4 minute read

Nove líderes de facções são transferidos para presídios federais

Next Article
Fora dos padrões

Fora dos padrões

>> até a manhã deste sábado , as forças de segurança haviam prendido 106 suspeitos de ataques criminosos

Nove líderes de facções criminosas que atuam no Rio Grande do Norte foram transferidos para penitenciárias federais na noite de sextafeira, 17. Eles estavam no Presídio Rogério Coutinho, no Complexo de Alcaçuz, e são suspeitos de coordenarem as ações criminosas iniciadas na madrugada de terça-feira, 14. Os presos foram encaminhados para o Sistema Penitenciário Federal (SPF).

Advertisement

A operação foi realizada pela Força de Cooperação Penitenciária (Focopen), da Secretaria Nacional de Políticas Penais (SENAPPEN), e teve apoio dos policiais penais que atuam na Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP).

Com estas transferências já são 10 custodiados do Rio Grande do Norte

O Ministério Público Federal (MPF) solicitou informações atualizadas sobre o sistema prisional do Rio Grande do Norte (RN) a órgãos de segurança pública do estado e também a órgãos do governo federal. Os ofícios foram expedidos nesta sexta-feira (17) pela Câmara de Controle Externo da Atividade Policial e Sistema Prisional (7CCR). O objetivo é reunir dados possam subsidiar a atuação do MPF.

O estado vive uma onda de ataques orquestrados por uma organização criminosa que, supostamente, protesta contra as condições precárias nas penitenciárias. Ataques incendiários foram registrados contra prédios públicos, estabelecimentos comerciais e veículos em pelo menos 14 cidades potiguares.

No documento enviado ao Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura (MNPCT), vinculado ao Ministério dos Direitos Humanos e incluídos nas penitenciárias federais desde o início dos ataques no Rio Grande do Norte. Os presos são acusados de comandar os crimes como homicídios e tráficos de drogas, além de estar envolvido em planos de fugas e ataques a patrimô-

no RN

da Cidadania, o MPF solicita acesso ao último relatório de vistoria realizada pelo órgão, que aponta graves violações no sistema penitenciário no estado nordestino.

Também receberam ofícios do MPF o Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária, vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), e a Comissão do Sistema Prisional, Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública do Conselho Nacional do Ministério Público.

Nesses documentos, pede-se o compartilhamento de relatórios de visitas e dados de inspeções realizadas nos estabelecimentos prisionais do RN nos últimos três anos. O MPF quer apurar eventuais violações de tratados internacionais ratificados pelo Brasil e irregularidades no repasse de recursos do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen) ao estado.

No Sistema Penitenciário Federal os presos ficam isolados em celas individuais, com visitas monitoradas e apenas por parlatório, com rigorosos procedimentos de segurança.

O Sistema Penitenciário Federal opera há quase 17 anos sem registro de fuga, rebelião e nem entrada de materiais ilícitos.

Ba L a N ço

Até o final da manhã deste sábado, 18, o balanço das ações das forças de segurança apontava para 106 suspeitos presos, sendo 3 adolescentes, 11 foragidos da Justiça recapturados, 1 tornozelado preso com arma de fogo, 1 tornozelado com galão de gasolina.

Na lista dos 106 presos, estão os 18 suspeitos detidos na Operação Normandia, executada na manhã de sexta-feira, 17.

N nios públicos e privados no Rio Grande do Norte. Após as transferências, eles podem ficar custodiados em qualquer uma das cinco

Homens encapuzados expulsam moradores e incendeiam casas

No quinto dia seguido de ataques criminosos no Rio Grande do Norte, neste sábado, 18, bandidos expulsaram moradores e incendiaram três casas no bairro Igapó, Zona Norte de Natal. Os elementos fugiram e não foram identificados até o fechamento desta edição. Um boletim de ocorrência foi registrado, na Polícia Civil.

Segundo reportagem da InterTV Cabugi, quatro criminosos encapuzados e com coletes a prova de balas chegaram à Travessa Marcílio Dias por volta de 0h30 e expulsaram nove moradores das três casas, todos da mesma família. Uma idosa de 77 anos foi tirada da cama com uma arma apontada para a cabeça.

Um vizinho que tentou ajudar as vítimas a apagar o fogo acabou desmaiando por ter inalado fumaça e foi hospitalizado.

“Eles arrombaram o portão da frente e saíram arrombando as portas das outras casas, que ficam em um terreno só. Foi com muita violência, ameaçando todo tempo, botando todo mundo para fora e colocando fogo em todo canto, gasolina em todo canto. A unidades federais localizadas em Catanduvas (PR), Campo Grande (MS), Mossoró (RN), Porto Velho (RO) e Brasília (DF). gente perdeu tudo. O que eu e mais duas irmãs minhas temos agora é a roupa que estamos vestindo”, afirmou uma moradora, que pediu para não ser identificada.

“A gente fica com muito medo, porque não sabe quem são essas pessoas. Minha mãe tem problema do coração, uma senhora de 77 anos, ser tirada da cama dela. Chutaram a porta do quarto, tiraram ela com uma arma na cabeça. A gente achava que estava seguro dentro de casa, mesmo assim fizeram isso”, relatou.

Moradores da região realizam uma campanha para arrecadar dinheiro, roupas e móveis para as vítimas.

E mais: 31 armas de fogo apreendidas; 4 simulacros de arma de fogo apreendidos; 87 artefatos explosivos apreendidos; 23 galões de gasolina apreendidos; 11 motos apreendidas; 2 carros apreendidos; dinheiro apreendido; drogas apreendidas; munições apreendidas; produtos de furto recuperados.

PoLiciaL assassiNaDo Um policial penal do Rio Grande do Norte foi morto a tiros em um atentado realizado por criminosos na noite de sexta-feira, 17, em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal. Carlos Eduardo Nazário, de 49 anos, foi socorrido e levado em uma viatura da Polícia Militar para o Hospital Santa Catarina, na Zona Norte de Natal, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

Segundo a polícia, o crime aconteceu por volta das 21h30. Familiares informaram que o policial penal foi atingido com três tiros no braço, na perna e no tórax, enquanto estava em um comércio do bairro.

ALUGA-SE CONSULTÓRIO MÉDICO

Aluga-se Consultório Médico, localizado à Rua Juvenal Lamartine, 807, Mossoró – RN, por meio período que vai das 12h às 18h, todo mobilhado e com frigobar. Indicado para Clínico Geral – Gastro ou Proctologia. Contato: (84) 98133-7907

AçõeS

This article is from: