3 minute read

Campanha estima arrecadar 500 caixas de chocolate

Next Article
Fora dos padrões

Fora dos padrões

>> o objetivo

Campanha

Advertisement

e dinaldo m oreno Da Redação

AUn iversidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) iniciou a arrecadação de doações para a Campanha de Páscoa ‘Faça uma Criança Feliz’. Em 2023, a instituição estima arrecadar, aproximadamente, 500 caixas de chocolate. O objetivo da campanha é proporcionar uma Páscoa mais doce para crianças de famílias vulneráveis socialmente.

Nesse ano, a entidade escolhida para receber as caixas de chocolate é a creche Escola Estadual Erondina Cavalcanti Dantas, localizada no bairro Dom Jaime Câmara. Atualmente, a escola atende cerca de 400 estudantes do pré-escolar e ensino fundamental. É uma escola onde estudam crianças da comunidade, com vulnerabilidade também, então a organização decidiu voltar a campanha para a Escola esse ano.

Aberta para toda a sociedade, a campanha objetiva arrecadar chocolates para as crianças daquela instituição de ensino. As

Campanha contemplou crianças na zona rural

des rurais da Alagoinha, do Assentamento Paulo Freire na MAISA.

na Cavalcanti Dantas, no Dom Jaime.

caixas de chocolates podem ser entregues na reitoria da Universidade ou por meio de donativos em dinheiro na conta da Caixa Econômica, Agência: 1013-8, Operação: 1388 (poupança pessoa jurídica), Conta: 762930967-9, Fundação Guimarães Duque.

“Quero convidar a toda a sociedade de Mossoró para participar da Campanha de Páscoa da UFERSA para que possamos no dia 3 de abril promover a entrega dos chocolates para as crianças assistidas pelo Padre Sátiro Dantas”, convidou a reitora Ludimilla Oliveira.

As pessoas que tiverem interesse em participar da campanha podem doar uma caixa de Chocolate a partir de 170 gramas na reitoria da Ufersa, no campus Leste em Mossoró, até o dia 3 de abril.

“Já quero convocar a toda a sociedade de Mossoró para participar da Campanha de Páscoa da UFERSA para que possamos, no dia 3 de abril, promover a entrega dos chocolates para as crianças assistidas pelo Padre Sátiro Dantas”

Ao longo dos anos, a campanha tenta beneficiar crianças de diferentes áreas e comunidades da cidade, seja na zona urbana ou rural. A campanha já contemplou crianças de comunida -

E agora está engajada em proporcionar uma Páscoa mais doce para as crianças matriculadas na Escola Estadual Erondi -

A Ufersa acredita que ao longo de todas as campanhas realizadas nesse intuito já entregou mais de 3 mil caixas de chocolate.

Ao promover e apoiar a diversidade religiosa em todos os seus espaços de atuação, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) reforça o título de uma instituição socialmente referenciada e inclusiva para todos os povos, raças e religiões.

No dia 21 de março será comemorado, pela primeira vez, o Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé, criada pela Lei 14.519/2023, de 5 de janeiro deste ano.

A Diretoria de Ações Afirmativas e Diversidade (DIAAD) e o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi), ambas da Uern, e o Fórum das Comunidades Tradicionais de Terreiros de Matriz Afro-Ameríndia de Mossoró/RN, estão organizando um momento celebrativo para acontecer assim que a situação de segurança pública no Estado venha a se normalizar e as atividades presenciais voltem a acontecer na Universidade.

O evento contará com um momento afro-religioso com Pai Bolinha, uma performance artística com a atriz Tony Silva e as apresentações do Maracatu Rei de Paus, de Mossoró, do EP Afro Lundu, do professor Guilherme Paiva, e a dos Pontos Cantados nos Xangôs de Mossoró.

De acordo com a professora Dra. Eliane Anselmo, titular da Diaad e integrante do Neabi, o dispositivo legal representa um marco histórico para a população negra, valorizando as tradições de matriz africana do Brasil, em especial as nações de candomblé, religião historicamente perseguida e demonizada, como tudo que se refere à cultura negra.

“E ainda, vai de encontro às demandas da comunidade afro-brasileira por reconhecimento, valorização e afirmação de direitos, já apoiada com a promulgação da Lei 10639/2003, que estabelece a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileiras e africanas nas escolas. A importância desta data está, assim, no reconhecimento e na visibilidade da história e das lutas do povo negro, das culturas africanas violentamente colonizadas e de nossas raízes afro-brasileiras no país”, destacou a docente.

Desde a criação do Neabi, em 2007, a Uern demonstra o seu compromisso com a pauta afro-brasileira e com o povo negro de maneira geral, demonstrando defesa, apoio e o incentivo às religiões de matriz africana na cidade de Mossoró e região.

A partir de 2013, a Instituição vem dando apoio logístico à realização da tradicional Louvação ao Baobá realizada pelos terreiros da cidade, que acontece no dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra e de Zumbi dos Palmares.

A realização do Culto aos Orixás no Campus Mossoró,

Uern demonstra o seu compromisso com a pauta afro-brasileira e com o povo negro de maneira geral dIVerSIdade reLIGIoSa

This article is from: