Jornal de Belô nº 168 - 1º a 15/06/23

Page 1

Erguida em março de 1923, Basílica de Lourdes festeja seus 100 anos de história com atividades recreativas, missas e sua famosa festa junina Distribuição Quinzenal - 1º a 15/06/2023 /jornaldebelo @jornaldebelo issuu.com/jornaldebelo2019 NÚMERO 168
Arquivo Basílica de Lourdes
Belo centenário!
jornal de belô

Robhson Abreu

robsonabreu@pqn.com.br

Divulgação

MUITO MERECIDO!

Cláudio Ney de Faria Maia, sócio-fundador do Grupo CDM e presidente do Conselho de Administração da Plena Alimentos, recebeu o título de Industrial do Ano 2023. Eleito pela Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), o empresário foi homenageado em reconhecimento à sua contribuição ao desenvolvimento socioeconômico do país em cerimônia realizada no Minascentro, e que celebrou também os 90 anos da Fiemg.

Empresário há mais de 35 anos, Maia sempre atuou em prol do associativismo empresarial. Hoje, ele também preside o Núcleo Industrial Riacho das Pedras; é vice-presidente do Centro Industrial e Empresarial de Minas Gerais (Ciemg); conselheiro da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) e diretor do Sindicato das Indústrias de Carnes (Sinduscarne). Merecido título!

BODAS DE OURO

O CMH Medicina Hospitalar completou 50 anos de história. No último dia 18 de maio, recebeu homenagem na ALMG por sua relevância como centro de referência em atendimento médico de qualidade na capital mineira, por iniciativa do deputado Gustavo Valadares. Na foto, os diretores do CMH, Dr. Emerson Fidélis Campos, Dr. Cimar Eustáquio Marques da Silva e Dra. Nídia Costa Moreira

VICTOR DE ALMEIDA MOREIRA Engenheiro de produção, com MBA em Engenharia de Custos, gestor de projetos da Mineração Rio do Norte

ChatGPT não vai roubar seu emprego

A história da humanidade é marcada por revoluções, momentos em que um evento, uma invenção ou um movimento popular causam uma mudança de rota na sociedade que nos leva a uma nova dinâmica de existência, como a Revolução Industrial.

Atualmente, com o avanço e disseminação da tecnologia do ChatGPT e outras inteligências arti ciais (IA) semelhantes, tenho convicção de estarmos passando por um destes momentos revolucionários.

O ChatGPT é uma IA baseada em um modelo avançado de linguagem capaz de entender, aprender e gerar textos em diversos idiomas, produzir trabalhos de alta qualidade em poucos segundos. Esta tecnologia pode desenvolver documentos, escrever artigos, elaborar estruturas de trabalho, checklists de atividades, otimizações de processos e muito mais. As possibilidades de uso são incontáveis e muito de seu potencial ainda é inexplorado.

Na minha opinião, ela é exatamente o tipo de tecnologia que nos dá a oportunidade de mudar a dinâmica de trabalho como conhecemos atualmente. Veja! Com a Revolução Agrícola, nós, homo sapiens, deixamos de ser caçadores-coletores para nos tornarmos agricultores. Desde então, a correlação entre produção e tempo de trabalho era direta e linearmente proporcional. Ou seja, quanto mais queríamos produzir, mais tempo precisávamos trabalhar. Com a Revolução Industrial e diversas evoluções tecnológicas, ao longo dos anos essa ligação entre produção e tempo de trabalho foi se dissolvendo.

PATRIMÔNIO

COMEMORAÇÃO

A Bodytech Company, de Ana Gutierrez, está comemorando quatro anos da unidade Ponteio

Para celebrar a data, a academia promoveu um dia especial de atividades para alunos e convidados, com aulas de funcional, indoor cycle, running, dance mix, yoga, circo, polo aquático e dança infantil.

jornal de belô

Desde 2014, o Jornal de Belô é uma publicação gratuita e quinzenal, editado pela PQN - Pão de Queijo Editora Ltda.

CNPJ: 11.385.415/0001-47

Praça Raul Soares, 8 conj. 1201 Centro

CEP: 30180-030 BH/MG

Jornal de bairro distribuído pelo WhatsApp e outras redes sociais aos moradores e do Centro, Lourdes, Funcionários e região.

O Centro de Referência do Queijo Artesanal (CRQA) é o mais novo aparelho cultural de BH, localizado no Espaço 356, no bairro Olhos D’água. Representando tradição e inovação, o CRQA é voltado à valorização da cozinha mineira, além de ser uma referência sobre a gastronomia local, onde o visitante pode vivenciar e aprender sobre a cultura queijeira. O espaço abriga exposição permanente sobre o queijo artesanal, loja colaborativa de produtos mineiros, sala de aula com cozinha didática, a primeira biblioteca especializada na cultura e gastronomia de Minas, e um espaço multiuso para receber eventos culturais e educativos. Para visitas guiadas de 90 minutos é necessário agendamento pelo pelo número (31) 3568-5258 ou contato@queijoecultura.com.br.

DIRETOR E EDITOR GERAL: Robhson Abreu robhsonabreu@jornaldebelo.com.br

Tel.: (31) 98428-3682

REDAÇÃO:

Rangel Fernandes e Maristela Bretas

ACESSE: www.issuu.com/jornaldebelo www.facebook.com/jornaldebelo

CONTATO: (31) 2127-4651 redacao@jornaldebelo.com.br

ANUNCIE: (31) 98428-3682 2127-4651 publicidade@pqn.com.br

“Artigos assinados são de inteira responsabilidade do cada autor. Não expressando assim a linha editorial do Jornal de Belô”.

Hoje, com tecnologias de inteligência arti cial, a quebra desta correlação nunca esteve tão evidente. Vivemos em um novo mundo no qual os meios de produção se tornaram tão e cientes que pode-se produzir cada vez mais com menos tempo de trabalho humano.

Considerando que entre 50% e 80% do nosso tempo é gasto com comunicação, a criação de uma tecnologia (ChatGPT) que tem a capacidade de otimizar essa comunicação por meio de um modelo de aprendizado e aprimoramento constante tem o potencial de elevar nossa produtividade a patamares nunca antes atingidos.

Algumas empresas já utilizam o ChatGPT em sistemas de atendimento ao cliente, gerenciamento de agendas, processamento de dados e automação de processos, tornando as atividades mais e cientes e ágeis. Isso quer dizer que a IA já é uma realidade e que diversas empresas estão economizando tempo e recursos graças a inteligências arti ciais. Isso possibilita que os funcionários se concentrem em atividades mais estratégicas e de maior valor agregado.

Mas, é apenas o início, e as possibilidades a serem exploradas são inúmeras. É por isso que, como disse o especialista em inovação Walter Longo em uma de suas palestras, acredito que “no futuro, as pessoas serão pagas para estudar e aprender, e não para trabalhar”.

jornal de belô 2 Coluna BH, 1º a 15 de junho de 2023 Número 168
Divulgação Robhson Abreu Studio Joy Renata Mello

Procon exige cumprimento de ofertas

DA REDAÇÃO

Ocumprimento de uma oferta é a obrigação dos fornecedores prevista pelos artigos 30 e 35 inciso I do Código de Defesa do Consumidor (CDC). No segmento de turismo, porém, esse direito dos viajantes vem sendo desrespeitado por empresas que, por meio de seus sites ou apps, vendem pacotes promocionais com datas em aberto. O Procon da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) alerta os consumidores que adquirem esse tipo de serviço para que quem atentos aos termos do contrato e exijam que as ofertas apresentadas na publicidade sejam, de fato, cumpridas.

Em alguns casos, as empresas em seus sites ou aplicativos, fazem a oferta “tentadora” do pacote, indicando o período no qual o cliente poderá viajar, que pode ser dali a dois anos. O consumidor indica três datas dentro desse período para a realização da viagem. Antes disso, porém, é preciso que o pagamento tenha sido feito. Só então é que ele terá acesso ao formulário para indicar as datas.

A empresa veri ca a disponibilidade das datas e

faz o agendamento com pelo menos 45 dias de antecedência, podendo a viagem ser marcada para uma data próxima de uma daquelas sugeridas.

É aí que o problema começa. Em vez de enviarem um e-mail com a con rmação da viagem, as empresas informam sobre a indisponibilidade das datas escolhidas pelo cliente e o orientam a entrar em contato para indicar outras datas. Mas o consumidor nem sempre tem disponibilidade para viajar em datas diferentes. Se ele decide cancelar, é avisado de que terá que arcar com uma multa.

CONSUMIDOR DEVE EXIGIR SEUS DIREITOS

Segundo Marcelo Barbosa, coordenador do Procon ALMG, não cabe ao cliente encontrar a alternativa, principalmente se ele atendeu às normas estabelecidas, fez o pagamento e se programou para aquelas datas indicadas. “A empresa é obrigada a fornecer o serviço conforme a oferta”, esclarece.

Se o consumidor paga um valor promocional, é porque esse preço está sendo ofertado. E se está

sendo ofertado, tem que ser cumprido. Barbosa a rma que algumas empresas alegam que sem a disponibilização de promoções, não conseguem cumprir a oferta. Ou seja, um típico caso de publicidade enganosa.

O Procon Assembleia, assim como plataformas virtuais de proteção do consumidor, tem recebido um grande número de reclamações, que vão desde a di culdade de contato com as empresas para resolver o problema até a cobrança indevida de multas para cancelamento.

O coordenador do Procon orienta que todo consumidor pode, à sua escolha, exigir o efetivo cumprimento da oferta, aceitar um serviço equivalente ou rescindir o contrato, com direito à devolução da quantia paga corrigida monetariamente, além de perdas e danos.

Nestes casos, após a compra, vale a pena imprimir a oferta publicada, printar a tela do aplicativo no celular e registrar uma reclamação em um órgão de defesa do consumidor, a m de resguardar seus direitos. Só assim o consumidor terá uma prova efetiva do que foi adquirido”, conclui Barbosa.

jornal de belô Consumidor 3 BH, 1º a 15 de junho de 2023 Número 168
jornal
de belô

Um centenário muito abençoado!

A Basílica de Nossa Senhora de Lourdes, uma das igrejas históricas da região Centro-Sul de BH, completou 100 anos.

O templo de devoção e fé tem à frente o Pároco Reitor, Padre Ozanilton Bastista de Abreu, que, com seu carisma e boa gestão, tem aumetado o número de éis e obras sociais promovidas pela paróquia.

ROBHSON ABREU

Uma das igrejas mais imponentes e importante templo cristão de Belo Horizonte, a Basílica de Lourdes, completou em 2023, 100 anos de sua construção. Com suas linhas arquitetônicas de estilo neogótico, este santuário de fé e devoção é também um importante ponto turístico da capital mineira, recebendo visitantes de diversas partes do país e do mundo. E para comemorar a data, foram programadas festividades que acontecerão até o nal do ano. A nal de contas, 100 anos merecem uma atenção especial de toda a comunidade católica.

Para Ozanilton Batista de Abreu, padre reitor da Basílica de Lourdes, o centenário é um marco signi cativo para a cidade e a comunidade católica local. Desde fevereiro de 2022, quando assumiu a igreja, o sergipano vem, com o apoio das pastorais, organizando os preparativos da comemoração centenária.

Em agosto foi lançada a campanha do Livro Ouro para angariar fundos para a iluminação interna e externa da Basílica e também, a reforma do Centro Social. Ao fazerem as doações, os éis terão seus nomes gravados no livro que será parte integrante das festividades do Centenário. “E ainda colocaremos os nomes de todos os colaboradores das intenções nas missas, eternizando-se assim, junto ao Monumento Basílica”, conta o pároco reitor.

Já em janeiro deste ano, foi criada logomarca comemorativa do Centenário, homenageando Dom Antônio dos Santos Cabral, primeiro arcebispo metropolitano da capital. Segundo o padre Ozanilton, a Basílica de Nossa Senhora de Lourdes é um importante ponto de referência religiosa e um local de peregrinação em Belo Horizonte. “O seu centenário é de fé, devoção, adoração e, principalmente o compromisso de levar a palavra de Deus, além de promover ações para os mais necessitados. 2023 é um ano de muita festa”, a rma.

Construção: o sonho foi aos poucos se tornando realidade dando vida ao projeto de Manoel Túnes e com a obra sob a responsabilidade de Antônio Gonçalves Gravatá

jornal de belô 4 Belô BH, 1º a 15 de junho de 2023 Número 168
Padre Ozanilton: carisma e competência que tem encantado os éis da Basílica de Lourdes Missa especial: celebrada por Dom Walmor e reunindo centenas de éis e devotos de várias partes de Minas para comemorar os 100 anos da Basílica de Lourdes Almoço: foram vendidos mais de 300 vouchers da Paella Mineira produzida pelo chef Christiano Rocco Moisés Lima Moisés Lima Arquivo Moisés Lima

Placa comemorativa: 100 anos que precisam valorizar aqueles que começaram este importante trabalho de devoção e fé à Nossa Senhora de Lourdes

FESTIVIDADES IMPORTANTES

No dia 19 de março, a Basílica de Lourdes promoveu um grande almoço preparado pelo chef internacional, Christiano Rocco. Ele foi convidado para fazer sua deliciosa Paella Mineira recheada de torresmos. O evento reuniu mais de 300 pessoas no estacionamento da igreja e toda a renda foi revertida para ações sociais. Ao todo, foram servidos 150kg do prato que encantou os éis.

No mesmo dia, a Basílica promoveu missas especiais, como a celebrada por Dom Walmor Oliveira de Azevedo, Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte. Fiéis e devotos, vindos de várias partes de BH e de Minas Gerais, compareceram em massa, lotando a igreja. “Até o Papa Francisco enviou uma mensagem enaltecendo o trabalho que vem sendo realizado na Basílica de Lourdes durante todos estes anos, o que reforça a

importância do templo na fé católica”, diz o padre Ozanilton.

Durante a missa, foi inaugurada uma placa comemorativa alusiva aos 100 anos. A peça enaltece o ato de criação da igreja pelas mãos de Dom Antônio dos Santos Cabral, e também de seu primeiro padre, o pároco Sebastião Pujol.

E as comemorações não páram. Agora na primeira semana de junho, no dia 3, sábado, a Basílica promoverá o famoso Arraial de Lourdes. A festa junina começará a partir das 18h, ndando por volta das 22h. Comidas e bebidas típicas, doces, brincadeiras para a criançada, apresentação musical e quadrilha, vão garantir a alegria que invade a primeira festa do calendário das igrejas de BH. É aguardada a presença de mais de duas mil pessoas durante o sábado. As chas de consumo já podem ser adquiridas na secretaria da paróquia (rua da Bahia, 1596).

Com as festividades do Centenário, a Basílica voltará a editar seu informativo Voz de Lourdes, agora sob a responsabilidade do jornallista Edilberto

Luciano Mendes. “O jornal está praticamente pronto. Está lindo. Muito moderno, clean e de fácil leitura. Só mais alguns ajustes e o relançaremos ainda no mês de junho”, informa o experiente pro ssional que tem uma carreira de sucesso nos Estados Unidos. O novo projeto visual e a diagramação foram desenvolvidos pela PQN Editora, empresa responsável também pelo Jornal de Belô e revista PQN.

E para quem quer colaborar com as ações sociais e levar uma lembrança do Centenário para casa, a Basílica de Lourdes está comercializando alguns souvenirs especiais como canecas (R$ 50,00), camisas (R$ 40,00), terço (R$ 40,00) e bíblias (a partir de R$ 60,00).

Todas as peças podem ser adquiridas na secretaria da Basílica de Nossa Senhora de Lourdes, de segunda a sexta de 8h às 12h e de 13h às 17h30.

jornal de
1º a 15 de junho de 2023 Número 168
belô Belô 5 BH,
Moisés Lima

Representatividade, magia e amor

O live-action da Disney, ‘A Pequena Sereia’, encanta e traz a jovem cantora e atriz Halle Bailey como a doce Ariel

Representatividade, magia, cor e encanto! Esse é o tão esperado live-action A Pequena Sereia (The Little Mermaid), que estreou nos cinemas de BH, reunindo jovens e experientes atores nos principais papéis. Além de ótimos efeitos visuais, bem associados à trilha sonora de Alan Menke, que utilizou sucessos do desenho e algumas novidades para dar mais vida à história.

A protagonista Ariel é vivida pela cantora Halle Bailey, cuja belíssima voz é quase a de uma sereia, além do carisma da jovem. Uma escolha bem acertada. A dubladora brasileira é a cantora Laura Castro, do grupo BFF Girls.

O britânico Jonah Hauer-King interpreta o príncipe Eric, com simpatia e uma química que funciona bem com Bailey. Muito boa também a dublagem nacional do personagem feita por Ítalo Luiz.

A turma de peso conta com o ótimo Javier Bardem, rme e forte no papel do rei Tritão, pai de Ariel. Já

Melissa McCarthy é Úrsula, a bruxa do mar que faz uma vilã quase assustadora e divertida, que ganha a voz de Andrezza Massei na dublagem brasileira.

Apesar de reunir pessoas e personagens de animação, o longa está mais para um romântico musical com muita aventura. A participação humana é maior, com algumas poucas espécies do mar animadas, que não caram nem um pouco naturais.

Mesmo assim, eles entregam os momentos mais divertidos da história. É o caso da gaivota Sabidão, amigo de Ariel. Totalmente sem noção e muito avoada, cuja voz é da atriz Awkwa na.

Já Sebastian (voz original de Daveed Diggs e de Yuri Chesman, em português) deixou de ser uma lagosta (no desenho) e virou um siri. Ele convence, mas não tem a mesma simpatia, mesmo quando tem ataques de rabugice e passa grandes apertos para vigiar Ariel. A limitação nos movimentos faciais ainda é um problema recorrente nos live-actions da produtora.

O exemplo mais cruel foi o peixinho Linguado (na voz de Jacob Tremblay em inglês e do ator-mirim Pedro Bugarelli em português), um dos mais adorados do desenho, que está mais para Minguado. Sem expressão, plasti cado, conseguiu ser pior do que os animais de “O Rei Leão” (2019).

BELAS IMAGENS

A nova produção acerta em cheio ao entregar um balé de imagens e uma computação grá ca invejável. Como no

dueto de Sebastian tentando convencer Ariel a não sumir, ou na serenata no lago para a jovem com o príncipe. Tudo com muito movimento, cor e música em perfeita sincronia, como no desenho.

As imagens lembram o belíssimo “Fantasia”, longa-metragem lançado pela Disney em 1940 que reúne animação e música clássica. O live-action segue a história do conto de fadas escrito em 1837 por Hans Christian Andersen e reproduzido pela Disney no encantador desenho de 1989.

CONTO DE FADAS

Ariel é uma bela sereia adolescente com sede de aventura. Desejando descobrir mais sobre o mundo além do mar, ela visita a superfície e se apaixona pelo arrojado príncipe Eric ao salvá-lo de um naufrágio.

Mas para se aproximar dele no mundo dos humanos, ela faz um pacto com Úrsula - aceita ceder sua voz para que a feiticeira lhe dê pernas. Essa troca, no entanto, tem um preço. Ariel precisa ser beijada pelo príncipe em até três dias para não se tornar escrava da bruxa do mar e ser afastada de todos que ama.

O longa traz diversidade e representatividade no elenco, reunindo várias etnias, como é o caso de Ariel, suas irmãs sereias e a população do reino de Eric, além de um par romântico de conto de fadas.

Indicado para todas as idades, o longa, mesmo com alguns “defeitos especiais”, merece ser conferido no cinema, se possível em Imax, para aproveitar melhor as belas imagens.

jornal de belô 6 BH Hall BH, 1º a 15 de junho de 2023 Número 168
Divulgação Halle: a nova Ariel encanta com sua magia e carisma

Risoto de pinhão, boa pedida!

RANGEL FERNANDES

Finalmente parece que o frio chegou em Belo Horizonte. E essa época do ano pede pratos que nos abracem, com receitas reconfortantes e prazeirosas de fazer. Então, pensando nisso, minha dica de hoje é o delicioso Risoto de Pinhão

INGREDIENTES:

• 1/2 xícara (chá) de cebola picada

• 2 colheres (sopa) de manteiga

• 300 g de contrafilé em cubos

• 2 xícaras (chá) de arroz arbóreo (para risoto)

• Sal

• Cerca de 1 litro de água fervente

A semente da Araucária, rica em nutrientes, auxilia no fornecimento de potássio, mineral que ajuda a controlar a pressão arterial. E pode ser encontrada em vários sacolões da cidade e também em supermercados.

Na hora de escolher os pinhões, veja a cor da casca: deve ser brilhante, marrom nas pontas e amarelado

BORA FAZER:

• Refogue a cebola na manteiga e adicione a carne.

no restante. Ao apertar, deve ser rme e não ceder à pressão dos dedos. E pode ser usado em várias receitas deliciosas!

Esta receita de risoto é perfeita para quem busca um prato diferente. Então, vista seu avental, se inspire e bora fazer? Este risoto de Pinhão é dos deuses e vai te surpreender! Quer apostar?

• Refogue bem e junte o arroz e sal a gosto, mexendo até os grãos carem brilhantes.

• Aos poucos, vá acrescentando a água concha a concha, mexendo sempre e à medida que for secando, até car “al dente”.

• Adicione o pinhão, a salsa, o tomate e a noz-moscada e continue o cozimento até o arroz atingir o ponto desejado.

• Sirva em seguida, polvilhado com parmesão e decorado com o pinhão.

Divulgação

• 300 g de pinhão cozido, descascado e picado (reserve um pouco para decorar)

• 1/2 xícara (chá) de salsa picada

• 2 tomates grandes sem pele e sementes em cubinhos

• 1 pitada de noz-moscada ralada

• Parmesão ralado para polvilhar

50 minutos para car pronto 6 porções

jornal de belô Bora fazer? 7 BH, 1º a 15 de junho de 2023 Número 168
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.