medo de um povo que pensa. Um povo que entende o jogo não aceita ser peão. Mas enquanto isso não acontece, segue o operário defendendo o castelo que nunca vai habitar.
Ag RO negóc IO
Com visão empreendedora, capacidade de adaptação e paixão pela terra, ele superou os desafios logísticos da região para tornar a empresa um símbolo de sucesso no agronegócio nordestino.
PoR máRcIo moRaIs Especial para DOMINGO
Natural de Capão Bonito, no interior de São Paulo, e herdeiro de uma família com raízes profundas no campo, o engenheiro agrônomo Ângelo Shigueyuki Morita encontrou na Chapada do Apodi o terreno fértil para materializar um sonho: fundar uma empresa agrícola voltada à exportação de frutas tropicais.
Hoje, à frente da Angel Agrí -
cola Ltda., ele celebra conquistas que vão muito além das fronteiras brasileiras — exportando centenas de toneladas de melão para países como Inglaterra, Espanha, Holanda, Dinamarca e Canadá. Formado pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), antiga ESAM, em Mossoró, Morita teve uma trajetória que o levou da experiência internacional na Europa ao setor industrial no Japão, antes de retornar ao Brasil para empreender no semiárido potiguar. Em 2006, fundou a Angel Agrícola em Apodi, inicialmente focada no mer -
cado interno. Com visão empreendedora, capacidade de adaptação e paixão pela terra, ele superou os desafios logísticos da região para tornar a empresa um símbolo de sucesso no agronegócio nordestino.
“Apodi tem um potencial imenso. O clima, o solo e o povo trabalhador foram decisivos para que eu escolhesse essa região como base. Hoje, somos mais de 100 colaboradores, com geração de emprego direto e indireto para famílias locais”, afirma Morita.
Com um modelo de gestão que
alia eficiência e compromisso social, Morita também apoia projetos voltados para crianças carentes, instituições como a APAE e lares de idosos.
A trajetória de Ângelo Morita é mais do que um caso de sucesso empresarial — é um exemplo de como o interior do Rio Grande do Norte pode ser protagonista no cenário internacional do agronegócio.
Em entrevista exclusiva, o empresário fala sobre sua trajetória, os diferenciais da Chapada do Apodi e os planos de expansão da Angel Agrícola:
O que despertou seu interesse pela Chapada do Apodi?
Enxerguei uma área de planejamento territorial com diretrizes específicas voltadas para a agricultura. A região possui solos férteis e relevo plano a suavemente ondulado, favoráveis ao cultivo em larga escala. Clima tropical, com estação chuvosa definida, ideal para muitas culturas. E com as bacias hidrográficas importantes, exigindo planejamento no uso da água para irrigação.
Como foi seu primeiro contato com a região e com o potencial agrícola do local?
Foi perfeito. Fui muito bem recepcionado por todos. O povo de Apodi, as terras, o clima e principalmente a qualidade da água nos deu a base que precisávamos para investir aqui.
Como surgiu a ideia de criar a Angel Agrícola?
Venho de uma família tradicional na agricultura e, desde a faculdade, sonhava em ter minha própria empresa, voltada para a
sábado, 5 de julho DE 2025
exportação de melão. Começar um projeto novo em uma região sem infraestrutura foi um grande desafio. Faltava energia elétrica, estrada e mão de obra qualificada, o que dificultou a formação de uma equipe preparada para tornar a empresa exportadora.
Como foi a recepção da comunidade local diante do novo empreendimento?
No início, por ser desconhecido, houve certa curiosidade e receio por parte das pessoas, mas
fui muito bem recebido. A receptividade e o acolhimento da comunidade facilitaram bastante o início da empresa.
A produção é voltada principalmente para exportação ou também atende o mercado interno?
Quais são os diferenciais do melão produzido na Chapada do Apodi?
A principal diferença realmente é na qualidade e pós-colheita dos frutos.
A Angel Agrícola produz mais de 300 toneladas de melão por semana, com potencial para dobrar esse volume. A principal dificuldade está na logística, especialmente nas estradas de terra e nas condições da BR-405, que afetam a qualidade do produto. A empresa exporta para países como Inglaterra, Holanda, Dinamarca, Espanha e Canadá, além de atender o mercado interno, com entregas para São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
De que forma o empreendimento tem contribuído para a geração de emprego e renda na região?
A Angel Agrícola atua de forma sustentável na região, empregando 100% de seus colaboradores entre moradores de Apodi, assentamentos vizinhos e comunidades locais. Atualmente temos mais de 100 colaboradores diretos e mais de 50 indiretos. Isso fortalece a economia regional, já que a renda gerada circula dentro do próprio município.
Há iniciativas de qualificação ou capacitação dos trabalhadores locais?
A Angel Agrícola investe na qualificação dos colaboradores, oferecendo cursos técnicos como tratorista, empilhadeira, operação de máquinas de embalagem e certificações com empresas externas. Nós acreditamos no grande potencial da Chapada, que deve se expandir ainda mais com a transposição do Rio São Francisco, favorecendo o cultivo de outras culturas além do melão, como banana, coco, acerola, cebola, silagem, goiaba e limão e também para grãos. A região tem um futuro promissor no agronegócio.
Há planos de expansão da produção ou diversificação de culturas?
A Angel Agrícola tem potencial para ampliar significativamente sua produção de melão e também planeja expandir para outras culturas, como grãos, além de desenvolver novos projetos futuros em estudo.
Como tem sido sua experiência de vida no Rio Grande do Norte?
sábado, 5 de julho DE 2025
O Rio Grande do Norte tem um grande potencial agrícola e já conta com um caminho aberto para a exportação de melão, o que facilita a entrada de outras culturas e atrai novos investidores. Além disso, é um estado acolhedor, o que favorece a chegada de novos empresários ao setor.
O senhor se considera hoje um apodiense de coração?
Com muita gratidão, hoje me considero apodiense de coração. Meus negócios estão em Apodi,
cidade que me acolheu e onde tive a honra de receber o título de cidadão apodiense. Digo para quem ainda não conhece Apodi que venha conhecer, para ver de perto a
fertilidade da terra, o clima favorável, a qualidade da água — que é mineral — e a acolhida do povo. Tenho certeza que qualquer pessoa se apaixonaria por Apodi.
10 d omingo
e xege S e e ST é TI c A
sábado, 5 de julho DE 2025
Jornal de Fato
máRcIo DE LIma Dantas Especial
Todo começo é involuntário.
Fernando Pessoa
Eu me perguntei se era possível analisar e interpretar uma tela de um artista através de apenas uma pintura. Tarefa árdua e complexa, mesmo não propondo esgotar a maestria e o primor dos quadros de Moura Rabello, recorri à linguística de Ferdinand de Saussure (SAUSSURE, Ferdinand de. Curso de Linguística Geral. São Paulo: Cultrix, 1995) e Roman Jakobson (Linguística e poética. In: JAKOBSON, Roman. Linguística e comunicação. São Paulo: Cultrix, 1991) quando tratam do funcionamento de uma língua, organizando as formas de pensar por meio da metáfora ou metonímia. O certo é que nenhuma língua foge a esses dois arranjos básicos.
Assim sendo, debrucei-me sobre a metonímia, cujo funcionamento contempla uma relação de objetividade entre os dois objetos a serem postos lado a lado e comparados. É a parte pelo todo. Diferente da metáfora, que se compraz em grande livre-arbítrio, constituindo uma figura de linguagem na qual não há necessária relação entre o que se põe junto para se fazer compreender ou nas liberdades que a poesia proporciona por meio de suas licenças.
Desse modo, a metonímia requer para seu efeito de comparação algo objetivo entre as duas partes. A saber, a parte pelo todo, o efeito pela causa, a marca pelo produto. Até o ensino médio, a metonímia é considerada, e estudada, tão-somente como uma figura de linguagem, bem como a metáfora. A diferença entre as duas é que a metáfora necessita de um elemento ou locução conjuntiva para que se efetive e o leitor deslize na semântica do texto.
Fundem-se ou se encostam uma na outra, a depender da intenção que se quer passar para o interlocutor.
Com efeito, isso não é tão complicado quanto parece, basta ouvir com atenção, escrever com esmero e clareza, falar pausado ou prestar atenção aos outros. Cada um com sua experiência, mudou-se muito de lugares, domina-se mais do que a língua onde foi socializado, prima-se pela elegância no falar e no manuseio de sinônimos enriquecedores da comunicação. Enfim, chanta-se naturalmente diferenças no sotaque, nos acompanhamentos de dêiticos com naturalidade. Enfim, uma elegância no falar, pleno de formas simples mais eivadas de metáforas e metonímias.
Há uma coisa bastante curiosa a dizer. Essa tela foi feita a partir de uma fotografia da dupla em Paris.
Acontece que, depois dos estudos de Roman Jakobson e seu amigo Lévi-Strauss, essas duas formas presentes na linguagem passaram a ser compreendidas como figuras de retórica. Ou seja, não são adornos presentes em períodos e orações, mas são o próprio funcionamento da linguagem. É possível fazer uma fusão entre a lista de figuras de linguagem dos livros escolares, restando dois básicos arranjos: metáfora e metonímia. Toda e qualquer pessoa elabora o seu discurso, sua eloquência, por meio de uma das duas, mesmo sabendo que não é possível encontrar nenhum estado puro.
Vejamos a tela de Moura Rabello que nos propomos a uma exegese estética, aos símbolos presentes e aos enigmas implícitos. O pintor Dorian Gray organizou uma retrospectiva (1970) de um dos mais importantes pintores daquela época, reputado por ser grande retratista, tendo deixado telas de pessoas do meio intelectual e político desse tempo. Nesse evento foi doada para a Pinacoteca Potiguar a tela, óleo sobre tela, “Augusto Severo e Sachê” (de 1963).
Há uma coisa bastante curiosa a dizer. Essa tela foi feita a partir de uma fotografia da dupla em Paris, havia uma terceira pessoa à direita de Severo, eliminada, sendo difícil especular os motivos. A fotografia, ainda existente, retrata o dirigível Pax antes de ascender aos céus e explodir, matando os dois (1902). Creio que vale a pena apontar aqui a idade dos dois amigos, Augusto Severo
sábado, 5 de julho DE 2025
(11.1.1864 – 12.5.1902) e Georges Sachê; o primeiro tinha na ocasião da tragédia 38 anos e o segundo, seu mecânico, 25 anos.
Essa magnífica tela, anúncio de uma tragédia em Paris, resguarda uma série de signos a um espectador de olhar mais acurado e fruidor das obras de arte, não apenas como os passantes em vernissages de exposições. Como sabemos, mais vale o burburinho e a zoada das conversas, os comes e bebes. As telas expostas? São apenas telas.
Se algum oráculo de respeito tivesse sido consultado que cores os dois amigos deveriam usar, na ascensão do dirigível Pax pouco antes do fatídico acidente, com certeza a pitonisa não hesitaria: “devem usar somente o azul e suas nuances. Nada mais pode ser dito”.
Augusto Severo expressa um corpo atlético, ancho de si, confortável como representante de sua classe, de quem prima pela indumentária visando reforçar o que a natureza lhe emprestou até os 38 anos (Os deuses vendem quando dão. / Compra-se a glória com a desgraça, Fernando Pessoa). Porte e elegância não lhe faltavam. Sabia muito bem como dispor as mãos: toque leve de dedos da mão direita sobre uma espécie de corrimão de madeira; a mão esquerda confortavelmente dentro do bolso da alinhada calça feita sob encomenda. Não nega que o alfaiate tirou as medidas com extremo cuidado, após fazer uma pergunta ao freguês (antigamente era assim).
A perna direita cruza a esquerda, demonstrando uma nata elegância, de quem não precisou Tela Augusto
fazer caras e bocas para apresentar sua fina estampa de um homem detendo-se um tanto face ao guarda-roupa, antes de se vestir definitivamente. Diferente de Sachê, Severo mirou a máquina fotográfica, preferiu erguer a cabeça e fixar seus olhos oblíquos em algum ponto do horizonte, talvez soubesse inconscientemente qual a melhor posição para ser retratado em uma foto. Quase todo mundo sabe.
Mas isso não implicou em deixar seu amigo Sachê em um qualquer desdém, respeitava demais seu mecânico para tratá-lo dessa forma. Algum incauto pode até levantar essa hipótese. Não creio eu. Mesmo porque derreou-se para trás a partir da mão direita no bolso, acabando por engendrar uma geometria que se abre em um triângulo, com suas três linhas retas, as linhas que no imaginário remetem quase sempre ao masculino, assim como a linha curva evoca o feminino.
Além disso, se olharmos com atenção podemos observar que o braço esquerdo encontra-se próximo ao braço direito de Sachê. Se marcarmos uma linha constituída de ângulos retos, é possível observar um paralelismo que segue até o ombro direito do mecânico (um homem com menos compleição física que Severo, no entanto, resguarda a mesma elegância). Ainda mais: deixou petrificado seu olhar misto de sereno e escrutinador, capaz de especular o que lhe interessava, seja de gente ou da paisagem.
Inusitado é que os dois optaram por ancorar as mãos nos bolsos, como a proteger alguma espécie de segredo? Essa forma de se comportar condiz com os tími -
dos ou com os inseguros, não sabendo onde botar as mãos. Não parece ser o caso desses dois amigos. Uma amizade resultante do mesmo sonho: o de voar como os pássaros. Prerrogativa destes, mas não apanágio dos homens (naquela época). De toda maneira, ainda permanece no imaginário esse desejo de se evadir da realidade, de não andar pelas veredas nas quais a vida e o tempo determinam, são poucos os que escolhem seus caminhos por meio de embates com a realidade ou negociando certas cartas que conseguem rápido entender como é a gramática da existência.
Mais do que mesmo esse estranho impulso os conduzia, emanado das entranhas e conduzindo a uma permanente inquietude? Isso mesmo, de fazer valer seus sonhos de asas pandas em inventos de vanguarda ainda não testados por outros? Algo me sopra que o preço pago foi alto, mas tudo que é de boa qualidade é caro. O barato sai caro. É sempre preferível pagar o preço do que queremos ou desejamos. Talvez seja bom mesmo sair da vida em um momento de êxtase, de provável triunfo, em uma tentativa de aclamação que os conduziram à História da aviação.
A RTUR L EITE
Expositor Espírita prea838998@gmail.com
“Ocupa o último lugar, de modo que, ao chegar quem te convidou, te diga: “Amigo vem mais para cima.”
Jesus (Lucas; 14, 10).
Por sua infantilidade o homem, mesmo depois do avanço da tecnologia, ainda encontra dificuldade de localizar-se no tempo e no espaço. Esquecendo que seu dever é fazer o melhor possível que esteja a seu alcance, pois viver é, e sempre será, um grande desafio à inteligência humana, e sua capacidade de fazer florescer o campo que lhe foi confiado.
Há uma tendência no ser humano de querer sempre ocupar um lugar de destaque, mas tal posição, seja em que esfera for, faz-lhe necessário algumas meditações, assim evitando futuras quedas com consequente e inevitável fracasso. Questionando a si mesmo: estou apto a ocupar o lugar a que me proponho? Influências externas estão me conduzindo a direções antagônicas que diferem do meu modo de pensar e agir? Tenho escutado a voz da alma, ou tenho seguido a funesta voz do orgulho e do egoísmo, e ainda dado prioridade às opiniões e conceitos dos outros?
O homem estará à deriva até assumir o leme de sua nau existencial. Cônscio de suas potencialidades, orientado pela bússola da lucidez, embalado pela brisa da autenticidade, ancorará com segurança em todos os portos de sua existência, seja na profissão, círculo social, na família...
Para encontrar seu devido lugar, faz-se necessário a simplicidade lúcida, despojando-se dos enganos e fantasias, encontrando-se com a autêntica humil-
dade, permitindo que Deus lhe fale pelas vias inspirativas da alma.
Quem encontra seu devido lugar respeita invariavelmente o lugar dos outros, pois divisa a própria fronteira e, consequentemente, não ultrapassa o limite, colocando na prática o excelso mandamento do respeito e “amor ao próximo”.
Mais das vezes, o homem, que ainda desconhece as virtudes e dádivas divinas que o rodeiam, chega a questionar a Justiça Divina, por que o escolhera para o trabalho duro enquanto privilegia outros com tarefas leves e agradáveis.
Para contextualizar, vejamos uma fábula.
O dia havia apenas amanhecido e o agricultor solitário já estava capinando a lavoura. Aquele seria, como outros tantos, um dia de trabalhos árduos de sol a sol.
Ele sulcava o solo e, ao mesmo tempo, pensava na vida. Como era árdua a sua luta diária para sustentar a família.
O sol já ia alto quando ele, cansado, tirou o chapéu e limpou o suor que escorria pelo rosto. Apoiou o braço sobre o cabo da enxada e se deteve a olhar ao redor por alguns instantes.
Ao longe, contemplava a rodovia que cruzava as plantações e ele avistou um ônibus que transitava por aquelas imediações.
Imediatamente pensou consigo mesmo: Vida boa deve ser a daquele motorista de ônibus. Trabalha sentado e, sem muito esforço, conduz muita gente a vários destinos. Não toma chuva nem sol e ainda de quebra deve ouvir uma musiquinha para se distrair.
De fato, o motorista trabalha sentado e não está sujeito às intempéries.
Todavia, ao ser ultrapassado por um automóvel de passeio, o condutor do possante ônibus começou a pensar de si para consigo: Vida boa mesmo deve ser a desse executivo, dirigindo esse carrão de luxo! Não tem patrão
para lhe cobrar horários nem tem que passar dias na estrada como eu, longe de casa e da família.
No entanto, logo à frente, o executivo pensava em como era difícil a sua labuta.
As preocupações com os negócios, as viagens longas, as reuniões intermináveis, o salário dos empregados no final do mês, os impostos, aplicações, investimentos e outras tantas coisas para resolver.
Mergulhado em seus pensamentos, olhou para o céu e avistou um avião que cruzava os ares, e disse como quem tinha certeza:
Vida boa é a de piloto de avião. Conhece o mundo inteiro de graça, não precisa enfrentar esse trânsito infernal e o salário é compensador.
Dentro da cabine da aeronave estava um homem a pensar nos seus próprios problemas:
Como é dura a vida que eu levo. Semanas longe da esposa, dos filhos, dos amigos. Vivo mais tempo no ar do que no solo e, para agravar, estou sempre preocupado com as centenas de pessoas que viajam sob minha responsabilidade.
Nesse instante, um ponto escuro no solo lhe chamou a atenção. Observou atentamente e percebeu que era um homem trabalhando na lavoura.
Exclamou para si mesmo com certa melancolia:
Ah, como eu gostaria de estar no lugar daquele homem, trabalhando tranquilamente em meio à vegetação e ouvindo o canto dos pássaros, sem maiores preocupações!
E, ao final do dia, voltar para casa e abraçar a esposa e os filhos, jantar e repousar serenamente ao lado daqueles que tanto amo. Isso, sim, é que é vida boa!
Para reflexão.
Usar o bom senso como ponto de referência para o alto aprimoramento, procura-se em si mesmo: eis a possibilidade de sempre encontrar o lugar a que se pertence perante a Vida Excelsa.
“Em qualquer parte, a vida te conhece pelo que és, mas apenas te valoriza pelo que fazes de ti.”
Jornal de Fato
o bolinho de chuva doce é um petisco delicioso para todas as idades! Com gostinho de casa de vó, ele é perfeito para o lanche da tarde, acompanhado de um café quentinho. Confira agora mesmo como fazer bolinho de chuva simples!
IngrEdIEntEs (8 porções)
2 ovos
2 colheres (sopa) de açúcar
1 xícara (chá) de leite
2 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento
Para finalizar
3 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (chá) de canela
modo dE prEparo
Modo de preparo: 30 min
Em um recipiente, adicione os ovos, o
açúcar, o leite, a farinha de trigo e o fermento, depois misture-os até obter uma massa lisa e homogênea.
Com a ajuda de uma colher, pegue porções da mistura e despeje em uma panela com o óleo quente.
Retire do fogo quando estiver no ponto, depois misture a canela com açúcar e salpique no bolinho de chuva já frito.
Bom apetite!
Jornal de Fato • sábado, 5 de juLho de 2025
>> No papel da homofetiva Jânia, de“Guerreiros do Sol”, atriz lamenta a resiliência dos preconceitos
Destaques das séries e conteúdo “on demand”
por Geraldo Bessa
> Em "Chefes de Estado", do Prime, duas autoridades globais precisarão deixar suas diferenças de lado para salvar o mundo de uma conspiração internacional. O primeiro-ministro do Reino Unido Sam Clarke (Idris Elba) e o presidente dos EUA Will Derringer (John Cena) possuem uma rivalidade pública que coloca em cheque o relacionamento diplomático de seus países. Quando, porém, os dois se tornam alvos de uma ameaça estrangeira, um adversário poderoso que mostra estar à altura da segurança especial dos dois líderes, a dupla é forçada a colaborar e apenas confiar um no outro. Com a ajuda de uma agente do MI6 chamada Noel Bisset (Priyanka Chopra Jonas), os dois políticos precisam fugir e encontrar uma forma de impedir uma violação de segurança global.
Vingança pessoal (Netflix, seg, dia 7)
Andromache of Scythia, mais conhecida como Andy (Charlize Theron), e seu time de imortais retornam para uma nova missão. e m "The o ld Guard 2", da Netflix, uma ameaça perigosa e misteriosa coloca em risco o trabalho da vida de Andy que precisa ainda lidar com sua recémdescoberta mortalidade. e sse novo perigo está encarnado na figura de Discord ( u ma Thurman), a primeira das imortais e uma arma letal para a existência da humanidade, já que busca vingança contra os humanos. a ndy, Nile (KiKi Layne), j oe (Marwan Kenzari), Nicky (Luca Marinelli) e j ames Copley (Chiwetel e jiofor) pedem ajuda, então, a um velho amigo chamado Tuah ( h enry Golding), que pode oferecer as respostas para o mistério por trás da imortalidade.
Força da mente (Apple TV+, ter, dia 8) a a pple TV+ estreia a terceira temporada de "Fundação", série inspirada na obra clássica do escritor Isaac Asimov. A nova fase avança 152 anos após os eventos do segundo ano e mostra a Fundação já consolidada, enquanto o Império dos Cleons enfrenta o declínio. Desenvolvida pelos roteiristas d avid s . Goyer (“ b atman: o Cavaleiro das Trevas”) e j osh Friedman (“avatar: o Caminho da á gua”), a ambiciosa série sci-fi é focada na queda do Império Galáctico, a civilização mais poderosa do universo. o destaque dos novos episódios é o surgimento de o Mulo, um guerreiro que manipula emoções em escala galáctica para subjugar civilizações. Interpretado por Pilou a sbæk, o personagem torna-se o principal antagonista e ameaça a aliança instável entre Fundação e Império.
Vida e morte (Netflix, qua, dia 9) a Netflix lança a segunda e última temporada de " s andman", adaptação da aclamada h Q de Neil Gaiman. Com um formato inédito de lançamento escalonado, os novos episódios chegam divididos em três blocos ao longo de julho. a produção retorna após três anos de espera, trazendo uma continuação direta da história de Morpheus (Tom s turridge) e prometendo encerrar a saga de forma épica. a pós uma reunificação crucial com sua família, Sonho (Morpheus) enfrenta decisões impossíveis enquanto tenta salvar a si mesmo, seu reino e o mundo desperto das consequências colossais de seus erros. Para a redenção, ele confrontará velhos aliados e rivais, deuses, monstros e mortais.
Explosão total (Globoplay, qui, dia 10) o sucesso "Torre de babel" chega ao Globoplay. a produção conta a história da construção do Shopping Tropical Towers e a vida de seus idealizadores, incluindo o engenheiro e empresário César Toledo (Tarcísio Meira) e o pedreiro josé Clementino (Tony Ramos). Clementino comete um crime passional durante a festa de inauguração e é preso, desencadeando uma série de eventos que envolvem vingança e tragédia. a trama explora temas como violência, ambição e as diferenças sociais, culminando na explosão do shopping, que mata diversos personagens. escrita por silvio de abreu e dirigida por denise saraceni, o elenco ainda conta com nomes como Glória Menezes, Claudia Raia, Marcos Palmeira e Christiane Torloni.
Segredos ocultos (Max, sex, dia 11) em "Pecadores", Michael b. jordan interpreta irmãos gêmeos que voltam à sua cidade natal com o objetivo de reconstruir a vida e apagar um passado conturbado. esses acontecimentos, porém, voltam a atormentá-los quando uma força maligna passa a persegui-los, trazendo para a superfície medos e traumas. esse mal busca tomar conta da cidade e de todos os cidadãos, obrigando-os a lutar para sobreviver. Mais do que contornar os demônios dominadores e famintos por poder (e sangue), smoke e stack terão que lidar com as lendas e os mitos ameaçadores que podem estar por trás desse terror. dirigido por Ryan Coogler, o longa já é um dos grandes sucessos do ano e chega com exclusividade ao Max.
principal / No papel da homofetiva Jânia, de“Guerreiros do Sol”, Alinne Moraes lamenta a resiliência dos preconceitos
Asociedade e o mundo passaram por mudanças profundas ao longo dos últimos 20 anos. Alinne Moraes, no entanto, questiona o quanto essas transformações foram efetivas no dia a dia de cada um de nós. Pouco mais de duas décadas após viver um romance lésbico entre duas estudantes em “Mulheres Apaixonadas”, em pleno horário nobre da Globo, a atriz de 42 anos retoma essa narrativa com a história de amor de entre Jânia e Otília, papel de Alice Carvalho, em “Guerreiros do Sol”, novela original Globoplay e que vai ao ar no Globoplay Novelas. Mesmo com todos os avanços pelos direitos LGBTQIA+ dos últimos anos, Alinne ainda pondera como esse simples romance reverbera entre o público. “Infelizmente, parece que quando damos passos para frente, acabamos dando ainda mais passos para trás. Lembro que quando coloquei recentemente a Clara e Rafaela em um TBT nas redes sociais, as gerações de agora, que não acompanharam a trama, perguntaram: ‘Mas não é possível, tudo isso por conta de um selinho?’. E agora, em 2025, ainda temos selinhos
sendo censurados…”, argumenta.
Na novela, Jânia é uma mulher que estudou na capital, é pouco religiosa, mas bastante ambiciosa e preparada. Chegou a sonhar que seria a sucessora do pai na administração das propriedades dele. Mas ela teve de se submeter a um casamento de interesses com Idálio, de Daniel de Oliveira. Logo nos primeiros dias, descobre que o marido é um incômodo com o qual precisa aprender a conviver e dá um jeito de tornar o fardo mais suportável, resistindo aos seus desmandos. “A Jânia é uma mulher muito forte. Ela leva, realmente, um novo horizonte para o sertão. Uma mulher letrada, que gosta muito de ler. Depois, na guerra do cangaço mesmo, é obrigada a se posicionar, não só como mulher, mas politicamente também. Então, é uma mulher revolucionária”, explica.
P – A trama de “Guerreiros do Sol” marca seu retorno às novelas. Como surgiu a oportunidade para o projeto encabeçado por George Moura e Sergio Goldenberg?
R – Muito bom voltar. Minha última novela eu co-
mecei a gravar em 2019 e terminei tudo em fevereiro de 2022. Foi uma novela enorme (risos). Fiquei muito feliz com o convite do Rogério Gomes. Fiquei muito feliz quando ele me ligou, confio muito e acho que confiança é tudo na vida. Sabia que eu tinha de aceitar porque estou em ótimas mãos. Esse projeto é realmente é um espetáculo.
P – No enredo, Jânia vive um romance homoafetivo com Otília, papel de Alice Carvalho. Como foi essa construção em tempos de um conservadorismo crescente?
R – Há 20 anos, eu também interpretei uma história sobre o amor entre duas mulheres (em “Mulheres Apaixonadas”, ela viveu Clara, que tinha um romance com Rafaela, de Paula Picarelli). Infelizmente, parece que quando damos passos para frente, acabamos dando ainda mais passos para trás. Lembro que quando coloquei recentemente a Clara e a Ra-
faela em um TBT nas redes sociais, as gerações de agora, que não acompanharam a trama, perguntaram: “Mas não é possível, tudo isso por conta de um selinho?”. E agora, em 2025, ainda temos selinhos sendo censurados… então não sei dizer o quanto andamos para frente no tema após 20 anos. Mas fizemos um trabalho lindo. Isso posso garantir.
P – Como assim?
R – Elas formam um casal que se ama, em 1920, 1930, período em que as mulheres eram tratadas realmente como objeto, como posse masculina. A Jânia é uma personagem que leva uma visão nova, um entendimento diferente daquelas mulheres sertanejas. No início, é muito submissa, como todas as mulheres do período, mas depois, durante essa guerra do cangaço, se vê precisando se posicionar, e abraça a mulher guerreira e revolucionária que é. Foram muitas (cenas de sexo) e ficou bem chique.
Quem acompanhou
Larissa Bocchino na pele da romântica Quinota de “No Rancho Fundo”, exibida pela Globo na faixa das 18h em 2024, demonstra agora um registro completamente diferente em “Guerreiros do Sol”, novela do Globoplay. O curioso, porém, é que, embora esteja chegando ao público só em 2025, “Guerreiros do Sol” foi a primeira novela que a atriz gravou. “Ivonete veio antes da Quinota, de ‘No Rancho Fundo’. Fui mais mulher aqui e virei menina para dar vida a Quinota, que era o inverso”, compara Larissa. Na trama escrita por George Moura e Sergio Goldenberg, com direção artística de Rogério Gomes, a atriz interpreta Ivonete, uma mulher intensa e apaixonada por Josué, vivido por Thomás Aquino. Ela, então, disputa esse amor com Rosa, a mocinha interpretada por Isadora Cruz. “Ela é uma mulher fogosa. Eu tenho muito orgulho de ter feito a Ivonete”, afirma. Gravada ao longo de oito meses, em 2023, “Guerreiros do Sol” teve sua estreia postergada algumas vezes, enquanto Larissa já ganhava projeção nacional como pro-
tagonista da Globo. “Eu estou para morrer. Fiz ‘Guerreiros do Sol’ e, depois, fui fazer ‘No Rancho Fundo’. Achei que as duas novelas fossem estrear juntas, mas nada! ‘Guerreiros’ foi adiada e adiada”, lembra ela, que brinca que chegou a esquecer desse trabalho. “Teve uma hora que eu até esqueci, não lembrava mais”, admite, entre risos.
Com o lançamento da obra sobre o cangaço agora em junho, Larissa celebra o timing mais espaçado entre “No Rancho Fundo” e “Guerreiros do Sol”. “Estar em exibição nesse momento é especial, porque a Quinota passou e as pessoas já me veem com outro olhar. Seria conflitante ter as duas junto no ar, então acho que isso é mágico. E o elenco é maravilhoso, me sinto muito honrada”, valoriza. A atriz destaca ainda o forte vínculo entre os colegas de elenco de “Guerreiros do Sol”, criado principalmente pela intensa convivência ao longo das gravações. “Temos um grupo até hoje, vamos para festas juntos. A maioria ficou em hotel, então, tomávamos café, íamos para a piscina juntos. A gente tomava banho de rio, foi bem legal”, recorda.
Por ter sido seu primeiro trabalho em novelas, Larissa mergulhou de cabeça na construção da personagem. “Ivonete é mais mulher. Isso me deu certa dificuldade, porque eu era mais nova e tinha menos experiência com atuação em novela. Li muito, inclusive textos acadêmicos, científicos, analisando o contexto social do cangaço. Entendi muito de mulheres nesse universo”, entrega. O envolvimento com a história também tem raízes afetivas. “Nunca rezei tanto para passar em um teste. Meu tataravô era do Bonde do Lampião. Apesar de não ser nordestina, a família da minha mãe é de lá. É com muito respeito que contamos essa história”, ressalta.
Agora, com o público acompanhando Ivonete, Larissa mostra a força de um início que veio antes da estreia – mas que parece ter chegado no tempo certo. “É muito louco gravar um trabalho e não estrear para, depois, gravar uma novela, como foi com ‘No Rancho Fundo’. Tem uma lacuna de tempo. Guerreiros do Sol foi minha escola para fazer a Quinota. Foram oito meses de gravação. Até hoje, fico nervosa, porque esse é um trabalho lindo”, enaltece.
“Guerreiros do Sol” – Cinco capítulos liberados a cada quarta-feira pelo Globoplay. Exibição de segunda a sextafeira, às 22h40, no canal Globoplay Novelas.
ponto de vista / “Raul Seixas: Eu sou” mergulha na vida do rockstar baiano
Com uma carreira marcada por altos e baixos, a vida de Raul Seixas é valorizada não apenas pelo poder e robustez de seus grandes sucessos, mas também pelas lendas urbanas que o próprio rockstar ajudou a criar em torno de si mesmo. Passados mais de 35 anos de sua morte, em 1989, Raul segue cultuado e celebrado, mas faltava uma produção audiovisual capaz de captar a genialidade e as sombras do artista e transformá-la em entretenimento e encantamento para a atual e futuras gerações. Esse vazio agora chega ao fim com o lançamento de “Raul Seixas: Eu Sou”, minissérie em oito capítulos já disponível no Globoplay. Feita em parceria com a O2 Filmes, a obra dirigida a quatro mãos pelos irmãos Paulo e Pedro Morelli subverte a lógica das biografias musicais brasileiras ao embarcar não apenas na história do homenageado, mas sobretudo em suas viagens existenciais.
Com estética e propostas que lembram o longa “Rocketman”, a criativa e subestimada cinebiografia do cantor Elton John, de 2019, “Raul Seixas: Eu Sou” centraliza a dramaturgia nas canções do artista baiano
sem se ater muito à cronologia ou a realismo nas sequências, o que pode bagunçar um pouco a mente do telespectador mais ávido por informações precisas. Porém, logo fica claro que o caminho escolhido pelos diretores é a melhor forma de perfilar o produtor musical que largou a vida abastada de executivo – em uma época onde as gravadoras dominavam o mercado musical – para seguir
com o sonho de cantar e tocar as próprias músicas. Com coragem e aval da família, todos os excessos da trajetória, seja nas drogas, no ocultismo ou nas utopias, estão bem registrados e com o tamanho adequado em cena, o que evita o tom ameno que produções do tipo insistem em sustentar.
Boa parte da magia de “Raul Seixas: Eu Sou”, nasce da boa escalação de elenco
que envolveu o projeto. Com destaque óbvio para a performance de Ravel Andrade como protagonista. Ciente das múltiplas personalidades do biografado, Ravel mergulha nas diversas facetas de Raul com paixão e liberdade. Auxiliado por uma caracterização bem construída, em nenhum momento o ator parece imitar Raul, apenas entrega a sua mais honesta versão do astro. Em sintonia, a atuação de nomes como João Pedro Zappa, Amanda Grimaldi, Caroline Abras, Chandelly Braz, Julia Stockler e João Vítor Silva ajudam a desenvolver a história sem grandes distrações. Por fim, é divertido também o retrato que a série propõe sobre o mercado da música popular brasileira durante os anos 1970, auge de Raul, e 1980, a década de sua derrocada. A narrativa mistura ídolos viúvos da jovem-guarda, medalhões e festivais da MPB, Tropicalismo e o regionalismo em um mosaico que exibe a força cultural do Brasil em tempos de ditadura. Envolvente e diferente, “Raul Seixas: Eu Sou” é bom respiro no tradicionalismo das biografias musicais.
“Raul Seixas: Eu Sou” –Globoplay – minissérie em oito capítulos.
Segunda – Candinho percebe que a criança encontrada não se trata de seu filho e comunica a Sabiá. Celso revela a Maria que esteve no dancing a mando de Sandra, e ela desiste da separação. Zé dos Porcos e Maria Divina trocam provocações. e rnesto visita s andra na prisão, e ela afirma que o filho de Candinho deve morrer. Aurora é internada e pede a e stela que jamais abandone a nabela. a sdrúbal e Celso convencem Candinho a abrir uma fábrica de biscoitos. Candinho ajuda Zulma, sem saber que a golpista tem seu filho nos braços.
Segunda – d avi pede que Letty e Thelma fiquem em silêncio para não serem percebidas na mansão. Leo vê Nina se tatuando. Kami confronta Marlon por conta do corte de cabelo de Dedé. Patrícia agride Vanderson, e Ricardo gosta. Filipa sugere que Nina lhe faça uma tatuagem. s amuel revela a Abel que descobriu que Patrícia é irmã de Ricardo. Rebeca anuncia que a audiência sobre a paternidade de Sofia foi marcada. Abel pede que s amuel descubra se j aques desvia dinheiro da Boaz. Danilo passa informações da mansão para jaques. Kami recebe uma carta de Ryan. Vanderson conhece Sofia.
Segunda - Gilda sente pena de Raquel e não deixa Pascoal mostrar a foto que tiraram de Maria de Fátima e César. s olange recebe o convite de casamento de Maria de Fátima e afonso. Tiago percebe o talento de André na montaria. Celina se sente humilhada por Odete. Pascoal mostra a foto de Maria de Fátima com César para Poliana, e Gilda comenta que a filha de Raquel pode estar envolvida em seu atropelamento. Solange conversa com sardinha sobre seu relacionamento com Renato. Fátima briga com César. Gilda mostra a foto de Maria de Fátima com César para Raquel. Raquel acusa Maria de Fátima de ter roubado os dólares.
Segunda - Dalete repreende Senor e Moisés por trocarem de quarto sem a autorização de Norma. Moisés se irrita ao descobrir que Thomas revelou o segredo. Felipe comenta com Rui que quer se vingar de Gabriel por tê-lo colocado na terapia. Isadora, Lavínia e Manu decidem se unir após descobrirem que elisa e Norma não sabem o paradeiro de anna. Na caverna, anna passa mal e desmaia. d urante a terapia, Felipe começa a se envolver e até aprende a fazer tricô com Wanda.
Terça – s abiá anuncia a Candinho que não houve sobreviventes no naufrágio do navio. e rnesto pede abrigo a Zulma, mas a prima o expulsa de sua casa. Maria Divina se oferece para trabalhar na casa de Cunegundes. Dita vence a premiação como cantora na rádio. Margarida reconhece Lúcio. Celso descobre a suposta morte do filho de Candinho. Lauro oferece uma vaga no curso de enfermagem para e stela. Cunegundes, Quincas e Quinzinho decidem ir para s ão Paulo. Maria reconhece o bebê de Candinho nos braços de Zulma.
Terça – Leo pede que Vanderson se afaste de sofia. abel e sofia fazem o teste de dNa sofia diz a Leo que está com medo de ir para a escola, e pede para ficar com Rosa. Filipa sugere que s ofia faça terapia e pede que Danilo a leve. Danilo alerta j aques sobre a movimentação na mansão. Nina confronta danilo sobre Filipa. abel faz uma proposta para Vanderson na frente de j aques. Marlon pede que adriano não o filme. Nina conversa com denise sobre Filipa. Filipa recebe as amigas de Nina na mansão e se preocupa com o sumiço da filha. d edé vai com Kami visitar Ryan no salão. d anilo ajuda Filipa a procurar por Nina.
Terça – Raquel expulsa Maria de Fátima de casa. Renato se preocupa ao perder dois contratos de trabalho. Raquel pede desculpas a Ivan, mas se decepciona quando ele afirma que viajará com heleninha. Leila oferece sua habilidade como contadora para ajudar Marco aurélio. Raquel se surpreende com a reação de Odete ao defender Maria de Fátima de suas acusações. Raquel rasga o vestido de noiva de Maria de Fátima. Maria de Fátima conversa com César, se mostrando abalada pelo episódio com a mãe. afonso age de forma protetora ao saber por Maria de Fátima do ocorrido.
Quarta – Zulma observa Maria no chão, consciente, e foge. e rnesto diz a Zulma que sabe de quem é o bebê que tem nos braços. Candinho encontra Cunegundes e sua família em São Pau lo, e pede que Sabiá os oriente. Candinho e Celso vão atrás de informações sobre o naufrágio navio em que estava a cigana. e stela acolhe ria no hospital. Zé dos Porcos e Maria Divina beijam. a sdrúbal conhece a família de Cunegun des. Celso descobre que Maria foi atropelada não resistiu. e rnesto explica para Zulma sobre bebê de Candinho.
Quarta – Nina despista dara e stephany. nilo avisa a Filipa que Nina está na batalha de rimas. aori expulsa Vespa da batalha. Kami fica mexida com a presença de Ryan. Vespa cobra a dívida Lucas e ameaça Ryan. Lucas ajuda Ryan. Ryan explica sua situação no presídio. Vespa se impres siona com Nina. Filipa resgata Nina com a ajuda Danilo. Sofia tem um pesadelo com Vanderson. Kami confronta Marlon sobre seus vídeos na inter net, e ele deduz que foi enganado por adriano. lipa tem uma crise por conta de Nina, e s ofia assusta.
Quarta – odete não dá importância para a pre ocupação de Celina com o caráter duvidoso Maria de Fátima. aldeíde e Laudelino avisam a liana que terão de vender a Paladar para outro teressado. Afonso diz a Odete que não gostou contratação de Mário sérgio. Celina propõe a quel e a Poliana uma sociedade fantasma na ladar. Solange fica levemente abalada com a pre sença de Afonso na Tomorrow. Odete estranha fato de Raquel estar ligando para Celina.
Terça – Isadora, Lavínia e Manu usam disfarce e se passam por novas alunas estrangeiras no intuito de descobrir mais informações sobre o desaparecimento de Anna. Dentro da caverna, Moleza e Dodô gritam por socorro, e Isadora, Lavínia e Manu escutam da biblioteca. Cristina se atrasa para um compromisso com Thomas, que, chateado com seu afastamento, pede para ela escolher entre a carreira e ele. Senor e Moisés impedem os outros alunos de entrarem no quarto. Flora, jane e Nina ajudam as meninas a encontrar a chave reserva da caverna, mas são surpreendidas por Norma e elisa.
Quarta – Flora, j ane e Nina resgatam anna. Isadora, Lavínia e Manu fogem da diretoria e aler tam Gabriel e Pilar que Norma esconde o paradei ro de anna. Gabriel e Pilar checam que anna repou sa no quarto. anna pede desculpas a Lavínia machucá-la; Lavínia admite que no início deu vidos a Safira, mas que depois gostou da amizade de Anna. Dalete avisa Thomas que Moisés não quer mais falar com ele. Norma intimida anna, pergunta onde ela estava e onde esconde o mapa com pistas de Paulo.
chão, insabe Candinho PauCelso naufrágio do MaDivina se Cunegunatropelada e sobre o
darimas. mexida dívida de Ryan impresajuda de Vanderson. interdriano. Fiofia se
Quinta – Zulma convence Celso a deixar o bebê com ela, e e rnesto ouve. d ita decide se separar de Quincas e permanecer na cidade. Zulma expulsa e rnesto de sua casa. Quincas fica encantado com s ônia. e stela recebe uma mensagem de um homem e se desespera. Candinho sente que seu filho está vivo. Margarida acolhe Sônia em sua pensão. Celso resgata os pertences de Maria no hospital e é acolhido por e stela. Zulma acredita que Samir tenha sido levado de sua casa.
Quinta – abel acolhe Filipa. Nina provoca s ofia. Marlon se preocupa com a quantidade de visualizações de seus vídeos. Lucas afirma a j ussara que é o namorado de d ara. Kami se irrita com o interesse de todos pelos vídeos de Marlon. Marlon exige que adriano retire seus vídeos da plataforma. Nina tenta se aproximar de Filipa, que segue em crise. d anilo sonda Nina sobre o estado de Filipa. Abel chama a atenção de Davi na empresa. j aques manipula d avi. Filipa pede ajuda a Paula. Tem início a audiência com Vanderson e abel sobre Sofia.
preduvidoso de Pooutro ingostou da RaPapreestranha o
Quinta – Celina disfarça para odete não desconfiar da ligação de Raquel. dra. ana se preocupa com o tratamento de heleninha. Raquel aceita as justificativas de Celina e decide formar uma sociedade para a compra da Paladar. Bartolomeu fica desconfiado ao ver documentos da contabilidade da TCa nas mãos de Leila. Celina deixa odete estarrecida ao revelar o motivo para ter feito o saque em sua conta. Raquel e Poliana visitam os espaços da Paladar. Maria de Fátima chega ao altar ao lado de Afonso.
Sexta – Zulma e Zenaide encontram s amir na cozinha e se surpreendem. Candinho comete um erro e interfere na campanha de lançamento de sua nova fábrica de biscoitos. Celso e a raújo ficam horrorizados com o resultado da campanha. Celso e e stela trocam olhares. Zulma se alia a Celso e, juntos, conseguem tirar e rnesto do país. A polícia faz uma batida na casa de Zulma, que foge com Zenaide e Samir. A voz de Dita faz sucesso na rádio, sendo dublada por outra mulher. a sdrúbal avisa a Candinho que mandou Cunegundes e sua família de volta para o sítio.
Sexta – o juiz determina que a paternidade de Vanderson seja reconhecida. Filipa pede desculpas a s ofia por sua crise. abel acredita que e lias esteja comemorando o resultado da audiência com Ricardo. samuel demite Ricardo, que ameaça jaques. abel anuncia a sofia e a toda a família que Vanderson poderá visitar a menina. Filipa começa a fazer terapia. danilo se insinua para Filipa. abel demite Tânia, que confronta jaques. samuel, ayla e Davi conversam sobre Abel. Davi decide ouvir o lado de jaques. danilo passa informações da mansão para jaques. Rosa pede que Nina lhe faça uma tatuagem.
Sexta – Maria de Fátima e afonso se casam. Raquel e Poliana se desesperam ao perceber que o desumidificador da Paladar está em chamas. solange confronta Maria de Fátima, sem perceber que sua conversa está sendo gravada. Afonso manda o segurança retirar Solange da festa. Odete destrata Fernanda. Poliana avisa a Raquel que eles perderam tudo que estava na Paladar. Maria de Fátima e afonso viajam para Paris, e odete embarca para a e uropa com Walter. Na passagem de tempo, Raquel já está desmontando o restaurante para assumir a Paladar. Celina avisa a Odete que heleninha está de volta ao brasil.
Sábado – Candinho gosta de conhecer s amir e Zulma e Zenaide resgatam o menino. Picolé pede abrigo a Candinho e afirma que ajudará o rapaz a encontrar seu filho. Samir acompanha, contrariado, Zulma, que sai para aplicar golpes. e rnesto trabalha como promotor de rua. asdrúbal comenta com Celso que pensa em novas maneiras de procurar o filho de Candinho. Margarida repreende o comportamento de Quincas. Quitéria pede para Celso deixá-la trabalhar com Candinho. e stela reencontra Celso e os dois marcam um encontro.
Sábado – sofia apoia Rosa, que se entristece com mais um episódio de esquecimento. Nina desconfia de danilo. Ryan teme que a mercadoria de Vespa seja descoberta por Fabiana. denise acompanha jéssica na visita à mansão. Rebeca avisa a Abel que Vanderson visitará Sofia. Vanderson flagra Tânia e Ricardo tramando contra j aques. Nina chantageia d anilo. Leo tem uma ideia para a comemoração dos 60 anos da boaz. jussara cuida de Alan. Sofia confessa a Abel que não sentiu algo bom sobre Vanderson. jaques pressiona Tânia. Marlon questiona Leo sobre samuel. Tânia usa sofia para manipular Leo e atacar jaques.
Sábado – Marco aurélio lembra a Leila que a clínica de estética do casal é de fachada. Vasco compartilha com Consuêlo seu desejo de arrendar o bar que foi de Poliana. Renato comenta com solange que corre o risco de fechar a Tomorrow, e demite bartolomeu e Marieta. Raquel renova seu visual. Tiago e Fernanda dormem juntos. solange cria um projeto de revista de bordo para Renato vender para a TCa e salvar a Tomorrow. Renato se surpreende com a chantagem de Marco Aurélio. Raquel fecha contratos para a Paladar. Celina fica nervosa quando heleninha pergunta sobre as pastas da Paladar que a tia tem nas mãos.
nna. alerparadeirepoupor ouamizade quer pergunta pistas
Quinta – Gabriel fica triste por Felipe desistir da terapia, já que ele estava progredindo. Cristina assina contrato para seguir carreira e se apresentar em um festival de música em são Paulo. Norma promete regalias a Flora se ela aceitar a proposta de ser inimiga de anna, mas Flora não aceita. senor escuta anna, Isadora, Lavínia e Manu falarem sobre a criação de um novo clubinho. Thomas fala para Betina não se meter no relacionamento dele com Cristina. Betina e César se vestem de Shirley e Wanda para investigar a relação de Thomas com Cristina.
Sexta – senor comenta com Lucas que o novo grupo das meninas deve ser para ir contra os Luíses. No encontro, Cristina diz a Thomas que precisa falar com ele à noite. Pilar chama a atriz e psicóloga Pequena Lo para dar uma aula sobre inclusão no colégio. Gabriel fala para Pilar que deseja formar uma família. ela chora, por lembrar de um passado traumático, já que perdeu o filho. Thomas se arruma com traje social, achando que vai ser pedido em casamento por Cristina; no encontro, ela termina com ele e diz que vai seguir seu sonho profissional.
Desafiado de comandar a 12ª temporada do “MasterChef Brasil” ao lado de Helena Rizzo e Erick Jacquin, sem a mediação de um apresentador, Henrique Fogaça garante que o trio encara bem a nova fase do talent-show culinário exibido pela Band.
A nova temporada intensifica o foco na brasilidade e nas raízes culturais do país. Fogaça elogia a seleção de desafios. Porém, além da técnica, o equilíbrio emocional é apontado pelo chef como um fator crucial para os candidatos se manterem na disputa. “O ‘MasterChef’ pode levar você à felicidade, com uma vitória, e depois jogar lá em baixo. Você vai bem em uma prova, pega outra e para na eliminação. Uma crítica que a gente faça e o cara desaba... Então, equilíbrio é muito importante”, alerta.
P – O “MasterChef Brasil” completa 11 anos em 2025. Como você vê essa trajetória?
R - São muitas histórias, de muita transformação no nosso país e fora do país também, na casa das pessoas, com a gente levando entretenimento. Temos um programa que, além de ser um reality em que as pessoas torcem para alguém, querem que outro se ferre. É importante no quesito de conhecimento, de cultura e de gastronomia. No Brasil, cada
estado é praticamente um país. Temos muitos ingredientes que a gente nem conhece e acabamos descobrindo no “MasterChef”. Temos uma produção excelente, que traz provas desafiadoras. Então, tem um aprendizado interessante para inclusive para nós, na questão profissional, como cozinheiros.
P – E como tem sido essa nova jornada no “MasterChef Brasil”, agora também como apresentador?
R - A Ana (Paula Padrão) começou essa jornada com a gente e teve um papel muito importante. Porém, agora, a gente consegue assumir esse palco e fazer esse trabalho. Está sendo bem gostosa essa parte de puxar as provas e a gente, de uma certa forma, está tendo o acesso facilitado aos participantes. A Ana fazia a cerimônia, falava com o pessoal e, depois das provas, passava para a gente. Agora, a gente consegue ter esse conhecimento deles mais rápido, com esse acesso mais fácil aos competidores. E eu estou à vontade, está bem gostoso apresentar as provas, fazer tudo o que a Ana fazia. Esse ano promete muita coisa boa.
P - Qual a influência da culinária de vocês, chefs jurados e apresentadores, na escolha dos pratos ao longo da temporada?
R – A produção do “MasterChef Brasil” é impecável. Eles trazem várias ideias de temáticas de gastronomia. No começo, nos primeiros anos, eu trazia algumas ideias. Até hoje em dia, ainda fazemos isso. Mas a produção é uns 95% e tem aqueles 5% em que a gente dá um pitaco, uma ideia, e a equipe define o que vai ser feito. Há uma equipe muito criativa aqui.
P – Ao longo desses 11 anos no “MasterChef Brasil”, qual você considera ter sido o maior
ganho individual?
R – Acho que é uma extensão da minha profissão, que eu já fazia há mais de dez anos, no restaurante. Poder estar em um programa maravilhoso como esse, que é internacional, aprendendo de cozinha e julgando as pessoas, vivenciando, com uma exposição de mídia, de televisão, que é uma coisa absurda. Qualquer lugar que eu for no Brasil, em qualquer estado, tem uma pessoa que fala que me assiste no “MasterChef”. Essa visibilidade como um apresentador, como um cozinheiro foi fenomenal. As pessoas conheceram o meu restaurante, vem muita gente de fora, do Acre, de Tocantins, que vem para São Paulo e quer ter a experiência de conhecer o restaurante.
P – E qual seria a maior perda?
R – Não tem nada pesado, mas preciso abrir mão de algumas coisas. Tenho três filhos: a Olívia, que é especial e tem 18 anos; o João, que tem 16 e a Maria, que tem 9 anos. São 11 anos de gravação, um batidão pesado. Eu fico com eles por 15 dias em julho e, normalmente, esse é um mês em que estamos gravando. No ano passado, minha filha falou: “Papai, eu vou na sua casa ficar com você e você fica trabalhando”. Então, neste ano, para o “MasterChef Confeitaria”, pedi para ficar fora porque quero estar mais presente na vida dos meus filhos. Como eu não moro com eles, eu pensei muito.
“MasterChef Brasil” – Band – Terças, às 22h30. Exibição também no Discovery Home & Health e na HBO Max, às sextas, às 19h.
raio-x / Julia Mendes mergulha no drama de uma mãe em conflito com a própria crença em “Paulo, o Apóstolo”, série bíblica da Record
Conhecida pelo humor da beata fogosa
Anita de “Mar do Sertão”, novela da Globo exibida entre 2022 e 2023 na faixa das 18h, Julia Mendes mostra agora uma nova faceta em “Paulo, o Apóstolo”. Na série bíblica, dirigida por Edgard Miranda e já disponível no Univer Vídeo, com estreia na Record marcada para 7 de julho, ela experimenta, pela primeira vez, uma trama de época. Na história, ela é Adália, uma mãe que, ao tentar salvar os filhos da perseguição religiosa, renega publicamente sua própria fé. “Adália é toda feita desse amor que grita, que sofre, mas que não desiste”, define Julia.
O convite para o papel surgiu por meio da produtora de elenco Mônica Teixeira. “Foi um verdadeiro presente. A personagem que interpreto tem uma carga dramática muito intensa, que me despertou uma vontade enorme de mergulhar nesse universo e dar vida a ela com tudo o que eu tinha”, conta. Casada com Timão, personagem de André Rosa, e mãe de dois filhos pequenos, Adália protagoniza um dos principais dilemas morais da história. “Ela se vê diante de decisões muito difíceis, em meio a um cenário de perseguição religiosa, e isso a leva a questio-
nar tudo o que acredita”, explica. Para Julia, o conflito da personagem é o que a torna humana. “Quis construir uma personagem que fosse incoerente às vezes, como somos na vida real”, analisa. O processo de composição exigiu escuta e sensibilidade. Sem ser mãe, Julia buscou vivências de mulheres próximas para acessar esse lugar emocional. “Trabalhei com os vetores opostos que nos fazem humanos: a coragem e o medo, a fé e o desespero”, entrega. Ensaios com o colega André Rosa foram essenciais. “A gente lia os textos, foi uma troca muito bonita”, garante. Já cenas mais marcantes, como a da prisão de Adália, exigiram não apenas entrega emocional, mas também preparo físico. “Era tecnicamente complexo, com dublês, coreografias de tapa, empurrões… tudo precisava estar milimetricamente ensaiado para garantir segurança sem perder a emoção”, diz. Nos bastidores, porém, ela virou piada entre o elenco. Tudo por carregar marmitas para onde vai. “Nas gravações, principalmente em noturnas, sempre tinha alguém perguntando: ‘Julia, tem comida aí’? Isso já virou rotina!”, diverte-se.
Nascimento: 13 de abril de 1989, no Rio de Janeiro, RJ.
Atuação inesquecível: Como Nastácia Filíppovna no espetáculo teatral “O Idiota”, baseado na obra de Fiódor Dostoiévski.
Interpretação memorável: Emma Stone como Bella Baxter no filme “Pobres Criaturas”, lançado em 2023 e dirigido por Yorgos Lanthimos.
Momento marcante na carreira: “Quando passei no teste para fazer Anita em ‘Mar do Sertão’. Estava há muito tempo sem trabalhar por conta da pandemia”.
O que falta na televisão: “Programas de humor como ‘Os Normais’”.
O que sobra na televisão: “Muita propaganda”.
Se não fosse atriz, seria: “Atriz (risos)”.
Ator: Matheus Nachtergaele e Leonardo DiCaprio.
Atriz: Andrea Beltrão e Kate Winslet.
Novela: “O Cravo e a Rosa”, de Walcyr Carrasco e Mário Teixeira, exibida originalmente pela Globo entre 2000 e 2001.
Vilã marcante: Nazaré Tedesco, papel de Renata Sorrah na novela “Senhora do Destino”, escrita por Aguinaldo Silva exibida originalmente pela Globo entre 2004 e 2005.
Personagem mais difícil de compor: “Anita, por conta do sotaque e da realidade distante”.
Que novela gostaria que fosse reprisada: “A Próxima Vítima”, novela de Silvio de Abreu exibida originalmente pela Globo em 1995.
Que papel gostaria de representar: “Uma vilã daquelas (risos)”.
Filme: “Bastardos Inglórios”, lançado em 2009 e dirigido por Quentin Tarantino.
inside / Com um time de comediantes, Globo estreia “Aberto ao Público” aos domingos
Ostand-up comedy não perde o vigor. E nas últimas décadas tem sido responsável pela renovação do humor na televisão – e em outras mídias também. E é com base em artistas surgidos no gênero que a Globo retoma um programa de humor a partir do próximo domingo, dia 6, depois do “Fantástico”. No mesmo horário de comédias tradicionalíssimas, como “Saia de Baixo” e “Toma Lá Dá Cá”, surge o inédito “Aberto ao Público”. Na produção, talentos da cena do stand up brasileiro estrelam um formato inédito onde a plateia sobe no palco. “A proposta aqui é a espontaneidade. Desde o início, nossa preocupação foi criar um programa que falasse sobre a vida real, com histórias verdadeiras e situações com as quais qual -
quer pessoa possa se identificar. E isso vem diretamente da plateia, que protagoniza o programa junto com a gente e com o convidado famoso da vez”, afirma o comediante Maurício Meirelles, idealizador do “Aberto ao Público”.
O programa ainda conta com Bruna Louise, Murilo Couto e Thiago Ventura no elenco. Eles conduzem a produção que terá um formato dinâmico, com a plateia participando ativamente da diversão. Em cada episódio, o elenco fixo recebe um comediante convidado e uma celebridade, que assume o papel de apresentador da noite, semelhante ao “Saturday Nigth Live”, que está há décadas na tevê estadunidense. A missão é conduzir quadros, a partir de histórias trazidas pela plateia, que promovam interações inesperadas entre
anônimos e o elenco do episódio, em busca de uma experiência única, divertida e imprevisível. “Nossa ideia nunca foi simplesmente colocar um show de stand-up na televisão. Queríamos algo novo, que captasse a energia da cena de comédia de São Paulo e funcionasse bem no formato televisivo. E foi aí que encontramos o ponto-chave do ‘Aberto ao Público’: a plateia. Ela é o coração do programa”, explica Gui Cintra, um dos diretores da produção.
Para este papel de mestre de cerimônias, foram convocados quatro nomes conhecidos do grande público: a atriz Deborah Secco, o exjogador e comentarista Denílson, a musa fitness Gracyanne Barbosa e o ator Marcos Pasquim. “Foi muito gostoso participar. Eu adoro rir, e estar ali com eles foi leve, espontâneo e cheio de
histórias boas”, valoriza Gracyanne.
Além disso, três episódios da produção contarão também com a energia dos humoristas Luana Zucoloto, Rodrigo Marques e Fabio Rabin, que se revezam no palco ao lado do time fixo. Dona de mais de 2 milhões de seguidores em uma de suas redes sociais, Luana é conhecida por viralizar vídeos que satirizam, com olhar crítico, o universo corporativo e as pequenas contradições do dia a dia nas empresas. “São quatro comediantes completamente malucos fazendo quadros, interagindo com a plateia, não tem nada de stand-up, é uma mistura de tudo, é só para a gente dar risada e ser muito feliz”, simplifica a humorista.
“Aberto ao Público” – Estreia dia 6 de julho, na Globo.
bastidores / Mesclando humor, romance e grande elenco, “O Cravo e a Rosa” completa 25 anos
Walcyr Carrasco e Walter Avancini começaram a trabalhar juntos em meados dos anos 1990. À época, embora o novelista estivesse contratado do SBT, ele escreveu sob o pseudônimo Adamo Rangel o sucesso “Xica da Silva”, novela idealizada e dirigida por Avancini para a extinta Manchete. Amizade e parceria profissional que ultrapassou os limites dos estúdios e emissoras, quando Avancini foi convidado para voltar à Globo, na virada dos anos 2000, logo indicou o nome de Carrasco para integrar o time de autores da empresa, que buscava incrementar a faixa das seis. Juntos, eles ofereceram para a emissora uma adaptação de “A Megera Domada”, clássico de William Shakespeare, concebida como remake de “O Machão”, sucesso setentista concebido por Ivani Ribeiro para a Tupi, o que resultou em “O Cravo e a Rosa”, exibida há 25 anos. “Foi a melhor estreia possível na Globo. Um trabalho onde tudo deu certo. Avancini conseguiu reunir um elenco realmente notável e que o
admirava como realizador. Minha cabeça estava fervilhando de ideias e trabalhar em cima de um texto clássico me deu uma certa segurança”, avalia o autor, que dividiu o texto com Mário Teixeira.
Ambientada na São Paulo dos anos 1920, a trama era centrada no relacionamento conturbado entre Petruchio e Catarina, protagonistas de Eduardo Moscovis e Adriana Esteves. Ele, um fazendeiro machão e produtor de queijos com dificuldades financeiras e ela, uma temperamental jovem rica feminista que não quer saber de um casamento arranjado. Por isso, ficou conhecida por botar para correr todos os seus pretendentes. Considerada um caso perdido, a possibilidade de arrumar um marido para Catarina passa a preocupar seu pai, o banqueiro Batista, e a irmã mais nova, Bianca, personagens de Luís Melo e Leandra Leal. Em sintonia com esses anseios, Petruchio tem uma dívida prestes a vencer que pode colocar em risco sua fazenda. Por isso, aceita a empreitada de cortejar Cata-
rina e entrar para uma família abastada. No meio do caminho, entretanto, os dois acabam de fato se apaixonando. “Esse projeto tem lugar garantido no meu coração. A Catarina é uma personagem com uma mensagem muito legal de igualdade de gêneros e apoio mútuo entre mulheres. O texto sempre mexe muito com o público e comigo”, ressalta Adriana. Prevista para ter em torno de 90 capítulos, os bons números de audiência mais que dobraram a duração do folhetim, que ficou no ar por 221 capítulos. Por isso, Walcyr teve de criar novas possibilidades para manter o fôlego da história. Sem esquecer o casal principal, o autor inves-
tiu em tipos secundários carismáticos como Cornélio, Dinorá, Joana, Lindinha e Januário, papéis de Ney Latorraca, Maria Padilha, Tássia Camargo, Vanessa Gerbelli e Taumaturgo Ferreira, respectivamente. Por fim, exigiu da Globo mais cenários e apostou na renovação da trama a partir de uma nova vilã, Marcela, de Drica Moraes. “Marcela era finíssima, debochada e muito divertida. Surgiu para atrapalhar a relação da Catarina e do Petruchio e infernizou a vida de quase todo o elenco. Entrei no meio da trama e logo me senti parte de todo aquele ambiente de criação capitaneado por Walcyr e Avancini”, destaca Drica.
CarolINe BorGes
> Humberto Moraes se encantou pelo justo Marlon logo nas primeiras linhas do texto de “Dona de Mim”. O ator, que protagoniza a trama ao lado de Clara Moneke, valoriza os detalhes que cercam o mocinho da atual novela das sete. “Marlon é obstinado, sonhador, corajoso, justo, imprudente e um pouquinho arrogante, mas só pelos motivos que ele acredita serem os certos”, explica Humberto, que vive seu primeiro mocinho em novelas. “ Ele é bonzinho, quer mudar o mundo, ser policial militar ”, completa.
Dia de celebrações
Para celebrar o dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha, o GNT exibe a entrevista com Taís araújo que foi ao ar no “Fantástico”. a produção vai ao ar no dia 25 de julho.
Mais humor
otávio Müller, que esteve no elenco de “Pablo & Luisão”, participará do humorístico “Volte sempre”, do Multishow. a produção estreia dia 21 de julho.
Nova temporada
o Gloob irá estrear a segunda temporada de “o dia em que Minha Vida Mudou”. a produção infantojuvenil estreia dia 21.
Mergulho bíblico
Floriano Peixoto voltará ao ar no elenco de “Paulo, o apóstolo”, da Record. Na produção bíblica, ele viverá Caifás. a trama épica estreia na próxima segunda, dia 7.
Obras no “streaming”
a trama de “Fera Ferida” chegará ao Globoplay. Com edson Celulari, Giulia Gam e Lima duarte no elenco, o folhetim estará disponível a partir do dia 28.
Filme nacional
júlia svacinna está no elenco do filme “Família, Pero No Mucho”, original Netflix. a comédia nacional é estrelada por Leandro hassum e tem estreia marcada para o dia 18 de julho.
Futebol feminino
o sporTV transmitirá a Copa américa Feminina. a competição acontece entre os dias 12 de julho e 2 de agosto.
Perguntas e respostas
Luciano huck comandará mais uma temporada do quadro “Pequenos Gênios”, do “domingão”. a competição, no entanto, ainda não tem data de estreia prevista.
Bate-papo musical a tevê sempre teve um bom espaço na carreira de Sandy. A cantora, que já protagonizou novela e seriado na Globo, retorna ao vídeo para comandar o simpático “Nesse Canto eu Canto”, que vai ao ar no Multishow. Na produção, a artista recebe convidadas especiais em um batepapo descontraído, íntimo e inspirador, misturando música e conversa. “apresentar uma série musical entrelaçada com boas histórias tem tudo a ver comigo! Me senti desafiada e ao mesmo tempo com muita vontade. estou muito animada com o projeto”, aponta
Novo comando
após deixar a band, ariel jacobowitz está de emissora nova. o diretor comandará o “encontro com Patrícia Poeta”.
Projeto curto
Cristianne Fridman fará parte da equipe de Walcyr Carrasco para um novo projeto nas tardes da Globo. o projeto está em fase de pré-produção e ainda não tem estreia prevista.