4 minute read

‘novo piso salarial dos professores é lei, portanto, deve ser cumprido’

Next Article
Fora dos padrões

Fora dos padrões

Por César santos - Da Re Dação – Fotos: jo R nal D e fato

A cidade de Governador Dix-sept rosado, distante pouco mais de 30 quilômetros de Mossoró, vive um momento especial com a execução de obras estruturantes e a retomada do crescimento que sofreu um intervalo em anos passados. Esse novo momento pode ser creditado à atual gestão municipal, conduzida pelo médico a rtur Vale . Prefeito pela primeira vez, embora oriundo de tradicional família política, Artur decidiu implantar um novo modelo de gestão, priorizando pautas importantes, que estavam esquecidas no pas -

Advertisement

Há um debate, nesse momento, sobre a implantação do novo piso salarial dos professores. entidades que defendem as gestões municipais questionam a lei e a maioria ainda não implantou o reajuste de 14,95%. Como o senhor está tratando o assunto em Governador Dix-sept rosado?

Primeiro, deve ser dito que o piso é lei, portanto, um direito dos professores; a nossa gestão reconhece isso. Nós vamos implantar o novo piso, entendemos que é preciso cada vez mais valorizar os professores, pois só assim é possível reconhecer a sua importância. Mas, precisamos discutir como esse pagamento será feito. Nós já tivemos a primeira reunião com os representantes do sindicato e reafirmamos que a nossa gestão tem todo o interesse de conceder o novo piso. Estamos analisando com a nossa equipe para definirmos aonde vamos realocar os recursos para garantir o pagamento. Na reunião, nós falamos que no ano passado implantamos o piso com reajuste de 33,24%, que foi o maior reajuste da história de Governador Dix-sept Rosado. Para isso, tivemos que investir quase 2 milhões de reais, recursos próprios, de forma que garantimos o cumprimento da lei e a valorização dos nossos professores. Vamos garantir esse investimento de novo, exatamente para arcar com a demanda do novo piso salarial. Estamos estudando como iremos fazer a relocação de recursos para garantir esse direito da categoria.

Quando o senhor afir- ma que reconhece a lei do piso salarial dos professores, está pedindo um voto de confiança à categoria para a implantação do novo reajuste?

A categoria, tenho certeza, confia na nossa gestão porque, como disse antes, em 2022 implantamos o maior reajuste salarial da história do nosso município. O próprio sindicato dos servidores reconhece isso. Veja que os recursos do sado. É o caso da construção do Hospital Municipal, uma obra ousada, avaliada em quase r $ 5 milhões, que certamente vai mudar a assistência à saúde dos dix-septienses. É sobre isso que o prefeito Artur destaca nesta entrevista ao Cafezinho com César Santos. Ele garantiu que o hospital será concluído e inaugurado e que vai mudar a vida da população. o prefeito aborda outros temas relevantes, como a garantia de implantação do novo piso salarial dos professores, e responde se pretende buscar a reeleição no pleito de 2024. Leia: do a questão de mobiliários, reformando esses mobiliários, também instalamos climatização em algumas unidades localizadas na zona rural e realizamos uma série de melhorias. Estamos trabalhando para instalar um laboratório de robótica na rede municipal, que será um suporte muito importante para o aprendizado de nossos alunos. Também investimos para garantir transporte escolar e o transporte dos estudantes universitários que se deslocam para Mossoró e outras cidades, que exigem um grande investimento. É importante pontuar que para garantir esse serviço, a nossa gestão banca uma parte que seria de responsabilidade do Governo do Estado. Outra ação positiva é o cursinho preparatório para os estudantes que pretendem ingressar no ensino técnico (IFRN) e no ensino superior por meio do Enem. Colocamos professores para capacitar esses estudantes. Então, temos muitos investimentos realizados na Educação, além, claro, da valorização dos profissionais. também implantou o Ensino de Jovens e Adultos (EJA), formamos mais de 80 pessoas em 2022. Isso significa inclusão, que é possível realizar com a valorização da democratização do ensino público. u m dos grandes ou o maior projeto que Governador Dix-sept rosado dispõe é a construção e instalação do Hospital Municipal. Muitos gestores evitam construir hospital, temendo insuficiência financeira para a sua manutenção, e acabam transferindo os seus munícipes para assistência à saúde em cidades de maior parte. o senhor acredita que é possível, mesmo, o município construir e sustentar o seu próprio hospital? a valorização do professor é o ponto de partida para se ter educação de qualidade. e ssa é a convicção de sua gestão?

Não temos a menor dúvida que Governador Dixsept Rosado tem capacidade de ter o seu hospital para cuidar das pessoas e salvar vidas. Realmente, a maioria dos gestores de municípios de pequeno porte acha que é impossível, mas nós entendemos de outra forma e acreditamos no empreendimento, a partir da boa gestão e de parcerias com organismos públicos. Eu sou médico e gestor público, portanto, tenho o entendimento que é possível construir o hospital e manter a estrutura funcionando.

Como essa obra vai ser concretizada?

Fundeb, que é transferido da União para a Prefeitura, são insuficientes para cumprir essa demanda, mas nós vamos garantir esse direito usando recursos próprios. Nós reconhecemos a importância dos trabalhadores da Educação, por isso, defendemos, na prática, a sua valorização.

Nós entendemos que é impossível ter uma educação de qualidade sem investimentos, e essa valorização deve começar pelos professores. A nossa gestão fez uma série de investimentos na educação, como parte prioritária do nosso plano de governo. Reformamos todas as escolas da rede municipal de ensino, estamos melhoran- o senhor colocou no plano de governo, apresentado em campanha eleitoral, a democratização do ensino público municipal. é possível observar que essa proposta está sendo cumprida?

Sim. A nossa gestão está implantando as eleições diretas para diretor e vicediretor de escolas. Enviamos o projeto para a Câmara Municipal, que foi aprovado em 2022, e agora o processo democrático de escolha dos gestores escolares está pronto para ser realizado. A nossa gestão

Nós conseguimos recursos da ordem de 3 milhões de reais, por meio do exdeputado federal Beto Rosado, a quem a gente agradece por esse benefício. Os recursos estão disponíveis em conta na Caixa Econômica Federal. Outra parte necessária para a construção do hospital será garantir com recursos do próprio município. Levantamento que fizemos junto à equipe técnica e de engenharia, o nosso hospital custará em torno de 5 milhões. Esses recursos nós vamos garantir. Quanto ao funcionamento do hospital, temos a responsabilidade de garantir que a Prefeitura de Governador Dix-sept Rosado tem todas as condições para isso, além, claro, da parceria e de convênios com os governos estadual e federal e outras instituições. O importante é que estamos trabalhando para garantir mais saúde a nossa população, mais qualidade de vida, e um equipamento como um hospital é imprescindível.

This article is from: