JornalCana — Edição 269 / Junho 2016

Page 31

JC 269

6/6/2016

9:57 AM

Page 31

TECNOLOGIA INDUSTRIAL

Junho 2016

Medidas operacionais aumentam o tamanho do cristal Diversos fatores interferem na granulometria e na qualidade do açúcar. “Os cuidados começam na formação do cristal, dosagem, produção e desenvolvimento da semente. Este trabalho é importante para o açúcar com duas ou três massas, que tenha cozimento contínuo ou descontínuo”, diz Hênio Respondovesk.

Controle do ar, da temperatura e do vapor do secador eleva índice de umidade do açúcar na Usina Ferrari Segundo o gerente industrial geral da Usina Ferrari, é preciso adotar diversos procedimentos na produção de VVHP para a obtenção da granulometria desejada. “Com o açúcar branco (mais exigente em relação à qualidade) é até mais fácil trabalhar esse aspecto de segurança, porque o produto não é estocado a granel”, compara. A Usina Ferrari conseguiu aumentar o tamanho do cristal a partir da adoção de medidas operacionais e um pequeno aumento no tempo de

cozimento. “Mas, se amanhã, for exigido um tamanho ainda maior, com outra especificação, talvez haja necessidade de investimento”, observa. Em relação à umidade, o controle do ar, da temperatura e do vapor do secador foi suficiente para a obtenção do novo índice na Ferrari. “Existem casos de usinas em que o secador está tão limitado que houve necessidade de instalar um sistema de mini spray de

água”, revela. Não é recomendável elevar muito a umidade, pois pode ocorrer empedramento do açúcar. Se diminuir demais, há risco de incêndio – alerta. “Algumas unidades sucroenergéticas armazenam açúcar a granel, o que se torna um problema que exige maior atenção. A Ferrari, que estoca em bag, não tem esse tipo de risco”, afirma. (RA)

31

Maior quantidade de terra provoca desgastes em equipamentos A qualidade da cana-de-açúcar é sempre um item importante para o processo de fabricação de açúcar. “Estamos enfrentando uma situação nova, com maior quantidade de impurezas provenientes do campo devido à colheita mecanizada de cana crua. A cana está vindo com muita ponta”, diz Hênio Respondovesk. A Ferrari conta com um sistema de recolhimento e enfardamento da palha, que é transportada, de maneira separada. A usina não conta ainda com um sistema de limpeza a seco. “A maior quantidade de terra na matériaprima provoca um aumento do desgaste de caldeiras, moendas. Com o prolongamento da safra, há ainda o problema de chuvas no início e final da colheita, o que piora também a qualidade da cana. Existe a necessidade de se adaptar a essa nova realidade”, constata. Durante a colheita há sempre um esforço para reduzir a quantidade de impurezas na matéria-prima. “O maior problema é a deterioração do equipamento. Para a qualidade do açúcar, a presença do amido e a cana muito verde, por exemplo, acabam interferindo. Se a safra começar muito cedo ou mesmo se for prolongada até dezembro, a área agrícola precisa se preparar, usando maturador e adotando alguns cuidados na colheita por causa das chuvas”, observa. (RA)


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.