JornalCana 260 (Setembro/2015)

Page 66

66

TECNOLOGIA AGRÍCOLA

Setembro 2015

Sem sintonia não há economia WELLINGTON B ERNARDES, DE

R IBEIRÃO PRETO, SP

O uso de máquinas na atividade canavieira passa por nova fase. Presentes em todas as etapas, o desafio é fazer com que estes equipamentos colham e transportem o principal ativo biológico do setor com maior eficiência. Operação que reflete diretamente no desempenho industrial, o processo de Corte, Colheita e Transbordo (CCT) ainda passa por afinação em algumas etapas. A modernização do campo não ficou limitada ao maquinário. Paralelamente, sistemas capazes de integrar informações que otimizem a operação agrícola foram criados e aperfeiçoados, sincronizando as atividades e mitigando erros de produção. “Estas ferramentas auxiliam a equipe agrícola a mitigar as inúmeras variáveis que o campo sofre, além de eliminar imprevistos no processo, pois há completo entendimento e controle do maquinário envolvido”, explica Carlos Barros, coordenador nacional do Grupo das Áreas de Tecnologia das Usinas de Açúcar, Etanol e Energia (Gatua). O controle não se restringe às variáveis. O uso de softwares que permitem a comunicação de máquinas durante o transbordo da cana permitiu à área agrícola minimizar falhas durante todo o processo de CCT, como resultado, o custo do processo diminui. Além de menores perdas pós-colheita, tais sistemas integram todas as frentes de

trabalho no CCT, permitindo visão holística sobre a atividade. É possível otimizar o uso de combustíveis, reduzir o número de máquinas em campo e ainda identificar possíveis problemas durante a operação. Esta otimização acontece pela automação de processos produtivos, conforme explica o diretor comercial da Solinftec, Daniel Padrão. “Os ganhos deste tipo de solução são facilmente mensurados, dada a redução direta em equipamentos, insumos e mão de obra”. O diretor cita o sistema Fila Única de Transbordos, que atua na relação entre transbordo e colhedora. “Neste sistema acontece o despacho automático de transbordos em função da demanda das colhedoras. Acompanhando com nossos clientes o uso deste sistema, nos foi relatado aumentos significativos de produtividade do conjunto”. Para o presidente do Grupo Avanzi, Dary Bonomi Avanzi, estes sistemas facilitam o olhar amplo sobre toda a atividade agrícola, favorecendo gestores em decisões mais assertivas e maior segurança quanto a execução de planejamentos. “Estas tecnologias fornecem para empresa o monitoramento em tempo real sobre a atividade que é executada no campo. Ainda é possível rastrear os veículos, recebendo informações de rotas executadas e de velocidade. Além de todo monitoramento para assegurar que normas e procedimentos de segurança da empresa estão sendo adotadas”.

Daniel Padrão: otimização acontece pela automação de processos produtivos


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
JornalCana 260 (Setembro/2015) by ProCana Brasil - Issuu