JornalCana — Edição 266 / Março 2016

Page 39

JC 266

3/2/2016

12:16 PM

Page 39

TECNOLOGIA AGRÍCOLA

Março 2016

39

Recolhimento total pode ser também alternativa de manejo Biomassa exige mudanças no controle de plantas daninhas, principalmente em relação ao uso de herbicidas Variedade com dificuldade de brotação, época de colheita – final de safra com proximidade do período de chuva –, infestação de cigarrinha-das-raízes, elevada incidência de corda-de-viola são fatores que podem interferir na decisão de recolhimento total da palha – afirma Edgar de Beauclair. “No caso de cigarrinha, a retirada de toda a palha reduz a infestação rapidamente. Se tiver uma incidência elevada de corda-de-viola, é melhor fazer o recolhimento total, o que possibilita trabalhar com herbicidas mais baratos e eficientes para a eliminação deste problema”, exemplifica. Segundo ele, existe, no entanto, um aspecto que é difícil discutir tecnicamente, ou seja, a receita da usina. O proprietário da unidade sucroenergética pode requerer toda a palha para a cogeração de energia por necessidade de aumentar o faturamento, até por uma questão de sobrevivência da própria usina – observa. De maneira geral, a presença dessa biomassa provoca diversas mudanças no

manejo das lavouras da cana-de-açúcar. “Com a palha, cria-se uma pressão de seleção de plantas daninhas. Surgem algumas espécies e são eliminadas outras. O melhor exemplo é a corda-de-viola que nunca tinha sido um problema e passou a ser”, constata. A palha exige mudanças no manejo das plantas daninhas, principalmente em relação aos produtos utilizados no controle, diz Edgar de Beauclair. “É necessário prestar muita atenção nos herbicidas que serão usados”, ressalta. Na questão da adubação, o professor da Esalq tem sérias restrições em relação à possibilidade da cana contar com os nutrientes da palha que é uma matéria orgânica de difícil decomposição. “Se for utilizada vinhaça em áreas de cana com palha, a situação é diferente. A vinhaça tem açúcar e um pouco de ácidos e por isso a palha, nessas condições, é mais rapidamente decomposta. Há um efeito sinérgico da palhada com a vinhaça. Neste caso, dá para contar com uma parte dos nutrientes da palha”, afirma. O produtor e o fornecedor de cana, que não têm acesso à vinhaça, não devem contar com os nutrientes da palha que não estarão disponíveis para a planta a curto e médio prazo – diz. A palha vai melhorar a eficiência do fertilizante utilizado porque aprimora a capacidade de armazenamento de umidade, a coesão do solo e diminui a compactação superficial do solo – esclarece.

No caso de cigarrinha, a retirada de toda a palha reduz a infestação rapidamente


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.