JornalCana — Edição 265 / Fevereiro 2016

Page 45

JC 265

2/3/2016

9:41 PM

Page 45

USINAS

Fevereiro 2016

45

Falta de cana faz Cruangi parar de moer antes do tempo Mas unidade reativada após parar por 3 safras consecutivas mantém esperanças de retomada LUIZ MONTANINI, DE TIMBAÚBA, PE

Ao lado da Pedroza, a Usina Cruangi, de Timbaúba, PE, foi rativada no final de 2015 e tornou-se uma das responsáveis pela recuperação do emprego em Pernambuco em 2015. Neste início de 2016, a usina parou no meio da safra, por falta de cana. Não bastasse os canaviais serem afetados pela seca, muitos fornecedores deixaram de entregar o produto à unidade, que só esmagou cerca de 50% da cana prevista. A usina só moeu 291 mil toneladas das 500 mil planejadas e trabalhadores da agroindústria em torno da usina foram desligados, mas ainda assim seus diretores continuam a manter esperanças de retomada. O contrato de arrendamento da Cruangi com a Cooperativa da Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (Coaf) foi assinado em 2015 e desde então, com Alexandre Andrade Lima, a unidade tem corrido contra o tempo e contra alguns inimigos naturais, como a falta de chuva e o fogo amigo de alguns próprios fornecedores que não apoiam a iniciativa e acabam vendendo sua cana a outras unidades até mais distantes.

COAF/Cruangi: reativação fez alegria da população retornar por algum tempo


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.