Jornal de Araraquara - ED. 1029 - 12 e 13 de Janeiro de 2013

Page 4

04

Conciliação

SÁBADO E DOMINGO 12 E 13 DE JANEIRO DE 2013

JORNAL DE ARARAQUARA www.jornaldeararaquara.com.br

Marketing pessoal

Paulo Cardozo

C

uidar da imagem profissional é cada vez mais importante. Na sociedade contemporânea o marketing pessoal é ferramenta para alavancar a carreira. O professor do curso de Design de Moda e responsável pelo setor de Eventos da Uniara, Paulo Cardozo, explica que marketing pessoal lida com informações como o “tipo de formação que o indivíduo tem, como se porta no ambiente corporativo e como divulga isso a colegas, chefia e mercado de modo geral”. A sociedade tende a prestar mais atenção nas pessoas que se destacam de modo positivo ou negativo socialmente. “Assim se o profissional é bem visto, é tido pela maioria como alguém que cuida bem da sua imagem e, por consequência, contribui para sua organização. Esse profissional tende a ser mais bem reconhecido e remunerado, além de comunicar de modo adequado o seu desempenho corporativo. Não adianta ter grandes habilidades técnicas, por exemplo, se isso não é reconhecido pelos seus pares, chefes e pelo mercado”, diz. Esse recurso tornou-se

importante no cotidiano “a partir do momento em que os pesquisadores de Recursos Humanos e retenção de talentos mostraram ao mercado o conceito de que o profissional leva o nome da empresa, inclusive fora do horário de trabalho”. Outro fator motivador é a competitividade. “Quanto mais profissionais competentes vão para o mercado, mais suas habilidades precisam ser desenvolvidas e reconhecidas nesse meio, razão pela qual saber se autopromover passou a ser fundamental”, pontua. Para quem pensa que para fazer marketing pessoal é preciso muito dinheiro, Cardozo ressalta que isso não tem nada a ver. “Tem relação com habilidade para se portar, se relacionar e fazer com que as pessoas que gostam de você e te reconhecem como um profissional leal e competente ‘advoguem’ a seu favor, passando tais informações a seus conhecidos. Tem muito mais ligação com relacionamento (tecnicamente chamamos de networking), do que com grandes investimentos na imagem”, comenta.

Dicas

Tratar o negócio em que você atua como se fosse seu; ser companheiro; ser paciente sem ser subserviente; ser resiliente sem perder a personalidade; ser claro nas suas explanações, determinado nos objetivos e compreensivo, sem perder o foco, e entender que você não trabalha para ninguém, e sim para você. Hoje existem profissionais capacitados para auxiliar os interessados a se conhecerem melhor, praticar o marketing pessoal e trabalhar adequadamente a sua imagem no ambiente corporativo e na vida pessoal.

Silicone

para homens C

oxas, peitoral, panturrilhas e bíceps estão entre as opções de cirurgias mais pedidas pelo universo masculino. Quando a preguiça de malhar fala alto, ou até mesmo a dificuldade de tentar manter um corpo sarado ou em forma, os homens recorrem à tecnologia na medicina para alcançar seus objetivos. Enganam-se aqueles que pensam que silicone foi feito somente para mulheres, pois, há rapazes que fazem esta cirurgia plástica. “Eles estão aprendendo a não ter medo de agulhas e de preconceitos da sociedade quanto a ser vaidoso. Estão aderindo à prótese de silicone para aumentar o peitoral, a panturrilha e os glúteos”, afirma Arnaldo Korn, diretor do Centro Nacional - Cirurgia Plástica. A verdade é que além da preguiça, entrar numa academia e ver os resultados logo de cara é bem complicado. O processo é longo, demorado demais para a pressa masculina. “Muitos reclamam que não conseguem ganhar massa muscular nes-

sas regiões do corpo, como o tórax, e por esse motivo optam pelo implante no peitoral que deixa com aspecto de músculos muito bem definidos”, explica o diretor. Além do tórax, outras mais solicitadas são panturrilha e glúteos Na panturrilha, o implante age também para a correção de pernas finas e chega a ter 10 tamanhos diferentes de prótese de silicone. E no glúteo, serve para tornear e remodelar os contornos. Ou seja, tudo para aumentar e dar forma ao corpo. Esse tipo de cirurgia só deve ser feita após os 18 anos, pois é a partir dessa idade que a parte hormonal do homem está equilibrada, as estruturas ósteomusculares e a pele estão desenvolvidas por completo. Ela geralmente é feita por meio de uma incisão na pele e a prótese é colocada por baixo do músculo, exigindo uma anestesia peridural ou geral e depois de 24h o paciente recebe alta. O retorno às atividades normais deve ocorrer dentre 7 ou 15 dias, dependendo da cirurgia e de cada caso.

resolve conflito

O

O seu filho ainda vai estudar aqui

desgaste emocional e a demora para ter um problema resolvido são problemas comuns para quem possui processos em andamento na Justiça. Por isso, trabalhar para obter acordos extrajudiciais e consenso entre as partes é uma ótima opção para superar os conflitos e agilizar soluções, evitando processos morosos e desgastantes. A Defensoria Pública de SP tem investido na diretriz de resolução alternativa de conflitos. Em 2012, a instituição encaminhou 15.792 casos para procedimentos de mediação. A maior parte referese a conflitos familiares: pedidos de pensões alimentícias, divórcios, investigações de paternidade ou mesmo brigas de vizinhos. Em uma amostra de 3.220 casos chegou-se a um acordo em cerca de 70%. Além de Defensores Públicos, Agentes Psicossociais que integram os quadros da instituição também medeiam reuniões de conciliação. Eles integram os Centros de Atendimento Multidisciplinar (CAM) da Defensoria, uma iniciativa pioneira para promover um atendimento multidisciplinar ao cidadão, com atuação de Psicólogos e Assistentes Sociais. O trabalho é feito em todas as Regionais da Defensoria Pública no Estado de SP.

Parceria

Desde julho de 2012, a Defensoria Pública de SP mantém uma parceria com

o Tribunal de Justiça do Estado (TJ-SP), para que Defensores encaminhem aos Centros Judiciários de Conflitos e Cidadania (Cejuscs) casos que podem ser resolvidos por meio de conciliação.

Defensoria Pública custeia o exame de DNA que será agendado durante a audiência. Em média, 35 casos são encaminhados por dia, na Capital. A parceria também abarca as cidades do interior. Os casos cujas tentativas de acordo foram infrutíferas serão remetidos para uma unidade da Defensoria mais próxima do cidadão, para que um Defensor Público avalie o ajuizamento de uma ação. Nos casos de investigação de paternidade, a Defensoria Pública custeia o exame de DNA que será agendado durante a audiência de conciliação no Cejusc. Defensores Públicos também realizam plantões em unidades Cejusc. (Mais informações: imprensa@defensoria.sp.gov.br)

Software que

detecta plágio

O

aumento de plágio em produções científicas, que, segundo estudos submetidos ao Medline base de dados de produções da literatura internacional da área médica e biomédica, triplicou entre a década de 1970 e 2007, passando de 0,25% para 1%, incentivou o combate dessa prática. É o caso do estudante do 4° ano de Ciência da Computação, Clever Teixeira, que desenvolveu o projeto “Nova abordagem para identificação eficaz de plágio utilizando busca pela internet”.

Na busca por possíveis cópias em trabalhos acadêmicos. O software tem como proposta auxiliar professores

e avaliadores na busca por possíveis cópias em trabalhos acadêmicos. “O modelo computacional trabalha na detecção automática de textos similares, a partir de documentos publicados na web”, explica Clever. Além da busca por similaridades, o programa calcula a possibilidade de plágio de um conteúdo. Segundo Clever, o objetivo do software é fornecer as ferramentas para o professor avaliar se a produção é uma cópia ou não. “Cabe ao usuário o julgamento final, analisando se os trechos em comum não são transcrições devidamente referenciadas. Esta etapa é baseada em um consenso encontrado na literatura deste assunto”, afirma o estudante. O diferencial do programa em relação a outros softwares de detecção de plágio é o sistema gratuito que traz uma análise aprofundada do conteúdo, como por exemplo, a marcação em cores de palavras e frases iguais, facilitando a identificação da cópia. (Imprensa@semesp.org.br)


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.