Jornal de Araraquara - Edição 1531

Page 1

Por conta das chuvas da última semana – especialmente, quarta-feira, dia 28 – em Araraquara, houve diversos acidentes, além de perda da vida de uma família inteira. Trazemos à tona mais um problema resultado das chuvas. Na Avenida Francisco Martins Caldeira Filho, no Parque São Paulo, parte da via cedeu por conta das fortes chuvas. A situação vem se tornando cada dia mais grave. Pag. 08

Ministros visitam Araraquara

Na quinta-feira (05), Araraquara recebeu o Ministro das Cidades – Jader Filho – e o Ministro da Integração e Desenvolvim e n t o R e g i o n a l – Wa l d e z G o é s –para vistoria nos pontos da cidade afetados pelas intensas chuvas. Por conta dos incidentes que pairaram sobre a cidade na última semana, o prefeito – Edinho Silva – entrou em contato com órgãos estaduais e federais para receber suporte financeiro. Pag. 13

Caos oficial

Oque ocorreu nos últimos d i a s n ã o s e d e v e s omente às chuvas. Existe enorme parcela de responsabilidade do poder público. E não falamos apenas do Executivo. Ora, queda e destr uição de r uas por rompimento de canalização de cór regos ou águas pluviais só demonstra a fragilidade da constr ução. Pag. 02

Edição 1.531 06 a 10 de janeiro 2023
(distribuição gratuita)
Geraldo Polezze (1945-2021) Isenção, respeito e responsabilidade “ Verdade seja dita, JA é infor mação per manente sem possibilidade de alteração”

Destaque

16/11/1997

Tratamento de Esgoto é saúde

ODepartamento Autônomo de Água e Esgoto através de sua permissionária Leão & Leão iniciou, na semana passada, a constr ução da junção dos interceptores do Ouro e das Cr uzes, numa extensão de 2.957 metros, da ETE de Araraquara, dentro da área de 18 alqueires da Fazenda Fitti, onde será construída a estação.

Caos oficial

Oque ocorreu nos últimos dias não se deve somente às chuvas. Existe enorme parcela de responsabilidade do poder público. E não falamos apenas do Executivo.

Ora, queda e destr uição de r uas por rompimento de canalização de córregos ou águas pluviais só demonstra a fragilidade da constr ução. Sinaliza como era necessária manutenção constante, o que não se deu.

Possivelmente, em r uas tão movimentadas de áreas sobrecar regadas por acúmulo de água, levada por por tantos espaços impermeabilizados, teria sido ur gente constr ução de verdadeiras pontes. E não a simples canalização, sujeita a rompimentos, como testemunhamos.

O espaço urbano grita, tal o descontrole de sua ocupação.

A Prefeitura deveria admitir sua responsabilidade. Que é histórica, sim. Ou seja, não apenas da presente gestão, mas das anteriores também. Afinal, autorizaram aumento da impermeabilização agressiva do solo sobre áreas verdes.

Também, deveria confessar a responsabilidade por omissão na manutenção da cidade. Importante cor rer atrás dos reparos. Óbvio. Mas nada compensará as vidas perdidas, nem o prejuízo enfrentado por comércio, empresas e população em geral com as restrições de movimentação na cidade pelas r uas fechadas.

Ações preventivas, por favor.

É a mesma preocupação em relação à via expressa. Mas, como vimos, não

se limita a ela: a cidade implora por cuidados. As r uas esburacadas, praças abandonadas, acúmulo de lixo, bueiros entupidos... e não, não é culpa do Daae.

Autarquia municipal continua sendo de responsabilidade da Prefeitura. Também, não venha justificar pelo excesso de chuvas. Qual a novidade frente a eventos climáticos extremos cada vez mais comuns? Adeque-se, portanto.

Mas vamos além: por que o Ministério Público limitou-se a questionar judicialmente a situação da via expressa? Teria tido comprovação de que os viadutos da cidade estão seguros? E das vias sujeitas a alagamento? Ou nada disso foi objeto de preocupação? E a Câmara Municipal? Vai fazer o quê? Novos requerimentos de providências? Ou seja, apenas gritaria, é isso?

Será que nossas autoridades persistirão em omissão mesmo diante da morte injustificável de seis pessoas? Seis pessoas de uma mesma família, voltando de um inocente passeio, vamos repetir com força, perderam suas vidas. Quem vai responder por essa tragédia?

Por fim, registre-se que o histórico de obras/reparos da atual administração é sofrível. Vale lembrar a pequena ponte dos Machados, cujo constr ução está lembrando a ponte Rio -Niterói pelo tempo de obra. Ou seria falta de obra? Uma ver gonha.

Em resumo, estamos mal, bem mal. E, como vemos, a culpa é de muita gente. Portanto, assumam sua responsabilidade, senhores.

02 JORNAL DE ARARAQUARA www jornaldeararaquara com br EDIÇÃO DIGITAL 06 A 10 DE JANEIRO DE 2023
(Editorial) Pub icação semanal JORNAL DE ARARAQUARA Fundado : Gera do Po ezze in memor am” Ed ora: Mar ene Volpa t Po ezze - MTb 33 937 Assessor Lu g Polezze Reg st ado no Ca tór o C v sob o nº 36 264 PABX: (0xx16) 3332-1002 End Rua Ceará 1063 - Araraquara - SP -CEP 14810-165 Home page: www orna deara aquara com b e-ma redacao@ orna deara aquara com b Wha sApp 16 99444-5816 facebook com/ orna deara aquara you ube: Jorna de Ara aquara mp essão: G á ca & Ed tora Va e do F amboyan

Esse foi o título do último editorial que chamou a atenção de nossos leitores. Trazemos dois comentários de leitores. “Isto se chama PLANEJAMEN-

A p ó s o J o r n a l d e A r a r aquara entrar em contato com a Prefeitura (quartafeira, dia 4) o estado em que se encontrava a Praça Leonardo Del Duca - que foi revitalizada há poucos m e s e s e a s f o t o s m o stram - informaram que seria limpa até final de janeiro.

CLIMÁTICO E URBANÍSTICO”

TO, coisa rara aqui em nossa cidade”

‘Marisa Christina Pazetto Figueiredo’

Mas, nesta sexta-feira , a praça já estava recebendo os devidos cuidados.

O JA e moradores do entorno da Praça agradecem a a t e n ç ã o d o E x e c u t i v o Municipal.

Crianças já podem retornar com suas brincadeiras em companhia de Vovós e Pais.

“Que as pessoas que podem, por exemplo nossos prefeitos, deputados e vereadores passem a perceber o caos que podemos ter Parem de lutar por um

gran de salá rio e lutem por causa que beneficia sua família pelo menos. A ganância desse povo é muito grande”.

‘Ana Maria Manetti’

JORNAL DE ARARAQUARA www.jornaldeararaquara.com.br EDIÇÃO DIGITAL 06 A 10 DE JANEIRO DE 2023 03
(Luigi Polezze) LIMPEZA DA PRAÇA “CAOS
Depois Depois
Antes

(Continuação)

ABANDONO

Leitora enviou fotos da Rua Dr Walter Medeiros Mauro - Vila Harmonia.

Diz nossa leitora que trabalha nas imediações:

“Está difícil trafegar de carro ou moto nas r uas e avenidas da

Vila Harmonia Há muito tempo as transversais estão uma verdadeira calamidade, agora com as chuvas, piorou ainda mais. Aliás, o que já era previsível”.

A foto mostra um dos casos:

“Os coletores têm todo direito de não trabalharem nas vésperas de Ano Novo, mas não custava o DAAE ter avisado a população. Assim, a gente não colocava o lixo para fora de casa" - foi o questionamento de várias pessoas.

Em comunicado - na última terça-feira (3), o DA AE divulgou em rede social o boletim: “O Daae informa que o atraso

da coleta de lixo domiciliar será regularizado pela empresa até do dia de hoje (03/01)

A situação ocor reu devido às fortes chuvas no horário noturno e a ausência de 80% dos coletores desde a última sextafeira.

A coleta da área central e de outros bair ros da cidade está regularizada. Os demais pontos da cidade onde ainda a coleta não ocorreu terão o ser viço regularizado ainda hoje.”

AGRADECIDOS

Moradores e usuários da Rua 13 de Maio na Vila Xavier, estão contentes com o recapeamento da r ua. “Agora dá para trafegar pela via,

sem reduzir a velocidade do veículo para a primeira marcha”, afirmou Fábio que usa da Rua diariamente para chegar ao trabalho.

A não coleta de lixo nos últimos dias deixou vários pontos da cidade sem esse ser viço. A gri-

taria dos munícipes foi grande, pois os sacos se acumularam nas calçadas e r uas.

Quem nos acompanhou até aqui tenha um excelente final de semana e até a próxima, se Deus assim o per mitir.

JORNAL DE ARARAQUARA www.jornaldeararaquara.com.br EDIÇÃO DIGITAL 06 A 10 DE JANEIRO DE 2023 04
FALHA

Câmara Municipal Principais notícias de vereadores

Plataforma municipal para uso racional da água busca alcançar ODS

Ve r e a d o r J o ã o C l e m e n t e (PSDB) sugeriu criação de ferramenta para preser vação de recursos hídricos.

A fim de contribuir com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela Or ganização das Nações Unidas (ONU), o vereador João C l e m e n t e ( P S D B ) s u g e r i u à Prefeitura a criação da Plataforma Municipal para o Uso Racional da Água e Recursos Hídricos.

"Entre os ODS, há os desafios 'Água Potável e Saneamento', 'Cidades e Comunidades Sustentáveis', 'Consumo e Produção Responsáveis', 'Vida na Água' e outros, que cuidam da preservação das águas. Por isso, a criação de tal plataforma é de suma importância", frisou o parlamentar.

Políticas públicas para idosos são cobradas em Araraquara

O autor do documento é o ver e a d o r R a f a e l d e A n g e l i (PSDB).

Recentemente, o vereador R afael de Angeli (PSDB) solicitou à Prefeitura informações referentes ao Programa Amigo do Idoso e ao Selo Amigo do Idoso.

O Programa Amigo do Idoso e o Selo Amigo do Idoso têm como objetivo garantir o envelhecimento ativo e assistir da m e l h o r f o r m a p o s s í v e l e s s a

parcela da população, sobretudo os idosos em situação de v u l n e r a b i l i d a d e s o c i o e c o n ômica.

Nesse sentido, Angeli questionou o Executivo sobre quais medidas têm sido adotadas para a inclusão de Araraquara no Programa Amigo do Idoso e para a aquisição do Selo Amigo do Idoso.

Além disso, perguntou quantos idosos são atendidos no Centro Dia do Idoso e quantos aguardam para conseguir vaga no local. O Centro Dia do Idoso "Quero Vida" – João Bertolucci é um espaço destinado a p r o p o r c i o n a r a c o l h i m e n t o , proteção e convivência a idosos cujas famílias não têm condições de prover esses cuidados durante todo o dia ou em parte dele

A desão a estudo para tratamento alternativo de câncer é sugerida ao Executivo

Ve r e a d o r J o ã o C l e m e n t e (PSDB) propôs criação de plataforma de estudos. De acordo com matéria do Portal Butantan, a tecnologia CAR-T para tratamento de câncer "consiste em reprogramar células de defesa do corpo humano para reconhecer células tumorais presentes no or gan i s m o " . A s s i m , o v e r e a d o r João Clemente (PSDB) sugeriu a criação da Plataforma de Estudos do CAR-T Cell para tratamento e terapia onco -hematológicos, por meio de convênios, Consórcio de Municípios da Região Central (Concen) e/ou do Centro de Terapia

Celular da Fundação Hemocentro de Ribeirão Preto (SP). Ainda segundo o Butantan, o primeiro brasileiro a receber a ter a p i a c e l u l ar C A R-T a p r esentou remissão de tumores em menos de um mês e duas unidades de produção serão instaladas no estado de São Paulo por iniciativa do governo paulista e em parceria entre o instituto, a USP e o Hemocentro de Ribeirão Preto

Mapeamento de população de ocupações irregulares pode ajudar na preser vação ambiental

Vereadora Fabi Vir gílio (PT) propõe estudos para proteger direitos ambientais e direito à vida.

No intuito de solicitar à Prefeitura a elaboração de mapeamento de famílias/pessoas que vivem em ocupações irregulares, situadas em áreas de preservação ou de risco no município, a vereadora Fabi Virgílio (PT) protocolou, na segundafeira (2), a Indicação nº 23. No documento, a parlamentar enfatiza que havia protocolado, em agosto do ano passado, o Requerimento nº 724, no qual indagava a respeito das ocupações irregulares para fins de moradia em Áreas de Preservação Permanente (APPs) e havia per guntado sobre a existência de algum mapeamento do número de pessoas vivendo em ocupações ir regulares localizadas em áreas de preser vação ou em áreas de risco.

JORNAL DE ARARAQUARA www jornaldeararaquara com br EDIÇÃO DIGITAL 06 A 10 DE JANEIRO DE 2023 05
Plataforma para uso racional da água

Câmara Municipal: Principais notícias de vereadores

Contud o , s e g u n d o Fa b i , e m resposta, o Executivo tinha inf o r m a d o q u e i n e x i s t i a e s t u d o s o b r e o a s s u n t o em Araraquara

Vias de bairros precisam de melhorias para passagem de pedestres

Pe d i d o s f o r a m f e i t o s p a r a Selmi Dei e Adalberto Roxo pelo vereador João Clemente (PSDB)

Em indicação apresentada recentemente à Prefeitura, o ve-

reador João Clemente (PSDB) pede a melhoria das passagens para pedestres no Jardim Roberto Selmi Dei e no Adalberto Frederico de Oliveira Roxo.

Clemente destaca também que o trecho da Rua Juiz de Direito Carlos Alberto Melluso (encontro com as avenidas Edson B a c c a r i n e B e r c h o l i n a A l v e s Car valho Conceição), entre os n ú m e r o s 1 0 0 e 3 0 0 a p r o x im a d a m e n t e , v i a p a r a l e l a a u m a r e s e r v a d e m a t a , t a mb é m n e c e s s i t a d e c a l ç a m e n -

Programação até 11 de janeiro

Avatar – O Caminho da Água

Moviecom 1: Dublado (3D): Sexta a Quarta-feira, sessões às 15h20 e 19h10.

Moviecom 2: Dublado: Sexta a Quarta-feira, sessão às 15h50.

Moviecom 3: Dublado: Sex-

(continuação)

to e acostamento.

Documento solicita demandas relacionadas a empreendimento imobiliário

Vereadora Fabi Vir gílio (PT) questiona medidas compensatórias apresentadas em relatório do Residencial Parque São Lucas.

Na terça-feira (3), a vereadora Fabi Vir gílio (PT) requisitou à Prefeitura informações relacionadas ao Relatório de Im-

Cinema

ta a Quarta-feira, sessão às 17h.

M o v i e c o m 3 : Le g e n d a d o : Sexta a Quarta-feira, sessão às 20h40.

Moviecom 4: Dublado: Sexta a Quarta-feira, sessões às 14h e 19h50.

Ter rifier 2

Moviecom 2: Dublado: Sexta a Quarta-feira, sessão às

21h40.

Gato de Botas 2 –

O Último Pedido Moviecom 2: Dublado: Sexta a Quarta-feira, sessões às 13h40 e 19h30

Moviecom 4: Dublado: Sexta a Quarta-feira, sessão às 17h40.

Moviecom 5: Dublado: Sexta a Quarta-feira, sessões às

pacto de Vizinhança (RIV) do Residencial Parque São Lucas, da BRNPAR Empreendimentos Imobiliários, localizado na Avenida Lázaro Machado, no Jardim Roberto Selmi Dei. No documento, a parlamentar afirma que já havia encaminhado ao Executivo, no mês de outubro, o Requerimento nº 830/2022 e, diante da resposta contendo a tabela Infraestr utura – Equipamentos Públicos Comunitários (página 28) do referido RIV, Fabi fez vários questionamentos.

14h30, 16h40, 19h e 21h10.

Pantera Negra –Wakanda para Sempre Moviecom 3: Dublado: Sexta a Quarta-feira, sessão às 13h50

O jor nal recebeu a programação diretamente dos promotores.

JORNAL DE ARARAQUARA www jornaldeararaquara com br EDIÇÃO DIGITAL 06 A 10 DE JANEIRO DE 2023 06
Colégio Progresso Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio Fone: (16) 3322-0733 - site: progresso.or g.br

CNPJ do MEI não trará mais o número do CPF do empreendedor

Mudança no padrão do nome empresarial é uma das alterações realizadas pela Redesim para simplificar a vida dos microempreendedores individuais

Os microempreendedores individuais (MEI) já contam com um novo padrão de nome empresarial para preser var seus dados pessoais. Desde o dia 12 de dezembro, os novos CNPJ criados não trazem mais o CPF do titular. A mudança atend e à s r e i v i n d i c a ç õ e s a n t i g a s d e e mpreendedores que tinham seu dado pessoal divulgado no nome empresarial e segue as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

M i c r o e m p r e e n d e d o r e s I n d i v i d u a i s formalizados antes dessa data e que desejarem retirar o CPF do nome empresarial podem fazer a solicitação de alteração de MEI no Portal do Empreendedor As atualizações fazem parte de um trabalho em equipe do Sebrae com diversas outras instituições que vêm trabalhando para a modernização dos serviços governamentais voltados para o empreendedorismo.

Além dessa novidade, a Receita Federal do Brasil apresenta em seu boletim informativo sobre mudanças estratégicas no funcionamento da Redesim, divulgado recentemente, mais uma simplificação no processo de baixa dentro do Portal do Em-

06-

preendedor Todas as pessoas que quiserem dar baixa no MEI dentro do portal Gov br e que estejam inscritos com CNPJ até o dia 15 de março de 2022, podem fazer o procedimento apenas com o selo bronze. Antes eram exigidos selo prata ou ouro.

“As mudanças já estão em operação e trazem mais agilidade e mais segurança para os donos de micro e pequenos negócios”, afirma a coordenadora do núcleo de simplificação de Políticas Públicas do Sebrae, Helena Rego.

OUTRA S MUDANÇA S

O Boletim da RFB apresentou ainda novidades em relação à integração da Redesim com a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), apuração especial para transformação automática dos CNPJ de Eireli em Sociedade Limitada com um integrante e flexibilização do Número de Registro no Coletor Nacional da Redesim e no sistema CNPJ.

Aniversariantes

Melato, Neferson Robero de Medeiros, João Paulo Cr uz, José Carlos Cotrim, Abel Trizolio e Moacir Sávio

07-

08-

09-

10-

ALMEIDA

+ O D E T T E S O R B O GONÇALVES, 86 anos. Sepultada, dia 03, Cemitério São Bento.

+ JOÃO MARGUTTI FILHO, 73 anos. Sepultado, dia 06, em São Lourenço do Tur vo.

+ JOSÉ CORDON FILHO, 78 anos. Viúva Selma Bonazzi Sepultado, dia 06, Cemitério São Bento.

FONTERI

+ CARLOS PEREIRA DO PRADO, 97 anos. Sepultado, dia 28, Cemitério São Bento.

dia 28, Cemitério São Bento.

+ C A R M E N H E L E N A SERRANO PIRES, 69 anos Cremada, dia 30, Crematório Bom Jesus

+ MARIA AUXILIADORA VIEIRA, 76 anos. Sepultada, dia 31, Cemitério Parque dos Lírios

+ FRANCIS CA S OARES, 8 2 a n o s . S e p u l t a d a , d i a 02, em Américo Brasiliense.

+ J O Ã O C O R R Ê A , 8 5 anos. Sepultado, dia 04, Cemitério São Bento

+ ANDRÉ LUIS DE OLIVEIRA, 36 anos. Sepultado, d i a 0 4 , C e m i t é r i o S ã o Bento.

+ AT I L I O M O R E T E NETO, 72 anos. Sepultado, Às famílias enlutadas o pesar do J.A .

11- Gesiel de Souza Rodrigues, Álvaro Romano, Sandra Regina da Silva, Geraldo Luis Tampellini, Silvio Monaretti e Lizabete A. Guidolin

12- Jaime Crispim, Maria da Glória Almeida Costa Henriques, Osvaldo de Souza, Itamar Aparecido Rossi, Elísio Luis Pires, César Fiedler, Luiz Carlos Soares de Figueiredo, Luciano H. T. Guimarães, Esmeralda Greco Nascimento, Maria Regina Fer reira, Eduardo Luiz Yano, Maria Angélica Honório Maia, Maria Isabel das Neves e Amaur y Alfredo Honorato

JORNAL DE ARARAQUARA www jornaldeararaquara com br EDIÇÃO DIGITAL 06 A 10 DE JANEIRO DE 2023 07
Dengue pode matar se não oferecer assistência médica rápida e eficiente.
• • • • • • • • •
(Máquina Cohn & WolfeAssessoria de Imprensa Sebrae) Geisler C. Bosso, Antonia de Pádua Ribeiro Guerra, Alex Rodrigo Celestino, Décio Trosdor f, Maria Angélica Honório Maia, Sebastião Brito Fernandes e Amaro José Jerônimo Victor César de Moura Arthur Wormhoudt, Neide Mendonça Sgarbosa, Marcos Sidnei Bau, Rosana Cristina Santana, Fabrício Devito da Cunha e Fernanda Bar reto Lordello Renato Tor res Augusto Neto, Thamires Fedozzi Cataneu, Wilson Pedroso e Leliana Serafim Cristiano Cutig Fer rari, Girolámo Micheloni Neto, Luciane Ap Braz

Cidade em Pedaços

Por conta das chuvas da última semana – especialmente, quarta-feira, dia 28 – em Araraquara, houve diversos acidentes, além de perda da vida de uma família inteira. Trazemos à tona mais um problema resultado das chuvas.

Na Avenida Francisco Martins Caldeira Filho, no Parque São Paulo, parte da via cedeu por conta das fortes chuvas A situação vem se tornando cada dia mais grave. Mais partes da via caem no leito do rio que passa ao lado, deixando moradores inquietos por conta do perigo iminente e incomodando com o mau cheiro do esgoto que passa

A reportagem do JA entrevistou duas pessoas que opinaram, mas ambas desejaram se manter no anonimato

“Eu penso, assim, que o prefeito tinha que dar atenção pro Bair ro, para cidade, porque pode acontecer coisa pior, né? Então, acho que o prefeito tinha que dar uma atenção, há mais de um ano para deixar tudo or ganizado, bonito, mas deixa pro dia que chove para tudo acontecer, desmoronar e tirar vida de pessoas, é complicado.

Dá até medo, porque pode acontecer uma outra chuva como da última vez; aí o perigo fica mais constante. O povo está com medo da situação ”

“Aqui, como todo mundo vê, o barranco está aumentando mais Além disso, a chuva está comendo tudo por baixo, eu creio que a prefeitura não pode fazer nada sobre a chuva, mas ela tem que organizar mais este cór rego Fazer alguma coisa para dar mais segurança para os moradores desse bair ro, senão, como fica? Da-

qui a pouco, vai atingir as casas dos moradores daqui, já está bem perto, depois quem vai arcar com isso?

O prefeito tinha que entender e vir ele aqui dar uma olhada pessoalmente, ele mesmo tinha que vir e não mandar outras pessoas virem. E depois tomar uma posição.”

O local foi devidamente sinalizado e foi feita calafetação das trincas com o intuito de evitar novas infiltrações e deslizamentos Contudo, os moradores locais temem que isso não seja o suficiente caso outra chuva forte venha a acontecer.

O JA levou o assunto para Prefeitura que respondeu como eles têm se esforçado para reparar a cidade. Porém, não foi dado nenhuma data ou plano certo, apenas que o assunto está em "obser vação"

Segue a nota da Prefeitura:

Nota sobre erosão na avenida Francisco Martins Caldeira Filho, no Parque São Paulo

Na Avenida Francisco Martins Caldeira Filho, no Parque São Paulo, onde parte da via cedeu com as fortes chuvas, o Município reforçou o isolamento da via, com sinalização e pedras, para impedir a passagem de veículos, e foi feita calafetação das trincas para evitar novas infiltrações no solo e posteriores deslizamentos

O Departamento Autônomo de Água e Esgotos (DAAE) também tem realizado vistorias no local. O excesso de água pluvial prejudicou todo o solo, atingindo as tubulações de água instaladas na calçada e, posterior mente, a rede de esgoto po-

sicionada no meio da via pública. O Daae vem trabalhando junto à P refeitura e, assim que as condições climáticas per mitirem, a rede coletora de esgoto será refeita de imediato.

E s s a á r e a d o Pa rq u e S ã o Paulo e a Avenida 36, onde deverão ser feitas obras complexas, estão sendo consideradas áreas prioritárias para a reconstrução. Mas são pontos que vão demandar obras maiores de engenharia e mais tempo, devido ao tamanho das áreas afetadas.

As equipes da Defesa Civil de A r a r a q u a r a e d a S e c r e t a r i a Municipal de Obras e Ser viços Públicos seguem realizando estudos desses pontos mais críticos para darem início à fase de projeto de recuperação dessas áreas

A Defesa Civil Estadual está colaborando na a n á l i s e t é c n ic a d a s o b r a s q u e s ã o n e c e ss á r i a s p a r a q u e , p o s t e r i o rm e n t e , p o s s a s e r f e i t o o o r ç am e n t o e a c a p t a ç ã o d e r e c u r-

s o s p ara a execução.

Para garantir condições jurídicas para tomar as medidas necessárias e buscar os recursos junto a o s G o v e r n o s E s t a d u a l e Fe d e r a l , a P r e f e i t u r a p u b l i c o u decreto municipal que institui e s t a d o d e e m e r g ê n c i a n a c id a d e j á n o d i a 3 0 d e d e z e mb r o . P r o c u r a d o s p e l o p r e f e it o E d i n h o , o G o v e r n o d o E st a d o e o G o v e r n o Fe d e r a l s e d i s p u s e r a m a r e p a s s a r r e c u rs o s a o M u n i c í p i o p a r a e s s a s o b r a s .

V á r i o s p o n t o s j á f o r a m r ec u p e r a d o s p e l a S e c r e t a r i a d e O b r a s e S e r v i ç o s P ú b l i c o s e p e l o D a a e , e n q u a n t o o M u n ic í p io trabalha para conseguir o repasse de recursos de outras esferas para a execução das obras mais complexas

O poder municipal reforça que mede esforços e continua trabalhando incansavelmente, desde o dia seguinte à tragédia natural, para a reconstrução de Araraquara.

JORNAL DE ARARAQUARA www.jornaldeararaquara.com.br EDIÇÃO DIGITAL 06 A 10 DE JANEIRO DE 2023 08
09 JORNAL DE ARARAQUARA www.jornaldeararaquara.com.br EDIÇÃO DIGITAL 06 A 10 DE JANEIRO DE 2023

INÍCIO DE ANO

Judiciário em recesso, algumas empresas em férias coletivas, muitos aproveitando as férias escolares e dando início a nossa coluna semanal no JORNAL DE ARARAQUARA Um Feliz ano novo para todos, com muita paz.

BANCA S DE JORNAIS

Pedimos providências em coluna anterior, em relação a duas bancas de jornais fechadas e que há muitos anos estão atrapalhando a locomoção de pedestres e acumulando sujeiras no local Na praça onde se localiza o restaurante “Pé na Cova”, foi retirada uma das bancas - não sei se pelo proprietário ou Prefeitura (foto anexa). Mas, na em

frente à Faculdade da Unespna Rua Humaitá - ainda continua lá, atrapalhando a passagem de pedestre e acumula n d o s u jeir a ( fo to a b a ix o) . E s p e r a m o s p r o v i d ê n c i a s d e quem de direito.

GALHO DE ÁRVORE QUE ADENTRAVA NA AV. BARROS O

A Prefeitura cortou um grande galho, que adentrava na referida Avenida e que alertamos que poderia causar acidente e danos a veículos (foto abaixo do corte)

MATO ALTO EM FRENTE A UNESP

E Araraquara, que era con-

s i d e r a d a a m a i s l i m p a d a s Américas? Vejam o estado em que se encontra em frente da Faculdade Unesp pela Rua Expedicionário do Brasil. Infelizmente acontece todos os anos, esp e r a m o m a t o c r e s c e r e s ó c o r t a m d e p o i s q u e h o u v e r r e c l a m a ç õ e s Vam o s a g ua r da r a s providências de quem de direito (foto anexa)

TRISTES OS ACONTECIMENTOS OCORRIDOS NA CIDADE

Em razão das chuvas, a cidade que já estava cheia de problemas com buracos nas r uas e avenidas, mato alto etc , agora com quedas de ponte/muros, alagamentos e o lamentá-

ULTRAMARI

vel acidente com 6 vítimas da mesma família. Há muito tempo vem ocor rendo enchentes e a preocupação em d i v e r s o s l o c a i s , p r i n c i p a lmente na Via Expressa e todos os anos é a mesma coisa.

A quem cabe a responsabilidade dessa situação? Outra preocupação são os viadutos existentes na cidade, principalmente o da Estação Fer roviária, constr uídos há muitos anos e que merecem reforços em suas estr uturas

JORNAL DE ARARAQUARA www jornaldeararaquara com br EDIÇÃO DIGITAL 06 A 10 DE JANEIRO DE 2023 10
COLABORAÇÃO: JOÃO LUIZ

FERROVIÁRIA CONHECE TABELA DO PAULISTÃO 2023

AFederação Paulista de Futebol (FPF) divulgou a tabela com datas e horários das 12 rodadas do Campeonato Paulista de 2023 A Fer roviária estreia no dia 15 de janeiro, às 11 horas, contra o Água Santa, em Diadema, no Estádio Distrital Inamar

N e s t e a n o , a c o m p e t i ç ã o e s t a d u a l m a i s d i s p u t a d a d o Brasil terá transmissões em todas as plataformas. Na mídia aberta, YouTube e Record TV, na T V f e c h a d a , Pr e m i e r e , H B O Max e TNT

E ao torcedor afeano, a Locomotiva divulgará, no início da próxima semana o preço dos ingressos e algumas novidades para o ano que vem

TABELA DA FERROVIÁRIA

1ª RODADA (15/01) Água Santa x FERROVIÁRIA – 11 horas – Distrital Inamar (Diadema)

2ª RODADA (19/01)

FERROVIÁRIA x São Paulo –19h30 – Fonte Luminosa (Araraquara)

3ª RODADA (22/01)

FERROVIÁRIA x Santo André –20h30 – Fonte Luminosa (Araraquara)

4ª RODADA (25/01)

Red Bull Bragantino x FERROVIÁRIA– 19h – Nabi Abib Chedid (Bragança Paulista)

5ª RODADA (28/01)

Santos x FERROVIÁRIA – 18h30 – São Paulo

6ª RODADA (04/02)

FERROVIÁRIA x São Bernardo – 16h – Fonte Luminosa (Araraquara)

7ª RODADA (07/02)

M i r a s s o l x F E R R O V I Á R I A –19h30 – José Maria de Campos

Maia (Mirassol)

8ª RODADA (11/02)

F E R R O V I Á R I A x B o t a f o g o –18h30 – Fonte Luminosa (Araraquara)

9ª RODADA (15/02) Portuguesa x FERROVIÁRIA –20h30 – Canindé (São Paulo)

10ª RODADA (18/02) FERROVIÁRIA x Guarani – 16h – Fonte Luminosa (Araraquara)

11ª RODADA (26/02)

Palmeiras x FERROVIÁRIA –18h30 – Allianz Parque (São Paulo)

12ª RODADA (05/03) FERROVIÁRIA x Inter de Limeira – 16h – Fonte Luminosa (Araraquara)

COPA SÃO O PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR

A Ferroviária e o Corinthians abriram a 53ª edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior 2023 com vitória na Arena da Fonte Luminosa, na noite de terça-feira (3), em partidas válidas pelo Gr upo 12 do torneio.

No primeiro jogo disputado em Araraquara na competição, a Fer roviária venceu de virada o Fast Clube-AM por 2 a 1 Periquito abriu o placar para os

amazonenses ainda no primeiro tempo Depois do inter valo, Dreifke e Pietro balançaram as redes para a AFE e deram a vitória ao time araraquarense

Logo em seguida, o Corinthians enfrentou o ZumbiAL e goleou por 4 a 0, com gols marcados por Matheus Araúj o , Pe d r o , J e a n ( c o n t r a ) e Ryan.

A Copinha, como é conhecida, é uma competição da Federação Paulista de Futebol que sempre marca a abertura do calendário do futebol brasileiro A final é tradicionalmente disputada em 25 de janeiro, data do aniversário da capital paulista. Neste ano são 128 times no campeonato, divididos em 32 sedes.

A próxima rodada da Copinha na Arena da Fonte Luminosa será na sexta-feira (6), também com dois confrontos:

Fe r r o v i á r i a x Z u m b i - A L à s 19h30 e Fast Clube-AM x Corinthians às 21h45

FUTSAL MASCULINO

O time de futsal da Uniar a / Fu n d e s p o r t a p r e s e n t a o elenco para a temporada 2023, com onze renovações e quatro contratações. A volta aos treinos, de acordo com o técnico Renê Benacci, está prevista para o dia 6 de fevereiro, “se

não houver mudanças”

Em 2023, a equipe de Araraquara encara novamente a Copa Paulista e a Liga Paulista, segundo ele “Ainda não s a i u o c r o n o g r a m a o f i c i a l , mas não deve mudar, sendo a Copa no primeiro semestre e a Liga, do meio do ano para o segundo semestre, tendo os Jogos Regionais no meio. E tentaremos nos classificar para os Jogos Abertos do Interior ” , finaliza o treinador

Na Moldura

Um dos maiores fundistas do Brasil, o alagoano Damião Ancelmo de Souza, de 43 anos, sagrou-se cam-

peão da edição 2022 da Cor rida de Santo Onofre, prova de r ua mais tradicional de Araraquara.

JORNAL DE ARARAQUARA www jornaldeararaquara com br EDIÇÃO DIGITAL 06 A 10 DE JANEIRO DE 2023 11
é
o
Dever de vereador
fiscalizar
Executivo
Foto: Ferroviária SA

Janeiro Verde: campanha alerta para prevenção do câncer de colo de útero

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o Brasil deve registrar 17.010 novos casos da doença em 2023

Ocupando o terceiro lugar entre as neoplasias que mais acometem as mulheres no país, o câncer de colo de útero é um dos mais preveníveis e sua principal causa é a infecção pelo Papilomavír us Humano (HPV) De acordo com estimativa do I n s t i t u t o N a c i o n a l d o C â n c e r ( I N C A ) , o B r a s i l d e v e r e g i s t r a r 17 010 novos casos da doença em 2023, o que representa um risco considerado de aproximadamente 13 casos a cada 100 mil mulheres - estimativa 6% maior em relação ao ano passado

Para Diocésio Andrade, oncologista da Oncoclínicas Ribeirão Preto e membro fundador do EVA - Gr upo Brasileiro de Tumores Ginecológicos, estes dados se tor-

n a m a i n d a m a i s p r e o c u p a n t e s quando levada em consideração a principal condição predisponente para desenvolvimento da neoplasia: o contágio pelo papilomavír us humano. “O uso de preser vativos durante as relações sexuais e exames recor rentes de Papanicolau são prevenções importantes, mas é imprescindível a vacinação, que é a proteção mais eficaz contra a infecção do HPV e está disponível no sistema público de saúde para meninas, com idade entre 9 e 14 anos, e para os meninos, de 11 a 14 anos”, comenta o médico

O t r a t a m e n t o d o c â n c e r d e colo de útero pode variar de acord o c o m o e s t á g i o d a d o e n ç a . “Quando diagnosticado em sua fase inicial, as chances de cura do tu-

mor são maiores e o tratamento tende ser mais tranquilo Por essa razão, a conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce é fundamental. Podem ser indicadas radioterapia, cir ur gia, quimioterapia, braquiterapia, ou ainda a combinação de dois ou mais tratamentos, dependendo do estágio em que a doença se encontra”, diz o oncologista

O tumor maligno geralmente possui desenvolvimento lento e inicialmente silencioso, podendo não apresentar sintomas em suas fases iniciais Entretanto, ao evoluir, pode apresentar quadros de sangramento vaginal intermitente (que vai e volta) ou após a relação sexual, secreção vaginal anormal e dor a b d o m i n a l a s s o c i a d a a q u e i x a s

urinárias "Ao notar qualquer desconforto ou alteração na região, é imprescindível a busca imediata por um especialista", finaliza o médico (Phábrica de Ideias - Assessoria de Comunicação - e-mail: nathalia@phideias.com.br)

Ingredientes

1 cebola picada 5 dentes de alho 2 colheres (sopa) de suco de limão 2 colheres (sopa) de azeite 2 colheres (sopa) de sal 1 colher (sopa) açúcar mascavo 1 ramo de alecrim

1 colher (chá) pimenta-do -reino

1/2 colher (chá) de canela

2 folhas de louro

Lombo na cer veja

300 ml de cer veja pilsen

1 peça de lombo

2 colheres (sopa) de manteiga

Modo de Preparo

Em um mixer, coloque a cebola, o alho, o suco de limão e o azeite

Bata tudo e coloque em um recipiente Junte o sal, o açúcar, a pimenta, a canela, o louro, o alecrim e a cer veja Mist ure tudo

Coloque a peça do lombo em uma forma e fure toda a carne com uma faca Coloque a mistura de temperos e deixe marinar por 1 hora Passe a manteiga por cima do lombo. Feche com papel-alumínio e leve ao forno preaquecido a 180° C por 30 minutos Retire o papel e leve ao forno para dourar por 15 mais minutos Sir va com arroz branco!

Preparo: 45 min - Rendimento: 5 porções

JORNAL DE ARARAQUARA www jornaldeararaquara com br EDIÇÃO DIGITAL 06 A 10 DE JANEIRO DE 2023 12
Diocésio Andrade

Ministros vistoriam a cidade

Na quinta-feira (05), Araraquara recebeu o Ministro das Cidades – Jader Filho – e o Ministro da Int e g r a ç ã o e D e s e n v o l v i m e n t o Regional – Waldez Goés – para vistoria nos pontos da cidade afetados pelas intensas chuvas.

Po r c o n t a d o s i n c i d e n t e s que pairaram sobre a cidade na última semana, o prefeito –Edinho Silva – entrou em contato com ór gãos estaduais e federais para receber suporte financeiro para que a cidade possa agir com celeridade na recuperação das áreas afetadas pelas chuvas De acordo com o Ministro

das Cidades, já foi possível assinar a homologação de emergência, de modo que Araraquara possa receber os recursos necessários para o reparo, em grande parte graças aos esforços da equipe do prefeito. Além disso, já na próxima terça-feira está marcada uma reun ião p a ra d iscu tir os loca i s afetados e planos de prevenção para que eventos como os da semana passada não se repitam

Já Waldez Goés – Ministro da Integração e Desenvolvimento Regional – explana como a situação de emergência será logo homologada na sexta-feira (06)

n o D i á r i o O f i c i a l Po r m e i o disso, haverá um diálogo entre

o Ministro, a Defesa Civil e o prefeito Edinho para que seja planejada a reconstr ução que, apesar de ser muito burocrática, tentarão sobrepujar tal entrave, em nome da celeridade, sem deixar de cumprir com a lei

O ministro diz mais:

"No mais, a visita que nós fizemos - eu e o Jader - percebemos uma cidade com uma infraestr utura maravilhosa e é preciso que façamos esse registro pois as mudanças climáticas têm desafiado até cidades com infraestrutura boas."

" temos que estar agora

atentos também as futuras inter venções de obras O Edinho nos particulariza que fez todo o levantamento novamente climático para que redimensione t o d a s a s i n t e r v e n ç õ e s , p a r a que duplique ou triplique as vazões desses canais com futuras obras e é isso que a situação do clima tem exigido também nas cidades, evitar as vezes impermeabilizações que vai se fazendo..."

Aguardamos que com o auxílio de novos recursos Araraq u a r a c o n s i g a s e r e c u p e r a r em tempo hábil para não causar ainda mais prejuízo a seus residentes

JORNAL DE ARARAQUARA www jornaldeararaquara com br EDIÇÃO DIGITAL 06 A 10 DE JANEIRO DE 2023 13

Santa Lúcia ganha trator

Santa Lúcia é contemplada com trator e equipamentos agrícola. Prefeito Luizinho esteve em Ribeirão Preto na segunda-feira ( 2 6 / 1 2 ) p a r a r e t i r a d a d o s equipamentos que recebeu do Governo do Estado de São Paulo.

Américo continuará a fornecer merenda escolar

Prefeito Dirceu Pano e Vi c e - Pr e f e i t o Lu z i m a r

B a i a n i n h o , r e s s a l t a m que mesmo de férias a rede de ensino continuará a fornece a merenda escolar mesmo no período de férias em forma de marmitas que estarão disponibilizadas nas seguintes unidades:

- Emef. Américo Roncalli

- Emef. Atemaro Rodrigues de Souza

- Emef. Dona Lúcia Mariana Romania Berti

- Emef. João Baptista Pereira de Almeida

- Emef. Vir gilio Gomes

- CER . Mara Rúbia Lourenço

Góes

- CER Thereza quadrado Barbieri

OBS: para a retirada da marmita vale lembrar que foi feito um cadastro prévio já com os alunos na unidade de ensino que o aluno já é matriculado, caso não tenha feito o cadastro e deseja receber a merende procura a unidade escolar no período da manhã p a r a e f e t u a r o c a d a s t r o e aguarde a liberação.

P refeitura Municipal de Américo Brasiliense

Juntos Constr uindo Uma Nova História

Oração ao Poderoso Santo Expedito Oração ao Poderoso Santo Expedito

Festa 19 de abril. Comemora-se todo dia 19. Se você está com algum PROBLEMA DE DIFÍCIL SOLUÇÃO e precisa de AJUDA URGENTE, peça esta ajuda a Santo Expedito que é o Santo dos Negócios que precisam de Pronta Solução e cuja invocação nunca é tardia Oração - Meu Santo Expedido das causas justas e urgentes, socorrei-me nesta hora de aflição e desespero, intercedei por mim junto ao Nosso Senhor JESUS CRISTO! Vós que sois um Santo Guerreiro, Vós que sois o Santo dos Aflitos, Vós que sois o Santo dos Desesperados, Vós que sois o Santo das Causas Urgentes, protegei-me, ajudai-me, daí-me força, coragem e serenidade Atendei ao meu pedido: “ fazer o pedido” Ajudai-me a superar estas horas difíceis, protegei-me de todos que possam me prejudicar, protegei a Minha Família, atendei ao meu pedido com urgência Devolvei-me a paz e a tranqüilidade Serei grato pelo resto de minha vida e levarei seu nome a todos que tem fé. Obrigado. Rezar 1 Pai Nosso, 1 Ave Maria e fazer o Sinal da Cr uz. Em agradecimento, mandei publicar esta oração, para propagar os benefícios do grande Santo Expedito. (IVF)

JORNAL DE ARARAQUARA www jornaldeararaquara com br EDIÇÃO DIGITAL 06 A 10 DE JANEIRO DE 2023 14
06- Marcos Antonio Uzone 07- Patrícia Maria Franciscato, Michele Roberta Pavão, Joilson Silva Sampaio e Patrícia Franciscato Conrado 08- Br uno
Luiz
Bombarda e Lia de Lucca Meirelles 09- Vinicius Bortolli, José Luiz Teciano e Marinês Mar gutti Romero 10- Maria da G.F. Valente 1 1 - R o d r i g
“ S e g u i m o s t r a b a l h a n d o para renovação e adequação da frota para melhor atender a população”, disse o prefeito Luizinho Noli. Parabéns aos aniversariantes de Américo
Neri,
Antonio
o P i r e s d e S o u z a , Matheus Nascimento dos Anjos e Maria T Brizolari 12- Flaviane Rosato

Dores articulares afetam mais da metade das mulheres na menopausa

Condição está ligada às alterações hormonais, principalmente à queda do nível do estrogênio

Quando se fala em menopausa, logo vem a cabeça a imagem de uma mulher sofrendo com as ondas de calor, os famosos fogachos. Porém, o que poucas pessoas sabem é que as dores articulares também são manifestações das alterações hormonais que ocor rem antes e depois da menopausa.

E s t u d o s a p o n t a m q u e a d o r musculoesquelética, incluindo a articular, é relatada por mais da metade das mulheres que estão na menopausa ou no climatério

Segundo Walkíria Br unetti, fisioterapeuta especialista em Dor Crônica e Saúde Postural, a artralgia (dor nas articulações) é um sintoma muito comum nas mulheres a partir dos 45 anos.

“Entretanto, é muito importante diferenciar a dor articular da menopausa da dor articular ligada a processos degenerativos e inflama-

tórios, como a osteoartrite e artrite reumatoide”

ESTROGÊNIO E ARTICULAÇÕES: QUAL A RELAÇÃO?

A queda dos níveis de estrogênio é uma das principais causas de dor nas articulações durante a menopausa

“O estrogênio é responsável por regular os níveis de fluidos no corpo. Portanto, se os níveis desse hormônio estiverem baixos, o corpo torna-se menos capaz de reter água, o que pode afetar a hidratação e lubrificação dos tecidos articulares, incluindo as cartilagens, ligamentos e tendões”, comenta Walkíria. A água também é uma parte natural do líquido sinovial, substância semelhante a um gel que lubrifica a cartilagem e ajuda as articulações a se moverem sem criar atrito Dessa maneira, sem água suficiente, a flexibilidade e a lubrifi-

cação dos tecidos articulares podem s e r a f e t a d a s e , c o m o r e s u l t a d o , sur gem as dores articulares. Outro fator de risco para as dores articulares é o ganho de peso, algo muito comum na época da menopausa. “O excesso de peso coloca pressão adicional nas articulações que suportam o peso, como joelhos e quadris”, diz Walkíria.

RIGIDEZ E DOR

A artralgia pode afetar qualquer u m a d a s a r t i c u l a ç õ e s d o c o r p o como punhos, ombros, joelhos, quadris e coluna. A dor costuma ser mais intensa pela manhã e pode ser acompanhada de rigidez e aquela sensação de que a articulação está “rangendo”

FORTALEÇA SEUS MÚS CULOS E ARTICULAÇÕES

Apesar do cansaço típico da menopausa, a principal recomendação

para combater as dores articulares e os outros sintomas dessa fase é exatamente realizar atividades físicas e manter-se ativa O ideal é investir em treinos de musculação e em exercícios para aumentar a flexibilidade.

Um dos melhores métodos para alcançar esses objetivos é o Pilates Studio, que pode estar associado a treinos de musculação O fortalecimento muscular é fundamental para tirar a pressão das articulações

“Além disso, previne as fraturas nas mulheres que já tem osteoporose, outra consequência da menopausa. O Pilates tem benefícios adicionais como melhora da postura, equilíbrio, amplitude de movimento, flexibilidade, respiração e fortalecimento da musculatura que sustenta a coluna”, finaliza Walkíria. (L eda Sangiorgio - Assessoria d e I m p r e n s a - l e d a @ a g e n c i ahealth com br)

JORNAL DE ARARAQUARA www jornaldeararaquara com br EDIÇÃO DIGITAL 06 A 10 DE JANEIRO DE 2023 15
Av José do Patrocínio (ao lado da UPA) Ligue e peça 3339-1707 98161-5977

MEI terá novo valor de contribuição

Entrou em vigor nesse domingo ( 1 º ) o n o v o s a l á r i o - m í n i m o , que passou de R$ 1.212 para R$ 1.320. Com esse reajuste, que foi aprovado pelo Congresso Nacional em dezembro de 2022 para compensar a desvalorização do Real diante da inflação do último ano, os Microempreendedores Individuais (MEI) terão um novo valor de contribuição mensal que será calculado automaticamente no momento da emissão Documento de Ar recadação do Simples Nacional (DA S).

A contribuição mensal do MEI é calculada com base no salário -míni-

mo. Com o a revisão, a contribuição previdenciária do MEI (exceto caminhoneiro) passará a ser de R$ 66,00 (5% do salário-mínimo). Já o MEI Caminhoneiro pagará R$ 158,40 de contribuição previdenciária (12% do salário -mínimo). Junto com a contribuição previdenciária, o MEI que exerce atividades sujeitas ao ICMS pagará adicionalmente R$ 1, e aquele q u e e x e r c e a t i v i d a d e s s u j e i t a s a o

ISSQN pagará mais R$ 5.

Sendo assim, o MEI pagará mensalmente entre R$ 67,00 e R$ 72,00 – a depender da sua atividade. Já o MEI Caminhoneiro pagará mensalmente

A cademia Clube Náutico

Associado, vem treinar!

As s o c i a d o , t á n a hora de espantar a preguiça e colocar mais saúde e energia na sua vida! Vem pra Academia Clube Náutico! Profissionais experientes, equipamentos de última geração, treinos personalizados, aulas inovadoras e um esp a ç o p r o j e t a d o e s p ec i a l m e n t e p a r a o s e u bem-estar Ligue (16) 3303 2380 e informe-se sobre as aulas, valores, planos familiar e individual, Estúdio de Pilates, G r u p o s d e C o r r i d a e Bike e muito mais! Não fique parado! Coloque o corpo para mexer com o Náutico!

entre R$ 159,40 e R$ 162,40. De qualquer forma, o valor do DA S é calculado automaticamente pelo sistema.

O Sebrae alerta que é por meio do pagamento em dia do DA S que o MEI g a r a n t e b e n e f í c i o s p r e v i d e n c i á r i o s como aposentadoria por idade, auxílio -doença, aposentadoria por invalid e z , a u x í l i o - r e c l u s ã o , p e n s ã o p o r morte e salário -maternidade. O documento vence todo dia 20 de cada mês. Para emitir, o MEI deverá acessar a seção “ Já Sou MEI” do Portal do Empreendedor e escolher a opção “Pague sua contribuição mensal”. Há três formas de pagamento disponíveis:

débito automático, pagamento on-line ou boleto de pagamento.

Os sistemas estão sendo atualizados para que as guias relativas ao ano de 2023 já tragam os novos valores de pagamento mensal. Lembramos que o pagamento da competência Janeiro/2023 vence no dia 20 de fevereiro.

O novo salário -mínimo, que passa a valer a partir deste mês de janeiro, representa um aumento de R$ 108 em relação ao piso nacional do ano passado, uma alta de quase 9%.

(Máquina Cohn & Wolfe - Assessoria de Imprensa Sebrae)

JORNAL DE ARARAQUARA www jornaldeararaquara com br EDIÇÃO DIGITAL 06 A 10 DE JANEIRO DE 2023 16
é motivado pelo novo valor
-mínimo
vigor:
“Não tenha receio, peça ajuda a quem sabe ouvir e entender ” - CVV - Telefone 188
Reajuste
do salário
em
R$ 1.320
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.