Edição 1534 - Jornal de Araraquara

Page 1

Geraldo Polezze (1945-2021)

Isenção, respeito e responsabilidade

Edição 1.534 27 a 31 de janeiro 2023 (distribuição gratuita)

“ Verdade seja dita, JA é infor mação per manente sem possibilidade de alteração”

Oshopping, em especial, não é um local abandonado pelos seus proprietários para fins de tomada do local pelo município, pois todas suas contas estão sendo pagas. Entretanto, na prática, a situação é outra. Pag. 08

EDITORIAL

Araraquara é feita de algodão doce. Por quê? O motivo é simples, basta cair uma chuva. Pag. 02

GEPOL

O JA c o n t i n u a r e c ebendo reclamações do “ a s f a l t o ” d a Av. 2 2 d e Agosto. Pags. 03 e 04

VILACOPOS

Traz para o leitores do JA, mais uma receita deliciosa e de dar água na boca. Pag.11

PROGRES S O

O colégio inicia o ano letivo com alegria e juntos c o n s t r u i r m o s n o v o s aprendizados. Pag. 12

Destaque

Feita de algodão doce

Araraquara é feita de algodão doce. Por quê? O motivo é simples, basta cair uma chuva, deixar molhar e pronto, tudo começa a desmanchar. Assim como é com um algodão doce.

Fim dos voos na cidade

As operações da Passaredo Transportes Aéreos serão suspensas segundo comunicado da empresa. De acordo com o diretor comercial Peter De Waal, “os resultados obtidos nos últimos meses com a operação Congonhas - Araraquara - Bar retos mostraram que a referida rota está deficitária para nossa empresa”.

JORNAL DE ARARAQUARA

A situação que muitos dariam risada, como uma piada, não é mais como obser vamos ultimamente. A população está com medo - e com razão - de caminhar, andar de bicicleta, de moto, de car ro ou qualquer outro veículo.

A razão disso é simples: A quantia de buracos nas r uas e avenidas é tão grande que já não tem como desviar, independente da via que use, o buraco é inevitável. Se estiver chovendo então... piorou, pois não se sabe onde tem mais buraco, nem suas profundidades. É ciclista c a i n d o , m o t o c i c l i s t a e d e m a i s t r a nseuntes que se acidentam com essa situação.

Graças às últimas chuvas, essa situação apenas se agravou, incluindo algumas vias que cederam e galerias que foram destr uídas. Encontramos alguns exemplos: como no bair ro do Yolanda Opice, quando um caminhão teve sua traseira atolada; ou quando um buraco de aproximadamente 3 metros de profundidade sur giu na Av. Mauá, por conta da galeria de águas ter sido sobrecar regada.

Quem garante que não há perigo para os usuários? O pontilhão está desmanchando a olhos vistos. E não se vê manutenção há muito tempo. Reclamações sobre o local não param.

Como fazer uso desses locais sem se preocupar que pode desmoronar? A r e p o r t a g e m d o JA e n v i o u p e r g u n t a s para prefeitura sobre se existe algum estudo sendo feito sobre possíveis outros locais de risco pela cidade, ou até se há um estudo sendo feito. Nenhuma das questões foi respondida, o que gera preocupação.

Logicamente, as chuvas agravaram a situação, contudo, ela foi apenas a última gota que fez o copo transbordar. A realidade é que a falta de manutenção e precaução, que foram os reais motivos pelos incidentes, Araraquara prefere remediar a precaver.

Está na hora de nossos legisladores fazerem valer o salário que é pago pela população, e passem a apertar o Executivo a cumprir seu papel de responsável pelo município.

Temos meia dúzia de legisladores que fazem levantamento da situação e cobram o Executivo, mas não são atendidos.

No final das contas, Araraquara se desmancha com as chuvas, assim como algodão doce.

02 JORNAL DE ARARAQUARA www jornaldeararaquara com br EDIÇÃO DIGITAL 27 A 31 DE JANEIRO DE 2023
(Editorial) Pub icação semanal
Fundado : Gera do Po ezze in memor am” Ed ora: Mar ene Volpa t Po ezze - MTb 33 937 Assessor Lu g Polezze Reg st ado no Ca tór o C v sob o nº 36 264 PABX: (0xx16) 3332-1002 End Rua Ceará 1063 - Araraquara - SP -CEP 14810-165 Home page: www orna deara aquara com b e-ma redacao@ orna deara aquara com b Wha sApp 16 99444-5816 facebook com/ orna deara aquara you ube: Jorna de Ara aquara mp essão: G á ca & Ed tora Va e do F amboyan
07/12/1997
Dever de vereador é fiscalizar o Executivo

TRANQUILIDADE

Sabe aquela tarde de domingo tranquila, com segurança e se sentindo env o l t o p e l a n a t u r e z a ? É o que sente quem vai para S a n t a L ú c i a u s u f r u i r d e uma praça limpa, arborizada, cheia de pássaros cantando em meio a presença de pessoas agradáveis. O Prefeito Luizinho cuida da cidade como se fosse sua casa, tamanha é sua dedicação com o bem-estar da população da querida Santa Lúcia e visitantes Muitos

araraquarenses vão de bicic l e t a p a r a S a n t a L ú c i a e adoram o passeio.

O JA continua recebendo reclamações pelo estado em que se encontra o “asfalto”.

“Quem vai do centro para Vila Xavier,

AVENIDA 22 DE AGOSTO

usando o viaduto R afael Barbieri, a partir da lombada próxima ao Restaurante Bom Prato, já pode diminuir a marcha e começar a sair de um buraco e cair em

outro”, reclama nosso leitor Sér gio. O JA mostrou há tempo o problema vivido por quem precisa fazer uso da avenida.

JORNAL DE ARARAQUARA www.jornaldeararaquara.com.br EDIÇÃO DIGITAL 27 A 31 DE JANEIRO DE 2023 03
(Luigi Polezze)

PONTE DOS MACHADOS

Sobre a matéria da última edição em que o Jornal trouxe detalhes em que se encontra a "constr ução " da nova Ponte, as reclamações foram muitas. Trazemos duas

“Nunca muda porque ninguém está nem aí para quem utiliza dessa ponte. O desvio já não dá mais.” Lais Oliveira

“Pois é só quem vive essa situação sabe o que se passa. E tem ônibus do Assentamento Bela Vista que se encontra em péssimas condições. Parece que o povo daquelas bandas é lembrado só em épocas de eleições. Triste realidade!”

SAUDOSISMO

Último Editorial trouxe a diferença do passado e do presente de Araraquara.

Nossa leitora K atia Souza trouxe outra lembrança: "Tanto era tudo isso que nas

entradas da cidade existiam o u t d o o r s e s c r i t o s a s s i m . . . Bem-vindos a cidade mais limpa das três Américas... agora dá pena de ver nossa querida Morada do Sol no estado em que se encontra."

ATÉ QUANDO?

Quem nos acompanhou até aqui tenha um excelente final de semana e até a próxima, se Deus assim o per mitir

Animais para adoção

Usuários da ponte que dá acesso aos Cemitério dos Britos, Vale do Sol e outros bair ros, reclamam da precariedade em que se encontra o local.

Como se vê na foto, envia-

da para nossa redação por uma n o s s a l e i t o r a , a d e sconfiança de quem por ali t r a f e g a d a f a l t a d e s e g ur a n ç a é e n o r m e . Apenas metade da ponte está sendo usada.

JORNAL DE ARARAQUARA www.jornaldeararaquara.com.br EDIÇÃO DIGITAL 27 A 31 DE JANEIRO DE 2023 04
TEDDY Macho, 2 anos, porte pequeno. Castrado e vacinado Dócil e brincalhão Contato: Alessandra 16 98102-7468 BRYANNA Fêmea, 1 ano e meio, castrada e vacinada Convive bem com outros animais Contato: Lígia 16 981612343 CAZUZA Macho, 3 anos, porte grande, castrado e vacinado Não convive com outros animais Contato: Lígia 16 981612343 Todos os interessados passam por entrevista e preenchimento de questionário via WhatsApp.

Câmara Municipal Principais notícias de vereadores

Implantação do Programa

Bom Prato na região Norte é indicada ao Executivo

Vereador M a r c h e s e d a R á d i o ( Pa t r i o t a ) é a u t o r d a p r o p o s i t ur a e c o b r o u i n f o r m a ç õ e s s o bre o ser viço.

A fim de atender as famílias em situação de vulnerabilidade na região Norte de Araraquara, o vereador Marchese da Rádio (Patriota) sugeriu a implantação do Programa Bom Prato no local.

O vereador também protocolou o requerimento questionando qual foi o critério utilizado para a instalação do Bom Prato na região em que se encontra hoje; a possibilidade de implantação do programa na região Norte; quantas refeições são servidas diariamente; há quanto tempo está instalado em Araraquara; como a Secretaria de Desenvolvimento Social do E s t a d o d e S ã o Pa u l o f a z a f i s c a l i z a ç ã o d o s e rviço; se a unidade do restaurante p o s s u i n u t r i c i o n i s t a r e s p o n s á v e l p e l o c a r d á p i o , e q u a l o v a l o r n e c e s s á r i o p a r a q u e o B o m Pr at o s e j a instalado futuramente em outra região da cidade.

Via principal do Yolanda Ópice passa por obra de recapeamento

Vereador Carlão do Joia (Patriota) esteve na Avenida Waldomiro

Blundi, onde constatou presença de homens trabalhando no local. Depois de protocolar duas Indicações sugerindo ao Executivo o reparo asfáltico em trechos da Avenida Wa l d o m i r o B l u n d i , n o Yo l a n d a Ópice, o vereador Carlão do Joia (Patriota) esteve, na manhã desta quinta-feira (19), no bair ro menc i o n a d o o n d e t o m o u c o n h e c imento da presença de maquinário e trabalhadores executando o recapeamento inteiro da via, que

vai da Rua do Ouro até a Avenida Alberto Santos Dumont, totalizando mais de 1,5 quilômetro. O parlamentar contou que a falta de manutenção na avenida era uma reivindicação antiga dos moradores do bair ro e de quem trafegava pelo local, visto que a via é o p r i n c i p a l a c e s s o d o Yo l a n d a Ópice. De acordo com o técnico Weslei de Lima Santos, da Autem Engenharia, empresa contratada pela Prefeitura para fazer o ser viço, a obra foi iniciada na quartafeira (18), e a previsão é de que o término aconteça na próxima terça-feira (24), caso não chova. Carlão já adiantou que a próxima etapa de seu trabalho como parlamentar é solicitar ao Executivo, por meio de indicação, a sinalização da avenida, contemplando pintura de faixa de pedestre, de ônibus, além de outras marcações ao longo da via.

Indicação solicita manutenção em via de terra no Portal das Laranjeiras

Documento foi encaminhado pelo vereador Paulo Landim (PT). Atendendo solicitações de usuários e após receber várias fotos mostrando as condições da Avenida José Belote, uma pista de ter ra no Portal das Laranjeiras, o presidente

da Câmara Municipal de Araraquara, vereador Paulo Landim (PT), foi conferir de perto a situação da via, para embasar a solicitação de providências. O parlamentar verificou que um trecho muito grande da pista foi d a n i f i c a d o p e l a s f o r t e s c h u v a s que caem na cidade desde o fim do ano passado, e, por conta das dificuldades encontradas pelos moradores do Portal da Laranjeiras, ele encaminhou ao Executivo uma indicação, solicitando urgência na manutenção na pista de terra, para dar melhores condições de tráfego.

Indicação propõe sofisticação tecnológica em Araraquara

Documento é de autoria do vereador João Clemente (PSDB). Recentemente, o vereador João Clemente (PSDB) sugeriu a implem e n t a ç ã o d o Pa c t o M u n i c i p a l para a Sofisticação Produtiva, ou seja, a Reindustrialização com Inclusão dos Ser viços Tecnologicamente Sofisticados.

O p a r l a m e n t a r a c r e d i t a q u e a complexidade produtiva e a sofisticação tecnológica dos ser viços podem proporcionar um desenvolvimento sustentável em uma espécie de nova economia regional

e mundial.

Clemente afirma que, para que a cidade cresça economicamente, é necessário o enfoque na reindustrialização, sofisticação produtiva, e nos ser viços tecnologicamente sofisticados. Segundo o vereador, é importante criar laços de negócios sólidos e duradouros, ao passo que é necessário que se articulem inst r u m e n t o s q u e a v a n c e m p a r a além das políticas de integração na região, entre os quais se destacam: m e c a n i s m o d e f i n a n c i a m e n t o , projetos de infraestrutura regional e de articulação de investimentos diretos.

Reforma do CER no Jardim Paulistano não foi concluída

Apontamento foi feito pelo vereador Rafael de Angeli (PSDB) em requerimento de fiscalização. Na quarta-feira (18), o vereador R afael de Angeli (PSDB) solicitou informações da Prefeitura sobre a reforma do Centro de Educação e Recreação (CER) “José do Amaral Velosa”, localizado no Jardim Paulistano. Angeli lembra que foi assinada ordem de serviço para o início das obras de reforma e ampliação, em agosto de 2021, orçada em R$ 946.938,37, que prevê constr ução de biblioteca, salas de professores, de direção e de recreação, novos sanitários infantis e solário, além de substituição de fiação elétrica e rede hidráulica, rev e s t i m e n t o s , b a n c a d a s e n o v a pintura. O vereador procura saber do Executivo como está o andamento e qual a previsão de conclusão da obra.

Bocas de lobo da Vaz Filho recebem ser viços de limpeza e desobstr ução

Vereadora Filipa Br unelli (PT)

JORNAL DE ARARAQUARA www jornaldeararaquara com br EDIÇÃO DIGITAL 27 A 31 DE JANEIRO DE 2023 05
Implantação do Programa Bom Prato na região Norte

Câmara Municipal: Principais notícias de vereadores (continuação)

alertou Prefeitura para risco de alagamentos na via Em dezembro do ano passado, a vereadora Filipa Br unelli (PT) enviou uma indicação à Prefeitura, pedindo limpeza e d e s o b s t r u ç ã o e m “ b o c a s d e lobo” (bueiros) na extensão da Avenida Francisco Vaz Filho, na Vila Xavier Em resp o s t a , o c h e f e d e G ab i n e t e d a Pr e f e i t u r a , C r i s t i a n o Ti a g o d o s S a n t o s , i n f o r m o u q u e , d e a c o r d o c o m m a n i f e s t a ç ã o d a S e c r e t a r i a M u n i c i p a l d e O b r a s e Ser viços Públicos, o ser viço foi realizado

Área externa do CEU das Artes precisa de roçada

Vereadora Fabi Vir gílio (PT) solicitou providências ao Executivo Devido ao mato alto no entorno do CEU das Artes, localizado no Jardim São R afael II, a vereadora Fabi Virgílio (PT) solicitou ser viço de roçada para o espaço

Requerimento questiona sobre plano de saúde bucal no Programa Territórios em Rede

Autoria é da vereadora Fabi Virgílio (PT)

A r a r a q u a r a p o s s u i o Pr o g r a m a Ter ritórios em Rede, que consiste e m u m p r o j e t o d e d e s e n v o l v imento ter ritorial, com foco na articulação e fortalecimento da Rede Intersetorial de Proteção Social Recentemente, a vereadora Fabi Virgílio (PT) solicitou informações a respeito da saúde bucal oferecida pelo programa em questão

Vila Xavier necessita de sistema de escoamento e vazão de água

A vereadora Fabi Vir gílio (PT) é a autora da indicação

A vereadora Fabi Vir gilio (PT) solicitou ao Executivo a realização de

estudos com a finalidade de melhorar o funcionamento do sistema de drenagem de águas pluviais na confluência entre a Rua Ceará e a Avenida Jorge Haddad, na altura do nº 2465, na Vila Xavier De acordo com a parlamentar, a implantação de sistemas de escoamento é necessária e ur gente, uma vez que os moradores da região relataram que em períodos chuvosos a água invade as residências

A parlamentar afirma que o programa é atuante em seis territórios prioritários, de acordo com os índices de vulnerabilidade social São eles: Jardim Cr uzeiro do Sul, J a r d i m S ã o R a fa e l, Pa r q u e C ecap/Parque Residencial Iguatemi (Oitis), Parque das Hortências, Parque São Paulo e Valle Verde Fabi acredita que esse projeto é capaz de fortalecer equipamentos públicos locais, ampliar o diálogo e garantir o funcionamento da Proteção Social na prestação de ser viços integrados

A vereadora busca saber qual o modelo de saúde bucal implementado pelo Programa e se está funcionando Também questiona se há ações de cunho pedagógico que visam à prevenção de doenças bucais Fabi também per gunta ao setor responsável se a assistência e os atendimentos são prestados à população continuamente e qual o número de profissionais alocados para a área de saúde bucal Por fim, a parlamentar questiona quantos e quais procedimentos foram realizados nesses ter ritórios prioritários da cidade nos últimos seis m e s e s , q u a n t a s p e s s o a s f o r a m atendidas e qual a faixa etária

Informações sobre lâmpadas de postes queimadas são requisitadas ao Executivo

Vereador Edson Hel (Cidadania) pediu esclarecimentos após re-

clamações de munícipes

Levando em consideração reclamações recebidas de munícipes em relação a lâmpadas de postes queimadas, o vereador Edson Hel (Cidadania) solicita informações sobre o contrato de prestação desses ser viços e outros esclarecimentos sobre o tema

O parlamentar questionou, por exemplo, quantas e quais são empresas que prestam ser viços para troca e manutenção da iluminação pública; o número de pessoas e veículos que atendem essas solicitações; o tempo estimado para a troca de lâmpadas; quais empresas já foram multadas e notificadas por atrasos; se existe ronda noturna, e qual a quantidade de pedidos na fila de espera para a regularização da troca de lâmpadas

Plataforma municipal busca prevenção de riscos hidrológicos

Vereador João Clemente (PSDB) é autor da propositura

Com o objetivo de diminuir os riscos hidrológicos causados por fortes chuvas, o vereador João Clemente (PSDB) solicitou estudos e análises acerca da criação da Plataforma Municipal de Gestão e Mitigação de Risco Hidrológico, Geológico -Geotécnico e Geomorfológico

De acordo com o vereador, no plano deveriam constar informações sobre quais são “as vulnerabilidades e suscetibilidades do ter ritório municipal em relação aos riscos hidrológicos, geológicos, geotécnicos e geomorfológicos; as ações que podem prevenir ou mitigar eventos de inundação; e se o município possui banco de dados para consulta de eventos associados a tais riscos”

Obras de ESF no bairro Santana estão atrasadas Vereador Rafael de Angeli (PSDB)

cobra informações da Prefeitura

Recentemente, o vereador R afael de Angeli (PSDB) demandou informações referentes à construção da Estratégia Saúde da Família (ESF) do bair ro Santana Segundo o p a r l a m e n t a r, a o b r a d a E S F “Doutor Wilson Antunes Pereira” foi reivindicada pelos moradores do bair ro e venceu a Plenária Regional do Orçamento Participativo (OP) em 2019

De acordo com o vereador, a ordem de ser viço de início da constr ução foi assinada em julho de 2020, orçada em R$ 650 mil Frente a todos esses fatores, o vereador busca saber do Executivo por qual motivo a obra está parada, qual a previsão para sua retomada e conclusão e qual foi o valor gasto até o momento

Documento pede criação de plataforma para melhoria de políticas públicas

Vereador João Clemente (PSDB) sugere inciativa para traçar estratégias e ações no curto prazo Com o objetivo de melhorar a elaboração de políticas públicas, o vereador João Clemente (PSDB) solicitou a criação da “Plataforma Municipal para a Prospetiva Estratégica”, que prevê a definição de estratégias orientadas para o futuro e assegura a realização de ações no curto prazo

I n s p i r a d o n o p r o c e s s o d e e l ab o r a ç ã o d a s p o l í t i c a s d a U n i ã o E u r o p e i a , C l e m e n t e a f i r m a q u e a i n i c i a t i v a e s t i m u l a “ a c o n st r u ç ã o d e u m a i n t e l i g ê n c i a c oletiva de forma estr uturada e sist e m á t i c a , p a r a d e f i n i r m e l h o r o s r e c u r s o s p o s s í v e i s , a l é m d e p r ep a r a r m e l h o r a a d m i n i s t r a ç ã o p ú b lica p o r m ei o d a a n tecip a çã o d e t e n d ê n c i a s p a r a o g e r e n c i am e n t o d e r i s c o s ”

JORNAL DE ARARAQUARA www jornaldeararaquara com br EDIÇÃO DIGITAL 27 A 31 DE JANEIRO DE 2023 06

FALAR DE NOS S O BRA SIL

Assunto temos bastante, vontade é muita para desabafar, a situação é clara do que fizeram e estão fazendo pelo Brasil, mas vamos aguardar os acontecimentos e a eleição do dia primeiro, onde nossos representantes vão eleger os presidentes da Câmara e Senado Federal

ARARAQUARA

A cidade está com muitos problemas, principalmente em razão das chuvas e falta de manutenção dos diversos p o n to s cr ítico s d a cid a d e, buracos, pavimentação, árvores, etc.

N ã o m o s t r a m q u a i s o s planos de trabalho para so -

lução e muito menos existe cobrança dos senhores vereadores.

Acho que temos que pensar porque existem os tribunais de contas pelo Brasil e por quem são nomeados os representantes, pois quando apontam irregularidades, não são fiscalizadas pelos nossos representantes e não verificam os motivos, aprovando as contas apontadas como irregulares.

Enquanto a população sofre com os problemas da cidade, o que fazem os senhores vereadores para fiscalizar receitas e despesas, cob r a r p r o v i d ê n c i a s e a p r esentar projetos e planos para a cidade?

ESTADO SÃO PAULO

Vamos esperar, se deixarem, uma mudança geral no desenvolvimento de nosso Estado, principalmente no interior.

M a s t u d o i n d i c a q u e o Po r t o d e S a n t o s n ã o s e r á mais privatizado pelo Governo Federal.

COLABORAÇÃO:

JOÃO LUIZ ULTRAMARI

Enquanto precisam saber de onde sairão recursos para os compromissos deste ano, fazer e terminar obras nec e s s á r i a s , c o m o p o d e m o s emprestar dinheiro para outros países que são devedores de empréstimos anteriores e

liberar outros benefícios, mesmo sem caixa. Por que não querer abrir CPI sobre o ocor rido em Brasília e punir também os reais responsáveis?

Vamos aguardar os acontecimentos da próxima semana, para saber o futuro do Brasil.

(fotos Araraquara, São Paulo, Brasil)

JORNAL DE ARARAQUARA www jornaldeararaquara com br EDIÇÃO DIGITAL 27 A 31 DE JANEIRO DE 2023 07
BRA SIL
Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio Fone: (16) 3322-0733 - site: progresso.or g.br
Colégio Progresso

Shopping Tropical continua abandonado

Oshopping, em especial, não é um local abandonado pelos seus proprietários para fins de tomada do local pelo município, pois todas suas contas estão sendo pagas. Entretanto, na prática, a situação é outra. Há anos o espaço não é usado, moradores já demonstraram diversos incômodos com o local: desde o controle de pragas (como do mosquito da dengue), até o local ter sido utilizado como refúgio para moradores de r ua Nada muda

O Jornal de Araraquara enfocou o tema no começo do ano passado Retornamos ao assunto com perguntas para Prefeitura que, no entanto, disponibilizou as mesmas respostas do ano passado. Portanto, nenhum progresso

A resposta da Prefeitura – que segue em nota final – diz como o poder público tem feito tudo à seu alcance dentro dos meios legais para tratar da situação, que a Lei do Abandono não se aplica e como o departamento jurídico ainda estuda processos alternativos para lidar com a situação, mas até hoje não há nenhuma definição.

Nessa situação, cabem duas indagações:

Já não é hora de o próprio Ministério Público agir? Pois, apesar de haver os pagamentos de taxas e impostos, o local se encontra em situação fática de abandono, sem qualquer uso, há anos A Prefeitura – como mostra nota abaixo – por meio das Secretaria Municipal de Obras e Ser viços Públicos, é que realiza ação de vistoria, limpeza e capina, não o proprietário.

Qual a justificativa para a Câmara Municipal de Araraquara não promover uma lei, prevendo desapropriação com títulos públicos de imóvel tão importante, mas sem uso, como o Tropical? Mais um exemplo de omissão da nossa Casa das Leis?

Em busca de mais informações, a reportagem do JA solicitou a opinião de um dos redat o r e s d o j o r n a l , J o ã o L u i z Ultramari, que expõe:

Pediram a minha opinião sobre reclamações de moradores próximos ao antigo Shopping Tropical Foi uma lástima um dos primeiros Shoppings de Araraquara ter e n c e r r a d o s u a s a t i v i d a d e s , p o i s para quem conheceu e frequentou, tem muitas recordações, quer nos restaurantes, quer no cinema e lojas Segundo consta antigos visitantes, Lojas Americanas era uma das mais movimentadas do grupo na cidade.

Pelo que sabemos existem diversos proprietários e uma empresa que adquiriu u m a g r a n d e p a rte dos imóveis, que não chegaram e m u m a c o r d o p a r a s o l u ç ã o d o s p r o b l e m a s D e v e r i a t e r e m a n d am e n t o u m c o n d o m í n i o , o n d e t e m o b r i g a ç õ e s a s e r e m c u m p r id a s , p o i s n ã o p o d e e s s e i m ó v e l f icar abandonado e causar problemas para a população.

Somente o condomínio (se estiver legalizado e reunindo) poderá informar a situação de cada proprietário e geral dos imóveis, inclusive, se tem proprietário com dívidas e penhora/leilão sobre o imóvel, como também se tem algum inquilino usando parte do imóvel, quem de direito recebe o aluguel.

Há anos houve inter ferência na Justiça sob segurança do imóvel, inclusive possível demolição, o que não aconteceu até hoje

Se não houver esclarecimentos concretos da situação do imóvel pelo condomínio (se existir legalmente) ou pela Prefeitura, pois esta deve ter conhecimento e levantamento da situação sobre quem são os proprietários, a ela caberá acionar a Justiça, demonstrando toda situação do imóvel, risco de segurança e saúde, para intimação dos proprietários, principalmente os que detém mais quotas do imóvel para uma solução amigável ou por decisão judicial que

cabe a cada caso, com responsabilidades de quem de direito, inclusive o Município - caso esteja prevaricando e não tomando medidas necessárias junto a Justiça, caso amigavelmente não exista solução.

A Câmara Municipal, que representa o povo, tomou alguma providência a respeito?

Segue nota da Prefeitura:

A P refeitura acompanha há anos a situação do antigo imóvel do Tropical Shopping e vem adotando todas as medidas cabíveis, dentro da lei, em relação ao imóvel, que é de propriedade particular

O imóvel é classificado como ponto estratégico das equipes de vetores de combate à dengue da Vigilância Epidemiológica e está no cronograma de vistoria e eliminação de criadouros do Aedes

aegypti As equipes da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos realizam periodicamente ação de vistoria, limpeza e capina

Em relação à Lei do Abandono, lei no 7733/2012, ela não se aplica ao imóvel, pois os débitos referentes a IPTU foram pagos e o local tem condomínio constituído O departamento jurídico estuda processos alter nativos, mas ainda não há nenhuma definição. Já o departamento de fiscalização já aplicou todas as multas previstas e os débitos foram incluídos em dívida ativa.

Ainda não há definição, conforme foi informado em dezembro do ano passado. Se trata de um imóvel particular, com os débitos referentes a IPTU quitados e com condomínio constituído A P refeitura vem adotando todas as medidas cabíveis, dentro da lei

JORNAL DE ARARAQUARA www.jornaldeararaquara.com.br EDIÇÃO DIGITAL 27 A 31 DE JANEIRO DE 2023 08
O shopping Tropical, assim como outros imóveis pela cidade de Araraquara, é retrato do abandono.

Curso de Fabricação de ovos de páscoa e

bombons em Santa Lúcia

In s c r i ç õ e s p r e s e n c i a lmente no Sebrae Aqui na R u a B e n t t o d e A b r e u , 460 - Centro ou pelo telefone (16) 3396-1149.

Início do curso: 16/02 a

02/03 (aulas de segunda a sexta)

Horário: 08h30 às 11h30 No Fundo Social de Santa Lúcia - Av. Mário Pavan, 440 - Nova Santa Lúcia.

Lombofaixa no Emef João Baptista em Américo

Prefeito Dirceu Pano e vice-prefeito Luzimar Baianinho, mobilizam o setor de transporte visando trazer segurando e melhorias na cidade a constr ução de uma lombofaixa na Rua Antônio de Oliveira

Car valho, um pedido da população para controle do trânsito na r ua.

P refeitura Municipal de Américo Brasiliense Juntos Constr uindo Uma Nova História

Matrículas Abertas para o EJA em Américo

EJA - Educação de Jovens, Adultos e Idosos, Idade Mínima 15 Anos completos.

Documentos Necessários: Cópia do Rg, CPF, Comprovante de Endereço Atual e Certidão de Nascimento ou Casamento. As Matrículas devem ser realizadas na Esco -

la João Baptista. Horário 8h às 17h e das 19h às 21h Maiores Informações: 16 33921114

P refeitura Municipal de Américo Brasiliense Juntos Constr uindo Uma Nova História

02- Leonardo Nigro e Vitor Zambom

09 JORNAL DE ARARAQUARA www.jornaldeararaquara.com.br EDIÇÃO DIGITAL 27 A 31 DE JANEIRO DE 2023
Parabéns aos aniversariantes de Américo 27- Paulo Vitor Bortoli, Helena Maria Barbosa Senna e Valdeci Lourenço Pano 28- Nilza Argeu Teciano, Rosa Maria Berti Brizolari, Daniela Andressa Nerember g Vieira, Nara Feres, Maria Elena Motta, Ana Paula Pires, Ricardo Barbieri Romania 29- Laudionor Elias Geraldo e Dennys Faria 31- Iracema Trevisan e Isabel Cristina Ventrillo

Envelhecimento saudável: saiba como ter qualidade de vida e autonomia

Quando se fala em terceira idade, algumas questões ganham destaque, como é o caso da saúde De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2020, a expectativa de vida no Brasil subiu para 76,8 anos Enquanto que, na década de 1950, essa expectativa girava em torno dos 48 anos Segundo a médica geriatra do Hapvida NotreDame Intermédica, Manoela Castros Sales, atualmente, muitas pessoas chegam aos consultórios em busca de um env e l h e c i m e n t o s a u d á v e l " H o u v e um grande salto na longevidade do povo brasileiro", afirma "Mas, infelizmente, a população ainda envelhece com muita dependência Metade dos idosos com 80 anos tem dependência funcional Ou seja, são pessoas que precisam de ajuda para tomar banho, comer, e manter o autocuidado", completa Para a especialista, promover mudanças de hábitos e ter cuidado com a saúde são os segredos

SEJA FELIZ!

A alegria do Senhor, É a nossa força

Eu não temerei

SEJA FELIZ!

A vida é bela

para viver mais "E, assim, envelhecer de forma saudável, com qualidade de vida e autonomia", afirma a geriatra, que listou algumas dicas

1 Movimente-se: a atividade física é fundamental para manter a massa óssea, força física, massa muscular e também a cabeça funcionando Segundo a médica, a atividade física previne demência;

2 Socialização: uma pesquisa feita em Har vard, nos Estados Unidos, mostrou que as pessoas que viveram mais eram aquelas que tinham uma rede de apoio maior, com mais amigos e mais contato com a família Estas eram mais felizes;

3 Mantenha uma dieta saudável: deve-se evitar alimentos embutidos, ultraprocessados, aqueles que vêm em latas e carne vermelha Dê preferência às carnes brancas e alimentos frescos Fr utas e verduras devem ser consumidas, pelo me-

SEJA FELIZ!

O Senhor nos abençoa!

Ele cuida de nós,

SEJA FELIZ!

Seja sempre feliz, Faça o melhor acontecer

Tudo é possível, Ao que crer!

Amém!

Escritor Regional Compositor

L etrista: Bello35 de Araraquara-SP

nos, três vezes ao dia;

4. Hábitos saudáveis: evite o tabagismo e o etilismo. De acordo com a geriatra, cerca de 30% dos cânceres são causados por maus hábitos de vida;

5. Controle das doenças crônicas: Se o idoso é hipertenso, diabético, tem osteoporose ou qualquer outra doença crônica, precisa fazer acompanhamento médico para ter bom controle dessas doenças e viver mais e melhor. (Phábrica de Ideias - Assessoria de Comunicação)

Geriatra do Hapvida NotreDame Intermédica, Manoela Castros Sales

A cademia Clube Náutico

Associado, vem treinar!

Associa do, tá n a hora de espantar a preguiça e colocar mais saúde e ener gia na sua vida! Vem pra Academia Clube Náutico! Profissionais experientes, equip a m e n t o s d e ú l t i m a geração, treinos personalizados, aulas inovadoras e um espaço p r o j e t a d o e s p e c i a lmente para o seu bemestar Ligue (16) 3303 2380 e informe-se sobre as aulas, valores, planos familiar e individual, Estúdio de Pilates, Gr upos de Cor rida e Bike e muito mais! Não fique parado! Coloque o corpo para mexer com o Náutico!

JORNAL DE ARARAQUARA www jornaldeararaquara com br EDIÇÃO DIGITAL 27 A 31 DE JANEIRO DE 2023 10
Para geriatra do Hapvida NotreDame Intermédica, mudanças de hábitos e cuidado com a saúde são os segredos para viver mais

Pesquisa busca alternativa de reabilitação cardíaca em pacientes com covid longa

Estudo do InCor avaliará benefícios de treino respiratório que pode ser feito

Estudo do InCor (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da FMUSP), em parceria com o Instituto D'Or de Pesquisa e Ensino da Rede D'Or São Luiz, está buscando uma saída para milhões de pessoas que foram infectadas pelo novo coronavír us e tiveram sequelas cardiorrespiratórias por causa da doença, um dos problemas na extensa lista de sintomas da chamada covid longa

O objetivo é testar se o novo método TFMI (treino de força para a musculatura inspiratória) de alta intensidade é capaz de restaurar a saúde cardiovascular dessas pessoas, a partir da realização de diferentes manobras inspi r a t ó r i a s p o r c e r c a d e c i n c o m i n u t o s , s e i s v e z e s p o r s em a n a , d u r a n t e s e i s s e m a n a s , e s e m p r e c i s a r s a i r d e c a s a , u t i l iz a n do o aparelho portátil chamado Power Breathe©.

O método TFMI é um exercício in-

dicado para ativar os músculos envolvidos no processo da respiração em casos de pacientes com apneia do sono e nos mais idosos, por exemplo A aplicação desse protocolo em pacientes com covid longa é inédita no país e será feito em parceria com a Universidade do Colorado (EUA)

A covid longa é uma questão importante para a saúde pública que tem mobilizado a comunidade médica e os ór gãos de saúde Milhões de pessoas com a doença necessitam de reabilitação. "Buscamos nessa pesquisa validar essa alternativa terapêutica simples e eficaz que, por ser feita em casa, sem a necessidade de ir ao hospital, clínica ou a uma academia, também pode facilitar a aderência do paciente ao tratamento", afirma Allan Sales, professor de Educação Física e fisiologista do exercício, que coordena a pesquisa no InCor e do Instituto D'Or.

Para testar a eficiência do protocolo, o gr upo convoca a população para participar da pesquisa Podem se inscrever pessoas de ambos os sexos, com idade entre 18 e 60 anos, diagnosticadas com covid-19 pelo exame de R T-PCR nos últimos 24 meses, e que tiveram que ser internadas para tratamento, inclusive, com necessidade de suporte de oxigênio por qualquer tipo de dispositivo É importante também que a pessoa não tenha participado de programas de reabilitação cardiopulmonar ou condicionamento físico há, pelo menos, um mês, pois o objetivo é que os resultados obtidos mostrem se os voluntários apresentam melhorias a partir do novo método. Não podem ingressar gestantes ou quem tem histórico de DPOC (doença pulmonar obstr utiva crônica), doença cardiovascular, renal e câncer ou quem dependa de suporte de oxigênio.

doença

Os interessados devem mandar e-mail para: contato@idor.or g ou (21) 99648-2036 / (11) 964107185

Sobre o InCor

O InCor é um hospital público de a l t a c o m p l e x i d a d e , e s p e c i a l i z a d o em cardiologia, pneumologia e cir ur gias cardíaca e torácica. Além de ser um polo de assistência - desde a prevenção até o tratamento, o Instituto do Coração também se destaca como um grande centro de pesquisa, ensino e inovação. O Incor é parte do Hospital das Clínicas e campo de ensino e de pesquisa para a Faculdade de Medicina da USP – Universidade de São Paulo. Para a manutenção de sua excelência, o Instituto tem suporte financeiro da Fundação Zerbini, entidade privada sem fins lucrativos (Atendimento do InCor na GBR Comunicação - imprensa@incor.com.br)

Salada Vinagrete de Repolho

Preparo:

JORNAL DE ARARAQUARA www jornaldeararaquara com br EDIÇÃO DIGITAL 27 A 31 DE JANEIRO DE 2023 11
em casa
Ingredientes 1/2 copo de maionese 1/3 copo de açúcar 1/4 copo de leite 1/4 copo de manteiga der retida 2 e 1/2 colheres (sopa) de suco de limão. 1/2 colher (sopa) de vinagre de vinho branco 1/2 colher (café) de sal 1 colher (sopa) de coca cola 8 copos de repolho verde picado bem fininho 1/4 de cenoura ralada bem fininha
de Preparo Bata no mixer ou no liquidificador to -
a cenoura até ficar uma
M
u
e o r e p o l h
, a c e
creme
na geladeira por 2 horas e sir va
por quem já foi internado pela
Modo
dos os ingredientes, exceto o repolho e
mistura lisa.
i s t
r
o
n o u r a e o
Deixe
30 min
12 porções
Rendimento:
JORNAL DE ARARAQUARA www jornaldeararaquara com br EDIÇÃO DIGITAL 27 A 31 DE JANEIRO DE 2023 12

Cinema Câncer do colo de útero atinge

mais de 17 mil brasileiras por ano

Oano começou com um importante alerta às brasileiras. Segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (INCA), 17.010 mulheres devem ser diagnosticadas com câncer de colo de útero no Brasil em 2023, o que representa 46 novos casos por dia. O câncer do colo do útero é hoje o terceiro tumor maligno mais frequente nas mulheres e a quarta causa de morte por câncer entre a população feminina no país.

Esse tipo de câncer é causado pela infecção persistente por alguns tipos do papiloma vír us humano, o HPV. Ele é muito comum entre mulheres jovens, na faixa dos 35 a 44 anos e apesar da alta incidência de casos, especialistas reforçam que, com algumas medidas, é possível evitar a doença ou garantir altas taxas de cura quando detectado e tratado no início.

O HPV é transmitido pelo ato sexual, por isso, fazer sexo com proteção é essencial para se prevenir. Além disso, exames preventivos são indispensáveis para detectar lesões pré-cancerígenas antes que elas evoluam.

Quando o assunto são exames preventivos, além do tradicional papanicolau, a ultrassonografia pélvica é outra opção muito indicada pelos médicos. Este tipo de exame de imagem, permite avaliar a região da pelve e pode ser realizada de duas formas: pela via abdominal (por cima da bar riga) ou pela via intravaginal (transvaginal).

No mercado é possível encontrar aparelhos de ultrassom com alta tecnologia, como os produzid o s p e l a I m e x M e d i c a l G r o u p , uma empresa brasileira que está presente em unidades de saúde, clínicas e hospitais públicos e priva-

dos, garantindo que seus clientes ofereçam à população um exame ágil e preciso.

Seu portfólio na linha de ultrassonografia atende a diversas necessidades do mercado, o que permite ao profissional de saúde maior facilidade na escolha de seu equipamento.

Um exame de ultrassonografia

pélvica é rápido e fundamental para as mulheres, pois a partir dele o profissional da saúde pode obser var os ovários e o útero, ajudando na detecção precoce de casos de câncer de colo do útero.

(Christiane Lise - Estr utura de Comunicação - estr uturadecomunicacao.com.br - e-mail: sistemas@comuniquese3.com.br)

Aniversariantes

27- Cristina Zanin, Valdeci Lourenço Pano e Juliana O Vieira

28- Valéria Cardoso Marques, Maria Otília B G Manfre, Cláudio Callera, Denilson Kennedy Martins e Magali Aparecida Benassi Fer rari

29- Dia do Jornalista, Tereza D de Souza Juliani, Neuza Alves Siqueira Soares, José Carlos Diniz Pinto, Milton Luiz Gebin Cardoso, Geraldo Roberto Bar retos e Laudionor Elias Geraldo (Lia)

30- Jayme Outeiro de Oliveira Neto, Lineu Hamilton Cunha, Heloisa da Silveira Pereira e Caetano Antonio Pesce

31- Ângela Maria Fer reira Haddad, Rogério de Salles G. Cer vi, Cibele Fernandes Cambraia, Florisvaldo

Catellani, Samuel de O. Marin, Davi Junqueira Marin, Odete C S Rodrigues, Ildefonso do N Faleiros Neto, Marina de O. Marin, Marco Antonio Lia, Vanderley Angelo Garcia, Sarah Rosita Speranza e Silvia Helena Iost

01- Adriana Cristina Veloza Bertolucci, Fernando Ribeiro Faria, Eurides Megga, Wilson Rodrigues dos Santos, Edson Vicente da Costa, Gilberto Ap Durante, Marcelo de Paula Alves, Luiz Antonio Massafera, Willian Roberto Olivi e Hélio G da Costa e R afael T Cordeiro Braga

02- Marcos Miguel Pier ri, Maurício Cândido Lopes, João Aparecido

Vicente, Osmar Manfre, Cristiane Fernandes Machado, José Henrique Cutrale, Leandro Antônio D' Tódaro, Juliano Karan Mascaro, Ademir de Souza, Adão de Paula Trindade

Programação até 01 de fevereiro

Avatar - O Caminho da Água

Moviecom 1: Dublado (3D): Sexta a Quarta-feira, sessões às 16h40 e 20h20

Moviecom 3: Dublado: Sexta a Quarta-feira, sessões às 14h e 19h50.

Gato de Botas 2O Último Pedido

Moviecom 1: Dublado: Sexta a Quarta-feira, sessão às 14h30

Moviecom 3: Dublado: Sexta a Quarta-feira, sessão às 17h40.

Moviecom 4: Dublado: Sexta a Quarta-feira, sessões às 15h20 e 19h40.

O P ior Vizinho do Mundo

Moviecom 2: Dublado: Sexta a Quarta-feira, sessões às 14h20 e 19h10.

A Profecia do Mal

Moviecom 2: Dublado: Sexta a Quarta-feira, sessões às 16h50 e 21h40.

Chef Jack: o Cozinheiro Aventureiro

Moviecom 4: Nacional: Sábado e Domingo, sessões às 13h40

Alerta Máximo

Moviecom 4: Dublado: Sexta a Quarta-feira, sessões às 17h30 e 21h50.

M3gan

Moviecom 5: Dublado: Sexta a Quarta-feira, sessões às 1 5 h , 1 7 h 1 0 , 1 9 h 2 0 e 21h30

O jornal recebeu a programação diretamente dos promotores

JORNAL DE ARARAQUARA www jornaldeararaquara com br EDIÇÃO DIGITAL 27 A 31 DE JANEIRO DE 2023 13
Exames preventivos, como o ultrassom, são fundamentais para o diagnóstico precoce da doença
Foto: Pexels - Mart Production

Feira vegana da Proteção Animal neste sábado

(28) terá campanha de adoção de animais

Neste sábado (28), no Parque Infantil, será realizada a Gira Pets & Veg – uma feira vegana da Proteção Animal, realizada em parceria com o Coletivo GiraFeira e com a presença de diversas entidades de proteção animal A feira será realizada das 9h às 17 horas e terá uma ca mp a n ha d e a doçã o de a nimais, realizada pela Coordenadoria do Bem-Estar Animal Araraquara

A feira faz parte da 1ª Semana Municipal da Proteção Animal, evento realizado em uma parceria da Câmara e Prefeitura Municipal de Araraquara, por meio da Coordenadoria Executiva de Bem-Estar Animal, junto à Frente Parlamentar Ambiental Animal. Entre as entidades participantes, estão: Abraça Vidas Araraquara, Projeto Patas de Rua Araraquara, Gipama e Casa dos Gatos.

A Gira Pets & Veg terá a participação de empreendedores com

foco na alimentação vegana, além de expositores da economia criativa com artesanato, brechó e produtos pet – entre outros. A realização da feira tem o apoio da Pr e f e i t u r a d e A r a r a q u a r a , p o r meio da Secretaria de Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, através da Coordenadoria de Trabalho e de Economia Criativa e Solidária, e Secretaria do Meio Ambiente e Sustentabilidade.

ADOÇÃO DE ANIMAIS

A campanha de adoção de animais será realizada no Centro de Adoção Permanente Cão Gabriel, localizado no Parque Infantil (na Av. Prof. Jor ge Cor rêa), das 9h30 às 13 horas e contará com cães e gatos, adultos e filhotes.

Para adotar um animalzinho, o interessado deve ser maior de 18 anos e levar documentos pessoais, assim como comprovante de endereço. No caso da adoção

de gatos é necessário levar caixa de transporte, já para cachor ros é essencial portar coleira e guia. Vale destacar que Araraquara c o n t a c o m a p r o x i m a d a m e n t e 550 animais para adoção e, para esta campanha, será levada uma pequena parte deste total, com todos animais saudáveis, castrados e vacinados Os interessados dev e m t e r a l g u n s c u i d a d o s e a consciência de que o animal vive em média 15 anos e, sendo ass i m , e m a l g u m m o m e n t o d a vida necessitará de cuidados médicos veterinários. Entre os cuidados destacam-se: ter abrigo, alimentação adequada e manutenção da vacina anual para proteção de doenças infectocontagiosas que os animais possam vir a ter. A programação é gratuita.

SERVIÇO:

Gira Pets & Veg – feira vegana da 1ª Semana Municipal da Proteção Animal

Local: Parqu e Infantil (cr uzamento da Av. Prof. Jor ge Cor rêa com a Rua São Bento – Centro)

Data: sábado (28 de janeiro)

Horário: das 9 às 17 horas - A campanha de adoção de animais será realizada no Centro de Adoção Permanente Cão Gab r i e l , n o Pa r q u e I n f a n t i l , d a s 9h30 às 13 horas - Grátis

(Secretaria de ComunicaçãoP refeitura de Araraquara)

JORNAL DE ARARAQUARA www jornaldeararaquara com br EDIÇÃO DIGITAL 27 A 31 DE JANEIRO DE 2023 14 Av. José do Patrocínio (ao lado da UPA) Ligue e peça 3339-1707 98161-5977

Um ser espiritual, que possui corpo

Meu estimado avô materno prof. Vespasiano Veiga, deixou comigo sua coleção da revista Reader's Digest que publicou, em abril de 1958, um artigo intitulado "Paga-se caro quando se descontrola emocionalmente" Consta do artigo que "as pessoas ir ritadiças sofrem mais de dor de cabeça, insônia, indigestão e cansaço profundo. Segundo a pesquisa médica, estas pessoas internam-se no hospital com mais frequência do que aquelas otimistas e tranquilas. O teste aplicado pelos médicos comprova que as pessoas cardíacas são as que trabalham intensamente, mas, muitas vezes, insatisfeitas com o próprio trabalho "

Aqueles que semeiam ódio e rancor contra os patrões, desconhecem que os funcionários com esses sentimentos são os que mais procuram os médicos e hospitais, gastando depressa o aumento salarial conse-

guido com a pressão, greves e outros artifícios. Se soubessem, provavelmente pensariam melhor.

Não é cor reto dizer que o homem é formado de duas partes distintas, corpo e espírito. Estes dois fazem parte de uma só consciência espiritual. A medicina descobriu, finalmente, esta verdade e criou a matéria de estudos denominada medicina psicossomática.

ALMEIDA

+ M A R I A A PA R E C I DA

P E R E I R A , 7 3 a n o s S epultada, dia 21, em Américo Brasiliense

+ ANA MARIA CALIMAM

SAMPAIO, 79 anos Viúvo

Ar y Camargo Sampaio. Cremada, dia 21, Crematório Bom Jesus.

+ JOÃO BALDAVIA, 65 anos. Sepultado, dia 22, em Boa Esperança do Sul.

+ C L A U D I N O R F R A NCISCO LEONCIO, 71 anos. V i ú v a O l i v i a G o n ç a l v e s Leôncio. Sepultado, dia 24, em Matão.

+ MARILENE FERRAZ

ALVES, 71 anos Viúvo Fábio Alves Sepultada, dia 25, Cemitério São Bento

+ CLOTILDES LEMELLE

CORREA, 83 anos. Viúvo Luiz Gonzaga Cor rea. Sepultada, dia 27, Cemitério São Bento.

FONTERI

RA DE CA STRO, 76 anos. Sepultada, dia 21, em Boa Esperança do Sul.

+ M A R I A A PA R E C I DA BRANQUINHO, 97 anos Sepultada, dia 22, Cemitério São Bento

+ AIRTON MACHIONI, 8 1 a n o s . S e p u l t a d o , d i a 23, Cemitério São Bento.

+ INEZ URIBE DOS SANT O S , 7 1 a n o s S e p u l t ada, dia 25, Cemitério São Bento

+ IVANÍ MARTIMIAMO

DA SILVA, 78 anos. Sepultada, dia 26, Cemitério dos Britos

+ MAGDALENA APARECIDA GOMES MUZEL, 68 anos Sepultada, dia 26, Cemitério São Bento.

+ CÍCERO AURELIANO

DOS SANTOS, 51 anos. Sepultado, dia 27, em Américo Brasiliense.

MICELLI

+ JOÃO SANTAGNELLI, 8 3 a n o s . S e p u l t a d o , d i a 25, Cemitério São Bento.

+ VALDELICE TEIXEIÀs famílias enlutadas o pesar do J.A .

JORNAL DE ARARAQUARA www jornaldeararaquara com br EDIÇÃO DIGITAL 27 A 31 DE JANEIRO DE 2023 15 • • • • • • • • • • • • •
Ricardo Luiz Veiga L opes, engenheiro e preletor palestrante da Seicho-No-Ie do Brasil. e-mail: veigalopesrico@yahoo com br
“Não tenha receio, peça ajuda a quem sabe ouvir e entender ” - CVV - Telefone 188

AFE ENFRENTA O SANTOS NO DOMINGO

Na q u a r t a - f e i r a ( 2 5 ) , a Fer roviária foi superada por 2 a 0 pelo Red Bull Bragantino, no estádio Nabi Abi Chedid, pela quarta rodada do Paulistão

Com o resultado, a Locomotiva permanece com três pontos conquistados, na terceira colocação do Gr upo C A Ferroviária volta a campo no sábado (28) para enfrentar o Santos, às 18h30, novamente fora de casa, no estádio do Canindé

GUERREIRAS GREENÁS EM PREPARAÇÃO

A s G u e r r e i r a s G r e n á s s e reapresentaram no dia 16 de janeiro e, desde então, se preparam para a temporada 2023 Até o m o m e n t o , e s tã o p r e vi s ta s duas competições no calendário grená: os campeonatos Brasileiro e Paulista

O primeiro desafio deverá ser o Brasileiro, com início previsto para 26 de fevereiro. Ano passado, a Ferroviária chegou até as quartas de final do nacional. Desde 2016 a Locomotiva avança pelo menos até a segunda fase do campeonato, e conquistou o título em 2019.

No elenco, as Guer reiras contam com atletas remanescentes da última temporada e oito reforços

DEFINIDA AS DATAS DAS SELETIVAS DAS EQUIPES DE ALTO RENDIMENTO

O coordenador de Esportes de Alto Rendimento, Édio Lopes, reuniu-se na terça-feira (24), com os treinadores de nove modalidades de esportes de alto rendimento da cidade, para definir as datas das sele-

tivas deste ano. As seletivas irão ser realizadas entre os dias 4 e 12 de fevereiro e irão envolver as seguintes modalidades: Ciclismo; Judô; Capoeira; Taekwondo; Karatê; Tênis de Mesa; Xadrez; Damas; e Tênis.

Édio explica que as seletivas tem como objetivo compor as equipes de alto rendimento da cidade, "São os atletas que vão representar a cidade nas competições de cada modalidade e o nosso principal foco são os Jogos Regionais e os Jogos Abertos do Interior"

Confira as informações das seletivas de cada modalidade:

Ciclismo:

Dia: 04/02

Horário: 13h

Local: Cear

Dia: 05/02

Horário: 07h

Local: Via Expressa

Inscrições até às 18h do dia 03/02, através do telefone

(16) 98155-2131 (João)

Dia: 04/02

Judô:

Horário: 16h

Local: Arena da Fonte

Inscrições até às 18h do dia 03/02, através do telefone

(16) 98812-2750 (Gilson) ou até uma hora antes no local da seletiva

Capoeira:

Dia: 05/02

Horário: 09h

Local: Ginásio da Pista Faixa etária: 18 a 42 anos (masculino e feminino)

Inscrições até às 18h do dia 04/02, através do telefone ( 1 6 ) 9 9 7 6 9 - 5 2 5 5 ( M e s t r e Zezinho) ou até uma hora antes no local da seletiva

Taekwondo:

Dia: 12/02

Horário: 09h

Local: Sala da Arena da Fonte

Faixa etária: acima de 16 anos (necessário estar acima da faixa azul)

Inscrições até às 18h do dia 10/02, através do telefone

(16) 98138-1900 (Tiago)

10/02, através dos telefones (16) 99611-1248 (Lindolfo - Xadrez) e (16) 98165-4837 (Vagner - Damas) ou até uma hora antes no local da seletiva

Tênis:

Feminino adulto

Dia: 10/02

Horário: 14h

Local: quadra de tênis da AFE Faixa etária: acima de 18 anos

Infanto -juvenil masculino e feminino

Dia: 11/02

Horário: 09h

Local: quadra de tênis da AFE Faixa etária: até 18 anos

K aratê:

Dia: 05/02

Horário: 09h

Local: Arena da Fonte

Faixa etária: Kata - acima de 16 anos/ Kumite - acima de 18 anos

Inscrições até às 18h do dia 04/02, através do telefone

(16) 99787-0880 (Edson)

ou até uma hora antes no local da seletiva

Tênis de mesa:

Masculino

Dia: 04/02

Horário: 08h

Local: Gigantão

Faixa etária: até 18 anos

Inscrições até às 18h do dia 03/02, através do telefone

(16) 99792-1367 (Douglas)

Xadrez e Damas:

Dia: 11/02

Horário: 13h às 19h

Local: Gigantão

Faixa etária: livre

Dia: 12/02

Horário: 09h às 12h

Local: Gigantão

Faixa etária: livre

Inscrições até às 18h do dia

Masculino adulto

Dia: 12/02

Horário: 09h

Local: quadra de tênis da AFE Faixa etária: acima de 18 anos Inscrições até às 18h do dia 08/02, através do telefone (16) 99706-8560 (prof. Bochecha)

Obs Para as inscrições é necessário informar nome completo, data de nascimento, número de documento (RG), endereço e telefone para contato Qualquer dúvida entrar em contato com a Secretaria de Esportes e Lazer através do (16) 3303-2702 ou (16) 3303-2708.

JORNAL DE ARARAQUARA www jornaldeararaquara com br EDIÇÃO DIGITAL 27 A 31 DE JANEIRO DE 2023 16
Foto: Jonatan Dutra/Ferroviária SAF
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.