Edição 1528 - Jornal de Araraquara

Page 1

Isenção, respeito e responsabilidade

VILACOPOS

Traz para o leitores do JA, mais uma receita deliciosa e de dar água na boca. Pag. 02

GEPOL

Aqueles que conhecem a UPA Central, na Av. Maria Antônia Camar go de Oliveira (Via Expressa), podem logo constatar a infraestr utura deficiente em que o prédio se encontra. Fácil obser var as paredes rachadas, falta de manutenção por parte da administração de um modo geral, inclusive, algumas janelas parecem não se manter abertas.

NÁUTICO

Muitas pessoas se dirigem ao Colégio Progresso e estão encantadas com a beleza. Pags. 03 e 04

Neste domingo (11), a garotada vai viver a magia natalina na sede de campo. Pag. 10

Pag. 08

ÁRVORES

Dr. Ultramari relata o corte de 5 ár vores no mesmo dia em um só quarteirão. Pag. 16

Edição 1.528 09 a 13 de dezembro 2022 (distribuição gratuita) Geraldo Polezze (1945-2021) Verdade seja dita, JA é infor mação per manente sem possibilidade de alteração”

Destaque

Secretário quer legalizar moto táxi

Osecretário municipal de Transportes, João Luiz Ultramari quer legalizar o ser viço de moto táxi na cidade. Atualmente, não há definição clara sobre a responsabilidade do ser viço q u e a i n d a p e r m a n e c e n a i l e g a l i d a d e . J á e s t ã o o p erando cerca de oito empresas de moto táxi e moto -entrega em Araraquara.

Mesmo do mesmo

Em sessão realizada no último dia primeiro do cor rente mês, foi eleita a nova mesa Diretora da Câmara Municipal de Araraquara. O vencedor foi o vereador Paulo Landim (PT), a vicepresidência ficou com Aluísio Boi (MDB), Primeiro Secretário Hugo Adorno (Republicanos) e Segundo Secretário Emanuel Spoton (Progressistas).

A posse se dará no dia primeiro de janeiro com o término no dia 31 de dezembro de 2024.

O que esperar dessa nova mesa? Praticamente é o mesmo do mesmo. Todos ligados ao Executivo. Paulo Landim foi indicado pelo executivo para concor rer.

O vereador Rafael de Angeli (PSDB) até que tentou, mas não deu.

Com essa “nova” mesa, a tendência é continuar a blindagem do atual sistema, com as mesmas políticas de governo, com os mesmos méritos e deméritos.

Um dos exemplos, que vem provocando certa fr ustração nos araraquarenses, são as sucessivas postergações das contas que foram rejeitadas pelo TCE dos últimos anos e que precisam passar pelo crivo dos vereadores.

Sempre que uma data é marcada, algum vereador pede vista e assim segue sem julgar o Executivo.

Os representantes, que lá estão, prec i s a m e n t e n d e r q u e s ã o p a g o s p e l o p o v o , p o r t a n t o , s ã o f u n c i o n á r i o s d o s mesmos e eleitos para fiscalizar o Exec u t i v o .

N u m p a s s a d o - n ã o m u i t o d i s t a n t e - a população não se importava com política. Atualmente, acompanham cada passo de seus escolhidos.

Portanto, não estranhem se, na próxima eleição, algum desses vereadores não for mais eleito.

Vereador é para atender os anseios da população.

Pavê Natalino de Maracujá com Panetone

Ingredientes

1 panetone de fr utas ou chocolate (500g)

Creme:

1 lata de leite condensado

1 lata de creme de leite com soro

1 xícara (200ml) de suco de maracujá puro (in natura)

Cobertura:

1 tablete de chocolate meio amargo (180g)

1 lata de creme de leite com soro Modo de Preparo

Com uma faca de ser ra corte em cubos o panetone e reser ve Bata no liquidificador o leite condensado com o suco de maracujá e o creme de leite Em um refratário ou taças individuais distribua cubos de panetone, metade do creme, cubos de panetone novamente e o creme restante. Reser ve

Cobertura: Misture o chocolate meio amar go picado com o creme de leite e leve ao micro - ondas ou fogo baixo, mexendo até dissolver por completo Deixe esfriar e espalhe delicadamente sobre o pavê Leve para gelar por no mínimo 6 horas Decore com raspas de chocolate no momento de ser vir

Preparo: 25 min - Rendimento: 6 porções

02 JORNAL DE ARARAQUARA www jornaldeararaquara com br EDIÇÃO DIGITAL 09 A 13 DE DEZEMBRO DE 2022
(Editorial) Pub icação semanal JORNAL DE ARARAQUARA Fundado : Gera do Po ezze in memor am” Ed ora: Mar ene Volpa t Po ezze - MTb 33 937 Assessor Lu g Polezze Reg st ado no Ca tór o C v sob o nº 36 264 PABX: (0xx16) 3332-1002 End Rua Ceará 1063 - Araraquara - SP -CEP 14810-165 Home page: www orna deara aquara com b e-ma redacao@ orna deara aquara com b Wha sApp 16 99444-5816 facebook com/ orna deara aquara you ube: Jorna de Ara aquara mp essão: G á ca & Ed tora Va e do F amboyan
26/10/1997

MARAVILHA

Após a inauguração da “Noite de Luzes”, do Colégio Progresso, muitas pessoas se dirigem ao local e estão encantadas com a festa que é feita para os olhos.

“Fui com minha família toda apreciar a beleza que ficou! As crianças ficaram paradas olhando sem palavras! Foi mágico!”, conta Br uno.

EXEMPLO

Em parceria com a ACIA (Associação Comercial de Araraquara), Balda News está na Rua Nove de Julho desde a última segunda-feira (5) com div e r s o s Pa p a i s - n o e i s , d i s t r i -

buindo balas e pir ulitos para as crianças que lá comparecem.

Uma bela iniciativa para levar um pouco de sonhos aos pequenos araraquarenses.

ADOÇÃO

Como todos os anos, os Corr e i o s f a z e m a C a m p a n h a “Adote uma Cartinha” São cartas que cr i a n ç a s m e n o s f a v or e c i d a s e n v i a m a o s C o r r e i o s p a r a t e r e m s e u s sonhos realizados com um presente no Natal.

Até o próximo dia 16, é possív e l a d o t a r. B a s t a e n t r a r e m

contato com uma Agência dos Cor reios.

Vamos adotar?

EXPECTATIVA

Os comerciantes de Araraq u a r a a g u a r d a m a n s i o s amente um faturamento melhor neste final de 2022. A expectativa é grande, pois nos últimos dois anos - por causa das restrições impostas pela pandemia - o resultado foi muito pequeno. Tanto é verdade, que muitos quebraram e tiveram que en-

cer rar suas atividades. Muitas portas fechadas na principal via do comércio central Não podemos esquecer que Araraquara fez uma das mais severas restrições do País. O JA torce para o sucesso dos comerciantes de Araraquara e região.

Prestigie o comércio de seu bair ro de sua cidade.

JORNAL DE ARARAQUARA www.jornaldeararaquara.com.br EDIÇÃO DIGITAL 09 A 13 DE DEZEMBRO DE 2022 03
(Luigi Polezze)
Foto: ACIA

(Continuação)

INAUGURAÇÃO

ARTESANATO

Neste domingo (11) prestigie a Feira de Artesanato da Meimei.

São trabalhos confeccionados por mãos dedicadas a ajudar o próximo.

A Praça da Fonte Luminosa (DAAE) inaugurou os tradicionais enfeites natalinos. A cidade e região comparecem em peso para levar as crian-

ças e assistirem a beleza que é a Magia do Natal.

C o m p a r e ç a e l e v e s e u s f ilhos, vizinhos, sobrinhos e netos.

Quem nos acompanhou até aqui tenha um excelente final de semana e até a próxima, se Deus assim o per mitir.

JORNAL DE ARARAQUARA www.jornaldeararaquara.com.br EDIÇÃO DIGITAL 09 A 13 DE DEZEMBRO DE 2022 04
Colégio Progresso Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio Fone: (16) 3322-0733 - site: progresso.or g.br

Câmara Municipal Principais notícias de vereadores

Banheiros do NGA3 precisam de reparos

Vereador Lineu Carlos de Assis (Podemos) cobrou providências da Prefeitura. O vereador Lineu Carlos de Assis (Podemos) protocolou indicação à Prefeitura, cobrando ser viços de reforma, manutenção e reparo dos banheiros sanitários do Núcleo de Gestão Ambulatorial (NGA-3), localizado na Avenida José Bonifácio, nº 614, no Centro. “Os dois banheiros da unidade estão interditados por falta de manutenção e isso tem impedido o uso por usuários e func i o n á r i o s ” , r e i t e r a o p a r l amentar.

A situação, segundo Assis, expõe ser vidores a más condições de trabalho.

Ensino inclusivo é proposto para estudantes com deficiência

Programa de inclusão graduada é iniciativa do vereador João Clemente (PSDB).

Em novembro, o vereador João C l e m e n t e ( P S D B ) s u g e r i u a criação do Programa Municipal de Inclusão Graduada. O parlamentar considera que e s t u d a n t e s c o m Tr a n s t o r n o s G l o b a i s d e D e s e n v o l v i m e n t o (TGD) devem ser contemplados por uma dinâmica educacional inclusiva. Esse é o seu objetivo com o Programa proposto.

Clemente tem como referência a Lei nº 13.146/2015, que institui a Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa

com Deficiência) que alega que “incumbe ao poder público assegurar e incentivar um sistema educacional inclusivo que garanta condições de acesso, permanência, participação e aprendizagem” A Legislação também sugere um projeto pedagógico especializado, para atender às car a c t e r í s t i c a s d o s e s t u d a n t e s com deficiência em todas as fases e áreas do ensino

Águas do Paiol precisa de recapeamento asfáltico com ur gência

Pedido foi feito pela vereadora Fabi Vir gílio (PT) após visita ao bair ro.

Após visita ao Águas do Paiol, a vereadora Fabi Vir gílio (PT) fez uma indicação à Prefeitura, solicitando, com ur gência, ser viço de recapeamento asfáltico na Rua José Décio Tita.

Lombadas não são implantadas em vias sem registros de acidentes

Pr e f e i t u r a r e s p o n d e u d o c umento de autoria do vereador

Marchese da Rádio (Patriota).

O E x e c u t i v o e n c a m i n h o u à Câmara três documentos com respostas a indicações de autoria do vereador Marchese da Rádio (Patriota) Nos ofícios nº 3.055/2022, nº 2.770/2022 e nº 3.060/2022, consta a informação de que a Secretaria Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana esteve em vistoria na Rua Pedro José Laroca, na Avenida Tenente PM Ciro Monteiro da Silva e na Rua dos Eletricitários e constatou que não são locais com g r a n d e f l u x o d e p e d e s t r e s . Além disso, de acordo com o Banco de Dados de Acidentes (Infosiga SP), não há registro de acidentes com vítimas no ano de 2021.

Por isso, os pedidos de lombadas solicitados pelo parlamentar não foram atendidos.

Ações de zeladoria são propostas para população do A dalberto Roxo e Selmi Dei Indicações são de autoria do ver e a d o r J o ã o C l e m e n t e

(PSDB)

O v e r e a d o r J o ã o C l e m e n t e (PSDB) protocolou quatro indicações solicitando ao Executivo melhorias de zeladoria em bairro da Zona Norte da cidade

Na Indicação nº 5.101/2022, o parlamentar pede a realização de substituição/reparo em placa de trânsito (o suporte inclusive) indicativa de lombada na Avenida Pablo Picasso, altura do número 1638, no Jardim Adalberto Frederico de Oliveira Roxo

Na mesma via, Clemente solicita a realização de reparos na pavimentação, “operação tapaburacos”, na altura dos núm e r o s 1 3 5 8 ( I n d i c a ç ã o n º 5 102/2022) e 1399 (Indicação nº 5.103/2022), e no entroncamento com a Avenida Pablo Picasso – no balão tipo rotat ó r i a ( I n d i c a ç ã o n º 5 . 1 0 4 / 2022).

A tividades e trabalhos autônomos podem ser incentivados no município

Apontamento foi feito pelo vereador João Clemente (PSDB) em indicação.

O v e r e a d o r J o ã o C l e m e n t e (PSDB) propôs a elaboração de um Programa Municipal de Incentivo ao Trabalho Autônomo, mantendo-se os investimentos em políticas públicas que incentivem o trabalho formal, com carteira assinada.

Segundo o parlamentar, há centenas de trabalhos e atividades realizadas de forma au-

JORNAL DE ARARAQUARA www jornaldeararaquara com br EDIÇÃO DIGITAL 09 A 13 DE DEZEMBRO DE 2022 05
Banheiros do NGA3 precisam de reparos

tônoma que podem garantir o sustento de trabalhadores e suas famílias. Ele cita como exemplos entregador autônomo, seja de lojas físicas ou virtuais; especialização em consertos, reparos e higienizações domésticas; atividades do ramo da beleza e estética; capacitação no preparo de doces e salgados c a s e i r o s / a r t e s a n a i s ; s e r v i ç o s autônomos a partir da rede m u n d i a l d e c o m p u t a d o r e s ; corte, costura e confecção de p eça s exclu siva s de r o u p a s; especialização em profissões autônomas atreladas à construção civil; trabalhos autônomos relacionados à segurança; limpeza e asseio de estofados; limpeza de piscinas; cuidados com jardim e paisagismo; cuidadoras e cuidadores.

Usuários enfrentam transtornos no CMS do Jardim Paulistano

Vereador Lineu Carlos de As-

Programação até 14 de dezembro

Avatar – O Caminho da Água

Moviecom

Câmara Municipal: Principais notícias de vereadores

sis (Podemos) cobrou melhorias do Executivo.

O vereador Lineu Carlos de Assis (Podemos) cobrou melhorias do Executivo no Centro Municipal de Saúde Comunitário “Doutor Genaro Granata”, l o c a l i z a d o n a Av e n i d a J o r g e Haddad, nº 334, no Jardim Paulistano, na Vila Xavier.

O problema ocor re na porta principal do local que, segundo o parlamentar, prejudica o acesso de usuários com dificuldade de mobilidade, como cadeirantes, e necessita de reparos. “Esperamos que a Prefeitura resolva essa situação que tem comprometido o acesso à unidade de saúde”, finalizou.

Ser viços de tapa-buracos e reparos asfálticos são realizados em vias do Santana

Pedidos foram feitos pelo vereador Marchese da Rádio

(Patriota).

(continuação)

Em julho, o vereador Marchese da Rádio (Patriota) fez quatro indicações à Prefeitura, solicitando a realização de ser viços de tapa-buracos e reparos asfálticos em vias do Santana.

Na primeira, o parlamentar pediu reparos na pavimentação asfáltica na Avenida São Geraldo, entre as r uas Comendador Pedro Mor ganti e Imaculada Conceição.

Já na segunda, Marchese indicou tapa-buracos para a mesma via, agora entre as ruas João Gur gel e Dr. Arlindo Soares de Azevedo. Em outra indicação, foi pedido também tapa-buracos na mesma via, entre as r uas Castro Alves e Victor Lacorte. E na última indicação, o vereador solicitou tapa-buracos na Avenida Cristóvão Colombo, entre as Ruas Castro Alves e Dr. Aldo Cariani.

Recentemente, o chefe de Gabinete, Alan Silva, informou que, conforme manifestação

Cinema

sessão às 16h50

Moviecom 3: Dublado: Sexta a Terça-feira, sessão às 21h

Moviecom 4: Dublado: Sexta a Terça-feira, sessões às 16h10 e 19h20.

1: Dublado (3D): Quartafeira, sessão às 20h.

Moviecom 2: Dublado: Quarta-feira, sessão às 19h30

Moviecom 3: Legendado: Quarta-feira, sessão às 20h40

Moviecom 4: Dublado: Quarta-feira, sessão às 19h10.

Moviecom 5: Dublado: Quarta-feira, sessão às 19h45.

Pantera Negra – Wakanda para Sempre

Moviecom

1: Dublado: Quarta-feira,

Moviecom 5: Dublado: Sexta, Seg e Terça-feira, sessão às 20h15. Sábado e Domingo, sessões às 14h30 e 20h15

Pronto Falei

Moviecom 1: Nacional: Sexta, Seg e Terça-feira, sessão às 17h. Sábado e Domingo, sessões às 15h e 17h.

Moviecom 2: Nacional: Sexta a Terça-feira, sessão às 19h10

Moviecom 3: Nacional: Quarta-feira, sessão às 18h45

Noite Infeliz

Moviecom 1: Dublado: Sexta a Terça-feira, sessão às 21h30 Moviecom 2: Dublado: Quarta-feira, sessão às 17h15. Moviecom 3: Dublado: Sexta a Terça-feira, sessão às 18h45.

Adão Negro

Moviecom 1: Dublado: Sexta a Terça-feira, sessão às 19h Moviecom 4: Dublado: Quarta-feira, sessão às 16h40.

Lilo, Lilo, crocodilo

Moviecom 2: Dublado: Sábado e Domingo, sessão às 14h10

prestada pela Secretaria Municipal de Obras e Ser viços Públicos, que os ser viços foram executados.

Vidros nas janelas do prédio da Prefeitura são necessários para evitar acidentes

Vereador Lineu Carlos de Assis (Podemos) protocolou pedido ao Executivo

O vereador Lineu Carlos de

A s s i s ( Po d e m o s ) p r o t o c o l o u indicaçãoà Prefeitura, cobrando que sejam feitos reparos, com colocação de vidros nas janelas do prédio da Prefeitura, localizado na Rua São Bento, nº 840, no Centro.

A situação, segundo o parlamentar, expõe ser vidores a riscos de acidentes de trabalho, bem como pedestres que circulam perto do prédio, uma vez que vidros quebrados e outros m a t e r i a i s p o d e m d e s p e n c a r das janelas.

Ir mão de Honra

Moviecom 2: Dublado: Sexta a Terça-feira, sessões às 16h20 e 21h10 Moviecom 5: Dublado: Quarta-feira, sessão às 17h.

Mundo Estranho

Moviecom 3: Dublado: Quarta-feira, sessão às 16h30

Moviecom 3: Dublado: Sexta, Seg e Terça-feira, sessão às 16h30 Sábado e Domingo, sessões às 14h20 e 16h30.

A Saga Crepúsculo: Lua Nova Moviecom 5: Dublado: Sexta a Terça-feira, sessão às 17h40

O jor nal recebeu a programação diretamente dos promotores

JORNAL DE ARARAQUARA www jornaldeararaquara com br EDIÇÃO DIGITAL 09 A 13 DE DEZEMBRO DE 2022 06
JORNAL DE ARARAQUARA www jornaldeararaquara com br EDIÇÃO DIGITAL 09 A 13 DE DEZEMBRO DE 2022 07

UPA Central com problemas

Aqueles que conhecem a UPA Central, na Av. Maria Antônia Camar go de Oliveira (Via Expressa), podem logo constatar a infraestr utura deficiente em que o prédio se encontra

Fácil obser var as paredes rachadas, falta de manutenção por parte da administração de um modo geral, inclusive, algumas janelas parecem não se manter abertas Funcionários utilizam pequenos paus para m a n t ê - l a s a b e r t a s ( e e n t r a r ar) Vale ressaltar que, infelizmente, a reportagem do JA não conseguiu tirar fotos dentro da unidade de saúde Uma reforma parece ser necessária. O Jornal de Araraquara entrou em contato com a Prefeitura, para averiguar se há planos para revitalização.

Segue nota da prefeitura:

"A Secretaria Municipal de Saúde infor ma que o investimento para refor ma e adequações na infraestr utura da UPA Central está previsto no

orçamento da Saúde de 2023.

O projeto teve que ser adiado por conta da pandemia de Covid-19, que exigiu o direcionamento dos investimentos da Saúde para o enfrentamento da doença e a suspensão de licitações, projetos e contratos "

Conversando com algumas pessoas presentes no local, a reportagem do JA colheu depoimentos de alguns usuários.

L e t i c i a T h a i s d a S i l v a , disse que “o lugar poderia ser bem melhor, o espaço não me faz sentir muito bem atendida, uma reforma completa deveria ser feita, mas nem fazem os c u i d a d o s m í n i m o s M e s m o que a Prefeitura tenha colocado a culpa no COVID, esse é um problema que enfrentamos já faz 3 anos, poderia fazer uma reforma mesmo que simples ou ao menos fazer os cuidados mínimos. Apesar do lugar em si poder ser melhor, o atendimento é eficiente Leva em torno de 2h para eu ser atend i d a a q u i , e n q u a n t o o u t r a s UPAs levam mais de 4h Nem Leitos tem aqui, é aquela his-

tória no fim das contas, não é o pior dos piores, mas poderia ser bem melhor.”

Marcos Caparelli, diz que que “eu venho direto na UPA por causa do meu filho, então só posso falar da parte da pediatria, acho, que tá mais cuidada. Porque a pediatria sempre foi mais rápida aqui do que a parte do clínico geral, ortopedia, essas coisas. A parte que eu tive mais acesso é a da enfermaria ali é que entram poucas pessoas, porque o local é apertado, então não tem espaço. Por isso que deve ficar sempre cheio essa parte aqui, até pode ter pouca gente, mas tem um espaço apertado. Uma

reforma deve ser feita, porque sempre é bom, né? Araraquara está crescendo e o hospital aqui já tá antigo, deve seguir conforme a população cresce. Acho que obra para saúde não poderia parar, principalmente por causa do COVID. A gente não parou de trabalhar, então, principalmente a saúde, deveria continuar a receber investimento.”

Em suma, obser va-se que os profissionais da UPA são experientes, capazes e elogiados. No entanto, a infraestr utura limita o local. Solução? Uma reforma ur gente, capaz de manter a qualidade dos ser viços de saúde.

JORNAL DE ARARAQUARA www.jornaldeararaquara.com.br EDIÇÃO DIGITAL 09 A 13 DE DEZEMBRO DE 2022 08

Entenda o que é a Revisão da Vida

Toda do INS S, aprovada pelo Supremo

OSTF (Supremo Tribunal Federal) decidiu pela revisão da vida toda do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), em julgamento de votação acirrada de 6 a 5, na quinta-feira (1º). O novo julgamento no plenário físico confirmou o placar do anterior, realizado em março de 2022.

A presidente da corte, Rosa Weber, a ministra Cármen Lúcia e os ministros Edson Fachin, Alexandre de Moraes e Ricardo Lewandowski votaram a favor da revisão

Mas o que significa Revisão da Vida Toda? Quem tem direito e o que pode acontecer agora? A advogada Lorrana Gomes respondeu alguns destes questionamentos

Segundo ela, a medida nada mais é do que uma ação judicial que leva em consideração todo o período que o indivíduo contribuiu com a Previdência na hora do cálculo da aposentadoria.

“Anteriormente havia um corte que instituía a consideração apenas as contribuições posteriores a julho de 1994. Então havia um prejuízo para quem contribuiu com valores significativos no período anterior a esse, tendo em vista que esses não eram valores não eram considerados”, disse “O nome Revisão da Vida Toda vem justamente do fato de que o cálculo agora vai considerar todo o período que o in-

divíduo contribuiu com o INSS”, disse. Segundo a advogada, a inter ferência disso será a seguinte: quem tinha contribuições maiores pode rever, solicitando a revisão, e isso vai fazer com que algumas pessoas que recebem um salário mínimo de aposentadoria possam ter algum acréscimo nessa quantia.

(*) É Advogada e Consultora Jurídica, inscrita sob a OAB/MG188 162, fundadora do escritório de Advocacia L Gomes Advogados (full ser vice). Graduada em Direito pela Escola Superior Dom Helder Câmara e pós graduada em Direito P revidenciário e L ei Geral de P roteção de Dados. Pós graduanda em P rocesso do Trabalho Aplicado Graduanda em Ciências Contábeis. Empresária (Créditos - Foto: Divulgação / MF P ress Global)

Aniversariantes

09-

10-

11-

12- Luis Carlos Telles Rodrigues, R afaela Cristina dos Reis, Regina Ap Benedecte Car valho e Synara O. Paim Guimarães.

13- Luzia Souza Campos, Helio Cerqueira Júnior e Ioni da Graça Malavolta.

14- Clóvis Amaral, Wandeyr C Moreira, Irineu Pereira, José Janone Júnior, Willian R afael Oliveira, Carlos Armando Fidelis e Wanderliza Nascimento Bernardo

15- Sandra Teixeira Furtado, Roberto Ap Merlos, Thereza Dak azak u Kawak ame, Tatiana Cappato, Ivone Vitório de Oliveira, Paulo Sér gio Biondi e José Henrique Scabello

ALMEIDA

+ ADENILDO BEZERRA SANTOS, 67 anos Sepultado, dia 04, em Américo Brasiliense.

+ ORLANDO FERNANDES BOM, 93 anos. Sepultado, dia 04, Cemitério São Bento

+ ABÍLIO GOMES GARCEZ, 80 anos Sepultado, dia 03, em Américo Brasiliense.

+ ANTONIO BENTO PEREIRA NETO, 61 anos Viúva Sandra Cavalcante Parreira Pereira. Sepultado, dia 04, Cemitério dos Britos

+ EDMAURO GABRIEL DA CRUZ, 49 anos. Viúva Eunice Ribeiro Lima Sepultado, dia 05, em Boa Esperança do Sul

+ TERZA CORSETTI DOS SANTOS, 85 anos. Viúvo Milton dos Santos Sepultada, dia 07, em Boa Esperança do Sul

+ JOSÉ NOGUEIRA S OBRINHO, 64 anos. Sepultado, dia 07, Cemitério dos Britos

+ LAURO INACIO DOS SANTOS, 64 anos Sepultado, dia 07, em Américo Brasiliense.

+ HELIO DO CARMO BOMBARDA, 78 anos Viúva Maria Cecilia Rossi Bombarda Sepultado, dia 08, Cemitério São Bento

FONTERI

+ MARIA APARECIDA WALDOMIRO DA SILVA, 93 anos. Sepultada, dia 03, Cemitério São Bento

+ DONIZETE JOAQUIM DE OLIVEIRA, 66 anos Sepultado, dia 04, em Am. Brasiliense.

+ MARCÍLIO LUIZ MENDES, 79 anos. Sepultado, dia 05, em Américo Brasiliense.

+ MARIA APARECIDA SGROY RODRIGUES, 85 anos. Sepultada, dia 06, Cemitério Parque dos Lírios.

+ JOSÉ NOGUEIRA S OBRINHO, 64 anos. Sepultado, dia 07, Cemitério dos Britos.

+ LAURO INACIO DOS SANTOS, 64 anos. Sepultado, dia 07, em Américo Brasiliense

+ MARIA ROSA NOGUEIRA, 72 anos Sepultada, dia 08, Cemitério Parque dos Lírios.

+ Z I L DA G O R G U L H O , 5 9 anos. Sepultada, dia 08, em Motuca.

+ MARIA ROSA NOGUEIRA, 72 anos. Sepultada, dia 08, Cemitério Parque dos Lírios

+ CONSTANCIA FERREIRA DE BARROS, 98 anos. Sepult a d a , d i a 1 0 , C e m i t é r i o S ã o Bento

Às famílias enlutadas o pesar do J.A .

09 JORNAL DE ARARAQUARA www.jornaldeararaquara.com.br EDIÇÃO DIGITAL 09 A 13 DE DEZEMBRO DE 2022
• •
• • • • • • • • • • • • •
Magdalena Cabrera Moreti, João Francisco Franco Filho, Maria Lúcia Fer reira Fortes Tor ggler, José Luiz Stuchi e Cláudio Orlando Vieira Mara Lúcia Agrella Reis Schiavon, Wamberto Antonio Zaniolo Olivi, Francisco Carlos Amaya, Laércio Galleani, Wilson Claudenir Brambila e Renato Hideo Inada Eliana R anchert, Leandro Bachega Martins, Alberto Carlos Martins Silveira, Antônio Roberto Ligabô, José Henrique Martins Castelli, Lourdes Mendonça, Vir ginia dos Santos Amaya e Pedro Lapena

Parque Infantil recebe Campanha de A doção de Animais nos dias 10 e 17

Nos dois próximos sábados, dias 10 e 17, das 9h30 às 13 horas, será realizada a Campanha de Adoção de Animais no Centro de Adoção Permanente Cão Gabriel, localizad o n o Pa r q u e I n f a n t i l . A campanha é realizada pela Pr e f e i t u r a d e A r a r a q u a r a por meio da Coordenadoria d e B e m - E s t a r A n i m a l d a Chefia de Gabinete. Vale salientar que, em caso de chuva, as atividades serão canceladas

A campanha, que conta com cães e gatos, adultos e filhotes, também tem o objetivo de promover e alertar para a adoção responsável.

No momento, aproximadamente 550 animais estão d i s p o n í v e i s p a r a a d o ç ã o , aguardando uma chance de ter um espaço onde possam r e c e b e r e t a m b é m d o a r amor e carinho

Para adotar um animal, o interessado deve ser maior de 18 anos e apresentar cópia de CPF e RG e comprovante de endereço. Vale lembrar que é de suma importância portar os documentos no ato da adoção. Os inter e s s a d o s e m a d o t a r g a t inhos devem levar uma caixa para transporte do animal, já para adoção de cachor ros devem levar coleira e guia. O interessado passa-

rá por uma entrevista, onde será advertido de todas as responsabilidades e cuidados com relação ao animal. Os animais são todos saudáveis, castrados, chipados, vacinados ou em processo de vacinação.

O Centro de Adoção Permanente "Cão Gabriel" está localizado no Parque Infantil, que fica na Av. São Geraldo, s/nº, entre as Ruas 3 e 4, no Centro da cidade Vale destacar que as fotos dos bichinhos podem ser conferidas na página "Bem-estar Animal Araraquara" no Facebook. Para mais informações, é possível agendar horário para conhecê-los atra-

vés do telefone (16) 33394441, das 7h30 às 14h30. Lembrando ainda que há o u t ro s a n im a is a co lhid o s pela Prefeitura no Canil Siciliano, que também po -

dem receber visitas agendadas através do Whatsapp (16) 98877-7604.

(Secretaria de Comunicação – P refeitura de Araraquara)

Domingo tem Festa de Natal do Clube Náutico

Neste dia 11 de dezembro, a garotada nauticana vai viver a magia natalina na sede de campo do clube!

Uma linda festa! Um super espetáculo com os personagens mais queridos da garotada! E, claro, a chegada do Papai Noel! Neste domingo, 11, tem Festa de Natal do Clube Náutico Araraquara - Sonho Disney de Natal! É das 10h às 16h30, no salão social da sede de campo do clube! Um dia inteiro de brincadeiras e encanto pra garotada nauticana!

Programação

10h às 16h30 – Brincadeiras diversas, brinquedos infláveis e oficinas criativas - Brinquedos Infláveis: Selva Mágica, Cama Elástica,

Multi Park Tigrão, Futebol de Sabão Gigante, Kid Play Polvo, Bob Esponja, Tobogã. Oficinas criativas: “Papai Noel de Algodão” e “Criando minha cartinha para o Papai Noel”. 10h30 – Espetáculo Sonho Disney de Natal – um musical repleto de emoção e magia, com os heróis e as princesas da Disney.

11h – Chegada do Papai Noel! E ainda tem pipoca, algodão doce e mu i t a s g u l o s e i m a s p r a c r i a nç a d a !

Pa p a i s e m a m ã e s n a u t i c a n o s : t r a g a m o s p e q u e n o s a s s o c i a d o s p a r a v i v e r e m t o d a a M a g i a N a t al i n a n o C l u b e ! M a i s i n f o r m aç õ e s , l i g u e ( 1 6 ) 3 3 0 3 2 3 6 0 .

JORNAL DE ARARAQUARA www jornaldeararaquara com br EDIÇÃO DIGITAL 09 A 13 DE DEZEMBRO DE 2022 10

Especialista dá dicas de como se or ganizar financeiramente para 2023

Operíodo de fim de ano representa não só momentos de festas e comemorações, mas também de se organizar para o ano que vai começar, incluindo financeiramente. No entanto, poucas pessoas conseguem manter as promessas feitas, criar novos hábitos financeiros para o ano novo e se organizar para alcançar as metas e objetivos desejados.

Para o economista Isaías Matos, é importante que as pessoas aproveitem este período de encer ramento de ano para organizar as finanças, garantindo uma vida financeira estável e maior qualidade de vida. Esta importância se deve, principalmente, porque o número de pessoas com dívidas em atraso no Brasil voltou a bater recorde pelo nono mês consecutivo De acordo com o Serasa Experian, em setembro o país contava

com 68,39 milhões de inadimplentes, um aumento de 420 mil pessoas em relação ao mês anterior Ainda segundo a instituição, o cartão de crédito é o principal motor das dívidas entre os inadimplentes.

“Começar a se or ganizar nas compras do cartão de crédito é um primeiro passo importante ao se pensar em or ganização financeira Compras no crédito não deixam de ser uma dívida e devem ser feitas apenas em momentos de extrema necessidade. Muitas pessoas se endividam porque acabam se iludindo com o valor do limite de crédito e não conseguem pagar a fatura”, pontua Isaias, que também é professor da Rede UniF TC.

DICA S DE ORGANIZAÇÃO FINANCEIRA

A primeira atitude que pode ser

to m a d a a g o ra em d ez em b ro é uma retrospectiva do ano de 2022. “Faça, então, uma autoavaliação minuciosa das suas contas do ano anterior, sendo sincero em todos os aspectos possíveis. Aconselho pensar no que deu certo e no que é possível promover melhoras”, destaca o economista. Outro ponto importante é tentar quitar as dívidas já existentes ou priorizar que esta situação seja rapidamente resolvida “Anote o valor de cada dívida e os juros cobrados para iniciar o processo de negociação. Neste período, inclusive, pode-se até aproveitar que algumas empresas fazem o feirão negociação das dívidas”.

Por fim, o professor da UniFTC, Isaias Matos, também recomenda que seja feita uma planilha de orçamento financeiro pessoal e que nela seja priorizada a criação de

uma reser va de emer gência “Colocar um teto de gastos em cada categoria de despesas é essencial para fechar cada mês com o saldo positivo. Dentro deste saldo positivo também pode-se retirar o valor para criação da reser va de emer gência, que ajuda em momentos imprevistos O ideal é que esta reser va tenha 6 vezes o valor do gasto mensal da pessoa”, finaliza. (Victor Rosa - E-mail: vlrosa.ssa@f tc.edu.br)

JORNAL DE ARARAQUARA www jornaldeararaquara com br EDIÇÃO DIGITAL 09 A 13 DE DEZEMBRO DE 2022 11
Cartão de crédito é o principal motor das dívidas entre os inadimplentes no Brasil

Pela fase semifinal do Campeonato Paulista de Futebol Feminino Afe e Palmeiras empataram 4 a 4 na Arena da Fonte na quinta-feira (08) No dia 12 as duas equipes fazem o jogo da volta na Arena Barueri Será mais um jogo entre duas das melhores equipes do Futebol Feminino do Brasil

COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIIOR

A Federação Paulista de Futebol (FPF) divulgou nesta terça-feira (6) a tabela da 53ª edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior, que mais uma vez contará com Araraquara como uma de suas sedes A cidade, que terá seus jogos realizados no Estádio da Fonte Luminosa, receberá as partidas do Gr upo 12, que é composto por Fer roviária, Corinthians, Fast ClubeAM e Zumbi-AL.

A primeira rodada será real i z a d a n o d i a 3 d e j a n e i r o , quando a Fer roviária enfrentará o Fast Clube às 19h30 (transmissão da FPF TV) e o Corinthians pegará o Zumbi às 21h45 (SporTV). No dia 6 será dispu-

AFE E PALMEIRA S UM JOGAÇO

tada a segunda rodada, com início às 19h30 com o jogo entre Fer roviária e Zumbi (FPF TV) e, na sequência, com o jogo entre Fast Clube e Corinthians (SporTV e Rede Vida) A terceira rodada, que encer rará a primeira fase, será realizada no dia 9, quando Zumbi e Fast Clube se enfrentarão às 19h30 (FPF TV) e a Fer roviária terá pela frente o Corinthians às 21h45 (SporTV e Rede Vida)

CICLISMO

Uma equipe de dez ciclistas da Fundesport/Nacional Bikes disputa neste domingo (11), e m B u r i t i z a l , n a r e g i ã o d e Franca, a última etapa da Copa São Paulo desta temporada.

B i c a m p e ã a n t e c i p a d a d a competição, já que conquistou o t í t u l o t a m b é m e m 2 0 2 1 , Araraquara ainda busca ficar em 1º lugar em algumas categorias individuais, que serão definidas nesta última prova.

Com muitos pontos na frent e d a s e g u n d a c o l o c a d a n a Copa São Paulo, a Fundesport/Nacional Bikes deve ser confirmada oficialmente cam-

peã pela Federação Paulista de Ciclismo na próxima semana.

HANDEEBOL FEMININO

O handebol feminino júnior da Fundesport/Unicesumar/ Araraquara volta à quadra neste sábado (10 de dezembro), às 14h, em Gavião Peixoto, para o último desafio da temporada 2022.

As meninas comandadas pelo técnico Robison dos Santos disputarão o 3º lugar do Campeonato Paulista da categoria contra o Centro Olímpico, de São Paulo O jogo no Ginásio de Esporte Osvaldão terá entrada gratuita ao público

HANDDEBOL MASCUULINO É VICE-CAAMPEÃO PAULIISTA

O handebol masculino sub2 1 d o A r a r a q u a r a / H a n d ebol/Sesi conquistou no fim de semana, em São Paulo, o título de vice do Campeonato Paulista 2022, em dois jogos contra o EC Pinheiros, da capital

As finais foram disputadas

na última sexta-feira (2), no Ginásio do Sesi, em Araraquara, com o placar de 25 a 20, e neste domingo (4), em SP , que terminou em 29 a 16, ambos os resultados favoráveis para o time campeão.

De acordo com o técnico da equipe araraquarense, Felipe Fanelli, o Periquito, principalmente na sexta-feira, Araraquara fez uma boa partida. " M a s n o d o m i n g o , n ã o f o i possível manter o mesmo ritmo", explica

O treinador ressalta, entretanto, a importância para a modalidade no município o Araraquara/Handebol/Sesi te r chegado pela primeira vez n a s f i n a i s d o C a m p e o n a t o Paulista

FUTSAL FEMININO É TRICAMPEÃO

A Fer roviária/Fundesport

é tricampeã da Liga Paulista de Futsal Feminino 2022. A equipe araraquarense levantou a taça no domingo (4), após vencer a A SF/São Carlos por 1 a 0 no Ginásio Tênis Clube, em São José dos Campos, pelo jogo de volta da final

O JAAIR TAAMBBÉÉM SE E FOI

q u e anunciar o falecimento de um grande colega de rádio Jair Falvo conhecido como Jair Motuca, sentimentos profundos.

Na Moldura

O considerado Beto Boschiero está deixando a AFE. Uma perda muito

grande para o departamento de marketing grená.

JORNAL DE ARARAQUARA www jornaldeararaquara com br EDIÇÃO DIGITAL 09 A 13 DE DEZEMBRO DE 2022 12
z
e
ARA
DE BOCHA
PINHEEIRO” Cândido Rodrigues campeão Boa esperança do Sul vice-campeã. Ponto Chic quarto lugar. Galeria dos clubes participantes da Copa Araraquara promoção da L I B A L i g a B o c h ó f i l a d e A r a r aquara. Fotos cedidas por Flaviano Barbosa Leite diretor da LIBA.
I n f e l i
m
n t e t e m o s
COPA
ARAQUARA
“ELÍDIO

Dezembro Vermelho: Especialista do CEUB defende a prevenção e o diagnóstico precoce do HIV

esclarece dúvidas e detalha sobre a Proflilaxia

Pré-Exposição

Aprevalência de pessoas que vivem com o vír us HIV no Brasil dobrou nos últimos 20 anos Em 2002, 400 mil adultos e crianças viviam com HIV no Brasil – atualmente, esse número chega a 960 mil A estimativa é do Unaids (Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids), sendo a maior concentração da doença entre os jovens, de 25 a 39 anos. Os casos nessa faixa etária cor respondem a 52,4% no sexo masculino e 48,4% entre as mulheres Os números mostram a importância da campanha nacional “Dezembro Vermelho”, que alerta para a prevenção, a assistência, a proteção aos direitos humanos das pessoas portadoras de HIV.

Para o professor de Medicina do Centro Universitário de Brasília (CEUB) e ginecologista Nícolas Cayres, o HIV no Brasil e no mundo ainda é considerado uma epi-

demia. Ele explica que com o aumento das campanhas reforçando a prevenção, a incidência da AIDS tem diminuído “O objetivo do Dezembro Vermelho é conscientizar a população sobre sinais e sintomas de HIV e AIDS A campanha também mobiliza quem está em gr upos de risco a realizar o exame. Através do diagnóstico precoce do HIV, conseguimos evitar que a AIDS aconteça”, considera

Se o paciente descobre que tem HIV, ele deve procurar um infectologista imediatamente, seja no SUS (Sistema Único de Saúde) ou em uma clínica privada para começar o esquema de tratamento retroviral. “No Brasil, o SUS distribui gratuitamente os medicamentos para pacientes com o HIV A partir do HIV controlado, os casos de AIDS são muito menores e os pacientes podem ter uma ex-

celente qualidade de vida”, afirma o ginecologista.

O especialista alerta para o mais importante: se o indivíduo tem uma vida sexual exposta a riscos, com o hábito de ter relações sexuais sem preser vativo, o teste de HIV é fundamental para um diagnóstico precoce do vír us. “O uso do preser vativo é indispensável no quesito prevenção de infecções sexualmente transmissível”, frisa

Cayres alerta as pessoas que podem vir a se expor a situações de risco, que devem usar a medicação antir retroviral Pré-Exposição (PreP/HIV) de modo preventivo. Nesse sentido, se ele for exposto, não vai contrair o vír us. Tais medicações são oferecidas gratuitamente em alguns hospitais públicos A Profilaxia Pré-Exposição (PreP/HIV) consiste na tomada diária de um comprimido que per-

mite ao or ganismo estar preparado para enfrentar um possível contato com o vír us. Profissionais do sexo e pessoas com o histórico de múltiplos parceiros com o u s o i r r e g u l a r d e p r e s e r v a t i v o s possuem prioridade para iniciar o tratamento pelo SUS “O uso de preser vativos, exames periódicos e a Profilaxia Pré-exposição são as principais medidas para o paciente se prevenir do vír us”, alerta o professor.

JORNAL DE ARARAQUARA www jornaldeararaquara com br EDIÇÃO DIGITAL 09 A 13 DE DEZEMBRO DE 2022 13
Av. José do Patrocínio (ao lado da UPA) Ligue e peça 3339-1707 98161-5977
Ginecologista Nícolas Cayres

TTe eessttee oo ssee e u uu PPoorrttuu u gguuêêss

((7700 0 1 11))

Texto: Prof.ª Dr.ª Terezinha de Jesus Bellote Chaman (*)

“Visto a partir do discurso da literatura, o da comunicação revela sua impossibilidade de ser reduzido a puro código, feito de canais, sinais e r uído Pelo discurso da comunicação, incluído o dos grandes meios, passa a constituição de sentido do mundo Processo que esse mesmo discurso mascara, ao negar-se como constr ução - seleção, combinação, temporalização, etc - ou ao confundir a objetividade com a mera pluralidade de vozes, dissimulando a presença inevitável da hegemonia de alguma ou algumas vozes em sua estratégica relação com o p o d e r ” ( M A R T I N - B A R B E R O 1998, prefácio)

Eis aí a sedução da palavra: Jornalismo e Literatura Trata-se de superar fronteiras Trata-se de entender que a arte literária necessita buscar novos ter ritórios para se recriar É a demanda do jornalismo contemporâneo Sedução essa que nos faz refletir na imbricação de quatro aspectos: t e m á t i c a , l i n g u a g e m f i c c i o n a ljornalística, visão de mundo imaginário e na avaliação e antevisão de caminhos, no início do século XXI, sobre o jornalismo especializado em literatura Centremo -nos no sujeito comunicador contemporâneo, que assume obrigatoriamente a palavra, que trabalha com o cotidiano, que

deve ter sensibilidade aguçada para, conforme diz Baccega, “desvelar o aspecto cambiante da palavra, assumindo, desse modo, seu papel de mudança” (1998, p 61) Atenhamo -nos a tal comunicador, criador de novas realidades, semelhantemente ao historiador e ao escritor Apoiemonos na proposta da professora Baccega que nos lembra: “o discurso do comunicador será a metassignificação do encontro dos discursos histórico e literário” (1998, p 63, grifo nosso) e enveredemos pelo discurso jornalístico de Castello, que mescla jornalismo e literatura, revelando que o discurso da comunicação não é puro

Sabemos que a riqueza linguística do jornalismo impresso faz emer gir o jogo da comunicação De acordo com Pierre Lévy (2000, p 22), o jogo da comunicação consiste em, através de mensagens, transformar o contexto compartilhado pelos parceiros Ao dizer que o sentido de uma mensagem é uma “função” do contexto, não se define nada, já que o contexto, longe de ser um dado estável, é algo que está em jogo, u m o b j e t o p e r p e tu a m e n t e r econstituído e negociado E nesse jogo, o jornalista é também leitor, dentro da redação

Apesar das grandes tiragens, o jornal é um produto dirigido a cada leitor em separado Mesmo que vários leitores leiam um exemplar,

cada um deles encontra algo muito seu e muito próprio O ritmo do jornal sintonizou-se com a sucessão dos dias, de tal forma, que hoje um faz parte do outro Para o leitor de um jornal, um dia sem ele é um dia diferente Acrescente-se: o leitor governa a leitura do seu jornal, faz suas escolhas, diferentemente de veículos temporários ou mistos O seu fácil manejo e relativa periodicidade perm i t e m - l h e g u a r d á - l o p o r m omentos, horas, dias, quiçá anos O leitor: princípio e fim Sim, o leitor princípio e fim: o leitor não como um fato isolado O leitor que escolhe o estilo, a orientação e a linha dos respectivos jornais Sim, o leitor princípio e fim, já que a função do jornal é produção versus leitura Sendo que esta determina a vida ou a morte, a falência daquela Quem cria, quem instaura, quem discute, quem valoriza o sentido do texto? Um texto se constitui no momento em que os parceiros, interessados na atividade comunicativa, são capazes de constr uir determinado sentido Então, à concepção de texto subjaz o postulado básico de que o sentido não está no texto, mas é constr uído a partir dele Cada texto é uma leitura Cada leitura é uma crítica Lembra-nos a metáfora do iceber g: [ ] como este, todo texto possui apenas uma pequena super fície exposta e uma imensa área imersa subjacente Para se chegar às profundezas do implícito e dele extrair um sentido, faz-se necessário o recurso a vários sistemas de conhecimento e a ativação de processos e estratégias cognitivas e interacionais (KOCH, 1997, p 25)

Texto, ener gia em movimento, não produto pronto Leitura crítica, leitor crítico, ah! sonho perseguido por poucos na sociedade da tagarelice, mas contraponto urgente à indústria cultural, que transforma tudo em mercadoria e objeto descartável

Daí a Estética da Recepção, a metodologia a abrir caminhos Caminhos estes escudados nas obras de Hans Robert Jauss, Wolfgang

Iser, Leyla Per rone-Moisés e Elisabeth Ravoux-Rallo, que também estr uturam a sua teoria enfatizando a importância do leitor do texto

Propondo uma estética de recepção, Jauss (1979), apresentava um programa de estudos fundado na efetiva recepção histórico -literária das obras Como isso d e i x a v a e m a b e r t o a p r ó p r i a apreensão do que fosse a literatura, Jauss seria mais adiante obrigado a tentar essa captação pelo exame das condições da experiência estética

Iser (1996), de sua parte, postulava uma estética do efeito Isso implica que o trabalho de recepção é antecedido por uma constituição prévia do texto, que o especificaria enquanto literário

( Fr a g m e n t o d a I n t r o d u ç ã o d e Dissertação de Mestrado, apresentada para obtenção do título de mestre, na área de Comunicação – UNESP/Baur u, 2005)

Teste o seu Português:

01 - Aquele time de futebol foi a ( ) exa-campeão; b ( ) hexa-campeão; c ( ) exacampeão; d ( ) hexacampeão.

02 - Aponte a frase mais adequada: a - O pessoal do mensalão são tudo onesto? b - O pessoal do mensalão é tudo onesto? c - O pessoal do mensalão são todos honestos? d - O pessoal do mensalão é todo honesto?

03 - Será que na próxima Copa do Mundo, vamos vibrar com Ronaldo, o ? a ( ) fenômenu; b ( ) fenômeno; c ( ) felômeno; d ( ) fenômino.

0 4 - Fo i p é s s i m a a do jogo na Arena da Fonte

a ( ) arbitrage; b ( ) arbitraje; c ( ) arbitragem; d ( ) arbitrajem.

0 5 - D e p o i s d e t o m a r u m , aquele cidadão saiu d o b a r a n d a n d o e m Q u e l amentável! a ( ) porri - zigui-zague; b ( ) porre - ziguezague.

(*) Pesquisadora do GEPEFAGrupo de Estudos e Pesquisas sobre Famílias - UNESP/Franca

roP er: laiuqoloc =( )ariedebeb eugazeugiZ =( otnemivom ounis)os

errop, eleuqa oãdadic uias od rab -na d a n d o e m z i g u e z a g u e Q u e l a!levátnem

pseR :.5 b - siopeD ed ramot mu

pseR 4 : c - ioF amissép a -artibra meg od ogoj on .ibmuboM megartibrA =( .)otnemagluj

pseR 3 : b - áreS euq an amixórp apoC od ,odnuM somav rarbiv moc oR,odlan o onemônef? onemôneF =( aossep euq es -sid eugnit rop mugla )etod

iof oãepmacaxeh oãepmacaxeH =( sies sezev -mac .)oãep pseR :.2 d - O laossep od oãlasnem é odot otsenoh?

pseR 1 : d - eleuqA emit ed lobetuf

JORNAL DE ARARAQUARA www jornaldeararaquara com br EDIÇÃO DIGITAL 09 A 13 DE DEZEMBRO DE 2022 14
OB S : Colunista semana dos jornais Diário do Grande ABC (SP) e Jornal de Araraquara (SP), Jornal Independente - Dois Córregos (SP), Tribuna do Norte - Natal (RN), Jornal de Nova Odessa (SP), Diário da Franca - Franca (SP) e Diário de Sorocaba - Sorocaba (SP) - Jorna de Itatiba - Itatiba (SP) - O Liberal RegionalAraçatuba (SP) - Diár o da Serra - Tangara da Serra (MT) - Gazeta Penhense - Penha/SP

Quiosques da praça do Jardim Esperança em Santa Lúcia

Os quiosques começam a ser frequentado. O prefeito Luizinho Noli diz que era uma reivindicação da população do Jardim Esperança. "Estes quiosques eram reivindicações antigas, sempre que falava com as pessoas do bair ro tinha este pedido, na verdade eram três pedidos: Iluminação, re-

forma da praça e constr ução dos quiosques, também conseguimos a instalação do parquinho, sempre que passo por lá vejo o quanto está sendo útil para garotada".

Recursos do Deputado Marcos Zerbini e sempre com aprovação dos vereadores nos projetos da Prefeitura.

Comunicado para a população de Santa Lúcia

Dia 13 de dezembro (terçaf e i r a ) , a g o r a é Fe r i a do Municipal. Projeto de Lei CM 001/2022 de 06/06/2022 - institui Feriado Municipal o dia 13 de Dezembro,

em alusão ao Dia Consagrado de Santa Luzia, Padroeira no Município de Santa Lúcia".

LUIZ ANTONIO NOLI, Prefeito do Municipio de Santa Lúcia, Estado de São Paulo, de acor-

do com o que aprovou a Camara Municipal na Sessão ordinária, realizada em 13 de junho de 2022, prom u lgo u a segu in t e Lei.

Art. 1° Fica instituído no âm-

bito deste Município de Santa Lúcia FERIADO MUNICIPAL, o dia 13 de Dezembro, em alusão ao dia consagrado de SANTA LUZIA, padroeira do município de Santa Lúcia.

Papai Noel chegando em Américo Brasiliense

Prefeito Dirceu Pano e VicePrefeito Luzimar Baianinho, convidam toda a população para participar do Natal Doçura com um super evento dia 10 de Dezembro na Antiga Estação de Trem a partir das 19h, que terá apresentação teatral e musical, área gastronômica e a

chegada do papai noel no Trem Iluminado da Rumo com previsão de chegada em nossa cidade às 21:30.

P refeitura Municipal de Américo Brasiliense

Juntos Constr uindo Uma Nova História

Parabéns aos aniversariantes de Américo

10- Tatiana Stain Fernandes e Adriano R amacho Rodrigues

Ana Fernandes 12- Milene Regina João

14- Tiago Romero, Cilene Brizolari Potenza e Dr. Fábio Martelli 15- João Orávio de Freitas e Lucas Simões Bagli

JORNAL DE ARARAQUARA www jornaldeararaquara com br EDIÇÃO DIGITAL 09 A 13 DE DEZEMBRO DE 2022 15
11-
Dengue pode matar se não oferecer assistência médica rápida e eficiente.

CORTARAM CINCO (5) ÁRVORES NO MESMO DIA , NUM SÓ QUARTEIRÃO

Enquanto, desde o início do ano, populares da Avenida José Bonifácio - entre Ruas 10 e 11pedem para podar uma ár vore debaixo de um poste com lâmpada led, que a noite só clareia um lado da avenida, num só dia apareceu um batalhão com diversos veículos para cortar 5 árvores no mesmo quarteirão e não podaram os galhos das ár vores que estão atrapalhando a iluminação e que já queimou diversas lâmpadas.

Lamentável, não há dúvidas que umas estavam atrapalhando

os pedestres, inclusive próximo ao ponto de ônibus, mas cortar 5 no mesmo dia é demais!

Já reclamamos a falta de um plano de corte, poda e principalmente de plantar pequenas árvores que o próprio morador pode cuidar, mas não estamos vendo nada a respeito - ao contrário - estão cortando e os buracos sendo tampados.

No mesmo quarteirão depenaram uma ár vore que ficou sem nada no meio, ou seja, ficou com o visual totalmente horrível Onde estão os senhores ve-

r e a d o r e s , “ r e p r e s e n t a n t e s d o povo”, autoridades e o Ministério Público, para exigir um plano de arborização da cidade, que dia a dia estamos ficando sem ár vores?

Uma senhora já de idade, leitora de nossa coluna do JA, questionou sobre a Praça Santa Cr uz, que teve uma grande reforma, mas não seria necessário plantar algumas ár vores? Ficou só no cimento.

Após passar este mês, com todos os problemas que estão ocorrendo no Brasil e orando para que tudo dê certo, retornaremos aos

COLABORAÇÃO: JOÃO LUIZ ULTRAMARI

questionamentos pendentes.

Ve j a a s f o t o s a b a i x o , o q u e um batalhão de trabalhadores de uma empresa terceirizada, n u m m e s m o d i a , n u m m e sm o q u a r t e i r ã o , f e z e m poucas horas.

JORNAL DE ARARAQUARA www jornaldeararaquara com br EDIÇÃO DIGITAL 09 A 13 DE DEZEMBRO DE 2022 16
“Não tenha receio, peça ajuda a quem sabe ouvir e entender ” - CVV - Telefone 188

As crianças e a política

Em tempos de tanta violência, intolerância e desrespeito é preciso, com urgência, voltar os olhares para a pureza, a doçura e o a m o r g e n u í n o d a s c r i a n ç a s q u e são, não apenas o futuro distante, mas sim o mais real presente. Falar de política com as crianças não se resume ao que acontece no ano eleitoral, faz parte da educação familiar que se inicia quando a vida é gerada com amor, respeito e todos os cuidados necessários.

A política começa dentro de casa quando a criança aprende a dividir o alimento, a doar os brinquedos e as roupas para os necessitados A família é o principal meio de formação, de convicções e de valores para a vida da criança e a escola é a continuidade dessa formação O aluno se apresenta como um reflexo do exemplo familiar

A política é (ou deveria ser) um conjunto de ações e atitudes realizadas pelas pessoas com o objetivo de ter uma convivência respeitosa e harmônica com total pluralidade social. É incrível presenciar, em gr upos de crianças, a naturalidade em ajudar o colega com qualquer tipo de dificuldade, no sentido real da verd a d e i r a i n c l u s ã o ; p e r c e b e r q u e criança não utiliza somente o lápis de cor rosado para retratar todos os tons de pele; o ensinamento com afinco em casa de como economizar água e tantas outras ações de amor e verdade Como professora, tive esse privilégio!

Acredito plenamente que o poder transformador para melhorar tudo no nosso país está na educação básica, feita pela família e pela escola, com resultados imediatos. Precisamos aprender com as crianças a forma mais pura, verdadeira e genuína de amar a natureza, os animais

e acima de tudo o próximo, independentemente de qualquer diferença

Por isso, é essencial que elas conheçam o papel de cada car go político e saibam diferenciar aqueles que governam para o povo e quem governa apenas para os seus. Brasília hoje é considerada por muitos como símbolo de cor r upção, mas a partir da educação podemos formar cidadãos que, num futuro próximo, transformarão esta realid a d e A p o l í t i c a q u e q u e r e m o s deve começar agora, pelos pequenos Do contrário, não conseguiremos eliminar as desigualdades e não veremos nosso país crescendo forte As crianças são sim o futuro, mas o que elas aprendem depen-

de unicamente da educação que proporcionamos

hoje

(*) É alfabetizadora e autora do livro Minha Brasília. (Amanda Neris - e-mail: amanda@lcagencia.com.br)

JORNAL DE ARARAQUARA www jornaldeararaquara com br EDIÇÃO DIGITAL 09 A 13 DE DEZEMBRO DE 2022 17
JORNAL DE ARARAQUARA www jornaldeararaquara com br EDIÇÃO DIGITAL 09 A 13 DE DEZEMBRO DE 2022 18
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.