Jornal de Belô nº 169 - 16 a 30/06/23

Page 1

Vamos pedalar? Belo Horizonte aumenta o número de ciclovias na região Centro-Sul e projeto Bike BH disponibiliza 240 bicicletas para quem gosta de dar um rolê pela cidade /jornaldebelo @jornaldebelo issuu.com/jornaldebelo2019 NÚMERO 169 - 16 a 30/06/2023 jornal de belô Arquivo Basílica de Lourdes Gesiel: pedalar faz bem para a saúde física e mental

Robhson Abreu

robsonabreu@pqn.com.br

Divulgação

O marketing pós pandemia

A pandemia da Covid-19 trouxe inúmeras mudanças nas mais diversas áreas de atuação, dentre elas o marketing. A forma como a pro ssão passou a ser abordada sofreu algumas alterações, e muito disso se dá por conta do avanço dos processos tecnológicos dentro das empresas, acelerados pelo período pandêmico, mudando o modelo de negócio de alguns empreendimentos.

COMEMORAÇÃO

FEIJOADA

A mineira Saudali Alimentos marcou presença na prestigiada feijoada do colunista social Cesar Romero, realizada em Juiz de Fora. A empresa, em parceria com a rede supermercadista Bahamas, também promoveu uma ação de marketing de experiência. As marcas prepararam um espaço interativo, onde os presentes puderam fazer fotos e vídeos. Para a preparação do menu da feijoada, a Saudali disponibilizou cerca de 800 kg de produtos variados. O objetivo do patrocínio foi unir sabor e interação na tradicional festa, assim como já aconteceu nas famosas Feijoadas da revista PQN.

A Rede Mater Dei de Saúde completou 43 anos no mercado de saúde. Nestas quatro décadas, a rede vem evoluindo cada vez mais e se consolidando como um dos principais grupos hospitalares do país. Fundada em 1º de junho de 1980 pelo médico José Salvador Silva (foto), o ‘Doutor Salvador’, o Mater Dei hoje possui unidades em Minas Gerais (Santo Agostinho, Contorno, Betim-Contagem, Santa Genoveva, CDI Imagem e Santa Clara), Bahia (Salvador e Dei Emec), Goiás (Premium Goiânia) e Pará (Porto Dias).

Um estudo realizado pela Egon Zehnder, empresa global de consultoria em liderança, reuniu diversos especialistas de grandes players do mercado com o objetivo de coletar insights sobre o futuro da pro ssão. Os líderes de marketing já enxergam mudanças, não apenas na forma como o mercado passou a operar, mas também na maneira em que o trabalho é executado, havendo alterações até mesmo nas capacidades desejadas nos colaboradores que atuem com o marketing. O levantamento mostra que os pro ssionais da área deverão operar em um cenário onde o planejamento tradicional e os processos não atendem apenas às necessidades do negócio.

Um insight trazido pelo relatório diz respeito ao propósito que os consumidores passaram a buscar com suas compras. O momento da crise acarretada pela pandemia fez com que as pessoas passassem a buscar principalmente por meios de segurança e conforto, isso trouxe uma necessidade maior das marcas em se mostrarem atentas às pautas atuais e voltadas para a preocupação com o seu consumidor, como assuntos voltados à conscientização ambiental, contra a discriminação de minorias e em combate ao diversos tipos de intolerância. Dessa forma, diversas empresas precisaram (ou precisam) passar por mudanças internas em relação à forma em que estas questões são abordadas para se adequar ao âmbito externo.

UMA DÉCADA

O empresário mineiro Eduardo Luiz comemorou com empresários, família, funcionários e imprensa, os 10 anos de sucesso da sua empresa Epar, um dos principais players especializados em gestão imobiliária, industrial e terciário. Na ocasião, ele lançou a AluOK, uma plataforma exclusiva que reúne benefícios para as empresas de locação como automatização de processos, integração de dados, sistema bancário e a possibilidade de personalização de acordo com as necessidades de cada cliente. A AluOK promete! Parabéns a todos!

jornal de belô

Desde 2014, o Jornal de Belô é uma publicação gratuita e quinzenal, editado pela PQN - Pão de Queijo Editora Ltda.

CNPJ: 11.385.415/0001-47

Praça Raul Soares, 8 conj. 1201 Centro

CEP: 30180-030 BH/MG

Jornal de bairro distribuído pelo WhatsApp e outras redes sociais aos moradores e do Centro, Lourdes, Funcionários e região.

CHURRASCO

Os empresários Ronaldo Junior e Vagner Arêas acabam de inaugurar, no bairro de Lourdes, a segunda unidade da Mix Premium BBQ, uma casa especializada em tudo para churrasco. A loja conceito oferta ao cliente um ambiente propício, agradável, característico e muito acolhedor, repleto de produtos e utensílios como carvão, facas, tábuas, tempero e garfos. O cliente encontra também carnes de qualidade, além de uma grande variedade de bebidas quentes e geladas. Foram investidos cerca de R$ 500 mil em todas as etapas do projeto e o retorno do investido será em até dois anos. A casa trabalhará tanto com o e-commerce quanto com a venda direta no balcão, de segunda a sábado, entre 10h e 20h, e aos domingos entre 10h e 15h. Siga a loja no Instagram: @mixpremiumbbqbh

DIRETOR E EDITOR GERAL: Robhson Abreu robhsonabreu@jornaldebelo.com.br

Tel.: (31) 98428-3682

REDAÇÃO: Rangel Fernandes e Maristela Bretas

ACESSE: www.issuu.com/jornaldebelo www.facebook.com/jornaldebelo

CONTATO: (31) 2127-4651 redacao@jornaldebelo.com.br

ANUNCIE: (31) 98428-3682 2127-4651 publicidade@pqn.com.br

“Artigos assinados são de inteira responsabilidade do cada autor. Não expressando assim a linha editorial do Jornal de Belô”.

Outro fator que foi afetado é a jornada do consumidor, ponto de extrema atenção para os pro ssionais de marketing. A rápida inovação é uma das principais exigências, junto à criatividade. Mensagens com propósitos especí cos estão em alta, pois a Covid-19 acelerou a mudança em relação à execução do marketing, que por sua vez, se encontrará cada vez mais dependente da análise de dados para alcançar o seu público.

Para se manter atualizado, o pro ssional deve estar, mais do que nunca, conectado às redes sociais, não apenas para car ligado às tendências, mas para desenvolver certa in uência digital. Além disso, é de suma importância que os pro ssionais estejam preparados para agir como líderes a m de tomar decisões que irão causar o impacto desejado ao longo do percurso, e que, acima de tudo, possuam soluções criativas para atrelar sua mensagem às causas relevantes para a sociedade.

Posso a rmar, no entanto, que um dos fatores que segue inalterado no marketing é que não existe fórmula mágica. É preciso sempre testar, analisar resultados e, principalmente, saber exatamente onde se quer chegar para só então obter os resultados desejados.

DANIELLA DOYLE Head de Marketing do Bling, sistema de gestão da Locaweb Company
jornal de belô 2 Coluna BH, 16 a 30 de junho de 2023 Número 169
Divulgação Robhson Abreu Dudua’s Profeta Robhson Abreu Esmeralda Canazart (Supervisora de Marketing), Fred Rocha (Gerente Nacional de Vendas), Jovino Campos (sócio-proprietário Bahamas); Luiz Bagli (Representante Comercial) e Paulo

Controlar os gastos é essencial para manter as finanças pessoais em dia

DA REDAÇÃO

OPrograma Desenrola Brasil, que oferece condições especiais para renegociação de dívidas, foi lançado no último dia 6 de junho pelo Governo Federal. De acordo com a Medida Provisória 1.176 serão bene ciadas as pessoas físicas inadimplentes que ganham até dois salários por mês e possuam débitos inferiores a R$ 5 mil e também as que têm dívidas com bancos.

Quem estiver nessa situação deve aproveitar a oportunidade para limpar seu nome nos órgãos de proteção ao crédito. Mas o principal é cuidar para evitar novas dívidas que comprometam sua vida nanceira. O Procon da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) preparou algumas dicas para ajudar os consumidores a equilibrarem seu orçamento, por meio de um melhor controle de gastos e de ações para evitar o endividamento.

Contas em atraso, empréstimos bancários e o chamado ‘crédito rotativo’ do cartão são algumas das armadilhas que drenam o orçamento do consumidor por causa dos juros abusivos. Segundo Marcelo Barbosa, coordenador do Procon ALMG, atualmente, de cada dez pessoas que comparecem ao órgão, seis estão em busca de ajuda para resolver problemas de dívidas.

MEDIDAS SIMPLES

Algumas medidas simples podem não apenas garantir que o dinheiro dure até o m do mês

como também, em muitos casos, permitir uma poupança para gastos inesperados no futuro.

A primeira coisa é a aprender e ter consciência da real capacidade da sua renda. Isto é, se os seus vencimentos são modestos, não dá para sair por aí pendurando as compras no cartão de crédito. A fatura vai chegar e é bem possível que você tenha di culdade em quitá-la integralmente.

Para quem não tem controle sobre o cartão de crédito, o melhor é nem ter um. Mas se tiver, determine um limite total para suas dívidas, incluindo a do cartão, que não ultrapasse algo em torno de 30% dos seus vencimentos. Ou seja, todas as dívidas somadas, como empréstimos, prestações diversas e fatura do cartão, entre outras, não devem representar mais que 30% do que você ganha.

O óbvio tem que ser dito, apesar de ser óbvio: é preciso saber não gastar mais do que se recebe. Nada de pedir empréstimo bancário para nanciar aquele produto que você tanto deseja. Tenha disciplina para juntar mensalmente o valor que você pagaria ao banco pelo empréstimo. Com o dinheiro na mão, aí sim vá comprar o tal produto à vista. Assim você conseguirá até um desconto. Isso se chama educação nanceira.

ESTILO DE VIDA PROPORCIONAL

O seu estilo de vida tem que ser proporcional à sua renda mensal. Querer impressionar os outros com

itens que estão fora da sua realidade só vai fazer você se afogar em dívidas.

Pague em dia suas contas, principalmente as que são essenciais: água, energia, telefone, aluguel e condomínio, se for o caso. Sua renda ‘real’ é o que sobra depois disso. “Portanto, seu planejamento tem que ser feito a partir daí”, pondera Barbosa.

Divida seus rendimentos mensais em três partes iguais: uma para seus gastos do dia-a-dia (alimentação, contas de energia e luz, habitação, transporte, etc.); outra para uma poupança para emergências; e outra para pagar eventuais dívidas, se tiver. Se não tiver, poupe essa parte também. “Com um controle rígido de suas despesas, você vai conseguir evitar os famigerados empréstimos bancários e não fraqueje”, garante o coordenador do Procon.

jornal de belô Consumidor 3 BH, 16 a 30 de junho de 2023 Número 169

Bora de bike!

Belo Horizonte está ganhando novos trechos de ciclovia, fazendo aumentar o número de adeptos das bicicletas compartilhadas. O Projeto Bike BH tem hoje 24 estações espalhadas pela cidade, sendo 10 na região Centro-Sul

ROBHSON ABREU

Com uma ciclovia de 105 quilômetros, Belo Horizonte vem se tornando a queridinha dos ciclistas. E com o avanço do Programa de Requali cação do Centro da capital, o ‘Centro de Todo Mundo’, a cidade está ganhando novos trechos de ciclovias, principalmente na região Centro-Sul, o que potencializa o uso de bicicletas compartilhadas.

Em abril desse ano a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) iniciou as obras de implantação de novas ciclovias em outras áreas, como na avenida Augusto de Lima, no Barro Preto. A intenção é que elas façam a conexão com as rotas já existentes na avenida Olegário Maciel, além da rota leste/oeste, que segue a avenida do Contorno. E também na Praça Raul Soares, que recebe vários ciclistas aos domingos com o fechamento da pista interna.

De acordo com a PBH, a previsão é que a região Central e seu entorno receba até o nal do ano 15 novas estações para 100 bicicletas compartilhadas (convencionais e elétricas), e mais oito quilômetros

de ciclovias. Além da manutenção das rotas atuais que precisam de nova pintura e recapeamento em alguns trechos.

PROJETO BIKE BH

Recriado em 2019 pela PBH em parceria com a BHtrans, Serttel e apoio da Unimed-BH, o projeto Bike BH é hoje uma alternativa para moradores e turistas no uso de bicicletas compartilhadas. E com os novos trechos de ciclovia, a tendência é que mais e mais pessoas utilizem esse sistema.

O Bike BH é composto atualmente por 24 estações inteligentes, conectadas a uma central de operações via wireless, alimentadas por energia solar e distribuídas em pontos estratégicos da cidade. Dez delas estão espalhadas pela região Centro-Sul e, o restante, na região da Pampulha. Totalizando 240 bicicletas que podem ser locadas em qualquer dia até às 23h.

A diária custa em média R$ 6,00 e pode ser usada dentro das 24h de contrato. Para isso, basta acessar o site www.mobilicidade.com.br/bikebh ou instalar

o aplicativo Bike BH no celular, disponível para Android e iPhone. Depois, preencher o cadastro e efetuar o pagamento pelo cartão de crédito. O usuário pode retirar a bicicleta em qualquer uma das estações. E retirar também, desde que tenham vagas disponíveis.

Mas, se você quiser alugar uma bicicleta no sábado e domingo, o valor é de R$ 10,00. Existe também a assinatura mensal que custa R$ 25,00. Durante todo o mês de junho, o Bike BH promete aos usuários um desconto de 50% em todas as modalidades de assinaturas.

A promoção celebra o Dia Mundial da Bicicleta, comemorado no último 3 de junho. Além disso, reforça a campanha de conscientização ‘Pedale na Boa’ criada pela Unimed-BH. O movimento potencializa as boas práticas de segurança pessoal e nas vias, e, também, a atenção à manutenção de equipamentos, visando a segurança dos ciclistas e pedestres.

Para Israel Araújo, diretor comercial da Serttel, campanhas como essa são essenciais, já que

jornal de belô 4 Belô BH, 16 a 30 de junho de 2023 Número 169

diariamente são noticiados acidentes envolvendo bicicletas. “Acidentes com ciclistas são uma triste realidade, mas que pode facilmente ser mudada. Isso se levarmos a sério as campanhas de conscientização. Acabamos de sair do ‘Maio Amarelo’, mês que trata o tema. Porém, o assunto tem que ser falado todos os dias, abrangendo tudo o que envolve o transporte”, a rma.

PROJETO TEM POTENCIAL DE CRESCIMENTO

Para o ator Gesiel Soares da Silva, que trabalha na região central da capital mineira, o ciclismo é um esporte saudável que precisa ser levado muito a sério por todos - ciclistas e pedestres. Ele, que trabalha próximo a Estação 16, na Praça Raul Soares, estava conhecendo o equipamento e mostrou ansiedade para fazer parte do sistema de assinatura do Bike BH. “O valor é bem em conta, preço de uma passagem de ônibus. E ainda, pode ser pago no cartão de crédito. Mas e quem não tem cartão? Seria interessante pensar em outra forma de pagamento, como o PIX. Mas o projeto é fantástico. É bom para a saúde física e mental, além de ser uma boa oportunidade de pedalar pela cidade”, pondera ele.

Silva acredita que o Bike BH tem um grande potencial de crescimento, principalmente com a instalação de novos trechos de ciclovias e de outras estações em bairros próximos a região Centro-Sul como Floresta, Sagrada Família, Lagoinha e Cidade Jardim. “Assim, outras pessoas poderiam usufruir deste projeto, tornando-o mais inclusivo. Com a revitalização da região Central, será muito prazeiroso pedalar pela cidade”, diz o ator.

A médica Regina Célia Medeiros só tem elogios para o Bike BH. Ela começou a locar o equipamento por in uência da lha e não parou mais. Todos os domingos, elas retiram a bicicleta na estação 23, na rua Sergipe, e pedalam até o Mercado Central. “Só não voltamos de bike porque não dou conta da subida. Mas é muito bom não ter a preocupação de onde deixar a bicicleta, caso fosse minha. Chego perto do Mercado, a encaixo na estação, con rmo se está travada e pronto! Vou feliz passear pelo Mercado Central”, conta Regina.

PARCERIA DE SUCESSO

De acordo com Garibalde Mortoza Júnior, diretor de Mercado da Unimed-BH, a parceria da Unimed no Projeto Bike BH é de grande importância, pois mostra que a cooperativa de saúde se preocupa com as necessidades da sociedade que ca no entorno do serviço de assistência. “Faz parte do DNA da Unimed-BH apoiar projetos que bene ciam as pessoas. Parcerias como o Bike BH são importantes para a mobilidade dos cidadãos e para o meio ambiente. Assim, menos automóveis ou transporte coletivo, emissores de CO2, circulam pela cidade. Essa é mais uma forma da cooperativa devolver à sociedade tudo o que conquista a cada ano”, a rma Júnior.

Em abril, o Bike BH bateu um grande recorde. Só no período foram realizadas 100 mil viagens e cadastrados cerca de 30 mil usuários no aplicativo. Relançado em setembro de 2019, o projeto é executado por meio do Termo de Credenciamento da Serttel, credenciada no processo de chamamento público promovido pela PBH e assinado em 2022.

A Serttel já possui grande expertise na prestação deste tipo serviço, pois está à frente do sistema desde a implantação do projeto em diversos estados brasileiros como Alagoas, Bahia, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. A empresa é responsável por implantar, realizar manutenção e operar todo o funcionamento das bicicletas e das estações de compartilhamento.

VANDALISMO REDUZIDO

A Unimed-BH informa que existem registros recorrentes de vandalismos e também de pequenos furtos de itens das bicicletas do projeto. Porém todas as bikes possuem sistema de segurança e são rastreáveis, o que di culta um pouco a ação daqueles que querem dani car os equipamentos.

Em 2018, a Serttel era parceira do Projeto Bike BH e tinha apoio, na época, do banco Itaú. Naquele ano, a empresa teve um prejuízo de R$ 70 mil com a destruição de mais de 55 bicicletas em apenas um nal de semana na região da Pampulha. Os itens mais vandalizados foram espelhos retrovisores e selim.

Outra empresa que sofreu com o vandalismo das bikes compartilhadas foi a Yellow. Menos de uma semana depois da chegada das bicicletas amarelas na cidade, pelo menos quatro delas foram encontradas jogadas dentro do Rio Arrudas, na altura da Estação do Metrô Santa Tereza. Em 2020, alegando problemas operacionais, a Yellow encerrou as atividades em BH.

jornal de belô Belô 5
a 30 de junho de 2023 Número 169
BH, 16
Estação 16, Praça Raul Soares: o sistema Bike BH chama a atenção dos usuários e a estação é uma das mais procuradas por sua proximidade ao Mercado Central e a Praça Raul Soares Robhson Abreu

Divulgação

HISTÓRIAS

O Centro Cultural Unimed BH Minas (rua da Bahia, 2244, Lourdes) recebe no dia 24 de junho, às 21h, Giovana Fagundes em As histórias que contaram A comediante traz neste show muita comédia, ironia, aquela pitada de sarcasmo e alegria. Atriz, roteirista e comediante, Giovana apresenta suas diversas facetas durante o espetáculo até mesmo músicas autorais que tratam de alguns temas como descobrimento do Brasil, racismo, casamento e sexo. Ingressos no www.eventim.com.br.

MOSTRA

O grupo cultural Samba Queixinho promove na Galeria de Arte da Cemig (Av. Barbacena, 1.200, Santo Agostinho), a exposição Coletivarte: Encontro de Expressões, que reune obras de 74 artistas mineiros de diversas linguagens e modalidades artísticas - pintura, escultura, instalações e painéis. A mostra vai até o dia 28 de julho, das 8h às 18h. Coletivarte, uma iniciativa do Libertas Coletivo de Arte, pretende despertar uma re exão profunda sobre a conexão entre artistas e obras dentro de um coletivo, do trabalho em rede, da troca de conhecimentos e do desenvolvimento pessoal dos artistas envolvidos.

EXPOSIÇÃO

O CCBB BH (Praça da Liberdade, 450, Funcionários) recebe a exposição Portinari Raros, de Candido Portinari (1903-1962). A mostra, que reúne cerca de 200 obras no formato físico e digital, sendo algumas pouco vistas ou nunca antes expostas, ocupará o terceiro andar e o pátio interno do centro cultural, cará em cartaz até 7 de agosto. Entrada franca, ingressos www.eventim.com.br.

Universo Produção

ORGULHO

Este mês, o Memorial Vale (Praça da Liberdade, 640, Funcionários) traz uma programação especial voltada para homenagear o mês do orgulho LGBTQIA+. Haverá o cina de Montação Drag e campeonato Interdrag de ‘Gaymada’ no dia 17; shows com Marcelo Veronez (foto) no dia 29 e Lafetah no dia 30. As apresentações e a o cina são gratuitas. Para os românticos, haverá no dia 24 o show Sons da Alma, com Raissa Anastasia e Carlos D’Elia, dentro do projeto Sensações Memoráveis O show promete levar o público a uma jornada emocional profunda, que fala sobre amor, perda e autodescoberta. Gratuito.

ENCONTRO

O Sesc Palladium (Rua Rio de Janeiro, 1046, Centro) recebe no dia 21, às 21h, o show Música sem Fronteiras com António Zambujo e Yamandu Costa. Em única apresentação, os artistas vão mostrar a bela junção artística Portugal x Brasil. Ingressos a R$ 200,00 (inteira), R$ 100,00 (meia) e R$ 80,00 (comerciário), na bilheteria do teatro e pelo https://bileto.sympla.com.br/event/83205.

MOSTRA DE CINEMA

Ouro Preto está prestes a ganhar uma aura de cinema com a 18ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto, de 21 a 26 de junho. Idealizada e realizada pela Universo Produção, a CineOP está consolidada no calendário e circuito de mostras e festivais do Brasil como único evento a tratar o cinema como patrimônio e enfocar a preservação, história e educação. Rea rma também seu propósito de ser um empreendimento audiovisual de re exão e salvaguarda do rico patrimônio audiovisual brasileiro em diálogo com a educação e em intercâmbio com o mundo. A programação completa será divulgada no www.cineop.com.br

IMERSIVA

Vai até o dia 18, a exposição Monet - Le Rêve, no piso Ouro Preto do BH Shopping. Ao todo são 290 obras do pintor Claude Monet projetadas pelas paredes e chão, provocando uma imersão única nas pinturas do francês impressionista. Ingressos no Sympla a R$ 35,00 (meia) e R$ 70,00 (inteira). Segunda a quinta, das 12h às 22h, sextas e sábados, das 10h às 22h e domingo, das 10h as 20h.

Divulgação

ESCOLHAS

O CCBB BH apresenta o espetáculo A Aforista, do dramaturgo e diretor Marcos Damaceno e produção da curitibana Cia. Stavis-Damaceno. A peça traz à cena uma mulher (Rosana Stavis), caminhando sem parar em direção ao enterro de um antigo amigo da faculdade de música. Enquanto ela anda, lhe vêm pensamentos acerca de sua própria vida e os trajetos escolhidos por ela e seus antigos amigos, todos “promessas da música”. De sexta a segunda, às 20h30, no Teatro I. Ingressos a R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia), no bb.com.br/cultura e também na bilheteria do centro cultural.

ELES ESTÃO DE VOLTA!

O Grupo Galpão lança olhar ao universo do cabaré em novo espetáculo, em cartaz até o dia 18 no Galpão Cine Horto (Rua Pitangui, 3613 - Horto). Em Cabaré Coragem, os atores dão vida a uma trupe que, como tantos artistas, enfrenta azares e derrotas para exercer seu ofício sem desistir de manter a arte viva. Músicas tocadas e cantadas ao vivo somam-se a números de dança e outros talentos, cenas autorais e fragmentos da obra de Bertolt Brecht (1898-1956). Os ingressos a R$ 30,00 (meia) e R$ 60,00 (inteira) já estão disponíveis no Sympla e também na bilheteria do teatro, uma hora antes de cada sessão.

DRAMATURGIA

Vestido de Noiva ganhou nova montagem do Grupo O ccina Multimédia, até o dia 26, de sexta a segunda, às 19h no CCBBBH. O espetáculo segue a dramaturgia de Nelson Rodrigues ao mesmo tempo em que recorre a soluções cênicas distantes do original como cenários e objetos que se movem e alteram a cena. Ingressos na bilheteria do CCBBBH.

TRIBUTO

O Sesc Palladium (Rua Rio de Janeiro, 1046, Centro) apresenta no dia 17, sábado, às 21h, o espetáculo Elza Tributo com Larissa Luz e Caio Prado. Trata-se de um registro el do álbum e DVD “Elza, Ao Vivo no Municipal”, lançado poucos meses após o seu falecimento. Elza Soares celebraria em 2023, setenta anos de uma carreira pontuada por uma diversidade musical ímpar, e 93 anos de idade. O espetáculo celebra a história e o legado na música e na sociedade da imbatível artista eleita “A voz do milênio” pela BBC de Londres, em 1999. Ingressos a partir de R$ 50,00 (meia) no Sympla.

jornal de belô 6 BH Hall BH, 16 a 30 de junho de 2023 Número 169
Divulgação Renato Mangolin Victor Balde

Esfriou? Vamos de quentão!

RANGEL FERNANDES

Mês de junho tá aí e com ele as delícias das festas juninas. E com esse friozinho, nada melhor que um Quentão para esquentar a alma! Além de ser uma bebida supergostosa feita, normalmente, com vinho ou cachaça, ele é sempre servido e preparado bem quente! Ficou com vontade?

INGREDIENTES:

• 1 garrafa de aguardente (600 ml)

• 600 ml de água

• 500 g de açúcar

• Casca de 2 laranjas

• Casca de 1 limão

• 50 g de gengibre em pedacinhos

• Cravo-da-índia a gosto

• Canela em pau a gosto

• 1 maçã cortada em pedacinhos

Então hoje vou lhe ensinar a fazer um Quentão delicioso, feito com aguardente. Você vai sentir até o seu coração esquentar.

A receita de Quentão é tradicionalmente preparada com pedaços de maçã e cascas de limão e laranja. Mas a bebida também ca muito gostosa quando substituímos essas frutas por abacaxi com gengibre? Isso mesmo!

BORA FAZER:

• Coloque em uma panela grande o açúcar. Deixe em fogo baixo para não queimar.

• Depois de derretido, coloque as cascas de laranja e limão, o gengibre, cravo e a canela.

Misture

• Coloque a água e depois o aguardente.

• Deixe cozinhar por 25 minutos em fogo médio.

• Após a fervura, coloque a maçã picadinha.

• É sempre bom manter no fogo, para não perder a temperatura após o preparo.

40 minutos para car pronto 6 porções

O Quentão é sempre o queridinho das festas juninas e ajuda bastante a espantar o frio! O seu arraiá com certeza será um sucesso com essa receita!

Então, vista seu avental, se inspire e bora fazer? Essa bebida é daquelas do tipo que nos abraça. Mas não abuse. Se beber não dirija hein... Quentão é bom demais da conta, ainda mais em uma roda de amigos. Depois me conta o que achou da receita!

jornal de belô Bora fazer? 7 BH, 16 a 30 de junho de 2023 Número 169
Divulgação
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.