JornalCana — Edição 269 / Junho 2016

Page 19

JC 269

6/6/2016

9:57 AM

Page 19

TECNOLOGIA AGRÍCOLA

Junho 2016

19

ARTIGO

A relevância do TCH! exploração de um novo patamar de produtividade só é possível através do uso mais eficiente e de uma melhor oferta de macro e micro nutrientes, os quais, manejados de maneira complementar, estimulam o potencial genético existente nas cultivares. Nos últimos dez anos a Ubyfol empenhou sua experiência em formulação de nutrientes para desenvolver e aplicar programas de nutrição complementar na canavicultura, os quais vêm contribuindo com incrementos em TCH superiores a 12%, além de incrementos em ATR. Estes resultados são observados em canaviais de importantes players do setor, que já utilizam a ferramenta há alguns anos e são referência em produtividade. Estamos vivendo um momento onde os principais players já se programam para atender a demanda de matéria prima para a safra 2017. E para isso estão incluindo em seu pacote tecnológico as ferramentas nutricionais com destaque para a nutrição foliar, visando os benefícios do incremento em TCH, baixo custo do tratamento e minimização da dependência da compra de cana spot. É algo relevante!

I SRAEL LYRA N ETO*

Após um longo período amargando más remunerações de seus produtos, ressurgem boas expectativas para o setor sucroenergético. As boas chuvas ocorridas em 2015, no Centro Sul, influenciaram positivamente o desenvolvimento vegetativo dos canaviais que, apesar de envelhecidos, tendem a apresentar um bom desempenho na safra em curso. Neste cenário as unidades e produtores que conseguiram manter as boas práticas agrícolas desfrutarão de um bom momento, pois podem contar com um fenômeno muito raro no universo do agronegócio: bons preços e boa oferta de matéria prima. Em momentos como esse, onde se reaquecem as demandas internacionais de açúcar e os problemas vivenciados pela Petrobras influenciam a demanda interna por etanol, fica mais evidente a importância da produtividade agrícola no processo produtivo. Com um ATR mais valorizado todos começam a olhar com mais atenção para os canaviais, a calcular o quanto do potencial de produtividade ainda é possível explorar e o quanto esse incremento pode ser diferencial na rentabilidade do negócio. Atingir patamares de produtividade que tragam rentabilidade e sustentabilidade à operação, sem dúvida é a saída para a retomada da lucratividade, pois explorar melhor o potencial produtivo da cana-de-açúcar é a maneira mais eficiente de se reduzir custos. O exemplo observado em outras culturas e a experiência de quem já vem alcançando excelência em produtividade na cana-de-açúcar nos mostra que a

*Israel Lyra Neto é gerente regional da Ubyfol, responsável há três anos pelas operações nos estados de São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul e Goiás; à frente do programa “Alta Produtividade Gera Lucro” desenvolve e aplica ferramentas de manejo nutricional em canaviais, com o objetivo de alavancar produtividades e melhorar o desempenho da canavicultura.

Israel Lyra Neto, gerente regional da Ubyfol

Ubyfol 34 3319 9500 www.ubyfol.com


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.