JornalCana Edição 276/Janeiro 2017

Page 34

JC 276

1/24/2017

34

10:05 AM

Page 34

SAÚDE & SEGURANÇA

Janeiro 2017

Usinas ampliam prevenção à chikungunya em 2017 LUIZA BARSSI, DE VALINHOS, SP

Em novembro de 2016 foi anunciado pelo ministério da saúde o possível aumento nos casos de chikungunya no Brasil em 2017. O alerta é para que não falte conscientização sobre como prevenir o aumento da doença. De 2015 a 2016 os casos confirmados da chikungunya aumentaram 15 vezes, passando de 8.528 para 134.910 e os suspeitas, quase dez vezes, de 26.763 para 251.051 e a previsão é de que esse número continue crescendo. O ministério da saúde informou que o governo prevê um aumento significativo de casos de infecção pelo vírus Chikungunya no Brasil em 2017. A expectativa da pasta é de que os casos de infecção por dengue e pelo vírus Zika se mantenham estáveis em relação ao que foi registrado em 2016. Em 2016 pelo menos 138 óbitos por febre chikungunya foram registrados em Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Bahia, Rio de Janeiro, Maranhão, Alagoas, Piauí, Amapá e Distrito Federal. Atualmente, 2.281 municípios brasileiros já registraram casos da doença. Dados divulgados pelo ministério da saúde apontam que 855 cidades brasileiras estão em situação de alerta ou de risco de surto de dengue, chikungunya e Zika. O número representa 37,4% dos municípios pesquisados. Dentro desse cenário cabe as empresas e usinas adotar medidas para evitar casos como

Wesley Monteiro Martinez dos recursos humanos da Usina Diana

esse entre seus colaboradores. Segundo Wesley Monteiro Martinez dos recursos humanos da Usina Diana de Avanhandava, SP, a prevenção começa já nos criadouros do inseto, através de auditorias nos ambientes de trabalho. “Hoje na Diana existe o projeto 8’S, desenvolvido com o foco na prevenção e conscientização dos funcionários da empresa”, afirma Wesley. Os conceitos principais do projeto são a segurança, organização e limpeza. Os funcionários recebem treinamento sobre as filosofias do 8’S, que inclui alertas sobre os possíveis riscos além das auditorias realizadas em todas as áreas da empresa. “Todos os colaboradores têm acesso às informações do projeto por meio da divulgação em cartazes, e-mails, sites, murais e pelo informativo mensal Diana News. Todos os meses trabalhamos com temas referente a saúde, incluindo Chikungunya, Dengue e Zika”, comenta Wesley. Outra realização da empresa a fim de conscientizar seus funcionários foi a parceria de palestras firmada com a vigilância sanitária e a inclusão deste tema no DDSS — Dialogo de Saúde de Segurança. Por meio das palestras, a empresa notou que os colaboradores passaram a agir como espécie de vigilantes em seus locais de trabalho e até mesmo nos pátios, mantendo os locais sempre limpos. Muitos informaram que levaram o hábito para casa, tornando-se ainda mais cuidadosos contra o terrível mosquito.


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.