JC 259
7/29/2015
48
6:40 PM
Page 48
TECNOLOGIA INDUSTRIAL
Agosto 2015
Usina alagoana utiliza a mesma levedura há doze anos
SECOM CORURIPE
Com a preocupação de obter resultados positivos na fermentação, a Usina Coruripe tem feito a seleção de cepas de leveduras no próprio laboratório da usina há mais de vinte anos – observa João Macedo. “A de melhor desempenho sempre foi isolada para a safra seguinte”, diz. Para aperfeiçoar ainda mais o processo de seleção de leveduras, em 2002 a Coruripe fez uma parceria com a MSBIO, de Maceió, AL. A partir desse trabalho conjunto houve a seleção de uma levedura, utilizada desde aquela época, que tem apresentado alta performance na fermentação.
MSB27 apresenta condição muito rápida de multiplicação “Essa cepa é resistente para a nossa condição do Nordeste e ao meio de fermentação. Tem sido predominante o ano todo”, afirma o gerente industrial. Segundo ele, a usina chegou a adquirir há alguns anos fermento pronto, mas não foram obtidos resultados positivos. “Preferimos continuar com a nossa levedura selecionada”, afirma. Essa levedura apresenta teor alcoólico elevado, condição muito rápida de multiplicação e produção de pouca espuma,
João Macedo, gerente industrial da Coruripe: cepa de melhor desempenho sempre foi isolada para a safra seguinte
segundo Teresa Cristina Vieira Viana, diretora da MSBIO, que faz parte do programa Fermentação de Alto Desempenho do Pró-Usinas. Obtida no vigésimo sétimo dia de safra,
essa levedura foi batizada com o nome de MSB27. “Estamos obtendo a cada safra uma MSB27 com características ainda melhores. É um resultado progressivo”, afirma Teresa Cristina. (RA)
Reunião diária avalia metas de redução de impurezas Apesar de ter um índice de mecanização da colheita de cana de 10%, a Coruripe adota algumas medidas visando a redução da quantidade de impurezas minerais e vegetais transportadas para a indústria. A usina realiza reunião diária entre as áreas agrícola e industrial quando avalia os índices de impurezas da matéria-prima e quais as medidas a serem tomadas. Existem metas a serem cumpridas que proporcionam premiação ao pessoal da agrícola – informa João Macedo. A lavagem de cana retira também boa parte da impureza mineral. Para a redução das impurezas nos 10% colhidos mecanicamente são feitas análises da quantidade transportada que podem resultar em adequações de máquinas no campo – exemplifica o gerente industrial. Para assegurar a qualidade da matéria-prima, a Coruripe tem também preocupação com o tempo de queima que fica abaixo de quarenta horas. “Há corte diário de cana, inclusive nos domingos e feriados”, afirma. (RA)