Jornal de Belô nº 167 - 16 a 31/05/23

Page 1

Tudo na brasa! Francisco Dumont /jornaldebelo @jornaldebelo issuu.com/jornaldebelo2019 NÚMERO 167 jornal de belô Distribuição Quinzenal CENTRO-SUL Carnes preparadas por quem entende muito bem do assunto Se você gosta de churrasco, comida boa e música de primeira, vem aí o Festival Fuegos no Parque da Gameleira. O evento promete receber mais de três mil pessoas.

inauguração, os empresários

ELA CHEGOU!

Robhson Abreu

robsonabreu@pqn.com.br

MOSTRA MARAVILHOSA

Pela 1ª vez, o edifício sede do Iepha, o imponente Prédio Verde, integrante do Circuito Liberdade, abrigará a 8ª edição da mostra Modernos Eternos, que acontecerá de 20 de junho a 9 de julho. O local faz parte da história da fundação de BH e contemplará diferentes vertentes - do vintage ao contemporâneo. A programação, coordenada pela competente Josette Davis, reunirá 36 pro ssionais que assinarão mais de 30 ambientes. A programação o cial das ações culturais e as atrações artísticas será divulgada em junho.

Startups de comunicação: venture builder é pra elas!

As startups de comunicação enfrentam vários desa os – a competição acirrada com empresas estabelecidas, a necessidade de se destacar em meio ao grande volume de informações disponíveis, captação e retenção de clientes, a busca por investimento nanceiro, entre outros. Podemos citar, ainda, o recrutamento, a retenção de talentos e a rápida adaptação às mudanças.

As inovações do setor devem car atentas aos avanços tecnológicos e às novas formas de consumo. O tema cresceu com a alta das redes sociais e a mudança de paradigma de trabalho com inteligência arti cial. Inovar nunca foi tão importante para oferecer soluções que atendam às expectativas dos clientes. E uma das formas de alavancar startups de comunicação é através das venture builders. Elas ajudam a desenvolver ideias, construir um modelo de negócio, estabelecer uma marca forte, captar investimentos, contratar talentos e escalar seus negócios.

Para inovações desta área, em particular, o modelo oferece recursos valiosos visando ao desenvolvimento de plataformas de comunicação. Destaco a construção de tecnologia, a criação de conteúdo, a captação de clientes, o suporte estratégico e a utilização de corporações e ambientes para testes das soluções propostas.

A Corello, marca de calçados femininos, acaba de inaugurar sua primeira loja na capital mineira.

A unidade foi instalada no piso Nova Lima do BH Shopping. A intenção é levar aos consumidores a uma full brand experience, apresentando as coleções e últimos lançamentos, como a coleção-cápsula Runway Edition, criada com exclusividade para o des le das grifes Skazi e Tu Duek.

Com a nova unidade, a grife soma três inaugurações - ParkShopping São Caetano e no Jundiaí Shopping. Ao todo, são 25 lojas físicas espalhadas pelo Brasil.

Madeira, recortes, formas geométricas e uma estética clean presentes no conceito visual da loja representam o DNA fresh e bold da marcaidentidade que também está presente nas coleções, campanhas e comunicações. Destaque para a iluminação, criada para colocar os sapatos e acessórios como os protagonistas do espaço.

jornal de belô

Desde 2014, o Jornal de Belô é uma publicação gratuita e quinzenal, editado pela PQN - Pão de Queijo Editora Ltda.

CNPJ: 11.385.415/0001-47

Praça Raul Soares, 8 conj. 1201 Centro

CEP: 30180-030 BH/MG

Jornal de bairro distribuído pelo WhatsApp e outras redes sociais aos moradores e do Centro, Lourdes, Funcionários e região.

ENCONTRO HISTÓRICO

O Santíssimo Resort, na histórica Tiradentes, recebeu o encontro comercial da TIM, com colaboradores de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Durante o evento, foram celebradas as marcas históricas alcançadas pela operadora no último ano, com a cobertura de sinal 4G em todos os 853 municípios mineiros e a liderança do 5G em BH. Além disso, foram estipuladas metas para alçar a TIM ao posto de operadora mais querida do Brasil. O prefeito de Tiradentes, Nilzio Barbosa, compareceu ao encontro e pode atestar as altíssimas velocidades do 5G, que teve uma antena instalada no resort para o encontro comercial.

DIRETOR E EDITOR GERAL: Robhson Abreu robhsonabreu@jornaldebelo.com.br

Tel.: (31) 98428-3682

REDAÇÃO: Rangel Fernandes e Maristela Bretas

ACESSE: www.issuu.com/jornaldebelo www.facebook.com/jornaldebelo

CONTATO: (31) 2127-4651 redacao@jornaldebelo.com.br

ANUNCIE: (31) 98428-3682 2127-4651 publicidade@pqn.com.br

“Artigos assinados são de inteira responsabilidade do cada autor. Não expressando assim a linha editorial do Jornal de Belô”.

Nesse sentido, há venture builders especializadas na área que entenderão as principais necessidades das startups com boas soluções, farão estratégias de acordo com o estágio da empresa, o cliente e os objetivos para colocar o produto no mercado e indicar para quem a sua solução pode ser e ciente, em função da rede de relacionamentos já construída pela venture builder.

Por sua vez, todas as startups devem ter conhecimento e experiência no ramo. A nal, sem acesso a pessoas que vivem as dores do mercado diariamente, é muito difícil pensar em novos problemas. Além disso, ter um dolo de negócios claro e viável; um produto ou serviço diferenciado que resolva um problema; e capacidade de adaptação às mudanças do mercado e da indústria de comunicação.

Portanto, é fundamental se comunicar bem, ter uma equipe com pro ssionais experientes e acesso a ambientes de teste e ecossistema para vender. Não adianta a startup receber o capital sem saber o que fazer com ele, sendo mais importante ter acesso às pessoas certas que vão abrir portas para testar as hipóteses e vender o mais rápido possível. Outros pontos fundamentais são de nir os objetivos e ter um plano sólido para alcançá-los, sabendo enfrentar os desa os e as incertezas que surgem.

jornal de belô 2 Coluna BH, 16 a 31 de maio de 2023 Número 167
Divulgação Na Gabriela, Carla e Felipe Silvarolli Divulgação Gustavo Xavier

Presenteou e quer trocar? Fique atento!

ROBHSON ABREU

Após as datas comemorativas, como o Dia das Mães, comemorado no último dia 14 de maio, o movimento no comércio de Belo Horizonte costuma a car agitado devido à necessidade da troca de produtos, principalmente roupas e calçados, que não serviram ou não agradaram muito às mamães.

Ao contrário do que muita gente pensa, as lojas só são obrigadas a fazer a troca se o item apresentar algum defeito, e, ainda assim, após o prazo de 30 dias que é dado ao fornecedor para consertá-lo.

Apesar disso, a maioria dos estabelecimentos concorda em trocar o item adquirido, mesmo que

em perfeitas condições. Os comerciantes costumam oferecer esse benefício não apenas para agradar seus clientes. Eles sabem que esse novo contato com o consumidor signi ca a oportunidade de vender mais alguma mercadoria.

SAIBA A POLÍTICA DE TROCAS DA LOJA

Antes de comprar é importante se informar sobre a política de troca da loja. As condições devem estar sempre a xadas em local visível dentro do estabelecimento ou descrita na nota de compra.

Segundo Marcelo Barbosa, coordenador do Procon da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), o consumidor deve guardar a nota scal e manter a etiqueta no produto. Quase todas as

lojas fazem essas exigências para trocar um item que não apresentam defeito.

Para as compras feitas via internet ou por telefone, Barbosa orienta que o consumidor tem o direito de desistir do negócio dentro de sete dias contados da data de recebimento do produto, independentemente de ele ter defeito ou não.

O Código de Defesa do Consumidor garante o direito de arrependimento para o caso de compra feita fora do estabelecimento comercial. “Neste caso, o cliente não precisa apresentar uma justi cativa para a desistência”, explica o coordenador. Assim os valores pagos deverão ser ressarcidos imediatamente, com a devida correção monetária.

jornal de belô Consumidor 3 BH, 16 a 31 de maio de 2023 Número 167

Churrascão dos bão!

O Parque da Gameleira receberá no dia 20, a 5ª edição do Festival Fuegos, o melhor encontro de churrasqueiros da capital mineira. Mais de 30 chefes vão preparar receitas usando o fogo como única forma de cocção.

Divulgação

ROBHSON ABREU

Se você gosta de um bom churrasco, então se prepare! Neste sábado, dia 20 de maio, o Parque da Gameleira receberá a 5ª edição do Festival Fuegos. Ao todo, 33 estações terão o fogo como elemento central e também como único método de cocção, preparando assados em diferentes receitas que vão te dar água na boca. Assadores e chefs premiados de todas as regiões do Brasil serão desa ados a preparar e servir insumos nobres, desde peixes, aves, cortes bovinos e suínos diretamente no calor da lenha, em parrilla, defumador, rotisserias, fogo de chão ou até pendurados sobre as chamas.

Durante oito horas de evento, das 14h às 22h, serão saboreados galetos, costelas, steaks, frutos-do-mar, massas, entre outros, além de frutas e hortaliças orgânicos braseados, além de open bar de cervejas especiais, água e refrigerantes. A expectativa é receber cerca de 3.500 pessoas, sendo que 600 turistas já adquiriram ingressos antecipadamente. É previsto a chegada de 200 colaboradores de outras localidades para trabalharem durante o festival.

O Fuegos, garante Marcelo Wanderley, curador e idealizador do festival, tem o propósito de servir como ponto de convergência dos fazedores da gastronomia da capital mineira, de Minas Gerais e de todas as partes do País. “Ao trazermos assadores e chefs de todos os cantos, ajudamos a desenvolver

o turismo gastronômico de BH. O turista que vem para o Fuegos, tem como característica desembarcar na cidade na quarta-feira e car hospedado até domingo. Período em que, normalmente, ele poderá visitar os pontos turísticos, além de frequentar bares e restaurantes“, aposta o organizador.

O grande diferencial desta edição será reunir assadores e chefs de norte a sul do Brasil, promovendo um intercâmbio culinário das mais distintas e ricas cozinhas. Do Maranhão participará o chef e especialista em churrasco Bruno Salomão, que promete preparar uma paçoca de farinha d’água com carne de lata. Ele é conhecido por seu canal no YouTube “Cansei de ser Chef” e também da série “Vai Ter Churras”

Do Rio de Janeiro, Saulo Jennings vai preparar um arroz Tapajônico com frutos do rio. Outro carioca, o proprietário do BistrOgro, Jimmy Ogro, preparara uma deliciosa moqueca suína. Outra importante participação é a da chef Heaven Delhaye, à frente das casas D’Heaven, Nonna per Heaven e Heaven Cucina; e também o chef mineiro Léo Paixão, que comanda as casas Glouton, Ninita, Nicolau Bar da Esquina e Mina Jazz Bar.

Além dos churrascos, a quinta edição do Festival Fuegos ganhará uma área destinada às pizzas feitas de modo artesanal, assadas no forno à lenha. E para aproveitar a ocasião, a Forno Santo lançará o Pompeii, seu primeiro forno compacto capaz de

reproduzir a autêntica Pizza Napolitana. O modelo pode ser utilizado tanto em estabelecimentos e eventos quanto em residências, sendo o primeiro produto da empresa que também é destinado ao consumidor nal. Com cerca de 100 kg o Pompeii tem acabamento personalizado e pode ser adquirido com uma base metálica com espaço para lenha, acessórios e rodas para facilitar seu transporte. “Vamos apresentar nosso forno em um evento bem especial e temos a certeza que vamos encantar a todos”, garante Vagner Milaneze, diretor comercial da Forno Santo.

jornal de belô 4 Belô BH, 16 a 31 de maio de 2023 Número 167
Frutos del mar en fuegos, dos chefs @fabianagoianarodrigues e do @felipecaputo Pinga Colada, dos assadores @_guiegabi: abacaxi infusionado na cachaça e servido no gelo Mix de vegetais orgânicos da chef @carolinafadel acompanhado com fusili artesanal Marcelo: cada edição precisa ser maior e ainda melhor para o público Victor Schwaner Francisco Dumont Victor Schwaner

E para demonstrar a funcionalidade do Pompeii, a Forno Santo fez uma parceria com a Agostino Pizzeria de BH que promete preparar deliciosas pizzas como Margherita, um clássico que não pode faltar em nenhum evento; Carbonara e a “Fuegos”, que leva ingredientes como pepperoni, rodelas de jalapeño e um mel picante criado pela casa. “Vamos mostrar como nossas pizzas cam deliciosas no Pompeii”, diz o chef Sérgio Agostino.

HARMONIZANDO COM O CHURRASCO

Para harmonizar os pratos, o Festival contará com whisky e um wine bar montados pela Del Maipo, com uma estrutura de mesas e cadeiras. E para aqueles que gostam de um balada, a discoteca “O GIN, The Experience”, proporcionará ao público desfrutar de diversos preparos do destilado, e ainda se divertir ao som dos ótimos DJs Leandro Rallo e Expeto, ambos residentes do Fuegos.

A animação também está garantida no palco principal com a Fuegos Rock Band, que terá o chef Léo Paixão como guitarrista e contará com a participação de outros músicos de destaque da capital mineira. Também se apresentam as bandas Motoca e os Acelerados, com os mais marcantes e aclamados hits do rock nacional, e Classic, trazendo os sucessos internacionais do rock alternativo. No coreto central do evento, a DJ Ana Jablonsk comandará as pick-ups e promete não deixar ninguém parado.

Além das bebidas, comidas e atrações musicais, o Fuegos incluiu em sua programação uma mostra de live painting (pintura ao vivo), com os artistas Franklin Brito e Ans Rallo; o estúdio de tatuagem Dr. Tatoo; a barbearia Blackwood Barbershop e a tradicional Fuegos Store, com camisas, bonés, carteiras e aventais.

Para a criançada, o Festival Fuegos reservou uma área kids com monitores e diversas atividades recreativas, como passear de pônei. Todos os passeios serão feitos com acompanhamento de um tratador, que conduzirá o animal por um caminho determinado. Os animais chamam atenção pelo tamanho e prometem fazer a alegria dos pequenos. E por falar em crianças, os baixinhos com até 10 anos, acompanhadas dos pais ou responsáveis, não pagam a entrada ao evento.

A quinta edição do Festival Fuegos acontecerá apenas no sábado, dia 20 de maio, das 14h às 22h. Os ingressos são limitados e estão à venda na plataforma Sympla (https://shre.ink/QuUd) a R$ 360,00 e R$ 36,00 de taxa. O Parque de Exposições da Gameleira está situado à Avenida Amazonas, 6020, no bairro Gameleira.

Divulgação

jornal de belô Belô 5 BH, 16 a 31 de maio de 2023 Número 167
Timo de Angus do chef mineiro @leopaixao acompanhado de farofa de pimenta e vinagrete Brochete de coração com sambiquira do chef @ avioxapuri acompanhado de farofa da Farofofa Delicioso short rib da chef @ligiaka com purê de abóbora cabotia e glace de gengibre Victor Schwaner Fotos: Victor Schwaner Pirarucu gigante da Amazônia assado na brasa da @ casadosaulo Frango de Cabo a Rabo do @marcoslivi assados no varal de brasa Forno Santo: o Pompeii é o primeiro forno compacto capaz de reproduzir a autêntica Pizza Napolitana

Humor e emoção encerram trilogia

Quase uma década de muitas lutas, humor sarcástico, grandes efeitos especiais, ótima trilha sonora e um grupo de desajustados que deu super certo, chegou a hora da despedida. Guardiões da Galáxia - Vol. 3 encerra com louvor a trilogia, deixando saudades e reservando momentos emocionantes com seus personagens.

Até mesmo o diretor e roteirista da franquia, James Gunn, encerrou seu ciclo na Marvel (pelo menos por enquanto) e começa uma nova fase na DC.

Desde 2014, quando Gunn iniciou a saga do grupo, che ado pelo saqueador do espaço, Peter Quill/ Star Lord, que a legião de fãs só foi crescendo. O primeiro Guardiões da Galáxia (2014) foi o melhor, apresentou a maioria dos personagens e começou a contar a trajetória de cada um. A saga continua com o mesmo tom cômico e emoções, esclarecendo o passado de mais integrantes.

Mas é neste terceiro lme (que faz parte da Fase 5 do MCU) que um dos mais rabugentos e também dos mais adorados personagens (além de Groot) ganha espaço. O guaxinim Rocket Racoon (novamente com a voz de Bradley Cooper) tem sua dramática história contada. E as lágrimas rolam quando o espectador ca sabendo tudo o que ele passou quando era lhote.

O mesmo acontece com Quill e os outros guardiões. A amizade entre eles se torna ainda mais forte. Além de Chris Pratt e Bradley Cooper, retornam para o elenco Zoe Saldana (Gamora), Dave Bautista (Drax), Karen Gillan (Nebulosa), Pom Klementie (Mantis) e Sean Gunn (Kraglin).

Vin Diesel retoma a voz de Groot, agora um adulto, e Maria Bakalova ca com a voz de Cosmo, o cachorro espacial. Entre as novidades, destaque para Will Poulter (Adam Warlock), um alienígena dourado com superpoderes.

A HISTÓRIA

Em Guardiões da Galáxia - Vol. 3, o grupo se estabeleceu num planetóide chamado Luganenhum. Peter Quill não aceita ter perdido Gamora (em Vingadores: Guerra In nita, 2018) e vive bêbado, para tristeza de todos. Mas ele terá de voltar à ativa quando vilões do passado de Rocket vêm atrás dele. Junto com os amigos, eles terão que fazer de tudo para salvar o guaxinim guerreiro. Mesmo que para isso precisem se unir a antigos aliados inesperados.

Drax ainda é o membro mais divertido, com as melhores frases e piadas. Ele faz o par perfeito com Mantis, a única que ainda tem paciência para o humor sem noção do grandalhão.

Nebulosa é o lado racional e mesmo sem mostrar suas emoções, se sente cada vez mais responsável pela turma. Já Groot se tornou um adolescente bombadão, doido por uma briga (típico da idade) e mais el do que nunca a Rocket.

O grupo ganhou o reforço de Kraglin, el parceiro de Yondu, saqueador e pai adotivo de Quill que morreu no lme anterior e do cão Cosmo.

O vilão, Dr. Herbert Edgar Wyndham (Chukwudi Iwuji), é bem convincente e cruel, especialmente quando as cenas mostram o que ele fez com Rocket e alguns de seus amigos. Também chamado de Alto Evolucionário, ele é um cientista em busca da espécie perfeita que desenvolveu habilidades telecinéticas e poderes semidivinos.

TRILHA SONORA DE ARRASAR

Apesar da emoção e do humor serem pontos fortes de toda a trilogia, ela não teria alcançado tanto sucesso se não tivessem o reforço dos excelentes efeitos visuais e da trilha sonora.

Neste terceiro lme, ela está muito boa. Mas ainda ca aquém da que marcou o longa de 2014 e até mesmo o de 2017. O Awesome Mix Volume 1 foi espetacular, com sucessos dos anos 80, de Elton John, George Harrison, Marvin Gaye, The

Jackson 5 e muitos outros cantores e bandas da época.

Guardiões da Galáxia - Vol. 2 também contou com hits como Father and Son, de Cat Stevens (tudo a ver com a história do lme), My Sweet Lord (George Harrison), Mr. Blue Sky (da Electric Light Orchestra) e Fox the Run (Sweet).

Neste lme temos hits dos Beastie Boys, Florence + The Machine, Bruce Springsteen e Radiohead. Mas o destaque ca para o resgate da música-tema da franquia, Come and Get Your Love, do Redbone.

A trilha sonora completa do Awesome Mix dos três volumes, que fazem parte da playlist da ta K7 de Peter Quill, está disponível no @Spotify como Guardians of the Galaxy: The O cial Mixtape

EMOÇÃO E CHORADEIRA

Está preparado para muita ação e choradeira com a despedida destes heróis? Então não perca os Guardiões da Galáxia - Vol. 3, um dos mais divertidos e emocionantes lmes do Universo Cinematográ co Marvel dos últimos anos. A franquia que, desde o seu primeiro lme, em 2014, já faturou mais de US$ 1 bilhão ao redor do mundo, tem o encerramento que merecia.

O terceiro lme vale a pena ser assistido na versão legendada em Imax. E não se esqueça: como em toda produção Marvel, há duas cenas pós-créditos.

jornal de belô 6 BH Hall BH, 16 a 31 de maio de 2023 Número 167
Os Guardiões da Galáxia - Vol. 3 estão de volta e mostram porque são os desajustados mais queridos da Marvel
Divulgação

Um donut bem diferente!

RANGEL FERNANDES

Hoje vamos de receita doce! Ótimo para um m de tarde com a família ou os amigos, que tal aprender aprender a fazer um donut? Famosos nos Estados Unidos,

INGREDIENTES MASSA:

• 1/2 xícara de farinha de amêndoas

• 1/4 xícara de farinha de aveia

• 2 xícaras de açúcar

principalmente nos desenhos e lmes, os donuts são deliciosas rosquinhas fritas com cobertura diversas - do chocolate à açúcar de confeiteiro.

E para quem não curte frituras, que tal assar o donut e ter um biscoito mais saudável?

MODO DE PREPARO DONUTS:

• 1 colher de sopa de fermento

• 1 ovo

• 3/4 xícaras de leite

• 2 colheres de sopa de óleo de coco

INGREDIENTES

COBERTURA:

• 150 g de chocolate

• 1 caixinha de creme de leite

Esta receita de donuts saudável é perfeita para quem busca um lanche delicioso e nutritivo, além de ser fácil de fazer.

Vista seu avental, se inspire e bora fazer? Esse donut vai encantar a todo mundo e te surpreender!

• Em uma tigela grande, misture a farinha de amêndoas, a farinha de aveia, açúcar e o fermento.

• Em outra tigela, bata o ovo, a bebida vegetal e o óleo de coco.

• Adicione os ingredientes líquidos aos secos e misture até obter uma massa rme.

• Distribua a massa nas cavidades da forma de donuts, preenchendo até 3/4 de cada cavidade.

• Asse por 15 a 20 minutos ou até que os donuts estejam dourados e rmes ao toque.

• Em uma tigela grande, misture a farinha de amêndoas, a farinha de aveia,

• Retire do forno e deixe por alguns minutos antes de desenformar.

MODO DE PREPARO COBERTURA:

• Em uma tigela misture o chocolate picado com o creme de leite.

• Leve ao microondas por três minutos até que todo o chocolate esteja derretido. Misture bem.

jornal de belô Bora fazer? 7 BH, 16 a 31 de maio de 2023 Número 167 1 hora para car pronto 10 porções
Divulgação
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.