JC 266
3/2/2016
12:15 PM
Page 23
ADMINISTRAÇÃO & LEGISLAÇÃO
Março 2016
23
Novas atitudes e procedimentos fazem parte das mudanças “Estamos calibrando os sistemas de produção e os processos diversos para serem executados de um modo mais simples e com excelência operacional, seguindo um planejamento”, ressalta Arnaldo. As reuniões, os alinhamentos, o planejamento, o orçamento têm evoluído bastante – constata. “O modelo mental de se chegar na causa, na raiz de um problema tem sido um grande desafio. O gestor não tem somente responsabilidade nesse sistema, começa a ter também autoridade sobre o processo dele. É quando se vê o resultado”, comenta. A redução do número de acidentes e a eficiência da usina, que tem se mostrado muito boa, são algumas consequências desse sistema de gerenciamento – afirma. Segundo a presidente da usina, Daniela Petribu, os resultados já começam a ser percebidos em diversas atitudes e procedimentos. A comunicação interna melhorou, há um maior comprometimento da equipe, as pessoas estão mais preocupadas com os processos e com a eliminação do desperdício – exemplifica. O sistema de gerenciamento está simplificando bastante o trabalho. “A gente consegue racionalizar a atividade, evitar o retrabalho”, observa. A área de Recursos Humanos tem envolvimento total no processo de
implantação do sistema de gestão da Petribu, Tem fundamental importância para ponderar a linguagem e definir o ritmo para diferentes níveis: operacional, tático e estratégico – explica Arnaldo Andrade. Recursos Humanos é estratégico na Petribu e está diretamente ligado à presidente da usina, Daniela Petribu, que participa semanalmente das reuniões do Comitê de RH da empresa, quando ocorre inclusive a definição de ações voltadas à gestão de pessoas, incluindo a capacitação profissional. Entre os treinamentos, organizados por RH, inclui-se o programa “Escola de Lideres”, que é direcionado à liderança das áreas agrícola, industrial e administrativa, abordando temas, como gestão, transporte, e metodologia do PDCA.
Arnaldo Santos gerente de Organizações & Métodos na Petribu desde 2010
AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTO Uma das ferramentas utilizadas no processo de gestão da Petribu é o Método da Cumbuca, desenvolvido pelo consultor Vicente Falconi. Essa técnica possibilita a aquisição de conhecimentos a partir da leitura e discussão de temas de livros sobre gestão. Para isto, são formados pequenos grupos de diferentes áreas. “Temos utilizado o ‘Gerenciamento da rotina do trabalho do dia a dia’, do Falconi”, observa Arnaldo Andrade. (RA)
Zélia Maria, do RH, em treinamento de procedimentos de plantio a trabalhadores rurais em 2010